PDA

Ver Versão Completa : Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....



M_fantasma
14-12-09, 11:16
ESTERÇAR: Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você estercar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva estercando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o estercar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!

Rodolfo Henrique
14-12-09, 11:19
Amigo

Esta aqui uma GRANDE aula
de um amigo aqui da PN

13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 01 (http://www.youtube.com/watch?v=o2Rf94Ku4tc&feature=related#) ( PARTE 1 )

13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 02 (http://www.youtube.com/watch?v=N2lZgQmEDks&feature=related#) ( PARTE 2 )

Gabriel Paulino
14-12-09, 11:44
realmente faz direrença
um amigo meu que me passou essa dica
quando eu fui andar na moto dele, cbr 1000
ele que como a moto e pesada e pra mim fazer isso e realmente e mto bom!

fiquei com medo a 1º, logico ne! de cbr 1000 se eu cair ja era
kkkkk

mais depois pega a manha e fica blz!
vlw pela dica fantasma!

XxUNOxX
14-12-09, 11:45
Bom pra mim contra-esterço é que as motard faiz ]:) ]:)
Ja arrisquei com minha X, mais ainda não tive coragem de dar a freiada pra ela escorrega de lado ^^

Wanderson
14-12-09, 11:54
ja tentei mas o medo falou mais alto
ate pq sou cagão em curvas

meu primeiro tombo foi numa curva
entao eu fazendo ela do jeito mais simples melhor!

XxUNOxX
14-12-09, 11:56
Com a minha X eu reduzo uma antes e acelero tudo pra da aquele "torque" e agarrar no chão, e faço Pêndulo!
Ela sempre se comportou bem nas curvas nunca cai fora e nem fiz aberta..sempre fechadinha ]:)

lagreca
14-12-09, 12:21
de cg não dava muito certo. Mas com minha falcon o negocio funciona mesmo, já entrei rasgando muito curva "esterçando".

Na cbr 450 o meu pai, como a moto nem vira direito o guidão, para curvas de menor velocidade eu uso bastante, e como ela é baixa é meio que automático;


O esterço é muito util também para aquela desviada de emergência, como por exemplo desviar um buraco ou buero, é só dar um soquinho no guidão no sentido contrario do que quer virar, que a moto desvia do buraco.

edumrq
14-12-09, 12:27
eu tambem sou cagaçao meu primeiro rola foi em uma curva, nessas de fazer a curva inclinado a roda de tras escorregou em alguma coisa e eu e moto saimos ralando de lado, estilo moto gp, só que com direito a batida na guia e tudo mais a moto até deu cambalhota que nem no moto gp

tom crazy
14-12-09, 12:34
Esse assunto foi discutido uma vez aqui no PN, até foram postados esses videos ai em cima. O negocio funciona mesmo, a primeira vez que fiz isso fiquei surpreso pq eu não via lógica na coisa. Depois que vc acostuma fica meio que automatico, já me peguei fazendo contra-esterço algumas vezes de forma natural, tipo sem eu pensar antes de fazer, hora que eu percebi já tava na curva contra-esterçado.

M_fantasma
14-12-09, 12:37
ahahahah deu certo....!!! deu certo !!! a tutu vai igual manteiga ...hsuhauhsauhshuauh!!!!! :clap: :clap: :clap:

denis81
14-12-09, 13:34
A lógica é simples. Virando o guidom para um lado faz a moto "deitar" para o outro, sendo que irá a moto fazer a curva é a inclinação da mesma.
Nunca que a moto irá "deitar" para o mesmo lado que se vira o guidom.

BADANHA
14-12-09, 13:38
todos fazem isso altomaticamente, a diferença é que agora voces sabem e prestaram atenção no que estao fazendo, a moto so vira fazendo isso, idependente de voce saber ou nao. (acima de 35)

XxUNOxX
14-12-09, 13:39
todos fazem isso altomaticamente, a diferença é que agora voces sabem e prestaram atenção no que estao fazendo, a moto so vira fazendo isso, idependente de voce saber ou nao. (acima de 35)


Tambem acho :S

Richard
14-12-09, 13:46
todos fazem isso altomaticamente, a diferença é que agora voces sabem e prestaram atenção no que estao fazendo, a moto so vira fazendo isso, idependente de voce saber ou nao. (acima de 35)


Na verdade, em velocidades pequenas, pouca coisa acima dos 30 km/h, onde o efeito giroscópico ainda é pequeno, vc ainda consegue fazer uma curva sem usar o contra-esterço, mas é uma briga boa com o guidão.

Em curvas de alta (70, 80 e prá cima vai...rs), aí não adianta, vc faz mesmo sem perceber a moto te obriga.

E quando mais vc esterça, mas ela deita. Mudou um pouco o angulo de esterçamento, ela começar a subir sozinha. (aí onde muitos perdem a curva e passam reto)

O contra-esterço é feito automaticamente por todos, a unica coisa é que para uns é tão natural que a pessoa nem percebe mais.

Rudenas
14-12-09, 14:58
É, eu faço isso direto, faz tempo já e nem me ligava disso, faço meio que automático, rsrs
Aqui em várzea grande tem um avenida aqui com nome de Curva da Morte, tem um "S" muito legal, passo nesta av. todo dia umas 4 vezs por dia, é muito massa.

Diego.fcs
14-12-09, 17:06
Eu já fiz, para ver como é, mas pela velocidade que ando e o tipo da minha moto, nunca precisei fazer uso desse procedimento, só deitar a moto um pouco e boa.

stcowboy
14-12-09, 17:14
Bom demais! Da primeira vez que peguei uma estradinha sinuosa e tentei o contra-esterço "voluntário", fiquei com os braços doendo de tanto usar! Até passei um pouco do limite naquele dia. Aquela definitivamente não é uma estrava pra fazer curvas a 100/110 km/h :lol:

tom crazy
14-12-09, 17:54
O contra-esterço é feito automaticamente por todos, a unica coisa é que para uns é tão natural que a pessoa nem percebe mais.


Deve ser isso também, pq eu nunca ficava reparando nisso antes de ler sobre o assunto aqui no PN.

padilha
14-12-09, 18:10
opa melhor maneira de fazer curvas mas tem que estar em um velocidade rasoalvel

Cyber
14-12-09, 20:24
Contra-esterço e o slide unidas são as melhores coisas no mundo, haja pneu :D :OK:

O contra esterço é uma técnica muito boa e interessante para pegar melhor o domínio na moto e fazer curvas melhores e mais rápidas, aconselho a todos treinarem, não só em motos grandes mas nas pequenas também é muito útil.

Taffo
15-12-09, 10:07
Realmente todos fazemos isso automaticamente como muitos disseram aqui, mas quando vc tem consciência é ainda melhor, inclusive pra desviar de buracos e motoristas fdps. Qd vc tem noção de como o contra-esterço ajuda, sua agilidade aumenta e muito.
Tinha uma Aprilia RS250 e pelo menos 1 vez por semana ia pra serra Mogi-Bertioga ficar treinando contra-esterço e pêndulo. Subia e descia umas 5 vezes rss. Saudades...

anderson14753
15-12-09, 10:26
Quando aprendi a anda de moto tive umas aulas de cross com um tio mais velho e ele me ensinou isso. simplesmente uso todo dia que ando de moto :clap:

diego_fernandes05
15-12-09, 11:33
Funciona!!! :clap: :OK: :lol: :lol: :lol:

tentei ontem indo embora pra casa...agora toda hora fico fazendo o contra-esterço...criança que descobre função nova no brinquedo é assim :lol: :lol: :lol: :lol:

Rudenas
15-12-09, 13:41
Contra-esterço e o slide unidas são as melhores coisas no mundo, haja pneu :D :OK:


Richard desculpa a ignorancia mas o que é Slide?

Richard
15-12-09, 13:57
Richard desculpa a ignorancia mas o que é Slide?


Quem falou do Slide foi o Cyber... :drool: :lol:

Mas não tem problema...

O Slide, ou Power Slide, como uns tb chamar, nada mais é do que dar aquela escorregadinha com o pneu traseiro na hora da curva.

Como o Cyber falou, o Slide aliado com o contra-esterço é uma técnica muito legal, muito usada nas corridas de cross e motard principalmente, mas não é por isso que caras como o Rossi não usem as duas técnicas juntas nas rodas de MotoGP.

Um exemplo besta de um Slide com contra-esterço está aqui nesse gif.

http://i344.photobucket.com/albums/p347/superagro/drift3tbtj6dq41.gif

:drool: :drool: :drool: :drool:

jpedro91
15-12-09, 14:25
Quem falou do Slide foi o Cyber... :drool: :lol:

Mas não tem problema...

O Slide, ou Power Slide, como uns tb chamar, nada mais é do que dar aquela escorregadinha com o pneu traseiro na hora da curva.

Como o Cyber falou, o Slide aliado com o contra-esterço é uma técnica muito legal, muito usada nas corridas de cross e motard principalmente, mas não é por isso que caras como o Rossi não usem as duas técnicas juntas nas rodas de MotoGP.

Um exemplo besta de um Slide com contra-esterço está aqui nesse gif.

http://i344.photobucket.com/albums/p347/superagro/drift3tbtj6dq41.gif

:drool: :drool: :drool: :drool:


não tinha gif melhor pra explica! :lol:

Rudenas
15-12-09, 14:33
Que legal!

Mas será que da pra fazer com uma 125? rsrsrs

A não sei não, o contra-esterço eu faço mas isso ai com uma YBR 125? não sei não em.

Se alguem ja fez C-sterço e Slide juntos com moto 125, da umas dicas aqui.

Derrepente até tento um dia desses
rsrs

blaugusto
15-12-09, 14:35
No lugar certo e devidamente equipado, faça esse favor pragente!!

edumrq
15-12-09, 15:00
Acho que não tem potencia não, eu lembro que na epoca do lançamento da motard da sundown eu li numa revista que os caras queriam tirar uma foto com ela saindo de traseira numa curva, tipo corrida de motard mesmo pra por na revista, mas não conseguiram porque ela não tinha força, pelo menos foi o que escreveram na revista

edumrq
15-12-09, 15:07
:lol: :lol: :lol: mas que ia se louco ia, imagina aqui em sp, varios motoboys entrando de lado nas curvas com aqueles baus enormes, só na buzinhinha bi bi bi bi

M_fantasma
15-12-09, 15:08
:lol: :lol: :lol: mas que ia se louco ia, imagina aqui em sp, varios motoboys entrando de lado nas curvas com aqueles baus enormes, só na buzinhinha bi bi bi bi


kkkkk...cara num dá a idéia não...kkkkkk

blaugusto
15-12-09, 15:09
kkkkkkkkkkk.... ia ser hilário...

Mas nao tem força mesmo não!!

Rudenas
16-12-09, 13:41
É realmente é pedir demais, né.
Mas a Fazer 250 faz não faz? Vai ser se Deus quizer minha próxima compra, rsrs

Cyber
16-12-09, 14:09
Acho que não tem potencia não, eu lembro que na epoca do lançamento da motard da sundown eu li numa revista que os caras queriam tirar uma foto com ela saindo de traseira numa curva, tipo corrida de motard mesmo pra por na revista, mas não conseguiram porque ela não tinha força, pelo menos foi o que escreveram na revista


Na verdade não depende tanto de força e sim de técnica...

Para se começar a fazer o slide deve-se vir em uma velocidade alta e na entrada da curva baixar 1 ou 2 marchas, contra esterçar e ir controlando no freio. É basicamente isso, claro que a tecnica envolve bastante treino e uma moto apropriada, mas já consegui fazer com xtz x :lol: :OK:, não foi aquele de curva inteira mas foi um slide legalzinho.

Aqui vai uns videos
Nesse video se prestar atenção no cambio vai ver que ele baixa 2 marchas na entrada na curva e vem controlando.
SuperMoto Slide Video (http://www.youtube.com/watch?v=VtLndbkoFMU#)

Puro Instinto - Video 75 (http://www.youtube.com/watch?v=mS0U7x_myj4#)

Mas cuidado pessoal senão acontece dessas, já comprei um terreno igualzinho, até pegar as manhas huahuahua.
Caduta supermotard (http://www.youtube.com/watch?v=rgnrwaS70l8#)

É isso ae galera...

blaugusto
16-12-09, 14:15
É realmente é pedir demais, né.
Mas a Fazer 250 faz não faz? Vai ser se Deus quizer minha próxima compra, rsrs


Faz o que?? Slide???

Só se for na terra!!!! hueuheuheuheuhe...

jpedro91
16-12-09, 14:24
tem que chega vuado , contra esterçar, reduzir, e controlar no freio traseiro............. é.. tem que te o talento

edumrq
16-12-09, 14:33
tem que chega vuado , contra esterçar, reduzir, e controlar no freio traseiro............. é.. tem que te o talento


faaacil :D

a ultima vez que minha moto andou de lado, amassou o tanque, quebrou a curva do escapamento, furou a lateral do motor, entortou as bengalas e eu não tava em cima dela kkk

vou deixar pra uma proxima oportunidade kkk

Andinho Xeineclovisk
16-12-09, 14:51
prefiro anda normalzinho mesmo

blaugusto
16-12-09, 15:04
tem que chega vuado , contra esterçar, reduzir, e controlar no freio traseiro............. é.. tem que te o talento


C~ também...

jpedro91
16-12-09, 15:16
C~ também...


KKKKKKKKK
RAXEI DE RI!! HAUSHAUSHAUSHUA

mais te falo que ainda tento viu! falta C~.......... kkkkkkkkkkkkkkk

edumrq
16-12-09, 15:32
C~ também...


:clap: kkkkkkkkkkk tem que ter uns 2 no minimo

juca
16-12-09, 15:35
falai

Richard
16-12-09, 15:52
falai



http://mrcanacorn.files.wordpress.com/2009/07/wtf.jpg

bloodski
16-12-09, 19:02
faço todos os dias, mas não senti firmeza de fazer em uma tornado de meu cunhado, mas na minha strada faço sempre.

DOUGLAS 00
17-12-09, 10:37
Artigo do Tite (http://motite.blogs.sapo.pt/68307.html) sobre o assunto;

jpedro91
17-12-09, 10:43
Artigo do Tite (http://motite.blogs.sapo.pt/68307.html) sobre o assunto;


gostei da matéria :OK:

M_fantasma
18-12-09, 16:41
Bela materia,com toda certeza....muito aproveitavel.