PDA

Ver Versão Completa : Farol ligar na chave



juniorjpf
04-07-10, 12:35
Eae galera, to com um pulga aqui atraz da orelha
notei que todas as motos dos meus colegas ( 125cc igual a minha ), acendem o farol ao girar a chave

a minha só liga quando bato o pedal, e mesmo assim fica muito fraca, so fica forte quando acelero :NOOK:

a minha é FAN 06, as outras sao suzuki yes 125

tem como fazer ela acender direto quando bater a chave, e ja acender forte ( forte que eu digo, é farol baixo )

nao tenho um motivo em especial pra isso, é mais pra tirar uma duvida, e quem sabe mais pra frente ....

valeu abraços

Croko
04-07-10, 12:54
Eae galera, to com um pulga aqui atraz da orelha
notei que todas as motos dos meus colegas ( 125cc igual a minha ), acendem o farol ao girar a chave

a minha só liga quando bato o pedal, e mesmo assim fica muito fraca, so fica forte quando acelero :NOOK:

a minha é FAN 06, as outras sao suzuki yes 125

tem como fazer ela acender direto quando bater a chave, e ja acender forte ( forte que eu digo, é farol baixo )

nao tenho um motivo em especial pra isso, é mais pra tirar uma duvida, e quem sabe mais pra frente ....

valeu abraços


Tem sim amigo tem que adptar a ligação do farol diretamente na bateria..

só um detalhe a bateria vai po saco bem mais rapido do que as que sao ligadas no estator da moto!

Thyago Mahon Barros
04-07-10, 15:21
Mas não é sua bateria que está com problemas???

juniorjpf
04-07-10, 15:32
Tem sim amigo tem que adptar a ligação do farol diretamente na bateria..

só um detalhe a bateria vai po saco bem mais rapido do que as que sao ligadas no estator da moto!


Valeu, vou procurar saber respeito...

é imaginei que a bateria fosse embora |:(





Mas não é sua bateria que está com problemas???


Não, não Thyago
quando giro a chave, nada acende.
apenas os piscas, caso acione o botao, e a luz de freio caso pise ou aperte o freio
de resto ( luz do painel, e farol ), só acende quando bate o pedal e acelera, conforme os giros do motor, mais forte fica o farol.
parece que o motor gera energia pro farol , é isso mesmo ?

abçs

Stone
04-07-10, 15:40
CG é assim mesmo cara, farol é ligado direto no estator
Talvez daria certo se fazer uma baita adaptação para mandar toda a energia do estator para carregar a bateria, mas não sei dizer ao certo se fica bom

rangelkennedy
04-07-10, 16:50
CG é assim mesmo cara, farol é ligado direto no estator
Talvez daria certo se fazer uma baita adaptação para mandar toda a energia do estator para carregar a bateria, mas não sei dizer ao certo se fica bom

e se além dessa adaptação colocar uma chave pra ligar o farol só a noite num ajudaria tbm nao?

neto_pe
05-07-10, 14:44
minha fan so liga o farol quando dou o coice no pedal... isso deve ter cido adaptaçao ai...

mantabodyboarder
05-07-10, 15:02
e se além dessa adaptação colocar uma chave pra ligar o farol só a noite num ajudaria tbm nao?


Pelo menos na XTZ existe esse "liga/desliga" do farol, acho que na CG já existe também.

O que ele quer é acender o farol sem ter que colocar o motor pra funcionar.
Nas CGs e YBRs (e derivadas dessas) o farol não é ligado na bateria, mas sim direto no "estator", existe o botão de acender/apagar farol, mas só serve com o motor funcionando.


E não se esqueça que andar com o farol ligado (mesmo de dia) na moto é LEI, se andar só com lanterna ou todo apagado pode tomar multa.

rangelkennedy
05-07-10, 15:05
Pelo menos na XTZ existe esse "liga/desliga" do farol, acho que na CG já existe também.

O que ele quer é acender o farol sem ter que colocar o motor pra funcionar.
Nas CGs e YBRs (e derivadas dessas) o farol não é ligado na bateria, mas sim direto no "estator", existe o botão de acender/apagar farol, mas só serve com o motor funcionando.


E não se esqueça que andar com o farol ligado (mesmo de dia) na moto é LEI, se andar só com lanterna ou todo apagado pode tomar multa.


na cg num tem nao
só tem o botao pra farol alto e baixo, e so acende quando lo motor ta funcionando..
acho q ja vi um tutorial de como fazer pra ligar o farol junto com a chave num lembro ond mais vo procura por aki..

neto_pe
05-07-10, 15:11
Pelo menos na XTZ existe esse "liga/desliga" do farol, acho que na CG já existe também.

O que ele quer é acender o farol sem ter que colocar o motor pra funcionar.
Nas CGs e YBRs (e derivadas dessas) o farol não é ligado na bateria, mas sim direto no "estator", existe o botão de acender/apagar farol, mas só serve com o motor funcionando.


E não se esqueça que andar com o farol ligado (mesmo de dia) na moto é LEI, se andar só com lanterna ou todo apagado pode tomar multa.


+ isso vem de uma adaptaçao ne?

pq a minha é o tempo todo ligado... nao ser que eu faça uma adaptaçao e fica file.... mas farol de moto nao é obrigatorio esta sempre ligado nao??

acho que sim!!!

mantabodyboarder
05-07-10, 16:05
Na XTZ tem botão liga/desliga pro farol, mas ele só acende com o motor funcionando.

E é obrigatório andar com FAROL (baixo) ligado na moto, nada de lanterna.

juniorjpf
05-07-10, 16:26
Sim é obrigatorio andar com ele ligado

na FAN, existe apenas o botao para farol alto e baixo, que na verdade para mim nao tem diferenca, talvez seja porque esta a lampada original ( aquela amarela ).

Mas... quem nunca precisou da ajuda do farol pra iluminar algo em casa ?, quem nunca parado com a moto, precisou jogar o farol pra algum amigo(a) te ver ? entre outros motivos...

seria tao facil só bater a chave e o farol ja ligar.

mas temos qe bater a chave, da coice no pedal e acelerar para o farol ficar forte |:(

neto_pe
05-07-10, 16:28
Na XTZ tem botão liga/desliga pro farol, mas ele só acende com o motor funcionando.

E é obrigatório andar com FAROL (baixo) ligado na moto, nada de lanterna.


isso a qualquer hora certo?

mas a alguma adaptaçao pra desligar o farol durante o dia ne?

edumrq
05-07-10, 20:49
Ta aqui o tutorial, mas qual a vantagem disso galera?

http://yamahaxtz.forumvila.com/viewtopic.php?f=17&t=6273&hilit=farol+chave

vareschi
05-07-10, 20:55
vanagem pro vendedor de bateria ué/// :G

ahsuhas

mantabodyboarder
06-07-10, 00:19
isso a qualquer hora certo?

mas a alguma adaptaçao pra desligar o farol durante o dia ne?


Isso, não importa se é dia ou noite, claro ou escuro, tem que estar com o FAROL ligado.

Se na Fan não tem interruptor pra desligar o farol, pode trocar o "punho" com o comando da seta por um de uma moto que tenha, a elétrica é fácil resolver.

juniorjpf
06-07-10, 01:28
A vantagem é que se acaso nao tiver gasolina, pode usar a moto como lanterna kkkk :OK:

brincadeira

ja precisei muito do farol, e tive que ligar a moto, e mesmo assim o farol fraco, pois precisava acelerar para ele ficar forte :NOOK:

a respeito da bateria, acredito que ela va mais rapido sim, porem minha motoca é ks, nao vou ter problema com a partida
e as outras 125cc que vejo, a bateria nao vai embora por causa do farol ligando desse jeito direto da chave

de qlqer forma, obrigado pelo tutorial edumrq
qndo tiver um tempinho vou tentar fazer isso ai, e aproveitar e fazer um segredo pra motoca
qm sabe mais pra frente tento fazer um botao liga/desliga pro farol, do lado do pisca
se comprar outro punho, igual da suzuki yes, com botao do farol , pisca, e buzina...
seria possivel ?

abçs

magrao tk
06-07-10, 08:45
minha fan so liga o farol quando dou o coice no pedal... isso deve ter cido adaptaçao ai...



Pelo menos na XTZ existe esse "liga/desliga" do farol, acho que na CG já existe também.

O que ele quer é acender o farol sem ter que colocar o motor pra funcionar.
Nas CGs e YBRs (e derivadas dessas) o farol não é ligado na bateria, mas sim direto no "estator", existe o botão de acender/apagar farol, mas só serve com o motor funcionando.


E não se esqueça que andar com o farol ligado (mesmo de dia) na moto é LEI, se andar só com lanterna ou todo apagado pode tomar multa.



+ isso vem de uma adaptaçao ne?

pq a minha é o tempo todo ligado... nao ser que eu faça uma adaptaçao e fica file.... mas farol de moto nao é obrigatorio esta sempre ligado nao??

acho que sim!!!


Alguns anos atrás não era obrigatório o uso de dia do farol nas motos. Depois da lei entrar em vigor as montadoras eliminaram esse ítem desnecessário que é a chave do farol. Não sei em que ano foi, mas acho que foi na época que lançaram a 150, porque as Titan 125 ainda tinham essa chave e as 150 acho que todas em diante não.

Moto de 150cc pra baixo praticamente todas usam energia gerada pelo motor e não pela bateria pra acenderem o farol, poucas excessoes que já vi são as Rd e Rdz Yamaha. Por isso o farol só acende com o motor funcionando, do mesmo jeito a bateria só recebe carga nessa condição. Então ao deixar o farol aceso muito tempo com o motor desligado vai descarregar rapidamente a bateria tambem.
Se não existisse a lei do uso de farol de dia seria mais tranquilo essa adaptação mas vai ter uma diminuição da vida útil da bateria usando ela pra ligar o farol. A não ser usando bateria de maior amperagem, mas pra isso tem que modificar o gerador pra ter maior capacidade de carga pra bateria tambem.

neto_pe
06-07-10, 09:55
Mas nao faço muita questao de o farol so ligar no coice nao... agora bem que era util ligar ele sem precisar dar o coice...