PDA

Ver Versão Completa : Botei um óleo menos viscoso na motinho e ficou bem melhor!!!!!!!!!!!!



rocksul
18-01-10, 08:21
Botei na motinho o óleo motul 5000.
Paguei 18,90 em um litro, 37,80 ao total.
A moto ficou bem melhor.

Lembrando que moro no Sul onde a temperatura máxima não costuma passar dos 34º, a média anual é entre 14º e 22º, a média de temperatura no verão é entre 24º a 27º, a média no inverno é entre 8ºe 14º.

Como eu não ando de moto no horário mais quente do dia (raramente rodo e apenas em trechos curtos) pra mim acho que ficou bom demais.

Lembrando que na tampinha do motor da comet diz "10W40" e o manual diz "20W50", segundo a empresa, uma adaptação a diferença do clima da coréia pro clima brasileiro. O problema é que o Brasil é um país de muitos climas.

Fica minha dica pra quem mora em regiões não tão quentes. Experimentem e postem suas opiniões.

Minha moto: Câmbio bem mais macio, motor menos pesado no arranque. Quanto a velocidade final e aceleração tipo cegezeiro fico devendo porque sou motorista e não piloto.

rocksul
18-01-10, 08:23
Especificações técnicas:

5000 4T SAE 10W-40
Lubrificante de Motor de Moto 4T
Tecnologia HC-TECH

Aplicações

Para todos os motores de motos 4T com caixa de velocidades e embreagem integradas ou não. Motores que respondam às especificações anticontaminantes Euro II ou Euro III, com sistemas de pós tratamento de gases do escapamento: catalisadores, injeção de ar do escapamento...
Outras aplicações: Motos de uso diário, Scooters, Quadriciclos, Ciclomotores sem sistema catalítico.

Especificações

Normas: API SJ/SH/SG
Homologação: JASO MA nº. M033MOT058

Proteção:

Lubrificante reforçado por básicos HC-TECH para assegurar a longevidade das engrenagens da caixa de velocidades.
Sua composição é inerte aos equipamentos de controle de gases contaminantes. Não danifica os catalisadores. Homologação JASO MA para garantir um perfeito bloqueio da embreagem e evitar deslizamentos indesejados.

Conselhos de utilização

Trocas: Segundo recomendação do fabricante e/ou adaptável à severidade de uso. Pode ser misturado com outros tipos de óleos sintéticos ou minerais.

Características técnicas

Grau de Viscosidade SAE J 300 10W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D 1298 0.872
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D 445 15.14 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D 445 100.5 mm²/s
Índice de Viscosidade ASTM D 2270 156
Ponto de Fluidez ASTM D 97 -42°C / -43°F
Ponto de Fulgor ASTM D 92 212°C / 413°F
TBN ASTM D 2896 8.2 mg KOH/g

http://www.shtmotos.com.br/media/produto_1252416594/1253800230376877dd02f0cd429d34e1e142797e1f.jpg

M_fantasma
18-01-10, 09:54
Rock, eu uso o motul 3000 , e troco a cada 1000 kms, o cyber usava este aí, e levava até 3.000 numa boa.

tom crazy
18-01-10, 09:58
Na yes vem escrito a mesma coisa que na comet, na tampa vem 10w40 e no manual 20w50. Só que aqui em ribeirão preto é quente pra burro então não arrisquei um oleo mais fino, só pra comentar um oleo que estou usando e gostei muito é o yamalube, caso bem na yes esse oleo, cambio ficou macio, gostei muito do oleo.

Papa Leguas
18-01-10, 10:03
Rock, eu uso o motul 3000 , e troco a cada 1000 kms, o cyber usava este aí, e levava até 3.000 numa boa.


Fantasma, se eu não me engano o oleo que o Cyber estava usando era o Motul 5100 !

e não o 5000!

Eu acho!...rs ;)

Diego.fcs
18-01-10, 10:06
Na tampa no motor da intruder também está escrito 10W40 e no manual 20W50, vai entender... :NOOK:

Tenho usado o 20W50 mesmo...

Zanca
18-01-10, 11:15
sera que da B.O. estou usando oleo VS multiviscoso 20W 50 de carro

M_fantasma
18-01-10, 11:17
Fantasma, se eu não me engano o oleo que o Cyber estava usando era o Motul 5100 !

e não o 5000!

Eu acho!...rs ;)


pode crer... :-/ :-/

M_fantasma
18-01-10, 11:19
sera que da B.O. estou usando oleo VS multiviscoso 20W 50 de carro


oh amigão...mas é o próprio pra carro mesmo ? ou é a mesma viscosidade ? se for o pra carro, claro que vai zuar o barraco,especialmente a parte do cambio e embreagem, que pode até começar a patinar,alem de não ser próprio para as altas temperaturas do motor de moto.

e vc esta usando o de carro por que ?? só por alegria mesmo ??
na hora que der pau,vai ser uma delicia abrir o motor ,pra limpar tudo e descontaminar....

Cyber
18-01-10, 11:47
Fantasma, se eu não me engano o oleo que o Cyber estava usando era o Motul 5100 !

e não o 5000!

Eu acho!...rs ;)


Isso ae papa leguas, utilizava o 5100, na verdade ainda uso na cg, ambas levava atré ps 3000, se viajasse eu reduzia a troca para 2500km, mas na tornado estou com o motorex.

Realmente Rock melhora sim, mas já já vem um louco que gosta de colocar oleo de cozinha na moto dizer que colocar um óleo melhor não compenssa huahuahua.

Richard
18-01-10, 12:25
sera que da B.O. estou usando oleo VS multiviscoso 20W 50 de carro



:-/ :-/ :-/ :-/


Cambio de carro não fica embebido no mesmo oleo do motor, como na moto.

Vc tá pedindo pro teu jogo de embreagem ir pro saco rapidinho.

j_antunes
18-01-10, 12:41
sera que da B.O. estou usando oleo VS multiviscoso 20W 50 de carro


Óleo de carro é tranqüilo, desde que de boa qualidade. Do VS não gostei quando usei.

Richard
18-01-10, 13:00
Óleo de carro é tranqüilo, desde que de boa qualidade. Do VS não gostei quando usei.


Carai Antunes... Tranquilo???

O oleo do carro tem agentes desengripantes para ajudar a manter as peças com o minimo atrito possivel.

Sem contar que o oleo do cambio do carro é diferente e fica SEPARADO do oleo do motor.

Na moto o oleo do motor é o mesmo que banha a embreagem e a embreagem.

Os discos de embreagem precisam se atritar para se juntar e funcionar o escalonamento das marchas, se vc coloca um oleo de carro, que contem agentes anti-atrito no motor da moto, depois de um tempo a embreagem dela vai começar a patinar pq o oleo vai "proteger" os discos de atrito.

Se os motores fossem iguais, não haveria necessidade de se ter dois tipos de oleos diferentes, que tiveram processos de estudo e fabricação diferentes.

Léo Borges
18-01-10, 14:56
Se os motores fossem iguais, não haveria necessidade de se ter dois tipos de oleos diferentes, que tiveram processos de estudo e fabricação diferentes.


Pela primeira vez tenho que concordar com o Richard! :-/

Richard
18-01-10, 16:05
Pela primeira vez tenho que concordar com o Richard! :-/


Seu chato...

:briga2:

M_fantasma
18-01-10, 16:09
Óleo de carro é tranqüilo, desde que de boa qualidade. Do VS não gostei quando usei.


:0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: Ronaldo ???

Que Deus nos ajude.....



Pela primeira vez tenho que concordar com o Richard! :-/


[2]

Léo Borges
18-01-10, 16:19
Seu chato...

:briga2:


Sou nada! ]:(

j_antunes
18-01-10, 17:03
Carai Antunes... Tranquilo???

O oleo do carro tem agentes desengripantes para ajudar a manter as peças com o minimo atrito possivel.

Sem contar que o oleo do cambio do carro é diferente e fica SEPARADO do oleo do motor.

Na moto o oleo do motor é o mesmo que banha a embreagem e a embreagem.

Os discos de embreagem precisam se atritar para se juntar e funcionar o escalonamento das marchas, se vc coloca um oleo de carro, que contem agentes anti-atrito no motor da moto, depois de um tempo a embreagem dela vai começar a patinar pq o oleo vai "proteger" os discos de atrito.

Se os motores fossem iguais, não haveria necessidade de se ter dois tipos de oleos diferentes, que tiveram processos de estudo e fabricação diferentes.


Tranqüilo. Difícil óleo 20-50w ter esses modificadores de atrito em quantidade relevante. Se o cara já usa óleo de carro e a embreagem dele não está patinando, é óbvio que isso não e um problema. Como exemplo, pode usar: http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=1708561&codCategoria=CatAutomotivoOleosLubrificantes e não usa nem a pau: http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=1708813&codCategoria=CatAutomotivoOleosLubrificantes

Já tem vinte tópicos sobre óleo aqui, então eu não vou me alongar porque ia ser repetição. Dẽem umas buscadas pelo santo Google se não quiserem confiar. De qualquer forma, o preço de óleo de qualidade de carro ou de moto estão tão próximos que eu nem vejo razão pra prolongar um debate que só renderia centavos. Usa de moto se achar que é melhor.

M_fantasma
18-01-10, 19:36
Tranqüilo. Difícil óleo 20-50w ter esses modificadores de atrito em quantidade relevante. Se o cara já usa óleo de carro e a embreagem dele não está patinando, é óbvio que isso não e um problema. Como exemplo, pode usar: http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=1708561&codCategoria=CatAutomotivoOleosLubrificantes e não usa nem a pau: http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=1708813&codCategoria=CatAutomotivoOleosLubrificantes

Já tem vinte tópicos sobre óleo aqui, então eu não vou me alongar porque ia ser repetição. Dẽem umas buscadas pelo santo Google se não quiserem confiar. De qualquer forma, o preço de óleo de qualidade de carro ou de moto estão tão próximos que eu nem vejo razão pra prolongar um debate que só renderia centavos. Usa de moto se achar que é melhor.


:drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

caraio,caraio,caraio vc usaria oleo de carro na moto, e ainda por cima da texaco ?? meu Deus do céu...eu num aguento....se o oleo de carro num vai fazer a embreagem da moto patinar, então é porque num presta, então num é melhor usar um de moto,especifico para isso...poxa vida, isto é um fórum de motos, e ter um integrante dizendo que usar oleo de carro em moto é normal, chega a ser perigoso...e pior ainda é ter um dizendo que usa. Eu não me responsabilizo...Richard,meu amigo,isto é tenso....O cara acha que os dois óleos são iguais....faz o seguinte, compra uma moto zero, e usa só oleo de carro nela, aí quando der pau, vai lá na concessionaria e diz que só usa óleo de carro nela, e diz pra gente o que o consultor falou pra vc, e se teve direito a garantia !!!bele ?? :OK: :OK: :OK:
ja que óleo é tudo igual, pra que existem os dois ??

http://vanduck.files.wordpress.com/2009/08/tenso.jpg

e esta é minha vez de dizer que :

http://horaderelaxar.com.br/wp-content/uploads/2009/05/essemanja.jpg

Ivan RJ
18-01-10, 21:07
Vamos esclarecer, essa tampinha da moto vem escrito 10 - 40w, pois não foi climatizada para o Brasil, por isso tanto na Comet como na Yes e Intruder está escrito dessa forma, nada de interessante, afinal o motor da comet e mirage são projetos da Suzuki comprados pela Hyosung. Explicado?
O Brasil é um continente disfarçado de país, infelizmente os óleos que podem ser usados no sul, jamais poderão ser usados fora dessa região, na dúvida sempre é aconselhável que se use o 20 - 50w. Para o pessoal que mora em regiões mais quentes, reparem que depois de uns 30km rodando em estrada a moto começa a andar mais. O óleo atinge a temperatura correta de trabalho.
Quanto a usar óleo de carro, não comento mais nada, cansei de bater palma pra maluco dançar. Acho que tem que usar óleo de caminhão, trator, patinete, óleo usado de cozinha e por aí vai...
8Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Usem a pesquisa que vão achar excelentes debates sobre óleos de carro, inclusive um usuário que sumiu bem rápido, que queria convencer o pessoal a usar óleo de caminhão. Foi corrido daqui como de outro fórum irmão ao nosso.

tom crazy
18-01-10, 21:15
Para o pessoal que mora em regiões mais quentes, reparem que depois de uns 30km rodando em estrada a moto começa a andar mais.


Eu percebi isso e achava que era coisa da minha cabeça, parece que a moto fica mais solta e tal. Isso é pq o oleo afina depois que esquenta bastante? Se for assim faz sentido usar o 20w50 nas regioes quentes pq fico imaginando um oleo fino nessa situação, ia afinar mais ainda.
É isso mesmo ou falei besteira? hehehe

ASR
18-01-10, 21:26
Eu como adquiri minha 1ª moto há pouco mais que uma semana, não conheço quase nada, o vendedor me empurrou um óleo pra carro, com o conhecimentos dos srs, soube que isso é errado, baixei o óleo e fui em outra loja, perguntei, este é próprio pra moto? A vendedora: Claro que é.
Quando peguei não especificava nada e o óleo ainda era cheio de aditivos.
Aí foi que ela pegou o próprio p/ motos.
Então, a desinformação parte dos próprios lojistas!!!

M_fantasma
18-01-10, 21:33
Vamos esclarecer, essa tampinha da moto vem escrito 10 - 40w, pois não foi climatizada para o Brasil, por isso tanto na Comet como na Yes e Intruder está escrito dessa forma, nada de interessante, afinal o motor da comet e mirage são projetos da Suzuki comprados pela Hyosung. Explicado?
O Brasil é um continente disfarçado de país, infelizmente os óleos que podem ser usados no sul, jamais poderão ser usados fora dessa região, na dúvida sempre é aconselhável que se use o 20 - 50w. Para o pessoal que mora em regiões mais quentes, reparem que depois de uns 30km rodando em estrada a moto começa a andar mais. O óleo atinge a temperatura correta de trabalho.
Quanto a usar óleo de carro, não comento mais nada, cansei de bater palma pra maluco dançar. Acho que tem que usar óleo de caminhão, trator, patinete, óleo usado de cozinha e por aí vai...
8Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Usem a pesquisa que vão achar excelentes debates sobre óleos de carro, inclusive um usuário que sumiu bem rápido, que queria convencer o pessoal a usar óleo de caminhão. Foi corrido daqui como de outro fórum irmão ao nosso.


Ivan, e oleo de DêndÊ ? será que ficaria bom ??
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bater palma pra maluco dançar !!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Alan Ranieri
18-01-10, 21:46
...
PS: Usem a pesquisa que vão achar excelentes debates sobre óleos de carro, inclusive um usuário que sumiu bem rápido, que queria convencer o pessoal a usar óleo de caminhão. Foi corrido daqui como de outro fórum irmão ao nosso.


hum? ;/

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&PN=0&TPN=1

M_fantasma
18-01-10, 22:05
hum? ;/

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&PN=0&TPN=1


Alan , vc chegou a qual conclusão ?

Ivan RJ
18-01-10, 22:15
Exatamente Alan, nós "saímos" ele de lá e depois daqui.
Fórum não é hospício.
Exatamente Tom, seu raciocínio está correto, se usarmos o 10-40W, aonde moramos, ele irá evaporar e motor vai pro espaço.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Alan Ranieri
18-01-10, 22:22
Alan , vc chegou a qual conclusão ?


Exatamente Alan, nós "saímos" ele de lá e depois daqui.
Fórum não é hospício.
Exatamente Tom, seu raciocínio está correto, se usarmos o 10-40W, aonde moramos, ele irá evaporar e motor vai pro espaço.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Continuo na mesma, uma coisa que pelo menos o "Xama" fez foi tentar colocar link e informações seguiu "sua teoria" quem quis.

Ivan RJ
18-01-10, 23:12
Exatamente segue uma teoria quem quer, e se o motor quebrar, que vá reclamar com o Papa ]:) . Não é porque eu gosto de algodão doce que vou dizer para todos colocarem açúcar dentro do tanque, a princípio até sai o algodão, depois de meio segundo o motor trava, e nem retífica descola as peças. É lixo.
Nós, responsáveis por um fórum não podemos deixar que informações sem pé nem cabeça fiquem sem uma crítica, pois se acontecer algo errado, vão dizer que leram em tal fórum e não o nome do idiota que sugeriu o absurdo.
Por isso, Alan, O PN goza de grande credibilidade na internet e fora dela. Quando não sabemos vamos pesquisar, mas informar de forma errada só por engano muito grande. Temos dois mecânicos de plantão, são dois monstros em conhecimento de motores. É por isso que quando aparecem esses Pajés da vida, tem um curto espaço de tempo dentro de fóruns sérios como o Pequenas Notáveis e o Motonline.
Um grande abraço a todos os irmãos.

j_antunes
19-01-10, 04:42
E sabe o que e melhor que óleo? Polpa de manga batida. Podem ver que manga é bem viscosa, então protege bastante o motor. As grnades companhias de óleo não querem que você saiba disso por causa do lobby contra os produtos mais baratos e 100% naturais. Mas você pode fazer isso em casa: compra manga no mercado, bate no liqüidificador e joga no motor. Ele vai rodar até melhor do que antes, porque além de agir como lubrificante, a manga tem vitaminas muito importantes. Conforme o nível for baixando você completa com polpa de açaí, aí na troca você vai estar respeitando as cores de entrada (amarelada) e saída (meio preta) que são recomendadas pelo fabricante.

Afinal, se é pra ser taxado de maluco, melhor fazer com informações que valham o rótulo.

Zanca
19-01-10, 11:52
na verdade coloquei o de carro pq escou os q faço troca e assim to com um estoque grande de oleo na oficina q o meu patrão me deu ja q a ideia de escoar o resto vidro foi minha, mas coloquei para ver no que dava pois rodo 1000 km a cada 3 semanas

Alan Ranieri
19-01-10, 12:05
Bom não minha próxima troca de óleo daqui a uns 2500 km, irei usar o Motul 300v 15w50 Competition (tenho 2 lts guardados), o fato curioso que ele tem classificação API-SG e não possui certificação JASO-MA, curioso um óleo de éster apresentar um desempenho inferior a alguns minerais SL, verei o que vai dar.

Ivan RJ
19-01-10, 12:10
Zanca, toma cuidado, para não estragar os discos, se sentir patinar vc terá que limpá-los, aí é um problema para o Stone e para o Guilherme Macnasty resolverem para vc, pois eu não sei como fazer, ou melhor, sei mas de forma errada.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Alan Ranieri
13-07-10, 23:03
Bom não minha próxima troca de óleo daqui a uns 2500 km, irei usar o Motul 300v 15w50 Competition (tenho 2 lts guardados), o fato curioso que ele tem classificação API-SG e não possui certificação JASO-MA, curioso um óleo de éster apresentar um desempenho inferior a alguns minerais SL, verei o que vai dar.


10.000 depois usei e continua de boa como era esperado.

[hr]

Agora estou a procura de um óleo 100% sintético, mas infelizmente todos que eu acho é 10w40 ou 5w40. Alguém já usou eles na região sudeste?O detalhe do clima é interessante, pois no verão europeu é quase tão quente quanto o nosso, a grande diferença é no inverno. To pensando em testar um 10w40 mesmo se eu não achar um 15w50 ou 20w50 á um preço acessível.

O Motul 300 é muito caro não vale a pena.
http://www.sakamotomotul.com.br/produto/30/300v_competition_15w50_

O Motul 5100 não é 100% sintético.
http://www.sakamotomotul.com.br/produto/38/5100_15w50_

Rogerio Diniz
13-07-10, 23:10
ja botei oleo de carro umas 1o vez na moto, nunca deu problema

:0_0:

Thyago Mahon Barros
13-07-10, 23:23
Pensei que o Rock estava de volta, mas quando olhei a data. :lol:

Rogerio Diniz
13-07-10, 23:34
Moto e Rock n Roll por toda vida.

:OK: