PDA

Ver Versão Completa : Gambiarra - Parafuso do Óleo da Biz C 100



rupiado
15-01-10, 11:11
OLÁ GALERA.... RECENTEMENTE PEGUEI UMA BIZ 100 PARA RECEBER UMA DÍVIDA. ELA TÁ BEM ACABADA, PRECISANDO TROCAR O CUBO TRAZEIRO, FAZER UMA REVISÃO COMPLETA E ENGRAXAR CABOS, BALANÇA, ETC.
ESTAVA PENSANDO EM PASSAR ELA PRA FRENTE, MAS MINHA NAMORADA ESTAVA ANDANDO A PÉ E PEDIU PRA FICAR COM ELA.
NO ESTADO GERAL ATÉ DA PRA DAR UM JEITO NELA E COLOCAR PRA RODAR COM SEGURANÇA. O QUE MAIS ME PREOCUPA É O PARAFUSO DO ÓLEO QUE ESTA VAZANDO NA ROSCA. ALGUEM ME DISSE PRA COLOCAR UM PARAFUSO 1 OU 2mm MAIOR (CB 400/540), MAS A SURPRESA.... O DANADO JA FOI TROCADO POR UM MAIOR. ME RECOMENDARAM ABRIR O MOTOR E REFAZER A ROSCA NO TORNO. CONFESSO QUE ESTOU COM PENA DE ABRIR O MOTOR DA DANADA. AI VEIO A LUZ! SERÁ QUE POSSO COLOCAR VEDA ROSCA NO LOCAL? SERÁ QUE SUPORTA A TEMPERATURA? ALGUEM JA FEZ ISSO?

DESCULPEM SE O TÓPICO ESTIVER NO LOCAL ERRADO. OBRIGADO!

:d :NOOK: :-/

edumrq
15-01-10, 11:55
nossa gambiarra mesmo, mas eu faria mesma coisa, faz o teste o maximo que pdoe acontecer é continuar vazando

Dayron89
15-01-10, 12:06
Cara a minha moto tá com a mesma questão,na última vez que troquei o óleo percebi que o parafuso espanou,ou a rosca do cárter,eu coloquei um Anel O-RING,é um anel de borracha usado para vedação em várias partes de motores,ele conteve o vazamento numa boa,agora na próxima troca de óleo que por sinal já está próxima vou procurar resolver essa questão..

Mas taí,pode ser um quebra-galho e tanto até vc decidir o que fazer... Abs e seja bem vindo

Tqf2
15-01-10, 13:16
Existe parafuso cônico que se ajusta em qualquer estrago que já tenha feito no buraco da sua moto...rss

Pergunta lá pros mecânicos sobre esse parafuso cônico, que eles te mostrarão..

DOUGLAS 00
15-01-10, 13:21
Essa do parafuso cônico eu não conhecia. Bom saber.

M_fantasma
15-01-10, 13:21
é..tente um o´ring (é incrivel o que maus profissionais,ou usuarios metido a mecanicos podem fazer)...como será que espanou ??

Dayron89
15-01-10, 13:34
é..tente um o´ring (é incrivel o que maus profissionais,ou usuarios metido a mecanicos podem fazer)...como será que espanou ??


Não disse que era mecânico e muito menos que essa seria a solução,agora acredito que vc com seu amplo conhecimento e ego elevado possa ajudar nosso amigo em vez de ficar criticando e julgando a quem vc não conhece...

Quanto a quem espanou a rosca do cárter,foi coisa do antigo dono,pois já peguei a moto usada...

blaugusto
15-01-10, 13:40
Dayron, tenho que concordar com o Fantasma. Quem fez isso era um mau profissional ou um metido* a mecanico, pois pois não sabia qual o procedimento correto para aperto do bujão.

E o comentáio acho válido, pois abre os olhos dos que estão pesquisando ou entrando no mundo das duas rodas agora.

E o O´Ring, como ele tb citou, deve resolver.



Ps.: Metido no sentido de "Arrogante demais para perguntar/pesquisar/aprender antes de fazer ele mesmo".

Dayron89
15-01-10, 13:54
Poxa é dificil entender que é uma solução temporária,é um gambiarra sim eu sei,mas não vaza óleo... e se é isso que o cara precisa até conseguir uma solução definitiva...

E seo nosso amigo M_Fantasma tem plenos conhecimentos a respeito do assunto citado e está com uma oficina e tem formação pra isso,tudo bem...

Agora sair criticando todo mundo por isso ou por aquilo outro...

A questão é... se estamos aqui é pra somar,e se não tiver nada de proveitoso pra postar além de criticas ofensivas não tem por que postar,eu falei de um fato que ocorreu comigo,não mandei o cara enfiar um anel o'ring lá e tá td certo nunca mais vai vazar...

Não tenho conhecimento algum em moto,por isso estou no PN,pra poder aprender o minimo,e não pra criticar os que sabem menos do que eu... Esse tipo de comportamento só vais assustar novos usuários e afastar alguns que não se sintam a vontade com esse tipo de comentário...

Sem mais...

blaugusto
15-01-10, 14:00
:(

Eu sou muito ingenuo ou Dayroj levou a mal???

ammanzoli
15-01-10, 14:04
é..tente um o´ring (é incrivel o que maus profissionais,ou usuarios metido a mecanicos podem fazer)...como será que espanou ??


vc ainda pergunta .. algum mane foi aperta ate sai agua .. e nao sabe que o prarafuso do oleo paraticamente so aperta um pouco ... nao precisa nem fazer força

eu mesmo quando levava a minhapara troca so eu que apertava o parafuso .. nao deixo o mecanico aperta por causa disso..

edumrq
15-01-10, 14:08
Po mais não precisa ser mecano nem nada pra apertar um parafuso de troca de oleo, sentido horario aperta, anti horario desaperta, qual a dificuldade disso? Isso se chama pedreragem

Dayron89
15-01-10, 14:16
Po mais não precisa ser mecano nem nada pra apertar um parafuso de troca de oleo, sentido horario aperta, anti horario desaperta, qual a dificuldade disso? Isso se chama pedreragem


Já ouviu falar em moto usada...

Acontece meu brother,e eu lá tenho culpa se o mané do dono anterior não tinha metade do cuidado que eu tento ter com a minha moto agora?

rupiado
15-01-10, 14:42
Que isso galera?!?! Meu reino por um parafuso espanado! kkkkk
Em uma coisa em concordo com o "Dayron89" às vezes deixo de comentar os tópicos e fico só lendo pra não levar paulada de outros usuários.... Aprendi a andar assim pq caí muito!
Mas em relação ao parafuso espanado... Não conhecia parafuso cônico não! Vou procurar saber.... Ahh e o erro foi do usuário da moto sim.... mas do antigo! Parece que ele so colocava gasolina pq senão a moto parava.... de resto.... o cara so queria saber de andar!
Abraços!

Richard
15-01-10, 15:34
Dá pra fazer um embuchamento da rosca pra deixar ela de novo no tamanho original...

Eu não me lembro o nome, mas tem um baratinho importado que é um sistema com varios tamanhos de contra-rosca que vc escolhe uma de acordo com o tamanho do estrago do seu motor e põe ela com uma cola doida especial.

Depois de algumas horas é só colocar o parafuso novo na medida do embuchamento e já era, o motor tá novo.

Ia precisar usa isso no motor da minha CB pq tinha uma rosca de um prisioneiro que tava espenada e vedada com cola de motores. (maldito mecanico que mexeu no meu motor) |:(

Dayron89
15-01-10, 15:36
Dá pra fazer um embuchamento da rosca pra deixar ela de novo no tamanho original...

Eu não me lembro o nome, mas tem um baratinho importado que é um sistema com varios tamanhos de contra-rosca que vc escolhe uma de acordo com o tamanho do estrago do seu motor e põe ela com uma cola doida especial.

Depois de algumas horas é só colocar o parafuso novo na medida do embuchamento e já era, o motor tá novo.

Ia precisar usa isso no motor da minha CB pq tinha uma rosca de um prisioneiro que tava espenada e vedada com cola de motores. (maldito mecanico que mexeu no meu motor) |:(

Interessante richard,por acaso vc não sabe onde podemos encontrar essa paradinha aí? Tbém tenho interesse... Abs

M_fantasma
15-01-10, 17:40
Não disse que era mecânico e muito menos que essa seria a solução,agora acredito que vc com seu amplo conhecimento e ego elevado possa ajudar nosso amigo em vez de ficar criticando e julgando a quem vc não conhece...

Quanto a quem espanou a rosca do cárter,foi coisa do antigo dono,pois já peguei a moto usada...

:0_0: :0_0: :0_0: :0_0: ? Ronaldo ?
Amigo, não disse que o mecanico, ou o usuario seria vc, ou alguem aqui do fórum....quis dizer no sentido de usuario da moto...pois tem muitos que fazem cada coisa,como isso de espanar o parafuso...ou aquele cara que ''fez''a embreagem da twister em casa...lembra ??? não disse pra te ofender.... :P :P :P,pelo contrario achei assim como vc, que um Ring de borracha pode resolver... :P :P

Stone
15-01-10, 19:29
Amigo rupiado, espanar a rosca do bujão acontece somente porque quem trocou o óleo nunca trocava a arroela de alumínio, com o tempo ela gasta e então força demais a rosca, até espanar.
A rosca aí já é mais grossa (bujão de CB) se não tiver espanada também, provavelmente quem fez a nova rosca fez ela levemente inclinada, aí o bujão encosta num lado mas não veda do outro, aí vaza.... se for isso a provável solucão é colocar 2 arruelas de alumínio ou uma daquelas tipo de papelão, pode até usar veda-rosca, mas aí sempre será aquela meleca.
Se a rosca ainda fosse da medida original você poderia mandar colocar um helicóide, que é tipo uma molinha que vai no lugar da rosca, aí fica praticamente inespanável, mas como a medida da rosca já é maior não vale mito a pena fazer isso.O certo mesmo seria trocar a carcaça do motor, mas como ninguém faz isso por causa de uma simples rosquinha... Leve a moto para um bom torneiro, de preferência um que tenha esperiência com motos, vá até um bom mecânico e peça para ele te indicar um bom torneiro, aí o cara faz toda uma missão de colocar uma bucha e volta a medida original do bujão, fica muito bom também

ps. Geralmente os caras de posto que não tem muita noção de aperto de parafusos, muito menos de arruela de alumínio fazem esse tipo de coisa....

Ivan RJ
15-01-10, 19:44
Perfeito Stone, só no PN que temos mecânicos Full Time, por isso somos "O PN".
Quando eu pensei em responder, vc já o tinha feito.
Por mim tópico encerrado, sobre mecânica, aos mais novos do fórum, temos o Stone e o Guilherme. Depois da postagem deles o tópico se encerra.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Stone
15-01-10, 20:04
Que nada Ivan, você é que entende, muito mais que eu, essa do helicóide aprendi aqui no PN contigo, e isso faz tempo já hehehe

Abração!!

Léo Borges
15-01-10, 20:09
:(

Eu sou muito ingenuo ou Dayroj levou a mal???


É ingenuidade sua ]:)

tom crazy
15-01-10, 21:20
E a minha yes que foi espanada na concessionária, o pior que eu só percebi na próxima troca de oleo. Quando fui tirar o bujão achei estranho ter dois anéis de metal, dai já pensei, essa porcaria ta espanada. Batata, na hora que eu coloquei já não queria dar mais aperto, como já fazia um tempo que tinha feito a revisão na concessionária não ia resolver ir lá reclamar mesmo. A vantagem da yes nesse caso é que vc troca a tampa do motor onde enrosca o bujão (na época paguei 15 reais, isso na concessionaria que normalmente é tudo caro) e fica tudo novo denovo. O resultado é que minha moto não entra mais na concessionária pra fazer revisão.

Ivan RJ
15-01-10, 23:53
Essa é a grande vantagem das nossas pequenas, Tom. Como ver o nível do óleo sem sujar as mãos, mas sempre temos que ter uma saída para os irmãos que optaram por outras marcas de motocas. Um fato constatado é o peso da mão de mecânicos que trabalham nas autorizadas, acho que nenhum deles foi apresentado a um Torquímetro ou mesmo, passou perto de um. :-/
Um grande abraço a todos os irmãos.

Ps: Stone, meu irmão, nem me lembro se te ensinei sobre isso, mas com certeza se é verdade, corresponde a 0,00000000001% do que vc já me ensinou. Sobre mecânica, no PN, a palavra final é sua e do Guilherme.

edumrq
16-01-10, 00:11
Já ouviu falar em moto usada...

Acontece meu brother,e eu lá tenho culpa se o mané do dono anterior não tinha metade do cuidado que eu tento ter com a minha moto agora?




Não falei de voce não, falei justamente de quem fez esse serviço exemplar na pobre da sua motoca

Xtz
16-01-10, 00:35
Fala meu velho...
Pode meter veda rosca que aguenta legal. Ela é feita de terfon que é um materia, por incrivel que pareça, muito resistente inclusive a temperatura. Ou cola de motor 3M. Isso se a rosca é suficiente para segurar o parafuso com um aperto rasoável. (pouco, viu?) Se não, encher e refazer a rosca. Também existe a arroela de cobre que veda bem.
Sorte

Ivan RJ
16-01-10, 01:28
Um quebra galho bem simples é o silicone de alta temperatura, eu já usei em motos de conhecidos como quebra galho, mas toda vez que tiver que trocar o óleo irá ter que recolocar o silicone, isso é um serviço porco. Vamos fazer o certo, conserto definitivo! Isso é o que devemos ensinar!
Um grande abraço a todos os irmãos.