PDA

Ver Versão Completa : :DDetalhes da preparação do pistão da TITAN para a YBR / XTZ :D



Xtz
18-11-09, 00:01
Quem já fez, ou conhece quem tenha, colocado o pistão da titan na XTZ ou YBR, por favor, poste os detalhes da adaptação, os pontos criticos, os prós e os contras e as impressões finais. Valeu galera.....

ammanzoli
18-11-09, 00:40
mas para que vc quer fazer isso???? pq nao usa da xtz mesmo ???

Xtz
18-11-09, 12:31
mas para que vc quer fazer isso???? pq nao usa da xtz mesmo ???

O pistão da Titan é 2,5mm maior! A turma tem feito isso, junto a outras "pequenas" mudanças e conseguido desempenho surpreendente na XTZ. Já comprei o pistão, Mandei abrir um cilindro usdo, e corter a saia, Agora preciso de informações sobre taxa de compressão, quanto desgastar da cabeça do pistã, combustível mais appropriado, coisas assim. Pelo que vejo, talvez seja necessário rodar no alcool pois a taxa de compressão sobe bastante com essa alteração. Conto com a ajuda de todos vocês. Abraço a todos e podem postar suas opiniões.

ammanzoli
18-11-09, 15:15
O pistão da Titan é 2,5mm maior! A turma tem feito isso, junto a outras "pequenas" mudanças e conseguido desempenho surpreendente na XTZ. Já comprei o pistão, Mandei abrir um cilindro usdo, e corter a saia, Agora preciso de informações sobre taxa de compressão, quanto desgastar da cabeça do pistã, combustível mais appropriado, coisas assim. Pelo que vejo, talvez seja necessário rodar no alcool pois a taxa de compressão sobe bastante com essa alteração. Conto com a ajuda de todos vocês. Abraço a todos e podem postar suas opiniões.


a taxa de compresão o cara ta retifica sabe o quanto pode tirar ... e so vc dizer mais o menos a taxa que vc quer e ele se vira

Xtz
19-11-09, 12:53
Rebaixei eu mesmo o pistão por volta de 0,5 0,6 mm de modo que com duas juntas a mais na parte de baixo do cilindro, ele vá ficar com o topo ao mesmo nível do original, porem como tem cerca de 2,5mm a mais em diametro, e a camera de combustão continua a mesma, significaque a taxa sobe. Será que nessas condições, sobe o suficiente para dar pré ignição rodando na gasolina, e seria melhor rodar com alcool ? Ou ainda com os dois combustívceis misturados?
Postem suas opniões. Obrrigado

NEUDSON
19-11-09, 21:31
medi a taxa de compressão depois de montado com aparelho proprio pra isso (pq a formula levei um ano pra conseguir na net e foi fod bota em pratica) ai tu descobre a taxa certa pro combustivel que melhor de adapte....

Xtz
19-11-09, 22:31
medi a taxa de compressão depois de montado com aparelho proprio pra isso (pq a formula levei um ano pra conseguir na net e foi fod bota em pratica) ai tu descobre a taxa certa pro combustivel que melhor de adapte....

A forma de cauculo da taxa estática eu conheço, o problema é decidir o melhor combustível a ser usado, daí lançar os artifícios para variar a taxa. O aparelho que mede a pressão gerada no cilindro é o compressímetro.

NEUDSON
19-11-09, 22:46
...com tanto conhecimento...e ainda ta em duvida...
...é simples taca gasolina se bate pino mete alcool se bate assim mesmo metanol ou tira taxa...

a teoria do melhor combustivel pode ser mais simples ainda .... alcool é mais barato que a gasolina considerando qtos kms vc anda ve valores dos componentes que vão corroer e taca td num a planilha pra ver se vale a pena....

Xtz
20-11-09, 07:59
Agradeço o elogio amigo, bondade sua.
O lance é o seguinte: Fazer funcionar direito, eu consigo. Só o que não sei ao certo, é se valeria mesmo a pana, por isso conto com a ajuda dos parceiros, pois nada melhor que a exemplificação para nortear um propósito. E o meu é ter uma moto potente em sua categoria, usual e confiável. Por isso tem de ser feito muito bem pensado.
Só uma dica: é importante calcular a taxa de compressão antes de montar a moto, pois o teste que você mensionou tomando como base a batida de pino, pode causar sérios danos ao pistão.
Aquí vão os valores:
Para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1, Isso em motores atuais, motores mais antigos, Ex: Fusca, como rodava com combustível "puro", Gasolina, tinham taxa de compressão menor, Ex: 8,5:1 a gasolina.
Os carros flex, tem taxa intermediária permitindo uma queima rasoavel de ambos os combustíveis.
Obrigado a todos pelos posts, e continuem postando suas impressãoes a respeito.
E aí galera, no alcool ou gasolina?

Luciano Paixao 707
06-12-09, 22:56
Bom a taxa das honda CG são de 9.0-1 pra vc medir a compressão e só vc comprar uma ferramenta chamada medidor de compressão do cilindro ela custa R$ 175.00 e vc encontra ela na Everest Motos: Rua Conselheiro Nébias 241/390 Santa Ifigênia-São Paulo Tel (0xx11) 3223-6300 www.everestmotos.com.br (http://www.everestmotos.com.br)

Xtz
07-12-09, 09:27
Obrigado amigo.
Porem, apesar de existir um equipamento específico para medição da taxa de compressão, como você mencionou, o Compressímetro, é necessário antes de fechar um motor, usar os calculos de volume para estabelecer uma taxa estática aproximada do que se espera. Quando feitos corretamente, os calculos, conferem em muito próximo o resultado verificado no compressimetro.
Minha taxa, por exemplo ficou em 10,5:1

Stone
07-12-09, 19:23
O mais certo que você pode fazer para não danificar prematuramente o motor é usar a taxa original dele ou no máximo um pouco mais alta
Você usou óleo para medir a câmara de compressão com o motor montado? deixou o buraco da vela certinho no nível?

Xtz
08-12-09, 10:05
O mais certo que você pode fazer para não danificar prematuramente o motor é usar a taxa original dele ou no máximo um pouco mais alta
Você usou óleo para medir a câmara de compressão com o motor montado? deixou o buraco da vela certinho no nível?

Sim, foi tudo minunciosamente calculado inclusive o volume da camara. Hoje a moto está uma beleza. Forte e rende o que eu esperava.
Só falta chegar o xenon para a instalação.
Por falar nisso, algum aí tem o esquema de algum retificador com regulador de tenção bom para eu montar?? Grato todos

Tqf2
09-12-09, 08:28
Conta aí pra nós tudo que foi alterado aí..

Pq eu tenho a intenção de pegar uma XTZ pra brincar na terra, e queria já saber dos segredos... :P

Xtz
22-12-09, 08:24
Conta aí pra nós tudo que foi alterado aí..

Pq eu tenho a intenção de pegar uma XTZ pra brincar na terra, e queria já saber dos segredos... :P

Oi Tqf2
Rapaz, eu ao menos gostei muito do resultado. Mais vou te antecipando um bom conselho: Se sua moto tem mais de 15 000km rodados, pode se preparar para trocar também a biela e rolamentos do vira.
A XTZ é uma moto fantástica a meu ver., O problema é só o motor muito timido, e pior é que não aguenta preparações muito pesadas. Cabeçote muito pequeno, biela e rolamentos laterais frágeis. Mais para a adaptação do pistão da Titan, se bem feita, dá pra ter uma boa segurança com um rendimento muito satisfatório.
Boa sorte cara.
Leia o tópico todo e vai entender como é feita a adaptação. Se ficar alguma dúvida, pode perguntar.
Abraço
XTZ

Limabl
10-09-11, 16:14
Oi Tqf2
Rapaz, eu ao menos gostei muito do resultado. Mais vou te antecipando um bom conselho: Se sua moto tem mais de 15 000km rodados, pode se preparar para trocar também a biela e rolamentos do vira.
A XTZ é uma moto fantástica a meu ver., O problema é só o motor muito timido, e pior é que não aguenta preparações muito pesadas. Cabeçote muito pequeno, biela e rolamentos laterais frágeis. Mais para a adaptação do pistão da Titan, se bem feita, dá pra ter uma boa segurança com um rendimento muito satisfatório.
Boa sorte cara.
Leia o tópico todo e vai entender como é feita a adaptação. Se ficar alguma dúvida, pode perguntar.
Abraço
XTZCom o pistão da cg a XTZ vai para pouco mais de 135cc e a taxa original é 10:1 mas vc quer mediar a taxa faz o seguinte,mede quatos ml tem o cabeço e depois soma o resultado com a cc e depois divide pela a mesma ml.

EX:

CC + ml = X / ml

123cc + 13ml = 136 /13ml = taxa 10,4:1

bom mais claro que isso só água mineral :p

Limabl
15-09-11, 21:00
Com o pistão da cg a XTZ vai para pouco mais de 135cc e a taxa original é 10:1 mas vc quer mediar a taxa faz o seguinte,mede quatos ml tem o cabeço e depois soma o resultado com a cc e depois divide pela a mesma ml.

EX:

CC + ml = X / ml

123cc + 13ml = 136 /13ml = taxa 10,4:1

bom mais claro que isso só água mineral :p;) bom ,acho que comvai ser mais facil e util pra quem pretende achar a taxa idéal para o alcool ou podium :)