PDA

Ver Versão Completa : Fotógrafo e motociclista José Albano apresenta o “Manual do Viajante Solitário"



João Tadeu Boccoli
24-04-10, 00:57
http://www.motonauta.com.br/wp-content/uploads/2010/04/100424_solitario.jpg

O fotógrafo cearense José Albano apresentará o livro “Manual do Viajante Solitário: rodando de moto nas estradas do Brasil”, na próxima terça-feira, 27, às 18 horas, dentro do programa Troca de Ideias, no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 3º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

O livro é um estímulo ao uso da motocicleta, sobretudo a de baixa cilindrada, como uma solução prazerosa e de custo reduzido em viagens de trabalho ou lazer pelas estradas brasileiras. O manual cobre todos os aspectos das viagens de motocicleta, incluindo roteiros, hospedagem, alimentação, bagagem, conforto e os riscos inerentes a esse tipo de percurso, assim como aspectos emocionais e filosóficos vivenciados pelo viajante solitário sobre duas rodas.

Essa edição do programa Troca de Ideias será ilustrada com uma projeção das fotografias publicadas no referido livro. José Albano também fará uma leitura de textos selecionados de alguns capítulos da obra. O “Manual do Viajante Solitário” será lançado ainda neste semestre com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

História de vida e trajetória profissional

José Cordeiro Albano nasceu em Fortaleza em 13 de março de 1944. Começou a fotografar em 1967, enquanto cursava Letras na Universidade Federal do Ceará e ensinava português e inglês.

Em 1969, trabalhou como fotógrafo de retratos no Rio de Janeiro e na Editora Bloch no departamento Manchete Press Agency, editando fotografias para venda a publicações no Brasil e exterior.

Entre 1970 e 1972, com bolsa de estudos da Comissão Fullbrigh do Governo dos Estados Unidos da América, obteve o Mestrado em Fotografia na Newhouse School of Public Communications da Syracuse University, Nova York, percorrendo, em seguida, os Estados Unidos, o Canadá e 12 países da Europa em viagens fotográficas, experiência que gerou cinco exposições individuais: “Crianças das Américas”, “Itália”, “Alemanha”, “França” e “Barcelona de Gaudi” – assim como uma série de 43 reportagens para o jornal O POVO, em Fortaleza.

De volta ao Ceará em 1973, ministrou diversos cursos de iniciação à fotografia junto ao Serviço de Extensão da Universidade Federal do Ceará (Casa Amarela), entre outros. Atuou como fotografo publicitário para Scala Publicidade em Fortaleza, e depois como autônomo, posição mantida até o presente, realizando fotografia profissional para o comércio e indústria no Ceará, ilustração fotográfica de livros, restauração e reprodução de fotos antigas, retratos, documentação da paisagem, ecologia e turismo no estado do Ceará, sobrando ainda tempo para a fotografia de expressão pessoal e ocasionais retornos ao fotojornalismo.

Um de seus trabalhos mais conhecidos, encomendado em 1988, pela Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Fortaleza, é a coleção de retratos “Criança Tapeba”, que resultou numa exposição individual, exibida várias vezes em Fortaleza e em outras cidades brasileiras, assim como no exterior, na Alemanha e Inglaterra, em exposições coletivas. Desta coleção, imagens foram adquiridas pelo Museu de Arte de São Paulo, integrando a coleção Pirelli/Masp de Fotografias e pelo fotógrafo e colecionador Joaquim Paiva para o seu acervo de fotografia brasileira contemporânea, além de agraciada com o 1º Prêmio no Salão Nacional de Fotografia sobre Racismo e Discriminação, promovido pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, em Porto Alegre, RS.

Ganhou Menção Honrosa no Concurso Internacional Nikon de Fotografia 92/93 e o Prêmio ACCU do concurso internacional “Living Together” da Asia/Pacific Cultural Center for Unesco, Tokyo, Japão em 1995, com imagens da coleção de fotografias do movimento alternativo no Brasil.

Em 1998, participou do “Projeto Brasil 500 Anos” de Paula Simas, com imagens da vida dos meninos de Sabiaguaba, mostradas na exposição “Vida de Menino”, em outubro de 2002, na galeria de arte do Centro Cultural Banco do Nordeste. Sua primeira exposição a marcar presença na Internet.

Foi premiado em reconhecimento ao conjunto de sua obra em 1998 com Troféu Iracema e o Prêmio Dragão do Mar de Arte e Cultura, na categoria Fotografia, promovido pelo jornal O POVO, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Fundação Demócrito Rocha. E em 2004, recebeu da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da FUNCET, o Prêmio Patativa de Arte e Cultura pelo conjunto da obra assim como à sua atuação no panorama sócio cultural da cidade.

Atualmente, já na sua fase digital, faz documentação fotográfica, junto ao irmão Maurício Albano, para o projeto “Comida Ceará” do Centro Cultural Dragão do Mar.

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
José Albano – (85) 3476.8625 – [email protected] – http://manualdoviajantesolitario.wordpress.com; http://josealbanofotografias.wordpress.com
Rosana Gondim (coordenadora do programa Troca de Ideias) – (85) 3464.3181 / 8786.8544 – [email protected]
Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – [email protected]

Extraido do site www.motonauta.com.br (http://www.motonauta.com.br)

kureizu
24-04-10, 09:19
Aqui na city, Acho que vou!

Só uma coisa, no site do cara tem dizendo que é 27/04/2009, é 2010 ou 2009?

João Tadeu Boccoli
24-04-10, 10:15
ola ... creio que houve um engano de digitação no site .... inclusive foi postado em 12 de março de2010

Stone
24-04-10, 13:43
ahhhhhhhhh MLzinha provando do que é capaz!

Diego.fcs
27-04-10, 18:14
ahhhhhhhhh MLzinha provando do que é capaz!


Fiquei tentando adivinhar que moto era. Só pode ser uma ML mesmo...

João Tadeu Boccoli
27-04-10, 18:33
tem cara mesmo de ML, mas pelo perfil a silhueta também poderia ser de uma Turuna !

Stone
27-04-10, 20:43
Foi só bater o olho e já vi que era uma ML, depois cliquei num link ali, que parece que não funciona mais, lá tinha mais fotos e estava escrito que era uma ML vermelha, 83 se não me engano, reparem no cabeçote, é vareta

João Tadeu Boccoli
27-04-10, 23:16
vc tem razão

:clap:

Rezinho
01-05-10, 01:34
Como faço pra comprar um livro pra mim!? ;)

renanperim
02-05-10, 11:35
Como faço pra comprar um livro pra mim!? ;)


Somos 2.
Mas pelo visto ele vai ser lançado ao público no final deste semestre, é isso?

kureizu
12-05-10, 22:21
Aí pessoal, saiu uma matéria no jornal local de hoje. O livro pode sair entre junho e agosto...Tem umas fotos lá na matéria.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=783720

Mariana
16-05-10, 04:31
Fui apresentada ao cara em 1992 lá em Fortaleza,por alguem que nos associou por viagens de moto solitárias com fotografias e fui a uma de suas exposições.Estive com ele em Paraty,quando veio com sua ML83 para o Encontro Nacional das Comunidades Alternativas daquele ano.Viaja sozinho todo ano para esses encontros onde quer que sejam,dormindo em canaviais,postos de gasolina e se alimentando com uma "ração" natureba que inventou.É uma pessoa iluminada,aventureira e cito ele sempre como exemplo de que para viajar longe não é necessário uma moto maior,mas apenas ter vontade e paciência para chegar e voltar.Sou sua fã e fiquei sabendo de seu livro através deste site,ao qual acabo de me associar.

Ivan RJ
18-05-10, 17:44
Seja bem vinda Mariana, estamos a sua inteira disposição.
Um grande abraço à todos os irmãos.

luladss
30-09-10, 13:55
novo link http://manualdoviajantesolitario.wordpress.com/

chiccoli
04-10-10, 21:17
teve um doido q saiu do pais de Biz 100, qq uma ML num pode fazer..

Everton Pereira da Silva
25-10-10, 19:48
como faço pra comprar o livro também!!!?????

Rezinho
26-10-10, 12:46
Também quero um... :d

Everton Pereira da Silva
26-10-10, 19:56
Ai pessoal achei um link da compra
http://www.terradaluzeditorial.com.br/catalogo/manual_do_viajante_solitario.html
espero ter colaborado!!!

renanperim
29-11-10, 11:28
Senhores, o livro esta em promoção no site da editora, é 15% de desconto.
Eu comprei o meu ontem.
Claro que paguei 50% do valor do livro em frete, mas certamente vai valer a pena.

Mal posso esperar para chegar.
Ontem vi tambem os vídeos do sr. Albano, muito legal mesmo.
É o tipo de pessoa que precisamos conhecer para dizer que realmente vivemos.
A frase que ele diz sobre quem fala que ele tem coragem de andar de moto é sensacional.

renanperim
07-12-10, 11:38
O meu chegou ontem!

Já passei da metade, hoje a noite ja termino de ler.
Muito bom mesmo o livro, as fotos são demais tb.

Quem sabe um dia consigo uma dedicatória no meu livro.