PDA

Ver Versão Completa : Ridículo, talvez... Vivo, com certeza!



João Tadeu Boccoli
30-03-09, 14:59
Uma opção de cores, buscando apenas o aumento da segurança.


http://www.motonline.com.br/colunistas/classicos-classicas/ridiculo/1.jpg

Mr. Egg, apelido dado por amigos ao meu capacete amarelo aberto e de viseira integral; camisetas brancas, esporadicamente colete bege claro com muitos bolsos, calça jeans, tênis (ou seria Keds) com solado branco, branco, ou ainda modernos com detalhes refletivos... alem evidentemente das odiadas meias brancas.

Não, não sou daltônico e muito menos, antes de sair, mergulho em meu armário!
Amigos mais íntimos ainda rebatem criticas falando que tenho um jeito “despojado” de me vestir, porem a história é totalmente outra.

Sou de um tempo onde cigarro não matava, e o conceito de segurança era inexistente. Usavam-se calças de tergal e camisa social, pois nem brim tínhamos... Alguém se lembra das famosas calças rancheiras?

Capacetes somente na aeronáutica; casacos, botas e luvas de couro só para os mais abastados. Mas a evolução era (e é) inevitável, pois o mercado estava exigindo; calças agora feitas em jeans com opcional de bocas de sino, camisetas bordadas com o famoso jacaré e tênis das três listras eram artigos valiosos e comercializados por vários contrabandistas na Rua Direita lá pelos anos 70.

Peguei muita estrada sem o menor equipamento básico de segurança... rosto e cabelos ao vento; e tal quais as palavras de Caetano, sem lenço e sem documento. Hoje percebo que já sobrevivi há muitos anos sobre duas rodas, trilhando várias formulas pessoais, que bem ou mau, tem dado certo.

Não quero com isso dizer que a verdade absoluta esteja comigo, mas uma coisa é verdade, as cores para o motociclista têm seus valores até para efeito de sobrevivência; elas são aliadas, mesmo que não combinem ou estejam fora de moda. Hoje a grande maioria dos fabricantes desses equipamentos, até por vontade de seus consumidores, tem feito vestimentas com o preto como cor única, ou predominante. Tenho escutado que a justificativa maior é que o preto suja menos, mas vamos e venhamos a cor não determina a higiene, usou lavou!

Sabem aquela situação de um caminhão com as lâmpadas apagadas e sem triangulo, parado em uma rodovia sem acostamento? ... então, fico imaginando uma estrada sem iluminação, com o piloto sobre uma moto preta, de mochila preta, vestido de preto, e capacete preto, e coincidentemente ter sua luz de posicionamento queimada sem que o mesmo perceba... sinceridade fico até consternado imaginando o pior! Tenho que o uso de roupas claras são um dos pontos de grande relevância na prevenção de acidentes de transito, haja vista as próprias leis da física, mais precisamente sobre óptica, onde quem vê é visto, e para ser visto tem que buscar um meio de atingir a visão de outrem da melhor maneira possível.

Falando nisso, eu nunca vi uma bandeira de trégua ou uma ambulância que não fosse branca!Mesmo gostando do movimento Rockabilly (*), e ter doces lembranças de John Travolta e Olivia Newton-John no filme GREASE; não me baseio em nenhum deles por optar por meias brancas e calçados claros com refletivos.


http://www.motonline.com.br/colunistas/classicos-classicas/ridiculo/4.jpg
Mesmo tendo casaco de couro tradicional em preto, acabo sempre dando preferência a outros de cores mais claras e vivas, de mesmo modo na escolha das demais peças.
Ainda gostaria de ter uma mochila feita integralmente em material refletivo, uma capa de chuva como a do CET, amarela bem clara; uma calça de cordura azul com cara de jeans bem stone-washed, e botas impermeáveis de cano médio na cor savana, mas em um tom bem claro.

As luvas, graças ao meu amigo Claudinei, já as tenho, em couro branco, no mesmo modelo usado por diversos golfistas, pois são muito macias, mas com excelente grip.

http://www.motonline.com.br/colunistas/classicos-classicas/ridiculo/2.jpg

Outro ponto importante neste arco-íris, e ai na moto, são os refletivos laterais, aqueles frisos adesivos refletivos que vão nas rodas, e para quem conhece os famosos BLUE-DOTS para a lanterna traseira e para o farol dianteiro, pois a freqüência da luz azul atinge o olho a uma distancia bem maior que a vermelha, amarela e branca, tradicionalmente utilizada em veículos há décadas.

Não é por menos que o dito popular “as coisas estão pretas” se refere a situações negativas.
Calma, já estou muito velho para optar por cores cítricas, e muito mais velho ainda para me envolver com outros modismos. No geral sou obrigado a perseverar, pois realmente acaba sendo um preço caro a se pagar quando desse tipo de pensamento colorido, mas nada que eu não encubra com um grande sorriso amarelo, ou ainda ficando vermelho de raiva! Como já disse várias vezes, prefiro ficar branco de susto a tentar combinar o vermelho sangue com o preto asfalto.

Vida longa a todos...

“ Antes de DESTRUIR, PRESERVE “

Ivan RJ
02-04-09, 19:44
Excelente texto João, mais uma vez estou sendo redundante para com você. Somos da mesma época. Uma dúvida, que sem dúvida, nunca se cala trata-se: "Roupa preta de couro com várias proteções, para em caso de queda não nos ralarmos ou roupa clara com menor nível de segurança para tombos, mas, que podemos ser vistos com facilidade diminuindo o risco de colisão"?
Nunca vi ninguém morrer porque se ralou, minha preferência sempre foi por roupas claras, até os capacetes de cor clara. Roupa escura só por baixo da vestimenta principal, como segunda pele que é realmente eficiente no frio e balaclava. Só me resta agradecer ao irmão pela publicação deste excelente texto aqui, também, no Pequenas Notáveis. Repetindo o que sempre digo, aqui e no Motonline, é que tenho a honra de ser seu amigo. Um grande e forte abraço meu irmão. Saúde, Paz e Vida Infinita.

João Tadeu Boccoli
02-04-09, 20:08
Excelente texto João, mais uma vez estou sendo redundante para com você. Somos da mesma época. Uma dúvida, que sem dúvida, nunca se cala trata-se: "Roupa preta de couro com várias proteções, para em caso de queda não nos ralarmos ou roupa clara com menor nível de segurança para tombos, mas, que podemos ser vistos com facilidade diminuindo o risco de colisão"?
Nunca vi ninguém morrer porque se ralou, ...

Muito obrigado pelas palavras e pelas considerações ...

Esse meu convite para o questionamento esta exatamente ai ... porque a industria de produtos para segurança ao motociclista não tem uma linha com todos os itens de segurança,mas em cores claras.

Dai tambem penso um dia, aos meus 51 anos, eu vestindo um macacão de couro daqueles usados por pilotos de esportivas ! ...com a minha barriga vou parecer um jacaré grávido, confere ?

Temos que ter bom senso para todas as faixas e todas as idades ... Não só o motociclista tem que ser conciente, o mercado tambem.



Só me resta agradecer ao irmão pela publicação deste excelente texto aqui, também, no Pequenas Notáveis. Repetindo o que sempre digo, aqui e no Motonline, é que tenho a honra de ser seu amigo. Um grande e forte abraço meu irmão. Saúde, Paz e Vida Infinita.

Eu que agradeço pelo espaço e, como sempre digo, antes do MOTONLINE, eu participava ativamente por aqui ... aqui estão minhas raizes ! e daqui busco a agua da sabedoria pois o melhor professor do mundo não é aquele que ensina, e aquele que pergunta ...

VIDA LONGA a todos ...

Ivan RJ
02-04-09, 20:46
Exatamente João, eu estou com 51 anos, macacão só se for por medida, não do corpo, e sim da barriga. Aliás minha barriga está chegando em qualquer lugar 1 minuto na frente do resto do corpo. Este mes estou trocando os capacetes, o da Vania eu achei na cor que ela queria, rosa, para mim ainda estou cotando o preço do LS2 Stardust azul, claro, o azul é minha cor predileta, de preferência bem claro, e o único capacete que achei sem que tivesse mais preto que azul foi este. No mes que vem vou trocar as jaquetas, é tem que ser aos poucos, vou começar a procurar de cor clara. Acho que o mercado deveria ter uma visão mais ampla de forma que atendesse aos motociclistas que gostam e se sentem mais seguros vestindo equipamentos claros. Um grande abraço meu irmão.

João Tadeu Boccoli
02-04-09, 21:06
boa sorte ... mas vamos combinar ... paremos de falar deas ... as barrigas !
:lol:

casali
03-04-09, 07:52
Obrigado João pelas sábias palavras!

Joao XTZ
07-04-09, 16:32
eu concordo sim...tenho um capacete verde e amarelo...e quero uma jaqueta boa e de cor clara ou com bons refletivos...acho essa sim uma boa reflexão...

valeu...

João Tadeu Boccoli
08-04-09, 08:48
... acho essa sim uma boa reflexão...
Obrigado meu caro... a idéia era essa mesmo !

Vida Longa ...

rockfox
13-04-09, 10:51
Bom, nada contra quem quer se vestir de palhaço em cima da moto pra aparecer que está ali, apenas citando a foto, já que os textos são mto compridos e cansativos:
NÃO USEM CAPACETE SEM PROTEÇÃO DOS MAXILARES.

Não importa a cor... verde, amarelo, laranja, branco, preto, rosa, azul, vermelho, roxo.... embora colorido (ponha luzes de atenção se quiser), use um que tenha proteção no queixo.

Se esse monte de badulaque aí ajuda em alguma coisa, pergunto-lhes em estatísticas, alguém sabe me informar o tamanho da redução dos acidentes de motocicleta após a lei que determina adesivos reflexivos nas laterais e atrás dos cascos do capacete? Eu já adianto que eu acho que nenhuma.

São idiotas que se vestem como palhaços sob motos que dão idéias a palhaços do governo idealizar novas regulamentações de circo para os motociclistas.

A humanidade evolui e as leis regressam.

João Tadeu Boccoli
13-04-09, 12:30
Bom, nada contra quem quer se vestir de palhaço em cima da moto pra aparecer que está ali, apenas citando a foto, já que os textos são mto compridos e cansativos:
NÃO USEM CAPACETE SEM PROTEÇÃO DOS MAXILARES. Não importa a cor... verde, amarelo, laranja, branco, preto, rosa, azul, vermelho, roxo.... embora colorido (ponha luzes de atenção se quiser), use um que tenha proteção no queixo.

Boa tarde meu caro ... porque tanto odio no peito ... a referida foto é minha, e realmente não tenho que seja um palhaço. Talvez lhe faltou a oportunidade de me conhecer, antes de me faltar com o respeito, confere?
Quanto ao capacete aberto voce tem sim razão. Porem essa minha opção é por conta de ser claustrofobico, e como dito, é uma opção bem pessoal mesmo.

Agora como voce acha o texto cansativo se ele era comprido e voce nem leu ... cuidado voce perde em pre-julgar algo que não compreendeu !

Se só a foto lhe trouxe tanta divagação, me pergunto se voce já parou para ver o seu proprio avatar !


Se esse monte de badulaque aí ajuda em alguma coisa, pergunto-lhes em estatísticas, alguém sabe me informar o tamanho da redução dos acidentes de motocicleta após a lei que determina adesivos reflexivos nas laterais e atrás dos cascos do capacete? Eu já adianto que eu acho que nenhuma.

Mais uma vez voce esta correto, estatisticamente falando. Porem da visão de segurança passiva, o que estes adesivos podem lhe estar atrapalhando !


São idiotas que se vestem como palhaços sob motos que dão idéias a palhaços do governo idealizar novas regulamentações de circo para os motociclistas. A humanidade evolui e as leis regressam.

A ideia não foi alcançar os politicos mas sim trazer a reflexão tanto do usuario quanto ao fabricante de equipamentos de segurança.

Um forte abraço e VIDA LONGA !

rockfox
13-04-09, 13:30
Pow mano acho que é hora de vc comprar um capacete que proteja os maxilares.
Tipo o lance do ódio no coração é meu jeito cara. Não tô te chingando nem nada.
Os gaúcho são tudo grosso mesmo.

João Tadeu Boccoli
13-04-09, 18:07
Os gaúcho são tudo grosso mesmo.

Então sou eu que te peço desculpas ... não estou acostumado com isso !

Quanto ao capacete eu o tenho porem só se sendo claustrofobico para entender ... se a minha visão periferica tem as limitações laterais eu entro, em algumas situações, em panico ... realmente é dificil de explicar.

Mas realmente não recomendo capacetes abertos haja vista que a exposição do craneo chega a beirar 65 %, dependendo do modelo, e não considerando os coquinhos.

VIDA LONGA

ramirobs
13-04-09, 20:29
Então sou eu que te peço desculpas ... não estou acostumado com isso !

Quanto ao capacete eu o tenho porem só se sendo claustrofobico para entender ... se a minha visão periferica tem as limitações laterais eu entro, em algumas situações, em panico ... realmente é dificil de explicar.

Mas realmente não recomendo capacetes abertos haja vista que a exposição do craneo chega a beirar 65 %, dependendo do modelo, e não considerando os coquinhos.

VIDA LONGA


Vai ficar ridículo.. mas experiementa capacete cross com viseira.. aumenta bastante a visão periférica!

Ovelha Negra
16-04-09, 11:24
Amigos,

eu uso capacete aberto e não pretendo mudar esta preferência...em acidentes já quebrei dois, sem nenhum dano ao rosto...a visibilidade é muito melhor..e para mim é fundamental...

http://www.ovelhanegra.com.br/Avulsas/S3000003.JPG

Quanto as roupas, não tenho preferências, mas a moto é a própria bandeira do divino como se diz...

Diferentemente das opiniões, uso botas de operário com biqueira de ferro...e podem ver nas fotos abaixo o tipo de traje preferido...

http://www.ovelhanegra.com.br/Jaguarao/images/IMG_9141.jpg
http://www.ovelhanegra.com.br/AbracandoSC/Mylene/images/07e08_10_06030-vi.jpg
http://www.ovelhanegra.com.br/AbracandoSC/Mylene/images/07e08_10_06060.jpg

Acredito que eu esteja visível...

Abraços,

Ovelha

ramirobs
16-04-09, 18:53
Esse é guasca!

Barata
18-04-09, 20:52
eu voto pelo equipamento de segurança. capacete fechado, botas, jaqueta, luvas, cinto de castidade e outros mais. com a pedrada que tomei na viseira voltando la do mostarda nem me imagino usando capacete aberto e lavando uma brita na cara!

Rafa Davidson
19-04-09, 19:34
se o cara se sente seguro assim não vejo mal nenhum e também concordo com ele no quesito de os fabricantes deixarem o preto e outras cores escuras predominar em algumas peças, poderiam pelo menos disponibilar em algumas outras cores mais claras, chamativas ou não.

Barata
27-04-09, 19:43
Embora eu prefira vestimentas pretas, concordo que existem muitos capacetes coloridos e com grafismos muito legais! Legais mesmo!
Mas aquele capacete todo aberto, até a nuca do parceiro esta desprotegida! Assim é complicado. Não sei se é o caso, mas muita gente fala aqui no forum que anda de moto ha 50 anos, que nunc caiu, que isso, que aquilo, mas me parece que nunca aprenderam sobre segurança. Nem na estrada usam uma jaqueta, e olha que couro nem sai de moda se esse é o problema. Sei lá, eu ando a pouco de moto mas sempre me preocupei com a questão da segurança.

SuZuKi
29-06-09, 15:47
Show de bola o texto!!!

parabens ai!!!

=]

brankinho88
01-07-09, 12:29
Parabéns pelo texto!!!
Para nós que somos mais jovens, é muito legal ver relatos de uma pessoa com maior experiência....

Abraço à todos

Andinho Xeineclovisk
03-09-09, 18:56
isso aeeee

tenho uma moto escura,

mas comprei o capacete amarelo,
pois é bem mais chamativo

temos q garantr alguma segurança

pois acidente de moto é froid de encarar


um Abraço

150_Nega K@bulos@
13-09-09, 21:54
viiixi vc andou de moto num pantano kkkk,ja pensou c vc tivesse sem essa toca na kara em !!!
nem iria precisar almoçar pq ia ta com a barriga xeia de bixo :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

newer
18-09-09, 12:02
Parabens pelo texto João, muito bom, não sou da mesma época, mas sou da mesma idéia, segurança é o principal e apesar de não haver um grande estudo com estatísticas acho que uma dicas de pessoas que tem experiência em algo sempre vai bem, alias creio que seja o maior benefício do fórum, compartilhar experiências, eu procurei o fórum por isso, apesar de ter na familia vários parentes que andam de moto achei legal ler e tenho aprendido várias coisas em questão de segurança entre outras coisas (infelizmente mecânica não é meu forte por que um pessoal aqui que explica muito bem dúvidas dessa área) só tenho a agradecer o pessoal ai :OK:



Quanto ao capacete aberto voce tem sim razão. Porem essa minha opção é por conta de ser claustrofobico, e como dito, é uma opção bem pessoal mesmo.

Única coisa que eu te diria João, com todo o respeito, largue mão de se explicar, principalmente para quem não se dá nem ao "trabalho" de ler um ótimo tópico como o seu e se põe a julgar uma foto.



Bom, nada contra quem quer se vestir de palhaço em cima da moto pra aparecer que está ali, apenas citando a foto, já que os textos são mto compridos e cansativos:
NÃO USEM CAPACETE SEM PROTEÇÃO DOS MAXILARES.


Respeito vai bem sempre e dicas também, mas dicas, não ordens ;)

Abraço!

Celius Langer
01-12-09, 00:00
Boa....
Primeiramente, meus parabéns pelo texto João. Eu uso capacete cross com viseira.....como comecei no mundo das motos fazendo trilha me acostumei com ele levando em consideração a segurança.....concordo em genero, numero e grau quanto as roupas claras...vai sujar? vai.....em longas viagens vai sujar e pior do que isso vai feder...sendo preta, bege, laranja e por aí vai...mas é pra isso que serve agua e sabão....
Em dias quentes um tenis vai bem...mas mesmo assim dou preferencia a bota de couro com biqueira.....
Luvas? Sim....no meu ultimo tombo vi realmente do que elas me livraram.....se não fosse elas passaria algum tempo sem colocar a mão nas manoplas...
Mas tudo é questão de gosto.....o que seriam das trail se todos gostassem de custom?
O que importa é o espirito......
Um forte abraço a todos...

Celius

j_antunes
31-01-10, 16:16
Esse foi o tipo de pensamento que levou à obrigatoriedade dos reflexivos, não foi? Nada contra as cores claras - é uma boa idéia. Mas antes disso, do ponto de vista da segurança, eu acho mais importante um capacete fechado e uma jaqueta de couro, especialmente durante o dia, quando o preto é tão visível quanto abóbora com cor-de-rosa.

Sabem o que era uma excelente idéia e sumiu? Lanterna traseira dupla. Saiu de moda e ninguém insistiu pelo aspecto de segurança - se queimar uma lâmpada, sobra outra e você tem tempo de terminar a viagem e arrumar sem o risco de ser atropelado por trás numa noite escura.

Daffeny
11-02-10, 10:23
Muito bom esse texto, gosto muito do preto, mas sempre procuro vestir roupas claras e pretendo comprar um capacete rosa, pois o meu é preto, busco sempre está visivel p/ os outros condutores.

DtFuLLzentaS
12-02-10, 21:49
é feiooooo de maiss!