PDA

Ver Versão Completa : Dúvida- XR250 TORNADO. Consumo/Velocidade Final



Xtz
17-01-10, 22:32
Olá pessoal...
Sou novo Tornadeiro e ainda me acostumando com a máquina, que aliás, ajuda muito.
Preciso de duas informações para tomar como base para comparação com os resultados que estou tendo com a minha Torni, que são:
Média de consumo? Varia de ( x )km/l a ( y )km/l
Com a moto toda original, qual a veloxidade máxima dela com e sem garupa?

O que já aferí na minha, é por enquanto:19km/l rodando na Cidade sem exageros.
E final de 130km/h com garupa. Peso dos dois somados:137Kg
Desde já agradeço a todos a colaboração.

(P.S.)
Por favor, dêem dicas que sejam úteis para meu novo relacionamento com minha Torando.
VALEUUUUUUUUUUUUUUU

Andinho Xeineclovisk
17-01-10, 22:41
olha meu amigo
primeiramente, parabens pela nova maquinha

bom, tenho um tw, mesmo motor

a minha faz de 18 a 26 km/l
andando no pau, ela bebe mesmo, mas em pequenas viagens, estradinha boa
andando nos 100km/h, cheguei a fazer 26km/l

e a toni não vai ser mto diferente

Xtz
17-01-10, 23:17
OBRIGADO!!!
Andinho Xeineclovisk

Vamo lá galera, mais informações...

jpedro91
17-01-10, 23:44
Cara a minha tornado ta com o motor todo original, e a menor média que eu fiz foi 21 km/l andando chutado
agora andando na cidade, e com um escape ela ta fazendo 24,5 km/l..
e de final eu ja dei 150.. mais foi uma vez só numa descida, aquelas coisa blablabla
mais na reta é isso mesmo.. 130 por ai..
espero te ajudado,
abraço!!!

Cyber
17-01-10, 23:53
Bom como só vale original, quando a minha era ela fazia média mínima de 21 e média máxima de 26, com final maxima de 152km/h em uns trechos de decida. No plano mesmo ela costumava manter 135 km/h

buneco
17-01-10, 23:55
Bom como só vale original, quando a minha era ela fazia média mínima de 21 e média máxima de 26, com final maxima de 152km/h em uns trechos de decida. No plano mesmo ela costumava manter 135 km/h


e agora cyber
o que você mudou para alterar a velocidade e consumo dela?
e como ficou?

jpedro91
17-01-10, 23:56
e agora cyber
o que você mudou para alterar a velocidade e consumo dela?
e como ficou?

[2]

Cyber
18-01-10, 00:07
e agora cyber
o que você mudou para alterar a velocidade e consumo dela?
e como ficou?


Bom não mudei tanto assim, fiz pequenas alterações que me deram resultados satisfatórios por enquanto. O cabeçote foi retrabalhado, diminuiu-se 0,3mm, os dutos de admissão e escape também ganharam novas dimensões, o comando foi retrabalhado (original), o sistema de escape foi alterado, a curva deu lugar a uma de diâmetro maior que otimiza o fluxo dos gases (brc power) e ponteira escape sem restrição. Outra coisa alterada foi o cdi, utilizo um com limitador em 11.000rpm, a relação passou a ser 14x38 e a carburação recebeu novos gicles e um acerto muito bom que me rende uma média mínima de 19km/l e media máxima de 22km/l o que é bom porque normalmente quando se prepara esses motores o consumo aumenta e muito, claro que minha preparação é leve mas por enquanto está suprindo bem minhas espectativas ]:)

Em breve estarei trocando o comando, utilizarei um ferzza de média alta, trocarei a vela para uma iridium e provavelmente dê mais um trato no carburador e no filtro de ar. Caso ela venha a quebrar aí pensarei em por um kit de aumento de cc, provavelmente um wiseco 285.

buneco
18-01-10, 00:25
Bom não mudei tanto assim, fiz pequenas alterações que me deram resultados satisfatórios por enquanto. O cabeçote foi retrabalhado, diminuiu-se 0,3mm, os dutos de admissão e escape também ganharam novas dimensões, o comando foi retrabalhado (original), o sistema de escape foi alterado, a curva deu lugar a uma de diâmetro maior que otimiza o fluxo dos gases (brc power) e ponteira escape sem restrição. Outra coisa alterada foi o cdi, utilizo um com limitador em 11.000rpm, a relação passou a ser 14x38 e a carburação recebeu novos gicles e um acerto muito bom que me rende uma média mínima de 19km/l e media máxima de 22km/l o que é bom porque normalmente quando se prepara esses motores o consumo aumenta e muito, claro que minha preparação é leve mas por enquanto está suprindo bem minhas espectativas ]:)

Em breve estarei trocando o comando, utilizarei um ferzza de média alta, trocarei a vela para uma iridium e provavelmente dê mais um trato no carburador e no filtro de ar. Caso ela venha a quebrar aí pensarei em por um kit de aumento de cc, provavelmente um wiseco 285.


tá querendo escalar o everest cyber? ]:) ]:)

jpedro91
18-01-10, 07:46
Na minha eu vou colocar o 293..
queria coloca o 330.. mais a tem que desmonta o motor :k
o 293 é plug and play

Cyber
18-01-10, 08:04
Na minha eu vou colocar o 293..
queria coloca o 330.. mais a tem que desmonta o motor :k
o 293 é plug and play


293 é só colocar e regular, acima disso tem que "abrir" o bloco além da durabilidade super reduzida.

293 dura bem, mas o 285 é mais do que recomendado fica forte e durável, bom para quem viaja e anda na cidade :D

jpedro91
18-01-10, 09:14
293 é só colocar e regular, acima disso tem que "abrir" o bloco além da durabilidade super reduzida.

293 dura bem, mas o 285 é mais do que recomendado fica forte e durável, bom para quem viaja e anda na cidade :D


Unica coisa que eu queria melhora na minha tornis é a velocidade média pra viagens.. :k
Vira e mexe to indo aqui em cidades perto, ai gostaria de ir mais rápido né! rsrs
Por isso quero um kit... pra viajar a uns 130/140 constante...
ter umas retomadas melhores também.. mas não aumentar muito o consumo da motoca.

M_fantasma
18-01-10, 09:26
Cara, eu tive uma 2005, a moto é uma delicia de andar, puxa muito mais que a twister de arranca,retomada, mas a final da minha ficava por volta de 120,130 por que eu não senti segurança,pois pela altura dela ela sente muito o vento lateral,sentia ela meio que dançando,deslocando-se levemente...o consumo, ninguem aqui acredita,mas eu já cheguei a fazer 15 km/l... e a média da minha tambem era 19 km/l, nunca consegui mais que isso, e usando podium,que ameniza um problema das torny,que é deixar a roupa do garupa com cheiro de fumaça,curiosamente ,usando podium o cheiro diminui,chega a ficar imperceptivel.

mantabodyboarder
18-01-10, 09:30
Esse consumo de 19km/l tá muito ruim.

A Xt600 andando na cidade sem exageros faz 21. Pra fazer menos que 20km/l só quando andei a 140+

Cyber
18-01-10, 11:36
Unica coisa que eu queria melhora na minha tornis é a velocidade média pra viagens.. :k
Vira e mexe to indo aqui em cidades perto, ai gostaria de ir mais rápido né! rsrs
Por isso quero um kit... pra viajar a uns 130/140 constante...
ter umas retomadas melhores também.. mas não aumentar muito o consumo da motoca.


As vezes nem precisa colocar um kit, colocando um bom comando média/alta um bom sistema de escapamento (sem restrição) e regulando bem o carburador ela vai der uma boa final e vai aumentar um pouco a velocidade média, um kit em motos que viajam bastante é mais complicado porque tem mais risco de quebras.

O comando da uma boa diferença na motoca, com um investimento razoavelmente menor do que com um kit.



Cara, eu tive uma 2005, a moto é uma delicia de andar, puxa muito mais que a twister de arranca,retomada, mas a final da minha ficava por volta de 120,130 por que eu não senti segurança,pois pela altura dela ela sente muito o vento lateral,sentia ela meio que dançando,deslocando-se levemente...o consumo, ninguem aqui acredita,mas eu já cheguei a fazer 15 km/l... e a média da minha tambem era 19 km/l, nunca consegui mais que isso, e usando podium,que ameniza um problema das torny,que é deixar a roupa do garupa com cheiro de fumaça,curiosamente ,usando podium o cheiro diminui,chega a ficar imperceptivel.


Caramba o que tu fez nesse motor??? tava com carburador de falcon???

A questão do cheiro no garupa é mal das motos com escape pra cima saindo perto do garupa, usando shell vpower também resolve

Xtz
18-01-10, 13:46
É, acho que vou ter que regular meu carburador então, por que 19 km/l, não tá nada bem.
Aos amigos que disseram fazer de 21 a 26, tenho uma pergunata. Vocês estão usando fltro de Ar de Papel ou espuma?
O meu, Pús de papel, e isso me dá a ligeira impressão de restrição na sucção do ar. Outra coisa, só a curva do scap dimensionada muda alguma coisa?

jpedro91
18-01-10, 13:49
É, acho que vou ter que regular meu carburador então, por que 19 km/l, não tá nada bem.
Aos amigos que disseram fazer de 21 a 26, tenho uma pergunata. Vocês estão usando fltro de Ar de Papel ou espuma?
O meu, Pús de papel, e isso me dá a ligeira impressão de restrição na sucção do ar. Outra coisa, só a curva do scap dimensionada muda alguma coisa?


filtro original..
a curva dimensionada só gasta mais tbm...

Cyber
18-01-10, 17:01
a curva dimensionada só gasta mais tbm...


Em motor original sim, agora preparado da uma diferença boa heim

Xtz
18-01-10, 18:29
Rapaz...
Fui em todas as ofcinas daquí e em nem uma achei uma chave que desse para regular o parafuso da minstura da Torni, nem mesmo na Honda. A chave utilizada para isso, é um braço com uma articulação e uma fenda na ponta, mais mesmo essas, das que encontrei, são grandes para o espaço entre o perafuso da mistura e o motor de arranque. O que me disseram, é que após limparem o carburador, contam as voltas do parafuso, e pronto. Mais quem entende de mecanica ao menos um pouco, sabe que regulagem stática refere-se a uma média de referência para então fazer a regulagem dinâmica, com o motor funcionando.
Bem, limpei meu Carburador, e fiz a regulagem Statica fechando todo o parafuso e retornando duas voltas e meia, porém, ao desacelerar, as vezes, ouço a moto dar discretos pipocos, o que me leva a crer que devo abrir mais o parafuso da mistura.
Quem regulou seu bura por aí, por favor, deem dicas de como posso chegar a uma regulagem perfeita.
Abraço, e conto com Vocês.

Cyber
18-01-10, 18:34
Rapaz...
Fui em todas as ofcinas daquí e em nem uma achei uma chave que desse para regular o parafuso da minstura da Torni, nem mesmo na Honda. A chave utilizada para isso, é um braço com uma articulação e uma fenda na ponta, mais mesmo essas, das que encontrei, são grandes para o espaço entre o perafuso da mistura e o motor de arranque. O que me disseram, é que após limparem o carburador, contam as voltas do parafuso, e pronto. Mais quem entende de mecanica ao menos um pouco, sabe que regulagem stática refere-se a uma média de referência para então fazer a regulagem dinâmica, com o motor funcionando.
Bem, limpei meu Carburador, e fiz a regulagem Statica fechando todo o parafuso e retornando duas voltas e meia, porém, ao desacelerar, as vezes, ouço a moto dar discretos pipocos, o que me leva a crer que devo abrir mais o parafuso da mistura.
Quem regulou seu bura por aí, por favor, deem dicas de como posso chegar a uma regulagem perfeita.
Abraço, e conto com Vocês.


O mecanico que regula pra mim ele tem uma chavezinha pequena só chega lá e regula fácil, acho até que ele fez essa chave.

agora regulagem exata varia de moto pra moto, só pegando um bom preparador ou mecanico pra acertar corretamente.

oliver2fast4u
18-01-10, 18:48
Olá pessoal...
Sou novo Tornadeiro e ainda me acostumando com a máquina, que aliás, ajuda muito.
Preciso de duas informações para tomar como base para comparação com os resultados que estou tendo com a minha Torni, que são:
Média de consumo? Varia de ( x )km/l a ( y )km/l
Com a moto toda original, qual a veloxidade máxima dela com e sem garupa?

O que já aferí na minha, é por enquanto:19km/l rodando na Cidade sem exageros.
E final de 130km/h com garupa. Peso dos dois somados:137Kg
Desde já agradeço a todos a colaboração.

(P.S.)
Por favor, dêem dicas que sejam úteis para meu novo relacionamento com minha Torando.
VALEUUUUUUUUUUUUUUU


Não sei quanto aos outros, mas, eu rodei 3.500kms numa tornado 2003 na época c/ 16.000 kms rodados, ela fazia 18/19 km/litro, andando normalmente na cidade, detalhe que ela tinha os 2 pneus de CROSS e suspensão elevada, era socar a mão e ela patinava ate de 3° marcha... na estrada de cascalho ela não passava de 110km/h abaixado em cima, c/ garupa era 90/100 km/h, e fazia 15 a 17km/h, todos os nossos conhecidos que tinham uma tornado relatavam esse consumo absurdo na moto, uma Falcom de 1 amigo fazia 14 a 16km/litro nestas condições, a diferença é que ele alisava os buracos da BR163 no Pará, e chegou a maxima de 130km/h na terra, rodava sempre entre 80 e 110km/h.

Xtz
18-01-10, 18:51
A chave específica que eu conheço para regulagem de carburador, é essa aquí em baixo, porem, não cabe na Torni nem a pau.
Desculpem o desenho rudmentar, eu mesmo fiz só para ilustrar.
http://img14.imageshack.us/img14/1817/chavederegulagembura.png

Cyber
18-01-10, 19:03
A chave específica que eu conheço para regulagem de carburador, é essa aquí em baixo, porem, não cabe na Torni nem a pau.
Desculpem o desenho rudmentar, eu mesmo fiz só para ilustrar.
http://img14.imageshack.us/img14/1817/chavederegulagembura.png


Eu uma vez cheguei a regular em casa, usei uma ponteirinha dessas da chave abaixo, coloquei a ponteirinha em uma chave de boca 6 ou 8 (se eu não me engano) e fui virando, funcionou tranquilo.

http://www.brasutil.com/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_404_Chave_de_fenda_com_catraca.JPG

Xtz
18-01-10, 22:12
Tive a seguinte idéia:
Peguei duas chaves de fenda velhas, as amassei a aproximadamente um cm da ponta utilisando um torno de bancada, e em seguida amolei a ponta de ambas com o esmeril, porém em ângulos dIferentes, uma oposta a outra, de modo que a depender de em que posição esteja a fenda do parafuso, eu uso uma delas, até o limite, e em segguida, a outra e assim as revezo até o ponto necessário.
Olha aí as fotos delas:
http://img31.imageshack.us/img31/607/s6300217.jpg

P.S. Cadê as idéias para minha Torni? Manda aí galera.

Lagartixxa
18-01-10, 23:02
pow quer uma ideia pra sua toni?
da ela pra mim! :OK:
ia ser um presentasso

a unica dica q eu te daria era colocar uns protetor de mão bacana nela e pendurar uns dente de alho pra espantar vizinho invejoso :drool:

jpedro91
19-01-10, 07:36
Cara leva no mecânico ee faiz isso pra você em 30 segundos.. e se ele te cobra ele é um xarope ainda

Xtz
19-01-10, 09:07
pow quer uma ideia pra sua toni?
da ela pra mim! :OK:
ia ser um presentasso

a unica dica q eu te daria era colocar uns protetor de mão bacana nela e pendurar uns dente de alho pra espantar vizinho invejoso :drool:

1° Opção: NEGADA. Dar pra você? Nem pra dar uma voltinha.kkkk
2° Opção: APROVADO. Já comprei os protetores de mão, só falta o Alho!!!!kkkkkkkkkk
Valeu