PDA

Ver Versão Completa : Parcelamento DPVAT - Uma folga no bolso do motociclista



rocksul
09-03-10, 10:13
Isto mesmo, o governo está aguardando a votação no senado de uma nova lei que permitirá o parcelamento do DPVAT, para nós motociclistas que somos assaltados por este seguro será um alívio. Quanto mais parcelado, melhor!

Matéria na íntegra:
"A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou medida que permite que o proprietário do veículo parcele o pagamento do Dpvat (Seguro Obrigatório para Cobertura de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

De acordo com o senador Renato Casagrande (PSB-ES), autor do projeto aprovado (PLS 437/08), a medida tem por objetivo aliviar o orçamento familiar e facilitar o pagamento do seguro obrigatório. Casagrande afirmou, segundo a Agência Senado, que devem ser conferidas ao proprietário as mesmas facilidades de pagamento do seguro, assim como é feito com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Para ele, a cobrança do seguro em parcela única é feita no mesmo momento em que são cobrados outros tributos e gastos, o que onera ainda mais o orçamento familiar no início do ano.

Hoje, apenas os veículos das categorias 3 e 4, que abrangem ônibus, microônibus e lotações podem parcelar o débito. A proposta, aprovada na última terça (2), amplia esse direito a todas as categorias de veículos.

Para o relator do projeto na comissão, senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), o direito de parcelar o seguro obrigatório deve valer para todos e constar na lei. Segundo ele, a ideia é permitir que o proprietário do veículo possa distribuir de modo mais adequado os pagamentos ao longo do ano.[7]

O projeto foi aprovado com uma emenda de Junior, segundo a qual a lei, quando aprovada, vigorará em seis meses, a partir da data de publicação da nova regra."

DOUGLAS 00
09-03-10, 10:18
Seria uma baita evolução... eu mesmo to me enrrolando pra acertar os papéis da Strada...

Furious VIPER
09-03-10, 12:05
O problema do brasileiro é querer pagar todos os impostos do começo do ano... apenas com o salário de dezembro!
Daí tem IPVA, DPVAT, IPTU, escola das crianças, férias, viagens...

Se todos economizassem desde o começo do ano (assim como eu).. NINGUÉM precisaria parcelar!! É simples... tendo feito isso uma vez... faz-se sempre...
Só de saber q meu IPVA será como uma conta normal a ser paga, dá um alívio!!

César
09-03-10, 12:14
Eu já começo a juntar o dimdim do dpvat em novembro

DOUGLAS 00
09-03-10, 12:28
Sim, furious está completamente certo. Normalmente uso o décimo, mas nesse ano me passei um pouco...

Lagartixxa
09-03-10, 12:57
é uma boa mesmo poder pagar parcelado

mas igual o furios falou eu tbm vou juntando uma graninha ao longo do ano pra poder pagar tudo avista e aproveitar alguns descontos.

rocksul
09-03-10, 13:00
Nos últimos anos meu décimo terceiro sempre foi destinado a pagar contas de janeiro.

mdorigon
09-03-10, 13:04
Tem como pressionar os kara a aprovarem isso...meu isso vai ser uma mão na roda pra todos que tem moto. Apesar que o seguro deveria cair um pouquinho tb né...mas se puder parcelar ja ta de bom tamanho...tenho a pretensão de ter duas motos no ano que vem...cara isso vai ser ótimo.

Piccoli
09-03-10, 13:17
Já existem leis que permitem parcelar IPTU, ITBI, IPVA e outras tranqueiras.
Agora a bola da vez é o DPVAT.

Aumentam tanto os impostos que depois precisam criar leis para parcelar, ou quebram o contribuinte.

Se o DPVAT fosse um valor justo e não um valor misterioso estabelecido pelas seguradoras movidas a lucros e interesses, não precisaria de parcelamento.

jpedro91
09-03-10, 14:08
Nossa vai ser um **** dum alivio isso!

ASR
09-03-10, 14:20
O bom mesmo seria baixar o valor do DPVAT

mantabodyboarder
09-03-10, 14:55
O problema do brasileiro é querer pagar todos os impostos do começo do ano... apenas com o salário de dezembro!
Daí tem IPVA, DPVAT, IPTU, escola das crianças, férias, viagens...

Se todos economizassem desde o começo do ano (assim como eu).. NINGUÉM precisaria parcelar!! É simples... tendo feito isso uma vez... faz-se sempre...
Só de saber q meu IPVA será como uma conta normal a ser paga, dá um alívio!!



eu já acho o contrário.

O governo que deveria distribuir os encargos ao longo do ano para não onerar o contribuinte.
Ou por acaso ele recebe todos os DPVATs e já usa tudo de uma vez no mês de fevereiro? (não vale falar que vai pra meia ou pra cueca de político - estamos falando de situações "oficiais")

Roberval3000
09-03-10, 14:59
DPVAT pago qdo for fazer licenciamento assim dá uma aliviada, só preciso rezar pra nao sofrer acidente ate la, senao nao terei direito a nada.

Furious VIPER
09-03-10, 15:16
eu já acho o contrário.

O governo que deveria distribuir os encargos ao longo do ano para não onerar o contribuinte.
Ou por acaso ele recebe todos os DPVATs e já usa tudo de uma vez no mês de fevereiro? (não vale falar que vai pra meia ou pra cueca de político - estamos falando de situações "oficiais")

Perfeito Manta... a idéia é totalmente válida!
Só q fazendo tudo de uma vez só o governo gasta menos e "se estressa" menos. Fazendo todo santo mês o valor subiria pq além de ser parcelado iríamos consumir mais serviços para este pagamento.
Não me incomoda o pagamento no início do ano... mas isso pq sempre tive a cabeça no lugar e compro somente o q posso manter. Complicado é maluco q compra o veículo e no início do outro ano tá "dando" o veículo zerado por aí... pq o preço vai lá embaixo em função dele não conseguir pagar documentação.

XxUNOxX
09-03-10, 15:35
Não precisa abaixar ele, só de parcelar ta ÓTIMO! :OK: :OK: :OK: :OK:


OBS: O meu ainda não foi pago, e to sem grana pra pgar até um bom tempo...espero não precisar dele =(

kylder
09-03-10, 16:18
ih, é sinal que tende a subir...

M_fantasma
09-03-10, 16:38
Perfeito Manta... a idéia é totalmente válida!
Só q fazendo tudo de uma vez só o governo gasta menos e "se estressa" menos. Fazendo todo santo mês o valor subiria pq além de ser parcelado iríamos consumir mais serviços para este pagamento.
Não me incomoda o pagamento no início do ano... mas isso pq sempre tive a cabeça no lugar e compro somente o q posso manter. Complicado é maluco q compra o veículo e no início do outro ano tá "dando" o veículo zerado por aí... pq o preço vai lá embaixo em função dele não conseguir pagar documentação.


[2]

Fog
09-03-10, 16:49
Se isso for aprovado vão acabar aumentando o imposto pra poder dar "desconto" pra quem pagar à vista.

é Soda!

M_fantasma
09-03-10, 17:03
será que vão parcelar em umas 5 vezes ??
:G :G :G :G :G

roschneider
09-03-10, 21:00
bom pelo menos aki em SC nao pagamos ipva ateh 200cc
jah eh um alivio mas la vai 300 mango todo ano em agosto......
sorte q eh o mes q eu recebo meu pis dai jah vai direto pra mao do despachante pra fazer isso(nao gosto e nao tenho tempo de ficar em fila de banco e detran)

kureizu
09-03-10, 21:16
O problema é que as vezes surgem emergencias, e aí o dinheiro que você guardou precisa ser gasto de outra forma. Assim o parcelamento pode te salvar de ficar sem pagar, pois é mais fácil pagar um valor alto parcelado que a vista.


Mesmo assim, é bem provável que venha realmente aumento, pra poder vir um falso desconto pro cidadão que pagar a vista.

Kacas
09-03-10, 21:47
se ninguém investe grana aqui não tem muita utilidade em parcelar.
o brasileiro tem que aprender a gerir seu dinheiro.

parcelar vai ajudar porque o pessoal não vai "sentir" tanto o gasto e assim pagar de qualquer maneira.

Dudureiser
09-03-10, 22:41
Acho que parcelamento resolve em casos isolados, pq o cara paga a moto (no meu caso) tem outras dívidas, cartão e etc... :-/ :-/ |:(
prefiro economizar 2 meses do que passar 5 apertado :-/ |:(

j_antunes
09-03-10, 23:06
Não precisa abaixar ele, só de parcelar ta ÓTIMO! :OK: :OK: :OK: :OK:


Tá de sacanagem, né?

João Tadeu Boccoli
10-03-10, 23:45
respeitando tudo que já foi dito até agora, já que por força de lei temos que arcar com o onus do DPVAT, que o mesmo seja realmente parcelado haja vista que numa grande parcela da frota circulante de motocicletas, esse valor é bem maior que o próprio valor do IPVA; este que já é parcelavel ...

kito
11-03-10, 10:30
OPA.
SÓ O PARCELAMENTO AJUDA POUCO, MAS MELHOR DOQUE PAGAR TUDO NUMA VES, OQUE EU ACHO MESMO É Q O DPVAT PARA MOTOS É UM ASSALTO SEM PODER REGISTRAR BOLETIM DE OCORRENCIA, VC VAI RECLAMAR COM QUEM??, OU VC PAGA OU PRENDEM O VEICULO, ESTOU INDIGNADO COM ESTE VALOR ABSURDO, TENHO UMA XR TORNADO 250 2004 PAGO R$ 380,00 PARA EMPLACAR, SUSTA MAIS CARRO Q UM AUTOMOVEL POPULAR DO MESMO ANO.

leone
15-03-10, 17:57
Olá a todos.
Sou o dono da Apache RTR 160 amarela que aparece aqui no site.
Estou querendo vende-la, é Okm! nunca usada, ano 2007, extamente a mesma da foto, a própria meu carro esta na foto do lado e o da minha mulher é o ka preto..hehe
Eu sou empresário e trabalho com comércio exterior, importei esta amostra e iniciei a negociação no Brasil com a TVS, estou com esta moto na garagem e garanto e provo, é a primeira do Brasil.
Quem tiver interesse é so me ligar!!!

sds
Leone

Samukacps
16-03-10, 00:38
Olá a todos.
Sou o dono da Apache RTR 160 amarela que aparece aqui no site.
Estou querendo vende-la, é Okm! nunca usada, ano 2007, extamente a mesma da foto, a própria meu carro esta na foto do lado e o da minha mulher é o ka preto..hehe
Eu sou empresário e trabalho com comércio exterior, importei esta amostra e iniciei a negociação no Brasil com a TVS, estou com esta moto na garagem e garanto e provo, é a primeira do Brasil.
Quem tiver interesse é so me ligar!!!

sds
Leone


Ué Virou classificados aqui?? hehehe

Eduardo_
08-12-10, 15:50
Desculpa dar uma de coveiro
é obrigatorio pagar o DPVAT? (claro que vou pagar o meu...)

Guilherme Rabelo
08-12-10, 16:04
sim é obrigado a pagar junto com a 1ª parcela do ipva em janeiro

XxUNOxX
08-12-10, 16:12
sim é obrigado a pagar junto com a 1ª parcela do ipva em janeiro


Não é obrigatório NÃO!

Eu paguei o meu em Outubro sem problema nenhum.
Só que se vc sofrer qualquer tipo de acidente vc não esta coberto, ou até se bater em outra pessoa não cobre nada.
Vc tem que pagar antes do licenciamento.

kylder
08-12-10, 16:15
vao parcelar porque com certeza vao aumentar...

Guilherme Rabelo
08-12-10, 16:15
Não é obrigatório NÃO!

Eu paguei o meu em Outubro sem problema nenhum.
Só que se vc sofrer qualquer tipo de acidente vc não esta coberto, ou até se bater em outra pessoa não cobre nada.
Vc tem que pagar antes do licenciamento.


aqui em minas se vc for parado e nao tiver com o seguro pago junto com a 1ª parcela do ipva multa na certa. informaçao tirar juntamente com a policia militar rodoviaria aqui de poços

Guilherme Rabelo
08-12-10, 16:18
http://www.dpvatseguro.com.br/conheca/quemdevepagar.asp#2

da uma lida ai uno

XxUNOxX
08-12-10, 18:52
http://www.dpvatseguro.com.br/conheca/quemdevepagar.asp#2

da uma lida ai uno


Sim la diz:


A lei determina que o Seguro Dpvat deve ser pago todos os anos, juntamente com a cota única ou primeira parcela do IPVA. Essa regra é válida para veículos das Categorias 1, 2, 9 e 10.

Seguindo determinação da Resolução CNSP 192/2008, exclusivamente para veículos de transportes coletivos - Categorias 3 e 4, no ano de 2009, fica permitido o pagamento do Seguro DPVAT até a data do emplacamento ou licenciamento anual do veículo. O prêmio dos veículos de transportes coletivos, conforme a mesma resolução, deve ser pago em parcela única.
-------------------------------------------------------------

Mas, eu ja paguei em outubro e nunca deu nada, só se eu sofrer um acidente que não tenho direito algum.

blooddrop
08-12-10, 19:09
seria uma boa se nao atulharem de juros e tal, ficaria bom mesmo

XxUNOxX
08-12-10, 19:19
Seria bom se cobrassem o IPVA de 110 reais da minha moto a vista e deixasse o DPVAT de 260,00 Parcelado pelo menos em 2x