PDA

Ver Versão Completa : Duração da relação. A minha já tá acabando ?!?!?!



higoff
24-02-09, 16:36
Fala pessoal !

A relação da minha Sport, segundo a concessionária da Honda, já tá no finzinho. Realmente, eu reparei que aquela marcação na balança já tá no último tracinho.

A moto tá com 14500 Km. Será q é isso mesmo ou acabou mto rápido ? Pow, sempre mantive a corrente bem lubrificada e ajustada. O que acontece é q sempre foi necessário ajustar a corrente mais ou menos uma vez por mês, e assim os tracinhos foram acabando. A relação parece estar em boas condições, não está gasta. Mas os tracinhos acabaram e a corrente já está afrouxando de novo...

Vi o Furious falando aqui q tá com 50000 Km e a relação dele é original, aí fiquei confuso... rs...

Abs !!!

tasmotos
24-02-09, 20:38
higoff

O Furious é obsecado pela conservção da corrente eh eh eh, portanto essa kilometragem não é conseguinda normalmente por outros motociclistas, por isso não se assuste.
Em condições normais de uso o conjunto de transmissão secundario deve durar algo em torno de 18.000 a 20.000 KM.
Veja matéria detalhada especifica sobre o assunto, que elaborei, e postei em tópico proprio no setor de Manuais e tutoriais.

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=22898.0

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
24-02-09, 21:05
Eu não sou obsedado nada Tas... eu... hum.. tá bom eu sou obsecado sim!!
Ouço falar em 20mil km tb... pra qm cuida consideravelmente da relação....
Alguns alunos meus colocam uma marca média (em função do preço) e dizem q dura lá seus 12/15mil...
Lembrando q não só a lubrificação e qualidade dos componentes oferece uma vida longa... mas tb a maneira q utilizamos. Arrancadas fortes comem forte a relação... usar freio motor tb (em função da corrente ter q repassar o freio à roda)... enfim... complicado dizer pq acabou tão cedo!!

TorteX
24-02-09, 21:11
Da minha titan, vendi com 15 mil km com a relação na metade do ajuste...
Isso com arrancadas relativamente fortes, sendo que um pneu durava 6mil...
Meu cuidado sempre foi lubrificar bem com spray para corrente talz e manter sempre esticadinha...só!

Stone
24-02-09, 21:28
manda cortar a corrente...

Alan Ranieri
24-02-09, 22:07
Uma vez troquei a relação da minha Y coloquei uma bem vagabunda (R$ 30,00 colocada) e durou mais que 15000 km, olha que eu nunca limpei a corrente ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)

Furious VIPER
24-02-09, 22:20
Retificando:
Minha transmissão tá com 45mil km... e pretendo chegar aos 50mil... mas começo a me preocupar com a mesma... acho q ela tá no final!! :-(

Stone
24-02-09, 22:31
será que das ybr dura mais que nas cg?

Furious VIPER
24-02-09, 22:35
será que das ybr dura mais que nas cg?

Nunca fiz esse comparativo... não acho q tenha diferença... CG125 e YBR!
150 pode ser... afinal a relação é "a mesma" mas a 150 puxa mais!

higoff
24-02-09, 22:38
Fala pessoal !

Obrigado a todos pelas respostas !

Em relação à maneira como eu uso, eu me identifiquei com o fato de usar bastante o freio motor, principalmente em frenagens mais fortes. Eu nem arranco tão forte, mas usso beeeem o freio motor. Eu sou tão "macio" nas aceleradas que me pneu traseiro original da Sport, conhecido por ser "manteiga", é o original e ainda anda mais. O dianteiro, então... nem se fala.

Vcs acham que pode ser isso ?

Furious, vc não usa o freio motor normalmente ? Diga-me como pilotas.

Tasmotos, belo texto ! Vou dar uma lida com calma.

Abs !!!

Furious VIPER
24-02-09, 22:46
Freio motor ajuda a "comer" a relação sim... afinal qdo tu solta a embreagem a corrente segura a roda... por meio da coroa, ou seja, desgaste.
"diga-me como pilotas q te direi qto duram tuas peças móveis da moto" hehehehe
Eu uso freio motor sim... mas não direto... e nem como maneira de parar a moto... só em casos de necessidade... mas normalmente piloto a moto com velocidade necessária pra ir até a próxima frenagem apenas. Tipo paro de acelerar consideravelmente antes da frenagem.. isso ajuda muito!

higoff
24-02-09, 22:54
Freio motor ajuda a "comer" a relação sim... afinal qdo tu solta a embreagem a corrente segura a roda... por meio da coroa, ou seja, desgaste.
"diga-me como pilotas q te direi qto duram tuas peças móveis da moto" hehehehe
Eu uso freio motor sim... mas não direto... e nem como maneira de parar a moto... só em casos de necessidade... mas normalmente piloto a moto com velocidade necessária pra ir até a próxima frenagem apenas. Tipo paro de acelerar consideravelmente antes da frenagem.. isso ajuda muito!


Por isso digo... pilotar é uma arte... hehehe...

Vou começar a prestar bastante atenção em como piloto... rs...

Então é isso... vou providenciar a troca da relação. Já cotei na Honda e sai a 89 reais, mais a lona de freio traseiro que sai a 29, e mão de obra a 20 ou 30 reais. Segundo eles, a lona também precisa ser trocada com o conjunto.

Isso confere ?

Abs !

Furious VIPER
24-02-09, 22:59
Não mesmo!! Lona se troca qdo tá próxima do fim... não tem NADA a ver com a relação!!
Relação se troca qdo tá próxima do fim, não tem NADA a ver com as lonas!!

90 reais eu paguei no kit Top Riffel (coroa 43 e pinhão 14 + corrente KMC COM retentores) JÁ COM mão de obra!

higoff
24-02-09, 23:05
Não mesmo!! Lona se troca qdo tá próxima do fim... não tem NADA a ver com a relação!!
Relação se troca qdo tá próxima do fim, não tem NADA a ver com as lonas!!

90 reais eu paguei no kit Top Riffel (coroa 43 e pinhão 14 + corrente KMC COM retentores) JÁ COM mão de obra!



Olha isso... concessionária é fogo...

Na Sport tem uma marquinha com uma setinha que indica quando a lona traseira está acabando. Digamos que ainda há aí uns 15 ou 20 % de lona. Será que não vale a pena trocar logo e aproveitar a mão de obra da retirada da roda ?

Abs !!!

Furious VIPER
24-02-09, 23:10
Eu troco com masi ou menos uns 85% do uso... seria teus 15% de reserva ainda. Se não te cobrarem outra MO... e o valor tiver bom, já troca!
Mas normalmente fica meio caro! Lonas da Diafag eu paguei 15 reais COLOCADAS!!
Nunca faço serviços na concessionária!

higoff
24-02-09, 23:13
Eu troco com masi ou menos uns 85% do uso... seria teus 15% de reserva ainda. Se não te cobrarem outra MO... e o valor tiver bom, já troca!
Mas normalmente fica meio caro! Lonas da Diafag eu paguei 15 reais COLOCADAS!!
Nunca faço serviços na concessionária!


Putz !!!
Querem me cobrar 30 reais só as lonas...
Mas a mão de obra vai ser a mesma da troca da relação.

Preciso achar uma loja e um mecânico mais baratos... tá f#$%$... rs...

Marcio Hecht
24-02-09, 23:19
quando eu tinha a XTZ 125 2003, troquei a relação com 28.000 Km... (OBS: vendi ela com 45.000 km)

com a XTZ 125 2006 troquei a ralação com 25.000 Km (OBS: Vendi esta com 35.000 Km)

Agora com a Lander toh com 21.000 km e ainda está em bom estado..

A Km de uso de uma relação depende mto do tipo de uso e conservação da mesma... mas naum adianta cuidar demais tbm pq o preço naum eh o bixo de 7 cabeças, qualquer um terá que trocar e digamos que a cada 20.000 km colocar 100 reais pra trocar eh poko...

abraço a todos

tom crazy
24-02-09, 23:31
Eu também escuto o pessoal falando que a relação dura em torno de 20 mil km. Bom a da yes vai passar um pouco, creio que vai chegar até uns 25 mil ou mais, só preciso conferir como tá o desgaste do pinhão pq o ajuste ainda tem bastante. Detalhe que vira e mexe arranco mais forte, sou pesado, muitas vezes estou com garupa e uso sempre o freio motor.

Agora só de curiosidade, pessoal sempre diz que as peças da honda são baratas e tal, no paralelo concordo agora na concessionária não sei não, to vendo o higoff falando em 29 reais em uma lona. Ano passado eu perguntei de curiosidade quanto tava a lona aqui na concessionária e me passaram o preço de 15 reais a original, eu até tinha ficado P da vida pq tinha trocado a pouco tempo e colocado uma paralela que tinha pago 10 reais, essa semana cotei também um cabo do velocimetro e custa 20 reais.

Tqf2
24-02-09, 23:57
A relação da minha titan 125 que tive, era raridade passar de 13.00KM;;;;;;; :drool:

Acho que é pq eu andava muito em estradas de areia.......


Já da Fazer... cehegou nos 30.000 e ainda não tá na metade da regulagem... :OK:

Mostarda_69
25-02-09, 01:52
Na xtz da granja dura uns 12mil a original.. as outras duram uns 6 mil (30 pila). mas ela ta sempre no seco..
quem tem xtz sabe, ela fica muuuuuito folgada dae tu aperta 1 ponto e ela ja fica bem justa... muitas vezes eu ia na granja e dava 2 ponto e n ficava totalmente justinha como manda o manuel, ma socm 3 ponto estrangulava...

qd eu pego a moto enxo de oleo graxa sebo de rim de ovelha e tudo um poko.. da uns 500km eu olho ta sequinha, os cara quando lavam metem sabão com o lava-jato.. tem q mata aquele tuco la da granja..


A dt como colokei uma relação com coroa bem menor, desde nova ja iniciou no 4, e agora dp de 6mil ela ta no 6.. acho q vai ate o 10.. mas qd xega no 10 eu tiro 1 dente e ele volta nos 6.. q seria o correto desde nova..

a fazer eu desisto.. ja andei ate na praia do cassino e n passei nada e desde os 1500km eu n aperto mais ela.. agora ta com 10mil e a podre ta justa ainda.... aegeagheageay

jaba
25-02-09, 06:59
a minha já ta nos 27k
mais axo que dos 30k já vo ser obrigado a trocar

chrespim
25-02-09, 11:23
A minha durou bastante também e dura, a ultima durou uns 2 anos...

Furious VIPER
25-02-09, 11:56
A minha durou bastante também e dura, a ultima durou uns 2 anos...

2 anos... não qr dizer muito né Chrespim?
pra mim 2 anos é mais ou menos 24mil km... (depende das viagens)...
agora 2 anos pra em mora perto do trabalho, nõa viaja nem nada... deve dar uns 6 mil.. talvez mais!!

higoff
25-02-09, 12:50
Valeu mesmo, pessoal !

Se tem que trocar... tem que trocar... rs...

Vou prestar mais atenção em como eu ando, pra próxima chegar aos 20000 Km.

Abs !

superkyo
25-02-09, 15:22
Minha tá com 8.800km, pouquinho, mas tb só foi 2 marcações do jeito q eu ando e faço manutenção acho q dura pelo menos até os 25.000km.........

Mostarda_69
25-02-09, 17:17
2 anos... não qr dizer muito né Chrespim?
pra mim 2 anos é mais ou menos 24mil km... (depende das viagens)...
agora 2 anos pra em mora perto do trabalho, nõa viaja nem nada... deve dar uns 6 mil.. talvez mais!!

Pra DT vai dar 7mil.. ehueauaehuae

pistão
25-02-09, 19:46
nossa ando muito pouco comparado a vcs, acho q é pq moro em cidade pequena + ou - uns 400km por mes 4800 por ano nem se não engraxasse a corrente a relação acabaria :) :), e como nunca fiquei dois anos com uma moto nunca troquei de relação! Só a da que eu estou agora que comprei sabendo que teria de trocar imediatamente!! :#

RODRIGO_FAN08
25-02-09, 20:37
Eu nem faço mais conta disso....sempre usei relações longas, e sempre de outras motos....ex: biz(14-35), bolinha(38)...aí, somando arrancadas fortes, freio motor e o desgaste normal....nunca passei de 5 ou 6 mil km com uma relação....o máximo que durou foi 6.500km....as coroas "viram" os dentes rapidão....já o pinhão e corrente duram mais...

Piloto de fuga
25-02-09, 21:05
A minha 150 durou 43000 original?

tasmotos
26-02-09, 09:49
Fala pessoal !

A relação da minha Sport, segundo a concessionária da Honda, já tá no finzinho. Realmente, eu reparei que aquela marcação na balança já tá no último tracinho.

A moto tá com 14500 Km. Será q é isso mesmo ou acabou mto rápido ? Pow, sempre mantive a corrente bem lubrificada e ajustada. O que acontece é q sempre foi necessário ajustar a corrente mais ou menos uma vez por mês, e assim os tracinhos foram acabando. A relação parece estar em boas condições, não está gasta. Mas os tracinhos acabaram e a corrente já está afrouxando de novo...

Vi o Furious falando aqui q tá com 50000 Km e a relação dele é original, aí fiquei confuso... rs...

Abs !!!


higoff

Muitos são os fatores envolvidos na durabilidade do conjunto de transmissão secundario.
No seu caso especifico:- sera que voce não esta esticando demais a corrente, desnecessariamente?
Veja no setor de Manuais e Tutoriais meu tópico sobre conservação de corrente, ele é completo e procura mostrar todos os fatores envolvidos na conservação do conjunto de transmissão secundario.

Abraços

tasmotos

higoff
26-02-09, 19:41
higoff

Muitos são os fatores envolvidos na durabilidade do conjunto de transmissão secundario.
No seu caso especifico:- sera que voce não esta esticando demais a corrente, desnecessariamente?
Veja no setor de Manuais e Tutoriais meu tópico sobre conservação de corrente, ele é completo e procura mostrar todos os fatores envolvidos na conservação do conjunto de transmissão secundario.

Abraços

tasmotos


Aí é que está...

Sempre que eu percebia que ela estava dando uns trancos nas acelerações, eu levava na concessionária e eles faziam a regulagem para mim.
Se bem que isso não quer dizer muita coisa, né ? Rs...

Mesmo assim, cheguei a ver aqui no fórum o pessoal dizendo que ajustava uma vez a cada 2 ou 3 meses, então eu vi que estava na média.

Abs !!!

lute
27-02-09, 00:41
Acho que a minha chega nos 22.000km chorando... só faltam dois risquinhos no ajuste...

Mas eu fui bem animal... tive dois episódios de pneu furado, e depois que desmontam a roda traseira, sempre fica meio frouxa a corrente... e simplesmente não mandei ajustar e andei horrores.. hahuaha

Esses dias tomei vergonha na cara e fui regular sozinho.. aff.. que coisa ridícula... é só afrouxar a porca da roda e girar os ajustadores...

Minha próxima dura mais... aliás, oque a galera recomenda?? VAZ, Riffel ou a mais barata??

Abraços

GuilhermeRS
27-02-09, 01:47
A minha achei que não chegava aos 10k, mas agora depois dos 11k parece que parou de folgar...

Continuar assim vai aos 15k, por miklagre, pq pneu e lona dura 7k...

Esse pneu traseiro 16" judia muito do conjunto, são muito mais rotações...

higoff
28-02-09, 11:29
Acho que a minha chega nos 22.000km chorando... só faltam dois risquinhos no ajuste...

Mas eu fui bem animal... tive dois episódios de pneu furado, e depois que desmontam a roda traseira, sempre fica meio frouxa a corrente... e simplesmente não mandei ajustar e andei horrores.. hahuaha

Esses dias tomei vergonha na cara e fui regular sozinho.. aff.. que coisa ridícula... é só afrouxar a porca da roda e girar os ajustadores...

Minha próxima dura mais... aliás, oque a galera recomenda?? VAZ, Riffel ou a mais barata??

Abraços


Imagino q seja bem tranquilo mesmo ! Mas pra fazer isso preciso arrumar antes um cavalete central, que a Sport não acompanha de fábrica.

Abs !

allbass
28-02-09, 11:53
Imagino q seja bem tranquilo mesmo ! Mas pra fazer isso preciso arrumar antes um cavalete central, que a Sport não acompanha de fábrica.

Abs !


Precisa não cara, na minha eu mesmo faço, mando meu pai senta la em cima, já que ele pesa quase a mesma coisa que eu, e regulo ela.
Da preguiça, mas é ótimo não depender da concessionária e esperar meia hora pra ajustarem a corrente pra você, as vezes nem óleo eles passam.

Abraço.