PDA

Ver Versão Completa : Preparação de motor vale a pena?



edumrq
20-05-10, 13:21
Galera ja li um monte de topico no nosso forum, no da xtz, no da falcon falando sobre preparação de motores, e nada muito definitivo, alguem teve, deu bons resultados mas com o tempo sumiu, nada a longo prazo.

Kit de aumento de cilindrada, carburador de outras motos, novo comando de valvulas, troca de CDI, escapamento

Alguma dessas coisas vale a pena? Quem ja teve usou por um bom tempo aprova, desaprova? Aumenta o consumo, acaba com a vida util do motor? Aumenta só o torque ou tambem velocidade final?

Por favor sem respostas do tipo "ha é melhor juntar essa grana e comprar uma 250"

Sei que o Tqf teve uma YBR 140cc e o Cyber tem um comando de valvula e escape diferente, principalmente pessoas com experiencia ajudem aos que aqui não sabem nada (eu e a rapa)

lagreca
20-05-10, 14:00
Eu gosto de mexer em peças que afetam "indiretamente" o motor, como escape, filtro, cdi, velas e algumas coisinhas mais. Para uso "civil", compensa mais. Não é legal ficar abrindo motor, nunca fica 100%.

Não que kit de cilindrada não compensa, compensa depende da sua necessidade, se quer uma moto forte para competição, é a melhor coisa, Já vi muita tornado com kit + comando fazendo estragos em pistas ou trilhas. Mas esse tipo de ambiente que não se importa com a vida util e estabilidade do motor.

É só pensar assim: "Preciso da moto para usar todos os dias?" Se a resposta for Sim, melhor não exagerar.Mas um upgradezinho básico não faz mal

Minha falcon só está com filtro e escape, o próximo estágio é o misturamax, cdi, vela, ibooster.

mdorigon
21-05-10, 14:08
Edmurq, eu alterei na minha yes com o tempo, vela de iridium, filtro esportivo e escape sarachu. Tudo bem regulado. De boa, ja tive um bom resultado, ontem saindo aki da empresa que eu trabalho, numa reta na estrada aki, com um leve subida e depois uma descida, dei um coro numa titan mix do cara que trabalha comigo. Antes, só com o filtro e a vela, só chegava perto dela na descida mas nem tanto...ele ja abria muito na subida e eia embora. Bem o cara deve pesar uns 75 kg...a titan 150 mix sem bau e outras coisas...eu de yes, com bau, mini bolha, mochila nas costas e meus 104 kg...ele saiu na frente, busquei ele no fim da subida e na descida ele não me pegou nem a pau. :D ... estimo que ela esteja com mais potencia que a mix, que tem 14,3 cv´s...pq pra mim andar mais que ele com a diferença de peso não entre nós de quase 30 kg. Ta ai, um filtro, uma boa vela, um bom escape realmente dimensionado e gasolina premium. Fazer mais que isso...tenho vontade de taxar ela mais um pouco e pulir os dutos...trabalhar o cabeçote somente pra otimizar o fluxo de ar e saida de gases. Mas ai ja é outro papo, não quero abrir o motor só pra isso. Que nem o lagreca falou, abrir o motor nunca é legal. Se um dia eu tiver que abrir ele, ai pode ser que eu faça isso...mas com o motor redondo de fabrica com menos de 27 mil eu não tenho coragem.
Obs> Tenho essas peças alteradas e bem reguladas por um mecanico que manja...não adianta trocar e colcoar de qq jeito. E minha yes ta na mesma media de consumo ainda...não ando todo o tempo com o cabo enrolado...alias preciso enrolar menos o cabo agora ja que o motor ta desenvolvendo melhor, consequentemente menos gasto de combustivel.

blaugusto
21-05-10, 14:58
Edu, primeiro se preocupe em tirar o máximo proveito do que sua motoca tem originalmente.

Hoje minha Yes não tem NADA de mais.
Filtro original, escape original, bura original...

E na estrada eu acompanho ou deixo pra tras (na reta e na subida) CG150...
Meu ultimo passeio foi durante a semana e tinha bastante motoqueiro na estrada. Eu via de longe neguinho baixado no tanque e ia aproximando e logo passava sentado confortavel na Yes.

Mesma coisa acontece com a Web.

Muuuuuuuita gente por aí tem o conjunto desregulado e reclama de falta de desemepenho. Daí gasta rios de dinheiro e continua não aproveitando tudo o que tem.

Aprenda a regula VC mesmo o bura, limpar filtro...

edumrq
21-05-10, 15:12
Eu nem to pensando em preparar minha motinha não, é mais por curiosidade, eu comprei uma 125 ciente do que é uma 125 então ela atendeu perfeitamente minhas espectativas

É que vejo muitas histórias, de motr que quebra, melhora de desempenho, tipo um kit de aumento de cilindrada melhora o que? Ou se alguem usou e não deu certo, não deu certo por quê?

blaugusto
21-05-10, 15:16
Com kit de aumento de cilindrada eu só vejo gente se ferrando.

Não dura, não dá certo, vive ajustando....
Com comando vi poucos problemas, mas sempre relatam uma barulheira danada...

Eu acompanho um bocado o caboenrolado, justo pra saber dessas adaptações o que dá e o que não dá... E pelo que vi pelas internets nunca dá... rsrsrrs...

Só ver o pessoal aqui do PN mesmo, que nunca volta pra falar se ficou bom... huehueuhue...

arkbricardo
21-05-10, 15:37
Cara eu sempre tive moto preparada, e te afirmo uma coisa, sempre tive uma original par o dia a dia e as lokas pra final de seman e bandas de autódromo ou pista, fazer tudo e ter para o dia.hummm maior robada..sempre tem que meer, tipo toda semana, e as vezes todo dia.....

mdorigon
21-05-10, 16:00
Mas uma leve modificação pode deixar ela melhor de dirigir. Vejo pelo que fiz na minha yes, não preciso abrir tanto o acelerador, reduzir, se preciso fazer uma ultrapassagem ela responde melhor e logo em seguida volto pro ritmo que tava. Refinamentos no desempenho só isso...e Blaugusto, tu deve tocar muito a moto pra deixar titan 150 pra tras com facilidade assim. Minha yes sempre foi muito bem regulada antes das modificações e sempre acompanhava ou raramente deixava pra tras titan 150 nas mesmas condições...bem eu sou bem pesado mesmo e realmente 125cc sofre um pouquinho comigo em cima, mas não de passar vergonha tb. Mas com uns cara peso pena que tem por ai é covardia. Mas uso a moto pro dia a dia, fim de semana e o que mais pintar e com essas alterações que fiz ficou legal e to conseguindo medias iguais, no tanque atual ja ta me surpreendendo pq ja vi que rendeu muito mais do que to acostumado a ter. Tem muita gente que prepara, põe escape, tira filtro...e vai pro pau com a moto, ai não tem jeito, estraga tudo. Mas alterações pontuais pra cada moto e no dia a dia usando com sabedoria da pra dar uma melhorada sem perder em vida util. Que nem no meu relato anterior...acompanhar um mix, com um cara 30 kg mais leve do que eu antes, na arrancada e na subida, era dificil...to feliz da vida agora. :D

blaugusto
21-05-10, 16:37
mdorigon, eu uso bolha!! ;)

Mas sem a bolha tb não tem pra Fan não...
A não ser as mexidas...

Mas viajando com a patroa na garupa é só motoca ficando pra tras na estrada...

mdorigon
21-05-10, 22:43
A sua é aquela grande que tava na foto outro dia aki em algum lugar né...legal. Que bom saber que ela tb ajuda apesar de ser tão grande. Com a mini que uso acho que ja ajuda tb...como eu disse, eu não conseguia acompanahr esse meu amigo de titan mix antes do escape...mas agora hj ele que sempre me zuava falou que tomou um ralo que nem acreditou ...kkk mas ta bom. Como eu disse, são pequenos refinamentos que ajudam e muito. Tem coisas que valem a pena fazer bem feito. Tb não gosto da ideia de mudar tamanho de pistão, trocar comando pra de maior duração...isso só em moto que vai competir mesmo. A...enchi o tanque d aminha yes hj...deu uma média de 35,4 km litros...se nãome falha a memoria só uma até hj foi melhor que essa, acho que 35,8. Ta ai, pra quem acha que escape faz a moto beber, tb pode fazer ela ficar economica se souber usar.

leopedrolli
21-05-10, 23:58
Acho que a grana que se usa para preparar uma moto pode ser usado para um UP!
Preparar = mexer mesmo, sem ser apenas para estética, por exemplo, redimensionar pistão, comando, válvulas... cabeçote...

Acho que mexer em escapamento, filtro e coisas mais simples valem a pena sim, pq se for necessário tem como reverter!

Mas tem muita gente que gosta só por ter o prazer de ter uma moto pequena andando junto com as grandes...

DaniloMolt
24-05-10, 18:29
Siim.... mas tem que ter um certo cuidado, após fuçar no motor, é no mínimo 1.000 km andando de boa na maciota, pras coisas irem se encaixando no lugar, após uns 1.000 e tantos km, pode enrolar o cabo ! é muito loookoo cara, vc na CGzinha custurandoo na pista os otros de Twister, 300, etc.... maas a moto bebe mais, gasta mais, se não tomar cuidado ela funde, se mexer muito, não esquece de colocar Radiador na moto !
só....

jbvillanova
04-06-10, 14:20
ja vi muita gente falar de polimento dos dutos... isso da certo? é caro? altera a originalidade do motor?
a minha esta com 20.000km, por enquanto só o pinhão q troquei de 14 pra 15...
a regulagem do bura, é facil de fazer? ou melhor eu mandar em um mecânico fazer?
:#

Diego.fcs
04-06-10, 23:59
Acho que depende muito do uso, se usa muito a moto, talvez não compense pelo consumo e pelas eventuais revisões que se tenha que fazer a mais e tomar maiores cuidados, porém não vejo problemas em uma preparação mais leve, pretendo fazer algo assim na minha (CG 125), como um trabalho nos dutos, mudança de ângulo de valvula, carburação e talvez um comando e só.

DaniloMolt
21-06-10, 21:06
ja vi muita gente falar de polimento dos dutos... isso da certo? é caro? altera a originalidade do motor?
a minha esta com 20.000km, por enquanto só o pinhão q troquei de 14 pra 15...
a regulagem do bura, é facil de fazer? ou melhor eu mandar em um mecânico fazer?
:#


Já ouvi falar dos polimentos dos dutoos.... eu axo que não estraga nada não cara.... mas sei lah axo que aumentaria muito o consumo da moto, e pra pulir os dutos, certamente, prescisaria de um escape aberto e um carbura maior..... e talvez até um comandinho de válvulas mais nervoso.....
a regulagem do carburaa é fácil, mexe, testa, mexe testa por aee vai..... ve os tópicos aee que se aprende fácil a regular o carbura !

chiccoli
30-06-10, 20:30
bom.., preparação pesada, acaba com o motor..,
todo mundo deve ter vivenciado isso..


eu acredito q colocar um pistão 2mm, e um pinhão com 1 dente a mais, ou manter o original, dependendo do q vc quer fazer, e um escape "aberto"
esses tork, q num segura ar e fais barulho, e um filtro "esportivo", sabe pra dexa o ar pasa de boa, e segura terra, puera e talk, tah bom demais..

se por um acaso a motor quiser da km em 5ª, ai podemos apelar pra um CDi sem corte..
mas vai do gosto, do rpm q vc usa normalmente..
pra mim comando num da certo.., eu faço a minah CGzinha da 95 em 2ª, um atropelo de valvulas ia fika feio...