PDA

Ver Versão Completa : relatos do motoboy que correu 2 anos no rally dos sertões de TÈNÈRÈ sem patroc.



marcelofreitas
21-12-09, 18:58
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=9264&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=60

é meio grande mas to lendo e estou muito envolvido com a historia do kra, eu naum conhecia, mas resolvi dividir essa bela historia com vcs!
abraço a todos!

ammanzoli
21-12-09, 23:12
pow show a historia do cara .. a a tenere foi prova e boa mesmo

Tqf2
22-12-09, 08:42
quem realmente deseja... corre atrás e consegue........... :D

marcelofreitas
22-12-09, 20:32
o melhor é que é tudo relatado pelo proprio! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

buneco
22-12-09, 20:51
li tudo cara
muito massa
deu ate vontade de tenta auehausheuasheasheas
muito bom a historia do cara

raulzito rock
25-12-09, 17:57
cara isso sim eh amor a motos!!!!


exemplo de determinação!!!

Diego.fcs
25-12-09, 21:57
Cadê os: Honda é Honda?

marcelofreitas
24-10-10, 21:44
desculpem renascer o topico, mas como o assunto TÈNÈRÈ esta em alta, oq vcs acham que deve estar passando na cabeça daquele motoboy q correu alguns rallys com sua antiga tenere de dia a dia de trampo?

Dridri Brown
26-10-10, 09:45
As histórias do cara durante a prova são loucas!

Parabéns pelo feito "Motoboy OFF ROAD"!

marcelofreitas
05-11-10, 15:44
vou postar aqui os relatos na integra, trata-se dos relatos do proprio, e se encontra tudo nessa fonte: http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=9264&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=60

To emocionado....

è igualzinha a minha moto...
Saber que ela é capaz.....

A ténéré foi para o Pantanal (MS), Lagoa dos Patos (RS) , entregou muita pizza em Curitiba , fez o Sertões 96 , Fez o Sertões 97 e depois que a vendi , soube que o outro dono ainda foi até jericoacoara com ela. Motor eu nunca abri e vendi ela sem bater nada.
Tive problemas com o CDI no rally de 96 mas pq saltei uma erosão e o curso da suspenção ultrapassou o limite com a mola ja cansada e trincou o CDI. Um mecanico em São Raimundo Nonato (PI) me reconheceu e me ajudou . Ficamos ate 1:30hrs da manhã descascando o plastico injetado (CAPA) do CDI e ele fez umas solda no circuito impresso que havia trincado.
OBS: Envolvi com fita isolante e corri os SERTÔES 97 com o mesmo CDI.

Existem 3 pelotões no Rally dos Sertões:
1) O pelotão de ponta onde são entre os 15 primeiros pilotos que são os profissionais e lutam para vencer
2)O pelotão intermediario que são os pilotos que que brigam por colocações em suas categorias e também correm mas não tem a obrigação de vencer a prova.
3)E o pelotão dos aventureiros: Estão la mas mais para participar e tentar chegar até o final o que em se tratanto do Sertões , é uma vitória pessoal.
Eu fui mesmo para participar e fazer o meu "PARIS DAKAR" pessoal mas andava no 2° pelotão( intermediário) mesmo com a pesada ténéré. Realmente os bastidores as histórias são engraçadissimas e para quem tem a intenção de participár dessa prova por aventura , saiba que é um motivo para se orgulhar .
Eu não ando mais por dentro do Rally e nem sei o preço da inscrição mas tirando o aspecto financeiro , eu por exemplo iria de novo com uma ténéré tranquilamente pq eu sei que ela vai até o final. Se eu fosse com uma RMX250 por exemplo na epoca , sei que minha colocação seria muito melhor mas eu fui na base do romantismo mesmo , eu queria me sentir igual aqueles pilotos do DAKAR e sentir na pele como era segurar uma ténéré.
Hoje me parece que existe uma categoria justamente para aqueles que querem correr o Rally mas em um estilo mais turismo.Não achei mais o relato do site onde fiz o primeiro sertões mas achei o relato do segundo , o de 97 vou colokar aqui na integra.

Eu tinha uma XL250R e ja trabalhava como motoboy aqui . Sempre gostei do "fora de Estrada" mas nunca fui piloto e sim um aventureiro.
Fiz minha primeira viajem para o Pantanal com essa moto e mais um colega com outra XL a qual quebrou o motor e eu reboquei esse meu amigo por 700km com uma corda em estrada de terra.Foi uma experiencia muito boa p/ mim q alem de perder o medo ainda tive que me superar pois eu reboquei meu amigo com o meu joelho estourado devido uma queda que sofremos por la (ligamento rompido).Eu demorava 7 minutos para conseguir dobrar a perna para subir na moto e ainda não podia cair do lado esquerdo . Não tinha mais uma perna (rss).Imagine vc nos ultimos 12 km com uma moto puxando outra na corda , a noite e com as motos sem farol totalmente no escuro, em uma estrada de terra que parecia talco de tão fina.Tentamos pegar carona com caminhoneiros mas eles ficavam com medo ( acho q tinhamos cara de assaltantes) .Falar nisso , la no meio do mato , ficamos em uma cabana com uns malucos que depois descobrimos que eram assaltantes de carga. essa aventura esta em duas rodas n°230

Eu estava digitando no google "ténéré" para ver os preços hoje em dia e vi la o forum . Realmente , eu entrei mesmo para responder e por consideração ao LIVA que fez esse forum. É o minimo que eu posso fazer. E se ajudar alguem que esta em duvida em fazer uma aventura ou o proprio Sertões mas acha que é so p/ profissionais , quem sabe , posso ser um exemplo d que é possivel sim. Porque " NOIS TUMÉM PODI" PQ NOIS É LESGAL""".E NOIS É TEIMOSO""

Alguem sabe me dizer quantas fotos posso colocar no album????Tem muita foto aqui , tenho que escanear e ando um pouco ocupado . Não achei os relatos das viajens mas vou resumir um pouco e vou colocar a edição das revistas que sairam . Lógico que não vai conter os detalhes dos relatos completos que eu tinha na internet . Mas prometo que vou colocar fotos no album. Quando chegar na parte do meu primeiro Sertões , vou tentar escrever com mais detalhes. O segundo Sertões eu achei o relato completo , estava lendo aqui e dando risada. Da mesmo para quem quer participar como eu fui ( na cara dura) e duro...ter uma ideia de como foi o caminho das pedras...
Abraço !!!

Pantanal 1
(Onde tudo começou)

"Relato original da epoca""

Eu trabalhava como motociclista dos Correios durante o dia e como motoboy em uma pizzaria a noite e sempre me interessei por aventuras de moto e principalmente longas viagens.
Trabalhando de dia e noite, comprei uma XL250R ano 83 em perfeito estado. Sonhava no dia em que faria uma viagem em estradas esburacadas e com desafios pela frente.
Em 93 , eu e um colega de trabalho (Ricardo), partimos rumo ao Pantanal em nossa primeira aventura motociclistica (não que nosso dia a dia na cidade de moto não seja uma aventura).Partimos no mês de julho , pleno inverno em Curitiba as 4:00hr da manhã e com uma temperatura de 1 grau positivo. Eu congelei na moto pois comecei a ficar tonto e com os dedos paralizados e os pés......Então resolvi parar em Ponta Grossa (PR) e esperar em um posto de gasolina o sol nascer e a temperatura aumentar para continuar.
A viagem de ida transcorreu sem problemas como foi planejado (apesar de ter congelado na moto no primeiro dia) mas a volta, foi algo desesperador.
Senti na pele realmente o gostinho de uma aventura (e que aventura) se não fosse a tragédia da volta , seria cômica essa lembrança (risos).Em pleno Pantanal na região de Aquidauana,estavamos explorando uma estrada abandonada e completamente inundada pelas aguas , parecia mais um riacho pois a agua passava de um lado para outro na estrada a uma profundidade de 50 cm aproximadamente.As vezes, viamos peixes cruzando a estrada!
E foi nessa estrada que aconteceu aquilo que iria me comprometer fisicamente até hoje.Em uma parte seca dessa estrada, eu e meu companheiro (Ricardo com outra XL250) andavamos lado a lado com as motos e em uma vacilada, acabamos nos enroscando e levamos o maior e mais estúpido tombo de moto que ja vi A 15 KM /H.
Deveríamos estar pilotando a 15km por hora e nessa queda ridícula , acabei estourando o menisco e ligamentos do meu joelho esquerdo. A dor era insuportával , como se estivesse quebrada , eu demorava 7 minutos contados no cronômetro para conseguir dobrar a perna e subir na moto e mais 7minutos para poder descer dela.
Para mim , na teoria , a viagem havia terminado ali mas isso foi só na teoria pois na prática a aventura estava apenas começando.
Minha perna estava inflamando e sentia muitas dores mas tínhamos que decidir a nossa volta pois estávamos ja com a grana contada e não poderia acontecer mais nada de errado.(será?) È aquele negócio do tipo ( que se dane se acabar o dinheiro )
A estratégia seria chegar até Porto Camargo(PR) , cidade que faz divisa com o Paraná e de lá mais 700km até Curitiba . Estavamos perto da cidade de Nioáque (MS) quando a única coisa que não poderia acontecer aconteceu. A moto do Ricardo estourou o motor!! Ele andava na minha frente e percebi que ele estava parando , passei por ele e parei . Voltei e vi ele morrendo de rir , então comecei a rir tbm . Então ele falou : Trouxe a corda?
Obs: Ricardo era um amigo meio louco mas um cara que se podia contar pq ele não rasgava nada, um bom companheiro de viagem ( Um detalhe fundamental em uma aventura , veja bem com quem vc vai viajar...) ele já saiu de Curitiba com a moto batendo o motor (rindo).
Agora sim a aventura estava completa , dois aventureiros de primeira viagem Fud%&*(#@ e mal pagos....(nessas linhas em que escrevo, estou rindo...) .Eu com a perna esquerda travada (um moto perneta-boy) e meu amigo com a moto com o motor travado.
Tentamos pegar carona com caminhoneiros em um posto , pois se pelo menos levassem a moto do Ricardo eu poderia seguir rodando.
Mas não conseguimos , então resolvi usar a tal corda que levamos , amarrei na moto do Ricardo e fui rebocando ele até Naviraí(MS)pelo asfalto.
De Naviraí até a Balsa , faltavam uns 100km de estrada de areia brava e tive que ter paciência nesse percurso pois eu não podia cair com a moto para não comprometer meu joelho ainda mais e ainda tinha que rebocar outra moto.Foi terrível , chegamos a noite nas Balsas que nos levariam até o outro lado já no Paraná. Depois das balsas , (ja no escuro da noite) tínhamos mais 17km de uma estradinha nojenta de areia .Descobrimos que estávamos sem farol e foi uma pequena jornada que nunca mais vou esquecer ,quando cheguei na estrada novamente,fiz questão de descer da moto e beijar o asfalto!!!Chega uma hora que vc começa a olhar para seu amigo e rosnar de raiva ( rindo).
Ele era meu amigo e não iria abandona-lo mas quando cheguei no asfalto , enrolei o cabo da moto e sem farol mesmo acelerei feito um louco só para sacanear ele la atrás.....(rindo mesmo) . Só escutava os berros: Paraaaaaa...seu filha d p.........Paraaaaaaaaaaaa...............Paraaaaaaa aaaaaaa..........
Em Porto Camargo(PR) tínhamos uma casa onde usamos como apoio,era a casa de pescaria do Sindicato dos Correios. Lá ficamos esperando dois amigos nossos que vieram de pikup para resgatar a moto do Ricardo.
E quanto a mim, resolvi fazer os 700km finais rodando na minha moto!!! Como minha primeira experiência off road, valeu o sufoco!

O objetivo é tentar contar a história de como comecei com aventuras de moto , de maneira resumida pois pelo que entendi , os “colegas” querem saber de como eu fui parar no RALY DOS SERTÔES com uma Ténéré 600.

Pantanal 2

Após a aventura no Pantanal com a XL 250R , eu comprei a Ténéré devido a minha paixão pelo “PARIS DAKAR” e pelo visual dakariano dessa moto. Eu tinha algumas revistas “Duas Rodas” e vivia lendo as matérias sobre esse rally.
Tinha uma foto do piloto do DAKAR Peterhansel ( acho q se escreve assim)em que ele aparecia com uma Super Ténéré azul se eu não me engano e eu queria ter um visual parecido com o dele (Comentário: Eu tinha as fitas VHS do DAKAR e quando meus filhotes viam a cena em que aparecia o Peterhansel filmado pelo helicóptero, eles perguntavam : Pai , é você la? .........(rindo) E eu na maior cara de pau respondia : Sim , olha a moto , é a mesma do Pai ué.........
Voltando ao assunto . Eu estava meio que alucinado com esse negocio de DAKAR e descobri sobre o André Azevedo e o Klever que foram participar do rally.Andei procurando o primeiro livro deles “GRÃOS DE AREIA” mas nunca consegui encontrar o bendito livro.
Resolvi voltar ao Pantanal com a Ténéré dessa vez e com outro amigo que foi com uma XL 350 . Por mais que eu andasse de moto no dia a dia , quando era para viajar , o estimulo era outro . As vezes , só pelo fato de você mudar de ambiente ,de lugar ,de pessoas diferentes isso é um relax para a sua mente e você volta de alma lavada .Férias de julho e partimos rumo ao Pantanal fazendo o mesmo trajeto da viagem anterior. Eu me sentia quase um Deus pilotando a minha Ténéré na estrada pois na época ela tinha um certo “status” e todos olhavam. ...... Fazia sucesso mesmo nas paradas. Fomos parados por policiais rodoviários e o policial veio e falou que só nos parou pq queria ver a moto de perto. Teve até um peão la no Passo do Lontra MS que queria pq queria comprar a moto mandou até um recado meio estranho por outro peão >> “”” Olha , se eu fosse você eu vendia p/ ele essa moto heim rapaz”””.( Em um tom macabro!!!)
Pegamos um atoleiro na ida em que eu tive que parar a moto e retirar o para-lama dianteiro pois o mesmo travou com a lama fina , parecia uma cola. Você vê muitos animais mortos atropelados na estrada que vai para Corumbá . Paramos em Bonito”MS ( lugar imperdível) e mergulhamos no “Aquario Natural” onde não tenho palavras para descrever o que é você ficar cara a cara com pintados , dourados , corimbas etc...A água é tão transparente la que você perde a noção de profundidade , parece que não tem água . Eu recomendo para quem não foi , que passe por essa cidade , Bonito MS. Nessa viagem , levamos uma filmadora e tiramos poucas fotos . Fizemos umas tomadas nos estradões por la que ficaram muito boas . Tem uma seqüência de saltos por umas pontes que ficou muito show .... Eu estava começando a perder o medo e controlar mais a ténéré. O único poblema que aconteceu foi uma trinca na tampa lateral do motor da ténéré devido a uma ponte de madeira que resolveu sair do lugar bem na hora que eu estava passando por ela (rindo). Na queda furou o carter e começou a sair o óleo pela trinca. Resolvi o problema com durepox. O outro problema foi uma queda e não foi eu quem caiu com ela..... Uma noite paramos em um tipo de barzinho e entramos , as motos ficaram la fora ( Claro que ficaram la fora pois não dava para colocar a ténéré la dentro sentada na mesa ) e juntou um monte de curiosos em volta.......sempre tem um mais curioso quer quer pq quer subir na moto para ver se alcançava os pés no chão......e um desses curiosos , acabou derrubando a moto .
Comentário: Quando comprei a ténéré , desmontei a cama do quarto para enfiar ela la dentro para poder dormir olhando para a moto e acordar olhando a moto.........esposa? que esposa? Onde??.....rindo....pior que é verdade mesmo , a ténéré dormiu no quarto algumas noites.....O curioso nessa viagem é que resolvemos nos embrenhar mais para dentro la no Passo do Lontra e acabamos ficando acampados junto com uns caras que estavam meio que escondidos. Era uma casa de barro , na beira de um rio e morava uma senhora do Equador que ficava dando risada o dia todo . Os caras gostaram de nós e convidaram para participar com eles de pescarias e churrasco de capivara....fomos ficando...ficando....Amizade vem ...amizade vai...cerveja demais etc e tal......e quando viram mesmo que nos éramos apenas dois aventureiros , acabaram confessando os esquemas de o pq estavam ali.....( Os caras eram assaltantes de carga de caminhão) mostraram o armamento e tudo , é mole? Saímos de fininho dizendo que por nós , tudo bem que o que queríamos mesmo era rodar de moto.....Lógico que bancamos os malandros tbm nas conversas....acho qté que eles acharam que tbm não éramos “mocinhos” .........mas depois fiquei pensando (onde enfiamos o nariz). Infelizmente , eu não lembro de todos os detalhes de quando fiz os relatos mas essa viagem foi relativamente tranqüila na parte mecânica e na matéria que saiu na revista DUAS RODAS” N°230 esta muito resumida.
Quando voltei , estava bem mais confiante na ténéré e e cada vez mais obsecado pelo DAKAR”............Já estava com o vírus.......não imaginava mais tirar férias e não colocar a moto na estrada.........Comecei a planejar a prox aventura........

Aí pessoal .......muito legal da parte de vcs......mas não sou lenda nada apenas fiz .......estou terminando o que eu me lembro sobre a Lagoa dos Patos e depois vem a do Rally..... Peço um pouco de paciencia pq ando muito ocupado mesmo ((( E respondendo uma pergunta..: Conheci sim o Tuca Porreta e ele deve se lembrar de mim....para quem não leu ...acho q vão se sentir mesmo dentro da historia quando eu chegar no Sertões pois o relato esta muito detalhado......eu lendo ...parece q estou dentro da prova.....não poupei nem os caras que me negaram óleo.....(rindo).....e tem uma parte em que parei para ajudar um piloto desesperado que ja havia amarado a moto em um jegue com uma corda pq estava no final da tarde e ele não queira ficar a noite perdido por la......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não vou poupar ninguem ...rindo....nem eu

Lagoa dos Patos
Dunas ,tombo , areia , tombo , dunas , tombo ...etc.....

Quando retornei da segunda aventura no Pantanal , já estava maquinando na cabeça para onde seria a próxima. Eu queria alguma coisa do tipo deserto , areia dunas etc.....Eu já paquerava uma aventura no Deserto do Atacama mas ainda não estava podendo, o Rali PARIS DAKAR” então.........(risada) . E acreditem , eu realmente havia colocado na cabeça que era possível sim eu participar do DAKAR.......(RINDO MAIS AINDA)...Se alguém aqui sabe o que significa a gíria no dakar de “PILOTO PRIVADO” , saibam que eu investiguei muito sobre esses pilotos no DAKAR e por isso estava desesperado para ler o livro “Vírus do Deserto”. E curiosidade , saibam que descobri sobre os SERTÕES justamente pq liguei para não me lembro quem em SP ( Alguém da confederação) para perguntar o preço da inscrição no DAKAR.......rsssss , mas essa é a próxima história. Então pesquisei sobre o Sul do País e tive como referência a viagem do Erasmo que tinha (ou ainda tem) uma turma que viajava de ténéré. Eles foram até essa região da “Lagoa dos Patos (RS)” e o Erasmo trabalhava na “NIVANOR” , que era uma autorizada Yamaha aqui . Bati alguns papos com ele sobre o lugar e ele ainda me alertou sobre as tais “BARRAS”.......que era para eu tomar cuidado se fosse pela areia da praia.
A idéia era descer o litoral aqui no Paraná passando por Paranaguá na casa da minha EX sogra e ir percorrendo o litoral no que pudesse até MostardasRS. Convidei alguns colegas mas ninguém se apresentou.......então fui com minha ex na garupa.
O Foco dessa viagem era “ TIRAR FOTOS DA TÉNÉRÉ NAS DUNAS E FAZER UMAS CENAS DE AÇÃO COM ELA “””...........mandei serigrafar aquela camiseta azul e coloquei aqueles adesivos na lateral do tanque para ficar “tipo piloto mesmo”....Na verdade o adesivo ficou diferente da marca mas tudo bem....Fomos direto para Blumenau SC visitar uns parentes e depois retornamos para o Paraná. Passamos em Caboriú SC onde acontecia um encontro de motociclistas.
Chegando em Pananagua , conheci um senhor que era parente da família da ex ,Seu nome era Samuca e sua esposa Altamar. Ele era trabalhava no porto e estava com umas folgas no trabalho e se ofereceu para ir junto mas “de carro” com sua esposa também. Tudo certo , ele e a esposa e minha ex no carro e eu rodando com a tenéré seguimos para Santa Catarina e fomos recortando o litoral (Obs: Acho as praias de SC um recorte muito variado e muito bonito tbm). Eu estava curtindo muito a Ténéré na viagem pois com a roupa combinando com a cor da moto , parecia mesmo um dakariano “ de longe”....mas que lembrava , isso lembrava mesmo (rindo).Uma das melhores coisas que tem é você fazer o que você tem muita vontade mesmo e eu estava equilibrado nessa época , estava tudo em ordem na minha cabeça e financeiramente , tudo sob controle.
Chegamos a Florianópolis SC e ficamos acho que uns 3 dias por la. Quando entrei com a ténéré na parte onde ficam as dunas , achei que estava podendo e como tinha um pessoal la , olhando , entrei na areia cheio de razão.....(rindo)..Caracterizado .....parecia um piloto em treino.....nossa ...ki moral.... . O problema era conseguir fazer a moto andar.........atolava sempre.........quando eu acelerava , me perdia todo no traçado .........O tombo foi bem legal .......o segundo tombo foi mais lindo ainda.....o 3° já começou a ficar sem graça.........minha ex que estava filmando até fingiu que não me conhecia mais de vergonha......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk............ ..parei de contar.....(risada). Eu lia nas revistas a “tal regra básica de andar na areia”.”NA DUVIDA , ACELERE”......Eu ainda não concordava com essa teoria mas comecei a aplicar e foi dando certo. No rally dos SERTÔES , tive que aplicar isso na marra....sem chance de vc querer ficar com dó do motor , é acelerar com raiva mesmo e jogar a bunda p/ trás , ainda mais q a ténéré 2 farois é pesada na frente e que a tendência é de afundar o pneu dianteiro mesmo.
No terceiro dia sim , eu já sobrevivia nas dunas , fiz umas tomadas bem legais.
OBS: Quando assistia as cenas em casa , achava que estava arrepiando na areia , mas depois dos Sertões, vi que eu estava apenas engatinhando nas dunas nessa época........quando me deparei (Nos Sertões) com Juca Bala , Juliano Sacioto ,Jean Azevedo e vi os caras pilotando .nossa!!! ................vi que eu era só uma tartaruga....( Sinceramente.....eu não sei como não morri la viu) Teve umas especiais q eu de propósito pilotava com raiva mesmo só para perder a noção de perigo e não é por nada , mas eu andei forte em alguns trechos.......aquela de ultrapassar o Jordi Arcarons (Piloto do Dakar) em uma especial de velocidade não foi mentira não........não sei o q aconteceu mas acho q ele se perdeu na navegação e vi um poeirão na minha frente.....logo pensei , ótimo, alcancei mais um piloto , quando fui ver quem era .....era o homi........deu vontade de parar e pedir um autografo p/ ele.
Eu tive a honra de dar um pedaço de paçoquinha de amendoin para o piloto do DAKAR , Jordi Arcarons...em uma parada antes de uma largada de especial.......he he he ...
Voltando ao assunto....
Seguimos para Cidreira onde seria o meu ponto de partida para a parte que mais me interessava pois seria ali que seguiria somente pela praia. Decidimos que o pessoal seguiria de carro por asfalto e eu pela areia sozinho. Marcamos um horário de chegada la em Mostardas e cada um foi para seu destino.....
Aquele dia estava terrível pois chovia muito e haviam as “BARRAS” ( PEQUENOS RIOS QUE DESAGUAM NO MAR). Esses riachos não apresentam um problema em dias normais mas nesse dia , por estar chovendo a dias na região , passei sufoco em uma delas.
Comecei minha aventura solitária pela areia da praia e a cada 300 / 400 metros aparecia uma barra......Era só ficar atento pois você não via elas devido ser uma reta e elas formarem barrancos de 90° ficavam no nível do solo , quando percebia já estava em cima dela. Mas tudo bem , fui atravessando devagar as barras.........Não sei de onde vinha tanta água para ter tantas assim mas já estava acostumado a levantar água quando atravessava.......estava até curtindo....... E estava a kilometros já e a estrada (asfalto ) fazia um paralelo da praia onde eu estava de uns 12 km........Estava completamente isolado. ....de um lado o mar e do outro areia e dunas e a estrada 12 km após essa areia. O dia estava muito feio , algo sinistro mesmo....as vezes , eu parava e ficava observando essas barras ,,,,,,,,,,o silencio do lugar...ficava observando os barrancos desmoronando e sendo levado pelas águas......e aquela chuvinha .......parecia que o mundo estava sendo devorado...... Vi uma tartaruga marinha e um leão marinho morto, um barco naufragado e não via uma alma se quer.........parei um uma vila fantasma.......rodei por la , havia casas de pescadores (eu acho) mas não tinha ninguém...ninguém....Um farol.......e ninguem.Continuei curtindo em rodar com a moto na areia e subia em alguma duna para desfrutar o visual . Então vi uma barra enorme. Deveria ter uns 80 metros....não lembro mas era a maior. A chuva estava aumentando e comecei a atravessar a barra. A água deveria estar em uns 50 cm e quando estava perto de chegar no final dela , tive a triste e burra idéia de parar em um banco de areia para tentar fotografar a ténéré na água. Não me lembro se é o nome certo do fenômeno que acontece la no Amazonas ( pororoca?)......mas aconteceu algo parecido nessa barra. Veio água de não sei onde e começou a levar areia da roda atolando a ténéré . Eu estava fora da moto em pé ao lado segurando o guidon e comecei a afundar também. A força da água tirava muito rápido a areia do fundo começando a afundar a moto e eu segurando e fazendo força para não tombar a moto e ela ficar submersa , estava atolado até quase meu joelho. Começou a bater o desespero . Fui pego de surpresa , não conseguia segurar a moto , não conseguia me mexer . Entrei em pânico e não tenho vergonha de dizer que quase chorei de desespero em por um momento ter quase a certeza de que eu não conseguiria tirar a moto mais dali. Foi bem ali que caiu a ficha de que eu REALMENTE ESTAVA ISOLADO e não era brincadeira , eu não tinha para quem pedir socorro!!!! Nessa hora eu já praguejava a viagem , já estava arrependido , estava apavorado mesmo , confesso!!!!
( obs: intervalo para rir ( rindooooooooooooooooooooooooooooooooo))
Tem aquela frase >>> Quando a água bate na bunda........ Então , bateu ....eu arrumei forças e como ultima tentativa , deitei a moto toda na água, eu fui junto .fiz isso para tirar ela da cratera em que a roda estava e tentar arrasta-la um pouco. Consegui deixa-la em pé novamente e antes que ela afundasse novamente, bati a partida. Demorou e não pegou........atolou de novo .....e eu também....quase não conseguia tirar a bota do fundo da areia.........deitei ela novamente na água e arrastei.........Lembro que saiu uma lagrima .( desespero total ali) vontade de chorar.........kkkkkkkkkkk. Até q ela pegou !!!!!!!!!!!........montei e acelerei o que pude”!!!!....não sei como sai de la mas 5 metros antes do barranco peguei a parte mais funda da barra e quase tive um ataque cardíaco quando ela afundou até a torneira de gasolina......mas ela não atolou !!! E ela não morreu!!!!( Altíssimo giro) sai de la feito um missel!!!!!! Levei um tombaço e e fiquei la sentado no barranco e a moto caida ......não levantei a moto , fiquei uns 20 minutos pensando em tudo aquilo até me acalmar.
Continuei rodando , já deveria estar próximo mas não via gente!!! Parecia um filme de terror pq no restante do trajeto, tinha muita galhada na areia , um visual feio parecia que eu estava andando em algum cemitério indígena ou aqueles galhos do filme “A BRUXA DE BLAIR . Estava cagando de medo de ter que atravassar mais barras isso sim. Impressionante o que é o nosso psicológico!!! E complicado você fazer certos trechos sozinho ,se estivesse com outro companheiro , talvez não tivesse ficado tão impressionado e desesperado naquela situação. Finalmente vi uma caminhonete daquelas bem antigas vindo em minha direção pela areia .......bem se uma caminhonete esta aqui é sinal de que vai ser mais tranqüilo o trajeto final........até fotografei. Cheguei em mostardas na praia ainda e parei em um boteco e pedi um copo de café com leite......a dona perguntou de onde eu apareci....rindo!!! depois de 12 km de estrada de lama...lama mesmooooooo cheguei a civilização e reencontrei o pessoal.Ficamos 2 dias por la passeando mas o tempo estava horrível . Na volta , Passamos em TorresRS ,Garopaba e Ibituba Sugiro GaropabaSC ...muito legal a praia”””
Eu estava batizado na areia com a Ténéré ,agora só faltava participar do tal de RALLY PARIS DAKAR...(Alguém ai já ouviu falar?).rindo
Essa é a capa da revista que saiu na época edição n°245

Estou escrevendo sobre o tão esperando relato sobre minha participação no Rally dos Sertões. Como eu disse , eu não tenho mais o relato original da época do meu primeiro Sertões ( Tenho o original do meu segundo)mas achei algumas partes e estou fazendo de tudo para me lembrar de certos detalhes desde a corrida para conseguir apoio até como foi a prova......O problema é que ando tendo surto de risadas enquanto escrevo pq só depois é que voce ve que foi engraçado certas partes.......Mas ja vi que aqui tem um bando de doidos mesmo e para os que ainda não foram , vão ao menos correr comigo nesse relato.......
Um Abraço a todos

IV RALLY dos SERTÔES

Bastidores antes da prova:

Quando retornei da aventura na Lagoa dos Patos tratei de enviar para a revista “Duas Rodas” algumas fotos com um resumo pois eu achava que poderia ser publicada ,e foi.
Estava realmente decidido a fazer um levantamento sobre os custos de uma participação no DAKAR como aqueles pilotos privados da Europa que conseguiam participar pelo espírito de aventura mesmo. Eu já li sobre um cara que trabalhava em restaurante (lavando copos) e que para os padrões de lá (Europa) , seria como um trabalhador normal aqui e o que mais me animou foi que gente comum conseguia se inscrever também.( Só tinha esquecido de que lá é 1° mundo e aqui não ) Então por eu ser um apaixonado por aventura de moto e até certo ponto ingênuo , comecei a planejar minha pesquisa. Eu já era fã do Klever Kolberg e André Azevedo e não sei como descobri o telefone do Klever. Um dia , achando que o cara teria tempo para me dar umas dicas , (rindo)....liguei para o Klever......kkkkkkkkkkkkk........Não sei , não entendi até hoje ...rindo.....mas o cara acho que achou que eu fosse um louco psicopata que estaria planejando um seqüestro .kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...............kkkk kkk
Não consigo parar de rir aqui.......Digamos que o tratamento que recebi como um simples fã , não foi o que eu esperava....o cara não me deu a mínima atenção....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. fiquei muito indignado...(rindo). Mesmo assim ,já estava planejando sobre o que seria mais barato , levar a ténéré de navio ou avião.( Naquela época o R$ real era quase pau a pau ao $dólar e eu modéstia parte ganhava uma grana como motoboy por ter 2 empregos e trabalhar em uma pizzaria a noite que melhor pagava seus motoqueiros .......Éramos 13 entregadores e para sair de lá ....só morrendo mesmo pois todos os motoboys da cidade queriam trabalhar lá devido ao ganho que era acima da média para um motoboy. Deixa eu explicar uma coisa que muitos de vocês vão entender:
Tem aquele negócio de você ter a sua moto ,seu xodó........A sua moto é a mais bonita , é a mais inteira , é a melhor , é a que nunca quebra , é ela que nunca te deixou na mão .....enfim , é a melhor moto do mundo!!!!!!!!.....Tem que ser com a sua moto ....não adianta ser outra. Eu queria correr no DAKAR com a minha ténéré...... Poderia fazer como fazem ......vão até la e compram a moto la ou alugam mesmo só para o Rally, preparada , pronta etc...Mas eu não.....não , não eu .....tinha que ser com a téréné , tinha que ser com essa moto , a minha moto , a mesma do Pantanal e da Lagoa dos Patos mesmo , se não perderia metade da graça..........kkkkkkkkkkkkk. Quando eu ligava para a Confederação e falava sobre o DAKAR , os caras ficavam me especulando .....tipo “” Opa ! De onde você é ? Você trabalha em que? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk......Eu comecei a esconder sobre no que eu trabalhava só para pensarem que eu poderia ser alguém da grana e me darem atenção para o que eu queria saber. Não me lembro bem mas teve um cara gente boa la que estávamos falando sobre o preço acho q na época era algo em torno de 10 ou 15mil dólares para motos...e aí eu falei que era motoboy aqui .......(rindo) ....Sabe aqueles vendedores que acham que vão fazer aquela venda mas depois descobrem que estava conversando com o faxineiro?...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....Ma s o cara foi gente finíssima mesmo assim ........Ele chegou e me disse : Seguinte cara , pq vc primeiro não faz o Rally São Francisco aqui e depois você pensa em DAKAR ?............. Rally ? Que rally é esse? Eu perguntei....
Ele me explicou então que existia um Rally aqui no Brasil que estava em sua 3° edição e que agora se chamaria não mais Rally Alto São Francisco e sim um tal de “RALLY dos SERTÕES e estava para sair a IV edição. Ele me disse algo que me interessou muito : “Ele tem as mesmas regras do DAKAR só que é no Brasil e é mais curto , algo em torno de 5000km”......
Pronto ! Tava feita a merda !!!!...kkkkkkkkkkk Eu decidi que faria esse primeiro e depois faria o DAKAR..........................( Tava escolhendo até ....é mole ?)
Então esse cara me passou o tel de quem seria o meu “GURU” no Rally dos Sertões , seria o cara que me daria as dicas e tudo o que eu quisesse saber sobre a prova. Seu nome : Ernesto!!!! . Ernesto morava em Paranaguá 90 km daqui e então combinamos de conversar sobre a chance de eu participar do Rally pois ele já havia participado e poderia me dar dicas preciosas sobre........
Realmente o Ernesto me contou tudo de como era a prova e eu decidi que iria correr.......
Tinha um amigo meu o Luis , que trabalhava comigo na pizzaria e tbm curtia o “fora de estrada “ então convidei ele para nos inscrevermos no tal Rally dos Sertões. Engraçado era que eu nunca tinha ouvido falar dessa prova aqui..........a largada seria em São Paulo e eu então liguei para o pessoal da “ DUNAS RACE” e falei com o Dionizio Malheiros” que na época era o organizador e foi o criador dessa prova. ......Encomendei a fita do Rally e assisti ela umas 30 vezes ou mais ..... analisava cada imagem , cada trecho , o solo etc...........
Lembro do dia em que fui depositar o valor da inscrição R$ 850,00 na época e era graninha viu........minha casa tava la.......só no reboco , chapiscada os tijolos aparecendo ....sem forro ...vc via as telhas......kkkkkkkkkkkkkk.................e eu gastando grana em inscrição de rally.....(rindo). ...para me livrar das criticas da esposa na época , comprei um guarda roupa invocado nas “Casas Bahia” e pronto ...a muié me deu um tempo....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. ficava ela la.....passando lustra móveis no guarda roupa e eu preparando a ténéré......
Por ingenuidade de minha parte e do Luis achávamos que não seria difícil esse Rally por nós ficarmos na moto algo em torno de 12 a 14 horas por dia......achávamos que da parte de resistência seria mole...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......Então, depois de inscritos ,veio a parte da burocracia do rally , documentos , planos de saúde , carteirinha de “PILOTO” ......EU HEIM!!! Piloto ? Como assim piloto?..(risada)....Isso mesmo , deveríamos nos filiar na federação aqui ter carteirinha de endurista....(risos)......Até me lembrei do primeiro “Enduro “ que fiz.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk

O piloto de enduro
Vou contar essa : “ENDURO DA MEIA NOITE “
Não sabíamos ler planilha e nos inscrevemos nesse ENDURO aqui que era conhecido , não tínhamos equipamento mas era so colokar em uma prancheta a planilha e vom bora!!!!....
Foi eu ,o Luis e um retardado chamado Batata...kkkkkkkkkkkkkkkk.........Só que bancamos os espertinhos e explico: Pegamos a planilha um dia antes e fomos durante o dia escondidos na trilha para ver ser descobríamos o caminho correto para não se perder......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......( to passando mal aqui enquanto escrevo pq tenho q puxar pela memória essas trapalhadas)......Na noite da largada ,trabalhamos na pizzaria até as 23:30hrs e apenas retiramos a caixa de entregas de pizza das motos e fomos direto para a largada da prova! Eu tirei a carenagem da ténéré , colokei borracha nas laterais do tanque com durex caso em uma queda não riscasse o tanque....( grandes merdssssssss) e me lembro quando chegamos la.......cheio de enduristas com suas motos preparadas para trilha ......e eu com aquele tanque de guerra .kkkk......não estava nem ai , mas ouvi um cara la falar algo me me encheu de razão ....” Olha o Peterhansel do Dakar ai gente......em tom de brincadeira mas eu gostei .....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Então largamos e já sabíamos de cor o caminho pelo menos até uma parte ......chegou em uma entrada de trilha ,todos os enduristas pararam e estavam em duvida mas nós sabíamos por onde e entramos primeiro ........veio aquele bando atrás da gente....(rindo) Chegou uma subidona de pura lama e o batata subiu na frente....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......... De repente .kkkkkkkkkkkkkkkk....vi umas 4 motos rolando ladeira abaixo com pilotos rolando junto ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........e o Batata descendo na contra mão.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Desculpa pessoal mas tenho que registrar a risada pq nesse exato momento vou parar de escrever pq to chorando de tanto rir............................................... ....................................
A cena foi muito engraçada........o animal estava fazendo o enduro de trás pra frente...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....Muita lama , muita mesmo e continuamos seguindo estávamos perdidinhos já e duramos naquela prova até as 4:30 hrs da manha pois eu havia entrado em uma poça de lama que eu só lamento não ter fotografado ( Imagine sem dó uma ténéré aparecendo somente o farol e a carenagem em uma poça de lama)))))...então parei em uma trilha e tinha um piloto na duvida se encarava a lama ou cortava caminho......o cara olhou p/ mim e disse.....vai vc na frente que sua moto é maior......kkkkkkkkkkkkkkkk...........eu , todo corajoso , fui......e fiquei...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk............o cara não me ajudou , sumiu acho q foi rindo embora do bobão aqui.........
Mas valeu a experiência....agora eu era PILOTO ( rindo)........então voltando ao Sertões , eu já estava inscrito e tinha q preparar a moto e conseguir o resto da grana para bancar a prova. Tinha uma certa certeza de que conseguiria uma parte com “PATROCÍNIO” e de que não seria difícil......( meu maior erro). Começamos o que foi a pior escalada dessa aventura ... “BATER DE PORTA EM PORTA NAS EMPRESAS”.........Olha pessoal , o que teve de neguinho que prometeu ajudar mas na hora amarelou.....
Foi realmente muito ...mas muito desgastante mesmo para mim essa corrida paralela atrás de grana para completar o pacote........( Ta certo que ninguém era obrigado ...o problema era nosso.....ninguém mandou se inscrever em algo que você não pode pagar.........MAS PROMETER E DEPOIS DEIXAR NA MÃO ....... NÃOOOOOOO)
A data estava chegando e não conseguimos 1 centavo se quer para completar os gastos , gasolina , peças de reposição ,gasto com alimentação ,deslocamento até Sampa etc....nem roupa tínhamos....(rindo)

Os 3 minutos de fama:
Então eu tive uma idéia : Vamos p/ a mídia !!!!! Mas como?.....indo horas.....
Eu banquei o João sem braço com um canal de TV aqui........Eu mesmo liguei para esse canal e disse: Olha , vocês estão sabendo sobre a participação de dois entregadores de pizza aqui de Curitiba que vão participar do “MAIOR RALLY DO BRASIL” ??????????
O repórter disse: Não ........Como é isso??? /Quem são os caras???? Onde eles trabalham?...Interessante.....Como posso acha-los ??????????(rindo muito)......Morderam a isca!!!!.....Era a deixa e a chance para tentar pedir apoio aqui. Veio um pessoal da globo daqui fazer uma matéria com a gente e ficou muito legal.....eles filmaram nós entregando pizza de noite e fazendo trilha de dia e contando que iríamos participar do Rally dos Sertões . Fez sucesso viu!!! ....passou aqui e só não contávamos que iria passar depois em nível nacional no “ESPORTE ESPETACULAR” da globo......( Não sei se é verdade o que ouvi la em São Paulo mas o pessoal disse q nossa matéria foi a primeira sobre o Rally dos Sertões a passar em nível nacional para todo Brasil)....E essa matéria e graças a ela , que fui reconhecido por um mecânico onde eu quebrei a moto (CDI) la em São Raimundo Nonato PIAUÌ e ele salvou meu rally !!!!!
No dia que passou a matéria na TV ,tiveram que retirar o fone do gancho na pizzaria pq congestionou todos os pedidos . As pessoas ligavam pedindo pizza mas exigiam que quem deveria entregar a pizza fossem os caras do Rally....kkkk......e olha que na matéria não apareceu o nome do restaurante nem o tel.......
Mas.........e daí?...Saiu a matéria na tv e até agora nada de patrocínio , só ficamos nas promessas de alguns....A coisa estava ficando feia , já estávamos pensando em ligar p/ Dunas e cancelar as inscrições ..................O restaurante adiantou as nossas férias , uma loja cedeu um pneu , meti a mão na poupança e usei toda a grana que tinha la e pronto!Mais uma esmolinha aqui e outra ali ............

A preparação da Ténéré:
O que e como fazer com a moto para ela agüentar ou você não ser pego de surpresa? Simples......basta você usar a “Lei de Murphy” e tentar prever tudo o que pode ferrar ,quebrar , desgastar , faltar ,piorar, acabar e acontecer de errado.......simples....Eu sentava na frente da moto e imaginava todos os tipos de tombos e como seria a queda com a ténéré e ia listando tudo o que poderia quebrar na queda..(para poder levar somente o principal )......Tirei as pedaleiras da garupa , piscas , bagageiro......bateria nova ,pneus novos...Detalhe: EU USEI PNEU RALLYCROSS DA PIRELLI....principalmente pq testei esse pneu e ele aguentava rodar com a ténéré mesmo furado por kilometros sem sair do aro .......levantei uns 5 cm o paralama prevendo lama caso chovesse......e uma das coisas que mais tiveram valia....eu coloquei silicone em toda parte elétrica , fios cabos , cachimbo de vela para não ser pego em algum rio e a moto falhar......e eu vi alguns pilotos com a moto afogada no meio dos riachos por falta desse detalhe........e principalmente por a ténéré 90 não ter pedal de partida eu não poderia me dar ao luxo de deixa-la apagar na água.....outro detalhe , no caso da ténéré , deve-se dar uma geral no motor de partida pois imagine vc no areião e não tendo como você fazer pegar no tranco!!!! Nesse rally eu não vi esse detalhe e nem no rally de 97 mas tive problemas depois no dia a dia....imagine vc ficar fora da prova por um detalhe desses. Eu estava mais preocupado em colocar logo os adesivos nela do que na preparação kkkkkkkkkkkk não via a hora de ver ela toda invocada !!!!!! (Eu era apaixonado por aquela moto””””””””!!!!!!!!!!)
Falando em teste de pneus........ teve uma vez em que eu estava voltando do litoral e subindo a serra furou o pneu...............Mesmo assim, por ser um pouco mais da meia-noite eu resolvi continuar subindo rodando mesmo com o pneu furado........Rodei vários kilometros na subida , com garupa mais mochila..............E acreditem o pneu rodou mais de 60 km antes de sair por completo do aro..........mas não acabou ai ....eu joguei o pneu no acostamento da estrada e continuei com a moto rodando só no ARO”””...........até em casa..Uma viagem que era para ser em 1 hora , demorou 7 horas .....cheguei em casa as 7 e pouco da manã e acordei toda a vizinhança com o barulho do ARO” em contato com o chão......foi ridícula a cena ,,,,,,,,eu passava em frente a algum ponto de ônibus e as pessoas não acreditavam no que viam...kkkkkkkkkkkk........andava a 10 km p/ h pois não dava para ser mais q isso que eu caía mesmo........levei alguns tombos e quando cheguei , tive que jogar fora o resto do aro e raios que sobraram..........................................

O Treino
O Ernesto me falava como eram as especiais de velocidade então eu usava a estrada de Guaraqueçaba PR para testar minhas habilidades ...se é que eu tinha alguma! Era uma estrada de cascalho , costelas , curvas , pedras soltas e descidas . 80 km de puro off road.........dava para andar forte la pq ninguém costumava freqüentar essa estrada por ser muito ruim mesmo. O Ernesto me falou que quando se perdia ,seguia o rastro dos pilotos da ponta e acho que por isso eu não esquentei a cabeça em dominar a navegação nos treinos. Eu sabia que eu era um “PILOTO DE PONTA”........... mas da “PONTA DE TRÁS.”...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......Uma corda tem 2 pontas não tem ?....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...deixe que os pilotos de ponta da ponta façam o caminho pq eu vou curtir o MEU PARIS DAKAR..... Eu só queria sobreviver la e chegar até o final.!!!!!
Chegou o grande dia de ir p/ São Paulo com as motos........o Ernesto veio com um amigo de Paranaguá com uma van e colocamos as 3 motos apertadas dentro e seguimos para a largada......sorte q teve esse amigo do Ernesto pois eu estava planejando em ir rodando mesmo com a ténéré até a largada. O Ernesto foi com uma KDX200 o Luis com uma XL 350 e eu com a Ténéré. Fomos os primeiros a chegar , no Vale do /Anhagabaú e foi só as 20:00hrs a largada promocional...Lembro quando eu subi na rampa e o cara do microfone disse “”” O loko meu ...o que é isso meu Deus “....rindooooo
Seguimos para Resende pela Dutra a noite e de lá , seria realmente o começo do deslocamento até Petrópolis RJ . Esse era um deslocamento de 247 km para os pilotos aferirem seus odômetros ....uma estrada cheia de mata-burros subidas e descidas......Eu estava curtindo muito pq até ali p/ mim era como a estrada de Guaraqueçaba......o momento engraçado foi o Luis ...kkkkk..........ele estava na frente e o Helicóptero estava acompanhando ....então ele acelerou forte em uma ponte em curva e se empacotou...kkkkkkkkkkk........tombo feio..kkkkkkkkkkkkkkkk......quase caiu com moto e tudo dentro do rio.........entortou o guidon da moto dele....eu tive q parar para rir.....( Sabe aquele negocio de vc querer rir do seu amigo mas não poder?)...Então , eu pensava um monte de coisas ruins e sem graça para não rir dele.............pensei até na minha avó de bikini ...mas não deu........eu rolvava no chão de tanto rir da cara dele...kkkkkkkkkkkkk...ria muito....muito mesmo.....o primeiro tombo foi dele....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Continuamos firme até Petrópolis onde aconteceu um prólogo em circuito fechado para determinar a ordem de largada no dia seguinte....era uma pista de lama......eu não nego que entrei nela com medo de cair......eu sentia uma certa ansiedade de algumas pessoas em querer ver como os motoboys se sairiam na lama..Fiz uma volta tranqüila e não caí na lama....(odeio lama)...tinha medo pelo joelho que nunca ficou bom desde o Pantanal.Se eu não me engano tinha 55 motos nesse ano falavam em 70. e eu devo ter ficado em 30 e alguma coisa nesse prólogo . O engraçado nesse prólogo é que Um piloto “ E BOTA PILOTO NISSO” ficou indignado com alguns repórteres (rindo) do por quê eles não vieram entrevista-lo e sim vieram em nós.....kkkkkkkkkk.....eu e o Luis por ter aparecido no Esporte Espetacular antes do Rally , ficamos meio que como alvo da imprensa que acompanhava a prova e quando terminamos esse prólogo ,eles vieram nos entrevistar...kkkkkkkkkkkkk Todo final de etapa eles procuravam saber se os motoboys ainda estavam vivos..........
A etapa de Petrópolis a Diamantinatinha 700km e uma especial de 70 km .....esta difícil lembrar das etapas pessoal....só sei que o Ernesto se empacotou e o Luis então nem se fala.kkkkkkkkkkkkkkkk.......eu não caí ainda....Mas na Serra do Cipó.......aconteceu algo tipo “aborto da natureza”......só sei que os pilotos de verdade alguns se perderam e eu , segui uma trilha no meio daquelas pedras e me dei bem em relação a alguns pilotos da “ponta”......fiquei em 17 ° na geral e no dia seguinte , larguei na frente inclusive do Juca Bala e Jean...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..( Não andei melhor que eles não , apenas eles se perderam na navegação e eu além de nem olhar para o odômetro , escolhi o caminho certo ).....quando acabou essa especial ....até o Ernesto veio me elogiar dizendo que estava impressionado comigo .....”SORTE”....(CAGADA MESMO) RINDOOOO.
Na etapa Diamantina /Taiobeiras eu entrei para o clube dos fazendeiros......kkkkkkk..levei uns tombos meio que um seguido do outro.kkkkkkkkkkkk...(é muito ruim cair , baixa o moral mesmo) ..e na largada , quando me chamaram , teve um pessoal que falou ...” Olha o cara da ténéré .....ta largando na frente do Juca Bala.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk........mas foi só 5 minutos pq depois eu vi os caras detonando atrás de mim e passando por mim como se eu fosse um inseto.......Os caras aceleram mesmo ........
Nessa Etapa , atravessamos o rio Jequitinhonha e algumas motos ficaram por la , água no motor , pane elétrica......e o piloto Mauricio Fernandes perdeu a moto para a correnteza e achou ela somente vários metros adiante graças aos moradores.......Eu , Luis e Ernesto passamos pelo rio. Nesse rally , as especiais eram curtas mas o que matava eram os deslocamentos ......Eu não ligava para horários , fazia a especial e pronto ....chegava depois do meu horário ideal mas não sabia que estava sendo penalizado . Andei na frente de alguns pilotos nas especiais mas no final do dia ficava atrás deles na classificação. Eu estava contente em estar ali , vivo e participando .
Cada vila de moradores no Sertão eu dava autógrafos , nunca pensei que daria autógrafos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Alguns sertanejos me perguntavam : Ta em que lugar?...Eu respondia na brincadeira.:......To em primeiro!....deixa eu ir se não os pilotos vão me alcançar.........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Mas é muito legal vc estar lá....o povo vê vc como um Super Herói......teve uma passagem q nunca esqueço.
Atravessava uma balsa e tinha a única bomba de gasolina no vilarejo......alguns pilotos paravam para abastecer e tinha aquela multidão de gente e mulheres ( gatas ,ruivas ,morenas....feias...lindas....)kkkkkkk pedindo autógrafos .....quase ninguém parava...crianças dando tchau ...pessoal aplaudia a passagem das motos......Eu parei para abastecer e quase não dava para descer da moto de tanta gente em volta querendo ver o piloto de perto e sua moto.....tinha até 3 policiais ali do lado da bomba justamente para evitar tumultuo quando algum piloto parasse para abastecer. Então , eu vi uma mãe com uma criança de cadeira de roda segurando uma bandeirinha do Brasil ......eles estavam distantes do agito pq a criança estava na cadeira de roda e não tinha uma visão boa dos pilotos que passavam.......então , eu desci da moto e fui la perto do menininho , peguei o boné dele e escrevi “””” Uma lembrança do Rally para meu amiguinho Ass: Motoboy “”””
A Mãe dele não acreditava de tão contente que ficou e a criança então ....nem se fala...o coitadinho ficou paralizado , não acreditava que um Competidor parou , desceu da moto e veio falar com ele....kkkk......muito legal foi aquilo.....as crianças de lá viam vc como um tipo de ROBOCOP .....ou HOMEM DE FERRO.... com as roupas , coletes e botas...
Bem ....onde estamos?.....ah...sim devo estar em meu 6° tombo já..... tanque já amassado e eu adorando...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. Para quem tem Ténéré ...a porca da mesa do guidon ....sabem qual né?....foi-se!!!!!.....a moto estava começando a querer desmontar.
Teve uma etapa Taiobeiras / Lençóis que acabou com a graça p/ mim.......Além de levar mais um tombo , ainda nos perdemos e andamos acho q uns 150 km a mais graças a navegação do “ SENHOR TUCA PORRETA”....né tuca? Se lembra???? Terminamos a especial e formamos um grupo para deslocamento até o final da etapa .....Eu ,Ernesto , Luis , Tuca Porreta e tinha mais um piloto.....Então pegamos um trecho de asfalto e passamos do ponto......rodamos além do que devíamos.....rindo
Cheguei em Lençóis as 23:30 hrs.....o Luis não conseguiu acompanhar e ficou em uma cidade antes e resolveu dormir por lá......o dia seguinte seria descanso e no outro dia de manhã o Luis apareceu.
Nesse dia um piloto chegou a dormir na moto e acertou uma placa de sinalização ......Acreditem , vc dorme mesmo.....eu apaguei uma vez em um deslocamento de asfalto....depois da metade da prova começa a bater o cansaço ..... A cada etapa ouvia falar em clavículas quebradas.........
No dia de descanso , eu fiquei dando uma geral na ténéré , reapertando parafusos , raios , limpando filtro , regulando transmissão etc...etc...O que estressava era que Eu ,Ernesto e Luis por não ter apoio, levamos ferramentas no caminhão da organização e para achar o caminhão p/ pegar as ferramentas era demorado.
No dia seguinte seria a etapa que iria separar pilotos com sorte , pilotos com azar , homens , meninos e aventureiros .
Etapa Lenções / Barra
Essa etapa tinha a maior especial de velocidade (170 km) no meio de trilhas de areia, muitas trilhas que faziam zig-zag e se misturavam e se encontravam,cercada de espinhos. Trechos de pedra , areia , areia ,areia........uma etapa que o tempo máximo seria de 4:30 hrs para percorrer e não ser penalizado . Estava previsto o Reabastecimento no meio da especial devido a autonomia das motos ...( Os apoios dos pilotos saiam de madrugada para esperar seus pilotos no meio da especial com gasolina para o reabastecimento)....Nessa eu tinha o tanque da ténéré e nem esquentei a cabeça com reabastecimento.
Foi nessa etapa que o Juca Bala ganhou o Rally pois ele fez em 2:26 hrs se eu não me engano. Foi muito contestado esse tempo entre os pilotos pois o comentário era de que foi cortado caminho”””......bem isso foi briga de profissionais.....vou contar como foi a minha especial...
Eu fiz em 4 :32 minutos se eu não me engano ....quase outro milagre pois se eu conseguisse terminar ao menos dentro das 4:30hrs , ficaria classificado muito bem pq 90% dos pilotos se perderam e não terminaram no tempo. Esses 2 minutos eu perdi pq parei a moto quase na chegada para dar gasolina para um piloto que teve pane seca.....muitos tiveram!!!!
Larguei na especial confiante pois eu queria mesmo uma assim , longa , desgastante e queria me testar.......Nesse dia eu estava andando como eu defino “EMBUTIDO NA MOTO”....explico. Quando vc larga , depois de alguns minutos ,com o sangue já quente e a adrenalina dosada e constante, você e a moto formam um corpo só.....vc e a moto são um. Vc fica embutido na moto e tem o controle quase que total desde a aceleração até o equilíbrio fazendo com que você tenha uma pilotagem perfeita no seu ritmo. È como que se a moto fizesse parte do seu corpo e vc ao mesmo tempo parte dela. Quando vc não se sente embutido na moto , parece que qualquer buraco, pedra , areião fica mais difícil.....vc absorve o impacto da moto é como 2 corpos separados mas dependentes....é horrível.
Outro detalhe que não comentei . Quando largava a última moto , 10 minutos depois começavam a largar os carros!!!......Os pilotos retardatários , sempre levavam susto depois de algum tempo pq os carros começavam a ultrapassar as motos. O Luis sabe bem o que é isso , segundo ele , nessa etapa ele teve que se jogar da moto para não ser atropelado por um carro .
Então , larguei nessa especial e fui tocando em um ritmo bom e sem cair........navegação? (zero)....seguia os rastros....estava mais preocupado em andar rápido do que ver para onde estava indo.......30km....50km....calor...muito calor.....80 km ....comecei a desidratar.......levei um tombo de propósito para não acertar de frente em uma rocha...rocha mesmo em uma curva traiçoeira. Acidentes , atropelamentos de animais( um piloto destruiu a moto)......o Luis quebrou antes da metade.......e Ernesto eu não vi mais.....kkkkkkkkk............passava por tanta pedra e buraco que pensava “ não....não....não é possível que não quebre um monte de gente nesse lugar””””” ...pelo caminho fui só contando as motos quebradas e sem gasolina........e eu passando ....ainda tinha energia de ficar de pé nas pedaleiras no areião...mas estava desidratado e morrendo de sede.......beberia minha urina ali.....nunca havia sentido SEDE de verdade......Vi o piloto americano (Não vou arriscar escrever o nome dele) parado ao lado da moto , com cara de acabado mesmo ,vermelho igual a um pimentão.......não sei o q aconteceu mas eu passei reto.......

Sorte e Azar
Essa etapa foi a mais difícil e a maioria dos pilotos se perderam e foram parar próxima de Xique-Xique e o destino era Barra” pq não observaram na navegação, um desvio importante e os que vinham atrás, seguiam os rastros e se perdiam também!
A minha sorte é que eu não agüentava mais de sede já não andava mais com aquela pose na moto em pé nas pedaleiras.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..............tava em frangalhos já......kkkkkkkk........e vi um casebre de barro e parei para pedir água.............o pessoal da casa veio com uma água amarela e falaram que eu poderia beber pq era dessa cor por ser de raiz de uma planta.......se fosse água de privada eu beberia.......e foi a água mais gostosa que eu bebi na minha vida...acreditem !!!!....matei a sede e o restinho , eu queria jogar na cara e molhar a cabeça.....mas por respeito a eles que estavam tirando água deles beber para me dar , eu bebi tudo. Então um senhor me disse : Olha moço, Barra fica pra lá , naquela direção!!! Os pilotos estão entrando ali e ali vai para Xique –Xique.....eles estão indo para o lado errado!!! ( Eu parei bem no desvio e não sabia , eu teria errado o caminho tbm se não fosse esse senhor!!! . Então segui o a dica dele e e segui para Barra voltando a acelerar.......ainda ultrapassei uns 2 pilotos que já haviam se perdido e estavam retornando para o caminho certo...........chegamos em um estradão de um pó mais fino que eu já vi....e dei bobeira e deixei um deles me passar........fiquei cego na poeira.....resutado: ( Essa terra é minha !!!!......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk comprei!!!!!.......tombaçoooooooo!!!!!!!!

Azar
Eu sabia q estava a uns 10 km da chegada......então vi uma cena tétrica (kkkkkkkkk).......um piloto no meio da estrada com os braços abertos e gritando para eu parar pelo Amor de Deus!!!!!......Quando parei a moto ele me pediu um pouquinho de gasolina ...... a moto dele estava amarrada em um Jegue e pronta para ser rebocada até Barra!!!!....A ténéré estava quase seca já mas eu acabei doando gasolina para ele......foram esses 2 a 3 minutinhos, mais o tombo que me fizeram não terminar no tempo essa especial..........Uma pena!!!!!!! O que me impressionou foi o desespero desse piloto..............não precisava ficar assim ....tinha muitos pilotos la atrás .....muitos chegaram só de madrugada resgatado pelos carros da organização.
A cada final de etapa , os carros vassouras percorrem a trilha resgatando o resto das motos e pilotos que vão quebrando e ficando. Eu perdi a porca do pinhão da ténéré e para não perder o pinhão , eu ficava com a bota no eixo para ele não escapar!!!
Andei kilometros assim até chegar um uma vila que tinha um soldador.....mandei soldar o pinhão no eixo......
Eu sobrevivi a pior etapa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tava orgulhoso mesmo!!!!!!!!!!!!
Cheguei na beira do Rio São Francisco e lembro que me joguei da moto deixando o corpo cair ao lado dela e lá fiquei deitado por uns 10 minutos pensando no desafio que venci.....

Festa
Para os solteiros é o paraíso , para os casados , uma provação!!!!! Muitas mulheres querendo se aventurar com os pilotos......Não sei mas elas ficavam alucinadas com os pilotos no final de cada etapa......Sempre tinha uma festa regada a musica regional comemorando a passagem do Rally........
Tinha uns caras lá que estavam com uma saveiro “preparada” e soube que se desentenderam durante a prova pq parece que um deles se engraçou com uma sertaneja e não queria mais continuar , queria ficar mais dias na cidadezinha e outro queria continuar a prova.....(rindoooooooo)

Etapa Barra / São Raimundo Nonato (PI)
A quebra
Nessa etapa se eu não me engano , eu dei o nó na parte da especial...kkkkkkkkkkkkkkk.......tava meio traumatizado com a etapa de Barra...((( É ..não nego que fiquei meio acovardado mesmo ))))))) Com a ténéré eu fazia 2 vezes mais força do que qualquer piloto que estava ali . Eu e o /Ernesto andávamos juntos nos deslocamentos e nas especiais , cada um no seu horário de largada. O Luis , já estava com a moto dele no caminhão da organização e vinha de carona com o pessoal . Então quando chegamos na largada da especial , resolvemos seguir para o final da etapa e por outro caminho ( Que era pior que a especial....acreditem) Areia ,areia,areia....meu Deus!!!!! Carros de apoio atolados naquele mar de areia!!!!
Chegamos em um posto de gasolina no meio do nada e parei para abastecer. Veio uma moça me pedir um autógrafo e com um ar de despeito me disse: È....... , agora vocês vão para a cidade das mulheres né?;;;;;Eu não entendi e perguntei : Pq cidade das mulheres?
Ela apenas me respondeu : Você vai saber quando chegar lá......com um sorriso sem graça.
Era São Raimundo Nonato , uma cidade que estava preparando uma recepção para a caravana do Rally que parou a cidade!!!!
Faltavam 70km para chegar no final da etapa em S. R Nonato e eu enrolei o cabo para chegar logo e procurar as ferramentas para fazer a manutenção na ténéré. A essa altura , a ténéré estava precisando de troca de peça ( Suspensão tras). A mola do amortecedor estava cansada e eu vinha sentindo os impactos quando passava forte em buraco ou erosão......Não me importei e continuei como se estivesse em uma especial de velocidade .....a estrada era bem ruim e tinha algumas erosões......faltando algo como uns 20 km para chegar , eu saltei uma erosão e a moto deu um estouro e morreu!!!....pronto.....já era!!!.....eu senti uma pancada forte da suspensão e fiquei pelo caminho........esperando o carro vassoura para me resgatar.
Cheguei na cidade e nunca vi coisa igual ( apesar de estar segurando a moto em cima da caminhonete)....Vi um cordão humano na entrada do asfalto até a entrada da cidade de pessoas aplaudindo cada piloto que saia da trilha . Coisa emocionante mesmo!!!..
Quando desci a moto tive problemas com as fãs do Rally ....não só eu , como todo piloto que chegava..........Eu nunca vi tanta mulher em uma cidade como aquela......e não estou exagerando não......os pilotos tinham que se esconder...rasgaram a jaqueta de um la........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Eu cheguei a perguntar para o pessoal lá......pq só via mulher na cidade!!!!!
Eu sabia que o problema da moto era no CDI pq na ténéré , ele fica embaixo do banco.......( Ele havia trincado de fora a fora).Então eu estava fora do Rally....Onde eu iria encontrar um CDI ali E LARGAR NO DIA SEGUINTE????
Eu estava tão desesperado que falei para o Luis tirar a moto dele do caminhão para eu tentar consertar pois na minha cabeça , eu iria com a moto dele até o final desse Rally.....que se dane...seria desclassificado mesmo........mas eu queria ir até o final.
Estávamos na frente de uma pousada onde dormiríamos e eu desmontei a moto mas sabia q era o CDI........e nesse tempo , os pilotos descansam , os mecânicos trabalham e as pessoas da cidade ficam observando os carros e as motos e o pessoal trabalhando.......eu estava lá , na moto , com o CDI na mão......um monte de curiosos só observando você.....Povo simples , querem até ajudar........ Veio um cidadão e me perguntou: O que aconteceu ai amigo? Eu estava nervoso e nem olhei para ele , continuei abaixado , olhando o CDI. Ele insistiu : É o CDI que quebrou?.......Eu tava ficando nervoso e pensava “””DE QUE ADIANTA RESPONDER SE NÃO VAI ADIANTAR”........( E como ele sabe que é um CDI isso aqui?)..... Então ele falou : “ EI ....VOCE NÃO É AQUELE MOTOBOY DO SUL QUE SAIU NO ESPORTE ESPETACULAR? .........kkkkkkkkkkkkkk;;;;;;;;;;;;;;;.......Respo ndi que era eu mesmo... O cara chamou um monte de gente para me ver.....rindo”””..”Olha o cara da pizza ai..!!!!!.Olha o cara da pizza ai””””!!!!!!!!!!!”””””””....Então ele me disse.....É o seguinte meu irmão......vamos consertar esse CDI ai.....eu tenho uma oficininha ...vamos levar lá ...eu soldo isso p/ vc....... Eu ainda não acreditava nele.....nunca tinha visto alguém consertar um /CDI......mas tudo bem , tiramos o CDI...já tinha um carro me esperando para me levar na oficina.....no carro, uma moça que dirigia , pediu autorização p/; mim se eu não me incomodava de ela fumar um cigarro....kkkkkkkkkkkkkkk............me senti um Semi Deus ali... não sabiam o que fazer para me agradar é mole?......Acreditem mas o Bolinha ( Esse era o apelido dele) descascou o CDI e em um trabalho cirúrgico , soldou todo o circuito impresso do CDI. Enquanto isso , me levaram para dar uma volta na cidade para ver a festa........Para eles , era a maior moral andar ao lado de algum piloto do Rally na festa....Eu estava todo sujo e empoeirado nem banho e nem a roupa eu tinha tirado ....entramos em um bar e tive que tomar um gole de pinga com limão e sal......buáaaaaaa..........para não ficar feio ...tomei....
1:30 horas...finalmente recolocamos o CDI na ténéré.....dei a partida.......ela funcionou!!!!!!!!......Esse Bolinha me salvou!!!!.Devo esse Rally a ele.
Quando cheguei em casa , mandei uma foto agradecendo ele e comunicando que eu havia terminado a prova graças a sua ajuda. ( Isso foi uma lição p/ mim ...um tipo de tapa na cara!!!....julguei o cara errado )))
De São Raimundo até Teresina foram 538 km e o que matou mesmo foi os deslocamentos em um asfalto pior do que as trilhas....muito ruim mesmo....O Ernesto estava com problemas de furo de pneu.......eu estava levando sorte....nessa etapa tomei o melhor gole de cerveja da minha vida depois de tomar a melhor água....estava na estrada e vi um doido no meio do asfalto com um copo na mão acenado para os pilotos que passavam..............entrou na minha frente.......o cara estava mamado””””.......me ofereceu um gole......kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Especial de 45 km.Uma reta.......fui bem...J.Toledo se perdeu na única curva que tinha nessa especial...rindo..(O cara da Suzuki éra gente boa)
Em Teresina comi o melhor pedaço de Melancia da minha vida!!!.....( Você com sede , tudo que

marcelofreitas
05-11-10, 16:13
essas fotos estaum continas na mesma fonte dos relatos! se deliciem!



http://www.forumxt600.com.br/forum/files/96rally7.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_97rally27.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/xl14.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/lagoa_dos_patos.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa_dos_patos_1.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoadospatos.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoadospatos.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoadospatos.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal4.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal5.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal7.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_motoboy.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal1.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal2_139.jpg

http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal4_819.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal5_161.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal7_113.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal8.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_97rally9.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_tartaruga_263.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_duna_199.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_duna_199.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_pantanal1.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa2_132.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa3_996.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa4_910.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa6.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa7_293.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa8.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa9.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa13.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa14.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa15.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_lagoa18.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly4.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly6.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly7.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly12.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly13.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly14.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly18.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_raly18.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_dunas_final.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_97_1.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_acampamento_2.jpg
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_rio_jequitinhonha.jpg

marcelofreitas
05-11-10, 16:25
continuando os relatos do motoboy:

......!!!.....( Você com sede , tudo que tiver liquido ta valendo.........)
Na última etapa entre Teresina a Fortaleza 870 km........com 2 especiais......a segunda era nas dunas”””......Chega uma hora que parece que vc vai ficando meio bunda mole de tanto sofrer....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..........mas eu encarei as dunas....não caí....passava por aquelas lagoas e não caía , areia ,areia.....água....areia.....sempre seguindo rastros formados na areia.....cheguei até o final....vivo........ Um reporter me disse o seguinte: Cara , tu é duro na queda heim!!! Eu quando vi você nas dunas , preparei a maquina para tirar uma foto de você caindo e não consegui....queria fotografar um tombo seu e não consegui!!....kkkkkkkkk;;;;;;;;mui amigo!!!!!!! Eles ficam como urubus na carniça querendo ver tombos e capotamentos.....................lembro que o Dionízio Malheiros ( Organizador ) estava na chegada do final das dunas...então ele me deu os parabéns...( Ele estava torcendo para que os motoboys terminassem o Rally) . Eu desci da moto , me ajoelhei e o Ernesto tirou uma foto!!!!...Ainda tinha o resto de deslocamento até Fortaleza e mais um furo de pneu do Ernesto....nos atrasamos , mas chegamos a noite....
Dia seguinte tinha uma pequena especial em circuito fechado nas dunas para o pessoal assistir....mais uma exibição mesmo......
Incrível !!! Ali o Luis apareceu com a moto andando.....he he he he .....ele tirou ela do caminhão.....(Sei não heim)))...quebra mesmo Luis?.......
Eu não atolei nas dunas........dei umas voltas e estava curtindo o finalzinho....não passei vergonha mas fiquei sem gasolina ali......a moto do Juca bala perdeu o pneu ...ficou só no aro!!!!....Tudo certo....Após exatos e contados 10 tombos eu sobrevivi ao IV Rally dos Sertões
Só no final comecei a entender sobre as penalizações....e por saber que andei na frente de alguns pilotos que receberam troféu ,fiquei com uma pontinha de frustração....ganhei uma medalha de participação......o Ernesto conseguiu um troféu na sua categoria.........mas eu estava orgulhoso de ter completado a prova!!!!! Pilotos mais experientes ficaram pelo caminho.........( precisa ter sorte....garra e um pouco de braço....não foi fácil segurar a ténéré mas ela me levou até o final.........)
È como eu disse...você começa andando de uma maneira ......e termina andando melhor no final....mas não percebe..........E pode ter certeza , você não volta a mesma pessoa !!!!!!
Eu havia conseguido fazer o meu “PARIS DAKAR ‘ pessoal e tive uma visão do Brasil que muitos não conhecem.
Para mim é uma satisfação contar como foi a minha aventura no Sertões aqui e principalmente aqui pq sei que muitos de vcs tem essa moto. Comecei lendo relatos de outros aventureiros para começar minhas aventuras ...Assim como ja sei que ja fui inspiração para outros fazem as suas.....( Mas não imaginava tanto).....rsssssssss.....Estou impressionado mesmo com alguns comentários do pessoal e como prometi a vcs e em muita consideração a esse tópico , vou preparar o relato do Sertões 97............Só voltei lá para buscar um trofeuzinho...........e trouxe...
Um abraço a todos !!!!!!!!

A ténéré eu vendi para um cara de Paranaguá e soube que ele foi para o Nordeste com ela e voltou na boa.....Não sei se ele descobriu o CDI até hoje....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O relato ta pronto ...to escaneando as fotos acho q amanhã ja esta no forum

V Rally dos Sertões 97
5.000 km
(São Paulo a Natal)

Em 97, resolvi participar novamente do Rally dos Sertões , pois não saía da minha cabeça a idéia de que eu poderia ter ganhado um troféu no ano passado se eu não fosse tão inexperiente. Era como que se eu quisesse provar para mim mesmo de que seria capaz de fazer o percurso novamente e obter uma melhor colocação mesmo com a pesada TÉNÉRÉ e com equipamentos básicos.Eu não me conformava em ter andado na frente de alguns pilotos e não ter pegado um troféu ......unzinho!!!!!.....Esse foi o preço de não ter navegado e prestado atenção nos tempos . Eu terminava a especial e relaxava , achava que não tinha mais horário para chegar no final da etapa.......O ser humano é estranho mesmo , já não bastava conseguir terminar e chegar vivo?
Lembro-me das palavras de André Azevedo (Piloto do Paris Dakar) em seu livro "Grãos de Areia", em que nos primeiros Rallys que participou, as imagens da prova vinham em sua mente até seis meses após o término da competição! O mesmo aconteceu comigo , após o Rally, as imagens da prova me perseguiram durante meses....Era como se estivesse passando um flash back dos momentos marcantes dessa competição, das especiais , das largadas ,das chegadas , dos sufocos , no que você errou , acertou , o que poderia ter melhorado , dos perigos e das amizades.
Quando você esta nessa prova e a carga de adrenalina esta no máximo , você não assimila muito as peculiaridades do trajeto, mas quando termina , eu chegava a sentir calafrios ao lembrar de certas situações que passei....
Essa minha segunda participação ficou marcada pela luta por "Patrocínio" que marcou muito negativamente falando.
BASTIDORES.....
Eu ,Luis e Ernesto estávamos inscritos novamente na quinta edição do Rally dos Sertões pois é como um vício. Eu e o Luis usamos o mesmo método de marketing para tentar conseguir apoio pois agora pensávamos que seria mais fácil já que éramos um pouco mais conhecidos aqui.o PREÇO DA INSCRIÇÃO SUBIU TAMBÉM pois a Dunas Race também estava se profissionalizando muito. Começamos a bater de porta em porta pedindo apoio em Bancos, seguradoras, Empresas Privadas e outras.... Mas não estávamos obtendo resultados satisfatórios. Muitos achavam nossa participação muito interessante mas na hora de ajudar ,tiravam o corpo fora!!!.Perdi a conta de quantas vezes ouvi alguém dizer "fale com tal pessoa"...bla bla bla.... e nunca falava com a pessoa certa. Esse é o problema, achar a pessoa certa para esse tipo de jogada, mas só encontramos papagaios pela frente!!
Não me considero uma pessoa inteligente mas também acredito que não sou burro!!!!... Nunca pensei que poderia me confrontar com "Gerentes de Marketing"de empresas e os mesmos me diriam cada desculpa mais esfarrapada do mundo para pular fora do apoio......(rindo).Eu ,sem formação em Marketing , consegui sair na mídia visual , falada e escrita além de 3 minutos de nível Nacional apenas na simples visão “motoboy aventureiro”.Sei perfeitamente que não saí na mídia por talentos de pilotagem como os profissionais mas tive a “VISÃO” que os cabeças duras não tiveram.....kkkkkkkkkkkkkk Mas o que realmente marcou , foi o preconceito dessas pessoas com o referencial "motoboy" ou Entregadores de pizzas. E isso foi antes de aparecer aquele maníaco do Parque!!!( imaginem agora então!)
Eu e o Luis estávamos tão certos que conseguiríamos apoio aqui no Paraná que passamos cheques pré-datados para pagar as inscrições e compra de peças para as motos. Mas a coisa estava ficando complicada, chegamos a fazer algumas matérias nos jornais e até uma chamada na televisão mas apoio que é bom, nada ! Sair na tela aqui era a coisa mais fácil do mundo....kkkkkkkkk.......... , teve até especulações sobre o programa do JÔ e uma matéria na ESPN mas eu já estava de saco cheio disso e eu queria correr e não ficar perdendo tempo. Me ligavam para fazer matérias e eu estava estressado e mandava todo mundo a merda kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!! Muitos se comprometeram a ajudar , teve até concessionária de motos que se comprometeu a dar umas peças para a moto do Luis mas na hora ""H"" se fingiram de mortos!
Eu vou contar para vocês uma historinha só para vocês terem uma idéia de como foi ridícula a nossa corrida para conseguir apoio.
Por telefone, entrei em contato com um representante de um óleo sintético famoso aqui no Paraná. Contei a ele sobre nossa participação no maior Rally do Brasil e se não daria para ele descolar alguns litros de óleo para nossas motos, assim divulgaríamos sua marca. Essa pessoa ficou muito entusiasmada em poder colocar adesivos em nossas jaquetas e motos e me convidou para uma reunião. Quando já estávamos discutindo a quantidade de óleo e onde seriam colocados os adesivos nas roupas o cidadão me perguntou em que eu trabalhava. Bem, quando disse que trabalhava como Motoboy o cara mudou da água para o vinho!!!!. Começou a enrolar e falar para passar na semana que vem...Só que o bacana já havia garantido seu apoio em óleo e começou aí , uma masturbação mental!!!!!! Ele de um lado sempre desconversando e enrolando e Eu do outro apenas querendo ver até onde iria essa novela..... (risos).Eu já sabia que era preconceito dele mas fiz de conta que estava acreditando na conversa mole dessa pessoa. Faltando apenas 2 dias para irmos para São Paulo , fui lá para colocar fim na novela das oito. Tive a cara de pau de pedir apenas 1 litro de óleo sintético só para ver o que ele diria. E não é que o cara disse que teria que fazer uma reunião com não sei quem para ver se dava para liberar????...Eu só queria que o cara falasse a verdade mas nem isso!!!!!!! Mesmo assim, resolvi comprar esse óleo sintético para ver se era bom mesmo e Eu não precisaria fazer a troca durante a prova. Falavam tanto em óleo sintético e eu queria ver se era o bicho mesmo....
Seguinte pessoal...nessa vida de moto eu já andei somando e acho que rodei (trabalhando) algo em torno de uns 850 mil kilômetros , então eu sei bem o que uma moto agüenta e não agüenta e o que vou comentar aqui é coisa de deixar qualquer Técnico ,Engenheiro a afins do ramo de lubrificantes de cabelos em pé!!!!....( Nem venham me processar que eu to duro!!!)...Mas eu já rodei com uma ML125 apenas completando o nível de óleo (mineral) no motor (sem ao menos trocar ou esgotar o que tinha lá ) com ÓLEO QUEIMADO MESMO 150 000 kilômetros e a moto fumava bastante MAS NUNCA QUEBROU.......então eu achei uma tremenda viadagem mesmo a raiva que passei com esse representante de óleo sintético aqui na época. Como se eu não fosse sobreviver sem o tal óleo......
As vezes a experiência , necessidade e a prática se sobrepõem a Teoria de alguns digamos”ENTENDIDOS”....
Voltando ao assunto!
Eu e o Luis , estávamos querendo desistir e resolvemos ligar para a organização da prova para cancelarmos as inscrições ( De novo !) . Explicamos a situação para o Dionízio e ele nos deu uma resposta que mudaria totalmente nossa vontade de desistir. Ele disse que a organização "PATROCINARIA" nossas inscrições em 50%.... Foi um alívio , a primeira ajuda veio da própria organização em São Paulo. Ele disse que a mídia em Sampa achou interessante nossa participação o ano passado e queriam ver os “motoboys novamente na prova. Depois disso que eu comecei a mandar a merda todo mundo daqui do Paraná no que diz respeito de mídia”kkkkkkkkkkkk.Fiquei revoltado com papo furado!!!!!!
Seguinte pessoal.....Eu já decidi que nessa, na próxima e na outra encarnação EU NUNCA MAIS QUERO SABER DE PAPO DE PATROCINIO SEJA LA PARA O QUE FOR ......KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK K
Foi aí que tive uma idéia que a princípio parecia absurda.( Eu e minha idéias) kkkkkkkk Confeccionar camisetas com uma foto minha na ténéré durante o Rally passado e em baixo colocar um texto nada convencional. No texto estava escrito : " FUI OBRIGADO A COLABORAR COM OS MOTOBOYS PILOTOS LUIS E NETO". Neto era como eu era conhecido aqui pelos colegas. Foi um tipo de apelação misturada com bom humor para que assim , pudéssemos vender as camisetas.....
E essa foi à idéia mais simples e genial que tivemos . Vendemos todas!!!! E ainda faltou! Um repórter aqui de um jornal deu uma força colocando uma matéria sobre a venda das camisetas para angariar fundos.........Mas sempre era aquele negócio , ligavam e exigiam que um de nós fosse entregar pessoalmente etc....Gente de outras cidades queriam também.....Em nenhum momento pensamos em obter algum tipo de lucro com isso , apenas precisávamos do mínimo para poder ir participar.......
Mesmo assim o dinheiro que conseguimos, daria para somente um de nós participar da prova , mesmo com o abatimento das inscrições . Ficou decidido que Eu iria . O Luis acabou desistindo e mesmo assim, estávamos muito perto da largada para fazer mais camisetas e tentar arrecadar o suficiente.Acho que se vendesse camisetas pela internet eu conseguiria ajuda dos que acreditavam na aventura!!!! O ruim dessa história , é o desgaste psicológico que você sofre correndo atrás e Eu corri atrás até a largada!!!! Você precisa se preocupar com a competição e não com promessas mentirosas dos outros. Não que eu fosse vencer o Rally mas você não pode ter muitos problemas psicológicos e de desgaste para não chegar lá já meio esgotado mentalmente........E eu cheguei lá assim!!!!!
Então daqui do Paraná foi Eu e o Ernesto . O Luis nos acompanhou até São Paulo para a largada.
Finalmente a largada .....
Esse ano , o Rally cresceu muito pois devido ao sucesso do ano passado, o numero de pilotos aumentou. Eram 80 pilotos de moto e 60 de carros divididos em categorias. Pior para mim , pois para conseguir me classificar entre os 10 primeiros na minha categoria (Marathon) não seria fácil. Esse ano , Eu pensava em ganhar um troféu e estava me esquecendo do principal que era completar o Rally! Estava ficando ambicioso e não percebia , já contava como certo chegar no final e agora queria um troféu! No Rally passado alguns pilotos lá me falaram: Cara , venha com uma moto especial mais leve ano que vem que você arrepia!!!! Mas como eu não era e nem queria ser ou bancar o profissional e sim apenas curtir eu com minha Ténéré , eu voltei com ela.
Meu objetivo esse ano, era de fazer uma pilotagem tranqüila não andando tão forte como no ano passado (que nem vaca louca e não saber nem p/ onde estava indo) e sim dar prioridade para a "navegação", sem precisar seguir os outros, pois não basta você ser rápido , precisa saber navegar também e uma pitada de sorte ajuda muito , misturada com o azar de outros que vão quebrando pelo caminho.......É .....kkkkk eu também computava as quebras dos concorrentes para calcular meu ganho de posições owww........o que tem de errado ?...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Não vou negar que teve um cara lá que joguei o maior zóio gordo do mundo para pegar a posição dele na prova...kkkkkkkkkkkkk.........o cara tirou sarro de mim !!!!....Não podia deixar barato não!!!!..kkkkkkkkkkkkkkk passei o cara. Ele não quebrava ,não acontecia nada para ele se atrasar ....kkkkkkkk.........Passei ele no braço mesmo.......na raiva...kkkkkkkkkk mas passei!!!!!!!( Foi uma das melhores sensações que senti nos 2 rallys que participei , foi essa ultrapassagem kkkkkkkkkkk)).......ki delicia que foi olhar p/ cara do cidadão no final da etapa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Era briga de pernilongos mas parecia duelo de titãs......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A moto era a mesma TÉNÉRÉ 600 com o mesmo motor e o mesmo CDI original de fábrica ( Ainda estava com a fita isolante que o Bolinha havia colocado no CDI do Rally passado ) Apenas nesse ano , eu mudei a posição do CDI para não ficar na reta do curso final da balança.
Fiz a mesma preparação e agora tinha um equipamento de navegação (( kkkkk.........era mais pesado que a frente da moto kkkkkkkkk....Deus me livre...
Quando estávamos chegando perto do Estádio já em São Paulo (Largada), alguns “motoboys” acho que reconheceram a ténéré na carretinha com a moto do Ernesto (DR650) e vieram nos escoltar até a largada,,,,rindo”...Legal mesmo , veio um e já me pediu uma assinatura na revista de moto que ele tinha na mochila......... Esse ano tinha uma BMW lá , Branca , motor horizontal e quem pilotava era um senhor com certa idade. Também tinha uma dupla de Alemães (Klauss e Herbert) com um tipo de triciclo com aquela cadeirinha lateral para o passageiro tipo da segunda guerra mundial usada por Alemães...kkkkkkk.não sei o nome daquilo.....acho q é Side car....sei lá.Mas só sei que aqueles caras participavam do Rally dos Faraós e pilotavam muito aquilo e falavam só em Inglês . Resumindo ....imagine você correr os Sertões com um cara na garupa...ou melhor....pendurado do seu lado.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Também estavam lá alguns outros pilotos estrangeiros como JORDI ARCARONS” piloto dakariano e acreditem de como esse mundo é pequeno....(rindo) .... Klever Kolberg e André Azevedo pilotando carro estavam lá....he he he he ....Eita vida engraçadaaaaaaaa........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Be m não vou negar que na hora que vi aquele time , fiquei meio abobado....kkkkk.......Eu , correndo no meio daqueles feras..kkkkkkkkkkkkkk........Eu sou um impostor aqui ..mas eles não.......Venho muita gente falar comigo na largada....tipo então é você o tal motoboy???
Via muitos carros com patrocinadores....adesivos..nome de loja...Empresas....lembrava da minha tentativa lá no Paraná...kkkkkkkkkk........
Largada
Partimos do Estádio do Pacaembu (SP) as 20:00 horas em um deslocamento até Mairiporã(SP) onde os cronômetros seriam realmente disparados . Tivemos que dormir em um Motel pois não havia mais lugar para dormir com a caravana do Rally. No Dia seguinte, a etapa terminaria em Varginha(MG) onde teríamos nosso primeiro acampamento . Lembro-me que terminei em 61* lugar na geral do Rally (Eram 80 motos). Eu sabia que faltava muito para o final e muitos pilotos estavam andando muito forte para uma prova de 12 dias.No começo , sempre tem os caras que querem e acham que o Rally vai acabar no mesmo dia o que é um erro.....Em um Rally , é preciso administrar pois são vários dias não um só.
A próxima etapa (Belo Horizonte), passaria pela bela Serra do Cipó com uma visão espetacular e muitas pedras soltas pelo caminho. Foi nessa etapa que levei o maior susto da prova!!!!!
Eu vinha andando bem e até havia recuperado algumas posições, já tinha levado um tombo em um riacho lá atrás (já estava batizado na prova mas mesmo assim , é horrível você já cair no começo da prova)) quando o helicóptero da organização começou a sobrevoar bem perto de mim e mais dois pilotos. Geralmente quando o helicóptero chega muito perto, é que esta fazendo filmagens dos pegas!!!!.Alguns pilotos começam a andar mais rápido só para se exibir para as câmeras.... E Eu , fui um desses otários!!!!!! Comecei a andar mais do que podia com a TÉNÉRÉ no meio daquelas pedras soltas e erosões. Inclusive levantando a frente da moto e empinando!!!! Tava lá....em pé nas pedaleiras....me achando .kkkkkkk... Achei que fosse o "PETERHANSEL"do Paris Dakar sendo filmado pelo helicóptero. Nessa hora , na minha cabeça , eu senti o gostinho de quando via as cenas do Dakar filmado de cima....kkkkkkkk O helicóptero nem estava mais por perto mas mesmo assim Eu continuava com o espírito Dakariano baixado em mim.....e andando muito forte para um duble de piloto (rindo). Continuei andando forte e como não poderia deixar de ser, entrei com moto e tudo em uma erosão. O tombo foi espetacular , voei uns 6 metros longe da moto , foi feio mesmo. Comigo não aconteceu nada mas com a moto.......( Esse tombo eu me lembro bem dos segundos enquanto eu estava no ar , (voando) em que eu pensava : Onde a moto vai cair...??Onde a moto vai cair???Onde será q esta a moto nesse momento?..........kkkkkkk......Parecia que ela cairia em cima de mim).
Na hora da queda, só me preocupava em ter certeza de que Eu não tinha sido filmado pois imaginem só o vexame !!!!! (rindo!!!!). A moto entortou o guidon e afundou o lado esquerdo do tanque de combustível , o pedal de câmbio entortou. Foi muito difícil terminar aquela etapa pilotando daquele jeito (guidon torto) parecia mais um caranguejo andando de lado!!!! Perde-se e muito aquela vontade de pilotar com a moto torta. Percebi então que terminar a prova era o mais importante e resolvi ser mais cauteloso... ( Eu estava ali para tentar ganhar um troféu mas precisa terminar a prova também.........) Mas aquele segundo tombo e o do começo da prova havia me deixado meio abalado.....No Rally passado , eu comecei a cair depois da metade da prova e foram 10 tombos contadinhos......mas nesse, a coisa estava indo mal pela projeção........kkkkkkkkkkkkkk.......
O rally prosseguia, algumas baixas já haviam ocorrido tanto nas motos como no carros e Eu continuava com a minha tocada navegando sempre! Estava contente só pelo fato de não precisar andar colado em algum piloto para não me perder. Também teve um momento em que eu estava tão concentrado na navegação que você percebe que outros pilotos começam a te seguir nos deslocamentos........Eu dei uma errada em uma etapa e levei uns 3 pilotos junto no caminho errado....kkkkkkkkkkkkkkkkk. Todo final de etapa , quando os pilotos se reuniam para o briffing e você ouvia que tal piloto quebrou a clavícula , perna , braço etc... você por alguns segundos pensava que o mais importante mesmo é chegar ao final e de preferência “vivo”.
Na etapa de Montes Claros(MG) o Ernesto quebrou ( Corrente quebrada) e fui vê-lo 2 dias depois.Em Montes Claros , eu achei um pedaço de barra de cano em um posto de gasolina e desmontei o guidon da ténéré para poder desentortar .Não ficou 100% mas a pilotagem melhorou muito. Mais um Fã nessa cidade com a revista Playboy na mão onde aparecia uma foto minha para eu autografar....kkkkkkkkkk O cara estava me esperando no final da etapa!!!!!..Nem desci da moto e ele veio falar comigo!!!!! A etapa de Alto Paraíso (GO) era uma etapa muito longa e com a maior especial (300km) e foi marcada por capotamentos (Carros) e ossos quebrados (Motos), mesmo assim , Eu sobrevivi!Nessa etapa cheguei a noite e tive dificuldades em descer da moto de tanto tempo nela.....quando desci , fiquei meio tonto e o pessoal da chegada meio que perceberam e me seguraram pelo braço para eu não deixar a moto cair no chão quando desci dela....(incrível!!! Mas já assisti uma cena assim do Dakar de um piloto chegando morto no final de etapa as 4:30 da manhã))))))...afinal era o meu DAKAR ali........kkkkkkkkkkk..Alto Paraíso foi a cidade mais estranha que eu já vi na vida....Não é critica mas o pessoal de lá é bem diferente e o negócio lá é disco voador ficar olhando p/ o céu.........coisas assim.....
De Alto Paraíso(GO) a Barreiras (BA) novamente alguns capotamentos e um acidente grave nas motos.Um piloto se perdeu em uma curva de cascalho e foi com moto e tudo em um paredão de pedras, causando um comprometimento na espinha.Ele estava na minha frente e eu vinha em uma estrada de cascalho com curvas perigosíssimas....elas te jogavam para fora da estrada devido a ser inclinada para o precipício...não tinha um ângulo oposto de inclinação.........Então eu vi o piloto no chão , de bruços , imóvel e eu passando ......Havia um médico em pé olhando o piloto desfalecido....e por esse médico não estar abaixado ao lado , e sim em pé........eu pensei: O cara ta morto!!!....Mas não...depois fiquei sabendo ....Esse piloto se perdeu na curva e foi em direção a parede de pedras.......só que quando ele bateu nas pedras a moto veio e acertou sua espinha........parece que ele ficou com traumatismo na 4° vértebra.......foi feio. A organização resolveu diminuir as especiais por medida de segurança , pois esse ano , os pilotos estavam endiabrados e perecia que todos queriam vencer a prova. Nessa etapa , eu fui o ator principal de uma cena cômica .Vinha em uma estrada de cascalho e me perdi em uma curva indo de encontro a um barranco .A moto ficou no barranco e eu voei em direção a uma cerca de arame farpado! O engraçado foi que fiquei preso como uma mosca em uma teia de aranha nessa cerca e ainda estava pendurado de cabeça para baixo ! Perdi uns minutos ali até conseguir me livrar daquela cerca...foi uma cena bem ridícula !!!!!!Esse ano , a coisa estava muito profissional , os tempos estavam apertados e não dava para vacilar.
Falando em profissional , quando você fica sabendo nos bastidores da prova que teve piloto de carro que gastou mais de R$150.000,00 para correr e piloto de moto que gastou algo em torno de R$10.000,00 a R$20.000,00 entre moto, peças, inscrição e apoio mecânico, você fica simplesmente se achando ridículo! Eu cheguei a me humilhar para conseguir arrecadar R$2.700,00 incluindo a venda das camisetas para simplesmente poder largar , sem apoio , sem mecânico , sem nada.....Apenas Eu , minha moto , um pouco de braço e fé em Deus!!!!!!
Teve um deslocamento nessa etapa que realmente era para destruir os pilotos mesmo....resolveram cancelar como etapa especial e mesmo como um deslocamento foi de matar........Passei por um pc (posto de controle) e o cara da organização falou assim p/ mim : Cara , como você conseguiu chegar até aqui com essa moto? Você realmente merecia ganhar um troféu de “macho” porque eu com essa aqui (Uma rmx 250 leve) já me ferrei imagine você o que não passou lá........atrás...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkk..........Essas observações te deixavam de moral alto kkkkkkkkkk....aí que você encontrava forças para continuar.
Petrolina (720 km). Uma etapa de muito areão e muito calor, teve piloto que ficou com moto e tudo em um rio um pouco fundo demais , motores fundidos e Eu consegui chegar ao final da etapa com apenas 1 minuto de atraso!Nessa etapa se eu não me engano , era um tremendo retão com saltos .........dava para meter o pau com a ténéré sem dó porque não havia curvas mas somente areão e rampas . Eu não sei o que deu em mim mas andei tudo o que eu podia com a ténéré nessa especial de velocidade.......estava endiabrado ......banquei o imprudente mesmo acelerei sem dó. O perigo nessa etapa era alguns troncos no caminho e você vindo no gás , poderia se ferrar.......Então eu estava andando muito bem e vi a poeira de um piloto na minha frente......comecei a acelerar forte para poder chegar perto e ao menos emparelhar do lado desse piloto para me livrar da poeira que deixa você completamente cego......é um momento muito perigoso quando você alcança outro piloto em uma estrada de pó. São segundos em que você fica cego e na duvida se acelera e tenta passar ou diminui para poder voltar a enxergar.........Só sei que o cara levou um susto quando viu o trator passando por ele...kkkkkkkkk............o cara era o JORDI ARCARONS”.....KKKKKKKKKKKKKK......O bom de ser um aventureiro é que você não tem obrigação nenhuma com nada e ainda com um pouco de sorte , tira uma casquinha....kkkkkkkkkkkk.....( Eu sei que ele deve ter tido algum problema ou se perdeu ) ..Não sei mas essa foi a minha melhor especial de velocidade nesses 2 Sertões em termos de pilotagem...eu realmente iria ganhar posições se não fosse no ultimo kilometro dela...........No ultimo kilometro eu me perdi....kkkkkkkkkk. Imagine você chegar no final da especial e ver a bandeira de chegada mas só que do lado errado!!!!........É ...do lado contrário mesmo!!!!!!....kkkkkkkkkk.........Eu e mais uns 8 pilotos pelo que eu contei , inclusive o Homi também errou!!!!....Foi aquela zoeira......Só moto fazendo o retorno e vendo as outras na contra mão!!!!!...Perigosíssimo!!!!Teve trombada feia nessa especial!!!!!! Eu fiquei perdido dentro dessa especial 31 minutos! Vou tentar explicar:
Imagine que eu fiz a especial em 58 minutos .....seria o tempo normal......só que como eu me perdi e até encontrar a passagem correta para chegar na bandeira demorei 31 minutos , então se soma 58 minutos + 31 minutos em que eu estava com o cronômetro disparado contando o tempo dentro da especial ..............temos ai então 1:29 minutos de tempo e não apenas os 58 minutos...........Depois teve um deslocamento em que eu fiz os 300 km mais rápidos da minha vida para tentar chegar no meu horário ideal. A navegação e minha estratégia de se manter constante na prova estava dando resultado). Muitos pilotos estouraram o tempo sendo penalizados. O grande perigo dessa etapa , foi que quase atropelei uma vaca a 130 km por hora!. Em Petrolina , encontrei com o Ernesto novamente , fiquei muito contente em ver que ele não havia desistido. Ernesto teve problemas com a corrente de sua Suzuki DR650 e até esperar o carro vassoura ,perdeu muito tempo para conseguir consertar a moto para poder continuar no Rally.A roda da moto do Ernesto estava quadrada (Ver foto).Teve um lugar nessa etapa em que eu sentei ao lado de uma parede (era uma casa de barro no meio do nada) aguardando o meu horário e comecei a comer uma paçoca de amendoim .....kkkk Então o Jordi Arcarons veio e em espanhol me pediu um pedaço....kkkkkkkkkkk.........eu me lembro que ainda falei a ele que dividiria se ele me desse um autógrafo no final do Rally....kkkkkkkkkkkkkkkk Ele me perguntou se eu tinha vontade de participar do Dakar devido eu estar correndo com um ténéré...kkkkkkkkkkkkk
O problema de você não ter um certo apoio mecânico em um Rally é que você termina uma etapa( geralmente a noite) e tem que se virar na manutenção da moto, procurar sua caixa de ferramentas que esta perdida em algum lugar no caminhão da organização e se sobrar tempo , se alimentar , estudar a planilha do próximo dia e ver sua classificação do dia..... Quando você percebe , são 2 horas da manhã e você precisa acordar entre 4 e 5 horas da manhã para largar. Esse é um dos fatores em que você tem uma leve noção do que seria um Dakar. É meio complicado esse negócio de você ser piloto, mecânico e chefe de equipe ao mesmo tempo e se você não tiver um mínimo de peças de reposição , a coisa fica ainda mais complicada . Isso acaba influenciando na própria pilotagem psicologicamente falando. Você vai ter que POUPAR o equipamento a qualquer preço, não vai poder andar 100% de sua capacidade para não destruir muita coisa . Em cada tombo que levava , Eu ficava pensando "Pô , vou ter que arrumar isso aqui quando chegar em casa" ( Chegar em casa?. Sim , só quando chegar em casa e o Rally tiver terminado ). Quem tinha apoio mecânico , tinha sua moto reconstruída para o dia seguinte. Tinha piloto que tinha seu “motor feito” todas as noites inclusive com pneus novos todo os dias de largada. Eu levei um pneu dianteiro e 2 trás.........
Em Petrolina ( a noite) teve uma exibição dos pilotos em circuito fechado para o público assistir.Quando chegou a minha vez de dar a volta no circuito, o pessoal da organização anunciou no microfone : "Agora vocês verão a volta do Motoboy (Entregador de Pizzas)....."Bastou isso para um monte de gente vir pedir autógrafos (risos).... Muita gente já tinha ouvido falar de mim. Uns minutinhos de fama não faz mal a ninguém.... he he he! Em Petrolina , durante o dia ,eu fui na pista de lama onde teria uma apresentação noturna dos pilotos......fui lá fazer um reconhecimento da pista........Tinha um pessoal lá do Rally e então eu vi lá da pista onde eu estava percorrendo a pé para ver os buracos e por onde seria melhor , o ANDRÉ AZEVEDO olhando a ténéré ....kkkkkkkk.......a minha ténéré kkkkk. Quando eu cheguei ele veio falar comigo: É sua essa ténéré? Eu respondi que sim e então ele me disse que foi com aquela moto os seus primeiros Rallys Paris Dakar. Eu respondi que já sabia da história pq li o seu livro e era um fã dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....e que ele foi inspiração para eu estar ali....kkkkkkkkkkkkkkkk. O André era uma cara super simples , não era estrela não , me tratou super bem!!!
O Rally seguia e um dos grandes problemas era se livrar das mulheres que queriam um piloto p/ elas ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
De Petrolina , o Rally seguiu para Garanhuns onde foi uma etapa relativamente tranquila. A essa altura do Rally , o grande perigo é de você pegar algum deslocamento no asfalto pois o sono começa a bater valendo e quando você esta em um deslocamento de terra , sua atenção é maior e você não relaxa na pilotagem. Em 96 e 97 fiquei sabendo de pilotos que dormiram em cima da moto!
Eu já estava administrando minha classificação na categoria Motos Maratona já que estava em meus planos ( 9* lugar). Se terminasse assim , pegaria um troféu. Então , não satisfeito com a posição , comecei a ver qual era o piloto que estava na minha frente na classificação para olhar bem p/ ele e saber se eu conseguiria ultrapassa-lo na próxima etapa.....somava quantos minutos estava atrás dele para saber o quanto teria que ser mais rápido etc,,,jogava zóio gordo neles para quebrar.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O episódio curioso ,foi que tinha uma equipe que estava recebendo apoio da tal marca de óleo sintético , o mesmo que Eu estava usando. Eu precisava de menos de meio litro desse óleo para completar o nível da minha moto . Fui até essa equipe e pedi para "comprar" um pouco desse óleo e por mais incrível que pareça, o chefe dessa equipe me negou dando uma desculpa esfarrapada. Eu não acreditei , antes do Rally , tive o desgosto com o representante desse óleo no Paraná e agora aqui no Rally??? Me deu uma vontade muito grande de mandar o cara a merda!!!! O mais engraçado , era que esse óleo sintético estava fazendo os discos de embreagem da TÉNÉRÉ patinar . Após o conselho de um mecânico de uma outra equipe , resolvi colocar o velho e bom óleo mineral mesmo. E após a troca, notei que os discos de embreagem da moto voltaram ao normal......
Aí pessoal da tal marca de óleo , aquele abraço !!!!
E 11 anos após tudo isso ......As coisas mudam , o pensamento tbm...a maneira de ver......MAS CONTINUO QUERENDO QUE VOCE AI QUE ME NEGOU ÓLEO VÁ PRA P................................................. ......................................RIU!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Garanhuns a Porto de Galinhas...
Foi uma etapa de apenas 380 km mas que valeu por 700km devido à chuva e um percurso muito estressante . Nunca pensei que essa etapa pudesse acabar com meus nervos , sou um cara calmo mas realmente essa etapa acabou comigo . Era uma etapa cheias de costelas, com muitas mesmo, você não conseguia relaxar 100 metros e ainda havia chovido , lama o trajeto inteiro.....Esse dia ainda para piorar eu não estava “EMBUTIDO NA TÉNÉRÉ” não sei o que aconteceu comigo .Eu percorria a etapa e xingava a mãe do cara que escolheu aquele trajeto.......Quando desci da moto , parecia que ainda estava vibrando em cima dela!!!Realmente nessa etapa ,cheguei a me perguntar umas 3 vezes "O QUE EU ESTAVA FAZENDO ALI"?
O etapazinha Filha da P.....
Final dramático.....até Natal
Apenas 400km para o final da prova , foi um pouco dramático para mim pois comecei a ter problemas mecânicos . Meu freio dianteiro estava travando , meu aparelho de navegação parou de funcionar (me deixando as cegas) e para piorar meu pedal de câmbio estava espanado , mal conseguia engatar a segunda marcha. Ainda tinha a última especial de velocidade pela frente e Eu não queria perder minha posição na categoria Maratona. Estava na cola do tal cara que tirou sarro da minha ténéré. Eu estava atrás dele coisa de 1 minuto e 20 segundos. A questão era : Eu teria que levar sorte na especial , não me perder e não deixar o piloto que estava atrás de mim me alcançar ( Eu teria que fazer em menos tempo que o piloto que se encontrava atrás de mim na geral)e tinha que caçar o piloto da frente e ultrapassa-lo a qualquer custo ou não me chamava Alfredo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...
Como meu freio dianteiro estava travando , resolvi anula-lo de vez . Agora , Eu estava sem freio , sem navegação e com a moto manca (cambio). Larguei na especial andando de ponta cabeça no melhor estilo (cachorro louco , Motoboy com a pizza esfriando ..) seguindo os rastros dos pilotos de ponta para não me perder . Era uma especial muito boa para andar rápido e com alguns saltos...muito gostosa de se fazer... Lembro do veneninho que falei antes da largada dando indireta para o piloto na minha frente...”AGORA EU VOU CAÇAR A LEBRE!!!....KKKKKKKKKKKKKKKKK O cara não gostou muito não.......Ele sabia que a cada etapa o meu tempo em relação a ele estava diminuindo...kkkkkkkkkkkkTeve outra que falei p/ o Juca Bala : “É Juca , acabou a brincadeira...agora eu vou ter que te alcançar......”””””””....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkk.Os pilotos largavam de 1 em 1 minuto. Então , em um determinado momento já dentro da especial de velocidade , comecei a ver poeira (sinal de que estava alcançando um piloto) Foi realmente o melhor do meu Rally o momento em que colei no cidadão e só dei uma olhada pra ele e lembro até hoje o que eu disse: “OPA...BOA TARDE!!!””””””....E SUMI....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Graças a Deus , deu certo! Terminei a especial ainda na frente de meu adversário e ainda consegui ganhar mais duas posições!!!!! De 9° estava em 7° na minha categoria..........e não satisfeito devido ao atraso de 31 minutos daquela especial em que me perdi......
Na chegada em Natal , ainda tivemos que que atravessar um braço de Mar onde as ondas chegavam perto do motor, até choque elétrico Eu levei em cima da moto. Teve uma subida nas dunas que eu cheguei junto com o piloto Português ......Ele olhou p/ mim com a ténéré e apenas sinalizou com a cabeça para eu nem tentar subir por ali......entendi aquilo como um conselho e fui pelas pedras mesmo e levava cada choque devido a água que batia na moto....kkkkkkkkkkkkkk A moto do famoso Tuca Porreta travou ali , no final.....kkkkkkkkkkkk.Ele ficou com tanta raiva que me ofereceu a KLX dele p/ negócio.....kkkkkk........Ele queria vender a moto ali , nas dunas mesmo...kkkkkkkkkkk
Esse piloto que tirou uma da minha cara no inicio veio até mim e disse: Parabéns cara....vc toca pra caramba mesmo essa ténéré e apertou minha mão!!!!! ( Problema resolvido)......Mas a do óleo ...nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....kkkkkkkkkkkkkkkkk kkk
A chegada foi dentro do horário e eu cheguei no final mais uma vez. Juliano Sacioto venceu nas motos e eu estava vivo!!!!!!!!!!!!

Conclusão
Eu consegui a façanha de terminar pela segunda vez o Rally dos Sertões ,sem nenhum apoio mecânico , com a mesma moto e mesmo motor desde que a comprei .Levei exatos 6 tombos apenas .Conheci o André Azevedo , vi Jordi Arcarons do Dakar (ele me deve uma paçoquinha) .Das 80 motos que largaram , consegui me classificar em 31* lugar na geral e 7* lugar na categoria Maratona. E que quando você quer , você consegue realizar seus sonhos....
Meus agradecimentos para Prefeitura da Cidade de Colombo, ITA Lustres , Trial Clube de Curitiba , todas as Pessoas que compraram as camisetas e principalmente para minha companheira de aventura .
Resolvi montar o meu site onde contava as aventuras e colocava fotos. Cheguei a planejar um projeto pelo Sertões onde percorreria o mesmo trajeto mas tirando fotos de ação com a moto ,muitas fotos de ação mesmo e faria uma exposição no site.Até hoje eu acho a idéia super válida. Na época eu sabia que merecia credibilidade por ter feito minhas aventuras e comprovado de que eu era capaz .Tinha também um projeto do Atacama e outro em participar novamente do Sertões. Fiz uma experiência em colocar em pauta a possibilidade de arrecadar dinheiro para essas aventuras com a venda camisetas pela net ( Eu não queria lucro nunca pensei nisso...apenas queria levantar o capital para os projetos......seria capaz de devolver o excesso) mas nessa época fui obrigado a ter a minha visão direcionada para outras prioridades . Entre os emails que eu recebia, teve alguns que me chamaram atençao e lembro de 2 deles : Um foi de uma pessoa que disse que foi até goiânia só para me conhecer e disse que ficou decepcionado quando perguntou para a organização sobre o motoboy e ele não estava participando. O Outro foi de um executivo que estava trabalhando na China e que me disse que eu sem grana consegui fazer o que ele com dinheiro nunca teve coragem de fazer e que ele queria o numero da minha conta para comprar 30 camisetas e me ajudar a continuar com as aventuras de moto ....eu teria que doar 10 camisetas para uma instituição de caridade e mandar o restante para sua família em Natal......
Fiquei entre a cruz e a espada......queria muito continuar com o meu off road........mas a vida me obrigou a tomar outros rumos.......
Não liguem para os erros ....apenas espero ter matado a curiosidade de muitos que sonham com uma grande aventura de moto...........

marcelofreitas
05-11-10, 16:27
continuando os relatos do motoboy:

.......Ok......vou te explicar sobre minha preparação fisica para o Rally....PRESTE BEM ATENÇAO:
NÃO TEVE...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu achava que só pelo fato de ficar com a bunda quadrada dia e noite na moto ja bastava!!! Inclusive eu era fumante e o Luis também na época!!....Mas acho que a minha vontade de fazer a aventura superou isso , não sei explicar......houve momentos que senti falta sim de um condicionamento fisico.....mas o exemplo é o Tuca porreta......50tão na epoca e fazia na boa......Eu fazia o dobro de força pela ténéré pois a maioria era de motos especiais e leves......Hoje , estou em melhor forma fisica do que na época mas realmente é bom se preparar em termos de um condicionamento fisico sim para quem pretende fazer o Rally....acredito que vai de cada um...se estiver meio enferrujado .....é bom ficar experto pois a coisa não é como uma descida para o litoral não........
Quanto aos demais aqui no forum .......obrigado pelos elogios do coração mesmo.....
E outra coisa.....eu acho mesmo que vcs estão demorando para bolar um tipo de Rally aventura com a motos......Pois percebi que muitos de voces ai tem essa vontade . O problema é que aqui estão os pilotos e não a infrae strutura (risos) . Saibam que para colocar em pratica não deve ser barato um rally do clube pois envolve levantamento de trilha , dias de trabalho ,apoio , logistica .........trechos para poder fechar uma especial de velocidade por ex............precisa de gente correndo por fora o que envolve grana........mas um tipo de viagem de aventura....uma caravana com os integrantes por dias/etapa com uns carros de apoio.......sem especiais mas sim percorrer o trajeto previamente levantado......acho que demoro p/ vcs aqui.......Eu mesmo se estivesse ainda de téné´re seria um dos que colacaria pilha na ideia........pois a coisa pode crescer com uma simples ideia......o Alex aí me parece ser um dos doidos de plantão.......mas ja vi que tem mais ai....kkkkkkkkkkkkk....
Um abraço a todos que curtiram os relatos........eu vou aparecendo por ai......e vou contabilizando os convites para churrascos........( quanto a revista playboy ....foi q essa revista acompanhou o rally na quarta edição....e a fotografa tirou aquela foto de manhã ,,,no dia seguinte da temida especial de Barra",edição de setembro de 96 com a jogadora de voley IDA" na capa.
Quanto a revista........eu tenho todas guardadas a 7 chaves pessoal ....não precisam escanear nada .......alguma coisa eu tinha que guardar ne.......


http://www.forumxt600.com.br/forum/files/thumbs/t_capa4.jpg

DOUGLAS 00
05-11-10, 16:59
Baita história.

marcelofreitas
05-11-10, 21:06
bota baita nisso!

edumrq
06-11-10, 00:43
como ja disse uma vez o Bleno



Tem um tópico aqui no PN sobre ele.

Mas para historias assim vale abrir um novo topico de tempos em tempos.
Um herói e um exemplo de força de vontade e atitude!

Ele não ganhou premios... além do reconhecimento e da satisfação de participar de um evento desses.
Vale muito a pena a leitura de todo o topico do forum XT600.



HERÓI, não existe outra definição
já li essa história faz tempo, até criei um topido aqui no PN http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,32677.msg544282.html#msg544282 mas sempre que posso leio novamente, um he´roi exemplo de determinação e humildade

O Brasil joga talentos pela janela vira e mexe aparece campeões sem patronicio e apoio nenhum, imaginem um cara desses com uma equipe de verdade



desculpem renascer o topico, mas como o assunto TÈNÈRÈ esta em alta, oq vcs acham que deve estar passando na cabeça daquele motoboy q correu alguns rallys com sua antiga tenere de dia a dia de trampo?


Acho que pra ele nenhuma tenere vai ser tão boa como essa:
http://www.forumxt600.com.br/forum/files/motoboy_de_te_6.jpg

e nem pra mim

DiegoYBR
06-11-10, 08:47
bota história legal essa, eu li toda...muita força de vontade mesmo!

marcelofreitas
06-11-10, 10:41
fala edmurq, baita historia mesmo, naum me canso de ler! legal seu topico, o que eu fiz é do final do ano passado!

obs. bem que o motoboy poderia passar por aqui e deixar um alo pra gente! rsrs

DiogoFIP
06-11-10, 17:41
Fala amigos do PN , esse foi um dos melhores relatos que já li :clap: , isso é um grande exemplo de vida ! mesmo com todas as dificuldades , ele não desistiu, batalhou bastante e conseguiu realizar um de seus sonhos “ Parabéns” para esse grande batalhador ! irmãos podem ler esse relato detalhadamente , pois vale apena !! Marcelofreitas Parabéns por compartilhar com todos nós esse relato blz !! sim tem site desse cara ? o que ele está fazendo hoje ?

Boa sorte tudo de bom !!

Falowss :OK:

CESAR JAU
06-11-10, 17:43
bota história legal essa, eu li toda...muita força de vontade mesmo!

2 :OK:

marcelofreitas
06-11-10, 18:18
Fala amigos do PN , esse foi um dos melhores relatos que já li :clap: , isso é um grande exemplo de vida ! mesmo com todas as dificuldades , ele não desistiu, batalhou bastante e conseguiu realizar um de seus sonhos “ Parabéns” para esse grande batalhador ! irmãos podem ler esse relato detalhadamente , pois vale apena !! Marcelofreitas Parabéns por compartilhar com todos nós esse relato blz !! sim tem site desse cara ? o que ele está fazendo hoje ?

Boa sorte tudo de bom !!

Falowss :OK:



seguinte, um belo dia o motoboy apareceu no topico do clube da XT600 que abriram sobre ele mesmo(moto boy no rally dos sertões) , a galera ficou surpresa, e que boa surpresa né? imaginem se ele aparece por aqui? ele relatou tim tim por tim tim e forneceu fotos, foi um baita relato e exemplo de determinação e sacrificios. reza uma lenda que talvez ele faça um livro contando tudo, vamos torcer pra que seja verdade.
abraço a todos!

reyboy_fan
06-11-10, 19:42
cara eu li os 2 relatos, esse cara é NINJA, exemplo devida para muitos,

agora o cara negar oleo pra ele ate eu fiquei indignado!!

mandrakyy
06-11-10, 22:54
cara eu li os 2 relatos, esse cara é NINJA, exemplo devida para muitos,

agora o cara negar oleo pra ele ate eu fiquei indignado!!


Eu ja tinha mandado o cara enfiar o oleo bem no olho de tandera pra deixar de ser Bobo.

reyboy_fan
07-11-10, 00:33
sera q ele conseguiu publicar o livro? n gosto mto de ler mas me interessei na história.

rubens caruso
10-01-16, 16:24
Ótimo relato... Realmente aí vemos como no Brasil a dificuldade de patrocínio é enorme.