PDA

Ver Versão Completa : Como fazer a manutenção da moto: em casa ou no mecânico ?



Minghe
07-11-05, 11:16
Voces tem por hábito, desmontar as tampas, tirar tanque, trocar o óleo, verificar carburador, filtro de combustível, ver os patim do freio, pastilhas, ou manda periodicamente para um mecânico fazer essas checagens ?

GPeace
07-11-05, 11:31
Eu costumo fazer em ksa mesmo, soh a 150 q mando pra concessionária por causa da garantia...

Soh q minhas motos jah conheço, entaum jah sei quando devo fazer cada coisa nela, trocar óleo, regular balancim, ajustar corrente, etc...

E ainda d vez em quando alguns amigos me pedem pra dar uns ajustes nas deles, o que faço com satisfação...

Saúde e paz...

Joaolott
07-11-05, 11:33
Uffff...eu não entendo nada...entao so concessionaria.... :)
Mais tamo ai pra aprender :lol:

Guigo
07-11-05, 11:34
Trocar óleo, filtro e essas coisas mais simples, eu mesmo faço...
Agora, mecânica eu levo pra quem entende mesmo, pq eu num saco nada...

César
07-11-05, 11:49
Eu também não entendia nada mas fui mexendo, na minha ex Daelim eu mesmo trokei a embreagem e não sabia bulufas de mecânica, simplismente fui abrindo as tampas lá e fui vendo como funcionava, desmontando, desparafusando, troquei os discos e montei d volta como estava, é questão de se aventurar. A única coisa que eu não faço a moto é troca óleo d bengala e regular válvula.

andrek
07-11-05, 11:54
Eu tbm so troco o oleo isso é ficha mas o resto ai ja nao mecho

FabricioFabuloso
07-11-05, 11:58
Trocar óleo, filtro e essas coisas mais simples, eu mesmo faço...
Agora, mecânica eu levo pra quem entende mesmo, pq eu num saco nada...

Igual... a parte basica da pra fazer... mas aperto d+ tem q elvar pra kem manja

Abraços

GPeace
07-11-05, 12:11
Eh...

Soh tem q tomar cuidade pra naum espanar roscas ou meso quebrar parafusos...

Mas ateh q a manutenção naum eh mto dfícil...

Saúde e paz...

Alan
07-11-05, 12:14
Eu faço tudo em casa...

Minghe
07-11-05, 12:19
O que mais me revolta é quando precisamos de uma ferraamenta especifica e não temos. Ai tem gente que tenta tirar a porca do eixo traseiro com o "alicate de pressão", a porca fica toda "porca" e marcada. Tinha esse péssimo habito, até eu comprar as ferramentas corretas para minha moto, e não tem que economizar não, tem ser se boa, nada daquelas de 1,99 que só destroem as porcas e parafusos

Furious VIPER
07-11-05, 12:55
Pra não dizer q nuunca fiz nada na minha moto... só tirei banco, bagageiro, roda dianteira, guidon e bacalhau... nada além disso... trocar óleo por enqto ainda não é comigo... sempre vejo os caras trocando com um funil q tem uma inclinação, pra vc colocar o óleo ali e ele entrar perfeito no "buraquinho"... como tô sem grana pra fazer experiências, prefiro trocar na oficina mesmo pq no preço já tá junto a troca. Outra, ,dizem q se apertar demais o parafuso akele do bujão de óleo pode dar problema... putz... não arrisco, pelo menos por enqto.

GPeace
07-11-05, 13:06
O que mais me revolta é quando precisamos de uma ferraamenta especifica e não temos. Ai tem gente que tenta tirar a porca do eixo traseiro com o "alicate de pressão", a porca fica toda "porca" e marcada. Tinha esse péssimo habito, até eu comprar as ferramentas corretas para minha moto, e não tem que economizar não, tem ser se boa, nada daquelas de 1,99 que só destroem as porcas e parafusos

Isso de usar "adaptações" como ferramente eh fo#$% mesmo...

As chaver vc tem q ver naum como dispesa e sim como investimento, jah q eh pra vida toda...

Mascas boas de chaves são robust, gedore, belzer, tramontina...

O chato mesmo são com ferramentas especiais, um local com preço mto bom e excelente qualidade eh a www.everestmotos.com.br...

Saúde e paz...

Ramiro
07-11-05, 13:38
O que mais me revolta é quando precisamos de uma ferraamenta especifica e não temos. Ai tem gente que tenta tirar a porca do eixo traseiro com o "alicate de pressão", a porca fica toda "porca" e marcada. Tinha esse péssimo habito, até eu comprar as ferramentas corretas para minha moto, e não tem que economizar não, tem ser se boa, nada daquelas de 1,99 que só destroem as porcas e parafusos

Isso de usar "adaptações" como ferramente eh fo#$% mesmo...

As chaver vc tem q ver naum como dispesa e sim como investimento, jah q eh pra vida toda...

Mascas boas de chaves são robust, gedore, belzer, tramontina...

O chato mesmo são com ferramentas especiais, um local com preço mto bom e excelente qualidade eh a www.everestmotos.com.br...

Saúde e paz...

cara... quando naum tem a ferramenta certa.. naum usa... eu comprei a chave de roda soh pra poder polir as rodas.. minha mãe fico me incomodando.. usa o alicate de cano...
ta loco... depois fica toda comida a rosca.. naum eras...

Fran
07-11-05, 15:02
ah, se são essas coisinhas básicas tipo regular e limpar carburador o Adriano faz em casa pra mim... agora c for acentamento d válvulas ou algo q mexa internamnte no motor (c bem q acentamento naum precisa abrir) aí ele leva no mecânico...

doniwei
07-11-05, 15:35
Olá, saudações, sou novato por aqui e possuo uma 150 ESD com + ou - 800 Km.
Após várias visitas em fóruns de motos, pude ver q a comunidade PN é a mais sensata e "sussegadu" de todas. E pra dizeh verdade vejo q tenho muito o q aprender com o pessoal aqui. Pois o máximo q sei era da minha ex-CALOI BARRA FORTE :-/ huauauahauauahauaua.
Por isso aproveito e pergunto se vcs conhecem algum material ou site ou qualquer outra coisa sobre mecanica e manutençao q possa auxiliar este iniciante q vos fala.

Valeu galera, muito bom este site, ajuda em muito para pessoas como eu.

Abraços!!!

ricardocatalunia
07-11-05, 15:39
e aí doniwei, blz.. bem vindo ao fórum aeee...

aki a galera é 300% gnt boa, então pode perguntar o que quiser..

mas vo te dar uma idéia, abre um tópico lá procê que o pessoal te fala diretamente por ele.

GPeace
07-11-05, 16:08
Fala doniwei, bem vindo ao fórum...

Sinta-se em ksa...

Aqui sempre procuramos ajudar no que podemos e conseguimos...

Valew...

Fran,

A regulagem d válvula naum eh difícl, mas como vc jah leva no mecânico, menos mal, pois tem uns macetes pra num deixar a válvula enforcada...

Saúde e paz...

henrique
07-11-05, 16:23
eu tbm faço tudo em casa nas minhas motos.. só nao mecho no motor..

Legumi
07-11-05, 16:54
Apertar porca com alicate??? Pelamordedeus, isso nao!!!
Nao tem coisa mais nojenta que porca marcada de alicate, se eu mandar num mecanico e o cara fizer coisas assim eu nunca mais piso na oficina dele.
Cada coisa com a ferramenta certa, ou nem mexo, nem se for pra consertar um carrinho de rolimã

Fran
07-11-05, 16:56
gpeace...

eh, como ela era fuçada ficava fácil d enforcar ou entortar...

brigadu :)
Fran

Drão
07-11-05, 18:21
pior q isso eh f*** :-/
sempre q to mechendo alguma coisa na moto vem meu vo com as chave grifo papagaio e alicate do tempo do guarana de rolha uhahuahu
comedia mesmo..
eu mesmo faço os trampinhos basicos..
limpa bura vela trokar oleo...
se eu num sei daih eu levo na oficina...
:D :D

wgr
07-11-05, 19:41
Tem mecanico bom, mas eh muito raro.

Quando eu vi que ia precisar de moto, comecei logo a estudar a mecanica, pra nao ser enrolado
ou pra entender a explicacao se o cara for legal.

Eu tou montando um set de ferramentas pra poder ajustar a moto quando for necessario.O bom da moto eh que ocupa menos espaco.

Tambem tou com vontade de fazer uma copia do jogo de ferramentas que vem na na moto e guardar o original em casa.

Se tudo continuar correndo como esta, logo logo eu vou comprar a minha casa e montar uma bancada pra eu mesmo fazer a mecanica..

Quem precisar de consertar a moto, pode ir la, mas eu soh vou ficar olhando

Guigo
07-11-05, 19:46
Eu faço na minha tb a parte estética, por assim dizer...
Tipo, troco retrovisores, manoplas e manetes, tirei o encosto e recoloquei o bagageiro e outras pequenas regulagens...

GPeace
08-11-05, 13:12
Tem mecanico bom, mas eh muito raro.

Quando eu vi que ia precisar de moto, comecei logo a estudar a mecanica, pra nao ser enrolado
ou pra entender a explicacao se o cara for legal.

Eu tou montando um set de ferramentas pra poder ajustar a moto quando for necessario.O bom da moto eh que ocupa menos espaco.

Tambem tou com vontade de fazer uma copia do jogo de ferramentas que vem na na moto e guardar o original em casa.

Se tudo continuar correndo como esta, logo logo eu vou comprar a minha casa e montar uma bancada pra eu mesmo fazer a mecanica..

Quem precisar de consertar a moto, pode ir la, mas eu soh vou ficar olhando

Legal...

Assim q fica maneiro, um ajudando o outro, nem q seja apenas emprestando as ferramentas...

wgr, eu tmbm sei um pouco de mecânica, soh q naum gosto de colocar na mão de qualquer mecânico, soh em ultimo caso...

Ateh conheço uns bons, soh q se naum ficar d perto olhando, os kra faz maior cagada...

Tmbm estou montando um bom jogo de chave e ferramentas aos poucos, sabe como eh, falta de grana e ferramenta boa tudo mto caro...

Saúde e paz...

Ramiro
08-11-05, 13:29
Eu levo para os mecânicos da suzuki... como eu conheço os caras.. eu fico ali perto olhando e aproveitando pra aprender.. hehe

wgr
08-11-05, 21:31
Tmbm estou montando um bom jogo de chave e ferramentas aos poucos, sabe como eh, falta de grana e ferramenta boa tudo mto caro...



Eae GPeace

Nao tem jeito veio,
ferramenta tem que ser de qualidade mesmo, se nao eh que nem usar bisturi cego e enferrujado

GPeace
08-11-05, 22:52
Tmbm estou montando um bom jogo de chave e ferramentas aos poucos, sabe como eh, falta de grana e ferramenta boa tudo mto caro...



Eae GPeace

Nao tem jeito veio,
ferramenta tem que ser de qualidade mesmo, se nao eh que nem usar bisturi cego e enferrujadoPode crê mano veio...

O prloblema eh q ferramenta d qualidade custa um bocado caro...

Pow paguei R$180,00 nun torquimetro Gedore, o flex o-clik...

Mas show d bola, o bom eh confiar na qualidade da marca...

Saúde e paz...

BrunoDias
09-11-05, 19:54
eu gosto de levar no mecanico, gosto do manual todo certim com os carimbo e tal

aqui na cidade isso valoriza a moto

wgr
09-11-05, 21:08
eu gosto de levar no mecanico, gosto do manual todo certim com os carimbo e tal

aqui na cidade isso valoriza a moto

Sem duvida!
E quando o dono eh interessado, vai aperfeicoando (dentro do possivel),
o que foi feito pelo mecanico ate a moto ficar redonda.

francescotorres
08-12-05, 22:25
algumas coisas eu faço, mas geralemnte quando dá 3.000 eu pago R$ 50,00 pela revisão completa !

Celso Pin
08-12-05, 23:01
parafusos se aperta com a chave adequada e TORQUIMETRO...

esse negócio de apertar até o parafuso "gemer" para "ficar bem preso" em geral destroi tudo (especialmente se for nos componentes do motor)... velas se apertam também com torquimetro...

o engraçado, é que quando vc começa a apertar os parafusos com a torque correto, tem sempre um para falar que não ficou bem apertado...

o interessante também para quem faz manutenção em casa, é conseguir os manuais de fábrica (aqueles que só a concessionária tem...), porque os macetes, estão todos lá! para as motos (e carros) nacionais não sei onde conseguir, ainda não tentei... (minha especialidade são automóveis dos anos 60) mas tem uma editora americana (Chilton Books) que edita e vende manuais de fábrica... tem todos os esquemas para manutenção de tudo...

boa! em janeiro vou ver como conseguir os manuais de fábrica de nossas motos (começando pelo da minha ruiva, é claro!)

depois, se conseguir algo, posto um tópico aqui (clamando por vítimas para ajudar na digitalização... a menos que eles facilitem e me deem um manual digital...)

sobre as ferramentas, as ultimas que eu compre foram Belzer Itma - cromo vanadium... em 1985, na época foram caríssimas... mas estão novinhas até hoje!

as outras boas marcas citadas também aprovo... mas eu compro belzer...

dayvid
09-12-05, 08:58
A 150 la na concessionaria, pela garantia.
Agora as motos usadas que tive sempre fiz os serviços de pequenos reparos na oficina, como troca de relaçao, oleo, embreagem , setas, scape, por que aqui eles nao cobram a mao de obra. Agora regulagens, limpeza de carbura e filtro, ajuste na corrente , embreagem e freios e lavaçao da moto faço em casa mesmo.

dvd
09-12-05, 11:18
Tipo que sou meio curioso, aprende um pouco daqui, um pouco dali...e ai vai. Mecânico só em casos estremos, porte de motor ou elétrica, por que o resto eu mesmo faço, se bem que a pipoka é fassim mexer não tem segredo...Abraços!!! :D

GPeace
09-12-05, 11:49
parafusos se aperta com a chave adequada e TORQUIMETRO...

esse negócio de apertar até o parafuso "gemer" para "ficar bem preso" em geral destroi tudo (especialmente se for nos componentes do motor)... velas se apertam também com torquimetro...

o engraçado, é que quando vc começa a apertar os parafusos com a torque correto, tem sempre um para falar que não ficou bem apertado...

o interessante também para quem faz manutenção em casa, é conseguir os manuais de fábrica (aqueles que só a concessionária tem...), porque os macetes, estão todos lá! para as motos (e carros) nacionais não sei onde conseguir, ainda não tentei... (minha especialidade são automóveis dos anos 60) mas tem uma editora americana (Chilton Books) que edita e vende manuais de fábrica... tem todos os esquemas para manutenção de tudo...

boa! em janeiro vou ver como conseguir os manuais de fábrica de nossas motos (começando pelo da minha ruiva, é claro!)

depois, se conseguir algo, posto um tópico aqui (clamando por vítimas para ajudar na digitalização... a menos que eles facilitem e me deem um manual digital...)

sobre as ferramentas, as ultimas que eu compre foram Belzer Itma - cromo vanadium... em 1985, na época foram caríssimas... mas estão novinhas até hoje!

as outras boas marcas citadas também aprovo... mas eu compro belzer...


Pow, realmente a Belzer eh d espetacular qualidade, a Gedore naum fica atraz....

Aos poucos estou montando minha oficina d fundo d quintal...

Tá ficando legal...

Saúde e paz...

clark
09-12-05, 12:00
Essa manutenção mais simples e troca de peças e oleo eu mesmo costumo fazer em casa. Mas claro que para isso vc precisa ter um pouco de noção e claro ferramentas adequadas para cada tipo de reparo!!!

cavilia
09-12-05, 12:06
daew galera
a parada eh q qdo se tratar de mexer no motor eh importante ter um mecanico de confiança
mas desmontar tanque e outras peças tem que chegar na caruda e meter a chave, eu aprendi assim
falowss

GPeace
09-12-05, 12:09
Não eh necessáriamente preciso ser um expert, apenas com um pouco de paciência e atenção, mas eh claro que naum se pode esquecer de boas ferramentas, dá pra se fazer muita coisa na manutenção de uma moto...

Ferramenta, como muitos nem sabem, possui marca sim, uma ferramenta de boa qualidade eh pro resto da vida praticamente, agora comprar ferramentas em lojas de R$1,99, soh vai ficar estragando cabeça de parafuso...

Saúde e paz...

Celso Pin
09-12-05, 21:59
aí pessoal, lembrei de outra coisa...

quem troca o óleo em casa, vê se não joga o óleo velho no ralo.... o meio ambiente agradece... põe numa garrafinha e quando for ao porto joga naquele tachão que eles recolhem o óleo dos carros...

repito, o meio ambiente agradece...

p.s. não se esqueçam de colocar um óculos de segurança quando fizerem qualquer manutenção... neste caso, seus olhos agradecem!

Fábio Augusto
09-12-05, 22:17
Eu faço a manutenção em casa, na minha moto a unica coisa que eu não mexi foi na parte de baixo do motor no resto ja mexi em tudo, é que eu ja fiz varios cursos de mecanica tenho nanuais de oficina e ja trabalhei 2 anos em motopeças e tenho quase todas ferramentas que preciso e quando tenho alguma duvida levo a moto em uma mecanica de um amigo e mexo lá.

GPeace
11-12-05, 18:38
Eu faço a manutenção em casa, na minha moto a unica coisa que eu não mexi foi na parte de baixo do motor no resto ja mexi em tudo, é que eu ja fiz varios cursos de mecanica tenho nanuais de oficina e ja trabalhei 2 anos em motopeças e tenho quase todas ferramentas que preciso e quando tenho alguma duvida levo a moto em uma mecanica de um amigo e mexo lá.Pow kra, vc num tem o manual de serviço da XL 125 naum???

Eu tmbm tenho alguns manuais, se vc tiver precisando de algum q eu tenha, eh soh pedir...

Saúde e paz...

Steven
09-10-12, 17:08
Eh...

Soh tem q tomar cuidade pra naum espanar roscas ou meso quebrar parafusos...

Mas ateh q a manutenção naum eh mto dfícil...

Saúde e paz...

Fala amigo, sou do Rio também e precisava de alguém que fizesse a instalção de um carburador da tintan na minha XTZ, conhece algum mecânico, preparador bom no Rio de Janeiro?valeu, abraço

chiccoli
09-10-12, 17:53
Fala amigo, sou do Rio também e precisava de alguém que fizesse a instalção de um carburador da tintan na minha XTZ, conhece algum mecânico, preparador bom no Rio de Janeiro?valeu, abraço

É.., o pessoal ta batendo o record de coveiro.., quase 7 anos.., espero que o cara ainda te responda ^^

LostSoul
09-10-12, 18:03
É.., o pessoal ta batendo o record de coveiro.., quase 7 anos.., espero que o cara ainda te responda ^^

Ele continua acessando o fórum de vez em quando, pelo menos:

Última Atividade21-08-12 07:11

chiccoli
09-10-12, 18:15
Ele continua acessando o fórum de vez em quando, pelo menos:

Última Atividade21-08-12 07:11
GPeace (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/gpeace-484/) ??
Last Post: Férias 2012 (http://www.pequenasnotaveis.com.br/encontros-festas-e-viagens-9/ferias-2012-a-43375/index3.html#post790147) 24-05-12 19:09


quase 5 meses.., algum dia volta.., e vai me xingar na hora que ver as citações kkkk

Jaime SBC
09-10-12, 18:57
E eu que achei que estava desenterrando os tópicos.... hua hua hua hua hua.... :D

Banduleiro
09-10-12, 19:12
Nossa, não sou desse tempo, mas há algumas pessoas que gostaria de ter conhecido. Como Celso Pin.

Mas falando sério, essa desenterrada foi suprema einh.