PDA

Ver Versão Completa : Novo no mundo das motos e novo no fórum



Kacas
31-01-10, 23:37
E ae galera! beleza?

A uns 2 meses atrás eu não sabia naaaaaaaaadaaaaaaaaaa sobre motos, sobre a comunidade, marcas, etc...

sou de São Paulo - Capital. Após sair cansado do trabalho e ficar mais de 2 horas no trânsito (denovo), sentado no carro vendo motinhos passarem ao meu lado

pensei.."poderia comprar uma moto né?"

então comecei a pesquisar tudo....desde "como anda de moto?" até assuntos avançados como mecânica, etc (ok...essa parte eu nao entendo nada ainda..rsrs).

muito do conteúdo vi pelos fóruns das PN e do MO.

Hoje estou caminhando para o fim do processo onde decidirei se irei comprar uma moto ou não, e peço a ajuda de vocês.

1- Estou atualmente fazendo aulas no Detran...faço o percurso certinho jah...ateh q nao foi difícil pra quem nunca subiu em uma moto. só não consigo andar

100% reto na prancha ainda, mas ainda tenho 6 aulas. E aí, qual o índice de reprovação no exame? Falaram que é alto. Vi que nas aulas a gnte não vai aprender NADA pra andar nas ruas. Como tenho bastante experiência com transito pois dirijo diariamente carros sei dos perigos com motos. Sou um cara que toma bastante precaução e axo q ficarei dando voltas no bairro com a moto por mto tempo se comprar...rsrs. e aih, Será que rola pagar soh pra passar dessa "burocracia"? Uma vez que passar ou não na prova não quer dizer que alguém será um bom piloto ou não. Posso pagar sem peso na consciencia, sim?

2-após pesquisar mto sobre as motos (nem sabia as marcas mais famosas..kkk) descartei a "roubem-me Honda" e fiquei entre a Suzuki Yes e a Yamaha Factor ED. A

diferença de preço é bem grande pra motos com especificações técnicas praticamente iguais ( Factor é R$ 1.500,00 mais cara!) mas eu me apaixonei pela roxinha

apesar de ler muita gnte falando mal da cor...rsrs...
e aih, alguma opinião? pra novatos vai fazer alguma diferença entre as duas?

3- e o mais importante agora =(
então...estava beeem animado até uns dias atrás mas esses dias pensei melhor...e comecei a pesquisar mais sobre segurança. Não sobre segurança em andar de

moto pq nisso eu confio na minha precaução então tudo bem. Estou com medo de assaltos, furtos e roubos =(

Vi mtos tópicos de "minha moto foi roubada", assaltos, roubos, motoqueiros mortos no transito, 125cc entre mais visadas, etc.. e grande parte em sampa e pior. em qualquer regiao e qualquer horário.

Isso me desanimou mtooooooooooo. De carro fico 2 horas preso no transito? Sim! ...mas eu ando de carro velho e é difcil alguem querer levar o carro. Não quero comprar uma moto se for pra ficar paranóico e ter q ficar em alerta bersek mode 100% do tempo.se for assim fico de carro mesmo.


então qria saber do pessoal, principalmente pra quem eh de Sampa...Como que tá "o cenário" de roubos e furtos? tah foda msmo andar de moto?

se a galera tb pudesse me dizer os itens indispensaveis de segurança eu agradeceria...
oq eu tava pensando é:
bloqueador (sem rastreador pq nao quero pagar mensalidade), vacina anti furto e uma correntinha pra prende a moto no poste ou no que tiver perto. falta algo?

pesquisei seguro e se quiser fazer vou ter q pagar mais R$1.000,00 e poko com qq uma das duas motos...não sei se vale a pena pagar tudo isso.

se comprar uma factor por exemplo: moto + docs + itens de segurança + seguro + acessorios (bauleto, capacete, capas, etc) = 6500+500+500+1000+400= 8900!!!!
quase 9k em um bem que não me é essencial uma vez q já ando de carro.

Será que vale a pena pelo prazer de andar de moto? e se eu não gostar depois? alguem tem dica de seguro em sampa mais barato? tem seguro só pra roubo e furto?


nao quero comprar moto pra ser mais uma dor de cabeça e tb não queria gastar tanto assim...
mesmo se comprar uma moto mais barata estilo xingling ou dafra seria dor de cabeça (por outros motivos) então tb descarto.

e aih? vale a pena entrar pro mundo das motocicletas? opiniões?


Agradeço a ajuda de todos por antecipação.

tom crazy
31-01-10, 23:55
Não o tópico inteiro pq to indo dormir e bateu preguiça uahuahua, mais vou deixar minha opinião. As 2 motos são ótimas, tenho uma yes e meu primo uma factor e vira e mexe dou uma volta com a moto dele.
E apesar de gostar das 2 motos hoje o unico fator que faria eu decidir entre uma e outra é que a Suzuki (J. Atoleido) parou no tempo em questão de atualizar suas pequenas, se não me engano os modelos nas lojas são os fabricados em 2008, modelo 2009. HOJE eu iria de factor, tenho minha yes, curto d++++++ a moto, acho show de bola mais essa mancada na linha 125 da suzuki é complicado.

Fagner
01-02-10, 00:03
olha vou da minha opinião
comprei minha ybr ja tem um ano e to muito feliz com ela (depois vc da uma comentada lá :D :D)
Se fosse eu iria de factor mas vai do seu bolso
ja pesquisei seguro muito caro mais de 1,000
o esquema é vc por um alarme bom
tudo depende de quanto vc quer gastar
tem capacete de 120 a 130 reais tipo samarino e taurus ( eu tenho um)
o que vai pesar vai ser pra vc emplaca a moto é osso |:( |:( |:(
capa de chuva de 40 a 60 dependendo a grossura
bauleto não tenho ideia de quanto custa
mais ai vc usar mochila por enquanto
eu sugiro vc comprar o essencial primeiro depois ir comprando o resto aos poucos
essa jaqueta no meu avatar chegou faz dois dias e olha que tenho a ano como disse
nesse tempo usei duas blusas
se for trabalhar a noite e chegar umas meia noite
não ficar vacilando nos semaforos e ficar esperto com as motos
que vem atras
eu acho que so
vocé é de que região/ Bairro


abraço espero ter ajudado
Nossa maior segurança é DEUS

Ronnytrials
01-02-10, 00:06
Rapaz, vc foi bem claro no seu texto.
Eu ainda acho q a yes é menos visadapara roubos.
Questao da aprovaçao vai um alivio:
-eu buzinei 2 vezes durante meu exame e fui aprovado de primeira com 28 pontos e fiz a prova de legislação em 12 minutos, ainda esperei 12 minutos até o proximo candidato sair.

-Meu amigo deixou a moto morrer uma vez na rampa e mesmo assim foi aprovado.

No caso de segurança, ande sempre devagar, já me safei de mais de 15 acidentes pq estava devagar, se eu tivesse 10 km mais rapido eu ja nem estaria aki. Entrega o seu trajeto para Deus e faça sua parte. veja perigo em tudo...nao confie em cruzamentos, imagine q sempre uma criança ou um cachorro possa surgir do nada na sua frente, e se caso for atropelar um cachorro, nao se desespere, ao ver q nao tem escapatoria pro pobre cão, apenas segure firme o guidao, e mantenha a direçao reta, nao tente mudar de direçao, pois quando se passa em cima de um obstaculo com a direção virada as chances de cais sao muito grandes ou vc pode invadir a outra mao q possa estar vindo um carro ou outro motociclista e bater em vc. ao ver algum maluco vindo em alta velocidade atras, deixe ele passar, nunca dispute com ninguem.
sempre q precisar reduzir bruscamente, tente olhar no retrovisor se nao vem alguem distraido q possa bater na sua traseira, pq aí vc tera tempo de sair do meio. mantenha-se sempre distante do veiculo da frente, isso vc viu ao tirar carta pra carro .
Desculpe se disse coisas que vc já faz, mas sempre é bom relembrar, isso ajuda muito a nao se envolver em acidentes.

Ah, outra coisa q eu sempre penso e que me mantém seguro é:
sempre quando estiver ao lado ou prestes a ultrapassar um caminhao/ carreta, sempre imagine ele passando em cima de vc, cara, nao tem ninguem q pense isso e memso assim ouse disputar com outros veiculos, eu sei q parece mórbido mas me ajuda bastante pois o medo te ajuda a ficar longe do perigo.

Grande abraço, bem vindo ao fórum e que Deus proteja vc seja no carro ou na moto.

Kacas
01-02-10, 00:15
opa!
entao....a suzuki realmente parou no tempo...
até dezembro tavam vendendo 08/09. mas fui recentemente em umas lojas e jah tão no 09/09! huhuuu...continua velho...mas pelo preço...
o medo de comprar a factor eh q eu vou cuidar tanto q vou ficar com medo de sair com ela. vai ficar soh na garagem com eu encerando ela....rsrsrs...

fagner, moro perto do metro ana rosa...bairro tranquilo. mas q nem no outro tópico....o kra foi assaltado na regiao do ibirapuera.
um outro postou fotos de roubo na av. pacaembu e tb na bandeirantes em pleno rush hour.. eh tenso assim...por isso tou com medo de ser assaltado.

Ronnytrials...aliviou bem...rsrs...mas vc fez a prova onde? em sampa msmo? pq depende da cidade...
no interior dizem q eh mais facil...no rio e sampa eh embaçado e talz...isso q fode...a prova nao tem um criterio certo e talz...eh pura burocracia..por isso qro pagar...kkk


sobre segurança pra dirigir valeu pelas dicas! rsrs..eu ateh tou confiante nessa parte...o medo msmo eh roubos e assaltos =/

saintclair
01-02-10, 00:21
Rapaz, vc foi bem claro no seu texto.
Eu ainda acho q a yes é menos visadapara roubos.
Questao da aprovaçao vai um alivio:
-eu buzinei 2 vezes durante meu exame e fui aprovado de primeira com 28 pontos e fiz a prova de legislação em 12 minutos, ainda esperei 12 minutos até o proximo candidato sair.

-Meu amigo deixou a moto morrer uma vez na rampa e mesmo assim foi aprovado.

No caso de segurança, ande sempre devagar, já me safei de mais de 15 acidentes pq estava devagar, se eu tivesse 10 km mais rapido eu ja nem estaria aki. Entrega o seu trajeto para Deus e faça sua parte. veja perigo em tudo...nao confie em cruzamentos, imagine q sempre uma criança ou um cachorro possa surgir do nada na sua frente, e se caso for atropelar um cachorro, nao se desespere, ao ver q nao tem escapatoria pro pobre cão, apenas segure firme o guidao, e mantenha a direçao reta, nao tente mudar de direçao, pois quando se passa em cima de um obstaculo com a direção virada as chances de cais sao muito grandes ou vc pode invadir a outra mao q possa estar vindo um carro ou outro motociclista e bater em vc. ao ver algum maluco vindo em alta velocidade atras, deixe ele passar, nunca dispute com ninguem.
sempre q precisar reduzir bruscamente, tente olhar no retrovisor se nao vem alguem distraido q possa bater na sua traseira, pq aí vc tera tempo de sair do meio. mantenha-se sempre distante do veiculo da frente, isso vc viu ao tirar carta pra carro .
Desculpe se disse coisas que vc já faz, mas sempre é bom relembrar, isso ajuda muito a nao se envolver em acidentes.

Ah, outra coisa q eu sempre penso e que me mantém seguro é:
sempre quando estiver ao lado ou prestes a ultrapassar um caminhao/ carreta, sempre imagine ele passando em cima de vc, cara, nao tem ninguem q pense isso e memso assim ouse disputar com outros veiculos, eu sei q parece mórbido mas me ajuda bastante pois o medo te ajuda a ficar longe do perigo.

Grande abraço, bem vindo ao fórum e que Deus proteja vc seja no carro ou na moto.



Disse tudo.

Fagner
01-02-10, 00:22
sempre q precisar reduzir bruscamente, tente olhar no retrovisor se nao vem alguem distraido q possa bater na sua traseira, pq aí vc tera tempo de sair do meio. mantenha-se sempre distante do veiculo da frente, isso vc viu ao tirar carta pra carro .
Desculpe se disse coisas que vc já faz, mas sempre é bom relembrar, isso ajuda muito a nao se envolver em acidentes.




o ronny nem fala hoje descendo a rebouças pelo corredor um mulher pilotando uma yes brecou bruscamente pq o cara tinha fechado eu tava atras uns 50 por hora brequei com tudo a moto chegou a fazer um RL a minha sorte que eu apoei a perna no chão se não tava ferrado
resultado paralama com um riscão imenso vou da uma lixada, pulso doendo pacas, na hora o pe doeu mas ja passouainda bem

Kacas
01-02-10, 20:19
a galera q tem factor...
vcs tem seguro?
pqp...fui cotar hoje..deu tudo 2.000 reais!!!! absurdo...

sem chances de comprar uma factor assim =(
vou ter q ver carsystem e talz....

ou fico com a yes mesmo...seguro na faixa de 900 reais..

Fagner
01-02-10, 20:25
caramba 2.000 quando cotei pela porto seguro ficou 1,000 e uns quebrados

Alan Ranieri
01-02-10, 20:40
a galera q tem factor...
vcs tem seguro?
pqp...fui cotar hoje..deu tudo 2.000 reais!!!! absurdo...

sem chances de comprar uma factor assim =(
vou ter q ver carsystem e talz....

ou fico com a yes mesmo...seguro na faixa de 900 reais..


Eu não tenho seguro, mas já li a respeito do seguro do Banco do Brasil que é bem em conta alguém aqui do fórum acho que já fez, qualquer coisa da um ligada para o BB e se informa.

Kacas
01-02-10, 22:14
já tentei em várias seguradoras..oq fode eh a cidade...vcs sao de sampa capital?

tava pesquisando agora sobre car system e graber...só reclamações...

estou desistindo de comprar uma moto...

mantabodyboarder
02-02-10, 00:07
Banco do Brasil pra Grande SP só faz acima de 400cc

vai começar agora?

Compra uma yes usada.
Com 2500 reais vc pega uma semi nova, se não se adaptar mesmo a andar de moto vende fácil por uns 2000 e o prejuízo é menor. (Uma 0km vai tomar naba de uns 25% só na depreciação + uns 700 de documentação)

Se vc se adaptar é uma ótima moto pra iniciar e é bem menos visada que as outras, é completa e depois que o pessoal de Sampa dos foruns te indicar os mecânicos já vai estar livre das concessionárias e seus péssimos serviços (e digo isso de todas as marcas)


Primeiro tire a categoria A, depois compre a moto.
Segure a onda pelo menos um mês andando todo dia no bairro, mesmo que acorde mais cedo pra isso.
Assim vai pegar um pouco de prática antes de encarar o transito.
No Ana Rosa é osso, pra todo lado que sai do bairro já pega tumulto, então o segredo é andar na boa e evitar os horários de pico.


Repito a maior dica que dou de graça pra quem fala que quer começar: compre uma moto usada.
Se não gostar vai perder beeem menos dinheiro. Se gostar em 6 meses vai querer uma maior e vai perder menos dinheiro na troca.

Usadas eu recomendo Yes/Intruder, ou se voce não for baixo a XTZ 125, que é bem mais moto que as Pequenas Suzuki no transito esburacado da trilha urbana de São Paulo, e usada também está bem depreciada, com a vantagem de ter mais opções de peças de marcas genéricas (por enquanto, a yes já melhorou bem nesse sentido)

Compre um capacete razoável. Se acha 300 reais caro, compre pelo menos um Zebra da promoção por 180.
Compre uma jaqueta, mesmo que seja semi-nova ou da promoção, mas compre de cordura ou couro, nada de Arizona ou California Racing.
Compre luvas, pode ser as de couro simples da Lumica, mas não fique sem.
Use sempre tenis/bota bem firmes no pé.
COMPRE CAPA DE CHUVA. Se ficar com frescurinha falando que se chover não sai de casa, ou se estiver chovendo no caminho vc terminda de chegar em casa, não vai durar 6 meses com a moto em sampa.
Capa de chuva é Alba. Pode ser grossa e feia, mas é 100% impermeável de verdade...

Se depois de tudo não gostou, vende tudo, afinal, se seguiu as dicas, comprou a da promoção e comprou moto usada, então não vai achar que vale ouro e vai perder pouco dinheiro


Moto NÃO é investimento, se tem 5mil reais pra investir procure um banco, não uma concessionária.

Cyber
02-02-10, 00:27
Banco do Brasil pra Grande SP só faz acima de 400cc

vai começar agora?

Compra uma yes usada.
Com 2500 reais vc pega uma semi nova, se não se adaptar mesmo a andar de moto vende fácil por uns 2000 e o prejuízo é menor. (Uma 0km vai tomar naba de uns 25% só na depreciação + uns 700 de documentação)

Se vc se adaptar é uma ótima moto pra iniciar e é bem menos visada que as outras, é completa e depois que o pessoal de Sampa dos foruns te indicar os mecânicos já vai estar livre das concessionárias e seus péssimos serviços (e digo isso de todas as marcas)


Primeiro tire a categoria A, depois compre a moto.
Segure a onda pelo menos um mês andando todo dia no bairro, mesmo que acorde mais cedo pra isso.
Assim vai pegar um pouco de prática antes de encarar o transito.
No Ana Rosa é osso, pra todo lado que sai do bairro já pega tumulto, então o segredo é andar na boa e evitar os horários de pico.


Repito a maior dica que dou de graça pra quem fala que quer começar: compre uma moto usada.
Se não gostar vai perder beeem menos dinheiro. Se gostar em 6 meses vai querer uma maior e vai perder menos dinheiro na troca.

Usadas eu recomendo Yes/Intruder, ou se voce não for baixo a XTZ 125, que é bem mais moto que as Pequenas Suzuki no transito esburacado da trilha urbana de São Paulo, e usada também está bem depreciada, com a vantagem de ter mais opções de peças de marcas genéricas (por enquanto, a yes já melhorou bem nesse sentido)

Compre um capacete razoável. Se acha 300 reais caro, compre pelo menos um Zebra da promoção por 180.
Compre uma jaqueta, mesmo que seja semi-nova ou da promoção, mas compre de cordura ou couro, nada de Arizona ou California Racing.
Compre luvas, pode ser as de couro simples da Lumica, mas não fique sem.
Use sempre tenis/bota bem firmes no pé.
COMPRE CAPA DE CHUVA. Se ficar com frescurinha falando que se chover não sai de casa, ou se estiver chovendo no caminho vc terminda de chegar em casa, não vai durar 6 meses com a moto em sampa.
Capa de chuva é Alba. Pode ser grossa e feia, mas é 100% impermeável de verdade...

Se depois de tudo não gostou, vende tudo, afinal, se seguiu as dicas, comprou a da promoção e comprou moto usada, então não vai achar que vale ouro e vai perder pouco dinheiro


Moto NÃO é investimento, se tem 5mil reais pra investir procure um banco, não uma concessionária.


Depois dessa só me resta aplaudir de pé, é a segunda pessoa depois de mim que vejo falando que moto não é investimento, Manta, :clap:

Kacas
02-02-10, 00:41
Manta...muito bom seu post!
valeu!!

e concordo. Moto não é investimento...tanto que eu estava mais interessado em uma 0km pois não vou comprar já pensando em revender...a idéia eh ficar com ela até o fim....e aí a diferença de 2k de uma usada pra uma nova pega nada....

tenho quase certeza que irei gostar da sensação de andar de moto...mas certeza vou odiar a criminalidade...e por isso encuquei tanto com segurança.

MAAAAAAASSSSSS como pesquisei melhor com seguro e tudo ficou mtooooo caro....(factor 10k! affe)....talvez uma usada seja uma boa msmo....
meu medo eh comprar gato por lebre....já que sei zero sobre motos..
o bom eh q baratinha nao fico com medo de roubarem, etc.....e isso agora tah pesando mto.

ps: sou baixinho...1,65. axo q soh posso ficar nas 125 msmo...rsrs

Bortolin
02-02-10, 04:57
sobre o seguro....já fui ver quanto fica pra minha Suzuki, nem deixei a moça terminar de falar e falei que não queria mais....R$ 2.000,00.

e dá uma olhada na minha suzuki.....ela é 2006/2007 tá zerada. Financiei ela em 36x e pago R$ 160,00 por mês. Não me arrependo nem um pouco.....e depois me fala...pra que comprar moto 0km ????

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,28125.0.html

Boa Sorte !!!

Cyber
02-02-10, 22:13
Manta...muito bom seu post!
valeu!!

e concordo. Moto não é investimento...tanto que eu estava mais interessado em uma 0km pois não vou comprar já pensando em revender...a idéia eh ficar com ela até o fim....e aí a diferença de 2k de uma usada pra uma nova pega nada....

tenho quase certeza que irei gostar da sensação de andar de moto...mas certeza vou odiar a criminalidade...e por isso encuquei tanto com segurança.

MAAAAAAASSSSSS como pesquisei melhor com seguro e tudo ficou mtooooo caro....(factor 10k! affe)....talvez uma usada seja uma boa msmo....
meu medo eh comprar gato por lebre....já que sei zero sobre motos..
o bom eh q baratinha nao fico com medo de roubarem, etc.....e isso agora tah pesando mto.

ps: sou baixinho...1,65. axo q soh posso ficar nas 125 msmo...rsrs


Não sou muito mais alto e dou conta de tornado, xt e assim vai, é só o jeito, depois que aprende lidar com as motos altas fica tudo fácil

Também creio que usada seria a melhor saída hoje em dia moto nova não está compensando tanto não.

buneco
02-02-10, 22:29
axo que nao tenho mais coragem de comprar moto 0km
nunca comprei e meu pai ja comprou duas
ele disse que só toma preju moto 0...

mantabodyboarder
03-02-10, 00:09
Cyber, falei da altura por ele ter experiência zero com motos.

Aí uma moto que se coloca os dois pés no chão com as pernas não tão esticadas já ajuda bastante...

Kacas
03-02-10, 00:59
galera, novamente mto obrigado por todas as dicas!

Manta...verdade...rsrs..eu qse nao consigo tocar os 2 pés no chão com as 125 cc.....então nao qro arriscar uma maior...pelo menos não pra uma primeira moto...

bom...vou dizer oq decidi...por enqnto....

a dica da usada realmente valeu. porém a suzuki tah com uma promoção de seguro pra YES nova...entao seria bom pelo menos pro primeiro ano pra eu sentir se vou curtir moto msmo ou não. quando digo "curtir ou não" qro dizer...se vou qrer uma moto mais "legal" ou não. sobre preço de revenda não tem mto problema cair..pq nao pretendo vender por um booom tempo.

Caso eles aceitem motos usadas na promoção do seguro...irei pra uma usada (mas teria q comprar as usadas da concessionárias)

mas como eu sou teimosooooooo e estou relutando pra largar a moto q me apaixonei q eh a Factor...estou pesquisando mto sobre Rastreadores. se algum sistema me convencer da eficiencia pra nao precisar de seguro...ai fico indeciso de nvo..rsrs

nessa pesquisada vi que tem:

sistemas via GPS (car system e graber?)

sistema via rádio frequencia (ituram e lojack?)
sistema via GMS, aqueles q bloqueam por celular (locatorone)

algúem com experiência pode fal'um pouco sobre as tecnologias? axei o bloqueador por telefone mto bom...pois iria pegar em qse todo lugar...porém não ouvi nenhum relato de usuários...então nao sei se é tecnologia nova ou arriscado msmo.
opiniões?

mantabodyboarder
03-02-10, 07:46
Tamanho não tem a ver com a cc da moto não...

A XTZ 125 é, como diz o nome, uma moto 125cc, e é mais alta que uma factor, pra quem tem menos de 1,70 e não tem prática com motos seria dificultar à toa pra aprender a andar no trânsito caótico de SP.


A promoção do seguro da Suzuki é só pras motos 0km mesmo, é um subsídio que dão no primeiro ano, pode se preparar que na renovação vai ser o valor de mercado que vc pesquisou, ou seja, impossível de se contratar pra pagar 50% do valor da moto.


Bom, não adianta dar murro em ponta de faca, vc já se convenceu que quer 0km, mesmo sem saber se vai gostar ou não. Daqui a 4 meses me fala como vai estar a revenda da moto "semi nova - quase 0km" por 50% do valor que pagou na concessionária...

Cyber
03-02-10, 07:48
Cyber, falei da altura por ele ter experiência zero com motos.

Aí uma moto que se coloca os dois pés no chão com as pernas não tão esticadas já ajuda bastante...


É verdade :OK: Minha patroa que o diga, ela quando estava aprendendo a andar na moto deu umas voltas na tornado, huahua, só parava do lado do meio fio(guia) caso contrário era tombo.

Daffeny
03-02-10, 18:24
É melhor começar com uma pqn e depois partir para as altas, moto é o melhor transporte q o homem inventou, liberdade sempre a disposição.