PDA

Ver Versão Completa : Lenda da Vela



lirowjp
16-04-09, 18:19
Pessoal, todos falam que a vela com as bordas da rosca carbonizada é indício de que a mistura está rica.
No entanto, nunca consegui ver uma vela que não estivesse neste estado !
Estou começando a achar q é lenda . . .

A minha fica sempre carbonizada seca, sem estar húmida. . .
Já experimentei com o parafuso da mistura com 1 volta de abertura, com 5, com 2,5 e com 2,75 e fica sempre do mesmo jeito !

claro, quando deixei com 5 voltas, estava mais intensa a carbonização do que com 1, mas SEMPRE fica pretinho . . .

Ah sim, deixei essas regulagens mais para teste mesmo . . .

É isso, se alguém puder me mostrar como fica uma vela usada com a regulagem perfeita, por favor . . .

Obrigado !

Roberval3000
16-04-09, 18:38
minha fica igual tbem

oliver2fast4u
16-04-09, 19:32
marca de excesso não seria a vela azulada?????????????
pois a pobre é a vela esbranquiçada.
carbonisação em excesso seria sinal de combustível ruim ou queima de um pouco de óleo, normal é carbonização minima e vela sequinha.

Saurus
16-04-09, 19:38
Na pagina da Bosch e da NGK tem um demonstrativo sobre aspecto da vela e situação da queima de combustível.

mndbm
16-04-09, 20:15
http://www.ngkntk.com.br/direct/p6.html

Você precisa se atentar ao aspecto do eletrodo (o lugar onde ocorre a ignição), um pouco de carbonização na rosca, não tem problema... não existe queima 100% perfeita em toda a câmara por isso a formação desse carvãozinho...

A coloração da vela deve ser puxada pro marrom claro, quase bege. Sempre que retirar a vela, confere tambem a folga do eletrodo e aproveita pra passar uma escova ;)

Abraço.

lirowjp
17-04-09, 04:07
certo . . .
mas o q mais se ouve é:
borda da rosca dita a regulagem da mistura na lenta
porcelana dita a regulagem da mistura em alta ...

portanto, c a borda sempre vai ter carbonização, nao deveriam generalizar assim . . .

simples opiniao !

Obrigado !

ammanzoli
17-04-09, 09:26
amigo a vale so vai fica molhada se ela nao tiver queimando direito .. sobre a cor geralmente fica preta mesmo por causa do oleo que sempre passa.. ate o manual diz isso .. para vc sempre verifcar o oleo ..pois tem a tendencia de abaixar ... esse oleo que abaixa e que vai para o cilindro .. e como nao queima bem deixa a vela preta

zaninii
17-04-09, 10:33
Amigos,

a situação da vela tem que ser avaliada após uma puxada... estica a moto, para e na hora saca a vela que vcs vão ver a diferença....

abraços

Ivan RJ
17-04-09, 11:17
Vamos da forma mais simples, ESQUEÇA a cor da borda, se for azul, vermelha, amarela, verde.... o que interessa é a COR dos ELETRODOS, além disso nada importa. Faça o que o Sauros sugeriu que vc irá aprender um pouco sobre mistura ar / combustível. Qualquer dúvida à mais é só perguntar. Um grande abraço a todos os irmãos.

chrespim
17-04-09, 12:52
Agora, após esticar a moto e for tirar a vela, cuidado para não se queimar, hehe...

Brincadeiras a parte, creio que como os amigos falaram, isto não é lenda, pois a vela sim, pode passar informações importantes de como estão as afinações da moto e alimentação de seu motor.

ammanzoli
17-04-09, 13:49
Amigos,

a situação da vela tem que ser avaliada após uma puxada... estica a moto, para e na hora saca a vela que vcs vão ver a diferença....

abraços


da onde vc tiru essa amigo ....

aqui no PN .. tem uma coisa engraçada ... tem muita gente que axa que resolve o problema sempre dando uma esticada na moto ...
esticar .. correr e etc .. nao resolve problema .. o que resolve e tira o dinheiro do bolso e troca as peças necesarias

ja vi gente falando aqui no PN ate que carbura entupido e so correr que limpa .. e brincadeira

nao me leve a mal amigo

mndbm
17-04-09, 15:48
Acho que a intenção dele era ver o comportamento da moto em alta...

ammanzoli
17-04-09, 16:23
Acho que a intenção dele era ver o comportamento da moto em alta...


a vela quando esta ruim .. fica ruim tanto em alta como em media .. ou ate mesmo em baixa acelerações ... mas e notavel principalmente quando de arranca

outro fator e que se vela estiver ruim ela fica um pouco molhada .. ou olhando para ela da para perceber a deteroração tando do eletrodo quanto da ponta

mndbm
17-04-09, 16:32
A vela não "fica ruim"... e pode sim haver haver diferença sim na regulagem de baixa e alta, isso vai depender de altura da agulha, abertura do gicle, altura da bóia, etc... Até porque você faz a regulagem em marcha lenta, mas em alta haverá sempre um enriquecimento da mistura, o que ajuda inclusive na refrigeração da câmara de combustão...

No caso da moto dele, a vela é mero objeto de observação do comportamento da queima da mistura, não a causa de uma mistura "não-ideal"

zaninii
17-04-09, 16:52
da onde vc tiru essa amigo ....

aqui no PN .. tem uma coisa engraçada ... tem muita gente que axa que resolve o problema sempre dando uma esticada na moto ...
esticar .. correr e etc .. nao resolve problema .. o que resolve e tira o dinheiro do bolso e troca as peças necesarias

ja vi gente falando aqui no PN ate que carbura entupido e so correr que limpa .. e brincadeira

nao me leve a mal amigo



Palavra de quem a anos meche com preparação...e nunca disse que qualquer problema se resolve com uma puxada... porém a maneira mais correta de verificar a mistura é esta... qdo vc simplesmente retira a vela vc está verificando a mistura da marcha lenta... vc esticando e retirando a vela logo depois, ainda quente, tem a leitura da progressividade da mistura... outra coisa... pelo visto vc nunca meteu a mão em um carburador.. .acho que vc não sabe diferenciar a marcha lenta do gligleur que alimenta o motor assim que a borboleta é aberta, o gigleur que entra em ação devido ao vácuo... vc pode ter uma marcha lenta rica e a progressividade pobre... vc sabe qual é o conceito do afogador??? bom... não vou me prolongar muito não...

é por essas e outras que não costumo postar nada... pessoal com conhecimento zero, que nunca meteu a mão em nada quer discutir...

abraços

Stone
17-04-09, 19:56
esse lance de borda da rosca mostrar as baixas rotações e o eletrodo mostrar a alta eu já ouvi muito, e de gente que entende mesmo do assunto
também pra ver a vela não é só tirar ela e ver... aí dá pra ter uma base só, eu quando estou regulando uma moto vou andar com ela, dou uma esticada mesmo, até uma 3ª ou 4ª, aí ainda esticando puxo a embreagem e desligo a moto imediatamente, aí paro e vejo a vela, assim temos uma leitura precisa do que está acontecendo lá dentro

zaninii
17-04-09, 20:35
isso ai meu camarada... vc faz da forma correta... :clap:

Stone
17-04-09, 20:51
aprendi isso com o finado amigo Henrique

Alan Ranieri
17-04-09, 21:02
Acabei de trocar a minha vela, coloquei uma de IRÍDIO, bom a velha estava com a borda preta e o eletrodo central cor de tijolo depois posto a foto.

EDIT
Comprei a vela do BUZATO quem quiser.
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=23904.0

ammanzoli
17-04-09, 21:15
Palavra de quem a anos meche com preparação...e nunca disse que qualquer problema se resolve com uma puxada... porém a maneira mais correta de verificar a mistura é esta... qdo vc simplesmente retira a vela vc está verificando a mistura da marcha lenta... vc esticando e retirando a vela logo depois, ainda quente, tem a leitura da progressividade da mistura... outra coisa... pelo visto vc nunca meteu a mão em um carburador.. .acho que vc não sabe diferenciar a marcha lenta do gligleur que alimenta o motor assim que a borboleta é aberta, o gigleur que entra em ação devido ao vácuo... vc pode ter uma marcha lenta rica e a progressividade pobre... vc sabe qual é o conceito do afogador??? bom... não vou me prolongar muito não...

é por essas e outras que não costumo postar nada... pessoal com conhecimento zero, que nunca meteu a mão em nada quer discutir...

abraços


amigo nao mexi em um so mas en varios .. pois ja trabalhe em uma ofinica de motores de alta perfome .. nao preparação... mas se vc axa que eu nao um playboy que so fala asneira .. blz entao obrigado ...

chrespim
17-04-09, 23:15
Amigos, estamos aqui para falar sobre motos ou dizer quem sabe mais ou menos? Vamos nos atentar aos fatos, se vc discorda do que diz o amigo, tudo bem, não é errado, pois cada um tem seu ponto de vista, mas saibam colocar suas opniões de forma com que se faça entender e não mal compreender e nem ser de certa forma indelicado com o companheiro!

Tqf2
18-04-09, 06:57
Eu só sei que acho a vela da minha moto muito esbranquiçada... e o mecânico disse que é normal por cusa da injeção.

Vai saber....

Stone
18-04-09, 13:29
essas motos mais novas trabalham com a mistura um pouco pobre por causa dessas leis de poluição e tals, talvez seja por isso que a vela esteja meio branca

MatheusS50
18-04-09, 20:45
Certamente a coloração da vela e os depósitos de carbono tem muito a dizer..

Caso busquem velas de maior tecnologia e qualidade internacional:
www.denso.com.br/velas

blaugusto
21-04-10, 20:12
Desenterrando pq é útil e tô com uma duvida:

Já saquei sobre as cores, o que fazer em caso de coloração assim ou assado, em que momento ver a cor...

Mas eu estou com um pobreminha:
Um dos lados da minha vela tá branca. O resto tá na cor perfeita!!
Mas tanto no eletrodo como na rosca de apenas um dos lados está branca!!

Danou-se???

magrao tk
21-04-10, 21:28
Um dos lados da minha vela tá branca. O resto tá na cor perfeita!!
Mas tanto no eletrodo como na rosca de apenas um dos lados está branca!!


(2)

A vela da minha parece uma lua minguante. Uma parte escura e a outra clara.
Até hoje ninguem daqui soube explicar.

blaugusto
21-04-10, 21:42
Pô... tirei a vela pra dar aquela checada mensal e tava lá... perfeita!!

Girei ela... pouts... branca!!

Corri aqui pra dar uma pesquisada e nada.

Deve ser a vela do batman. Duas caras!

ASR
21-04-10, 23:42
(2)

A vela da minha parece uma lua minguante. Uma parte escura e a outra clara.
Até hoje ninguem daqui soube explicar.


Eu não sou mecãnico mas isso tem alguma coisa a ver com válvulas. Já percebeu como o eletrodo das velas fica coladinho na abertura das válvulas? Do lado E a admissão, do lado D o escape. Tire suas conclusões.

Thyago Mahon Barros
22-04-10, 02:32
Creio eu que vela com as bordas da rosca pouco carbonizada é normal demais.

blaugusto
22-04-10, 11:44
Creio eu que vela com as bordas da rosca pouco carbonizada é normal demais.


Isso tá escrito aqui no tópico... :/

blaugusto
22-04-10, 11:45
Eu não sou mecãnico mas isso tem alguma coisa a ver com válvulas. Já percebeu como o eletrodo das velas fica coladinho na abertura das válvulas? Do lado E a admissão, do lado D o escape. Tire suas conclusões.


Vou marcar a vela pra olhar quando tirar ela denovo.

ASR
25-04-10, 12:24
Aí pessoal, dá o diagnóstico desta vela aí por favor!

http://img689.imageshack.us/img689/4969/sdc11183f.jpg (http://img689.imageshack.us/i/sdc11183f.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)


http://img718.imageshack.us/img718/8171/sdc11187e.jpg (http://img718.imageshack.us/i/sdc11187e.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Obrigado a todos.

Fagner
25-04-10, 12:27
eu acho que ela ta com a mistura um pouco rica :G :G :G :G

blaugusto
25-04-10, 12:44
Mistura de Rica pra boa...

Alan Ranieri
25-04-10, 12:56
Ta rica a mistura, da para perceber a fuligem na vela.

ASR
25-04-10, 13:12
Ok...então p/ melhorar tem que abrir mais o parafuso da mistura ou fechar?

Alan Ranieri
25-04-10, 13:50
Abrir, mas teria que esperar os mais entendidos para te dar certeza.

Tem gente que diz que o parafuso da misturar só funciona na marcha lenta, mas esse detalhe não posso lhe confirmar.

ASR
26-04-10, 17:28
up

TOP FLAME
26-04-10, 17:33
precisei tira á vela original para limpar, coloquei uma paralela para trabalhar. não sei explicar paresse que á vela queimou não funciona + oque sera?