PDA

Ver Versão Completa : Jorrando Óleo pela caixa do filtro



blaugusto
06-05-10, 14:33
Olá pessoal.


Vi que minha Yes andou baixando o nivel de óleo.
Quase entrei em desespero, pois isso nunca tinha acontecido.


De repente vi um melado em cima do protetor de corrente. fui analisar de onde vinha e vi a caixa do filtro toda lambuzada de óleo, escorrendo óleo pra fora!! :(


Um tiquinho eu sei que é normal, mas a minha está cuspindo muito óleo alí. Vejam as fotos. Tudo lambuzado...


Alguém tem idéia do que possa ser??


http://lh4.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L79xwak0I/AAAAAAAADK8/1daBZHnlVrY/s128/IMG_1095.JPG http://lh6.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L7-lnt6MI/AAAAAAAADLA/oNmw6Oc6O4M/s128/IMG_1097.JPG http://lh3.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L7-90Vp7I/AAAAAAAADLE/gDL_tr41jM0/s128/IMG_1098.JPG http://lh5.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L7_WcRYdI/AAAAAAAADLI/_Ot7ynl8pp0/s128/IMG_1096.JPG http://lh5.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L8AC7mABI/AAAAAAAADLM/-3CpTAugAa0/s128/IMG_1093.JPG




Em tamanho ampliado: (duh)
http://lh4.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L79xwak0I/AAAAAAAADK8/1daBZHnlVrY/s640/IMG_1095.JPG




http://lh6.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L7-lnt6MI/AAAAAAAADLA/oNmw6Oc6O4M/s640/IMG_1097.JPG




http://lh3.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L7-90Vp7I/AAAAAAAADLE/gDL_tr41jM0/s640/IMG_1098.JPG




http://lh5.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L7_WcRYdI/AAAAAAAADLI/_Ot7ynl8pp0/s640/IMG_1096.JPG




http://lh5.ggpht.com/_Nu8v35h72Mk/S-L8AC7mABI/AAAAAAAADLM/-3CpTAugAa0/s640/IMG_1093.JPG

thl
06-05-10, 14:36
O filtro é novo?
Não está na hora de trocar não?

jpedro91
06-05-10, 15:54
O filtro é novo?
Não está na hora de trocar não?


o filtro enxarco de óleo!



poxa véi, eu sei que tem uma bendita duma manguerinha que fica uns residuos de óleo.. mas nunca esse tanto :0_0:

Guilherme Mcnasty
06-05-10, 16:01
Existem 2 possibilidades: foi colocado muito óleo no motor (mais provável) ou então os anéis de compressão do pistão se foram e a compressão/explosão está passando pra parte de baixo do motor, o que faz com que a moto cuspa óleo pelo respiro.

blaugusto
06-05-10, 16:04
Pois é... tá cuspindo muito óleo.
Tô tendo que completar até...


então não é excesso...


São os anéis então??
Isso significa que vou ter que trocar os anéis apenas??


Existe a chance de ter riscado a camisa ou algo do tipo??

jmn83
06-05-10, 16:48
O_O

Estou acompanhando de perto esse tópico, pois tenho uma yes, e até hj eu nunca ví o filtro de ar encharcar assim!!


Blau espero que seja algo simples!

Abs.

Guilherme Rabelo
06-05-10, 17:30
a minha titan ta com isso mas é bem pouco que fica na caixa do filtro de ar, tb nao sei o que é isso.......
vamos aguardar mais respostas!!!!!!!!

TOP FLAME
06-05-10, 17:42
Guilherme rabelo,vc tém titan ou sahara? essa ficou a dúvida. :0_0:

romanex
06-05-10, 18:21
Nunca tinha visto em moto, mas já vi em carro....http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=2977&start=0.....normalmente, nos carros, o problema está relacionado ao respiro de ar do motor.....lá dentro, no pé da mangueira vai uma especie de tela que faz só sair o ar e o oleo voltar....se ela estragar, o oleo sobe todo para o filtro de ar....dá uma olhada neste outro link,.... http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=957.0....parece com o seu problema?

Caique
06-05-10, 18:39
a minha titan ta com isso mas é bem pouco que fica na caixa do filtro de ar, tb nao sei o que é isso.......
vamos aguardar mais respostas!!!!!!!!


Cara a sua é só trocar a pecinha q tem entre o suspiro do motor e a caixa de ar,não sei o nome no carro é anti-chama.
voltando ao topico a Yes eu não sei se tem.

tom crazy
06-05-10, 19:19
Que estranho isso, a minha joga um pouco de oleo mais não chega a esse tanto também. Vc falou que baixou o oleo mais baixou bastante? Baixar um pouco é normal, só seria problema se tivesse baixando muito.

pistão
06-05-10, 19:33
falaram de aneis, tem que estar bem ferrados pra isto, para ela passar compreção para parte de baixo ela tem que também sujar a camara de oléo, ou seja tem que ta fumando que nem uma doida, fumaça azul que nem um onibuz desrregulado, ela esta fumaciando?
se não pode ter serteza que é seu respiro que tá com algum pití, quandos km tem sua motoca?

luizhenrique
06-05-10, 20:24
Existem 2 possibilidades: foi colocado muito óleo no motor (mais provável) ou então os anéis de compressão do pistão se foram e a compressão/explosão está passando pra parte de baixo do motor, o que faz com que a moto cuspa óleo pelo respiro.

mas se isso aconteceu mesmo a moto deve estar também fumaceando e não tem força...será que é isso???

Alan Ranieri
06-05-10, 21:04
A minha fica um pouco sujo de óleo também, mas acho que é do filtro que escorre quando limpo ele.

Guilherme Mcnasty
06-05-10, 21:15
mas se isso aconteceu mesmo a moto deve estar também fumaceando e não tem força...será que é isso???

Normalmente faria fumaça sim, mas nem sempre. Pode ser que apenas os anéis de compressão estejam ruins, mas os raspadores de óleo não. Nesse caso a compressão da explosão passa pra parte de baixo, mas o óleo não sobe pra câmara. É difícil acontecer, mas é possível.

blaugusto
06-05-10, 22:20
Bão...
Reparei umas coisinhas:

Parei do lado da motoca e abri a caixa com o motor ligado.
O óleo está vindo de um tubo largo (+/- 1cm) que sai do "motor" e entra na caixa do filtro. Na 3ª foto dá pra ver no canto esquerdo embaixo na telinha um circulo mais escuro. Tem até umas gotinhas escorrendo.

Depois que o motor esquentou eu reparei no escape. Acelerando acima dos 8mil RPM sai uma fumacinha que nem dá pra ver a cor direito. Tá entre cinza e azul.
Não é continuo... se eu ficar segurando sai um pouco de fumaça e para. Bem dificil de ver.

Tá baixando bastante óleo. tipo uns 100ml em 3 dias (+/- 300km).

A moto está hje com 37mil km. A maior parte disso é de estrada, girando acima dos 8mil RPM.

Isso começou de uns 2mil km pra cá.

A moto não perdeu desempenho. Continua andando MUITO bem, como sempre.


Alguém sabe se na Yes existe algum outro respiro que possa estar tampado e gerando pressão fazendo o óleo sair em excesso por esse outro respiro??

Alan Ranieri
06-05-10, 22:24
Bão...
Reparei umas coisinhas:

Parei do lado da motoca e abri a caixa com o motor ligado.
O óleo está vindo de um tubo largo (+/- 1cm) que sai do "motor" e entra na caixa do filtro. Na 3ª foto dá pra ver no canto esquerdo embaixo na telinha um circulo mais escuro. Tem até umas gotinhas escorrendo.

Depois que o motor esquentou eu reparei no escape. Acelerando acima dos 8mil RPM sai uma fumacinha que nem dá pra ver a cor direito. Tá entre cinza e azul.
Não é continuo... se eu ficar segurando sai um pouco de fumaça e para. Bem dificil de ver.

Tá baixando bastante óleo. tipo uns 100ml em 3 dias (+/- 300km).

A moto está hje com 37mil km. A maior parte disso é de estrada, girando acima dos 8mil RPM.

Isso começou de uns 2mil km pra cá.

A moto não perdeu desempenho. Continua andando MUITO bem, como sempre.


Alguém sabe se na Yes existe algum outro respiro que possa estar tampado e gerando pressão fazendo o óleo sair em excesso por esse outro respiro??


Para testa a "teoria de uma possível outro respiro entupido" será que tirando a tampinha que coloca óleo, pois a meu ver ira funcionar como "outro respiro"...

Putz acho que viajei...

buneco
06-05-10, 22:29
o óleo tá voltando pelo suspiro do motor então...
provavelmente, quase certeza que é realmente outra mangueira entupida
procura por algo que saia do motor ou filtro de óleo se ela tiver ou algo do tipo que possa tar entupido...

blaugusto
06-05-10, 22:45
Se for filtro de óleo entupido danou-se...

Alan, a idéia de tirar a tampa do óleo é boa pra eu saber se tá faltando algum respiro.
O problema é que vai jorrar óleo na minha perna no primeiro rolé... vai secar o carter e eu vou acabar sem saber se deu certo... uhehehehhehe...

thl
07-05-10, 00:46
No trabalho não consigp ver as fotos.
Agora que vi fiquei impressionado! :0_0:
Aconselho voce a nem ficar usando a moto enquanto estiver assim!
Tente consertar isso logo.
Não tenho a mínima idéia do que seja, além dos motivos citados acima.
Se for o filtro de óleo não é caro não.
Boa sorte!
Abraços!

blaugusto
07-05-10, 10:00
Não tenho a mínima idéia do que seja, além dos motivos citados acima.
Se for o filtro de óleo não é caro não.
Boa sorte!
Abraços!


Vixe... filtro de óleo pago R$4,50.

Sempre troco filtro e óleo junto!

blaugusto
07-05-10, 15:24
Bom... fui dar uns rolezinhos em umas oficinas pra ver.

Foi unanimidade. Sugeriram problemas nas válvulas ou anéis.

como faz qse 20mil km que não regula as folgas das valvulas então é mais provavel que seja válvula!!

Na segunda vou deixar a motoca na HRP motos pra eles abrirem e verem. :(

E lá se vão minhas férias....

Alan Ranieri
07-05-10, 16:08
Que pena que ira ter que abrir o motor, achei muito prematuro esse desgaste na sua moto, a do Cesar durou o dobro e pelo visto rodaria muito mais.

Será que as condições que você usava ela poderia influenciar esse desgaste?

Caique
07-05-10, 16:20
claro q sim

blaugusto
07-05-10, 16:25
Pode ser...

Pelo que falaram o mais provavel é válvula, por causa da falta de regulagem...

Vamos ver né...

Alan Ranieri
07-05-10, 16:32
Pode ser...

Pelo que falaram o mais provavel é válvula, por causa da falta de regulagem...

Vamos ver né...


vou ver se mando regular a minha também a ultima vez faz uns 20.000 km também. Quero tentar evitar ao máximo problemas.

blaugusto
07-05-10, 17:06
vou ver se mando regular a minha também a ultima vez faz uns 20.000 km também. Quero tentar evitar ao máximo problemas.


Manda lá...

A minha eu só deixei esse tanto de tempo pq é um saco ter que deixar a motoca dum dia pro outro só pra isso...

Guilherme Rabelo
07-05-10, 17:32
Guilherme rabelo,vc tém titan ou sahara? essa ficou a dúvida. :0_0:


tenho uma CG 2001 e uma cb 500 fiquei um tempao sem computador preciso atualizar meu perfil

tom crazy
07-05-10, 19:18
Falando em regular valvulas preciso levar a minha, se o mecanico que eu levei da ultima vez regulou faz 8 mil km isso. O pior que tenho quase certeza que ele não fez isso, então provavelmente as valvulas da minha moto se foram reguladas foi em alguma das revisões (a ultima fiz com 9 mil km, a moto tá com quase 28mil). Final de semana vou até checar a caixa de ar pra ver se tá tudo sussa.

Caique
07-05-10, 19:30
Manda lá...

A minha eu só deixei esse tanto de tempo pq é um saco ter que deixar a motoca dum dia pro outro só pra isso...


Pq de um dia pro outro?

tom crazy
07-05-10, 19:49
Pq de um dia pro outro?



Pq valvulas se regula com o motor frio, normalmente pedem pra deixar de um dia pro outro pra ficar bem frio o motor, pode ver que se vc ligar a moto no dia mesmo que vc só ligue no final da tarde por exemplo o motor já mantem a marcha lenta melhor que na primeira partida do dia, ou seja, está um pouco aquecido.

Alan Ranieri
07-05-10, 19:54
O que eu queria comprar para eu mesmo regular é aquela chave que aperta a válvula. Mas não acho para vender em lugar nenhum aqui.

Caique
07-05-10, 20:23
Pq valvulas se regula com o motor frio, normalmente pedem pra deixar de um dia pro outro pra ficar bem frio o motor, pode ver que se vc ligar a moto no dia mesmo que vc só ligue no final da tarde por exemplo o motor já mantem a marcha lenta melhor que na primeira partida do dia, ou seja, está um pouco aquecido.


Eu sei q tem q ser com o motor frio,mais acho q não há necesidade de ser de um dia pro outro,acho q só a temperatura ambiente ja ta bom.

blaugusto
07-05-10, 22:22
É que eu tenho que deixar de manhã e não consigo pegar no fim da tarde, pq as oficinas fecham na hora que estou saindo do serviço.

Então só de um dia pro outro mesmo!

Só em duas das vezes que regulei consegui horario no sabado de manhãzinha pra pegar de tarde. Daí fica tranquilo.
Mas tem que ser perto de casa também...

NiveaC
07-05-10, 22:51
Blau, a minha ficou assim tbm, nem sei pq, até os queimadinhos no filtro a minha tinha tbm rs, troquei o filtro a pouco tempo, tava desse jeito a caixa com óleo saindo pelas bordas etc mas nunca notei baixa do nível de óleo, vou abrir amanhã se lembrar e ver como ta

a minha ta com 17k e nunca regulei as válvulas (comprei usada com 4k não sei o que foi feita nela antes da compra), preciso regular né? qual a média de quilometragem pra esse serviço? dependo do uso ou existe uma média de cedo ou tarde para tal?

obs: a alguns km (não vou nem falar quantos pra não levar esporro rsrs) o motor ta fazendo um barulho diferente, um ronco mais grave sabe, na época que começou foi quando quase perdi o parafuso que segura o escape no suporte da pedaleira pela miléssima vez, andei coisa de 20km assim, que era até chegar na casa da minha amiga e a volta pra minha casa, daí pensei na hipótese de o peso ter feito alguma coisa nos parafusos que prendem o cano ao motor, será que tem chance de ser válvula na hora de regular?

blaugusto
07-05-10, 23:20
Valvula da Yes se verifica, por padrão, a cada 6mil km. Mas é verificar, SE precisar ajustar faz... ;)

Eu mandei verificar 3x... mas vai saber se foi necessário e SE os mecanicos souberam fazer direito.
Na Yes eu sei que é bem chato de regular.

Apenas na 3x eu tenho certeza que o serviço foi feito direito.

Sobre o barulho, pode ser que tenha rachado o cano na junta com o cabeçote, devido ao tempo que andou sem o parafuso do suporte. Ou só soltou o parafuso ou pode ser a junta tb.

Mas daí é coisa simples.

Alan Ranieri
09-05-10, 15:48
Alguma novidade da motoca?

blaugusto
09-05-10, 18:03
Troquei o óleoe o filtro de óleo dela hje.

Amanhã rodo um pouquinho (rolezinho de uns 500km) pra ver como fica!

Espero que não seja o filtro. Senão pode ter faltado óleo em algum lugar que não deva....

Espero que tenha sido válvulas pela flata do ajuste das folgas...

neuberas
11-05-10, 15:43
Já regulou as válvulas?
Pelos sintomas é muito provavel que seja valvula de admissão desregulada mesmo.

blaugusto
11-05-10, 19:06
Eu sentei em frente a moto e começei a olhar e pensar.
E resolvi testar excluindo algumas coisas.

Primeiro limpei bem a caixa do filtro e a tela lá dentro pra ver se achava respingos.
Troquei tb o óleo.


Pensei em vácuo formado por causa de filtro sujo. Vai saber.... por via das duvidas tirei e lavei e fui dar umas voltas. (uns 40 km)
Nada...

Tirei a ponta do respiro da caixa e coloquei um pano claro na ponta.
Rodei mais uns 30km e o paninho nada... ficou só a sujeirinha comum do respiro.
Então tb não era dali que vinha o óleo.

A tela em frente ao coletor do carburador tb estava limpa.

Olhei tudo em busca de alguma outra possivel entrada e eis que vejo em cima da caixa uma melequinha escorrendo.
Passei a mão e tinha cheiro de gasolina!! :x
Olhei denovo dentro da caixa do filtro e na parte de cima estava humido e tinha o mesmo cheiro.


Com a lanterninha começei a olhar melhor ali onde é preso o tanque. Nos dois parafusos.
Tudo melecado.
Tirei os parafusos e fui olhando.

Vi dois pontinhos avermelhados na pintura prata.

Meu tanque está furado!!!!! :grr:

Ora pois...
Não sei se fico feliz ou mais triste.


Isso é reparável??
Alguém aí já reparou tanque de combustivel??

buneco
11-05-10, 19:39
se for pequeno o furo, pode esvazear o tanque e: colocar durepox ou soldar

agora se for grande ai é mais complicado...

tiagosuki
11-05-10, 20:37
afinal....era gasolina ou era óleo q tava jorrando da caixa do filtro de ar? :0_0:

pistão
11-05-10, 23:42
regula sa valvulas de qualquer maneira cara é bom, e ja li na net no reclame aqui sobre um cara falando de "rachar" o tanke da yes dele perto do parafuso que segura, acho que deve forçar ali, se for este o seu caso, e se não ta disposto a soldar (ainda mais por ser embaixo do tanque) MASSA PLASTICA resolve muito bem compra uma latinha de meio quilo tira o taque de preferencia de meio pra menos e vire de uma forma que não saia gasolina nem pelo furo (que prejudicará a secagem da massa) nem pela boca do tanque (obvio) te garanto que vc vai esquecer por uns bons tempos esta gasolina fora que vai usar uns 50 gramas e daqui uns 20 anos se vazer de novo o resto vai ta lá ainda
lógico que o ideal mesmo é soldar o bagulho mas é caro tem que esvaziar o tanque lavar pra tira resto de gasolina se não forma gases e explode (e mesmo assim os caras se cagam de medo de explodir normalmente aki eles soldam com o tanque com água até onde dá quase cheio, menos pegando no furo) eu mesmo estes tempos o escape da mina moto furou em baixo eu tinha massa plastia em casa entupi o furo com papel e passei massa achei que poderia aguentar até o fim do mês para comprar outro escape (resultado ficou lá 2 meses e meio, rsrsr) e ta nele ainda comprei outro lógico!
e ali é mó quente, pensa no tanque cola e espera umas 2 ou 3 oras para a massa estar "CURADA" etá filé!

Thyago Mahon Barros
11-05-10, 23:56
Tomara que seja as válvulas, pq se for anéis é mais quinhentos. :(