PDA

Ver Versão Completa : Exercícios: Alguém faz antes de rodar com a moto?



Carlos_Biker
05-11-05, 02:46
http://www.honda.com.br/fotos/N_IM1_651.jpg
A imagem acima em alta-resolução: http://www.honda.com.br/fotos/N_IM3_651.zip
Antes de sair com a motocicleta é importante alongar algumas partes do corpo para maior conforto e segurança. Durante a pilotagem, regiões como quadril, braços e pescoço são bastante exigidas e alguns exercícios específicos permitem maior mobilidade.
Com o objetivo de contribuir para a preparação do motociclista, os instrutores do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) dão dicas sobre atividades para alongar os pontos do corpo mais utilizados na pilotagem e mostram que um aquecimento de apenas 10 minutos pode render um percurso ainda mais tranqüilo.
O primeiro passo é estar preparado para a resistência do ar. Durante as manobras e curvas, é importante manter o equilíbrio e a postura correta do quadril. O peso do capacete é concentrado no pescoço. Nesse caso, antes de pilotar, é aconselhável que o motociclista, com cuidado, faça um movimento de rotação com a cabeça para os lados e para trás, a fim de deixar os músculos mais relaxados.
Manter a aceleração, acionar o freio dianteiro e a embreagem, por exemplo, são movimentos que necessitam dos punhos, braços e ombros, que devem estar aquecidos e com boa flexibilidade para acompanhar as ações do motociclista durante o trajeto. Acionar o freio traseiro e o câmbio e dar a partida na motocicleta são tarefas que exigem o apoio dos tornozelos e dos joelhos. Dessa forma é importante deixá-los sempre alongados.
É recomendável fazer o aquecimento completo, não somente antes da viagem, mas também após a chegada, pois o condutor fica muito tempo na mesma posição, o que pode causar cansaço. Se a viagem for muito longa, é indicado fazer algumas paradas para relaxar o corpo.
Outra dica dos instrutores do CETH é para o garupa, que apesar de não participar diretamente da pilotagem, deve fazer um alongamento para evitar desconforto, já que passa o trajeto inteiro na mesma posição.
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto
http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=noticias&ps=noticia&ps2=motos&id=651


Sinceramente no dia-a-dia não faço exercícios, pego a moto e já saio correndo.
Em viagens longas costumo fazer alguns desses exercícios, no início quando sinto necessidade e nas paradas que faço.
Em viagens longas costumo usar uma munhequeira no punho direito, eu acho que ajuda a não cansar tanto o braço.

Guigo
05-11-05, 05:55
Eu num faço porr* nenhuma...hehehehe....
Se tiver que pegar estrada prefiro parar uma porção de vezes pra alongar as canelas e fazer o pipi amigo...

Ramiro
05-11-05, 10:44
Eu tbm.. paro algumas vezes...

silverfox
05-11-05, 11:02
eu subo na moto e saio andando... eahuehaua

Ramiro
05-11-05, 11:34
Mas é interessante isso... ainda mais pra mim que tenho problema de coluna..

djpiui
05-11-05, 12:04
Achei interessante, vou até mostrar pra minha mulher, pois ela é professora de ginástica... ela vai gostar tb....

wgr
05-11-05, 23:02
Levar o bauleto ate a moto, desencapar a moto, enrolar a capa compactando bem, pra mim, ja eh um certo aquecimento.

Quem se acostumar a fazer um aquecimento como esse sugerido pela Honda vai sentir desenvoltura logo de primeira e quando acostumar, vai sentir diferenca se nao fizer.

As paradinhas em modulos de 1h tambem sao fundamentais pro rendimento.

Sempre antes de eu dar a minha saidinha de moto, como banana, aveia e mel

FabricioFabuloso
06-11-05, 13:57
Eu so alongo o pescoço... o resto vai q vai.. heheheheh

Abraços

BrunoDias
06-11-05, 14:00
eu num faço po**a nehuma
ehheeh

mas sei q é bao faze isso ae, mas a preguiça eh foda ehhe

TRW
06-11-05, 18:41
so faço antes de viajr longe

ricardocatalunia
07-11-05, 07:31
moto pra mim é sinônimo de agilidade, rapidez pra fazer as coisas.

ja pensou se eu for parar pra ficar fazendo isto
ahauahaua...

num dá naum..

Fran
07-11-05, 07:35
eu não faço nada...
mas vez em quando sinto dor no pulso por jah ter problema de tendinite por causa do vôlei e do handebol...

Coltz
07-11-05, 07:35
só no caso de uma viagem longa, mais de 3 horas sem parar msm senaum nada eras

Lu Carvalho
07-11-05, 07:43
eu não faço nada...
mas vez em quando sinto dor no pulso por jah ter problema de tendinite por causa do vôlei e do handebol...

Eu tb não faço nada!

No começo meu pulso doía muito, pensei q fôsse por causa da LER q tive a uns anos atrás, mas depois ele se acostumou.

No mais, só tinha dor nas costas e no pescoço no começo mesmo, pois ficava
toda dura e tensa. Nem conseguia fazer as curvas direito! kkkkkkkkk

juliano125
07-11-05, 08:32
nunca fiz ...a única coisa q faço de manhã é esquentar o motor..hehehe

Marvila
04-03-08, 15:43
Tópico antigo: tema atual e de interesse coletivo

Hoje estava lendo uma matéria intitulada "segurança sobre duas rodas" e algo que me chamou atenção foi o fato de que a maioria dos acidentes envolvendo motocicletas ocorrem, segundo o artigo, nas primeiras horas da manhã. Isto acontece pelo fato do corpo ainda não "ter acordado" para a rotina diária...ainda estar em estado de "sonolência".

Não é à toa que a Honda deu as dicas dos exercícios, postado pelo Carlos_Biker, que considero simples e muito interessante. Quem dispuser de tempo experimente, pela manhã, fazer uma pequena caminhada de uns 30 min, antes de sentar no quadro da moto e iniciar sua rotina. Já no terceiro dia terá uma ótima sensação física/bem estar do esqueleto.

Outro detalhe interessante, da matéria que me referi, é que em viagens a maioria dos acidentes acontecem no retorno, já próximo do destino...ou seja, a ânsia de chegar...uma parada e relaxamento também ajudam a "espantar" a ansiedade.

Não há nada melhor do que viajar e chegar "inteiro" ao destino. O corpo agradece e a gente se vê por aqui...:e

Diego.fcs
04-03-08, 16:04
Isso vale para tudo, não somente para andar de moto, é interessante fazer aquelas ginásticas laborais logo quando acorda, ou alguns pequenos alongamentos, tira um pouco da preguiça e melhora um pouco a nossa concentração e ânimo. Se a gente acorda e vai trabalhar e ficar sentado vc fica o dia todo com preguiça. Acho interessante, embora eu não faço atualmente, fazer alguns alongamentos e dar uma andada logo quando acorda. Acho interessante fazer somente alongamentos leves e uma leve caminhada, não sou a favor de exercícios pesados e academia logo cedo, afinal, vc ficou aproximadamente 8 horas deitado e em estado de repouso e do nada vc sai pra fazer exercício com tudo, é como na moto, de manhã vc tem que aquecer ela antes e sair de boa, se vc der partida e sair no pau já pode dar zica...

cold-milk
04-03-08, 16:13
eu só faço alongamentos básicos nada de mais ...

Christian
04-03-08, 17:29
Como disseram é meio dificil alguém que faça isso.
Depois de algumas horas em cima da moto tenho uma dor infernal nas costas, mas é só parar para esticar as canelas e seguir viagem.
Mas acho que um bom alongamento ajudaria bastante.

McFlae
04-03-08, 18:03
Só faço um breve levantamento de copo :P

Ivan RJ
05-03-08, 00:07
Eu faço o alongamento, minha mulher também, mas somente antes de viajarmos e nas paradas a cada 90 minutos de pilotagem. Sei que estamos errados, deveríamos fazer, também, antes de andar na cidade. Realmente ajuda muito, para mim funciona muito bem principalmente de madrugada. Espanta o sono, relaxa a musculatura e ficamos em estado de alerta. Sou a favor. Um grande abraço a todos os irmãos.

OptimusLeo
05-03-08, 02:37
Eu faco cuando vou sair nos FDS a andar mais rapido do que o normal entre semana...cuando vou visitar as curvas e tal.

Na semana, ja pondo o equipamento e revisando a moto (freios, suspensao, cadeia, etc) da pra estirar um pouco.

rubens caruso
02-02-16, 12:51
Ressuscitando tópico :

Tenho hábito de alongar pelo menos as costas antes de sair moto... Trajetos curtos não, mas trajetos acima de 60km já dou uma alongada para evitar ou minimizar dores.

SheBarros
04-02-16, 15:54
É um bom hábito Caruso.
Eu mesma só subo na moto e vou embora... em trajetos mais longos as costas reclamam, o lombo e principalmente os ombros. tsc tsc

Bicho do Mato
04-02-16, 17:56
Nunca fiz nada alem do básico.

Diey
04-02-16, 23:36
Nunca me passou pela cabeça isso.
Ajuda mesmo?

irai
05-02-16, 09:13
Ajuda sim. Quando vou passar muitas horas encima da moto, as vezes dou uma alongada, sempre ajuda, mas normalmente eu esqueço, eheh...

JeffersonCGdS
07-02-16, 07:38
Tenho 1,90 de altura e como o guidão da apache é baixo fico com uma dor nas costas e nos ombros em menos de 20min sobre a moto, ainda mais quando está frio que fico meio encolhido tentando espantar o frio.

Vou tentar um alongamento antes de sair pra ver se melhora.

joãomaller
07-02-16, 17:11
Boa dica gente, nunca me passou pela cabeça, ontem msm eu e esposa demos um bom passeio e quando paramos saimos da moto igual robos kkkkk, prq nao li isso antes em [emoji85]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk