PDA

Ver Versão Completa : Moto instável depois da troca de caixa de direção...



tom crazy
12-04-09, 17:41
Pessoal é o seguinte, a umas 3 semana atrás mandei trocar a caixa de direção da yes pois a original já estava no fim da vida. O mecanico colocou uma da katana paralela dizendo servir perfeitamente, bom feito isso assim que sai da mecanica senti a frente estranha, voltei e o mecanico disse que eu iria estranhar uns dias pq antes ela estava muito dura (e realmente estava). Acontece que os dias passam e agora tenho certeza que não é falta de costuma e sim a moto que ficou instável demais. Pra se ter idéia hoje eu peguei estrada com ela e vira e mexe tenho mania de colocar os pés na pedaleira traseira pra mudar as pernas de posição, quando fiz isso o guidon da moto começou a balançar de um lado pro outro ferozmente (shimar??), pra não dizer que isso nunca tinha acontecido já tinha acontecido algo semelhante por conta de uma estrada cheia de desníveis mais na estrada que eu tava a pista era um tapete, impossível acontecer isso em situação normal.
O que pode ter de errado? Regulagem da caixa de direção? Aperto? A caixa de direção que não presta mesmo? Se eu colocar a moto no cavalete e girar o guidon pros lados ou tentar puxar as bengalas pra frente e pra trás não acho folga nenhuma, aparentemente tudo normal. Levei no mecanico que trocou e ele disse estar tudo normal também, mais não está pq não acontecia nada disso anteriormente.

Stone
12-04-09, 18:50
pode ser uma roda ou eixo empenado

tom crazy
12-04-09, 19:47
pode ser uma roda ou eixo empenado


Será? Fiz um teste meio que superficial, coloquei a moto no cavalete e girei a roda com a mão e parece que tá tudo certinho. O mais estranho é que antes da troca da caixa não sentia isso, agora só se não sentia isso pq o guidon tava pesado e agora ficou levinho levinho.

Diego.fcs
12-04-09, 19:56
Pergunta besta, não leve a mal. Conferiu a calibragem do pneu?? Tem mecânico que adora encher até o talo o pneu, coloca mais de 40 libras e fica trepidando a frente...

tom crazy
12-04-09, 20:01
Pergunta besta, não leve a mal. Conferiu a calibragem do pneu?? Tem mecânico que adora encher até o talo o pneu, coloca mais de 40 libras e fica trepidando a frente...


Opa conferido. Confiro isso a cada 15 dias, inclusive foi conferido ontem.

Stone
12-04-09, 20:07
a roda trazeira também conferisse?
isso acontece andando devagar ou ligeiro?

tom crazy
12-04-09, 20:15
A calibragem da roda traseira está ok, de resto não deve ter problema pq só foi mexido na frente da moto (eu acho né) e estava tudo ok antes. A moto "shima" bemmmm devagar quando eu to em torno de 25 a 30 km/h, da pra perceber leve oscilação. Depois dessa velocidade estabiliza e dai vai começar a oscilar denovo quando a velocidade começa a ficar alta. Percebi também que se eu entro meio rapido em uma rotatória ela não tem a mesma firmeza que tinha antigamente.

Stone
12-04-09, 20:21
hum, eu diria que isso é roda trazeira empenada, folga na balança ou algo assim

Furious VIPER
12-04-09, 20:26
Confere balanceamento dessas rodas... de repente o cara tirou e qdo colocou devolta mecheu em algo...
Um balanceamento deve sair uns 30 reais... mas dxa a moto lisinha!

tom crazy
12-04-09, 20:51
Como eu confiro se tem folga na balança? Sobre balanceamento preciso achar alguem que faça isso aqui em Ribeirão Preto. Amanha durante o dia vou conferir a traseira da moto então, ver se a roda tá alinhadinha e etc

Stone
12-04-09, 20:53
coloca a moto no cavalete e tente forçar a balança para os lados

igortde
12-04-09, 21:23
Eu posso chutar jogo na mesa ...

César
12-04-09, 21:57
Eu também troquei a caixa de direção, anteontem, peguei original na suzuki, R$ 60 e instalei num mecanico de motos que me cobrou 30, dá essa sensação de instabilidade mesmo porque agora ela tá muito molinha eu tava acostumado antes que tava dura e com uns pontos mais duros que outros daí agora tá inteira molinha to me acostumando mas tá bem melhor agora.

tom crazy
12-04-09, 22:11
Pior que não é só a sensação de estar molinha, tá estranha não está normal. Molinha é uma coisa agora a moto balançar o guidon de um lado pro outro não é normal. Só pra complementar, andei com a factor do meu primo esses dias, tá molinha molinha pq é nova e não tá balançando a frente igual minha moto. Então da pra perceber que não é somente por causa da caixa, algo está estranho

buzato
13-04-09, 01:49
esse efeito shimmi é uma desgraça mesmo

há um tempo li relato aqui dizendo que na yes, depois da revisão na concessionaria começou a apresetnar este problema, e o mecanico começou a alegar que era o bau quem causava a oscilação.

Como tenho bau na biz fiquei curioso e fui testar... nao deu outra, bau carregado = shimmi qdo tira as maos. Sem bau = guidao estável.

Esse lance de distribuição de peso das pequenas deve mesmo ser levado a sério. Vc disse que sentiu justo qdo foi mudar de posição na moto não ? Antes talvez nao fizesse pq a direção estava dura. ;)

tom crazy
13-04-09, 14:54
Já que aparentemente a frente da moto está ok parti pra roda de trás. A roda parece estar bem alinhada, as marcações da relação estão com regulagens iguais, mais dai fiquei com uma duvida sobre a balança. Ela não pode ter folga nenhuma ou tem um pouquinho? Pq mexendo ela pra um lado e pro outro da pra perceber uma leve folga.

Luigi
13-04-09, 15:02
Quando merda!

Se a moto tava boa, trocou a caixa e ficou shimmando, é porque a caixa nova tá com pouco aperto SÓ ISSO!

Pra resolver? Facil, manda o mecanico dar mais um pouco (1/8 ou 1/4) de volta no parafuso!

Direção muito "leve" faz a moto shimmar!

César
14-04-09, 12:41
Vc não tirou o pesinho do guidão não né? Isso altera a estabilidade. Experimenta também mandar balancear a roda dianteira.

tom crazy
14-04-09, 14:23
Não tirei o pesinho não. Sábado vou no mecanico denovo pra ele dar um mais aperto na caixa e ver se resolve isso.

Wanderson
14-04-09, 16:48
Pelo q vc disse pode ser q ele tenha apertado a caixa de direção demais
ai ela fica jogando

Stone
14-04-09, 21:25
Luigi,
minhas motos sempre tiveram a caixa de direção levíssimas e nunca shimmaram por causa disso

Diego.fcs
15-04-09, 10:10
Luigi,
minhas motos sempre tiveram a caixa de direção levíssimas e nunca shimmaram por causa disso


Da minha bolinha é levíssima também, parece até uma bicicleta, mas sempre que ando pego uma descida e ando um trecho sem as mãos para conferir alinhamento e tudo mais, e fica normal, não faz nada, fica firme.

Wanderson
15-04-09, 10:13
Da minha bolinha é levíssima também, parece até uma bicicleta, mas sempre que ando pego uma descida e ando um trecho sem as mãos para conferir alinhamento e tudo mais, e fica normal, não faz nada, fica firme.

a minha joga para a direita
oq será q eh?
frente torta?

Luigi
15-04-09, 10:24
Luigi,
minhas motos sempre tiveram a caixa de direção levíssimas e nunca shimmaram por causa disso


LEVE é uma coisa, mas tem que ter o torque correto!


Agora tenta colocar acima de 160 num pista ruim em moto street com a caixa de direção leve pra tu ver kakak!

Stone
15-04-09, 22:35
huashushuahus
aí é outro nível heim!

Saurus
16-04-09, 09:51
Isso tá com cara de rolamentos de diereção também com defeito ou falta de aperto adequdo. Peça ao mecânico para das uma outra apertada. Se o problema persistir, experiment um rolamento original e aplique o torque correto na direção. Verifique os parafusos das mesas superior e inferior.