PDA

Ver Versão Completa : 2T e 4T, quem nasceu primeiro? alguem conhece a história?



marcelofreitas
24-03-09, 19:15
:#

cassula
24-03-09, 20:04
não sei a história, mas acho que 2t; pela simplicidade do motor, em termos de peças e funcionalidade.


mas acho que o Google responderia isso, não? :p

marcelofreitas
24-03-09, 21:28
ja ouvi dizer que as 4t nasceram primeiro, mas gostaria de uma informação oficial! rsrs
abraço galera

OptimusLeo
24-03-09, 21:40
Os 4t nasceram primeiro, depois sairam os 2T como uma alternativa usando menos pecas, sendo mais leves e tendo uma melhor relacao peso/potencia.

Mais os 4T humilhan no resto...menos poluintes, uma banda de poder verdadeira (nao on/off), mais duradeiros, menor manutencao....

marcelofreitas
24-03-09, 21:45
aew galera, eu preciso de um embasamento e taws.
abração!

Stone
24-03-09, 21:48
um pouco de história.....

"Em 1862 Beau de Rochas propôs uma sequência de operação em 4 tempos, conhecida até hoje. Em 1876 Nikolaus August Otto construiu um motor utilizando as idéias de Beau, funcionou perfeitamente. Desde então se conhece essa sequência como Ciclo Otto

Em 1878 Dugald Clerk idealizou um ciclo motor em 2 tempos, sendo utilizado tanto em motores de ignição por faísca quanto por ignição espontânea

Em 1892 Rudolph Diesel propôs um novo motor com ignição espontânea, conhecida até hoje como motor Diesel

Em 1957 Felix Wankel idealizou o motor Wankel, aperfeiçoado com a ajuda do físico Dr. Froede foi mostrado em 1960"

OptimusLeo
24-03-09, 21:53
E isso mesmo que Stone disse. E tambem lembrar que primeiro foram os motores de vapor antes que os motores de combustao interna.

Stone
24-03-09, 21:56
sim, e também que os primeiros de combustão interna eram movidos a pólvora

edit

pelomenos os promeiros projetos, se relamente existiram ou funcionaram eu não sei

Jimmy1979
25-03-09, 13:15
4 tempos
MOTOR A EXPLOSÃO (SURGIMENTO)



Por volta de 1801, Philippe Lebon, chamado pitorescamente "o pai do gás de hulha", requereu uma patente descrevendo o princípio de um motor baseado na expansão de uma mistura de ar e gás inflamado.

Infelizmente Lebon foi assassinado. A história pára aí, para só ser recomeçada mais de cinquenta anos depois, quando em 1852, Jean Joseph Étienne Lenoir começa a trabalhar num motor a explosão.

Em 1858 Lenoir tenta seu primeiro motor fixo, de explosão, movido a gás. Dois anos depois, patenteia-o.

Lenoir pensa, então, em quebrar a rigidez do motor e colocá-lo num veículo. Transformar o movimento retilíneo em movimento de rotação de um carro.

Trabalhando ininterruptamente em 1863 consegue montar um triciclo. O motor funcionava como o de uma máquina a vapor. O combustível era gás de lulha ou óleo leve, proveniente de xistos ou alcatrões, vaporizado em carburador tipo primitivo.

A potência do motor era muito pequena: 1,5 hp. Lenoir ainda não havia descoberto a importância da compressão da mistura de combustível antes da ignição.

Embora sob o ponto de vista prático não tenha tido sucesso (e foi, mesmo, um fracasso - pois o carro não pôde ser comercializado) nesse triciclo circulou entre Paris e Joinville-le-Pont e, em virtude dele, Lenoir chegou a ganhar o Grande Prêmio Argenteuil.

Em 1880 um matemático de ruão, Delamarre-Deboutteville, debruçado sobre os estudos de Lenoir, consegue fazer um motor. É alimentado a gás, primeiro, depois a óleo leve "vaporizado".

O motor era horizontal, Chamou-o de "Simplex" e patenteou-o em 1884: 2 cilindros horizontais ligados a um único eixo de manivela, munido de um diferencial. Transmissão por corrente, como na bicicleta.

O trabalho pioneiro de Lenoir ficaria praticamente inútil para o automóvel se não fosse um caixeiro-viajante.

Um moço chamado Nikolaus August Otto, que as bibliografias especializadas de automóvel, chamam de "físico Otto"; outras, mais modestas, de "mecânico Otto".

Mas a verdade é que esse moço não era físico e nem mecânico: era um caixeiro-viajante. Curioso, inteligente, porém um caixeiro-viajante.

Otto era alemão. Viajava muito. Um dia foi a Paris e acabou vendo o motor de Lenoir. Era um apaixonado dos novos veículos. E no trabalho de Lenoir sentiu que ali havia um princípio. Mas o princípio de alguma coisa muito importante.

Aquilo despertou-lhe tal interesse, que é assunto nas próximas cartas que escreve à noiva.

A imaginação do caixeiro não pára. E ficou meditando no assunto.

Já se havia descoberto o motor a explosão. "Como aproveitá-lo, mas aproveitá-lo bem" - pensava Otto - "E talvez até num veículo automóvel?".

Otto instala uma pequena oficina. Depois, absorvido pelo seu trabalho, deixa o emprego de caixeiro-viajante: "...hoje é um grande dia para mim" - escreve à noiva comunicando a resolução.

Um dia, quando estava em sua banca de trabalho fazendo novas experiências com seu motor, ia admitir gás e ar no cilindro de sua máquina - quando se lembrou de empurrar o pistão novamente até onde e quando pudesse. Opistão funcionou como um compressor, calcando o combustível no cilindro. Feito isso, ligou a ignição: houve uma detonação seguida de rápidas e fortes rotações do volante da máquina.

Isso fez Otto pensar maduramente. Chegou à conclusão que seria melhor comprimir a mistura do combustível no cilindro, através do pistão, para depois incendiar a mistura. Incendiando-a assim comprimida haveria uma forte pancada do pistão e essa pancada produziria força.

Mais tarde, sintetizou sua observação e as conclusões a que chegou:

1)No primeiro movimento (recuo do pistão) admitia o combustível;

2) No segundo movimento, comprimia-o;

3)No terceiro movimento, a pancada (explosão), criava a força útil;

4) No quarto movimento (volta do pistão) havia a libertação e expulsão dos produtos da combustão.

Agora, como tirar proveito dessa observação?

Otto, que em janeiro de 1862 virou o primeiro motor a quatro tempos do mundo, ainda não estava satisfeito com sua criação: o motor era muito barulhento e as pancadas das explosões martelavam com tal violência que não havia mancais ou articulações que aguentassem por muito tempo.

Trabalharia nesse motor, ininterruptamente, por 10 anos tentando aperfeiçoá-lo, a domesticar as explosões, e criando um sistema novo para incendiar a mistura, a que denominaríamos na linguagem de hoje, ignição.

Mais tarde associou-se ao engenheiro Eugen Langen e fundou a N.A. Otto & Cia., a primeira fábrica de motores à explosão do mundo (1864).

Em 1867, deixando de lado seu motor de quatro tempos, que ainda estava engatinhando, levou seu motor atmosférico para a II Exposição Mundial de Paris. Um cartaz dizia: "Le moteur à gaz, système Otto & Langen, offre à I`ndustrie une force motrice de 1 `3 chevaux plus avantageuse que la machine à vapeur."

Esse motor surpreendeu o mundo não só pela regularidade de funcionamento mas, principalmente, pela sua economia. Os discípulos de Lenoir, não acreditando que ele fizesse, realmente, economia de duas terças partes de combustível usado por outros motores depois de o examinarem detidamente ainda procuraram, por todos os cantos, levantando cortinas e olhando o teto, se não havia algum cano oculto que o alimentasse!.

Aí começa um novo capítulo da mecânica, marcada por aquela medalha de ouro que Oto ganhou, por sua máquina, na Exposição de Paris - numa cerimônia a que estiveram presentes Napoleão III e a Imperatriz Eugênia.

Embora condecorado, Otto não se julgava realizado. Transferiu as instalações de sua primeira e precária fábrica para Deutz., um subúrbio de Colônia, onde até hoje se encontra sua sucessora. Lá, com capital aumentado, pessoal especializado, contratou os serviços e a capacidade técnica de um senhor chamado Gottlieb que seria, pouco tempo depois, uma das estrelas no firmamento do automobilismo. Por coincidência Daimler escrevia para a sua mulher fazendo um desenho no canto da carta: "Daqui vai nascer uma estrela e eu espero que ela abençoe a nós e a nossos filhos".

Já sacaram o nome da mulher do sr. daimler né ?!?! :lol:

Otto, que não descansava na sua porfiria para domesticar a explosão no seu motor de 4 tempos, um dia imaginou injetar primeiro ar no cilindro depois o combustível. Na hora da compressão a camada rica ficava junto da ignição e o ar, mais próximo do pistão, funcionava como acolchoamento, para suavizar a pancada. A realidade mostrou que a teoria estava certa - e Otto conseguira domesticar a explosão.

A partir de 1876 começa, em ritmo industrial, a construção do novo motor de Otto, pai de todos os motores à explosão modernos. Sua patente de número DRP 532, torna-se a patente-base do motor moderno e a patente mais combatida do mundo!

Fonte
Carros antigos




Em 1957 Felix Wankel idealizou o motor Wankel, aperfeiçoado com a ajuda do físico Dr. Froede foi mostrado em 1960"


Só um acrescimo Stone .. esse motor sofeu mais 3 aperfeiçoamentos, um em 1986 pela mercedez benz, depois outro pela mazda, que alias detém a patente atualmente e a ultima pela familia Hilaire do canadá, que bem na verdade não aperfeiçou o Wankel e sim constuiu um novo motor apartir dele. Está patentiada mas não comercializada, que devo dizer que é um showwwww ... :clap:

Tqf2
25-03-09, 15:27
Eu queria um motor Wankel pra mim.........

Podia ser de um rotor só... não faz mal.........rs

Stone
25-03-09, 21:25
Jimmy1979, muito bacana esse texto!

raulzito rock
26-03-09, 01:36
poxa!!!!!!!!!!ótima explcação,
então um motor de 2 tempos precisa de maior manutenção e quebra mais?
tipo uma dt 180 e mais cara de manter, tipo qubra mais?
abração

marcelofreitas
26-03-09, 09:48
muito bom Jimmy, excelentes informações!!!!!!!, só fiquei curioso agora sobre a historias dos motores 2T, se tiver essas informações posta aew pra gente!
abração garoto!!!!!!!!!
obrigado galera!

DOUGLAS 00
26-03-09, 10:38
O


Só um acrescimo Stone .. esse motor sofeu mais 3 aperfeiçoamentos, um em 1986 pela mercedez benz, depois outro pela mazda, que alias detém a patente atualmente e a ultima pela familia Hilaire do canadá, que bem na verdade não aperfeiçou o Wankel e sim constuiu um novo motor apartir dele. Está patentiada mas não comercializada, que devo dizer que é um showwwww ...  :clap:


Esse motor canadense é do carvalho... muito bom, potente e pouco poluente. Li na última revista da moto!, que as Norton Wankel provavelmente vão voltar a ser produzidas.

marcelofreitas
26-03-09, 21:33
só to curioso agora com a historia das 2T!
abração galera!

V0LK0V
27-03-09, 09:22
Os 4t nasceram primeiro, depois sairam os 2T como uma alternativa usando menos pecas, sendo mais leves e tendo uma melhor relacao peso/potencia.

Mais os 4T humilhan no resto...menos poluintes, uma banda de poder verdadeira (nao on/off), mais duradeiros, menor manutencao....


so sao menos poluentes, durabilidade menor se deve aos que nao sabem dar manutençao ou colocar oleo corretamente, e a manutençao e muito mais barata e se estiver com carburaçao certa nem da manutençao;

OptimusLeo
27-03-09, 13:38
so sao menos poluentes, durabilidade menor se deve aos que nao sabem dar manutençao ou colocar oleo corretamente, e a manutençao e muito mais barata e se estiver com carburaçao certa nem da manutençao;


Me mostre um motor de 2T durando mais de 160 mil kms sem abrir nem fazer nada, so trocas de oleo.

V0LK0V
27-03-09, 15:54
Me mostre um motor de 2T durando mais de 160 mil kms sem abrir nem fazer nada, so trocas de oleo.


conheço um cara que tem uma RD 400cc que tem desde 1979 e usa diariamente para ir para a granja e até agora so trocou pneus e relaçao

OptimusLeo
27-03-09, 16:02
conheço um cara que tem uma RD 400cc que tem desde 1979 e usa diariamente para ir para a granja e até agora so trocou pneus e relaçao


Isso e uma excesao, nao uma regra. E tambem, se a granja esta a 2kms da casa dele? Idade nao tem nada que ver...kilometragem e outra coisa.

Me mostre centenares de 2T fazendo mais de 160 mil kms sem problemas, e entao voce poderia me dizer que uma 2T tem a mesma durabilidade de uma 4T.

Nao venha querer discutir isso, qualquer pessoa com conhecimentos basicos de engenharia e mecanica sabe que um 2T nao dura tanto.

E como os caras de wankel falando "Ah eu conheco um cara com um RX-7 que durou mais de 100 mil kms sem trocar os apex seals e sem ter que trocar o housing do rotor". E um caso isolado, comparado com um motor ciclo Otto que cualquer motorzinho dura 150 mil kms sem fazer nada e cuidando dele ruim.

V0LK0V
27-03-09, 20:15
a fan durou 55 mil. a CB 400 durou 48 mil. intao depende muito do uso e dos cuidados SIM, e nao do tipo do motor.

marcelofreitas
27-03-09, 20:27
kkkkkkkkkkkkk, até parece que as bigornas leiteiras duram tanto assimmmm! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

OptimusLeo
27-03-09, 22:31
a fan durou 55 mil. a CB 400 durou 48 mil. intao depende muito do uso e dos cuidados SIM, e nao do tipo do motor.


Motos mono ou bicilindricas economicas nao sao bom indicador de uso.

Agora, pega uma BMW...KLR650...Honda CBR600F4...voce vai ver muitas facilmente passando dos 100 mil kms.

Pode falar o que quizer, mais um motor 4T dura muito mais do que um 2T. Deixa um 2T sem regulacao e sem manutencao para ver quanto dura. Um 4T ate maltratado dura muito mais do que um 2T nas mesmas condicoes.

V0LK0V
28-03-09, 07:09
Motos mono ou bicilindricas economicas nao sao bom indicador de uso.

Agora, pega uma BMW...KLR650...Honda CBR600F4...voce vai ver muitas facilmente passando dos 100 mil kms.

Pode falar o que quizer, mais um motor 4T dura muito mais do que um 2T. Deixa um 2T sem regulacao e sem manutencao para ver quanto dura. Um 4T ate maltratado dura muito mais do que um 2T nas mesmas condicoes.


vc estava comparando uma BMW, KLR650, CBR600F4 com que moto 2t? que tal uma suzuki GT380?

e sobre manutenção e regulagens foi o que eu disse, se deichar regulado e cuidando ele dura tanto quanto...

OptimusLeo
28-03-09, 13:32
Voce pode disser o que quizer, esta igual aos donos de Wankel jurando e falando que o seu RX-7 pode durar 160 mil kms sem abrir o motor...quando a realidade e que a grande maioria dos wankel, nunca chegam la sem abrir varias veces.

Um ciclo Otto ate mesmo sem muita manutencao, deixando oleo por 15 mil kms, sem ajustar pode pasar facilmente dos cento e tanto mil kms.

4T dura mais do que um 2T, se voce quizer negar isso e porque voce ja cheirou muito oleo... :G

V0LK0V
28-03-09, 14:49
tenho 2 motos 4T e 1 moto 2t, sempre gostei de 4t e sempre vou gostar, mais não vou desmerecer toda uma linha de motores so pq os cara nao dao manutençao e fala que nao dura.

em nenum momento citei sobre os motores wankel, mesmo eu achando ele um motor fantastico eu nunca tive um conhecimento mais profundo de uso sobre ele, eu so falo akilo que eu esperimento e uso.

tudo depende da forma como é usado, nao tem essa de motor 4t nao quebra, depende do uso do cidadao.

so um detalhe, se um CG dura 100 mil e para fazer em cima quanto custa? uns 400 a 600 reais?

uma RX 180 que dure 50 mil para fazer em cima se gasta 200,00 o que da no mesmo no quesito manutençao.

a minha esta com 69mil e eu fui o primeiro a mecher para olhar como esta ali, so foi o trabalho de abrir o cilindro olhar que ta tudo original e fechar.

OptimusLeo
28-03-09, 15:14
O que eu estou dizendo, e nao da para negar, e que um 2T nunca vai durar tanto que um 4T baixo as mesmas condicoes...o motor simplesmente dura menos.

E o mesmo caso que o Wankel nos carros vs os Otto, o Wankel por mais bem que voce cuide dele, geralmente falando, vai durar menos que um Otto.

Nas motos e o mesmo, um 2T tem que cuidar e muito dele para poder durar tanto. Um 4T pode ser muito mais relaxado na manutencao e vai durar. O que eu disse, pega dois motores, um 2T e outro 4T, fica andando neles sem regular, sem trocar oleo...vamos ver qual vai durar mais.

ze chico
28-03-09, 16:34
Olá companheiros
O motor 2T é ótimo e o 4t também é otimo, quanto sua durabilidade acho iguais.
Ex: Rotações por minuto - Enquanto um 4t dá 1 volta o 2t mais ( não sei a relação) no final da confusão trabalharam a mesma coisa.
Suas aplicações : Se você quer subir ate em PAU-DE-SEBO 2T, não vem de 4t que vai levar ferro.
Para andar bonitinho e não deixar sua gatinha com cheiro de óleo nos cabelos 4t, mas se aparecer um cara em uma 2T
mexe com ele não ou vai levar ferro KKKKKKKKKKKKKKKKKKK isso é certo !
Resumo - O que você quer fazer? Mais ou menos adrenalina ? Cada um na sua ! Ambos são ótimos.

OptimusLeo
28-03-09, 16:40
Olá companheiros
  O motor 2T é ótimo e o 4t também é otimo, quanto sua durabilidade acho iguais.
Ex: Rotações por minuto - Enquanto um 4t dá 1 volta o 2t mais ( não sei a relação) no final da confusão trabalharam a mesma coisa.
Suas aplicações : Se você quer subir ate em PAU-DE-SEBO 2T, não vem de 4t que vai levar ferro.
                          Para andar bonitinho e não deixar sua gatinha com cheiro de óleo nos cabelos 4t, mas se aparecer um cara em uma 2T
                          mexe com ele não ou vai levar ferro KKKKKKKKKKKKKKKKKKK isso é certo !
Resumo -  O que você quer fazer? Mais ou menos adrenalina ? Cada um na sua ! Ambos são ótimos.


Tudo isso de papo de "adrenalina", "2T e mais emocao", "2T da pau nos 4T" e papo de neguim que nao tem grana para comprar uma 4T comparavel.

No mundo nautico e a mesma coisa, os neguim com barcos velhos e motores 2T ficam falando que 2T e o melhor do mundo porque nao tem grana para comprar um 4T moderno bom.

jeanks
28-03-09, 17:04
Pessoal, pergunta meio idiota, mas lá vai,: Porque geralmente os escapes das 2T são mais finos?

Tem alguma relação com o motor ser 2T ou não?

Eu vejo os escapes das RDs da vida, e tudo fininho, feio.

marcelofreitas
28-03-09, 18:16
ai leozinho, hahahahahahahahahahah!
bota um motor de 2t e um de 4t de mesma cilindrada e ve a diferença de cavalos, ou melhor esquece isso, ve a relação kg/cv e tirem as conclusões!

Stone
28-03-09, 18:39
dá uma procurada por aí, o escape nas 2T é a alma do motor, é o que defini o motor, um mesmo motor pode se tornar xoxo ou nervosão, apenas trocando o escape

sobre comparar motos 2 e 4 tempos, sempre será uma grande briga, isso principalmente porque já não produzem motos 2t de rua, aí ainda querem comparar uma RX 180 com uma BMW ou CBR600, mas vão $%#¨#%
comparem certo que verão as diferenças, se os dois motores forem bem tratados duram o mesmo

conheço um cara que teve uma DT200r po 6 anos, andando toda semana em trilhas, e o pal pegava mesmo, a única coisa que o cara fez nesse tempo todo foi 1 retífica, agora ele está de tornado, nem sei a quanto tempo, já fez 2 vezes a parte de cima, e 2 vezes o tornozelo torcido pq a "vaca leitera" caiu encima dele

querem fazer uma comparação justa, compara uma DT200 com uma tornado e uma RD 135 com uma titan 150 pra nós vermos qual dura mais, mas comparem a época que as 2T eram zeras com as 4T zeras de agora, comparar uma bagacera com uma moto zerada é fácil

outra coisa é comparar uma moto off road especial 250cc 4T com uma 125 2T, claro que a 4T nesse caso dura mais, mas também, o dobro da cilindrada e quase a mesma potência....

o correto mesmo seria comparar uma DT 125 zera com uma XTZ ou bros

essa discussão não acaba nunca!

e outra, completamente :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic:

todo tópico 2T acaba na mesma *Q&#&*@&#&*@#& :NOOK: :NOOK: :tiro: :tiro:

marcelofreitas
28-03-09, 18:55
na minha opinião temos q aprender a discutir, e naum trancar topicos!
abração galera!

Stone
28-03-09, 19:07
exatamente, ma não esqueçam de ler o título do tópico

jucazl
28-03-09, 19:14
A verdade é clara procurem no google ou sites sobre como um 2t trabalha e um 4t trabalha, um quatro tempos tem que da 2 volta e um 2t tem que da 1 volta pra completar o ciclo se nao me engano é isso.
vlww

Stone
28-03-09, 19:18
:0_0:\0/

jeanks
28-03-09, 20:43
huahauhau

Poh mano, me deixa ser folgado um pouco???? :lol: ]:)

Pesquisei e pelo que entendi é pra manter uma "compressão" pra segurar a mistura no cilindro, confere???

Agora entendi o que é o tal y das rd que o pessoal fala, é uma parada que controla a saída de gases do cilindro, confere tb??

hauhau

valeu irmão

V0LK0V
28-03-09, 22:08
dá uma procurada por aí, o escape nas 2T é a alma do motor, é o que defini o motor, um mesmo motor pode se tornar xoxo ou nervosão, apenas trocando o escape

sobre comparar motos 2 e 4 tempos, sempre será uma grande briga, isso principalmente porque já não produzem motos 2t de rua, aí ainda querem comparar uma RX 180 com uma BMW ou CBR600, mas vão $%#¨#%
comparem certo que verão as diferenças, se os dois motores forem bem tratados duram o mesmo

conheço um cara que teve uma DT200r po 6 anos, andando toda semana em trilhas, e o pal pegava mesmo, a única coisa que o cara fez nesse tempo todo foi 1 retífica, agora ele está de tornado, nem sei a quanto tempo, já fez 2 vezes a parte de cima, e 2 vezes o tornozelo torcido pq a "vaca leitera" caiu encima dele

querem fazer uma comparação justa, compara uma DT200 com uma tornado e uma RD 135 com uma titan 150 pra nós vermos qual dura mais, mas comparem a época que as 2T eram zeras com as 4T zeras de agora, comparar uma bagacera com uma moto zerada é fácil

outra coisa é comparar uma moto off road especial 250cc 4T com uma 125 2T, claro que a 4T nesse caso dura mais, mas também, o dobro da cilindrada e quase a mesma potência....

o correto mesmo seria comparar uma DT 125 zera com uma XTZ ou bros

essa discussão não acaba nunca!

e outra,  completamente :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic: :offtopic:

todo tópico 2T acaba na mesma *Q&#&*@&#&*@#& :NOOK: :NOOK: :tiro: :tiro:


disse tudo.

até da para comparar, e so por uma cagiva mito 125 em relaçao a uma FAN ou YES 125.

a cagiva chega facil aos 160Km/h e nao é no painel, é a moto mesmo.

por este motivo que eu tava discutindo, caras colocando motos velhas e ja muito usadas para comparar com motos zeros.

marcelofreitas
28-03-09, 22:55
iéié
2T 4ever!

ze chico
29-03-09, 00:12
Olha só ! Esse papo de grana pra comprar ja e velho aqui no forum, quando o cara não conhece ele vem com esse papo.
Ja falei - adoro motocicleta, trabalhei e tive muitas, tenho 4t e 2T, guardei uma yamaha RX 180 ( 29 anos ) que na sua epoca engolhia,
derrrrrrotava, humilhava suas concorrentes. Quem conheceu RD 350 suzuki 380 sabe muito bem que sobrava era poeira nas CB 500.

OptimusLeo
29-03-09, 00:29
disse tudo.

até da para comparar, e so por uma cagiva mito 125 em relaçao a uma FAN ou YES 125.

a cagiva chega facil aos 160Km/h e nao é no painel, é a moto mesmo.

por este motivo que eu tava discutindo, caras colocando motos velhas e ja muito usadas para comparar com motos zeros.


E comparar uma moto de corrida do 1ro mundoo com uma motoca popular do 3ro mundo, tambem e justo?
[hr]Mensagem unida: 1238297655[hr]


Olha só ! Esse papo de grana pra comprar ja e velho aqui no forum, quando o cara não conhece ele vem com esse papo.
Ja falei - adoro motocicleta, trabalhei e tive muitas, tenho 4t e 2T, guardei uma yamaha RX 180 ( 29 anos ) que na sua epoca engolhia,
derrrrrrotava, humilhava suas concorrentes. Quem conheceu RD 350 suzuki 380 sabe muito bem que sobrava era poeira nas CB 500. 


Todo ese cara que fica falando papo de que 2T da pau nas motos e porque mesmo nao tem andando em alguma 4T de verdade. Seja porque e muito cabeca dura (2T forever etc), porque nao tem grana para pegar uma (ou talvez os precos das motos boas 4T sao muito caros e injustos) ou porque nao tem podido experimentar outras motos alem de aquelas que foram vendidas "oficialmente" no pais.

Minha 400 deu pau numa RD350...tem motos 400 4T que preparadas jogam ate 95 HP na roda traseira...uma RD350 que faz para chegar ate 80? So se jogar no alcool e fucar toda ela que ai vai durar ainda menos.

E nem falar na suspensao...freios...etc.

Po, minha XT225 andava mais do que um DT175...e as duas novinhas, a DT175 ainda se consegue nova (ou se conseguia ate o 2008).

ze chico
29-03-09, 00:45
O Venezuela vem pro Brasil !

V0LK0V
29-03-09, 06:53
E comparar uma moto de corrida do 1ro mundoo com uma motoca popular do 3ro mundo, tambem e justo?
[hr]Mensagem unida: 1238297655[hr]
Todo ese cara que fica falando papo de que 2T da pau nas motos e porque mesmo nao tem andando em alguma 4T de verdade. Seja porque e muito cabeca dura (2T forever etc), porque nao tem grana para pegar uma (ou talvez os precos das motos boas 4T sao muito caros e injustos) ou porque nao tem podido experimentar outras motos alem de aquelas que foram vendidas "oficialmente" no pais.

Minha 400 deu pau numa RD350...tem motos 400 4T que preparadas jogam ate 95 HP na roda traseira...uma RD350 que faz para chegar ate 80? So se jogar no alcool e fucar toda ela que ai vai durar ainda menos.

E nem falar na suspensao...freios...etc.

Po, minha XT225 andava mais do que um DT175...e as duas novinhas, a DT175 ainda se consegue nova (ou se conseguia ate o 2008).


vc pega exemplos xoxos para dar explicaçao, eu tenho uma 400, e ja tive outras, jamais uma 400 ou 450 da pau numa RD 350 a menos que a 350 esteja com problemas, olha para fazer isso na epoca somente a CBX 750 era capaz, e mesmo assim a muito custo.

nao venha colocar motos preparadas no meio do assunto.

a DT 180 e uma moto reduzida, e muito curta.

qualquer moto 2t da pau sim em uma 4t de mesma cilindrada. o problema é que vc pega motos zero e quer comparar com motos com 15,20 ou mais anos de uso. se vc pegar uma CB 500, ou qualquer 750 e so arruma uma antiga RD 500 e ja era.

vc falou que a mito e moto de 1 mundo e bla bla bla, nao é 2t igual? que moto é fabricada aki no brasil, com motor brasileiro para se equiparar a uma simples 2t? cg? twister? tornado? falcon e deu, pq a hornet o motor e importado, dai ja é de 1 mundo como vc diz...

quer fazer um teste? arruma qualquer 4t 200cc que eu vou de RX 180 originalzinha sem preparaçao nenhuma e tu vai ver o que e tomar coro de moto velha, poluente, e que de acordo com algum que so tem 4t quebradeira.

outro comparativo? KTM 125 2t ou CRF 230 4t? Ktm da coro.
nem vo mais comentar nada aki.

hardmen
29-03-09, 09:35
Nesse dia eu pude filmar bastante... ...passavsam H6, CBX 750, Falcon :-/, todos olhavam, mas NENHUM teve coragem...

http://www.youtube.com/watch?v=mUJGvX98sw4

http://www.youtube.com/watch?v=XPClWVLwWdU

http://www.youtube.com/watch?v=CubTgpYUqOk

http://www.youtube.com/watch?v=hrwquM0pJT0

http://www.youtube.com/watch?v=TwEkpMeo39A

Nos vídeos acima, todas as RDs tem preparação "leve" e escapes Prandini.

Leo, no 35HP, bastante cadastrados tem Bandits, Hayas, FZRs, R1, Cagivas... ...pergunte à eles, qual é a "segunda moto" deles e à que mais exigem "experiència na tocada" ???

Dizem ele que nas 4T, o cuidado é com a velocidade que a moto pode alcançar, mas nas RDs, são exigidas a sensibilidade e experiência no tipo de tocasa...

Eu continuo achando que você deveria fazer amizade com alguém que possui uma RD 350 aí em Caracas e poder andar um pouco nela (numa tocada mais esportiva). ;)

Na minha TDR, depois que troquei todo o sistema de ecape (curva e ponteira) e também relação (mais longa), basta eu manter os 6K rpm se precisar subir um pouco mais, só "cutuco" o acelerador e a moto já passa dos 8K rpm fácil (redline). isso em 6 marcha...

Vc deveria "provar do veneno" pra poder opinar com mais certeza!!

Abraços...

Stone
30-03-09, 00:14
eu já di alguns coros em tw, (que é teoricamente uma moto feita para correr), isso com minha antiga, quebradeira, fumacenta, poluente e catinguenta DTzinha, muitos anos mais velha, de menos cilindradas e que teoricamente não foi feita para correr, mas sim para passar obstáculos

OptimusLeo
30-03-09, 00:20
Ai Mauricio, eu pude andar numa TZR250, gostei da motoca mais nao senti nada dessas "sensacoes" que o pessoal vive falando. O que eu mais gostei e o leve que se sentia a moto, mais tambem nao achei que fosse o "capeta" como o pessoal descreve as 2T.

E vendo que a TZR250 era mais rapida, tinha melhores freios e melhor suspensao que a RD350...nao vejo como uma RD350 poderia me interesar nem achar "a moto".

Talvez seja que tanto pessoal falando maravilhas das 2T que eu peguei uma achando que ia sentir como se estivesse num F-14 saltando numa catapulta de um porta-avioes...e terminei tendo expectativas muito altas. Assim como cuando te falam muito bem de um filme e cuando voce ve, nao achou la tao grande coisa como todo o mundo comentou.

Agora, justamente o que voce comenta, que os donos de RD falam que tem que ter cuidado e ser muito sensivel na tocada, isso me diz que a moto e uma moto muito nervosa, de resposta ruim, que os freios, chassis e suspensao nao estao no mesmo nivel do motor...nao quer dizer que a moto seja boa, quer dizer que o projeto foi mau feito.

Parecido ao caso do nosso F-SAE...com um motor de CBR600F4i turbinado...o carro acelerando era uma loucura (Isso e tudo com o restritor de ar para restringir a potencia maxima instalado), tinha que saber dosar o acelerador e ser piloto mesmo para poder segurar ele e evitar que ficasse cravado queimando pneu ou fazendo drift. Mais o nosso chassis e suspensoes eram uma porcaria...o carro nao servia para ***** nenhuma, e varios carros com motores menores ou menos potentes davam pau.

Realmente eu sou fanatico de um veiculo cuando todas as pecas estao bem proporcionadas, um so conjunto trabalhando junto...de nada serve ter um motorzao e o resto do veiculo nao estiver no mesmo nivel. :)

V0LK0V
30-03-09, 12:31
optmusleo, eu peso 125 kilos e uma RD 350 levanta a roda comigo até 5 marcha sem parar a quase 160...

nao acho os freios da RD ruim, muito pelo contrario, acho que parar 2t é diferente de parar 4t pois nao tem freio motor e a roda trazeira trava se nao souber dosar.

nunca andei numa TZR250. dai n tenho opinao sobre ela

OptimusLeo
30-03-09, 15:06
optmusleo, eu peso 125 kilos e uma RD 350 levanta a roda comigo até 5 marcha sem parar a quase 160...

nao acho os freios da RD ruim, muito pelo contrario, acho que parar 2t é diferente de parar 4t pois nao tem freio motor e a roda trazeira trava se nao souber dosar.

nunca andei numa TZR250. dai n tenho opinao sobre ela


Empinar nao e igual a ser rapido. Simplesmente mostra que a suspensao e chassis sao deficientes. Numa corrida se voce vai empinando, esta perdendo tempo. E o que eu digo, de que serve ter "potencia" se o resto do conjunto nao presta?

Tenho lido muitos comentarios de caras que tem andando en RD350 e outras 250 e 400 japonesas, assim como TZR, RS250, NSR250...todos dizem que a RD350 e um sedan familiar, as outras sao esportivos falando de freios e suspensao. A TZR250 eu gostei porque senti ela muito leve, como uma CBR250RR MC22, ZXR250 (ZX-2R) e uma GSX-R250...mais de potencia, senti bem mais forte uma VFR400R NC30 e uma CBR400RR NC29...

Travar a roda traseira num 2T? So se for muito bracao...se justamente nao tem freio motor, como vai travar facil? :0_0:

V0LK0V
30-03-09, 20:30
Travar a roda traseira num 2T? So se for muito bracao...se justamente nao tem freio motor, como vai travar facil?  :0_0:


me referia nas FRENAGENS, e nao com o motor em si, 4t nao trava justamente pelo motor. dai a ma fama dos freios em motor 2t, freia na dosagem errada causando o travamento da roda traseira, o que acarreta desequilibrio e frenagens ineficientes.

novamente comparando motos modernas com motos antigas...

Stone
30-03-09, 22:11
Optimus, para você que é acostumado com motos modernas, de maior cilindrada e tals, a RD 350 é uma simples moto velha
mas para nós, que estamos acostumados com CG, e até twister ou quem sabe Falcon, quando andamos numa RD 350 parece mesmo que estamos num F-14 como você diz, por isso que essa moto é o mito que é

eu quando andei pela 1ª vez de DT 200, até então só tinha andado de CG, aquilo pra mim foi a maior emoção da minha vida sobre 2 rodas!!

OptimusLeo
30-03-09, 22:33
me referia nas FRENAGENS, e nao com o motor em si, 4t nao trava justamente pelo motor. dai a ma fama dos freios em motor 2t, freia na dosagem errada causando o travamento da roda traseira, o que acarreta desequilibrio e frenagens ineficientes.

novamente comparando motos modernas com motos antigas...


Ja vai cara voce esta falando me enrolando todo...deixa ver se entendi:

Voce diz que numa 4T nao trava a roda traseira pelo motor. E diz que as 2T travam pelo freio.

Se voce faz um recorte forte, trava e pelo motor...por algo inventaram as embreagems deslizantes para corrigir isso.

Agora, travar por freiada e culpa do piloto, nao da moto. Seja 2T ou 4T....

V0LK0V
31-03-09, 09:14
Ja vai cara voce esta falando me enrolando todo...deixa ver se entendi:

Voce diz que numa 4T nao trava a roda traseira pelo motor. E diz que as 2T travam pelo freio.

Se voce faz um recorte forte, trava e pelo motor...por algo inventaram as embreagems deslizantes para corrigir isso.

Agora, travar por freiada e culpa do piloto, nao da moto. Seja 2T ou 4T....


Exatamente, e quem anda em 4t demora um pouco a se habituar com os freios 2t, por isso a ma fama dos freios e dai saem dizendo que os freios sao ruins e tal..., $#@%$# se ta entendendo o que eu to dizendo pra que ficar corrigindo caraio.

numa 2t se vc reduzir uma e freiar forte demais o freio trazeiro trava a roda, numa 4t se reduzir uma e freiar forte a roda nao trava por causa da foça exercida pelo motor.


um detalhe importante, uma coisa é andar 1 vez numa 2t e tirar conclusoes, outra coisa e ter uma se habituar com ela e tirar conclusoes.

e tambem nao da para comparar motos antigas com modernas, eu tb ja andei em motos maiores, mais nao tiro base delas pq andar uma vez e dar apenas uma ou duas esticadas nao que dizer nada.

OptimusLeo
31-03-09, 09:50
numa 4t se reduzir uma e freiar forte a roda nao trava por causa da foça exercida pelo motor.


Erradisimo cara...justamente como eu disse, por isso inventaram as embreagems deslizantes...para evitar que numa reduzida forte, a roda traseira trave justamente pero torque extra.

Talvez numa moto de baixa potencia nao possa se notar muito, nem faz falta embreagems deslizante...mais faz isso com um litrao e vai ver como vai sujar as calcas :drool:

Por algo agora a maioria das motos de litro modernas ja trazem esse sistema padrao de fabrica. E tem varias marcas de embreagems que oferecem o sistema para muitas motos, tanto esportivas como motards.


numa 2t se vc reduzir uma e freiar forte demais o freio trazeiro trava a roda

Isso e erro de pilotagem, se trava a roda traseira pelo freio e porque o cara nao sabe dosar o freio traseiro e ponto, seja 2T ou 4T...isso deve ser um daqueles mitos antiguos como o pessoal que nao freiava com os freios dianteiros porque achava que ia dar RL ou porque achavam que nao funcionavam bem...e entao o pessoal ficou acostumado a depender muito dos freios traseiros.

Na teoria, tem que usar 70% dianteiro e 30% traseiro...

marcelofreitas
31-03-09, 19:04
70% dianteiro e 30% traseiro?
e o freio motor fica onde?
shuahsuahsuahushauhsuaushquhsahauhsauh

OptimusLeo
31-03-09, 19:11
70% dianteiro e 30% traseiro?
e o freio motor fica onde?
shuahsuahsuahushauhsuaushquhsahauhsauh


Vou tomar esse comentario como zuadeira...porque se nao :drool: :lol:

marcelofreitas
31-03-09, 20:00
vou tomar esse comentario como zoador!!!!!!
shuashusahsuahsuahushauhsuahs

aproveita e ensina a galera a acionar a embreagem na hora da frenagemmmm(pessoal naum tentem fazer isso, é acidente na certa!)