PDA

Ver Versão Completa : Acabou minha garantia galera!Troquei a relação da Dafra por uma de Titan 99 mas.



pulatampinha
25-03-09, 16:57
Galera troquei minha relação da Dafra que era original:

coroa: 38 / pinhão: 15

Levei minha coroa numa loja medimos o tamanho das coroas e a da Titan 99 coube certinho e tals.Botei o kit VAZ sendo:

coroa: 43 / pinhão 15

Minha moto tá com pouco final...chego a 80 km/h já beirando 7000 rpm dá pra ir mais, porém não gosto de forçar o motor da cobaia assim....(antes em 7000 rpm eu andava a 90 km/h)

O amigo TecnoMauricio (ou sei lá qual é o nick dele) que tb tem uma Dafra disse ter posto um kit Riffel 42x16 na motoca dele e ficou bom...eu tenho um pinhão 16 aqui em casa guardado já que cabe na motoquinha.Aqui vai a pergunta:

O que eu faço agora, volto a coroa de 38 dentes, tentando adaptar a da CG Bolinha (só se couber) ou compro uma coroa 42 dentes e ponho o meu pinhão 16?????????

Será que 42 x 16 muda muita coisa???????????

TecnoMauricio por fvor, diga aí como que tá sua motoca e quanto de final ela dá a quantos rpm!!!!

Acham que muda muita coisa 42 x 16???????? :0_0:

blaugusto
25-03-09, 17:27
Olá, Paulatampinha!

Tu encurtou a relação, com essa troca. Dessa forma a motoca ganha torque, força nas saidas, mas perde velocidade final.

Dessa forma você consegue manter os 80km/h muito mais facil do que com sua relação original.

Se você colocar esse pinhão maior vai dar um gás melhor na velocidade final. Talvez se aproxime da vel. final que vc tinha antes e com bom torque tambem.

Faça o teste, já que vc tem a peça nas mãos.

Problema com certeza nao vai dar, visto que tua relação tá nova.

Abraços,
Bleno Augusto

Roberval3000
25-03-09, 19:13
boa sorte

ta dando muita dor de cabeça?

superkyo
25-03-09, 19:42
Num sei pq gente troca relação de moto até 150cc a relação original já é curta e se vc quer alongar naum dá pq naum tem motor........

sandro_ventania
25-03-09, 20:56
Pulatampinha,
veja só como era a sua relação original:
38/15 = 2.53

a que voce está usando:
43/15 = 2.86

a que voce pode ter trocando apenas o pinhão 15 pelo 16, que voce já tem.
43/16 = 2.68

Note que é exatamente o meio termo entre a relação original e essa que voce está usando.
Eu acho que vai ficar uma boa combinação, eu trocaria. voce vai ganhar torque nas saidas sem comprometer muito a final.
experimente e nos diga o que achou, ok!!

pistão
25-03-09, 21:26
velho sei que o topico e a respeito da sua relação , mas como esta a moto e boa? sou muito curioso a respeito da dafra! fala ai ela ja te deu dor de cabeça ou só alegria? que é o que o lhe desejo!

Furious VIPER
25-03-09, 22:06
Tu encurtou demaaaaaaaais essa relação cara!!!
Aumente ou diminua no MÁXIMO 1 dente do pinhão ou 3 da coroa... se realmente kiser mudar a transmissão.
Eu não recomendo...

RODRIGO_FAN08
26-03-09, 08:14
pq tu num colocou a 38 já??se serve na 99 é claro que servia na sua....

pulatampinha
26-03-09, 08:36
boa sorte

ta dando muita dor de cabeça?


Roberval até agora somente as coisas citadas: ferrugem (resolvido - a Dafra me deu todas as peças novas), lâmpadas queimadas (comprei uma Philips por 1,50 dinheiros e resolvi o problema) e uma "folga" na embreagem (pretendo trocar os discos pra ver se melhora).



Num sei pq gente troca relação de moto até 150cc a relação original já é curta e se vc quer alongar naum dá pq naum tem motor........


Superkyo troquei pq a que vem é de péssima qualidade e já estava gasta.Tentei adaptar uma outra relação que não fosse a original pra não precisar ficar refém da Dafra pro resto da vida.A relação da Titan 99 coube certinho, porém não tem relação 38 x 15 pra Titan 99.Preciso testar a da CG Bolinha...



Note que é exatamente o meio termo entre a relação original e essa que voce está usando.
Eu acho que vai ficar uma boa combinação, eu trocaria. voce vai ganhar torque nas saidas sem comprometer muito a final.
experimente e nos diga o que achou, ok!!


Mais vc acha que se eu pôr 42 x 16 fica bom?Eu só não botei o pinhão 16 com minha coroa 43, pq a corrente ficou muito esticada, mas....acho que se eu põr a coroa 42 dentes, o pinhão 16 entra, pois a corrente ficará com mais folga.



pq tu num colocou a 38 já??se serve na 99 é claro que servia na sua....


Não existe coroa 38 dentes pra Titan 99 cara...

velho sei que o topico e a respeito da sua relação , mas como esta a moto e boa? sou muito curioso a respeito da dafra! fala ai ela ja te deu dor de cabeça ou só alegria? que é o que o lhe desejo!


Cara até agora minha motoquinha tá de boa!Anda normal!Só tenho a reclamar algumas coisas do tipo: meu banco é duro, a moto vibra pouco (igual a uma YES) e meu sistema de amortecimento não é dos melhores, acho a moto dura em si, tanto o banco quanto os amortecedores.

Nada comprometedor.Chato mesmo foi a ferrugem.

RODRIGO_FAN08
26-03-09, 08:53
Não existe coroa 38 dentes pra Titan 99 cara...

bom aí onde vc mora pode naum existir....mas que existe, isso existe.... :-/

Um exemplo:

A minha fan tá com coroa da biz, sem alteração, sem nada "reaberto"...só tirar uma e colocar a outra...e o cubo da fan é o mesmo da titan 2000, ou seja, é raro achar algo que dê nele fora a coroa original...

http://img166.imageshack.us/img166/6622/dsc04776rt5.jpg



Recomendo vc procurar em outros lugares(lojas ou net) que vc acha com certeza....se foi o vendedor que te falou que naum existe, ele tava querendo te empurrar a que vc comprou de qq jeito... ;)

sandro_ventania
26-03-09, 20:27
Diogo, a coroa 42 fica até melhor que a 43, mas a diferença é tão pequena que não compensa voce comprar a 42, entende?
Afrouxou bem a regulagem pra ver se não cabe a coroa 43? não tem como colocar mais um elo na corrente?

pulatampinha
27-03-09, 09:33
bom aí onde vc mora pode naum existir....mas que existe, isso existe.... :-/

Um exemplo:

A minha fan tá com coroa da biz, sem alteração, sem nada "reaberto"...só tirar uma e colocar a outra...e o cubo da fan é o mesmo da titan 2000, ou seja, é raro achar algo que dê nele fora a coroa original...

http://img166.imageshack.us/img166/6622/dsc04776rt5.jpg



Recomendo vc procurar em outros lugares(lojas ou net) que vc acha com certeza....se foi o vendedor que te falou que naum existe, ele tava querendo te empurrar a que vc comprou de qq jeito... ;)


que existe, existe cara, mas....não deve caber na titan e por consequencia nem na dafra, pois as furações, os cubos das mesmas devem ser diferentes sacou?Vou procurar mas...acho que não deve dar não...que tem tem, mais não deve caber sacou?



    Diogo, a coroa 42 fica até melhor que a 43, mas a diferença é tão pequena que não compensa voce comprar a 42, entende?
    Afrouxou bem a regulagem pra ver se não cabe a coroa 43? não tem como colocar mais um elo na corrente?


Sandro afrouxei o máx e não entrou o pinhão 16 na coroa 43 (eu tô com a coroa 43 já).
Quanto a pôr mais um elo na corrente, não tinha nem pensado nisso, só mesmo em comprar uma nova corrente porém descartei a idéia por não ter dinheiro para isso.Acho que só a corrente é muito caro.
Tô cogitando o pinhão e a coroa, pq acho que não são tão caros sacou?

RODRIGO_FAN08
27-03-09, 15:44
que existe, existe cara, mas....não deve caber na titan e por consequencia nem na dafra, pois as furações, os cubos das mesmas devem ser diferentes sacou?Vou procurar mas...acho que não deve dar não...que tem tem, mais não deve caber sacou?


saquei sim...mas eu falei de uma que cabe na 99....

Por exemplo:
aki na cidade em algumas lojas tem coroa 35 pra fan, pra 150 e pra biz.....e as três são diferentes nos cubos/furações....tendeu?

Tipo assim, se vc comprou uma 43 da titan 99 e deu na dafra....procure uma 38 da titan 99(existe)....e coloque na sua....

se bem que isso tb é aki né....tem lugares que num acha pra vender mesmo....

Tqf2
27-03-09, 16:55
A da biz não serve na sua moto.......?

pulatampinha
27-03-09, 22:34
saquei sim...mas eu falei de uma que cabe na 99....

Por exemplo:
aki na cidade em algumas lojas tem coroa 35 pra fan, pra 150 e pra biz.....e as três são diferentes nos cubos/furações....tendeu?

Tipo assim, se vc comprou uma 43 da titan 99 e deu na dafra....procure uma 38 da titan 99(existe)....e coloque na sua....

se bem que isso tb é aki né....tem lugares que num acha pra vender mesmo....



entendi então!Não deve ter por aqui não então, todo mundo diz que não tem.vou procurar depois no site da VAZ.



A da biz não serve na sua moto.......?


a coroa da Biz é 38????Se for tenho mais uma opção!Boa TQF2!!!Obrigado!!!

Tqf2
30-03-09, 10:50
entendi então!Não deve ter por aqui não então, todo mundo diz que não tem.vou procurar depois no site da VAZ.

a coroa da Biz é 38????Se for tenho mais uma opção!Boa TQF2!!!Obrigado!!!


É 35 dentes, mas se vc usar um pinhão 14, voce terá uma relação praticamente igual a 38/15

ficaria 2,53 da original contra 2,50 dessa que to falando

pulatampinha
30-03-09, 17:00
É 35 dentes, mas se vc usar um pinhão 14, voce terá uma relação praticamente igual a 38/15

ficaria 2,53 da original contra 2,50 dessa que to falando


Ahn...........Essas contas aí do Sandro Furacão são boas né....Gostei dessa parada!De repente eu tento então a coroa 35 da Biz, já que eu já tenho o pinhão 14 lá!!!!Boaaaaaaaaaa galera!!!!!

Tqf2
31-03-09, 13:17
Ahn...........Essas contas aí do Sandro Furacão são boas né....Gostei dessa parada!De repente eu tento então a coroa 35 da Biz, já que eu já tenho o pinhão 14 lá!!!!Boaaaaaaaaaa galera!!!!!


Essas contas que determinam a relação da moto...

Tem moto que tem coroa 45 dentes, e o pinhão é pequeno, outras tem coroa 38 e o pinhão é maior, e no final fica tudo igual.

A conta é dividir a coroa pelo pinhão :D

o caso 35/14

pulatampinha
01-04-09, 10:02
Essas contas que determinam a relação da moto...

Tem moto que tem coroa 45 dentes, e o pinhão é pequeno, outras tem coroa 38 e o pinhão é maior, e no final fica tudo igual.

A conta é dividir a coroa pelo pinhão :D

o caso 35/14


muito bom!!!

Obrigado galera!!!Pode fechar o tópico agora!

Tqf2
01-04-09, 10:20
Deu certo..........????

tecnicomauricio
01-04-09, 16:12
Galera troquei minha relação da Dafra que era original:

coroa: 38 / pinhão: 15

Levei minha coroa numa loja medimos o tamanho das coroas e a da Titan 99 coube certinho e tals.Botei o kit VAZ sendo:

coroa: 43 / pinhão 15

Minha moto tá com pouco final...chego a 80 km/h já beirando 7000 rpm dá pra ir mais, porém não gosto de forçar o motor da cobaia assim....(antes em 7000 rpm eu andava a 90 km/h)

O amigo TecnoMauricio (ou sei lá qual é o nick dele) que tb tem uma Dafra disse ter posto um kit Riffel 42x16 na motoca dele e ficou bom...eu tenho um pinhão 16 aqui em casa guardado já que cabe na motoquinha.Aqui vai a pergunta:

O que eu faço agora, volto a coroa de 38 dentes, tentando adaptar a da CG Bolinha (só se couber) ou compro uma coroa 42 dentes e ponho o meu pinhão 16?????????

Será que 42 x 16 muda muita coisa???????????

TecnoMauricio por fvor, diga aí como que tá sua motoca e quanto de final ela dá a quantos rpm!!!!

Acham que muda muita coisa 42 x 16???????? :0_0:



Olá amigo Pulatampinha!! desculpe a demora pra responder, eu andei meio ocupado com o trabalho e não tava nem dando tempo pra acessar o fórum, já estava com saudades do bom papo da galera aqui, indo direto a sua questão:

Com a mudança da minha transmissão sendo pinhao 16 dentes e coroa 48, a moto melhorou o desempenho, nas arrancadas, e dá 90Km/h facinho, não costumo a andar mais do que isso mesmo, salvo se eu estiver em uma bandeirantes ou anhanguera...sem contar no quisito "confiança" que me deu mesmo acarretando a perda da minha garantia, valeu a pena, a minha sugestão é vc fazer o mesmo, lembrando que sempre é bom trocar todo o conjunto pois o desgaste da corrente e dos dentes podem fazer com que sua relação não tenha um perfeito encaixe e não se esqueça de lubrificar pelo menos 1 vez por semana a corrente, verificar a folga de 1 polegada bem no meio da corrente e ainda sugiro colocar na sua speed o mesmo acessório que coloquei na minha: um tensor de corrente, paguei 16 pilas e ajuda muito a corrente fica sempre ajustada e como não tem tensor pra speed eu adaptei do modelo da strada 200  é só pedir pro mecânico colocar 1 calçinho( no meu caso eu fui até uma recauchutadora de pneus e pedi um pedaçinho da bandea de peneu de caminhao, é apenas 1 quadradinho de uns 4 cm de comprimento por 3 de altura por 3 de largura e depois de instalado nem aparece) fica a dica..  um grande abraço a todos!

Joao XTZ
01-04-09, 17:59
meu tem Dafra que eu jah vi com conjunto das 150 e fika bom alem de ter em todo lugar...boa sorte pra Ti...dafra crescendo demais...

valeu...

pulatampinha
02-04-09, 08:06
Olá amigo Pulatampinha!! desculpe a demora pra responder, eu andei meio ocupado com o trabalho e não tava nem dando tempo pra acessar o fórum, já estava com saudades do bom papo da galera aqui, indo direto a sua questão:

Com a mudança da minha transmissão sendo pinhao 16 dentes e coroa 48, a moto melhorou o desempenho, nas arrancadas, e dá 90Km/h facinho, não costumo a andar mais do que isso mesmo, salvo se eu estiver em uma bandeirantes ou anhanguera...sem contar no quisito "confiança" que me deu mesmo acarretando a perda da minha garantia, valeu a pena, a minha sugestão é vc fazer o mesmo, lembrando que sempre é bom trocar todo o conjunto pois o desgaste da corrente e dos dentes podem fazer com que sua relação não tenha um perfeito encaixe e não se esqueça de lubrificar pelo menos 1 vez por semana a corrente, verificar a folga de 1 polegada bem no meio da corrente e ainda sugiro colocar na sua speed o mesmo acessório que coloquei na minha: um tensor de corrente, paguei 16 pilas e ajuda muito a corrente fica sempre ajustada e como não tem tensor pra speed eu adaptei do modelo da strada 200  é só pedir pro mecânico colocar 1 calçinho( no meu caso eu fui até uma recauchutadora de pneus e pedi um pedaçinho da bandea de peneu de caminhao, é apenas 1 quadradinho de uns 4 cm de comprimento por 3 de altura por 3 de largura e depois de instalado nem aparece) fica a dica..  um grande abraço a todos!


Mais vc já forçou ela pra ver o quanto tá andando?A 90 km/h seu RPM está a quanto?

tecnicomauricio
02-04-09, 08:38
com 7800 rpm chego aos 90Km/h eu ainda não forçei mais como eu disse pra mim correr mais q isso tem q ser num piso bem seguro, pois aqui em piracicaba as pistas tem muitas curvas e como tem muitos treminhões que andam comendo curvas, não dá pra arriscar não.. mais to planejando pegar uma pista melhorzinh e duplicada pra testar aí eu te falo.. abraço

pulatampinha
02-04-09, 14:44
pelas contas do "Ventania" a tua deve estar pior do que a minha...deu resultado 3.