PDA

Ver Versão Completa : Engraxar rolamentos da roda?



magrao tk
24-05-10, 08:09
Sempre reviso toda a moto mas a única coisa que nunca fiz por receio é engraxar esses rolamentos pois são blindados e estão como novos até hoje. Tenho medo de retirar aquela blindagem e começar a entrar sujeira e aí sim detonar tudo. Pois mesmo com retentor externo aquela blindagem é uma proteção e tanto. Então qual seria o certo?

agm2112
24-05-10, 08:53
O que faço na minha moto é arrancar eles do cubo, lavar pelo lado de dentro (onde não tem blindagem), encher de graxa e depois recolocar na roda...

Mas não é fácil lavar, justamente pela blindagem em um dos lados. Eu deixo de molho por algumas horas e depois lavo com lavadora de pressão.... acho que sai toda a graxa velha.

Guilherme Mcnasty
24-05-10, 08:57
Se a blindagem for de borracha dá pra tirar e recolocar. Mas quer um conselho? não mecha nos rolamentos, deixe-os lá quietinhos, apenas mantenha os retentores de cubo 100% que vc não terá problemas com os rolamentos.

magrao tk
24-05-10, 09:25
Se a blindagem for de borracha dá pra tirar e recolocar. Mas quer um conselho? não mecha nos rolamentos, deixe-os lá quietinhos, apenas mantenha os retentores de cubo 100% que vc não terá problemas com os rolamentos.


É isso que eu penso mas tinha receio por não saber exatamente se a graxa do rolamento é como o óleo do motor, que deve se trocar. Alem de ficar sempre lá dentro os resíduos do metal que vai gastando. Mas em um rolamento deve ser coisa mínima mesmo. Já passaram de 50mil km e estão perfeitos ainda.

agm2112
24-05-10, 10:34
É isso que eu penso mas tinha receio por não saber exatamente se a graxa do rolamento é como o óleo do motor, que deve se trocar. Alem de ficar sempre lá dentro os resíduos do metal que vai gastando. Mas em um rolamento deve ser coisa mínima mesmo. Já passaram de 50mil km e estão perfeitos ainda.


Os do meu carro tão com 250.000, sendo lavados a cada 50.

Thyago Mahon Barros
24-05-10, 10:47
O certo é vc pagar a um profissional pra fazer isso. :clap:

agm2112
24-05-10, 10:50
O certo é vc pagar a um profissional pra fazer isso. :clap:


Eu não sou profissional, mas faço em casa. E sem falsa modéstia, melhor do que muito "proficional" que tem por aí.

Zanca
24-05-10, 11:08
na boa prefiro trocar por novos que não são tão caros assim e é bem mais confiavel pois ja estão com folga gastos, e rolamento novo ai nsk se vai pagar uns 15,00 cada um

Caique
24-05-10, 11:38
na boa prefiro trocar por novos que não são tão caros assim e é bem mais confiavel pois ja estão com folga gastos, e rolamento novo ai nsk se vai pagar uns 15,00 cada um

NSK são os melhores,15 reais aonde?

agm2112
24-05-10, 12:51
na boa prefiro trocar por novos que não são tão caros assim e é bem mais confiavel pois ja estão com folga gastos, e rolamento novo ai nsk se vai pagar uns 15,00 cada um


Na boa, meus rolamentos de 250.000km não estão com folga... se estivessem, eu trocaria, mesmo eles não custando 15 reais.

magrao tk
24-05-10, 13:39
Mas ninguem aqui falou em rolamentos gastos. Na verdade vou deixar quieto, é como se diz: não se mexe em time que tá ganhando. :)

Zanca
24-05-10, 14:20
estava so comentando que se for para engraxar compensa trocar pois eles vão estar com folgas não que o seu esteja folgado, mas que nem um amigo moto boy meu diz melhor garantir que remediar se a km estiver alta compensa trocar pois um rolamento travado faz estragos

Guilherme Mcnasty
24-05-10, 14:38
Eu não acho bom ficar mexendo em rolamentos de cubo porquê a cada desmontagem e montagem vai folgando mais o cubo, até a hora em que o cubo folga de vez e fica caindoo rolamento ao retirar a roda.

agm2112
24-05-10, 14:52
Eu não acho bom ficar mexendo em rolamentos de cubo porquê a cada desmontagem e montagem vai folgando mais o cubo, até a hora em que o cubo folga de vez e fica caindoo rolamento ao retirar a roda.


Po .... meu carro tá com quase 500.000km e 19 anos ... já tirei e recoloquei os rolamentos trocentas mil vezes, e tá longe de estar com folga...

Edit: os cubos das motos normalmente são de antimonio, não são ? Isso deve dar folga mesmo ... os do carro são de aço de primeira ....

Caique
24-05-10, 17:20
O do carro é de aço,porem é a capa q vai presa no cubo e o rolamento encaixa nela,na moto é só o rolamento msm.

blaugusto
24-05-10, 17:25
pô... Tive que trocar o do lado direito da roda da Yes, com 40mil km!! :(

Mas o da Yes não dá pra engraxar. Ele tem a blindagem dos dois lados.

ps: São NSK e paguei 15,00

Caique
24-05-10, 17:28
Por aqui é de 30 pra cima,é bom sempre trocar os 2 juntos,ou na roda trazeira os 3.

roschneider
24-05-10, 17:33
putz como eh caro rolamento por ai
eu comprei pra antiga titan rolamentos da mesma marca do original por 6 dineiros cada.....

Alan Ranieri
24-05-10, 17:39
putz como eh caro rolamento por ai
eu comprei pra antiga titan rolamentos da mesma marca do original por 6 dineiros cada.....


Original por R$ 6,00? ;/ ;/ ;/ ;/ ;/ ;/

DaniloMolt
24-05-10, 18:08
Raapaiz.... sei lah eu só mexo em rolamento, quando tem algo errado no cubo, como folga, ou freio ruim e talz, e tem que abrir pra dar um trato, ai depois que tirou a roda, passo graxa, do um trato da horaa =D

roschneider
24-05-10, 18:22
Original por R$ 6,00? ;/ ;/ ;/ ;/ ;/ ;/


original nao
mas do mesmo fabricante
a diferença do preço se deve ao fato de nao ter "HONDA" escrito na caixinha.....

magrao tk
24-05-10, 18:33
Eu não acho bom ficar mexendo em rolamentos de cubo porquê a cada desmontagem e montagem vai folgando mais o cubo, até a hora em que o cubo folga de vez e fica caindoo rolamento ao retirar a roda.


Pois aí que tá. Na Rx que é uma moto de 28 anos os cubos já tinham muita folga onde encaixa os rolamentos. Por sorte meu pai que é torneiro mecanico e fez o embuchamento pra mim. Ficou zerado as duas rodas.