PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco dianteiro com problema



buneco
25-01-10, 18:13
pessoal é o seguinte
minha moto do nada começou a "ficar pesada" pra anda
fui ver e a roda da frente não está girando livre, o freio a disco tá segurando ela
isso começou do anda mesmo andando...
o que pode ser?
as pastilhas são novas e ela começou de uma hora pra outra andando mesmo começei a sentir a moto "presa"
ai parei coloquei no cavalete central e vi que a roda da frente tá SUPER pesada
oque eu faço?

M_fantasma
25-01-10, 18:20
Buneco,pode ser a pinça engripada (não adianta Benegrip), vc ( ou o mecanico) tera que desmonta-la e trocar os reparos internos,lubrificar
... aí já aproveita e dá um talento, troca o oleo veja o Acionador lá no manete...

buneco
25-01-10, 18:22
e isso é assim mesmo?
começa do nada andando?
acho isso muito estranho...

M_fantasma
25-01-10, 18:25
e isso é assim mesmo?
começa do nada andando?
acho isso muito estranho...


Já devia vir segurando aos poucos e vc só percebeu agora, mas é assim mesmo, já vi acontecer em twister. a sujeira faz isso.

buneco
25-01-10, 18:45
vlw fantasma
vo chegar em casa e desmontar e dar uma engraxada pra ver se melhora
:OK:

blaugusto
25-01-10, 19:41
Fantasma, vc tá falando de tirar os pistões da pinça pra limpar???


Sangrar, tirar pino, separar os dois lados, puxar o pistão pra fora, escovinha e álcool isopropilico e depois remontar?


E pra remontar?? Seria bom já comprar alguma peça caso dê problema, como alguma borracinha ou algum pino, sei lá????


Tô doido pra fazer isso na minha pinça, mas tenho medo de não conseguir montar depois.


E tb tenho medo de levar num mecanico e ele acabar passando um paninho por fora...

buneco
25-01-10, 19:47
primeiramente vou trocar aquela grxa que fica dentro daquelas borrachinhas pra ver se adianta
se não melhorar ai vejo se mando dar um reparo total neles...

Stone
25-01-10, 21:42
pistão da pinça é muuuuuuuuuuuuuuuuuito difícil ter que trocar o reparo
dá uma geral nos 2 pinos e nas borrachinhas e lubrifica com vaselina, NUNCA use graxa, a graxa faz as borrachinhas incharem e então não entram mais nem a pal

buneco
25-01-10, 21:51
meu pai disse que é um tamborzin que travou
disse ele que é só tirar e lubrificar

isso tá certo?

casali
25-01-10, 21:56
ia falar isto, limpa e lubrifica,



pistão da pinça é muuuuuuuuuuuuuuuuuito difícil ter que trocar o reparo
dá uma geral nos 2 pinos e nas borrachinhas e lubrifica com vaselina, NUNCA use graxa, a graxa faz as borrachinhas incharem e então não entram mais nem a pal

buneco
25-01-10, 22:05
vlw galera amanha mesmo desmontarei e lubrificarei tudo
pode usar óleo queimado ou novo ou oleo 90 ?
ou dá #$%?

JEFFS_09
25-01-10, 22:07
Já devia vir segurando aos poucos e vc só percebeu agora, mas é assim mesmo, já vi acontecer em twister. a sujeira faz isso.


Bom saber disso, o freio da minha tem horas q faz isso tbm, as vezes naum faz, mas as vezes fica trancando!!!!

M_fantasma
26-01-10, 11:37
Fantasma, vc tá falando de tirar os pistões da pinça pra limpar???


Sangrar, tirar pino, separar os dois lados, puxar o pistão pra fora, escovinha e álcool isopropilico e depois remontar?


E pra remontar?? Seria bom já comprar alguma peça caso dê problema, como alguma borracinha ou algum pino, sei lá????


Tô doido pra fazer isso na minha pinça, mas tenho medo de não conseguir montar depois.


E tb tenho medo de levar num mecanico e ele acabar passando um paninho por fora...


isso mesmo, mas com vaselina.

buneco
26-01-10, 12:51
ai galera o que tava com problema aqui é akele negocim que empura as pastilhas
tinha ido e nao voltou
foi só tirar lubrificar
só que esqeuci de limpas o disco e ainda ta escorregando
asuehasheuahseha
to praticamente com um freio tambor na frente
chegando em casa eu já limpo o disco
obrigado a todos que ajudaram aee :OK:

allbass
26-01-10, 14:30
ai galera o que tava com problema aqui é akele negocim que empura as pastilhas
tinha ido e nao voltou
foi só tirar lubrificar
só que esqeuci de limpas o disco e ainda ta escorregando
asuehasheuahseha
to praticamente com um freio tambor na frente
chegando em casa eu já limpo o disco
obrigado a todos que ajudaram aee :OK:


Foi o pistão que trvaou, negligencia do mecanico que trocou as pastilhas, deveria ter desmontado tudo, limpado e lubrificado

Sobre a vaseilina, agora entendi pq o mecanico ficou 1 hr pra conseguir colocar o pistão de bolta na pinça, toda hr a borracha saia...kkk ele tava usando graxa...

augusto_cesar
26-01-10, 15:33
Boa Tarde, Estou com um problema Parecido! No meu caso as pastilhas ficam asuviando constantemente! ai do nada ela para, ai quando eu me esqueço começa tudo denovo, detalhe as pastilhas são novas! |:(

Xtz
26-01-10, 17:13
É bem possível que você preciise limpar e lubrificar os pinos da pinça de freio, para soltar a pinça que deve estar presa, e não retorna. Assim, a partilha permanece prescionando o disco.
Bôa Sorte.
Depois diga os resultados.
Abraço

buneco
26-01-10, 18:28
as minhas também assobiavam
como eu desmontei hj
aproveitei e dei uma leve lixada nelas
o freio está melhor e sem barulhos!!

Stone
26-01-10, 19:11
Para os freios que assobiam, lixem bem os discos, com vontade mesmo e com uma lixa grossa

Sobre a lubrificação, é muito raro os casos de precisar desmontar o pistão, eu até hoje peguei somente 2 motos. E se desmontar, o selo e o pistão se lubrifica SOMENTE com fluído de freio. E as borrachinhas dos pinos se lubrifica SOMENTE com vaselina. Qualquer óleo ou graxa ou qualquer coisa de base mineral afeta permanentemente as borrachas, elas são muito sensíveis e incham com esses lubrificantes, aí geralmente não entram mais, podem até entrar, mas é quase garantido que vai ficar mal encaixado e não vai funcionar como é pra ser



Sobre a vaseilina, agora entendi pq o mecanico ficou 1 hr pra conseguir colocar o pistão de bolta na pinça, toda hr a borracha saia...kkk ele tava usando graxa...


Não é isso, pistão não se tira do lugar simplesmente pra lubrificar, ele não precisa disso. E pior, se ele usou graxa é bem provável que contaminou o fluído de freio :-/ :-/

buneco
26-01-10, 20:23
galera melhorou bastante
mas se eu rodar a roda com a mão
ela não roda muito lvire não
tá certo isso?

Fagner
26-01-10, 20:24
eu acho que tem que rodar livremente :G :G :G

blaugusto
26-01-10, 20:27
Stone, na minha Yes eu "acho" que um dos pistões não tá voltando e isso tá criando vácuo ou sugando ar pra dentro do sistema. O freio vive borrachudo e baixo, mas nunca passei aperto.


Um bom tempo atras comentei sobre isso e desde então troquei flexivel, sangrei, troquei reparo do cilindro mestre, sangrei, desmontei pinça (sem retirar os pistões) pra dar aquela limpada, lubrificar o pino guia...


Mas acho mesmo que o problema tá no pistão da pinça!!
Já pensei várias vezes em desmontar e limpar ou ver se tem algo errado ali, mas os mecanicos são unanimes: não tira senão nunca mais vc coloca no lugar.


Mas pelo que estou vendo eles usaram graxa e se ferraram e como eu acesso o PN vou me dar bem pq vou usar vaselina... huehuheheuhueh...


Será que agora vai??

Stone
26-01-10, 20:58
Sinceramente, eu não faria isso, pistão não se lubrifica, se não está voltando é porque tem alguma coisa errada, pode até ser que o selo do pistão está ruim. E ao se montar o pistão se lubrifica somente com fluído de freio, nada mais, qualquer outra coisa contamina o fluído de freio do sistema, Vaselina só nos pinos em que a pinça trabalha. Não tem como sugar ar para dentro do sistema, sistema de freio é um sistema fechado, nada entra e nada sai, a não ser que tenha algum vazamento ou quando se deixa acabar o fluído do reservatório.
Caso você for retirar o pistão e a borrachinha "inchar" por algum motivo qualquer, pode esquecer, nunca mais monta, e eu não sei se tem reparo de pistão para vender separado, nunca ouvi falar, acho que vende somente a pinça completa.

Eu ainda acredito que o problema do seu freio seja outro e não nos pitões. Freio a Disco é complicado...

guilok
26-01-10, 21:17
Também acho q pode ser sujeira
mas nao pode ser o fluido do freio tbm? olha e ve se ele esta no nível correto.

tom crazy
26-01-10, 21:20
Minha yes tá com freio borrachudo também, só que a minha eu não troquei o fluido desde quando comprei. Se eu vir freiando devagar fica borrachado, se eu brecar de uma vez ela freia muito bem e sem problema nenhum. Preciso ver o que tá acontecendo (mandar regular valvulas também) mais não sei onde levar aqui na cidade, dois mecanicos que fiz revisão e a concessionária deixaram a desejar pra mim.

Stone
26-01-10, 21:26
Se eu vir freiando devagar fica borrachado, se eu brecar de uma vez ela freia muito bem e sem problema nenhum


troca o reparo do cilindro-mestre

tom crazy
26-01-10, 21:38
troca o reparo do cilindro-mestre


Vou ter que aprender a fazer isso ou achar um mecanico que seja mecanico e não fuçador, mais tá dificil.
Quanto custa o reparo?

allbass
26-01-10, 23:46
Não é isso, pistão não se tira do lugar simplesmente pra lubrificar, ele não precisa disso. E pior, se ele usou graxa é bem provável que contaminou o fluído de freio :-/ :-/


Então agora me toquei que não sei se ele tava mechendo no pistão ou pino...rs...



galera melhorou bastante
mas se eu rodar a roda com a mão
ela não roda muito lvire não
tá certo isso?


seu disco pode estar empenado, acontece bastante nas 150

buneco
27-01-10, 11:40
tipo ela não fica presa presa
mas não fica 100% livre
tem algum problema?

Stone
27-01-10, 18:04
se tá girando leve é normal, se tá prendendo é bem provável que a pinça esteja trancada

buneco
27-01-10, 18:20
pessoal e se for a pinça irei ter que trocar a peça completa?
tipo ela não tá 100% livre
tá travando de levenão afeta o andar da moto
será que irei ter algum problema?

ShimAdA
27-01-10, 18:23
Minha yes tá com freio borrachudo também, só que a minha eu não troquei o fluido desde quando comprei. Se eu vir freiando devagar fica borrachado, se eu brecar de uma vez ela freia muito bem e sem problema nenhum. Preciso ver o que tá acontecendo (mandar regular valvulas também) mais não sei onde levar aqui na cidade, dois mecanicos que fiz revisão e a concessionária deixaram a desejar pra mim.


Tom crazy tu é de Ribeirão né? tem esse mecanico aqui http://www.vinimoto.com.br com mais de 30 anos de experiência, meu pai leva moto la a mais de 20 anos e nunca teve problema.

tom crazy
27-01-10, 18:46
Tom crazy tu é de Ribeirão né? tem esse mecanico aqui http://www.vinimoto.com.br com mais de 30 anos de experiência, meu pai leva moto la a mais de 20 anos e nunca teve problema.


Sou sim vc é daqui também? O site não abriu aqui tem o endereço do mecanico?

blaugusto
27-01-10, 19:33
Sou sim vc é daqui também? O site não abriu aqui tem o endereço do mecanico?


Tom, é simples pra kct trocar o reparo!!
Tu só precisa de um alicate de ponta fina pra tirar uma arruela de dentro do manete.


Como chama aquela arruela que tem os dois buraquinhos pra encaixar o alicate??

buneco
27-01-10, 19:35
pessoal e se for a pinça irei ter que trocar a peça completa?
tipo ela não tá 100% livre
tá travando de levenão afeta o andar da moto
será que irei ter algum problema?

tom crazy
27-01-10, 20:40
Tom, é simples pra kct trocar o reparo!!
Tu só precisa de um alicate de ponta fina pra tirar uma arruela de dentro do manete.


Como chama aquela arruela que tem os dois buraquinhos pra encaixar o alicate??


Não sei o nome mais acho que sei o que vc tá falando. A indicação do mecanico eu queria também pra levar pra fazer revisão na motoca, tá precisando regular valvulas o que era pro ultima mecanico ter feito.

Agora o reparo será que é facil de achar? Derrepente troco o reparo e só levo pro mecanico pra regular as valvulas.

ShimAdA
28-01-10, 07:44
Sou sim vc é daqui também? O site não abriu aqui tem o endereço do mecanico?


Rua Cardeal Arcoverde n°323 , Vila Virginia fone 3021-7174
perto da av caramuru..

saintclair
28-01-10, 11:02
Legal

tom crazy
28-01-10, 11:36
Rua Cardeal Arcoverde n°323 , Vila Virginia fone 3021-7174
perto da av caramuru..


Valeu :OK:

buneco
28-01-10, 12:51
pessoal e se for a pinça irei ter que trocar a peça completa?
tipo ela não tá 100% livre
tá travando de levenão afeta o andar da moto
será que irei ter algum problema?


aguardo uma resposta pessoal...

Guilherme Mcnasty
28-01-10, 13:49
Aqui na oficina é MUITO comum em motos que eu troco a pastilha dianteira o dono ou outro mecânico ter completado o reservatório do fluido com as pastilhas gastas. O que acontece é que não precisava ter completado, ou então foi feito algum reparo ou troca do fluido e completaram a mais do que devia, e quando instalo as pastilhas novas o reservatório fica tão cheio que o pistão do freio fica travando a roda. Não custa ver se o nível está acima do especificado.
Outra: em motos com até 5,6 anos de fabricação(honda ou yamaha) afirmo ser praticamente impossível qualquer problema de selos ou pistão do freio engripado, então não se preocupem muito com essa parte, geralmente se tem problema está no resto do sistema.

blaugusto
28-01-10, 14:43
:(
Já troquei flexivel, reparo, sangrei, limpei a pinça... e nada...

Depois do acidente que minha mulher teve com ela nunca mais o freio foi o memso.
2 anos e uns 10 mecanicos e nada dá jeito.

Troca peça, refaz procedimento e tudo na mesma. :(

O ultimo e melhor mecanico que já passei me falou do empenamento do disco. Relamente existe. Ele me mostrou, mas é muuuuuito pequeno. Imperceptivel.
Estou enrolando pra comprar um novo disco pq já troquei coisa demais e tô com medo de não funcionar!!