PDA

Ver Versão Completa : Filtro esportivo vs. Titan 150



chuckzin
16-02-09, 22:50
Dae galera do PN, lá estou eu aqui denovo abrindo um novo tópico, procurando informação com vocês.

Minha duvida é: "Filtro esportivo realmente valem a pena?"

Indago isso pelo fato de conhecer bem de mecanica automotiva, e sei que um filtro esportivo bem instalado trás consigo um ganho de 5 a 10% de potência dependendo do motor e preparação adotada!

Só que no carro, há o capô que de certa forma protege o filtro da agua e demais elementos que possam ultrapassa-lo para dentro do motor, já na moto ele ficaria a mostra, onde qualquer chuva, poeira, mal-tempo, viria a prejudicar na performance diretamente!

Alguém ae usa? Nota-se um ganho de potencia interessante? O ronco do motor fica esperto? O consumo de combustivel, aumenta muito? :0_0:

Gomides
16-02-09, 23:03
Eu usei por pouco tempo na ML, o ronco eu gostei, mas o consumo aumentou exageradamente. No acerto, tive q aumentar gicleur de alta, mexer na mistura.

Não achei valido o pequeno ganho a custo de um aumento de 30% talves 40% no consumo, e ainda correndo riscos de prejudicar meu motor.

Não cheguei a rodar 100 km, voltei o conjunto original.

Ivan RJ
17-02-09, 00:49
chuckzin, até hoje, 39 anos de motociclismo e eu não vi nenhum benefício no filtro esportivo para uso em motos que não sejam de competição. Faz barulho, aumenta o consumo e deixa passar sujeira para dentro do motor. A meu ver não vale. Um grande abraço a todos os irmãos.

MarciON
17-02-09, 08:20
se for para andar só no asfalto blz
mas um mecanico conceituado me disse q pra pegar mt estrada d terra ele nao protege nao

eu tive na today, era bom, o barulho.. fica igual se vc tirar a mangueira q vai pro filtro d ar e deixar sem nada, direto na boca
maaasssssssss como eu nao tinha mt juízo, eu tirei o filtro esportivo e deixei sem nada, dava mais regulagem, a moto "afinava", dava todo o giro possível do motor

enfim, rodei 20mil Km sem filtro nenhum, e nunca deu nada

chuckzin
17-02-09, 11:50
Eu rodei uns 10km sem filtro com a minha também achei show demais o ronco, mas ela não trabalhava mto direito porque não tinha regulado o carbura dela pra isso! Mas dava giro legal e o ronco, fora de sério!

tecnicomauricio
17-02-09, 11:57
Eu prefiro original.. pra mim qto mais silencioso a motor melhor.. pra moto assim como no carro...

chuckzin
17-02-09, 12:01
Moto pra mim tem que fazer barulho, quanto mais chamativo melhor, por uma questão de segurança até!

Já que os motoristas não nos enchergam, pelo menos irão nos ouvir e assim, não irão fechar e cortar nossas frentes ;)

jeffin
17-02-09, 14:38
Eu Coloqueii Um Filtro de Espuma De Competição na Minha
Deu uma Diferença Boa eu Gosteii.!
mais a minha tbm ta com a Curva do escape de Competição i Escape esportivo
Isso deve ter ajudado tbm
é isso aii galera abrasss

MarciON
17-02-09, 14:41
Eu Coloqueii Um Filtro de Espuma De Competição na Minha
Deu uma Diferença Boa eu Gosteii.!
mais a minha tbm ta com a Curva do escape de Competição i Escape esportivo
Isso deve ter ajudado tbm
é isso aii galera abrasss


o barulho engrossa com esse filtro d espuma?? ]:)

Doidooo
17-02-09, 19:22
eu rodei um tempo com filtro esportivo, o ronco é bala e o giro sobe um pouco mais rápido, mas de final não ganha nada e ainda gasta uma barbaridade, depois que fiz a média de consumo botei o filtro original na mesma hora...

Dário
17-02-09, 21:50
eu rodei um tempo com filtro esportivo, o ronco é bala e o giro sobe um pouco mais rápido, mas de final não ganha nada e ainda gasta uma barbaridade, depois que fiz a média de consumo botei o filtro original na mesma hora...


Ela perde de final pq o carburador não abre o pistonete acionado pelo  diafragma à vácuo, pq num tem vácuo o suficiente para ele ser acionado, já que o ar passa livre. Para usar um filtr cônico vc tem que fazer um coletor que restrinja um pouco a passagem do ar a ponto de haver vácuo o suficiente pra acionar o diafragma que abre o pistonete da alta e ainda assim liberre um fluxo maior que o original, ISSO chama-se preparação, não é so jogar aquela caixa preta fora e pindurar um cone de tala no lugar, tem q ter pelo menos noção do funcionamento da coisa pra num fazer merda

chuckzin
18-02-09, 00:02
Dito e feito Dário, seria interessante instalar o filtro numa espécie de "ram-air" :)

Pois além da pressão do ar exercida sobre a boca do filtro trabalhar quase como uma "turbina" forçando a entrada de ar conforme o aumento de velocidade :#

Todo o sistema de "tubulação" para instalação do filtro ao meu ver, criaria vácuo o suficiente para abrir o pistonete do carburador, o que geraria um ganho de potência considerável em altas velocidades! :OK:

O ruim é pegar mal tempo e forçar agua entrar pelo sistema, dae já éra! :k

Dário
18-02-09, 09:47
Mas pensa bem... se o diafragma precisa de pressão negativa (vpacuo) pra funcionar, colocando pressão positiva vc não ia resolver o problema, a não ser que vc adaptasse a injeção da nova titan, aí meu amigo, pode barbarizar!

tecnicomauricio
18-02-09, 10:58
vcs querem tunnar a moto então?? rss...

Dário
18-02-09, 11:02
Ele quer, eu só dou pitaco!

tecnicomauricio
18-02-09, 11:09
Ele quer, eu só dou pitaco!

KKKKK!!! té certo!!

chuckzin
18-02-09, 22:17
A idéia do filtro cônico não é la muito aceitavel, mas e esse tipo de filtro de "Espuma"

http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=115&produto=1074

Dizem ter um ganho de até 5% de potência dependendo do fabricante e modelo!

Alguém usa um desse? Será que é notavel esses 5%?

Dário
18-02-09, 22:21
acho que sim, no caso da 150 seriam uq? 0,7 CV? Dá pra notar sim! se vc mecher no filtro e por uma descarga aberta vc deve ganhar até 1 CV quase

chuckzin
18-02-09, 22:43
Pesquisei e fiz uma lista de itens interessantes pra ganho de potência e até autonomia pra titan 150!

São eles:

O filtro de espuma que promete até 5% de ganho de potencia:
http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=115&produto=1074

O difusor turbo misturador que promete deixar mais homogênea a mistura de ar combustível, melhorando assim a queima, aumentando a potência e a autonomia:
http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=246&produto=2664

O amplificador de centelha que se compromete em ampliar a faisca, melhorando a queima e aumentando assim a potência e autonomia
http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=126&produto=2475

E o escape V-Pro, para melhor exaustão dos gases da queima, sem falar no ronco "tó-tó-tó"
http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=165&produto=2071
(Já ouvi diversos comentários da má qualidade do cromo e do metal utilizado nesse escapamento, porém eu acho o desenho dele perfeito para o projeto de costumização que tenho pra minha moto!)

E então, será que consigo ganhar ae uns 5cv nessa brincadeira toda?

Dário
18-02-09, 22:56
nada mano, 5 CV é muito só pra isso... Isso eu to ganhando com a minha CB aumentando de 400 pra 440 e botando dura de 500

chuckzin
18-02-09, 23:16
Depois que postei que vi a besteira, devo ganhar no máximo do máximos uns 2 a 3cv na criança!

Tu ta fazendo uma CB400?

Minha primeira moto foi uma CB400 I ano 82! Uma maquina, toda original até eu cair a 140km/h na BR porque ela "chimou" e saio de baixo de mim, alguma coisa solta ou sei la!
Virou em nada a moto, tentei ir reformando-a aos poucos, mas acabei desistindo e vendendo por miséria a moto!

Meu velho esta num projeto pela metade de uma CB400 do mesmo ano e modelo com roupa de twister e mecanica forte, logo eu crio um tópico com fotos e modificações dela ae, quando tiver fotos mais atuais da bixeira, por enqto tenho essas duas fotos ae:

http://img3.imageshack.us/img3/2961/dsc00699va8.th.jpg (http://img3.imageshack.us/my.php?image=dsc00699va8.jpg)

http://img3.imageshack.us/img3/1288/dsc00701vc4.th.jpg (http://img3.imageshack.us/my.php?image=dsc00701vc4.jpg)

Uma CB400 que dá trabalho pras 500 :D

Dário
18-02-09, 23:24
Na verdade uma 440 agora, hehe preparada! dá uma olhada: http://cb400ii.blogspot.com/

Mas eu num gosto de CBs com roupa de Twister, pq twister todo mundo tem, e é visada pra caramba, Já a CB tem todo um charme especial.

chuckzin
19-02-09, 11:52
Show de bola a tua Dário, legal a idéia de criar um blog pra ela e ir pass-a-passo mostrando a galera!

A idéia que meu velho tem é montar um Naked ou Carenar ela com a cara da CBR600 ou coisa assim!

A dele também tá "brocada" com bielas e pistões forjados, cabeçote trabalho de valvulas e taxado, carburação "aberta" e por ae vai! Um canhão!

Doidooo
19-02-09, 13:47
meu bura num é vácuo não Dário.... eu tenho uma Fan... :(

Ninja Pontes
19-02-09, 14:21
Dae galera do PN, lá estou eu aqui denovo abrindo um novo tópico, procurando informação com vocês.

Minha duvida é: "Filtro esportivo realmente valem a pena?"

Indago isso pelo fato de conhecer bem de mecanica automotiva, e sei que um filtro esportivo bem instalado trás consigo um ganho de 5 a 10% de potência dependendo do motor e preparação adotada!

Só que no carro, há o capô que de certa forma protege o filtro da agua e demais elementos que possam ultrapassa-lo para dentro do motor, já na moto ele ficaria a mostra, onde qualquer chuva, poeira, mal-tempo, viria a prejudicar na performance diretamente!

Alguém ae usa? Nota-se um ganho de potencia interessante? O ronco do motor fica esperto? O consumo de combustivel, aumenta muito? :0_0:


Eu coloquei na comet e não diferença pro filtro original nao... só que assim, eu tirei o filtro original que ja tava zuado e coloquei o esportivo, a moto ficou bem loka (obvio), mas depois eu comprei o orginal novo e coloquei e pra mim nao mudou nada em termos de potencia, o que eu notei eh o ronco do motor mais grave e de final ela ficou mais fraca... de resto, nenhuma diferença.

abs

juninho_150
20-08-09, 10:00
Bom dia moçada!!!
Eu sou novato....Eu sou apaixonado por motos .... mas num sei nada de mecânica |:( ....
Quero colocar o filtro de ar esportivo na minha CG150 mas tenho duvidas....
:s
Eu ando normalmente em asfalto e raramente em terra ...
minha moto ta com 7.900 KM se eu colocar o filtro de ar esportivo vou prejudicar o motor??


Muito obrigado a todos...

jpedro91
20-08-09, 11:21
E então, será que consigo ganhar ae uns 5cv nessa brincadeira toda?


se voce ganhasse 5 cv iria andar igual uma 250 :lol:

a cg 150 tem 16, alguma coisa cv.. e a tw tem 21, alguma coisa tbm.. :OK:

chrespim
21-08-09, 11:33
Olha, eu usei filtro esportivo por longo tempo em minha titan 125 (a Esmeralda) porém, com pouco mais de 40 mil rodados ela riscou o cilindro por acumulo de carvão na cabeça do pistão, eu tenho por mim que é poeira.... pois pegava estradas de chão as vezes com ela e com este filtro...

Diego.fcs
21-08-09, 15:09
Olha, eu usei filtro esportivo por longo tempo em minha titan 125 (a Esmeralda) porém, com pouco mais de 40 mil rodados ela riscou o cilindro por acumulo de carvão na cabeça do pistão, eu tenho por mim que é poeira.... pois pegava estradas de chão as vezes com ela e com este filtro...


Acúmulo de carvão pode ser gasolina batizada. Não aconselho muito usar esses filtros, mas para quem quer realmente usar, compre de marcas boas, como um K&N.

oliver2fast4u
21-08-09, 23:11
Bom dia moçada!!!
Eu sou novato....Eu sou apaixonado por motos .... mas num sei nada de mecânica |:( ....
Quero colocar o filtro de ar esportivo na minha CG150 mas tenho duvidas....
:s
Eu ando normalmente em asfalto e raramente em terra ...
minha moto ta com 7.900 KM se eu colocar o filtro de ar esportivo vou prejudicar o motor??


Muito obrigado a todos...


pode prejudicar caso entre poeira por ele, é uma chance em 5 de vc conseguir, e uma em 20 de vc pegar algum grão maior que possa riscar a camisa do cilindro, então é por sua conta e risco.
depois que trocar o filtro regule de novo o carburador pois a moto vai sentir diferença, e prepare-se pro gasto maior de combustivel e pouca diferença na arrancada.