PDA

Ver Versão Completa : Escapamento para quem deseja performance.. qual é o melhor?



MatheusS50
19-04-09, 13:40
Boa tarde pessoal..

Estou abrindo esse tópico, porque talvez muitos como eu, já testaram diversos escapamentos e ponteiras em suas motos e nunca tiveram um resultado interessante ao invés de barulho horrível..

Pois bem.. já tive várias motos antes de minha atual pequenina CGzinha Sport.. incluindo uma XLX350 no qual troquei o escape original por um Tork, e ao invés de ganhar performance, teve pior.. e o barulho ficou horrível, incomodando a mim e principalmente aos terceiros, que acabam criando raiva dos motociclistas com pura razão.

Quando digo performance, é ganhos reais de potência final em giro elevado.. escape que gera ganho de torque em baixa, certamente irá diminuir a potência final ao invés de aumentar, pois não há segredo em um motor aspirado.. se há menor contra pressão no sistema de escape, automaticamente vc eleva o regime de potência máxima..


Então, eu gostaria de achar um escape para minha Sport que tivesse um tubo primário maior que o original (pois estou preparando o cabeçote dela, e irei aumentar o diâmetro do duto de escape em aproximadamente 1,5mm) e com um abafador final que tivesse vazão do tubo secundário parecido com uma Twister..

Gostaria que o nível de ruído não aumentasse muito..


Então, o pessoal aqui que tem grande experiência com essas pequenas motinhas, sabem me dizer qual escape hoje no mercado, dentro de tantos fabricantes (Wacs, Torbal, Fortuna, Gemoto, Tork, etc..etc) possui o melhor ganho de potência final e com menor ruído?

Ou seja.. qual escape que vocês testaram que deixou a moto mais "xoxa" em baixo a médio regime, mas que depois de acertada a mistura passou a dar limitador com muito mais saúde que o escape original?


Agradeço desde já pela ajuda!

Fernando-SJRP
19-04-09, 14:49
Escapamento pra qualquer 150 ou 125 é MOTO HONDA ou HONDA preparado sem conversa! Ou é ou num é esquece essa tranquera que coyote... sarachu e demais só faiz barulho aquelas porcarias e num anda ***** nenhuma!

Barata
19-04-09, 15:14
Cara, na boa. Junta toda a grana que conseguir ao invés de ficar trocando peças da tua motoca e troca ela inteira por uma moto mais potente! Aumentar performance em 125cc ou 150cc é ilusão, vai acabar ganhando somente em barulho como tu mesmo ja atestou. Se a grana estiver curta, junta e compra uma usada mais potente e aí vai arrumando aos poucos.
Não interessa o que tu fizer, tua moto vai ser sempre uma CGzinha. Te contenta ou troca.

MatheusS50
19-04-09, 15:51
Cara, na boa. Junta toda a grana que conseguir ao invés de ficar trocando peças da tua motoca e troca ela inteira por uma moto mais potente! Aumentar performance em 125cc ou 150cc é ilusão, vai acabar ganhando somente em barulho como tu mesmo ja atestou. Se a grana estiver curta, junta e compra uma usada mais potente e aí vai arrumando aos poucos.
Não interessa o que tu fizer, tua moto vai ser sempre uma CGzinha. Te contenta ou troca.


Olá Barata.

A opção de trocar por uma moto maior, todos nós sabemos que existe.. portanto, dar uma dica de ajuda usando isso como base, não agrega muito, afinal é algo óbvio para todos.

Eu já tive motos bem maiores, e hoje a minha CGzinha é justamente para ser uma simples CGzinha e por isso comprei uma.. tenho condições de ter uma moto maior, como tinha anteriormente, optei pela CGzinha por opção de redução de custo de manutenção, consumo de combustível e capital empatado, pois meu hobbye de verdade não são motos e sim automóveis.

Portanto, não estou modificando minha CGzinha com intuito de transforma-la em uma motocicleta maior, e sim apenas aumentar a eficiência volumétrica da mesma, me proporcionando uma velocidade de cruzeiro maior (já que viajo todos os dias com ela), com baixo custo de manutenção e consumo. É simples assim.

Caso as modificações para aumento de performance ou eficiência volumétrica fossem algo que não funcionassem ou perda de tempo, a CG150 Sport não iria existir.. a Strada 200cc tbm não iria existir, afinal o motor da Strada nada mais é que os antigos OHC 125cc com maior curso no virabrequim, maior diâmetro no pistão e carburador 26mm..


De qualquer forma, agradeço o toque.


Abraços!

Ivan RJ
19-04-09, 17:16
MatheusS50, trocar o escapamento sem regular o carburador para o novo, a moto irá fica xoxa. Nunca vi troca de escapamento aumentar a performance de uma motocicleta e são 39 anos de motociclismo. Preparação para ganho de potência é um conjunto e não um fator isolado. Um grande abraço a todos os irmãos.

Fernando-SJRP
19-04-09, 17:44
Cara, na boa. Junta toda a grana que conseguir ao invés de ficar trocando peças da tua motoca e troca ela inteira por uma moto mais potente!  Aumentar performance em 125cc ou 150cc é ilusão, vai acabar ganhando somente em barulho como tu mesmo ja atestou. Se a grana estiver curta, junta e compra uma usada mais potente e aí vai arrumando aos poucos.
Não interessa o que tu fizer, tua moto vai ser sempre uma CGzinha. Te contenta ou troca.


Se tem TWISTER ? FAZER ? Pode vir testar minha CGZINHA como voce fala que só faz barulho! Se não intende, não tem experiencia nao fala MERDA!

Barata
19-04-09, 18:12
Se tem TWISTER ? FAZER ? Pode vir testar minha CGZINHA como voce fala que só faz barulho! Se não intende, não tem experiencia nao fala MERDA!


Cara fernando débil! caso não tenha percebido, foi o próprio camarada proprietário da cg que disse não estar satisfeito com os escapamentos que usou, portanto não fui eu quem disse que eles só fazem barulho. <Intendeu?>
Sugeri a troca de moto pois entendi que ele queria potencia, não tinha sacado que ele gostaria de economia e um bom custo benefício.

pistão
19-04-09, 18:24
cara cada um cada um mais eu acho que escapes coyote bem legal! experimenta!
[hr]Mensagem unida: 1240176278[hr]
cara cada um cada um mais eu acho que escapes coyote bem legal! experimenta!

Fernando-SJRP
19-04-09, 18:37
Ok

Cara fernando débil!  caso não tenha percebido, foi o próprio camarada proprietário da cg que disse não estar satisfeito com os escapamentos que usou, portanto não fui eu quem disse que eles só fazem barulho.  <Intendeu?>
Sugeri a troca de moto pois entendi que ele queria potencia, não tinha sacado que ele gostaria de economia e um bom custo benefício.


Ok desculpa a grosseria amigo.

oliver2fast4u
20-04-09, 00:59
Boa tarde pessoal..

Estou abrindo esse tópico, porque talvez muitos como eu, já testaram diversos escapamentos e ponteiras em suas motos e nunca tiveram um resultado interessante ao invés de barulho horrível..

Pois bem.. já tive várias motos antes de minha atual pequenina CGzinha Sport.. incluindo uma XLX350 no qual troquei o escape original por um Tork, e ao invés de ganhar performance, teve pior.. e o barulho ficou horrível, incomodando a mim e principalmente aos terceiros, que acabam criando raiva dos motociclistas com pura razão.

Quando digo performance, é ganhos reais de potência final em giro elevado.. escape que gera ganho de torque em baixa, certamente irá diminuir a potência final ao invés de aumentar, pois não há segredo em um motor aspirado.. se há menor contra pressão no sistema de escape, automaticamente vc eleva o regime de potência máxima..


Então, eu gostaria de achar um escape para minha Sport que tivesse um tubo primário maior que o original (pois estou preparando o cabeçote dela, e irei aumentar o diâmetro do duto de escape em aproximadamente 1,5mm) e com um abafador final que tivesse vazão do tubo secundário parecido com uma Twister..

Gostaria que o nível de ruído não aumentasse muito..


Então, o pessoal aqui que tem grande experiência com essas pequenas motinhas, sabem me dizer qual escape hoje no mercado, dentro de tantos fabricantes (Wacs, Torbal, Fortuna, Gemoto, Tork, etc..etc) possui o melhor ganho de potência final e com menor ruído?

Ou seja.. qual escape que vocês testaram que deixou a moto mais "xoxa" em baixo a médio regime, mas que depois de acertada a mistura passou a dar limitador com muito mais saúde que o escape original?


Agradeço desde já pela ajuda!








cara a sua moto é uma CG Sport, é fod* escape pra ela , acho q só ponteira, mas te digo, fuja das ponteiras elas são muito abertas, e a moto perde muito final, fica fruxa, o motor original só aceita um escape c/ um pouquinho de vazão a mais que o escape origem e assim mesmo deve achar uma regulagem boa pro ar e pra marcha lenta da moto, se não só vai ficar pior, vc terá uma mínima diferença em aceleração e mais na velocidade final, a moto poderá dar limite de giro mais fácil.
talvez ache algum modelo "estralador, só naõ compre os muito abertos que só fazem barulho, eu tenho um escape "operado", limpei tudo mas não abri demais a saida, ficou ótimo, eu aumentei em duas voltas o ar do bura e aumentei um pouco a lenta, de 120 pra 130 km/h eu sinto a diferença de aceleração, ela tá mais esperta e dá fácil corte de giro, bem sequenciado tipo "pá,pá,pá,pá". Em compensção o consumo aumentou e os buracos do carburador aumentou na aceleração, só melhora quando acerto uma gasosa boa.

OptimusLeo
20-04-09, 02:07
Nunca vi troca de escapamento aumentar a performance de uma motocicleta e são 39 anos de motociclismo.


http://i40.tinypic.com/2n6daag.jpg

Dário
20-04-09, 02:37
Aumenta sim cara, só que em porcentagem, por exemplo, se vc trocar o escape, por um filtro esportivo e vela da boa, acho que vc ganha uns 4 a 5% de performace. numa cg num é muita coisa, mas em motos grandes é sensível a dirferença. Só uma coisa: barulho e aumento de potência não são sempre diretamente proporcionais, vc pode ter um escape com ronco grosso e liso dimensionado bem melhor que um daqueles peidorreiros que tem aos montes por aí. Como o Richard disse aqui uma vez, escape esportivo é uma coisa, escape tó tó tó é outra. (ele num usou bem essas palavras mas foi isso que quis dizer.

redinjf
20-04-09, 03:56
...me proporcionando uma velocidade de cruzeiro maior (já que viajo todos os dias com ela), com baixo custo de manutenção e consumo. É simples assim.


Cara, já que tu viaja todo dia com ela, acaba que, na estrada, o consumo das 150cc se iguala as 250cc. E, mudando escape, filtro e reajustando a mistura gera-se um aumento no consumo.
A diferença básica na manutenção das 150cc para as 250cc está na relação e nos pneus. Nada de exorbitante.
Não só por economia, mas também por segurança na estrada eu recomendo uma Fazer, ou uma Twister ou outra 250cc de sua preferência. :D
Eu curto viajar e na região aqui tem cachoeiras maneiras, por mim eu compraria uma 250cc pra viajar todo final de semana, mas a falta de dinheiro adia esses planos =/
[]'s

chmendes
20-04-09, 05:16
Por experiencia propria, na minha Suzukinha 125, eu uso um Aluminium Rs ,da Roncar(Boca 8), na macha lenta, não faz tanto barulho, e em alta velocidade faz um ronco bacana :OK:,e melhorando muito o torque, tanto em macha lenta,como na alta,subindo rapido o conta-giro,UMA DICA: para conciliar desempenho e economia, regula o carburador um pouco(...um pouco) mais aberto sob-medida, e usa um filtro de ar esportivo, que faz alem do torque responder melhor, mais economia(o carburador não forçar tanto p/ puxar o ar, assim tendo uma combustão mais leve.) VALEU>>> :OK:

Diego.fcs
20-04-09, 09:13
Matheus, esses coyote, esses boca 8 da vida eu acho meio sei lá, o que o pessoal mais usa aki é o Gemoto. Tem 2 modelos, um para ser usado na rua e um de competição, é o que a maioria do pessoal usa nas motos mexidas e nas arrancadas pela região aki.

Dá uma olhada no site: www.gemoto.com.br

Roberval3000
20-04-09, 12:12
axo bobagem

axar q vai melhorar horrores é demais

Ja troquei escapamento pensando em melhorar algo, no inicio parece q ta andando mais e tal
mas depois q acostuma, vc percebe q só ta fazendo mais barulho, KKKKKKKKK



Se tem TWISTER ? FAZER ? Pode vir testar minha CGZINHA como voce fala que só faz barulho! Se não intende, não tem experiencia nao fala MERDA!


melhorou qto? só trocando escapamento?
Realmente queria testar tbem sua moto

Richard
20-04-09, 13:32
Matheus...

Numa boa...

A resposta do pessoal vai te ajudar a seguir um certo caminho, mas não vai adiantar muito... Escape é uma coisa que vc tem que colocar e ver se ficou ao seu gosto, pq cada preparação pede um tipo de escape diferente...

As vezes uma medida de pentelhésimos de milimetro pode obrigar vc a mudar uma curva, abrir um duto, mudar um abafador, etc...

No caso de uma preparação, não tem como falar pra vc que um Sarachu de fibra de carbono, um Coyote de Aluminio ou um Gemoto de lata vai ficar melhor pra vc...

Preparação vc tem que testar componentes, não tem como dizer se o componente A ou B vai ficar melhor...

As vezes vc tem que testar o abcedário todo até achar algo que te agrade e que atenda a proposta que vc tinha em mente, seja ela potencia, torque, etc, etc e etc...

MatheusS50
20-04-09, 16:37
Pessoal..

Agradeço as respostas e as dicas dos colegas.. concordo em partes com alguns e concordo em pleno com outros..

Mas quando eu disse que testei escapes em minhas motocicletas anteriores sem sucesso, não quis dizer que não acredito na melhora de performance via troca de escape.. Eu sei os benefícios de performance que um escape de menor backpressure pode resultar, pois já fiz preparações automotivas e testei ganhos com essas modificações.

O que ocorre, é que no meio dos motociclistas, as empresas precisam produzir produtos que vendam, e não necesseriamente esses são os melhores para performance, pelo contrário.

O que notei é que nas lojas de motopeças, os escapes são geralmente mais barulhos mas não por possuirem maior vazão no primário e secundário, mas sim pq diminuem a quantidade de lã anti-ruído no abafador.. e pra piorar, diminuem o diâmetro do primário para a moto parecer mais "forte", ou seja, com torque distribuido em baixo regime, e no fim, a performance acaba piorando ao invés de melhorar..

Se eles fabricassem um escape com primário generoso, que realmente diminuisse a contra-pressão, os leigos que não soubessem acertar a mistura, ou até mesmo os que confundem torque em baixa com potência final (algo comum, até hoje alguns continuam dizendo que os motores 8V são mais "fortes" que os motores 16V, no caso de automóveis) iriam reprovar o produto e esse não iria vender.


Por isso, perguntei a vocês que já estão no meio dessas motocicletas de baixa cilindrada, qual seria o escape que foge desse padrão..ou seja, que tenha bastante material anti-ruído como um original, porém, com tubos primários e secundários de maior diâmetro, visando potência em regime elevado..


Em motos esportivas de cilindrada elevada, é fácil achar escapes assim, como os Yoshimura, Akrapovic (muito bom o gráfico do Ivan, mostra que o escape de menor backpressure gerou pouca perda em baixo regime comparado aos ganhos em demais regimes) e outros, que realmente aumentam a potência em pico..pois normalmente proprietários dessas motos já possuem maior conhecimento em relação a potência e ganhos reais de performance..



Eu certamente irei testar, pois só sobrou essa alternativa.. outra alternativa seria eu mesmo fabricar um escape, com um primário e secundário de maior diâmetro, baseando em uma motocicleta de potência resultante a que irei chegar na preparação da minha.. poderá resultar no ideal.. o duro é ter tempo de fabricar essas coisas.. por isso queria achar algo pronto.



Obrigado pessoal.. Abraços!

WAGNER BRASIL
20-04-09, 17:20
cara , blz . tambem já esperimentei varios tipos de cano , quando minha moto era oruiginal e o que me dava melhor desempenho era o original . depois q fiz o cabeçote e coloquei o comando e carburador da sport pegamos o cano original e aumentamos o bico da saida de 15mm para 20 e retiramos o ultimo boró , ficou ótimo , eu gostei do barunho não ficou muita zueira ... e ficou uma bala Titan....

chuckzin
20-04-09, 22:05
Ouço muito em Gemoto, mas não sei ao certo o quanto é verdade sobre ele gerar um ganho de força consideravel..

Pro meu projeto que é aumentar cilindrada da Titan pra 190cc, comando bravo, cabeçote trabalhado e carburador brocado, ainda não sei qual escapamento adotar :/

Gosto da estética do tri-oval preto da coyote, mas o preço não agrada.

Outro que acho bonito é o V-pro da Protork, mas ouço muitos reclamarem da qualidade dele.

E o Gemoto, não é muito bunito, porém só ouço elogios do mesmo, dae a minha mesma duvida que a sua :k

Diego.fcs
20-04-09, 23:34
Ouço muito em Gemoto, mas não sei ao certo o quanto é verdade sobre ele gerar um ganho de força consideravel..

Pro meu projeto que é aumentar cilindrada da Titan pra 190cc, comando bravo, cabeçote trabalhado e carburador brocado, ainda não sei qual escapamento adotar :/

Gosto da estética do tri-oval preto da coyote, mas o preço não agrada.

Outro que acho bonito é o V-pro da Protork, mas ouço muitos reclamarem da qualidade dele.

E o Gemoto, não é muito bunito, porém só ouço elogios do mesmo, dae a minha mesma duvida que a sua  :k


O Gemoto é como aqueles escapes de ML mais antigos né, como a fábrica é a uns 60km daki todos o pessoal de pequenas usam ele, principalmente em Maringá (onde é a fábrica) que a galera usa em motos de arrancadas. Tem um cromado que é pra uso na pista e um de pista que é preto, esse de pista normalmente é proibido, mas a galera usa. Para uma moto preparadinha eu acho ele o ideal.

Tem um tópico no classificados do Guilherme que é um ótimo mecânico aki do fórum que ele vende esses escapamentos Gemoto, troquem uma idéia com ele.

RODRIGO_FAN08
21-04-09, 11:46
Cara, já testei vários escapes na minha fan depois de mexer no motor e te digo que dentre os que testei(aluminum, coyote, pro tork, honda, moto honda, roncar, torbal fortuna, estralador fortuna e outros), somente 2 me agradaram de verdade....foi um honda "feito" lá no Banana Moto Escape, em Goiânia(ótimo escape, a força que ele trazia na reta era notável, mas prendia um pouco no final) e claro, o Moto Honda, que eu uso hj...(original de ml, mexido por dentro)
O moto honda num tem a mesma pegada do anterior(honda feito) na reta, mas analisando o funcionamento geral da moto(arrancada, média e final) ele se comporta melhor...um que chega perto dele(segundo opinião de amigos), é o gemoto...mas num tive a oportunidade de rodar com ele pra dar uma opinião mais precisa...

Outro que num tive a oportunidade de testar no meu motor, foi o sarachu....mas logo quero ver qual é a dele.... ;)

MatheusS50
21-04-09, 13:05
cara , blz . tambem já esperimentei varios tipos de cano , quando minha moto era oruiginal e o que me dava melhor desempenho era o original . depois q fiz o cabeçote e coloquei o comando e carburador da sport pegamos o cano original e aumentamos o bico da saida de 15mm para 20 e retiramos o ultimo boró , ficou ótimo , eu gostei do barunho não ficou muita zueira ... e ficou uma bala Titan....


Mas como vc fez para desmontar o escape original? O meu original da Sport é lacrado, único jeito de abri-lo é cortando e depois soldando.. vc fez isso? Essa foi uma alternativa que não desconsiderei..

Mas ainda acho que o tubo primário do escape original é muito estreito, pois comparando com a Yes 125 que tem menos potência e válvulas menores, ele é 2mm mais estreito..



O Gemoto é como aqueles escapes de ML mais antigos né, como a fábrica é a uns 60km daki todos o pessoal de pequenas usam ele, principalmente em Maringá (onde é a fábrica) que a galera usa em motos de arrancadas. Tem um cromado que é pra uso na pista e um de pista que é preto, esse de pista normalmente é proibido, mas a galera usa. Para uma moto preparadinha eu acho ele o ideal.

Tem um tópico no classificados do Guilherme que é um ótimo mecânico aki do fórum que ele vende esses escapamentos Gemoto, troquem uma idéia com ele.

Obrigado pela dica.. mas esse Gemoto é muito ruidoso? Motor monocilíndrico faz barulho feio, por isso, quanto menor for o ruído pra mim, melhor..



Cara, já testei vários escapes na minha fan depois de mexer no motor e te digo que dentre os que testei(aluminum, coyote, pro tork, honda, moto honda, roncar, torbal fortuna, estralador fortuna e outros), somente 2 me agradaram de verdade....foi um honda "feito" lá no Banana Moto Escape, em Goiânia(ótimo escape, a força que ele trazia na reta era notável, mas prendia um pouco no final) e claro, o Moto Honda, que eu uso hj...(original de ml, mexido por dentro)
O moto honda num tem a mesma pegada do anterior(honda feito) na reta, mas analisando o funcionamento geral da moto(arrancada, média e final) ele se comporta melhor...um que chega perto dele(segundo opinião de amigos), é o gemoto...mas num tive a oportunidade de rodar com ele pra dar uma opinião mais precisa...

Outro que num tive a oportunidade de testar no meu motor, foi o sarachu....mas logo quero ver qual é a dele....

O que vcs chamam de escape Moto Honda e Honda?

A Sarachu e Wacs são consagradas para escapes de pista.. mas pelo que ví no site deles, para as motos pequenas eles estão dando foco só em estética e barulho..

mas mandei um e-mail pra eles, para verificar se há alguma opção pronta de escape de competição para vender..


Abraços!


Matheus

RODRIGO_FAN08
21-04-09, 14:19
O que vcs chamam de escape Moto Honda e Honda?




[]"...o Moto Honda, que eu uso hj...(original de ml, mexido por dentro)..."[] ;)

Sky
21-04-09, 14:23
Cara melhor que tive foi o Scap 788 da Pro Tork Devil, uma série especial, o ronco e barulho dele são inegualaveis.......tenho na minha TDM, ele de baixa rotação faz pouco barulho, parece o orginal, mais quando dá uma acelerada que enche o motor é um ronco muito nervoso....

Joao XTZ
22-04-09, 21:56
meu pras Cg preparadas não tem jeito ou vc usa um gemotão de pista ou um sarachu...eles ajudam no volume de saida do ar...e esquece silencio em preparação...nunca vi um carro de arrancada de 600 cvs com silencioso...a unica exceção eh a a turbo C onde o escape tem de ter um abafador...mas preparação tem de ter um escape livre a altura...

valeu...

Diego.fcs
23-04-09, 13:47
O Gemoto é o famoso estralador, é muito estralado mesmo, silencioso num tem jeito não!

MarciON
23-04-09, 14:35
bom cara
eu ja usei escape na twister abertao e digo
fica fraca, froxa, uma porcaria
e na pista de escape original ja dei pau em muita twister com escape aberto
enfim, ainda nao testei escape estralado nela, mas a galera q tem nas twisters aki em votuporanga falou q fica o bixo
na minha today tinha um escape honda, daí mandei operar ele na época pra fica estralado e o desempenho melhorou um pouco
acredito q pra 4t escape q nem esses estralados nao tem nao
sao mt bons

abç

MatheusS50
23-04-09, 20:31
meu pras Cg preparadas não tem jeito ou vc usa um gemotão de pista ou um sarachu...eles ajudam no volume de saida do ar...e esquece silencio em preparação...nunca vi um carro de arrancada de 600 cvs com silencioso...a unica exceção eh a a turbo C onde o escape tem de ter um abafador...mas preparação tem de ter um escape livre a altura...

valeu...


Esse Gemoto é aquele com estética parecida com escape de CG convencional?

A questão não é silêncio na preparação e sim não aumentar o ruído propositalmente sem ganho em troca como ocorre em 90% desses escapes para motocicletas.. alguns chegam piorar a performance em relação ao origina e fazendo mais barulho, esse é o tipo de peça inútil, e por isso quero evita-la.

Quanto aos carros preparados, é diferente, pois automóveis usam abafadores do tipo silencioso, e quando se coloca abafadores de fluxo reto (como já é original nas motos), o ruído aumenta, porém, com ganho real em performance pela diminuição do backpressure.

A propósito, os motores com turbocompressores sofrem menos, pois a turbina já é um abafador natural..


Gemoto é o famoso estralador, é muito estralado mesmo, silencioso num tem jeito não!

silencioso como original sei que é difícil, pois se aumentou o diâmetro do secundário, automaticamente diminui a pressão que faz contra a lã anti-ruído.. mas eu digo um escape com ruído aceitável, e não como a maioria dos que andam pelas ruas, que ninguém consegue nem conversar quando o mala-sem-alça passa com sua pequena monocilindríca causando na cidade..hehehe

Mas o que vocês chamam de estralador?



bom cara
eu ja usei escape na twister abertao e digo
fica fraca, froxa, uma porcaria
e na pista de escape original ja dei pau em muita twister com escape aberto
enfim, ainda nao testei escape estralado nela, mas a galera q tem nas twisters aki em votuporanga falou q fica o bixo
na minha today tinha um escape honda, daí mandei operar ele na época pra fica estralado e o desempenho melhorou um pouco
acredito q pra 4t escape q nem esses estralados nao tem nao
sao mt bons

Mas ficou fraca em que regime de rotações? Em baixa, média ou alta? Você acertou a mistura?

Não necessariamente um escape que tenha deixado sua moto xoxa tenha sido um escape ruim.. pode ser que ele tenha deslocado o giro de potência máxima para uma rotação mais alta e tbm empobreceu a mistura (necessitando de acerto na carburação, para enriquecer a mistura).

Por isso eu sempre pergunto da melhora em relação ao regime de rotações.. é comum vc ver a garotada achando que o escape rendeu potência pq o motor ficou mais saudável em rotação baixa..
Se um escape gera ganho de torque e potência em baixo regime, pode ter certeza que em alta perdeu.. no fim, vc reduziu a potência final para poder ter uma curva prematura.

Então, essa é a questão..um escape que não seja escandaloso e que gere ganho de potência real em alto regime.. não importando a perda que ocasiona em baixo regime..

Diego.fcs
24-04-09, 09:20
Dá uma olhada no modelo ML, tem 2 modelos, com 1 abafador e com 2 abafadores... É estralador porq ele tem um som bem estralado, meio agudo, não é grave e grosso como nos boca 8 e tal...

http://www.gemoto.com.br/

Kaveira
24-04-09, 10:09
Eu tive experiência com o Roncar Aluminium RS.

Quanto ao desempenho, percebi que perdeu um pouco em baixa e ganhou mínimamente alguma coisa em alta, e melhorou bem a ersposta ao acelerador. Porém estou reconsiderando essa melhora na alta agora depois de voltar o escapamento original e re-regular o carburador. De velocidade final não mudou nada, e no geral, com esportivo a moto consumia um pouco à mais (30~35km/l com esportivo dependendo da mão, 35~37km/l com original).

É um ótimo escapamento, de qualidade igual ao original, muito bem acabado, e com um visual muito agradável. Mas o barulho... Para andar na cidade é legal, um barulhinho à mais ajuda na segurança, mas para estrada, depois de meia hora de viagem o barulho incomoda bastante. Túneis? Nem eu aguentei... apertei a embreagem e esperei terminar o túnel para desembrear...

Opinião final? gostei muito do visual e do barulho apenas na cidade. Em relação à desempenho, melhorou só a resposta ao acelerador.

Abraços,

MatheusS50
24-04-09, 10:23
Dá uma olhada no modelo ML, tem 2 modelos, com 1 abafador e com 2 abafadores... É estralador porq ele tem um som bem estralado, meio agudo, não é grave e grosso como nos boca 8 e tal...

http://www.gemoto.com.br/


O bicho é feio.. Mas são abafadores internos, certo? Ele tem uma "colméia" de lã única em um e dupla no outro, é isso? O com 2 abafadores chega ser próximo do original o barulho ou é escandaloso também?

Vc conhece alguém que tenha esse escape e possa medir o diâmetro do tubo primário e secundário pra mim?



Eu tive experiência com o Roncar Aluminium RS.

Quanto ao desempenho, percebi que perdeu um pouco em baixa e ganhou mínimamente alguma coisa em alta, e melhorou bem a ersposta ao acelerador. Porém estou reconsiderando essa melhora na alta agora depois de voltar o escapamento original e re-regular o carburador. De velocidade final não mudou nada, e no geral, com esportivo a moto consumia um pouco à mais (30~35km/l com esportivo dependendo da mão, 35~37km/l com original).

É um ótimo escapamento, de qualidade igual ao original, muito bem acabado, e com um visual muito agradável. Mas o barulho... Para andar na cidade é legal, um barulhinho à mais ajuda na segurança, mas para estrada, depois de meia hora de viagem o barulho incomoda bastante. Túneis? Nem eu aguentei... apertei a embreagem e esperei terminar o túnel para desembrear...

Opinião final? gostei muito do visual e do barulho apenas na cidade. Em relação à desempenho, melhorou só a resposta ao acelerador.

Abraços,

Olá Kaveira,

Obrigado pelo relato!

Então, esse é o meu medo, um ronco exagerado e sem ganho em performance.. que pra mim seria algo inútil..
Mas se vc sentiu perda em baixa é um bom sinal, mostra que esse escape diminuiu o backpressure..

Vc chegou a ajustar a mistura? Mesmo após acertada a mistura, a velocidade máxima com a mesma relação não aumentou nada significativo?

Diego.fcs
24-04-09, 11:17
Matheus, as medidas eu não sei dizer, o com 2 abafadores é um pouco estralado sim, barulho parecido com as Cg antigonas, tipo a bolinha, ML... Esse escape é o mesmo tamanho do escapamento original das ML.

Mande um e-mail para a fábrica que eles podem te ajudar melhor quanto as especificações do escapamento.

Kaveira
24-04-09, 12:12
Vc chegou a ajustar a mistura? Mesmo após acertada a mistura, a velocidade máxima com a mesma relação não aumentou nada significativo?


Sim, eu ajustei a mistura, andei com a chavinha no bolso uma semana até achar um ponto legal e consegui um bom ajuste, para marcha lenta estável, boa aceleração e final sem falhar.

Em termos de velocidade final, posso dizer que não mudou, o que mudou em desempenho é que a moto ficou mais esperta, só isso.

Acrescento que, mesmo barulhento, gostei muito do ronco desse escape, muito mais "bonito" que outras marcas por aí. Agora, entre um barulho gostoso na cidade mas insuportável numa viagem mais um tantinho de "esperteza" na moto e o conforto do escapamento original, prefiro o original, tanto que estou vendendo o Roncar.

Abraços,

MatheusS50
24-04-09, 13:23
Sim, eu ajustei a mistura, andei com a chavinha no bolso uma semana até achar um ponto legal e consegui um bom ajuste, para marcha lenta estável, boa aceleração e final sem falhar.

Em termos de velocidade final, posso dizer que não mudou, o que mudou em desempenho é que a moto ficou mais esperta, só isso.

Acrescento que, mesmo barulhento, gostei muito do ronco desse escape, muito mais "bonito" que outras marcas por aí. Agora, entre um barulho gostoso na cidade mas insuportável numa viagem mais um tantinho de "esperteza" na moto e o conforto do escapamento original, prefiro o original, tanto que estou vendendo o Roncar.

Abraços,



Quanto você está pedido em seu escape? Acredito que ele seja adaptável na CG, pois já lí em um tópico nesse fórum sobre o processo inverso (colocaram o escape da CG150 em uma YES).

Vc poderia medir pra mim o diâmetro do tubo primário e secundário? A tampa traseira do abafador é desmontável (tem rebites ou parafusos? ou é soldada?)?


Abraços!

Kaveira
24-04-09, 13:57
MatheusS50,

Eu estou pedindo R$100 pelo escapamento, postei um anúncio na área de classificados, inclusive com foto.

Posso tirar as medidas e fotos, mas adianto que não tenho um paquímetro, então vai ser no olhômetro + régua.

Eu li que você mencionou várias vezes tubo primário e secundário, e entendi que tubo primário deve ser o tubo que sai do motor e entra na caixa, certo? E o tubo secundário, onde ou o que é este tubo?

A ponteira do escape é removível eu acredito, pois é mais ou menos um "bloco" de alumínio fixo com 3 parafusos. Antes de voltar o escape original eu soltei estes parafusos e tentei tirar a ponteira para estudar alguma coisa para abafar um pouco, mas só com as mãos eu não consegui tirar e deixei prá lá.

Segundo comentário de um dono de oficina daqui, ele comentou que é possível desmontar a caixa do Roncar e aplicar manta acrílica para reduzir o barulho. Mas, foi um comentário que eu ouvi, não vi ou fiquei sabendo de alguém que tenha feito.

Me especifique detalhadamente quais medidas que você quer que eu vejo depois.

Abraços,

ramirobs
24-04-09, 14:09
Escape esportivo só vai fazer mais barulho... tu vai ter a ilusão de andar mair.. vai ficar acelerando mais pra escutar o barulho.. vai ficar encomodando os louco com essa merda barulhenta e ainda vai ter q trocar a lã depois de um ano.. e depois se colocar lã vagabunda uma vez por mes... ou seja.. nao vale a pena.

Wanderson
24-04-09, 14:13
nossa
trocar a lã??
onde q eu acho isso
q nem em lugar q arruma geladeira eu to conseguindo achar

performace_sempre
24-04-09, 14:17
gemoto preto e ja era !!!!!vai ficar canhão !!!

ramirobs
24-04-09, 14:19
nossa
trocar a lã??
onde q eu acho isso
q nem em lugar q arruma geladeira eu to conseguindo achar


Essa lã não é a melhor pra se colocar.. mas se tu achar, tu vai achar essa ai.. dura duas semanas.. depois tem que trocar de novo..

MatheusS50
24-04-09, 15:08
MatheusS50,

Eu estou pedindo R$100 pelo escapamento, postei um anúncio na área de classificados, inclusive com foto.

Posso tirar as medidas e fotos, mas adianto que não tenho um paquímetro, então vai ser no olhômetro + régua.

Eu li que você mencionou várias vezes tubo primário e secundário, e entendi que tubo primário deve ser o tubo que sai do motor e entra na caixa, certo? E o tubo secundário, onde ou o que é este tubo?

A ponteira do escape é removível eu acredito, pois é mais ou menos um "bloco" de alumínio fixo com 3 parafusos. Antes de voltar o escape original eu soltei estes parafusos e tentei tirar a ponteira para estudar alguma coisa para abafar um pouco, mas só com as mãos eu não consegui tirar e deixei prá lá.

Segundo comentário de um dono de oficina daqui, ele comentou que é possível desmontar a caixa do Roncar e aplicar manta acrílica para reduzir o barulho. Mas, foi um comentário que eu ouvi, não vi ou fiquei sabendo de alguém que tenha feito.

Me especifique detalhadamente quais medidas que você quer que eu vejo depois.

Abraços,



Então, com régua é impossível medir.. será que vc não conseguiria um paquímetro?
A saída do tubo secundário até da pra usar a régua, agora o diâmetro do tubo primário impossível.


Mas é isso mesmo que vc falou, e com um adicional de outras medidas para eu ver se encaixa:
-Tubo primário: Aquela curva que sai do cabeçote
-Tubo secundário: Aquele charutinho que fica dentro do abafador (ou caixa como vc diz)
-Distância entre os furos que fixam no cabeçote
-Comprimento total do escape


Seria possível conseguir essas medidas pra mim?

quem sabe a gente fecha negócio..

DOUGLAS 00
24-04-09, 16:01
Pode ser uma idéia idiota, mas não daria pra aproveitar um escape de TW? Em tese, ele estaria apto a uma maior vazão. Ou então mandar confecionar as curvas e comprar uma ponteira sport?

oliver2fast4u
24-04-09, 22:04
Pode ser uma idéia idiota, mas não daria pra aproveitar um escape de TW? Em tese, ele estaria apto a uma maior vazão. Ou então mandar confecionar as curvas e comprar uma ponteira sport?


Pode ser uma idéia idiota, mas não daria pra aproveitar uma ponteira Roncar/coyote c/ uma curva de CG sport? existe sim pra ela, pois conheço um cara que comprou uma ponteira c/ curva pra CG 125 e veio até a cinta pra prender o abafador.

Kaveira
28-04-09, 12:54
Boas gentes,

tirei as medidas que o Matheus pediu. Como não tinha paquímetro, improvisei um instrumento ultra moderno que seguindo os princípios da geometria euclidiana resolve e muito bem!

http://img216.imageshack.us/img216/636/foto0213.jpg

Nem preciso escrever a medida né!

http://img216.imageshack.us/img216/8854/foto0214.jpg

Agora sério, medi em um ponto do tubo que não tem deformação devido à curvaturas, e a medida é exatamente 35mm.

Agora, quanto ao tubo secundário, ficou meio difícil de medir, mas dá pra ter uma noção...

http://img220.imageshack.us/img220/711/foto0217.jpg

Observando o detalhe do abafador,

http://img216.imageshack.us/img216/6623/foto0218.jpg

Medindo a saída,

http://img216.imageshack.us/img216/1157/foto0220r.jpg

Detalhe do parafuso que prende a ponteira e onde era presa a plaqueta,

http://img91.imageshack.us/img91/8163/foto0222v.jpg

Marca de qualidade é outro nível,

http://img83.imageshack.us/img83/7276/foto0223.jpg

A medida entre os centros dos furos é "visualmente" 57mm,

http://img528.imageshack.us/img528/4947/foto0226.jpg

Esse "gargalo" tem comprimento de 11mm e diâmetro de 41mm, medidos no "esquadrímetro", e a chapa que fixa no cabeçote tem espessura de 6mm,

http://img266.imageshack.us/img266/202/foto0227.jpg

Agora, o comprimento total do cano tem 89,5cm,

http://img134.imageshack.us/img134/1071/foto0216.jpg

A caixa mede 39cm excluindo a ponteira, diâmetro maior de aproximadamente 11cm, diâmetro menor de aproximadamente 8cm, e uma amareladinha quase nada no começo da curva,

http://img216.imageshack.us/img216/913/foto1224.jpg

Espero que estas medidas e ilustrações ajudem...

Abraços,

MatheusS50
28-04-09, 13:24
Pode ser uma idéia idiota, mas não daria pra aproveitar um escape de TW? Em tese, ele estaria apto a uma maior vazão. Ou então mandar confecionar as curvas e comprar uma ponteira sport?


Pode ser uma idéia idiota, mas não daria pra aproveitar uma ponteira Roncar/coyote c/ uma curva de CG sport? existe sim pra ela, pois conheço um cara que comprou uma ponteira c/ curva pra CG 125 e veio até a cinta pra prender o abafador.

Já pensei nessa saída tbm..mas o escape de Twister parece ter geometria bem distinta..

Quanto a curva da CG Sport, eu tirei a medida externa e tem diâmetro inferior a Suzuki YES original, mostrando que a restrição já começa no tubo primário.. portanto, nada irá adiantar eu trocar só a ponteira.
Também pretendo guardar o escape original intacto afim de não perder valor na revenda.


Boas gentes,

tirei as medidas que o Matheus pediu. Como não tinha paquímetro, improvisei um instrumento ultra moderno que seguindo os princípios da geometria euclidiana resolve e muito bem!


Kaveira, muito boa a criatividade!!!

Muito obrigado por ter tirado as medidas.. nesse feriado irei aferir as medidas do meu escape original para comparar e ver se terei vantagem no tubo primário pelo menos e também se o escape irá encaixar..

Agora o tubo secundário vc não conseguiria medir removendo o "bocal"? É que o diâmetro do tubo secundário é muito importante para os meus cálculos de vazão.

Se o bocal não for removível, você poderia inserir algum objeto que entre justo alí e depois medir o objeto..como uma caneta piloto..

Ah..se o bocal for removível, vc possui outros pra trocar menos escandaloso que esse em formato do numeral "8"?


abraços e obrigado mais uma vez!!
[hr]Mensagem unida: 1240959976[hr]
Kaveira..

Medi hoje o primário da minha Sport.. tem 35,10mm.. a da YES tem 35,80mm..

Teria como vc comparar com seu escape original só para verificar se a medida bate? Pois eu medi no paquímetro, e pode ser que tenha diferença de aferição devido os instrumentos utilizados.

Pela imagem, me da a impressão que esse escape tem o primário bem mais espesso que da Sport.

Ah, o secundário da Sport deu 19,31mm, e da YES original 19,20mm.


Ou seja, a YES tem um primário de maior vazão, mas um secundário mais restritivo (e ela ainda possui catalisador).


Eu gostaria de um primário com pelo menos 36mm de diâmetro e secundário com no mínimo 23mm.


Abraços,


Matheus

Kaveira
29-04-09, 09:19
Eu gostaria de um primário com pelo menos 36mm de diâmetro e secundário com no mínimo 23mm.


Joga na loteria!...

Seguindo o mesmo critério de medição, afirmo que o secundário do roncar da Yes tem 23mm...

Fiz mais ou menos no esquema que você sugeriu. Prendi um "pincel atômico" na ponta da régua e inseri no secundário. Ficou com uma folga de 3 à 5 milímetros no diâmetro, percebendo isso visualmente. Medi a parte que entrou no tubo com o "esquadrímetro" e vi 20mm. então, com certeza o diâmetro do secundário é de pelo menos 22 milímetros.

Comparar com a medida do original ficou meio difícil, pois o "esquadrímetro" só funciona em uma superfície plana. (o primeiro engraçadinho que falar para eu deitar a moto leva um tapa na "oreia"!...)

Mas pelo que você escreveu acima, o tubo primário deve ser de medida padrão - 35mm, com diferença de uns pentelhonésimos de milímetros, dependendo do ponto de medição.

Abraços,

MatheusS50
29-04-09, 09:47
Joga na loteria!...

Seguindo o mesmo critério de medição, afirmo que o secundário do roncar da Yes tem 23mm...

Fiz mais ou menos no esquema que você sugeriu. Prendi um "pincel atômico" na ponta da régua e inseri no secundário. Ficou com uma folga de 3 à 5 milímetros no diâmetro, percebendo isso visualmente. Medi a parte que entrou no tubo com o "esquadrímetro" e vi 20mm. então, com certeza o diâmetro do secundário é de pelo menos 22 milímetros.

Comparar com a medida do original ficou meio difícil, pois o "esquadrímetro" só funciona em uma superfície plana. (o primeiro engraçadinho que falar para eu deitar a moto leva um tapa na "oreia"!...)

Mas pelo que você escreveu acima, o tubo primário deve ser de medida padrão - 35mm, com diferença de uns pentelhonésimos de milímetros, dependendo do ponto de medição.

Abraços,



Vou verificar Kaveira!

é que o tubo primário faz toda a diferença (mesmo nos decimais, pois é a região de maior turbulência durante a saída dos gases do cabeçote).. mas já é bom saber que o secundário é consideravelmente maior..

Dandamdps
30-04-09, 16:57
o pessoal aqui da minha região usa muito é o escapamento da cromoforte (serie ouro). Eu não sei mais dizem que faz a diferencia.

oliver2fast4u
30-04-09, 21:01
Matheus, eu digo uma curva d escape tipo a da TW, só q pra CG 150. eu já vi até curva pra CG 125 c/ uma "ponteirinha" coyote, o cara q tava c/ ela comprou em São Jose do rio Preto- SP, eu perguntei quem fez a curva e diminuiu o abafador e adapatou pra servir na 125 e ele disse que é original, e que se fabrica curva pra ponteira de escape pra todas as motos, outro cara que eu vi por aqui rodava c/ um abafador de TW em curva de (talvez) Strada, (mais certeza de CG 150 mesmo) na CG 150 dele, o ronco era mais baixo e grave q a TW mas o corte de giro era como um fuzil!!!!! pena q os tiras pegaram ele.

gustavo_moreira31
08-05-09, 18:11
O que é fato é o seguinte, escapamento esportivo em moto monocilindrica não vai fazer milagre nenhum, não espere muita coisa pq a mudança as vezes é imperceptivel!

raulzito rock
09-05-09, 00:31
http://www.roncar.com.br/br/mostra_produto.php?id=2324

http://www.roncar.com.br/br/mostra_produto.php?id=2308

quer dizer que apesar da diferença de preços nenhum desses melhora em nada a parformançe de minha moto?
Digam vcs,dêem suas opiniões,tava querendo trocar o scap da minha tb,como viajo sempre,queria um que me desse uns 5 ou 10km a mais nas retas,
abraços

Kaveira
13-05-09, 15:28
queria um que me desse uns 5 ou 10km a mais nas retas, = troca de moto, ou meche no motor.

Só escapamento não dá isso, nem se colocar filtro esportivo, vela ultramegasuperpower, misturmax, amplificador de centelha, cabo sei lá das quantas e outras tranqueiras que só fazem efeito se aumentar o tamanho do "caneco".

Experiência própria: ou troca de moto, ou abre o motor e aumenta a cilindrada ou deixa original. Fora disso é jogar dinheiro fora.

Mas Matheus, e então, novidades no projeto?

jucazl
13-05-09, 15:51
Pra quem quer perfomance em
125 cg
Gemoto - estralador com 1 abafador ou operado
ou moto honda operado
cg150- gemoto -estralador operado ou moto honda operado
esses escapes sao os melhores para as 125-150
o resto faz só barulho ;D

Tiago costa oliveira
27-02-11, 21:18
ae gostaria de saber qual são os locais k devo serar o escapamento para opera-lo.
tenho uma 150 com escape fortuna. aguardo resposta. valeu galera.