PDA

Ver Versão Completa : cr 85, Pistão furou!!!! pq?



hugo alves
17-05-10, 22:30
Olá amigos, muito boa noite,...

É o meu primeiro acesso, e gostaria muito de poder contar com o conhecimento e experiência de vcs.

recentemente comprei uma CR 85, para meu filho (2005), na primeira trilha furou o pistão, poderiam me dizer o que provavelmente fiz de errado para que isso acontecesse?
ao mexer no motor já percebir qeu não tinha vela aropriada para a MOTO.



Certo de poder contar com a valiosa ajuda de vcs, agradeço desde já.

roschneider
17-05-10, 22:33
se nao me engano o motor e 2 tempos
vc lembrou do oleo no tanque ou entao no "autolube"
ou a regulagem do bura ta muito pobre

pelo que aprendi aki no PN pistao fura por aquecer demais
e os dois pontos acima trazem o mesmo problema

hugo alves
17-05-10, 22:42
qUANTO ao óleo foi colocado sim, o 100% sintetico...mas ...

blaugusto
17-05-10, 22:43
Qual a cor da vela??

FabricioFabuloso
17-05-10, 22:47
Olá Hugo, daki a pouco o pessoal que manja muito de mecânica te da uma ajuda melhor... Mas o que posso dizer eh que provavelmente a moto foi mau regulada, o que causou super-aquecimento da camara de combustão e em conseqüência furou o pistão... Normamelnte a má regulagem do carburador pode causar falta de combustivel em alta rotação, dai superaquece e fura o pistão... Acredito que uma vela inadequada possa ocasionar isso tambem... Mas daki a poko o pessoal gabaritado te ajuda melhor... Stone, Guilherme, cade vcs ???

Abraços

hugo alves
17-05-10, 22:53
valeu cara!! mas já valeu a ajuda, obrigado>>>

hugo alves
17-05-10, 23:00
Blaugusto, a cor da vela não sei viu!!! mas fiz a compra de uma de grau 9

casali
17-05-10, 23:24
com certeza foi mistura muito pobre, para furar pistão 99% foi isso

Caique
18-05-10, 11:53
com certeza foi mistura muito pobre, para furar pistão 99% foi isso

Com a mistura pobre não era pra trabalhar mal?

Tasteful
18-05-10, 12:46
ou agulha do ar muito aberta
ou vela comprida demais(mas acho q não)
ensina teu guri a ouvir o motor,quando tu dale no acelerador e custa a baixar o giro pode encostar senão fura mesmo
deixa ela sempre gordinha q o motor vai durar mais e ela não vai ficar tão arisca
como etava a agua do radiador??

casali
18-05-10, 12:57
Com a mistura pobre não era pra trabalhar mal?


não necessariamente, com a mistura pobre o ronco fica mais agudo e como o Tasteful, o giro demora baixar, o motor as vezes até dispara

hugo alves
18-05-10, 14:24
Amigos, qual a mistura ideal?????????????????????para que eu possa acompanhar isso!!

Tasteful
18-05-10, 14:29
Amigos, qual a mistura ideal?????????????????????para que eu possa acompanhar isso!!


haaa não é uma coisa exata
tu vai acelerando e girando a agulha do ar,é de ouvido mesmo,não pode deixar ela ficar grilando

Nickneo
18-05-10, 17:28
ou agulha do ar muito aberta
ou vela comprida demais(mas acho q não)
ensina teu guri a ouvir o motor,quando tu dale no acelerador e custa a baixar o giro pode encostar senão fura mesmo
deixa ela sempre gordinha q o motor vai durar mais e ela não vai ficar tão arisca
como etava a agua do radiador??


Poutz, eu leio essas coisas aqui no PN fico louco.

É minha primeira moto e só tenho ela pra trilha/trabalho/lazer, etc.

A minha tava assim na trilha pesada que peguei no fim de semana, levava um tempo maior que o normal pra rotação descer e ainda ao desligar parecia que o motor estava mais "leve", mais "frouxo" demorava até a parar de girar quando desligava....

Hoje ja ta normal, pelo menos não notei diferença. Tem problema a curto prazo? e a longo?


ps: to pensando em abandonar as trilhas, quando eu tiver com grana compro um cacareco véi pra detonar nas trilhas.

Stone
18-05-10, 19:53
As prováveis causas já falaram, mas, como se trata de uma moto importada, provavelmente nossa gasolina tem pouca octanagem para suprir esse motorzinho, tente usar gasolina podium ou azul para ver como ela se comporta




não necessariamente, com a mistura pobre o ronco fica mais agudo e como o Tasteful, o giro demora baixar, o motor as vezes até dispara



Inventaram motor 4 tempos não foi atoa :G


Só para você saber, motos 4T tem exatamente esses mesmos sintomas com mistura pobre

Ps. Vamos respeitar o assunto do tópico, deixem as briguinhas de 2Tx4T para um tópico só para isso, blz?...

Caique
18-05-10, 20:56
As prováveis causas já falaram, mas, como se trata de uma moto importada, provavelmente nossa gasolina tem pouca octanagem para suprir esse motorzinho, tente usar gasolina podium ou azul para ver como ela se comporta


Só para você saber, motos 4T tem exatamente esses mesmos sintomas com mistura pobre

Ps. Vamos respeitar o assunto do tópico, deixem as briguinhas de 2Tx4T para um tópico só para isso, blz?...

O q é gasolina azul?

Stone
18-05-10, 21:13
O q é gasolina azul?

Também conhecida como gasolina de aviação ou AVgás, muito usada por aqui em competições, mas ultimamente está meio difícil de se conseguir
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avgas

joanetezl
18-05-10, 21:18
Pode ser especial mas usar GASOLINA AZUl :o
ses tao loco
daspokpsodoksdpoksdpokkospkosd
teria que taxar concerteza o motor , usa podium que ja da pro gasto...
pelo jeito tambem seu filho andava só de punho fechado afinal em baixa é que ela nao ia furar o pistao ]:) ]:)
esse é dos bons
kkkkk
abrass

Caique
18-05-10, 21:30
Também conhecida como gasolina de aviação ou AVgás, muito usada por aqui em competições, mas ultimamente está meio difícil de se conseguir
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avgas

Vc sabe quanto custa o litro da mais barata e da mais cara?

Alan Ranieri
18-05-10, 21:37
Vc sabe quanto custa o litro da mais barata e da mais cara?


Diego.fcs pode te responder melhor, acredito que gire entre R$ 3,50 e 4,00.

marcelofreitas
20-05-10, 17:03
bem pessoal, a moto do nosso amigo ai esta com um problemão, ela ficava ligada mesmo ao desligar por
causa do superaquecimento, ou seja a temperatura estava atingindo uma temperatura taum alta que mes
mo ao desligar e cortar o fogo da vela a mistura continuava a explodir no ciliindro!!!!!
com certeza ela esta superaquecendo, vc vai precisar saber qual o numero exato da temperatura da vela pra
por a vela correta, pois a vela mais quente q o ideal, fará mais fogo superauecendo e mandando um massarico
na cabeça do pistaum ou seja vai furarrrrr!!!!!!!!! mistura muito pobre irá superaquecer tbm, eu sempre dou
o exemplo de uma foqueira, qnt mais se abana mais ele cresce, assim tbm é no motor se o carburador estiver
mandando mais ar q o ideal ele ira superaquecer, consulte o google pra ver a configuração ideal do bura desse modelo de moto(altura de bóia, altura da agulha, voltas no parafuso de mistura e etc.)
abraço e boas trilhas!!!
de moto

joanetezl
20-05-10, 17:19
bem pessoal, a moto do nosso amigo ai esta com um problemão, ela ficava ligada mesmo ao desligar por
causa do superaquecimento, ou seja a temperatura estava atingindo uma temperatura taum alta que mes
mo ao desligar e cortar o fogo da vela a mistura continuava a explodir no ciliindro!!!!!
com certeza ela esta superaquecendo, vc vai precisar saber qual o numero exato da temperatura da vela pra
por a vela correta, pois a vela mais quente q o ideal, fará mais fogo superauecendo e mandando um massarico
na cabeça do pistaum ou seja vai furarrrrr!!!!!!!!! mistura muito pobre irá superaquecer tbm, eu sempre dou
o exemplo de uma foqueira, qnt mais se abana mais ele cresce, assim tbm é no motor se o carburador estiver
mandando mais ar q o ideal ele ira superaquecer, consulte o google pra ver a configuração ideal do bura desse modelo de moto(altura de bóia, altura da agulha, voltas no parafuso de mistura e etc.)
abraço e boas trilhas!!!
de moto


viajou na maionese em....
Se a moto continua funcionado mesmo depois de desligada ela está excessivamente carbonizada , pois o carvao fica na ponta da vela e fica incandecente assim dando faisca, pra ter furado o pistao deve ter sido pré ignição onde a mistura é queimada antes ....
abrass

Caique
20-05-10, 18:19
viajou na maionese em....
Se a moto continua funcionado mesmo depois de desligada ela está excessivamente carbonizada , pois o carvao fica na ponta da vela e fica incandecente assim dando faisca, pra ter furado o pistao deve ter sido pré ignição onde a mistura é queimada antes ....
abrass

E ele q viajou né :G

marcelofreitas
20-05-10, 18:57
viajou na maionese em....
Se a moto continua funcionado mesmo depois de desligada ela está excessivamente carbonizada , pois o carvao fica na ponta da vela e fica incandecente assim dando faisca, pra ter furado o pistao deve ter sido pré ignição onde a mistura é queimada antes ....
abrass


viajou na maionese heim!!!!! mesmo a moto sem carobonização excessiva pode ter superaquecimento minha
moto ja teve superaquecimento, e continuava ligada por uns instantes mesmo qnd desligava por conta do ponto adiantado!!!! ou seja, superaquecimento pode acontecer mesmo sem carvão na cabeça do pistaum!!!!!!

Tasteful
20-05-10, 19:05
ainda mais em trilhas onde não há refrigeração adequada,ferve sim

marcelofreitas
20-05-10, 19:17
tambem exesso de carvão em cima da cabeça do pistão aumenta a taxa de compressão e tambem pode ocasionar isso porque essas motos especiais ja vem com uma taxa bem expremida

DaniloMolt
20-05-10, 21:05
2 Tempoos tem que tomar cuidado ao andar, a Vela quanto maior o valor numérico da vela, mais difícil seria furar o pistão, pois ela é uma vela mais fria, ou seja uma B9 por exemplo é mais difícil de furar o pistão, do que uma B7, então pra ter furado o pistão da moto, provavelmente o motorista devia andar somente com o cabo enrolado, e provavelmente o carbura tava desregulado, com mistura pobre, assim dando super-aquecimento, uma dica pra galera aee.... pra ter certeza que o carbura te bem regulado, após uns minutos de partida na moto, verifique se o carbura ta geladinho, se estiver geladinho beleza ! se tiver morno, ou meio quentinho, a regulagem não está boa..... quem me ensinou isso foi um preparador de motos de Catanduva, o cara manja demais...... ah, e tem outra, tome cuidado com a gasolina que você coloca na moto, verifique a mangueira de combustível se está descendo o tanto necessário de gasolina, ou se ela não tem alguma dobra, alguma coisa do tipo, e use sempre Gasolina Pódium do BR, moto importada só anda com Pódium e Óleo Motul 2T, do caso contrário eu nem arriscaria, pois facilita muito a furar o pistão !

magrao tk
20-05-10, 21:37
Mistura pobre ou alta demais é bem facil de descobrir nas motos 2 tempos pelo barulho do motor e pela resposta.

Mistura pobre faz o motor ter um som mais liso e constante quando se acelera e desacelerando dá muitas subidas e descidas de giro, demora pra responder ao acelerador e consegue subir muito giro. Tipo: Béeeeeeeem bém... bém... bém... bém...

Mistura rica faz o contrário, o som fica mais grosso e tropicando muito responde mais rápido e desacelera de vez mas não consegue subir o giro, fica embolando. Tipo: drummmm... drummm... drudrudrudrudrudru...

marcelofreitas
20-05-10, 21:55
Mistura pobre ou alta demais é bem facil de descobrir nas motos 2 tempos pelo barulho do motor e pela resposta.

Mistura pobre faz o motor ter um som mais liso e constante quando se acelera e desacelerando dá muitas subidas e descidas de giro, demora pra responder ao acelerador e consegue subir muito giro. Tipo: Béeeeeeeem bém... bém... bém... bém...

Mistura rica faz o contrário, o som fica mais grosso e tropicando muito responde mais rápido e desacelera de vez mas não consegue subir o giro, fica embolando. Tipo: drummmm... drummm... drudrudrudrudrudru...


posta uma foto da TDR aew! a minha tem até um album!

magrao tk
20-05-10, 22:01
posta uma foto da TDR aew! a minha tem até um album!


To meio mal de fotos dela no momento. E ela tá sem o motor, coloquei ele na Rx só pra ver no que dava :G

Tasteful
20-05-10, 22:10
To meio mal de fotos dela no momento. E ela tá sem o motor, coloquei ele na Rx só pra ver no que dava :G

]:) ]:) ]:) ]:) ]:)
nem preciso perguntar no que deu neh ]:)
mistura pobre o motor fica grilando
mistura rica o motor nao afina
é isso

marcelofreitas
21-05-10, 20:27
e aew conseguiu ajeitar a bixinha? descobriu oq causou o furo no pistaum????