PDA

Ver Versão Completa : Verificar o erro do velocïmetro



CGManíaco
29-05-05, 19:20
A maioria dos velocimetros tem erro de leitura.....
A Quatro Rodas lançou a revista especial Motos e testou a XT 660 R
Como mostra a foto abaixo, até a moderna XT com painel digital tem erro de leitura.....

http://geocities.yahoo.com.br/gsi1000/6.jpg
http://geocities.yahoo.com.br/gsi1000/2.jpg

Aqui vai um tutorial pra verificar o erro do velocimetro da sua motoka:

Ande uma certa distância em velocidade constante e marque o tempo em segundos.
Transforme a distância em km e o tempo em horas(divida por 3600).
Divida um pelo outro e você terá a velocidade real.
Ex:Ande 1km (marque no hodometro mesmo) com o ponteiro a 80km/h e marque o tempo exato.
Se der 47s, divida esses 47 por 3600 (para transformar em hora); e depois divida o 1km pelos 0,01305(divisão entre 47/3600):
Velocidade real:76,63km/h (erro de 3,37km/h ou 4,2%)

Wanderson
29-05-05, 22:13
será que o meu é ao contrario??
Dou 120 e parece que anda mais mas o ponteiro fica colado no 120 e não sai nem com reza?
rss

Guigo
29-05-05, 23:31
Nenhum instrumento desses é muito preciso...por isso a margem de erro também existe nos radares eletrônicos que multam os veículos por excesso de velocidade...

GuMa
29-05-05, 23:47
Tbm nao confio...

Smolder
29-05-05, 23:48
mas kah uma dúvida.. c o velocimetro possue uma margem d erro.. o odometro naum teria erro tb... pois os dois trabalha junto correto ?!

Abs,
Smolder

Guigo
30-05-05, 00:13
mas kah uma dúvida.. c o velocimetro possue uma margem d erro.. o odometro naum teria erro tb... pois os dois trabalha junto correto ?!

Abs,
Smolder

Num tenho certeza...mas acho q não...
O odômetro marca o nº de voltas q dá o seu pneu dianteiro, consequentemente marcando a distância...vc percorre 100 km andando a 20 km/h ou a 100 km/h...a diferença é o tempo q vai levar para chegar...
Agora o velocímetro eu num sei como é ajustado, embora realmente seja o mesmo cabo do odômetro...

guitar_tp
30-05-05, 01:27
tem como "calibrar" o velocimetro??

Smolder
30-05-05, 02:14
mas kah uma dúvida.. c o velocimetro possue uma margem d erro.. o odometro naum teria erro tb... pois os dois trabalha junto correto ?!

Abs,
Smolder

Num tenho certeza...mas acho q não...
O odômetro marca o nº de voltas q dá o seu pneu dianteiro, consequentemente marcando a distância...vc percorre 100 km andando a 20 km/h ou a 100 km/h...a diferença é o tempo q vai levar para chegar...
Agora o velocímetro eu num sei como é ajustado, embora realmente seja o mesmo cabo do odômetro...

e o velocimetro num eh assim também ?!?! pelo numero d voltas d pneu.. quanto o pneu girar mais rapido maior a velocidade.. assim marcando o odometro c mudar o tamanho da roda.. ira mudar desconfigurar a velocidade e o odometro... pois uma roda menor íra rodar no eixo mais vezes.. para percorrer a mesma distancia...

Abs,
Smolder

alexandrecatani
30-05-05, 07:08
massa esse topico... os velocimetro das duas titan q tive marcavam 10km/h a mais do q uma cb500 quando estavam lado a lado, tipo eu 50 e a cb tava a 40km... e uu nao sabia q a maioria das motos marcavam errado...

Guigo
30-05-05, 08:53
e o velocimetro num eh assim também ?!?! pelo numero d voltas d pneu.. quanto o pneu girar mais rapido maior a velocidade.. assim marcando o odometro c mudar o tamanho da roda.. ira mudar desconfigurar a velocidade e o odometro... pois uma roda menor íra rodar no eixo mais vezes.. para percorrer a mesma distancia...

Abs,
Smolder

É verdade...faz sentido..... :-k :-k

Smolder
30-05-05, 09:41
pois eh.. o ideal seria fazer este teste ond vc tenha certeza da distancia.. tipo d um ponto a outro..ex: numa br.. ond tem uns quadradinho q a distancia exata d 1km... ou.. c vc tiver as manhãs d medir 1k com a trena..heuehuehue.. aí dah..ueheuhe

Abs,
Smolder

CGManíaco
30-05-05, 12:31
o erro do hodometro é muito pequeno.....
O que causa o maior erro no velocimetro é uma espiral, q junto com um imã, transforma o movimento rotatório do cabo no movimento de sobe e desce do ponteiro....
a 100km/h, uma cg tem em media 10km/h....
se o hodometro tivesse erro tb, a moto iria andar 100km, e o hodometro marcar 110, e isso naum acontece....

Motoka
30-05-05, 17:22
Caaramba, porque o erro é só pra mais ?
Não acontece de dar 120 e ser 130 não ?

Smolder
30-05-05, 18:03
o erro do hodometro é muito pequeno.....
O que causa o maior erro no velocimetro é uma espiral, q junto com um imã, transforma o movimento rotatório do cabo no movimento de sobe e desce do ponteiro....
a 100km/h, uma cg tem em media 10km/h....
se o hodometro tivesse erro tb, a moto iria andar 100km, e o hodometro marcar 110, e isso naum acontece....

ambos tem erro pois trabalha junto.. o erro da velocidade tb eh pequeno..tipo.. c a moto rodar 100 km.. no odometro.. seria menos q 100 ...ex.. no painel a velocidade está a 80 km/h sendo q na verdade eh 74... menos velocidade.. mais lento o odometro roda...mais velocidade mais rápido o odometro roda...

o esquema para ver c o odometro marca certo... eh denominar um ponto d saida... e um ponto de chegada... mais ou menos 2 km... ... faça o percurso.. a 30km/h depois faça a 120 km/h.. em velocidade constante... .. ou seja.. naum saia do ponto parado.. jah passe pelo ponto de partida.. com a velocidade final...zero o odomedro ao passar pelo ponto.. digo ... os q usa para marcar o cumbustivel.. tipo da xt 225 ou.. dt.. etc...

Abs,
Smolder

Frey
31-05-05, 10:39
Todo instrumento de medição apresenta erros de madidas, uns mais outros menos, mas todos, isso é uma regra que nao tem exceção, tem erros de medição....

Só pra pensar, o cálculo que o velocimetro faz, seja eletronico ou mecânico, foi desenhado pra funcionar com um diametro de roda, quando vc monta nao moto, o pneu deforma, logo vc nao tem mais um circulo, isso induz erros na medida, estudo indicam que a cada 1000km rodados em méria o velocímetro passa a marcar 0,2 % a mais devido à diminuição do diametro pelo desgaste normal.

Temos tb as folgas entre engrenagens, que nao podemos esquecer que se desgastam, pois nao existe material eterno....e por aí vai....

o que o velocímetro nos dá é uma estimativa... tanto que o inmetro permite erros de medida de até 10% do valor "real" em final de escala.

valeu!!

BrunoDias
31-05-05, 10:44
Todo instrumento
[...]
permite erros de medida de até 10% do valor "real" em final de escala.

valeu!!
mandou bem na sua primeira mensagem em =D> , ehhee

seja bem vindo ae aou forum

Motoka
31-05-05, 11:12
Só não entendo porque os erros só são pra mais. Acima do real...

Frey
31-05-05, 11:42
Só não entendo porque os erros só são pra mais. Acima do real...

E aí Motoka

é permitido pelo inmetro uma margem de erro de mais ou menos 10% do valor de fim de escala, talvez o fato de a velocidade marcar sempre acima se dê por segurança, se for pensar nos fatos é melhor ter uma moto marcando um pouquinho a mais, isso te dá uns km/h de margem em radares por exemplo. ....