PDA

Ver Versão Completa : Aro de liga leve, quais os melhores?



Bronislaw
14-04-09, 01:43
Pessoal de novo, desde que comprei a moto venho querendo colocar aro de liga leve mas nunca sobra grana, agora estou com a grana e na duvida se troco as rodinhas ou gasto em outra coisa eheheheh...

Andei pesquisando achei de uma tal de Fabreck tem até o site com o simulador, achei super interessante, achei para vender por 400 pila colocados, para moto com freio a disco. O site é esse: http://www.fabreck.com.br/

Só que a questão principal fora estetica, eles são mais dificieis ou mais facil de empenar e entortar do que os raiados normal?

Porque não sei o que acontece com a minha motinho, essa cidade cheio de buraco, os meus aros (bom só o trazeiro), vive empenado, não amassado de pancada forte, mas vive empenando, fica uns 2 meses e depente já esta empenado o aro trazeiro, vou mandar arrumar já vai 35 pila, nessa brincadeira acho que gastei uns 200 pila.

Alguns me falam que essa roda é mais resistente, que isso não aconteceria, outros falam que é mais fraca e que se empenar não tem concerto ou fica muito caro, qual a verdade afinal?

E que rodinhas vocês recomendam, quais são as marcas boas, e o preço é mais ou menos isso mesmo ou ta muito caro?

Diego.fcs
14-04-09, 09:13
A única roda que eu acho que fica bacana na Cg é a da Titan Sport, bem bonita, as outras ficam esquisitas, pois parecem aquelas rodas que tem o mesmo modelo desde as CG quadradas.

Se empenar tem conserto sim, mas dificilmente fica como nova.

Stone
14-04-09, 21:51
concordo plenamente com o amigo Diego
desde as RDz e CGzinha são sempre as mesmas coisas

chuckzin
14-04-09, 22:19
Fabrech?

Tenta ver da Andra -> http://www.andrarodas.com.br

Pra mim, tem dois modelos que combinam na Titan, são os "6 palitos" tanto da Sport qnto o da Strada!

Outra é o modelo "Wind" da Andra, que tem um desenho bem bonito!!

Vlw ;)

Full@nno
14-04-09, 22:37
tbm to com o diego... as da Sport fica legal pq a roda traseira é menor... de 17...
nao sei se é verdade, mas me disseram la na honda q essa roda q tem na sport nao empena assim facil nao, so se a porrada no buraco for muito forte...

alguem ai concorda ou discorda? pod explicar melhor...

Furious VIPER
14-04-09, 22:50
Usei rodas de liga leve por 4 anos... e te GARANTO: São praticamente inquebráveis (Marca Rodax/Andra)!!
Já peguei buracos grandes, subi calçadas, desci calçadas, peguei "cacurutos" no asfalto, tudo sem querer, óbvio... mas elas aguentaram perfeitamente.
Rodas de liga leve não empenam. Elas aguentam todo e qqr impacto até o momento q "trincam" pois não tem o poder de deformação q as rodas raiadas tem. Rodas raiadas se deformam conforme a necessidade de absorção de impacto, em compensação elas trabalham lateralmente, isso as empena. Rodas de liga leve aguentam impactos violentíssimos, em compensação qdo fadigam, elas trincam ou quebram, daí pra consertar é só com solda.

Bruno Boo
14-04-09, 23:20
Vou comprar da Andra para minha moto, tem um modelo parecido com o da Fazer que acho show !

Bronislaw
15-04-09, 00:12
E vocês tem ideia de preço mais ou menos ou dae só pesquisando mesmo?

Não o preço exato mas mais ou menos, na fabrec achei avista por 380 pila colocado, ou 410 pila feito em até 6 vezes também colocados, alguem tem alguma ideia mais ou menos quanto deve ser essas outras?

Furious VIPER
15-04-09, 00:28
Daí depende mto da loja...
Eu paguei as minhas 400 reais já colocadas. Podia fazer em até 6x SEM JUROS no cartão!
Mas isso aí é assim... a média é 400 reais! Alguns lugares te fazem por 350 e cobram instalação... outros fazem por 420 e não cobram instalação!!! Daí depende do q lugar, se tu confia, pode pagar a média de 400 mangos e ficar feliz!!

Diego.fcs
15-04-09, 10:09
Só lembrando, rodas de liga empenam sim, já vi várias sendo desempenadas em oficinas. Dependendo da pancada elas podem entortar um pouco...

Furious VIPER
15-04-09, 10:48
Só lembrando, rodas de liga empenam sim, já vi várias sendo desempenadas em oficinas. Dependendo da pancada elas podem entortar um pouco...

Como empenam se rodas de liga leve não tem maleabilidade?

Diego.fcs
15-04-09, 17:50
Como empenam se rodas de liga leve não tem maleabilidade?


Semana passada um amigo mandou desentortar uma roda de liga na moto dele, uma roda igual a sua que ele tem numa titan 150. Inclusive a pintura está descascada pelo reparo feito na roda.

Isso acontece, em rodas de carro também, vc passa num buraco e dá uma pancada que entorta/empena a roda, normal!

Bronislaw
15-04-09, 22:57
Usei rodas de liga leve por 4 anos... e te GARANTO: São praticamente inquebráveis (Marca Rodax/Andra)!!
Já peguei buracos grandes, subi calçadas, desci calçadas, peguei "cacurutos" no asfalto, tudo sem querer, óbvio... mas elas aguentaram perfeitamente.
Rodas de liga leve não empenam. Elas aguentam todo e qqr impacto até o momento q "trincam" pois não tem o poder de deformação q as rodas raiadas tem. Rodas raiadas se deformam conforme a necessidade de absorção de impacto, em compensação elas trabalham lateralmente, isso as empena. Rodas de liga leve aguentam impactos violentíssimos, em compensação qdo fadigam, elas trincam ou quebram, daí pra consertar é só com solda.



E porque usou, não esta mais com as rodas de liga leve ou não ta mais com a moto, upgrade....

Furious VIPER
15-04-09, 23:09
E porque usou, não esta mais com as rodas de liga leve ou não ta mais com a moto, upgrade....

Vendi a moto.. to de carro agora! Mas vendi com as rodas...

oliver2fast4u
15-04-09, 23:56
Quanto mais "palitos " a roda tiver mais apoio ela tem e mais resistente ela é.
já ví roda traseira de Sport amassada e trincada, ela estoura sim como qualquer roda original de moto, aguenta mais que as paralelas, mas não aguenta buraco principalmente c/ peso em cima da motoca.
boa sorte c/ as suas.

Furious VIPER
16-04-09, 00:12
Quanto mais "palitos " a roda tiver mais apoio ela tem e mais resistente ela é.
já ví roda traseira de Sport amassada e trincada, ela estoura sim como qualquer roda original de moto, aguenta mais que as paralelas, mas não aguenta buraco principalmente c/ peso em cima da motoca.
boa sorte c/ as suas.

Não cara... são princípios diferentes!!
Pra absorção de impactos em especial com terreno ruim... são usadas rodas "raiadas"... pq elas deformam e retornam ao formato original.
Já rodas de liga leve tem a função de ser mais leves, de ter menos atrito com o ar, as vezes até vazadas para aliviar peso.

Se fosse por isso q tu falaste as rodas raiadas com 72 raios seriam mais resistentes ainda... mas é o contrário.. elas são muito mais fracas, 1º por ser uma gambiarra e depois por dxarem o cubo mais fraco em função do espaço entre os furos.

Eduardo_
16-04-09, 07:27
Vendi a moto.. to de carro agora!

"Você traiu o movimento, véio!!!"
Dado Dolabella

Diego.fcs
16-04-09, 15:03
Não cara... são princípios diferentes!!
Pra absorção de impactos em especial com terreno ruim... são usadas rodas "raiadas"... pq elas deformam e retornam ao formato original.
Já rodas de liga leve tem a função de ser mais leves, de ter menos atrito com o ar, as vezes até vazadas para aliviar peso.

Se fosse por isso q tu falaste as rodas raiadas com 72 raios seriam mais resistentes ainda... mas é o contrário.. elas são muito mais fracas, 1º por ser uma gambiarra e depois por dxarem o cubo mais fraco em função do espaço entre os furos.


Mas não tem como comparar as rodas raiadas caseiras com isso. Se viesse de fábrica um cubo projetado para ter os 72 raios com certeza seria mais resistente.

Além disso tudo depende do projeto da roda. Normalmente essas rodas de liga são mais pesadas que as raiadas.

douglasybrazul
16-04-09, 15:37
eu tenho na minha moto as rodas iguais a do Viper

só que as minhas tem a pintura mais brilhosa

e te digo são melhores que as originais

e me custaram 325 + 24 dos rolamentos novos

sem custo pra instalar

Furious VIPER
16-04-09, 21:49
Mas não tem como comparar as rodas raiadas caseiras com isso. Se viesse de fábrica um cubo projetado para ter os 72 raios com certeza seria mais resistente.

Além disso tudo depende do projeto da roda. Normalmente essas rodas de liga são mais pesadas que as raiadas.

Mas com certeza... depende do projeto!
Compara as originais raiadas com rodas de liga leve de boa qualidade. As de liga leve dão mto menos incomodação!
E não falo só das minhas experiências, até pq eu simplesmente usei, nunca fiz reparo algum (por não ter necessidade)!

chrespim
17-04-09, 23:35
Vendi a moto.. to de carro agora! Mas vendi com as rodas...


Hã???? Vendeu sua moto Furios?

Furious VIPER
17-04-09, 23:36
Hã???? Vendeu sua moto Furios?

Sério q tu nõa sabia??
Vendi a moto faz 2 semanas... to de carro desde então!!

Yuri_RN
18-04-09, 01:07
usei Fabreck nunca tive problemas!

Bronislaw
18-04-09, 01:48
Pô eu não sei tenho muito azar com rodas raiadas, não sei se onde eu mando centrar (Já mandei em uns 4 lugares diferentes), até na concessionaria, os caras deixam ela retinha, alinhadinha perfeita, mas acho que eles apartam bem um raio e soltam o outro e por ae vai para dexar ela bem reta, centralizada.

Dae quando pego um buraco não muito grande e nem muito rapido, não sei se tenho muito azar e pega logo na parte onde o raio deveria estar mais frouxo e já era, passa 2 semana e já ta com a roda empenada de novo (não muito mas o suficiente para em alta velocidade vc consegui reparar ela jogandinho um pouquinho e depois de 1 mês jogando bastanteeeeee...) E olha que eu nem pulo meio fio nada, não empresto a moto, não ando com garupa, nada disso e vive empenando minhas rodas...

Por isso já estou desenimado dessas rodas, tenho que trocar urgente, sem dizer que vai deixar a moto mais bonita também né?

Tem alguma vantagem comprar já o pneu para usar sem camera?

Furious VIPER
18-04-09, 17:09
Se tu comprares rodas para uso de pneu sem camara, terá q trocar teus pneus.
Eu nunca usei pneu sem camara, mas o pessoal q usa diz q é melhor.
Rodas de liga leve são infinitamente melhores q rodas raiadas, no teu caso, de repente rodas de ferro, novas já fariam a diferença, pq pelo q tu contas as tuas devem estar acabadas já.
Mas coloca as de liga leve sim... dão oooooooutra cara pra moto!

Bruno Boo
18-04-09, 19:19
Eu já estou pensando duas vezes antes de colocar rodas de liga leve, tenho vários amigos aqui em SP que usam e vivem quebrando as rodas, ainda mais quando o piloto é pesado igual eu(90kg), então vou aumentar o pneu e só vou colocar liga leve se for original, na concessionária, se for para por paralelo vou manter os raios mesmo !

Raios por qualquer 10 reais vocÊ manda alinhar de novo, já liga leve quando entorta ou quebra já era, tem que comprar outra !

Furious VIPER
18-04-09, 23:01
Eu já estou pensando duas vezes antes de colocar rodas de liga leve, tenho vários amigos aqui em SP que usam e vivem quebrando as rodas, ainda mais quando o piloto é pesado igual eu(90kg), então vou aumentar o pneu e só vou colocar liga leve se for original, na concessionária, se for para por paralelo vou manter os raios mesmo !

Raios por qualquer 10 reais vocÊ manda alinhar de novo, já liga leve quando entorta ou quebra já era, tem que comprar outra !

Não tem q comprar outra roda não... manda consertar ué!
É a clássica comparação de IE x Carburador!
Um é muito mais antigo, confiável e de fácil manutenção!
O outro é muito mais moderno e tem manutenção cara, mas raramente dá manutenção se usado sob condições normais!

Bruno Boo
19-04-09, 03:11
Não tem q comprar outra roda não... manda consertar ué!
É a clássica comparação de IE x Carburador!
Um é muito mais antigo, confiável e de fácil manutenção!
O outro é muito mais moderno e tem manutenção cara, mas raramente dá manutenção se usado sob condições normais!



O foda, é que em uma cidade toda esburacada como São Paulo e com um piloto pesado como eu, o risco de quebrar seria grande, eu acabaria gastando muito dinheiro mesmo mandando consertar, já os raios quando entortam é baratinho alinhar a roda !

Já com relação a IE x Carburador, da muito pano para manga, mas o que vai ter de dono de Titan 150 nova com problema na IE não vai ser brincadeira, não porque IE seja ruim, pelo contrário é um **** avanço em motos pequenas, mas tem que se tomar certos cuidados que os motociclistas ainda não estão acostumados como nunca deixar o tanque com pouca gasolina entre outras coisas !

Bronislaw
19-04-09, 15:14
Eu já estou pensando duas vezes antes de colocar rodas de liga leve, tenho vários amigos aqui em SP que usam e vivem quebrando as rodas, ainda mais quando o piloto é pesado igual eu(90kg), então vou aumentar o pneu e só vou colocar liga leve se for original, na concessionária, se for para por paralelo vou manter os raios mesmo !

Raios por qualquer 10 reais vocÊ manda alinhar de novo, já liga leve quando entorta ou quebra já era, tem que comprar outra !


Aqui em curitiba o mais barato que achei foi 35 reais para centrar cada aro.

40 e 45 reais é o preço padrão para achar, um amigo meu achou um de 25 uma vez, numa oficina fundo de quintal, só que ele falou que 3 dias depois já tava todo empenado de novo...

Bruno Boo
20-04-09, 02:15
Aqui em curitiba o mais barato que achei foi 35 reais para centrar cada aro.

40 e 45 reais é o preço padrão para achar, um amigo meu achou um de 25 uma vez, numa oficina fundo de quintal, só que ele falou que 3 dias depois já tava todo empenado de novo...


Aqui em SP tem várias oficinas de moto que por 10,15 reais alinham uma raição normal, de 36, e o serviço é bom, eu pessoalmente tenho 2 amigos que trabalham em oficina que fariam por 10 reais para mim, pelo menos aqui em São Paulo, um jogo de raios sai por 22 reais, então mesmo que quebre da para comprar outra baratinho, mas eu não estou dizendo que raiação é melhor que liga leve, estou dizendo que no meu caso é mais em conta e mais seguro !

Diego.fcs
20-04-09, 11:00
Se as rodas raiadas fossem mais fracas provavelmente as trail viriam com rodas de liga. Não tem como dizer qual é mais fraca e qual é mais forte.

Suas rodas devem estar ruins já, tenta comprar um jogo de raios novos, compre raios de inox que é bem mais resistente, mais grosso e não enferruja. Dá uma olhada nos seus aros também, se tivé ruins compra novos e boa. Vai gastar uns 100 e poucos em tudo isso no máximo, não chega a 200 conto.

Furious VIPER
20-04-09, 12:51
Se as rodas raiadas fossem mais fracas provavelmente as trail viriam com rodas de liga. Não tem como dizer qual é mais fraca e qual é mais forte.

Suas rodas devem estar ruins já, tenta comprar um jogo de raios novos, compre raios de inox que é bem mais resistente, mais grosso e não enferruja. Dá uma olhada nos seus aros também, se tivé ruins compra novos e boa. Vai gastar uns 100 e poucos em tudo isso no máximo, não chega a 200 conto.


Rodas de liga leve em motos trail seriam um fracasso... isso qr dizer q rodas de liga leve são ruins??
Tudo depende da aplicação...

Diego.fcs
20-04-09, 13:29
Rodas de liga leve em motos trail seriam um fracasso...  isso qr dizer q rodas de liga leve são ruins??
Tudo depende da aplicação...


Não! É porq mencionaram que as de liga são muito mais resistentes que as raiadas, e não é bem assim!

Furious VIPER
20-04-09, 20:34
Não! É porq mencionaram que as de liga são muito mais resistentes que as raiadas, e não é bem assim!

Pra motos street SÃO SIM!!
Vide as motos produzidas hj em dia... de motos sem rodas de liga leve, só a CG e a YBR ainda vendem... pq já tem tradição.
De resto... pro uso q damos às motos, rodas de liga leve são muito mais interessantes, menos incomodação e mais estilo (isso vai do gosto)!
Eu citei "o uso q damos" tendo por base meu uso e o uso de meus amigos, conhecidos, parentes e afins... onde o uso é normal, sem exigir ao extremo.
Sendo q se tu exigires ao extremo qqr peça... ela será passível de danos/quebra!

Bronislaw
22-04-09, 23:21
mais tipo subir uma calçado, meio fio só que de vagar sem vim correndo ou com garupa, isso sozinho, e descer meio fio também, isso não é forçar ou para uma roda de liga leve é considerado forçar?

allbass
24-04-09, 10:40
tbm to com o diego... as da Sport fica legal pq a roda traseira é menor... de 17...
nao sei se é verdade, mas me disseram la na honda q essa roda q tem na sport nao empena assim facil nao, so se a porrada no buraco for muito forte...

alguem ai concorda ou discorda? pod explicar melhor...


Te garanto que é inquebrável, ate hoje pelo menos eu nao consegui, esses dias entrei em um buraco a 70KM/h vieram dois filhos de uma **** com xenon na alta e me cegaram, estava a noite eu entrei em um buraco de 1 metro melo menos com uma **** quina, a roda sequer arranhou, méritos ao pneu michelin também que ainda rodou uns 5 minutos com um buraco de 1cm ate esvaziar por inteiro, se fosse um pneu ruim teria se rasgado inteiro e eu estaria todo regaçado agora....

Furious VIPER
24-04-09, 18:39
mais tipo subir uma calçado, meio fio só que de vagar sem vim correndo ou com garupa, isso sozinho, e descer meio fio também, isso não é forçar ou para uma roda de liga leve é considerado forçar?

Se tu der uma pancada na roda... claro q é forçar!!!
Mas já subi calçadas... com uns 15cm de altura sem problemas... só encostar o pneu e depois acelerar!
Já desci um degrau gigante, q o quadro da moto bateu no meio... isso foi qdo tentaram me roubar a moto. Devia ter uns 40cm o degrau... foi foda tirar ela de lá... mas deu o barulho da moto "caindo" com os pneus no chão e nada nas rodas!!!

Bronislaw
02-05-09, 00:32
Uma outra duvida que me surgiu, alguém sabe qual o modelo e marca do aro de liga-leva da susuki yes?

Horra acho muito bonito aqueles aros, e da novo ybr, alguém sabe qual a marca ou modelo também, esses também são bem bonitos.

Bronislaw
05-05-09, 10:16
Pessoal não desisto, vou colocar o aro dia 10, mas tenho uma ultima duvida, e só não sei o modelo ainda.

Mas só mais uma duvida, se o pneu furar, quando for arrumar tem que desmontar o pneu tira tudo igual os com raio, ou tem como arrumar igual pneu de carro, sem precisar desmontar o pneu?

douglasybrazul
05-05-09, 10:48
Pessoal não desisto, vou colocar o aro dia 10, mas tenho uma ultima duvida, e só não sei o modelo ainda.

Mas só mais uma duvida, se o pneu furar, quando for arrumar tem que desmontar o pneu tira tudo igual os com raio, ou tem como arrumar igual pneu de carro, sem precisar desmontar o pneu?


tem que desmontar eu acho

nunca furou os pneus da minha moto

Furious VIPER
05-05-09, 10:56
Pessoal não desisto, vou colocar o aro dia 10, mas tenho uma ultima duvida, e só não sei o modelo ainda.

Mas só mais uma duvida, se o pneu furar, quando for arrumar tem que desmontar o pneu tira tudo igual os com raio, ou tem como arrumar igual pneu de carro, sem precisar desmontar o pneu?

Eu usei por quase 4 anos rodas de liga leve com pneus COM câmara.. e o procedimento é igual as motos com rodas raiadas... tem q tirar o pneu e a câmara da moto.
Não sei se rodas com pneu SEM câmara o procedimento é diferente!