PDA

Ver Versão Completa : Vale a pena rodar no alcool?



Xtz
18-11-09, 00:03
Quem já rodou ou roda no Alcool, poste por favor suas impressões a respeito. Vale mesmo a pena? Quais as desvantagens?

ammanzoli
18-11-09, 00:22
cara eu tinha um xtz e coloquei alcool foi a pior merda que fiz .. pois a xtz ja ruim de pegar na gas no alcool entao .. esquece .... o negocio e o seguinte a moto so tem um cilindro .. oque ja dificulta .. alem disso o certo uma motoca a alcool teria que taxa ela e ter IE .. pois alcool e carburador pelo menos na minha opnião nao combina .. isso vale para carro tb .. ...

agm2112
18-11-09, 07:56
Meu carro é convertido pra alcool, mas rodo no GNV. O consumo aumenta bastante... aqui no RJ não valeria a pena rodar só no alcool, pois o preço do alcool é abusivo. Mas no meu caso, a vantagem é que devido a alta taxa de compressão, o motor fica extremamente economico pra rodar no GNV (O original do meu motor a alcool é 12,6:1, mas eu ainda rebaixei mais 0,5mm). O GNV possui cerca de 130 octanas. Ligar o motor em dias frios (abaixo de 10 graus) é complicado, e sem o GNV acho que eu não conseguiria. O ganho de desempenho tanto no GNV ou em relação a gasolina é significativo. O óleo está sempre limpo quando troco aos 10.000km.

jpedro91
18-11-09, 08:43
pergunte pro tqf2 :G

A moto do cara rodava até na pinga 51 :lol:

Gabriel Paulino
18-11-09, 09:08
acho que depende da sua moto
se tiver IE vale sim

a maior prova e o TQF2... ele tem uma fazer 2008 com 50mil rodados...

ele fez uma vez aqui uma conta
sobre a economia da moto no alcool

foi alguma coisa de 3 ou 4 mil reais de economia e ate hj nao deu problema na bomba de gasolina


mais se sua moto for a carburador eu nao acho uma boa idea


abraço

Diego.fcs
18-11-09, 12:11
Se você roda o dia todo com ela e usa muito a moto, até valeria a pena, desde que seja feito um serviço bem feito (acerto de carburação, mudança de taxa...).

Agora se usa pra ir ao trabalho, facul etc, nem compensa, motor que roda no alcool tem que rodar quente, se rodar frio ele acaba gastando muito. Fora a questão de partida a frio etc...

Xtz
18-11-09, 12:44
cara eu tinha um xtz e coloquei alcool foi a pior $#@%$# que fiz .. pois a xtz ja ruim de pegar na gas no alcool entao .. esquece .... o negocio e o seguinte a moto so tem um cilindro .. oque ja dificulta .. alem disso o certo uma motoca a alcool teria que taxa ela e ter IE .. pois alcool e carburador pelo menos na minha opnião nao combina .. isso vale para carro tb .. ...

Eu também tenho uma Xtz, e te afirmo com toda segurança que a moto pega tão fácil quanto qualquer moto a injeção que você conheça. O segredo é um ajuste de carburação bem feito. Hoje minha moto está com o Carburador da DT 180 e giclagem mudificada, o que me deu muito trabalho para acertar, mais valeu a pena, no entanto, mesmo antes da modificação, ainda com o BURA original, nunca precisei puxar afogador.
Quanto a " Alcool e Carburador não combinam", Na época do pró-alcool, Só se faziam carros a gasolina ou a alcool puro, Detalhe: Todos Carburados, e rodavam muito bem.
O segredo é o ajuste do carburador, a taxa de compressão, além do ponto de ignição adiantado alguns graus.
Porém em motos, não sei bem os resultados por melhor que se faça o trabalho de conversão.
A todos, postem seus comentários, Juntos podemos mais.....
Abraço

Beto
18-11-09, 14:06
Na cidade de Penápolis -SP , existe uma gde frota de mtos de serviço , rodam mto e para economizar usam alcool na moto , ao menos a maioria deles . Ja vi na Internet kit para conversão. Contamos com a ajuda de quem ja usou ou ainda usa. Beto

ammanzoli
18-11-09, 15:13
Eu também tenho uma Xtz, e te afirmo com toda segurança que a moto pega tão fácil quanto qualquer moto a injeção que você conheça. O segredo é um ajuste de carburação bem feito. Hoje minha moto está com o Carburador da DT 180 e giclagem mudificada, o que me deu muito trabalho para acertar, mais valeu a pena, no entanto, mesmo antes da modificação, ainda com o BURA original, nunca precisei puxar afogador.
Quanto a " Alcool e Carburador não combinam", Na época do pró-alcool, Só se faziam carros a gasolina ou a alcool puro, Detalhe: Todos Carburados, e rodavam muito bem.
O segredo é o ajuste do carburador, a taxa de compressão, além do ponto de ignição adiantado alguns graus.
Porém em motos, não sei bem os resultados por melhor que se faça o trabalho de conversão.
A todos, postem seus comentários, Juntos podemos mais.....
Abraço


so que porem os carros tinha a partida a frio .. alem disso o carro tem 4 cilindros (paraticamente todos) com isso se um falhar os outro vai indo .. na moto e um unico cilindro .. falho morreu .. na carro a coisa e mais simples e bem melhor .. na moto ja e complicado .... a minha moto tb pega facil facil .. o problema era de manha .. que ra um merda .. depois as oitra partidas e so trisco .....

sobre vale a pena ou nao .. e como disseram se anda o dia tod blz .. se nao anda e beteira

nelsinh0
18-11-09, 15:36
Quem já rodou ou roda no Alcool, poste por favor suas impressões a respeito. Vale mesmo a pena? Quais as desvantagens?


olha se vc quer ela pa anda mais ]:)
vale apena a taxa de octnagem do alcool e mto maior q
da gasolina
mas tem que deixar bem taxado
senao vai o motorzimmmm vai po pauu :G

XING LING
18-11-09, 16:58
Se souber fazer direitinho fica bom, só q vc for um cara que roda pouco e fica com a moto parada muito tempo esquece, o esquema é colocar óleo de rícino no alcool e deixar o tanque sempre cheio, compra aqueles tubinhos de 60ML de óleo de rícino na farmácia e coloca 1ML + ou- por litro de álcool um tanque sim e um não se você roda todo dia, ou diminui a quantidade e coloca em todos tanques!!!
Se não colocar o óleo de rícino o carbura começa a corroer e o pistonete começa a travar e você quando desenrola o cabo parece que ela continua acelerada!!!


Passar pra álcool pra ficar bom a baixa tem que ficar gorda e não colocar giclê muito grande em relação ao gasolina na alta!!!

Xtz
19-11-09, 12:46
Vou explicar. Estou fazendo uma adaptação em minha moto e a taxa de compressão vai ficar alta. Posso aproveitar para rodar no alcool ou retrabalhá-la para diminuior a taxa e continuar na gasolina, ou ainda diminuir um pouco menos a taxa e rodar com os dois combustíveis. Rodo todos os dis com minha moto e nos fins de semana, viajo uns 150 km pela rodovia.
A adaptação que fiz, é com o pistão da Titan, duas juntas e cabeça rebaixada.
Postem suas opiniões...

agm2112
19-11-09, 13:11
Então fica no alcool ! Se o objetivo é andar mais e já vai ter alta taxa ... vai na fé.

arkbricardo
19-11-09, 14:03
Hoooooooooooooooooo saudade de moto a alcool....

NEUDSON
19-11-09, 21:33
desvantagem... corroe td a longo prazo uheuheuhe

Xtz
19-11-09, 22:23
Se souber fazer direitinho fica bom, só q vc for um cara que roda pouco e fica com a moto parada muito tempo esquece, o esquema é colocar óleo de rícino no alcool e deixar o tanque sempre cheio, compra aqueles tubinhos de 60ML de óleo de rícino na farmácia e coloca 1ML + ou- por litro de álcool um tanque sim e um não se você roda todo dia, ou diminui a quantidade e coloca em todos tanques!!!
Se não colocar o óleo de rícino o carbura começa a corroer e o pistonete começa a travar e você quando desenrola o cabo parece que ela continua acelerada!!!


Passar pra álcool pra ficar bom a baixa tem que ficar gorda e não colocar giclê muito grande em relação ao gasolina na alta!!!

Fantástica a idéia, mais funciona mesmo?
Será que o Oleo de ricino evita a corrosão caudada pelo alcool no carburador e demais peças?

NEUDSON
19-11-09, 22:42
pok mas ajuda

Tqf2
19-11-09, 22:51
Vamos lá........ hehehe

Eu tenho uma Fazer 250cc ano 2008, atualmente com 59.000km rodados..

Rodei uns 50.000km com alcool, as vezes puro as vezes com 30% de gasolina.

Por eu ter rodado muitos KM em tão pouco tempo, pra mim valeu e muito .


Agora eu rodo pouco mais de 20Km por dia, atualmente ando só na Gasolina.


Penso o seguinte, adaptar um veículo pra rodar no alcool, só compensa se rodar bastante KM por dia, caso contrário o desgaste da água que contém no alcool não compensa o uso.

XING LING
20-11-09, 00:33
Fantástica a idéia, mais funciona mesmo?
Será que o Oleo de ricino evita a corrosão caudada pelo alcool no carburador e demais peças?


Sim, porque o óleo de rícino ele lubrifica a peça por onde tem contato, o álcool tem pouca lubrificação em relação a gasolina!Tenho um palio fire convertido para álcool e os bicos por falta de lubrificação estavam fazendo um barulho tipo de máquina de costura, foi colocar o óleo de rícino depois de 2 dias rodando sumiu todo o barulho, até na minha moto a gasolina coloco óleo de rícino, só que uns 20% do que coloco no álcool, porque a gasolina já lubrifica um pouco!!!

O óleo de rícino não bloqueia a corrosão, ele prolonga a vida útil do carburador por causa da lubrificação quando colocado álcool sem tratamento de niquelação!!!

Xtz
20-11-09, 07:43
:clap:Hehehe :OK:
Essa turma é demais.
Parabens a todos pelos comentários. Sem dúvida alguma é o forum mais recheado de informações substãnciáis que já participei. Hoje é o dia de iniciar o processo de transformação da pequena. Desejem-me Boa Sorte. Assim que estiver concluido, posto comentários num novo tópico.
Obrigado a todo, e por favor, continuem suas postagens.
Abraço :clap: