PDA

Ver Versão Completa : Retirada do restritor x ajuste



blaugusto
20-03-09, 10:14
Olá pessoal.

Ontem dei uma mechidinha na motoca. Coisa simples, apenas retirei o restritor da YES.
A idéia era dar uma apimentadinha nela, sem precisar gastar muito com escape esportivo.

Ajustei o bura conforme necessário e sai para testes.

Em baixa rotação ficou 10! Tá mais fortinha, mas em alta tem algo estranho.
Parece que ela dá umas amarradas. É como se desse umas pisadas no freio traseiro de leve enquanto ela anda. Ou como se uma rajada de ar batesse só na moto, sendo imperceptivel para mim. Mas não escuto ela engasgando. O giro continua subindo normal e motor parece que gira numa boa. Não consegui escutar nada de anormal, apenas o ronco grosso da tomada de ar, vindo do lado esquerdo.

Alguém tem idéia do que poderia ser? Alguma idéia de ajuste diferente do bura?

Lembre-se, eu segui o guia de regulagem da mistura a risca, como sempre faço.
Não existe nada de anormal que consiga escutar.

Abraço,
Bleno Augusto

MarciON
20-03-09, 10:20
mistura pobre fiao
pode mandar um gicle de alta maior ae

abç

loucura
20-03-09, 10:57
o que seria um RESTRITOR? um freio, um pneu mais largo, um cdi pode ser um restritor...

blaugusto
20-03-09, 11:03
Olá, loucura (ficou estranho :), acho que faltou informação de minha parte, né?

O restritor a que me refiro é o do filtro de ar. Eu tirei apenas o restritor, não o filtro.

O filtro tá limpo. A agulha está mais alta que o original. Será necessário mesmo um gicle maior? Não conseguiria apenas ajustar melhor a mistura?

Não quero fazer modificações deste nivel me minha motoca, gostaria de ajustes mais simples.

Se for realmente necessário tal mudança voltarei com o restritor ao seu lugar.

Abraços,
Bleno Augusto

chuckzin
20-03-09, 11:51
Cara, eu tirei aquela curva de "borracha" que fica depois da caixa do filtro de ar(debaixo da tampa lateral) e regulei o ar, a moto ficou canhão, mas uma vez ou outra, seja la qual for o real motivo, ela da uma engasgada, como se fosse falta de combustivel, sera que vou ter que mecher nos gigles? :s

sandro_ventania
20-03-09, 13:45
Olá, loucura (ficou estranho :), acho que faltou informação de minha parte, né?

O restritor a que me refiro é o do filtro de ar. Eu tirei apenas o restritor, não o filtro.

O filtro tá limpo. A agulha está mais alta que o original. Será necessário mesmo um gicle maior? Não conseguiria apenas ajustar melhor a mistura?

Não quero fazer modificações deste nivel me minha motoca, gostaria de ajustes mais simples.

Se for realmente necessário tal mudança voltarei com o restritor ao seu lugar.

Abraços,
Bleno Augusto


Tenta levantar mais um dente a agulha.

m4teus
20-03-09, 14:06
pelo o q entendi vc tirou a tampa do filtro de ar..

acho q o MarcioN ta certo, teria que regular o giclê de alta

blaugusto
20-03-09, 14:12
Exato M4teus. Foi a tampa do filtro de ar. Apenas a tampa, o filtro continua lá.

subir mais uma posição?

Não quero também que a motoca vire uma beberrona. Queria apenas que a motoca aproveitasse agora o ar mais livre que ela tem, não precisa virar um canhão.

Existiria alguma forma de aproveitar melhor essa mistura mexer novamente na parte mecanica da moto, visto que já elevei a agulha?

Será que essa "falha" se dá pelo escapamento não conseguir acompanhar a entrada de ar? Será que é muita pressão no escape e faz a motoca dar essas "amarradas"??

E isso é mais perceptivel em subidas. na reta ela gira redondo, porém ainda sem ganho de performance significativo em alta.

Abraço,
Bleno Augusto

m4teus
20-03-09, 14:22
blaugusto, a minha moto está com a altura da agulha original agora..

mas antes eu tinha feito o afastamento do tubo, o tal "macete" que rola ai na internet... então além de subir o pistonete e dar mais ar para o carburador, eu ajustei o nível da boia, que no meu caso deixei com 5mm (original era 4mm)

quando voltei o pistonete e tubo pro lugar, deixei a boia nos 5mm e achei bem melhor, a lenta ficou muito mais estável.

essa idéia de tirar o a tampa do filtro de ar é legal... mas acho q o MarcioN ta certo, teria q regular o giclê de alta pra ela ficar 100%.

abraço

blaugusto
20-03-09, 14:36
Bem lembrado, m4ateus. eu não mexi na altura da bóia e não faço idéia de que altura está.

Vou colocar novamente o restritor e mexer na bóia.
Vamos ver como fica.

Abraços,
Bleno Augusto

MarciON
20-03-09, 16:54
gicle d alta como vc só tirou a tampa vai ter q ser um pouquissima coisa maior cara
daí beberrona só vai depender da sua mao
mass a minha moto q é ruim d regulagem (twister) ta sem a tampa e eu nao mexi em nada, fico boa, só d baixa pra alta q as vezes da uma seguradinha, mas lag minimo mesmo
volta a agulha na posição original q isso pode tar matando tua moto tbem
(twister pra vc ter ideia, nao passa d 8mil giros sem filtro)

abç

blaugusto
20-03-09, 17:14
twister nao passa de 8000 RPM? oroco... hehehe..

E os gicles?? São caros?? Fáceis de se achar?? Como que eu procuro por eles? Tem código essas coisas??

Stone
21-03-09, 20:37
ih cara, coloca essa tampa devolta
eu andava assim, sem a tampa e com o filtro no lugar, com 20 mil Km minha moto gastava quase 1 litro de óleo por semana, entrava tanta sujera que chegou a tirar laskas do pistão
deixa a tampa no lugar e tira só aquela borracha que tem na tampa, tipo uma mangueira

MarciON
23-03-09, 08:18
twister nao passa de 8000 RPM? oroco...  hehehe..

E os gicles?? São caros?? Fáceis de se achar?? Como que eu procuro por eles? Tem código essas coisas??


gicles tem a numeração, do tamanho deles
vai numa oficina, pergunta qual o original da sua moto e compra um com medida poouca coisa maior
é baratim, no maximo uns 5 reais
hehehhe



ih cara, coloca essa tampa devolta
eu andava assim, sem a tampa e com o filtro no lugar, com 20 mil Km minha moto gastava quase 1 litro de óleo por semana, entrava tanta sujera que chegou a tirar laskas do pistão
deixa a tampa no lugar e tira só aquela borracha que tem na tampa, tipo uma mangueira


q moto era essa q aconteceu isso?
oras, se o filtro ta no lugar dele, nao tem como entrar sujeira
andei mais d 20mil sem nada d filtro na today e nao aconteceu NADA

sandro_ventania
23-03-09, 19:37
ih cara, coloca essa tampa devolta
eu andava assim, sem a tampa e com o filtro no lugar, com 20 mil Km minha moto gastava quase 1 litro de óleo por semana, entrava tanta sujera que chegou a tirar laskas do pistão
deixa a tampa no lugar e tira só aquela borracha que tem na tampa, tipo uma mangueira


Ué Stone, mas se o filtro tá no lugar, não tem como entrar sujeira...
Minha moto ficou muito mais solta quando eu dei polimento no duto de escape e no bocal do cano de escape(em volta sempre fica umas borras de solda)

dvd
23-03-09, 19:59
e ae rpz....eu mexi na regulagem da bolinha tbm e pra ter uma melhora de desempenho e rendimento a opção com certeza foi giclê...se vc aumentar no pistonete pode ser sim que ela fique mais beberrona do que deve, então volta o pistonete no original, ai no bura vc coloca um gicle pouquissima coisa maior...so pra vc entender como funciona essa numeração: O gliclê de alta e de baixa tem numeros nele, por exemplo na bolinha ta com 108 de alta....ai tem varios, tem 100, 105, 108, 115, 125, 128 e ai vai....standart se não me engano é 100 ou 105...a minha com 120 ou 115 não lembro, .... tava fortinha....mas muito beberrona, voltei pro 108 e ajustei a mistura de ar....não esquecendo tbm a giclê de baixa que fica proximo o centro do buroa...é um compridinho com furinhos em volta da ponta dele.....tenta isso é coisa simples cara....gicle é coisa barata, menos de 10 mangos....valew!!!

Stone
23-03-09, 21:09
nas laterais do filtro, sem a tampa, fica umas gretinhas, eu achava que não enttraria nada.....
e ainda eu andava muito em estrada de chão onde o poeirão comia solto, aí deu no que deu...

tom crazy
23-03-09, 22:26
nas laterais do filtro, sem a tampa, fica umas gretinhas, eu achava que não enttraria nada.....
e ainda eu andava muito em estrada de chão onde o poeirão comia solto, aí deu no que deu...

Na yes não entra pq o restritor é parafusado em cima do suporte plastico onde o filtro de ar fica, se tirar aumenta a entrada de ar mais não muda nada a condição de filtragem dele. Na minha tirei uma vez pra ver como é e dava falta comforme a velocidade aumentava, por exemplo a primeira marcha fica boa, no fim da seguinda começava a ficar xoxa e dai por diante ia ficando pior hehehehe, preferi voltar ele do que mexer na mistura e deixar a moto gastona.

chuckzin
23-03-09, 22:37
ih cara, coloca essa tampa devolta
eu andava assim, sem a tampa e com o filtro no lugar, com 20 mil Km minha moto gastava quase 1 litro de óleo por semana, entrava tanta sujera que chegou a tirar laskas do pistão
deixa a tampa no lugar e tira só aquela borracha que tem na tampa, tipo uma mangueira


Foi o que fiz, mechi um pouco na regulagem do ar e pow! Titan colando 140 facil facil :D

blaugusto
24-03-09, 09:37
Muitissimo obrigado galera.

As dicas são otimas. Esclareceram quase tudo.

A ultima coisa que me deixa bolado ainda é:
Será que o escape vai suporar essa maior entrada de ar? Será que o escape não pode estar dificultando essa nova quantidade de ar a sair e formando pressão mais alta no cilindro, dando essas "amarradas"?

Abraços,
Bleno Augusto

Stone
24-03-09, 21:50
essas amarradas devem ser pelo fato de estar entrando mais ar e a mesma qtd. de combustível = mistura pobre
mas um escape mais aberto seria bem vindo