PDA

Ver Versão Completa : Moto fazendo sujeira pela capa do pinhão



Dumbex
23-02-09, 17:02
Galera, todo mundo aqui sabe que to aprendendo mta coisa ainda... portanto, queria compartilhar minha duvida com vocês.

segue foto:
http://img165.imageshack.us/img165/7809/mostra.jpg

Eu não uso mais óleo, uso gel pra correntes especial, e mesmo eu tendo limpado a corrente várias veses, e a calha da corrente, a moto continua pingando óleo no chão, eu não ligo tanto, o problema é que vou trabalhar com a moto, e deixo a moto na garagem da casa da mãe do meu chefe, que é do lado da loja onde trabalho, e a moto está sujando a garagem dela... mesmo eu não usando mais óleo...
o óleo tá pingando ali daquela peça mercada, não sei o nome da peça que está ai, mas hoje vendo um tópico do allbass fiquei achando que deve ter óleo impreginado ali...

é fácil tirar aquela peça ali? que ferramentas eu preciso? vai ser fácil colocar depois???
obs: me ajudem em outra coisa também, hoje comprei um spray chain lube da repsol, no site da hparts, ótimo atendimento, uma tal de ellen ainda me ligou hoje pra confirmar a compra.. hehehe, semana que vem já deve estar chegando... esse spray é bom???

Abraço a todos.

alexandregf
23-02-09, 17:12
Olha cara, pra mim esse spray da repsol foi a salvação....nunca mais fez lambuseira no chão e no aro traseiro.....além de ser um excelente lubrificante.....eu recomendo

Quanto a capinha do pinhão, isso é moleza de tirar e colocar...pela foto não cosigo ver que tipo de parafuso é, mas no caso da xtz são 2 parafusos philips, é só tirar, não tem segredo, memorize como é a colocação, se tem algum cabo preso nessa tampinha, e é só fazer igual.

Sinval
23-02-09, 17:40
Olha eu também recomendo esse Spray mais acho melor o White Lub.
sim, voltando ao seu problema esse óleo pingando pelo que sei é do óleo da corrente,
acho que você deve exagerar na lubrificação da sua corrente.
mais quando você tiver o spray vai se livrar desse problema.
abraço !

Dumbex
23-02-09, 17:43
Olha eu também recomendo esse Spray mais acho melor o White Lub.
sim, voltando ao seu problema esse óleo pingando pelo que sei é do óleo da corrente,
acho que você deve exagerar na lubrificação da sua corrente.
mais quando você tiver o spray vai se livrar desse problema.
abraço !


Cara, eu nunca usei óleo, eu uso gel pra corrente especial..
esse óleo que tá caindo, deve ser o que veio na moto quando comprei ela, a moto acabou de fechar 3.000 km
como eu disse, deve estar cheio ali dentro da capinha, então ali é onde fica o pinhão???

Furious VIPER
23-02-09, 19:40
Akilo ali é só uma pecinha de plástico q protege o pinhão.. tu tira com uma mão nas costas!!
Só tirar akilo ali.. sem fazer força mesmo... é barbadinha... daí dá uma limpada violeeeenta pq vai ter sujeira, areia, óleo, graxa, marimbondos, baratas, ratos, parentes chatos escondidos, ex-namoradas, professoras da 5ª sériq q tu não gostava muito, vendedores de pipoca em estádio de futebol... enfim... tira tudo q tiver.. e recoloca!
Simples!!

Dumbex
23-02-09, 19:50
Akilo ali é só uma pecinha de plástico q protege o pinhão.. tu tira com uma mão nas costas!!
Só tirar akilo ali.. sem fazer força mesmo... é barbadinha... daí dá uma limpada violeeeenta pq vai ter sujeira, areia, óleo, graxa, marimbondos, baratas, ratos, parentes chatos escondidos, ex-namoradas, professoras da 5ª sériq q tu não gostava muito, vendedores de pipoca em estádio de futebol... enfim... tira tudo q tiver.. e recoloca!
Simples!!


Ei Viper...
será que não tem nenhuma porca por de trás do parafuso não?? É só o parafuso??
E o bacalhau?? Será que precisa tirar também??

Stone
23-02-09, 20:07
é só tirar os 2 parafusos de cabeça 8mm e só isso, sem crise!

Furious VIPER
23-02-09, 21:12
Sem mistério NENHUM!!
Tenha por base uma coisa:
Se EEEUUU faço.. é pq qqr um consegue fazer! hehehe
Eu nõa tenho habilidade nenhuma pra mecher na moto... mas faço as vezes!

jaba
23-02-09, 21:20
pode desmonta na boa é só soltar
na hora que vc for montar de novo ve se não esquece uma chapinha de metal que fica presa na parte de plastico flw

Dumbex
23-02-09, 21:30
Comprei um jogo de chaves da tramontina hoje, afinal não tinha ferramentas aqui em casa :G
só as da moto, e a que precisa pra tirar a capinha do pinhão não tem!!!

Amanhã vou estrear o jogo ]:)
Dai posto o resultado aqui pra vcs :clap:
No mais, agradesço a todos.

Diego.fcs
24-02-09, 00:36
Tira essa tampa aí, é simples, depois limpe tudo com querosene utilizando um pincel. Depois que tirar toda a graxa lave com detergente neutro e boa, aproveite para limpar totalmente a corrende e a coroa, daí aplica o tal gel.

fabioteixeira
24-02-09, 14:17
Tive problema similar e adotei o procedimento citado pelos amigos, realmente é de impressionar com a sujeira que a "meiga" capinha esconde, mais minha infelicidade foi maior, descobri um retentor do eixo da alavanca de machas danificado, mas o conserto foi rápido e barato.

Dumbex
24-02-09, 15:41
Problema resolvido...
segue fotos:

olhem bem na parte de baixo, tinha meio dedo de óleo tudo junto ali...
http://img511.imageshack.us/img511/3462/dsc00320.jpg

olha essa, embaixo da corrente na parte de baixo... tinha muita sujeira.. o chato foi ter que expulsar os leões que lá habitavam :lol:
http://img141.imageshack.us/img141/8838/dsc00321.jpg

a capa depois de limpa...
http://img16.imageshack.us/img16/7474/dsc00322.jpg

pinhão depois de limpo, olhem bem embaixo...
http://img16.imageshack.us/img16/8943/dsc00325q.jpg

Agradesço a todos que me ajudaram... valeu ao fabio, ao bolinha (Diego), ao jaba, ao viper, ao stone, sinval e alexandre.
Eu não tinha as chaves, dai ontem mesmo depois de ler as respostas fui ao certo hipermercado (carrefour :G) e comprei um joguinho com várias ferramentas da tramontina, pouta galhão que me quebrou :clap:
Eu não tinha a chave pra tirar o parafusão do bacalhau, até tentei com a chave de roda do meu carro mas não funcionou, porém deu pra limpar direitinho o bacalhau também, que tava cheio de óleo por trás dele.
No mais, agradeço novamente a todos :clap:

Furious VIPER
24-02-09, 16:20
Já pode colocar na lista dos itens q tu mesmo sabes fazer!
Isso é mto bom!

Stone
24-02-09, 16:45
viu, num tem segredo!
mas modéstia parte (huahua), nem tinha sujeira ali, sujeira mesmo é quando só tem o lugarzinho que passa a corrente, aí pode se considerar realmente sujo..
para ajudar na limpeza vc também pode tirar o pinhão e a proteção da corrente também é fácil de tirar, aí já limpa tudo!

Dumbex
24-02-09, 17:10
viu, num tem segredo!
mas modéstia parte (huahua), nem tinha sujeira ali, sujeira mesmo é quando só tem o lugarzinho que passa a corrente, aí pode se considerar realmente sujo..
para ajudar na limpeza vc também pode tirar o pinhão e a proteção da corrente também é fácil de tirar, aí já limpa tudo!


A proteção da corrente eu sempre tirei stone hehehehhehe, ajuda mto pra poder limpar ;D

Furious VIPER
24-02-09, 18:32
ih... proteção da corrente e o pinhão eu nunca tirei!! pra mim isso é nível avançado! hehe

Stone
24-02-09, 19:49
haushahsas

pistão
24-02-09, 20:26
cara não sei qual tipode lubrificante que tu usa, mas este gel com o calor do funcionamento da moto não "derrete" e vira olé não, graxa faz isto se for assim bom ter limpado mas continuará sujando a garagem, tenta reduzir um pouco na lubrificação, só pondo a quantidade que presiza!

tasmotos
24-02-09, 20:46
Dumbex

Amigo, voce é um motociclista novato, portanto voce pode aprender ouvindo as pessoas, ou "quebrando a cabeça". É importante voce saber que as vezes nosso conceito de uma coisa é diferente para as demais pessoas. Por Exemplo: o que pra voce é "fazendo muita sujeira" para outros não é.
É importante ressaltar que a corrente tem que estar lubrificada de forma correta, e a "sujeira" de lubrificação é natural, pois é impossivel manter a corrente lubrificada sem que suje um pouco os locais por onde ela passa.
Voce já conhece meu tópico sobre lubrificação com correntes, que esta postado em manuais e tutoriais, então peço que perca alguns minutos e leia detalhadamente ele (sei que os jovens não são chegados a ler textos muito longos). Mas essa é a unica forma de voce realmente entender por completo toda a questão que envolve a conservação do conjunto de transmissão secundario.
Em tempo: Não há necessidade de tirar o pinhão, basta tirar a capa de proteção e limpar toda aquela area

Abraços

tasmotos

Dumbex
24-02-09, 22:50
cara não sei qual tipode lubrificante que tu usa, mas este gel com o calor do funcionamento da moto não "derrete" e vira olé não, graxa faz isto se for assim bom ter limpado mas continuará sujando a garagem, tenta reduzir um pouco na lubrificação, só pondo a quantidade que presiza!



Cara, ele não derrete não, inclusive os caras da honda daqui usam em todas as motos...

Tas.. já li todas suas matéria... já experimentei óleo, graxa e o gel.
ontem comprei no site da hparts um spray da repsol, chain lube de 400 ml.
Quero testar o tal spray que todos falam, afinal não posso sujar a garagem da mãe do meu chefe hahahha.

tasmotos
25-02-09, 16:19
Cara, ele não derrete não, inclusive os caras da honda daqui usam em todas as motos...

Tas.. já li todas suas matéria... já experimentei óleo, graxa e o gel.
ontem comprei no site da hparts um spray da repsol, chain lube de 400 ml.
Quero testar o tal spray que todos falam, afinal não posso sujar a garagem da mãe do meu chefe hahahha.


Dumbex

Querido amigo...

Voce já experimentou todos? Quando? Como? Não entendi?

Se voce já experimentou pelo menos tres, e cada um deu uma durabilidade no conjunto de transmissão secundario aproximadamente de 20.000 km então sua moto já esta com 60.000 km.

Voce experimentou o melhor lubrificante ou que fez menor sujeira. (nem isso da para voce saber se voce utilizou um em seguida do outro)

Vou repetir mais uma vez... só mais uma vez......: Leia com atenção todo o meu tópico sobre lubrificação de corrente, ele é o resultado de 35 anos andando de motocicletas, e levou quatro anos só para ser escrito.

Peça para o pessoal dessa Honda ai perguntarem para os Engenheiros da Honda, qual é o produto que a Honda recomenda. Vou facilitar sua vida: é o Oleo SAE 90.

Como disse na primeira vez voce é novato e pode sair experimentando tudo, e perder tempo ou já ir direto na coisa correta, ah me diga uma coisa... quanto voce já gastou com esses produtos?, voce já usou todos até o fim? (o pessoal que vende esses produtos tão adorando)

Vou concluir com uma ultima e arrebatadora informação:

Eu uso oleo misturado com graxa, aplico com escova de dente, de maneira correta, conforme esta no meu tutorial, minha transmissão dura de 40 a 45 mil Km e atenção.... n ã o s u j a a g a r a g e m ....

Abraços

tasmotos

Dumbex
25-02-09, 20:48
Calma Tas :P

Todos meus experimentos foram a primeira vista.... hahhaa, ainda pesquiso bastante qual o melhor pra mim...
o óleo puro eu não curti pq suja a moto, a graxa eu usei só a graxa branca... achei legal, ainda não testei sem ter limpado todo o óleo que tinha na moto :#
Agora quero dar uma olhada no Tal Spray...
Em nenhum momento me achei competente o bastante pra ir contra suas afirmações... como nós sabemos sou novato e ainda to aprendendo mta coisa... e é com o auxílio de vocês que estou aprendendo. :OK:

tasmotos
26-02-09, 10:05
Dumbex

Sobre o oleo em Spray tambem esta na matéria, mas posso adiantar algumas informações:
O oleo em Spray funciona mais ou menos como a graxa branca, ele só é ativado em altas temperaturas.
Ele não suja a moto isso é fato.... mas tambem não apresenta boa lubrificação para nós que usamos a moto no sistema anda e para. Pois a corrente nunca chega a ficar em altas temperaturas e então ele não se liquefaz. Voce vai observar que ele fica opaco e meio leitoso, mais parecendo uma cera que um oleo. Na realidade ele é indicado para altos regimes ou seja competições e longas viagens.
Eu não gosto dele porque da forma que o utilizamos, ele mantem os elos "travados" parece uma cola, a corrente não se movimenta livremente.

Abraços

tasmotos

vedovatto3
26-02-09, 17:38
Comprei uma gracha branca hipersonica master Spray da VAZ.
Aquilo não espirrava, nem se eu pegasse a 347km/h com a titan não espirava rsrsrs
+ aquilo formou um negocio grudento que para sair eu gastei um tempão e meio litro de querosene.

Ficou como o Taz disse, "Voce vai observar que ele fica opaco e meio leitoso, mais parecendo uma cera que um oleo."

------------------------------------------

Cara a capa do pinhão que você postou ta limpissima rsrsrs
A Titan que era minha ainda ta em casa, sábado pego pra tira a capa dela e da Tornado e posto foto, ai que você vai ver oque é sujeira rsrsrsrs