PDA

Ver Versão Completa : idéia loka- freio a tambor de duplo acionamento



Stone
09-03-09, 21:01
é isso aí, alguém já ouviu falar nisso? o freio que equipava as famosas viúvas-negras com freio a tambor, meu professor nos falou que esse sistema funciona muito bem, bem melhor que o simples, quase que igual a um freio a disco, a idéia doida é fazer isso na CG, e com isso aumentar a frenagem e diminuir o curso do pedal/manete de freio

vejamos...
http://img19.imageshack.us/img19/1626/freio.jpg

a idéia é simples, no lugar do pino vou volocar mais um eixo de acionamento e volocar um braço por fora do cubo ligado através de um eixo ao braço original, mais ou menos como nas RDs:
http://cd.wrs.yahoo.com/_ylt=A0WTf2wSqLVJfigAWhnm7Qt./SIG=12nllvr50/EXP=1236728210/**http%3A//www.motosclassicas70.com.br/DigiFotos_MP/tst_YAS3_3368_M.jpg

e aí, será que dá certo? :0_0: :0_0:

V0LK0V
09-03-09, 21:15
como eram bons aqueles freios....

até deve dar certo, mais trabalhera do carai...

Furious VIPER
09-03-09, 21:24
Hum... se tu tem material, disponibilidade e conhecimento o suficiente... claro q dá certo! Só pensa: Vale a pena? Em todos os sentidos?
Se valer, vai fundo!! Eu não mecheria nos freios de uma moto...

sandro_ventania
09-03-09, 21:27
Stone...
Trabalho por trabalho...não ficaria mais bonito e eficiente adaptar logo um freio a disco?

Stone
09-03-09, 21:44
seilá, mas também não dá pra comparar esse sistema com um de 2 discos de pinças duplas....
to com um espelho de freio sobrando aki e assim que terminar a reforma de uma bike vou fazer isso, quase todos os que tem tornado e CRF 230 reclamam do freio trazeiro ineficiente em trilhas, talvez essa seja uma solução viável e eficiente, sem ter que enjambrar todo um sistema de freio a disco

Ivan RJ
10-03-09, 01:22
Stone, vai fundo. Vc é capaz e tem habilidade e conhecimento. Faça as medições, mais precisas possíveis, com o sistema simples, depois repita com o novo sistema. Eu só daria atenção redobrada a pressão do óleo nos telescópios, talvez venha a ser preciso um leve aumento na quantidade de óleo ou alguma forma de impedir que curso se feche muito rápido. Bom, isso é um estudo para depois. Um grande abraço a todos os irmãos.

dvd
10-03-09, 01:30
Projeto interessante heim...gostei da ideia....desde que vc tenha os materias pra fazer isso demoro...vai ser um bom trabaçho fazer isso no espelho? sera que não acha esses espelhos ja com acionamento duplo pra vender? se bem que é antigo e temque ver se cabe nos cubos novos né?....rsrs....se vc realmente fizer o projeto depois posta ai pra gente...sucesso cara!!! :OK:

casali
10-03-09, 07:58
com certeza funciona,
faz os teste se ficar bom eu faço no traseiro da DT

Diego.fcs
10-03-09, 09:31
Stone, as antigas motos de competição tinham esse sistema?? Achei muito interessante, quando montei a minha moto tava reparando nisso, que somente um lado é pressionado.

Huss3f3lt
10-03-09, 10:45
Se fizer faça bem feito pois é sua vida que estará em risco...

Jimmy1979
10-03-09, 12:30
Adorei a idéia ... é tesão. Acho que montar os dois atuadores externos não seria difícil, mas um problema. As sapatas originais tem um atuador em baixo e um pino fixo em cima, já na medida certinho para deixar as sapatas bem firmes depois que unidas pelas molas, dai com dois acionadores direto em cada extremidade da sapata, como que elas ficariam firmes ? Teria que fazer um tipo de suporte interno para fixação e alinhamento. Acho que ai que bicho pega. Mas é viável sim !

Wanderson
10-03-09, 12:39
caraca stone
o freio ia ficar bala hein
minha moto por ex q ta com o cubo gasto, ficaria show com esse esquema ai

agm2112
10-03-09, 14:47
O acionamento é por apenas um dos lados porque o outro é um pino de apoio pras lonas, para anular a força que elas exerceriam sobre o acionador. Com dois acionadores você pode até ter um freio mais forte, mas em compensação terá uma força contrária ao acionamento, e lonas "soltas" dentro do cubo. Mas sei lá .. não custa tentar.. vai que dá certo.

Stone
10-03-09, 19:23
tembém pensei nisso tudo já, talvez amanhã eu começe o projeto, primeiro no freio trazeiro, pois tenho um espelho sobrando hehe

Tasteful
10-03-09, 19:39
ta, mas como as lonas voltam para o seu lugar após frear? já que tu vai abri onde elas se unem...

PEREIRA22
10-03-09, 19:43
isso pra min e novo nunca tinha visto isso |:(

Furious VIPER
10-03-09, 22:52
Uma fotinho só pra ilustrar o q o Stone tava falando... aki são as lonas de freio convencionais!!

http://w4.bikepics.com/pics/2009%5C03%5C09%5Cbikepics-1594531-full.jpg

jjacob
11-03-09, 10:33
Já tinha pensado em fazer isso na minha xr200 na roda traseira, nela não tem esse pinos que prenden as lonas, os dois lados das lona são iguais, então seria mais facil fazer a adaptação.

Uma dica que ajuda a mellhorar o freio trazeiro é trocar as lonas que são extremamente baratas, não deixa-las comer o
cubo. E tambem procurar por um braço de acionamente(aquele bracinho que vai preso no pino que atravessa o espelho) que seja mais curto, assim quando frear o deslocamento das lonas sera maior.

luisrosseto
11-03-09, 15:06
ate acho interessante, mais acho que vai gastar as lonas muito rapido, com isso vamos ter que trocar as lonas com menos tempo

V0LK0V
11-03-09, 20:28
ate acho interessante, mais acho que vai gastar as lonas muito rapido, com isso vamos ter que trocar as lonas com menos tempo


nao, apenas havera o desgaste mais uniforme e nao apenas de um lado como ocorre com o sistema de freio comum.

OptimusLeo
11-03-09, 20:44
Seculo XXI e pessoal ainda mexendo com freio de tambor...

Eu investiria esse tempo, dinheiro e talento em colocar freio a disco na moto que fosse.

Stone
11-03-09, 21:40
Citação de: luisrosseto em Hoje às 15:06

ate acho interessante, mais acho que vai gastar as lonas muito rapido, com isso vamos ter que trocar as lonas com menos tempo


nao, apenas havera o desgaste mais uniforme e nao apenas de um lado como ocorre com o sistema de freio comum.


exato, no sistema comum só a metade da lona é que freia mesmo pois ela só abre de um lado

hoje fiz uns estudos aqui e amanhã vou levar o espelho pra furar na furadeira de bancada, para ficar mais exato ]:)