PDA

Ver Versão Completa : Preparação intruder 125



azeitona
22-01-10, 11:44
Salve Galera!

Sou novo por aqui e escolhi esse fórum porque vi muita gente comentando sobre preparação e acredito que vão poder me ajudar.

Aqui vai o meu caso:
Tenho uma Intruder 125 2007 que uso mais em fds e viajens de curta e médias distâncias. Ela me serve muito bem. Adoro a moto e personalizei bastante ela com balança alongada, alforges, lanterna, guidão e tudo mais.

Estéticamente ela está linda e quase do jeito que eu quero.

O motor está ótimo tb, Aguenta firme 90km/h com garupa e bagagens e dá uns topos de 105km/h as vezes com garupa e bagagens. Nunca me deixou na mão, porém preciso de um pouco mais de vel final. Nas subidas ela cai muito e tenho de baixar p quarta que mantém 70~80km/h esguelando o motor. Ela já está com o filtro de ar esportivo e o bura bem regulado e cano direto.

Quero que ela consiga manter 100km/h na estrada e que tenha um pouco de folga ainda e nas subidas a 90km/h

Mas ao mesmo tempo não quero por kit agora. Pretendo mexer no comando, no gigle, no carburador, nos dutos e talvez rebaixar um pouco. acredito que o motor seja o mesmo que o da yes.

Aí vem e minha pergunta, o que fazer?

Imaginei se eu colocar um bura de estrada bem regulado, polir os dutos do cabeçote, trocar o comando, usar vela iridium e cabo que amplifique a centelha eu consigo melhorar um pouco o motor sem o prejudicar muito. Estou certo?

O comando eu troco inteiro? Qual marca/modelo é melhor?

Lembrando que na estrada a rotação está sempre alta.

IMPORTANTE: NÃO DIGAM PARA EU COMPRAR OUTRA MOTO. ESTE ESPAÇO É PARA PREPARAÇÃO DAS NOSSAS PEQUENAS NOTÁVEIS. POR FAVOR, RESPEITEM!

r4drig4
23-01-10, 08:59
nao conheço muito de suzuki pra Preparação

pergunta pro mecanico certo

bura melhor , cdi , comando fort , relaçao

bura pode usar da cg 150

nao liga pro outros falam comprar moto maior eles se acham muito

azeitona
23-01-10, 13:31
Valeu cara, mas é isso que procuro aqui. Alguém que possa me falar com certeza do que posso fazer ou não e qual peças usar. Pensei em começar polindo os dutos do cabeçote e colocando um bura maior. O de 150 dá ou preciso colocar o de estrada? Tem muita diferença de um para outro?

Felipe Godoy
23-01-10, 14:30
bom encontrei esse kit na net para preparação ,, o mecanico falo que chega a ganhar ate 10 km/h de final ,, mais o preço e meio salgado
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116469300-kit-motor-racing-160cc-para-suzuki-yes-125--_JM

bom o outro ponto que vc pode mecher seria na relação ,, trocar corao e pinhão.

Diego.fcs
23-01-10, 22:23
O complicado disso tudo é o custo, e se preparar muito, ficará com um motor não muito confiável para viagens, pois as chances de quebra serão muito maiores.

Você pode fazer o que disse aí, é o jeito mais barato e "confiável" de se fazer, colocar um carburador maior e dar um "trato" no seu cabeçote, rebaixar cabeçote acho que não vale a pena, o comando talvez. Faça um teste, pegue um carburador maior e testa aí, talvez um de Aero fique legal, o de Strada provavelmente ficará muito "grande", e como não é um preparo leve pode ser que não dê muito acerto.

Tente pesquisar se é possível instalar um motor de Strada, se der, compre um com nota e instale em sua moto, ela é bem resistente, creio que dê certo sim, e terá um motor bem confiável.

PS: Coloque umas fotos aí, queria ver esse cano direto, to querendo fazer um para minha bolinha.

buneco
23-01-10, 22:47
não sei se você já fez isso mas...
desce a agulha do carburador e abre mais o ar...
já deve ajudar muito

Ps: quanto mais desempenho, maior consumo... veja se não vai ficar inviavel o consumo elevado para viagens ein

azeitona
25-01-10, 22:18
Galera obrigado pela contribuição.

Vamos as respostas:

Felipe, vou tentar fugir dos kits pq como o Diego comentou acredito que reduzem a durabilidade do motor a ponto de eu não confiar. As vezes toco 500km direto em um dia e o giro é 99% muito alto. Tenho de ter certeza que um kit vai durar como se fosse original. Se for um de 140cc até arrisco fazer testes, acima disso acredito que não rola.

Diego, concordo com o que vc disse. Tenho pesquisado motor de strada. Cabe sim e o funcionamento dele é redondo. O problema é que parece que não legaliza moto com cc maior que o original. Então mesmo com nota eu não poderia legalmente rodar com ela. Se alguém souber alguma coisa a respeito disso, blz.

Buneco, já fiz isso. Na verdade tem de subir a agulha para que a gasosa possa fluir melhor. Depois que regulei, há alguns meses ela melhorou da água para o vinho, mas sinto que ela pode fazer um pouquinho mais. O consumo eu tenho idéia de que aumenta mas ainda assim vale a pena. na última viajem com garupa e bagagem fez 28km/l.

Então tenho de tentar um bura de 150 (aero ou titan), comando e polir os dutos do cabeçote?
Isso vai melhorar um pouco ou nem vale a pena o serviço?

buneco
25-01-10, 22:29
axo que se aumentar esse pinhão um dente vc melhora a velocidade final dela
perde pouco de arrancada e ganha final
esperimente...

não sei se já fez isso...
procura uma curva de escap com melhoramento de fluxo, não sei se existe para intruder...

e acho que polir os duto melhora também mas agora trocar esse carburador para um de aero ou titan não vai melhorar muita coisa não e vai gastar bem mais
isso é o que eu axo...

azeitona
26-01-10, 09:03
axo que se aumentar esse pinhão um dente vc melhora a velocidade final dela
perde pouco de arrancada e ganha final
esperimente...

não sei se já fez isso...
procura uma curva de escap com melhoramento de fluxo, não sei se existe para intruder...

e acho que polir os duto melhora também mas agora trocar esse carburador para um de aero ou titan não vai melhorar muita coisa não e vai gastar bem mais
isso é o que eu axo...


Já fiz o teste de alterar a relação e realmente ganha mais final, porém quando estou com garupa na estrada é 70% do percurso em 4ª pq o motor não tem força para manter a 5ª. Aki em Curitiba toda estrada que pega tem serra...

Quanto ao carburador, se eu colocar um giglê com maior fluxo adianta?

O escape está direto e acho que não tem muito o que melhorar nele. Na verdade coloquei um de Virago sem restrição. Deixei ele oco por dentro.

jpedro91
26-01-10, 09:16
Cara, me falaram que você colocar kits de aumento de cc a durabilidade do motor vai pro saco.. e o pior é que pode quebra com você na estrada, ai fode...

azeitona
26-01-10, 12:19
Cara, me falaram que você colocar kits de aumento de cc a durabilidade do motor vai pro saco.. e o pior é que pode quebra com você na estrada, ai fode...


é bem isso eu vou fugir dos kits por enquanto. Quero melhorar o motor dela pq acho que ela pode mais do que faz, mas tb não quer nenhum milagre. Sei que vou ter um aumento pequeno, porém perceptível. Para mim já está de bom tamanho.

buneco
26-01-10, 12:49
aumenta os gicles ai que dá uma melhorada boa
só não esquece de regular a msitura novamente
e coloca uma vela irridium que melhora muito também

azeitona
26-01-10, 13:47
aumenta os gicles ai que dá uma melhorada boa
só não esquece de regular a msitura novamente
e coloca uma vela irridium que melhora muito também


Alguém sabe se dá para colocar o giglê da yamaha ou honda? é tudo igual?

Diego.fcs
26-01-10, 22:16
Aumentar somente o giclê não adiantará, dará excesso, vai gastar mais e terá o mesmo desempenho. Se já tem o escapamento com maior saída, tente experimentar um carburador maior para ver se melhora.

Essa questão do motor dá para legalizar sim, tem um camarada nosso aqui que legalizou um motor de Strada em uma ML 1979, veja lá nas fotos de restaurações que verá, vc deverá fazer uma inspeção no Inmetro antes.

Porém com todo esse trabalho talvez compense ir atrás de uma Intruder 250cc, aí sim terá sossego.

mdorigon
02-03-10, 11:37
É dificil. Bem sem aumentar cilindrada ou trocar motor, o que da pra fazer é mandar abrir o motor, polir os dutos de entrada e saida, aproveita taxa ela pra uns 10:1, ai vc roda com gasolina premium ou podium e pode arriscar um boa aditivada qdo não encontrar essas outras opções e um bom escape dimensionado pra médios e altos giros. Ve com o pessoal da sarachu, creio que eles te façam um escape neste parametros se ja não tiver pra vender. Bem filtro esportivo e uma boa regulagem nesse conjunto inteiro casando bem as mudanças com o carburador. Veja tb com o preparador se vira um cdi programavel. Mais que isso, só recorrendo a kits de aumento de cilindrada e troca de motor. Vela de iridium não vai te dar mais potencia, ela vai te dar uma queima melhor e ela dura mais que as outras, talvez seja interessante pra vc pq pegue estrada direto.
Com tudo isso bem feito e ajustado, vc ganha na melhor da hipoteses uns 15% de potencia e a questão de durabilidade não muda muito, ja que não tem alterações maiores na estrutura do motor. Vai valer a pena ? Eu acho que não vale, visto que isso vai te dar uns 1,8 cvs na melhor das hipoteses e vc anda com garupa e bagagem sem falar nas alterações da sua moto. Deixa ela do jeito que ta pra tiros curtos e dia-a-dia e compra uma custom de 250cc pra cima, mesmo que usada, vai te atender melhor nos tiros longos.

Marcos (Japa)
20-03-10, 03:49
Minha Moto YES está pegando 138 Km/h manten na subida á 110 km/h, eu coloquei filtro esportivo, CDI sem Limitador de Giro, carburador da Titan 150, Passei a Alcool, Jicle medida 125 de alta e 40 de lenta, vela de Iridium, pinhão de 15 Dentes e Regulei a lenta em 1500 RPM e á Mistura de AR... enfim Tente Fazer isso na Intruder que vc não vai c arrepender a sua moto vai ficar um veneno, e a intruder é bem mais leve,com certeza vai ganhar mais Força na Subida, detalhe a Minha moto está fazendo 22 km com um litro de alcool, gasta muuuuuuuuito mais vale a Pena... há Coloque um escape estralador, tambem ajuda bastante, até mais...