PDA

Ver Versão Completa : Oleo De carro em MOTO ( dá problema )



Rodolfo Henrique
10-07-10, 15:03
Boa pessoal

Seuginte queria tira essa duvida...

se usar oleo para carro
se mesmo assim uma ou outa vez usar na moto pra completar se da algum problema?

pode usa? :G

Caique
10-07-10, 15:13
não :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:

Dayron89
10-07-10, 15:14
Eu não faria isso amigo,se não desse problema não existiria óleo para uso em Motos!!!

é muito arriscado,pois todo o seu motor depende do óleo,até seu câmbio depende dele,se não me engano uma vez me disseram que pode patinar a embreagem,ou dependendo da viscosidade do óleo,não lubrificar o motor como se deve..


Resumo: Siga o manual nessa questão e terá motor pra muito tempo e nenhuma dor de cabeça..

Abs

XING LING
10-07-10, 15:43
Muitos dizem que sim, muitos dizem que não, tem muita gente na comunidade da Suzuki Yes no site motonline que está utilizando o óleo Lubrax Top Turbo 15w40 SL, dizem ser superior ao Yamalube etc, tem um cara lá que colocou em seu motor com 5.000KM rodados e seu motor já rodou 60.000KM utilizando o Top Turbo, nunca patinou embreagem e ainda é original e seu motor continua forte e suave desde os 5.000km rodados, como muitos motores utilizando óleo de moto rodam isso tb suave, ele roda 3.000KM com o óleo, fora outros 30 carinhas da comunidade que usam tb!!!

Vai de cada um, não vou entrar muito neste assunto porque não leva a nada, cada um faz o que quiser com sua moto certo?

Já utilizei Havoline Premium 20W50 SL de carro em minha moto, dizem ser igual ao yamalube e não ví diferença entre eles, se vc estiver em um lugar que não ache óleo de moto, e sua moto estiver faltando óleo, vai de vc!!!

blaugusto
10-07-10, 15:55
Eu uso Havoline SL do modelo para carros e não da embalagem para motos!!!

Uso ele faz uns 20mil km.
Tb usei o Ipiranga F1 Master SL, da embalagem para carros.

Não tive qualquer tipo de problema e troco óleo a cada 3mil km!! :D

Alan Ranieri
10-07-10, 16:17
Tem varias pessoas que usam e funciona de boa, eu tava afim de testar um 100% sintético de carro na moto.

Mostarda_69
10-07-10, 16:18
Amigoo, isso ja foi amplamete discutido.. na busca vai alguns tópicos.. vide:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,11331.0.html
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,28312.0.html
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,29221.msg469689.html#msg469689

abraçoss!!

Caique
10-07-10, 16:20
Tem varias pessoas que usam e funciona de boa, eu tava afim de testar um 100% sintético de carro na moto.

Ouvi dizer q quando troca mineral por cintético ou vice-versa tem q descarbonizar o motor,não sei se procede.

blaugusto
10-07-10, 16:28
Ouvi dizer q quando troca mineral por cintético ou vice-versa tem q descarbonizar o motor,não sei se procede.


Eu tb sou super a fim de testar um sintetico na moto.
Mas absolutamente todos os mecanicos dizem para não fazê-lo.

Mas na Web só entra sintético... desde 0km!

corsani
10-07-10, 16:29
meu amigo pos na tornado dele e patinou embreagem logo.
como disse o amigo ai, se não fosse especial pra moto não existiria óleo pra moto.
o de carro lubrifica o motor, e o da moto tem suas propriedades e composição para lubrificação do motor , caixa e funcionamento correto do sistema de embreagem.

XING LING
10-07-10, 16:32
Ouvi dizer q quando troca mineral por cintético ou vice-versa tem q descarbonizar o motor,não sei se procede.


Descarbonizar não, descarbonizar é retirar aquela crosta que fica em cima do pistão vamos dizer assim, pode ser manual ou através de aditivos de combustível!!
Quando troca um óleo sintético por um mineral ou vice-versa o correto é trocar o filtro tb para não ficar nenhum óleo antigo no motor(eu troco filtro sempre), esgotar bem o óleo para não ter mistura, até quando se troca de marca mesmo sendo mineral com mineral o correto é fazer isto, para não criar borras etc!!!

XING LING
10-07-10, 16:38
meu amigo pos na tornado dele e patinou embreagem logo.
como disse o amigo ai, se não fosse especial pra moto não existiria óleo pra moto.
o de carro lubrifica o motor, e o da moto tem suas propriedades e composição para lubrificação do motor , caixa e funcionamento correto do sistema de embreagem.


Se vc pensa assim, esta propriedade que vc fala se chama Jaso-ma, só que o comércio e as empresas não falam é que tem muitos óleos de carros que acaba entrando nesta especificação Jaso-ma, mas por marketing não revelam entendeu, como o Havoline Premium SL que o Blaugusto usa e eu tb tem essa classificação, sendo o mesmo óleo Yamalube, acredite quem quiser!!!

Se a Havoline especificar que entra na classificação Jaso-ma em seus óleos para carros e que pode utilizar em motos tb como a Yamaha irá vender os Yamalubes para motos que são 30 a 40% mais caros, aí a fábrica diz que modifica o óleo para a Yamaha e etc, ela está ganhando tb né!!!

Alan Ranieri
10-07-10, 16:44
Eu tb sou super a fim de testar um sintetico na moto.
Mas absolutamente todos os mecanicos dizem para não fazê-lo.

Mas na Web só entra sintético... desde 0km!


Qual que você usa na WEB? Tava vendo mas a viscosidade é baixa normalmente em óleos sintéticos para carro, tipi 5w40, 15w40 e etc. Mas acho que vou testar e a classificação deles já está em api-sm.

blaugusto
10-07-10, 16:59
Essa de óleo pra carro e óleo pra moto é puro marketing.

Vide Yamalube e Havoline SL 4T. São o mesmo óleo em embalagens diferentes. Os dois tem certificação JASO-MA.
Mas eu uso o Havoline na embalagem pra carro. Mesmo óleo mas mais barato que os outros dois.



Qual que você usa na WEB? Tava vendo mas a viscosidade é baixa normalmente em óleos sintéticos para carro, tipi 5w40, 15w40 e etc. Mas acho que vou testar e a classificação deles já está em api-sm.



Uso o Actevo Trizone. R$22,00/l mas vale a pena.
Sem contar que na Web só vai Podium, e contamina muito menos o óleo. :D

quem sabe num bate a louca e eu faço um flush no motor e taco sintetico nele...

XING LING
10-07-10, 17:05
Eu tb sou super a fim de testar um sintetico na moto.
Mas absolutamente todos os mecanicos dizem para não fazê-lo.

Mas na Web só entra sintético... desde 0km!



Blaugusto, muitos então usando o óleo Lubrax Top Turbo 15W40 na Yes e estão gostando bastante, tem tb o Lubrax Tecno 15W40 que é SL e semi-sintético!!

Esses óleos o pacote de aditivo de detergentes e dispersantes são muito superiores aos Mobil,yamalube etc, principalmente o Top Turbo por ser um óleo misto e ser utilizado em motores diesel tb, se vc trocar vc vai ver que o óleo irá sair preto,preto, aí logo vai pensar que o óleo não presta né? Errado!!!

O óleo teve que retirar todas as impurezas que o óleos antigos não conseguiram retirar, na próxima troca ele ja sai normal por ja ter limpado o motor na troca anterior!!!

Tide
10-07-10, 17:10
nos carros tem dois tipos de óleo,o de Câmbio e o do motor!
na moto é o mesmo óleo que faz todo o trabalho!
eu não acredito que o óleo de caro seja o mesmo de moto,eu não ariscaria!

http://www.jacaremoto.com.br/duvidas/duvida.php?duvida_id=206

Abraço a todos

corsani
10-07-10, 17:10
Se vc pensa assim, esta propriedade que vc fala se chama Jaso-ma, só que o comércio e as empresas não falam é que tem muitos óleos de carros que acaba entrando nesta especificação Jaso-ma, mas por marketing não revelam entendeu, como o Havoline Premium SL que o Blaugusto usa e eu tb tem essa classificação, sendo o mesmo óleo Yamalube, acredite quem quiser!!!

Se a Havoline especificar que entra na classificação Jaso-ma em seus óleos para carros e que pode utilizar em motos tb como a Yamaha irá vender os Yamalubes para motos que são 30 a 40% mais caros, aí a fábrica diz que modifica o óleo para a Yamaha e etc, ela está ganhando tb né!!!

não penso assim, isso ja havia saido até em revistas, a diferença é mais mesmo por causa do sistema de embreagem. alem de meu amigo um mecanico vizinho meu disse que teve problemas de paninar embreagem por causa de donos que puseram oleo de carro. e continuo dizendo , se não tivesse oleo especial para ela não vinha especificado na embalagem.

XING LING
10-07-10, 17:29
não penso assim, isso ja havia saido até em revistas, a diferença é mais mesmo por causa do sistema de embreagem. alem de meu amigo um mecanico vizinho meu disse que teve problemas de paninar embreagem por causa de donos que puseram oleo de carro. e continuo dizendo , se não tivesse oleo especial para ela não vinha especificado na embalagem.


Respeito sua opinião, até porque a diferença de preço é pequena, cada um acredita em uma coisa, como os caras que turbinam carros, a turbina frita tudo o óleo, aí o mecanico pede para eles usarem o Mobil preto de moto SJ ou SG :NOOK: :NOOK: :NOOK: não lembro, porque é óleo de moto e que motor de moto gira sempre acima de 7.000RPM!!! |:( |:( |:(

Eu preferia 1.000 vezes um óleo de carro com classificação SM semi-sintético como o Lubrax Tecno por exemplo em meu motor turbinado, mas como foi o mecanico que falou né!! :-/ :-/

Não falo o seu, mas muitos mecanicos as vezes não tem nem um paquímetro em sua oficina para medição, chega para vc e fala: A peça tem 2 dedos de largura |:( |:(, é só falar para o cara da loja!!!!Como se meu dedo tem a mesma largura que o seu ou do vendedor da loja |:( |:( |:(!!

Igual o mecanico do meu pai que fez ele gastar R$2.000 em seu motor e ainda voltou rajando!!! Ia colocar um cabeçote de AP2.0 no motor do meu pai 1.8 e nem viu a diferença do tamanho das válvulas, tive que eu mostrar para ele e pedir para ele pegar um paquímetro emprestado!!!Meu Deus!!!

Imagina dar um micrometro para essa cara, ele vai falar que aquele sargento é muito vagabundo hehehehe!!!

corsani
10-07-10, 18:14
Respeito sua opinião, até porque a diferença de preço é pequena, cada um acredita em uma coisa, como os caras que turbinam carros, a turbina frita tudo o óleo, aí o mecanico pede para eles usarem o Mobil preto de moto SJ ou SG :NOOK: :NOOK: :NOOK: não lembro, porque é óleo de moto e que motor de moto gira sempre acima de 7.000RPM!!! |:( |:( |:(

Eu preferia 1.000 vezes um óleo de carro com classificação SM semi-sintético como o Lubrax Tecno por exemplo em meu motor turbinado, mas como foi o mecanico que falou né!! :-/ :-/

Não falo o seu, mas muitos mecanicos as vezes não tem nem um paquímetro em sua oficina para medição, chega para vc e fala: A peça tem 2 dedos de largura |:( |:(, é só falar para o cara da loja!!!!Como se meu dedo tem a mesma largura que o seu ou do vendedor da loja |:( |:( |:(!!

Igual o mecanico do meu pai que fez ele gastar R$2.000 em seu motor e ainda voltou rajando!!! Ia colocar um cabeçote de AP2.0 no motor do meu pai 1.8 e nem viu a diferença do tamanho das válvulas, tive que eu mostrar para ele e pedir para ele pegar um paquímetro emprestado!!!Meu Deus!!!

Imagina dar um micrometro para essa cara, ele vai falar que aquele sargento é muito vagabundo hehehehe!!!

sei que tem mecanico que não sabe usa nem paquimetro e micrometro digital, tem oficinas que nem tem um desses instrumentos, não quis me referir que não da pra usar, pode ser até que funcione, mas ele é experiente. certa vez fiz o motor de uma tdr de um amigo meu e a embreagem estava ruim , ai a primeira coisa que ele me perguntou quando fui pegar os discos com ele é se eu pus óleo para carro. ai ele me falou desses casos.
tambem respeito sua opinião, mas ja quebrei tanto a cara com coisas não especificadas , peças não originais que não arisco mais. imagina tirar todo oleo ,desmontar ,lavar os discos e montar, ainda por cima por oleo novo, caso der problema.

apu
10-07-10, 18:17
a um tempo atras tinha uns aqui no forum defendendo o uso de oleo de caminhao.. falo nada.

XING LING
10-07-10, 18:36
sei que tem mecanico que não sabe usa nem paquimetro e micrometro digital, tem oficinas que nem tem um desses instrumentos, não quis me referir que não da pra usar, pode ser até que funcione, mas ele é experiente. certa vez fiz o motor de uma tdr de um amigo meu e a embreagem estava ruim , ai a primeira coisa que ele me perguntou quando fui pegar os discos com ele é se eu pus óleo para carro. ai ele me falou desses casos.
tambem respeito sua opinião, mas ja quebrei tanto a cara com coisas não especificadas , peças não originais que não arisco mais. imagina tirar todo oleo ,desmontar ,lavar os discos e montar, ainda por cima por oleo novo, caso der problema.




Da um trabalho, ja passei por isso tb, mas não em motos!!!

XING LING
10-07-10, 18:42
a um tempo atras tinha uns aqui no forum defendendo o uso de oleo de caminhao.. falo nada.


:lol: :lol: :lol:, o óleo de caminhão que vc está falando é o Lubrax Top Turbo 15W40, ele é de uso misto, serve tanto para motores gasolina e álcool quanto para motores Diesel, motores Diesel não são só em caminhão, e tem muita gente utilizando em várias motos e gostando!!!

Esse assunto é igual moto nacional e moto chinesa, vai longe hehehe!!!!

Ivan RJ
10-07-10, 19:04
Antes de trancar o tópico, pelos absurdos, vamos lá:
VAMOS PESQUISAR NO FÓRUM ANTES DE ABRIRMOS TÓPICOS.

Quem quiser usar óleo de motor de caminhaão deve usar.
Quem quiser usar óleo de carro deve usar.
Só não podem é postar que ouve algum problema no motor, pois, deleto o tópico, OK?

Uma explicação básica que deixo para todos:
Um óleo que é fabricado para lubrificar um motor que atinge 6.000RPM e X° de temperatura, geralmente baixa devido a refrigeração líquida, irá trabalhar corretamente em 12.000RPM e a uma temperatura elevada?
Óbvio que não!!!
Galera, pelo amor de Deus, não dá. Aquele tópico do óleo turbo de fazer batata frita, eu já deletei. Vou ter que ficar fazendo faxina no fórum?
Somos visitados por motociclistas do mundo inteiro, o cara entra e lê barbaridades, nunca mais volta.
Não posso permitir informações descabidas no PN, me desculpem.
Daqui a pouco vou trancar o tópico.
Um grande abraço a todos os irmãos.

blaugusto
10-07-10, 19:17
Blaugusto, muitos então usando o óleo Lubrax Top Turbo 15W40 na Yes e estão gostando bastante, tem tb o Lubrax Tecno 15W40 que é SL e semi-sintético!!

Esses óleos o pacote de aditivo de detergentes e dispersantes são muito superiores aos Mobil,yamalube etc, principalmente o Top Turbo por ser um óleo misto e ser utilizado em motores diesel tb, se vc trocar vc vai ver que o óleo irá sair preto,preto, aí logo vai pensar que o óleo não presta né? Errado!!!

O óleo teve que retirar todas as impurezas que o óleos antigos não conseguiram retirar, na próxima troca ele ja sai normal por ja ter limpado o motor na troca anterior!!!


é... eu li bastante a respeito desse óleo.

testei e não gostei!
troquei com menos de mil km rodados, e os outros eu troco com 3mil km!

XING LING
10-07-10, 19:24
Nas minhas motos uso o Yamalube ou o Havoline de carro, gostei bastante, e acho fácil aqui perto!!

Stone
10-07-10, 19:54
nos carros tem dois tipos de óleo,o de Câmbio e o do motor!
na moto é o mesmo óleo que faz todo o trabalho!
eu não acredito que o óleo de caro seja o mesmo de moto,eu não ariscaria!

http://www.jacaremoto.com.br/duvidas/duvida.php?duvida_id=206

artigos como esse que começam com "Acredito que se isto fosse verdade...." e sem dados técnicos pra mim não serve para nada, se o cara acredita não quer dizer nada se realmente é ou não


Certa vez assisti a uma palestra sobre lubrificantes com um conhecido dono de retífica e preparador de motores. Ele falou que pode usar e ele usa sem problemas, inclusive indicou usar algum óleo JASO MA 10W50, e explicou que o 10W é um óleo que é um pouco mais fino enquanto ainda frio, facilitando a sua circulação e melhorando a lubrificação quando o motor ainda está frio (cerca de 80% do desgaste do motor é na partida a frio devido a pouca lubrificação), e o 50 é a capacidade que o óleo tem de resistir a temperaturas altas.

Pesquisando encontrei um ótimo site, me parece americano, com bastante coisa: http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.smartsynthetics.com%2Farticles% 2Fmotorcycle_oil_technical_facts.htm&sl=en&tl=pt
que diz o seguinte:

"Outro problema com o uso de um tipo de óleo automotivo em uma motocicleta com uma embreagem úmida é que muitos óleos automotivos ter modificadores de fricção. modificadores de fricção em óleos automotivos tendem a proporcionar maior redução de atrito
"Outro problema com o uso de um tipo de óleo automotivo em uma motocicleta com uma embreagem úmida é que muitos óleos automotivos ter modificadores de fricção. modificadores de fricção em óleos automotivos tendem a proporcionar maior redução de atrito"
"Também é importante notar que existem óleos tipo de automóvel que não contêm modificadores de fricção"
"que são o especificação JASO MA (sem modificadores de fricção) ou a especificação JASO MB (com modificadores de fricção)"

Então, de acordo com esse artigo, e pelo que eu entendi, os óleos com especificação JASO MA podem ser utilizados em motos pois não tem os tais redutores de atrito.

Sobre essa de "aditivos para a embreagem" e essas coisas, já ouvi falar muito, mas nunca vi algum dado técnico au qualquer coisa sobre o assunto

Eu nunca usei óleo de carro em motos e também nunca indiquei ninguém a usar, mas com as informações que possuo tenho uma conclusão que pode ser usado, os fabricantes não divulgam isso pois assim estariam perdendo dinheiro.
Mas como falei, essa é a minha opinião e não quer dizer que está correta

Ivan RJ
10-07-10, 20:03
Perfeita a colocação do Stone, eu também jamais vou usar, não sou engenheiro, não entendo nada de quimíca e materiais. Não vou discutir com quem entende e fabrica. Acho que um óleo feito para trabalhar à 6.000RPM não irá aguentar o trabalho à 12.000RPM com uma temperatura muito mais elevada, penso que isso é lógico.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Alan Ranieri
10-07-10, 20:14
Essa de óleo pra carro e óleo pra moto é puro marketing.

Vide Yamalube e Havoline SL 4T. São o mesmo óleo em embalagens diferentes. Os dois tem certificação JASO-MA.
Mas eu uso o Havoline na embalagem pra carro. Mesmo óleo mas mais barato que os outros dois.

Uso o Actevo Trizone. R$22,00/l mas vale a pena.
Sem contar que na Web só vai Podium, e contamina muito menos o óleo. :D

quem sabe num bate a louca e eu faço um flush no motor e taco sintetico nele...


Vou procurar para ver se acho esse ou outros semelhantes, estou usando atualmente o 300v (15W50) da Motul, mas como acabou meu último litro estou procurando uma solução para uso de óleos sintéticos para moto afinal já migrei para sintético não estou com muita vontade de voltar para os minerais.

Ivan RJ
10-07-10, 20:21
Alan Ranieri, pode usar óleo sitético, existem específicos para motos. São excelentes. Existe um artigo sobre óleos no motonline, site co-irmão ao nosso, muito bem escrito pelo meu irmão Geraldo "Tite" Simões. Basta ir lá e pesquisar.
Um grande abraço a todos os irmãos.

neto_pe
10-07-10, 20:22
Acho que oleo de carro deve ter mais viscosidade... pois um motor de carro deve trabalhar muito mais... e deve ter muito mais partes pra lubrificar do que um motor de moto!!! usa nao!!!

Stone
10-07-10, 20:43
Acho que oleo de carro deve ter mais viscosidade... pois um motor de carro deve trabalhar muito mais... e deve ter muito mais partes pra lubrificar do que um motor de moto!!! usa nao!!!


Justamente do contrário, motor de carro trabalha menos (menos RPM) e lubrifica só o motor mesmo, m motos lubrifica o motor, cãmbio e embreagem.

Só mais uma coisa que eu lembrei agora e gostaria de falar
Quando é usado somente óleo Mobil e motos, depois de certo tempo de uso, o motor por dentro fica muuito sujo, cheio de craca e todo cheio de uma borra preta. Já um motor que sempre usa Yamalube, sempre está limpinho como zero por dentro!

XING LING
10-07-10, 20:57
Justamente do contrário, motor de carro trabalha menos (menos RPM) e lubrifica só o motor mesmo, m motos lubrifica o motor, cãmbio e embreagem.

Só mais uma coisa que eu lembrei agora e gostaria de falar
Quando é usado somente óleo Mobil e motos, depois de certo tempo de uso, o motor por dentro fica muuito sujo, cheio de craca e todo cheio de uma borra preta. Já um motor que sempre usa Yamalube, sempre está limpinho como zero por dentro!




Isso, o Mobil não consegue limpar totalmente o motor, aí o cara roda 3 anos com o Mobil e vai experimentar o Yamalube, como o Yamalube tem um poder melhor de limpeza vai tentar arrancar toda essa craca que o Mobil não arrancou, acabando o yamalube saindo todo preto, aí falam que o yamalube não presta e que o mobil ele usou 3 anos e saiu limpinho hehehe!!!!

marcelo xl 250
10-07-10, 22:06
boa noite galera, só pra confirmar uma coisa que li e levantou duvida. pelo que li e entendi o yamalube pra 4t é melhor que mobil, logo assim que fechar o motor da xl(ta aberto retificando tudo) pra manter mais limpo o yamalube é melhor? mesmo pra um motor que vai sair da retifica agora?

blaugusto
10-07-10, 22:24
Yamalube é bem melhor que Mobil em qqr situação.

Pode mandar Yamalube assim que fechar o motor tranquilo.
Masssssss... como o Yamalube vai limpar todo o sistema, troque ele com uns 500km rodados.
Vai sair pretinho...
Nas proximas trocas vai tranquilo... :D

marcelo xl 250
10-07-10, 22:33
pra garantir a vida do motor troco sim,mas pra uma xl japonesa depois é bom trocar de quanto em quanto? valeu pelo esclarecimento!

luladss
11-07-10, 01:44
tem um rapaz aqui na oficina que ele recomendou pra um cara usar o oleo 5w40 porque o motor dele ja tava com uma kilometragem elevada e esse oleo melhoraria a lubrificação . procede essa informação ?

corsani
11-07-10, 05:49
daqui a pouco vai ter mecanico dizendo pra colocar graxa que não baixa nunca :lol: :lol: :lol: :lol:

Thyago Mahon Barros
12-07-10, 02:39
Creio que se não tivesse problemas venderia só um tipo de óleo para ambos. :G

César
12-07-10, 07:57
Bom mesmo fica se usar Skydroll (rsrsrs, óleo de avião)
Óleo de carro tem um componente antiatrito que em moto detona a embreagem, eu não usaria nunca, já fiz isso e terminei com meu motor fumando, numa Daelim altino 100cc que tinha, tinha usado Havoline Sae40

Diego.fcs
12-07-10, 13:12
Como Engenheiro aprendi a resolver problemas da maneira mais simples e segura, sem tentar reinventar a roda, logo:

Moto: Minha moto se parece com uma motocicleta, não com um carro, muito menos com um caminhão/ônibus, logo, utilizo lubrificantes específicos para moto.
Carro: Meu carro se parece com um automóvel, não com uma moto, muito menos caminhão/ônibus, logo, utilizo lubrificantes específicos para carro.

Parece meio complicado, mas é simples, é só treinar.

E quanto ao completar o óleo, nunca precisei fazer isso, caso eu precise, utilizarei o mesmo lubrificante que usei na última troca.

César
12-07-10, 14:06
Pois é Marcelo, é simples assim mas mesmo assim o povo quer inventar.
MarceloXL250, que avatar coxinha é esse?? :D

XING LING
12-07-10, 18:14
Como Engenheiro aprendi a resolver problemas da maneira mais simples e segura, sem tentar reinventar a roda, logo:

Moto: Minha moto se parece com uma motocicleta, não com um carro, muito menos com um caminhão/ônibus, logo, utilizo lubrificantes específicos para moto.
Carro: Meu carro se parece com um automóvel, não com uma moto, muito menos caminhão/ônibus, logo, utilizo lubrificantes específicos para carro.

Parece meio complicado, mas é simples, é só treinar.

E quanto ao completar o óleo, nunca precisei fazer isso, caso eu precise, utilizarei o mesmo lubrificante que usei na última troca.


Estranho, meu carro não parece com minha moto e uso a mesma gasolina :s :s!Até agora não achei gasolina específica para motos hehehehehe!!! :lol: :lol: :lol:

Brincadeirinha cara!!!! :OK: :OK: :OK: :OK:

marcelo xl 250
12-07-10, 18:22
traduz avatar coxinha...

blaugusto
12-07-10, 18:28
traduz avatar coxinha...


Coxinha é aquele que adora moto, deixa ela tinindo de brilhando, cuida bem mas anda de carro ou (como um amigo nosso do PN) só usa pra trabalhar!! kkkkk...

(não cunfunda com aquele que tem a moto por necessidade, pra fugir do busão)

marcelo xl 250
12-07-10, 18:41
po cara botei a foto do carro por que tava tomando maior surra pra editar o perfil, minha xl rodou 8 anos depois de reformada dei bobeira e ela estragou de novo, no final tava rodando com ultramax viscus 25w60 pra segurar oleo no motor AH! já troquei o avatar e a xl não tem previsão de retorno($$) tô quebrando o galho com essa rx 125 6volts ainda

Roberval3000
12-07-10, 19:11
pra q isso?

uso de moto mesmo, pago 9 paus o litro do GP SL, to rindo a toa

Stone
12-07-10, 20:15
pois é
eu pagava 8, mas agora vou pagar 11.....
trabalhar numa moto-peças tem suas vantagens....

Spidi RS
12-07-10, 21:21
Tranquilo usar óleo de carro em moto. Já usei em várias motos minhas
sem prejuízo algum.

Forte abraço!

Rodolfo Henrique
12-07-10, 22:26
pois é amigo

coloquei sabado oleo de carro
e ate agora nao deu problema
espero nao dar tao cedo KKKKK

Ivan RJ
13-07-10, 00:55
Eu ía fazer mais uma postagem aqui, mas desisti. Tenho mais o que fazer para o PN.
Usem o que quiserem. Cuspe é mais barato. Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuui.

Croko
13-07-10, 11:04
Estranho, meu carro não parece com minha moto e uso a mesma gasolina :s :s!Até agora não achei gasolina específica para motos hehehehehe!!! :lol: :lol: :lol:

Brincadeirinha cara!!!! :OK: :OK: :OK: :OK:




Num e que o xing ling falou algo que ponha-se duvida :G :G oasKDASOdkasdoaskdosadksaodkaO!!!
e cada uma nesse PN vioww que é so aqui mesmo ...

Roberval3000
13-07-10, 12:53
oleo de carro é caro

ponho de moto mesmo, hauahauhu