PDA

Ver Versão Completa : freio a disco vs tambor



junior_itj
11-07-10, 21:37
Boa noite galera

Eu tenho uma titan ks 2008 com freios a tambor, e andei com a sport de um amigo, senti uma diferença no freio que é necessário um pouco menos força pra frear o freio a disco, mas com a minha consigo parar a moto do mesmo jeito, não consigo ver onde o freio a disco é mais seguro, só reparei que é um pouco mais facil travar a roda, mas consigo com o meu tmb. O pessoal aqui sabe me dizer se tem mais alguma vantagem além de ter um acionamento mais leve?

Obrigado a todos

Zack
11-07-10, 21:45
Boa noite galera

Eu tenho uma titan ks 2008 com freios a tambor, e andei com a sport de um amigo, senti uma diferença no freio que é necessário um pouco menos força pra frear o freio a disco, mas com a minha consigo parar a moto do mesmo jeito, não consigo ver onde o freio a disco é mais seguro, só reparei que é um pouco mais facil travar a roda, mas consigo com o meu tmb. O pessoal aqui sabe me dizer se tem mais alguma vantagem além de ter um acionamento mais leve?

Obrigado a todos


Tenta parar a moto do nada com a com freio a disco, tipo numa simulação de emergencia, que provavel ver a diferença!

Diego Sport
11-07-10, 21:46
Nao é só um acionamento mais leve, tem muito mais eficiencia na frenagem, freia num espaço muito menor que o freio de tambor.

O freio a disco nao precisa ser ajustado conforme o desgaste das pastilhas, e olha que isso leva muuuito tempo. E o resfriamento do freio a disco é muito mais rapido do que o de tambor.

Zack
11-07-10, 21:48
Nao é só um acionamento mais leve, tem muito mais eficiencia na frenagem, freia num espaço muito menor que o freio de tambor.

O freio a disco nao precisa ser ajustado conforme o desgaste das pastilhas, e olha que isso leva muuuito tempo. E o resfriamento do freio a disco é muito mais rapido do que o de tambor.


Verdade tem a questão do resfriamento tbm... muito importante!!!

junior_itj
11-07-10, 21:49
pois é, um amigo caiu com a minha moto um tempo atras, pq um cachorro atravessou a rua e ele no pânico freiou, ainda reclamou que meu freio é muito forte e travou a roda, ai que eu pergunto, se fosse a disco travaria tmb não é?

a questão de não precisar ajustar de acordo com o desgaste é uma boa, pelo menos de duas em duas semanas eu tenho q dar uma apertada pra ele não ficar frouxo

Diego Sport
11-07-10, 21:53
pois é, um amigo caiu com a minha moto um tempo atras, pq um cachorro atravessou a rua e ele no pânico freiou, ainda reclamou que meu freio é muito forte e travou a roda, ai que eu pergunto, se fosse a disco travaria tmb não é?

a questão de não precisar ajustar de acordo com o desgaste é uma boa, pelo menos de duas em duas semanas eu tenho q dar uma apertada pra ele não ficar frouxo


Com certeza!

Se voce freiar de soco, vai travar na certa..

Ai depende do piloto mesmo, pra nao cair.

luciano streetfhather
11-07-10, 21:55
Boa noite galera

Eu tenho uma titan ks 2008 com freios a tambor, e andei com a sport de um amigo, senti uma diferença no freio que é necessário um pouco menos força pra frear o freio a disco, mas com a minha consigo parar a moto do mesmo jeito, não consigo ver onde o freio a disco é mais seguro, só reparei que é um pouco mais facil travar a roda, mas consigo com o meu tmb. O pessoal aqui sabe me dizer se tem mais alguma vantagem além de ter um acionamento mais leve?

Obrigado a todos
a difença é enorme amigo e ao contario de vc pença o freio a tambor tende atravar mais que o a disco até porque se não tivesse difença nas competções osaria o a tambor :D :D

junior_itj
11-07-10, 22:01
a difença é enorme amigo e ao contario de vc pença o freio a tambor tende atravar mais que o a disco até porque se não tivesse difença nas competções osaria o a tambor :D :D


sim com certeza, eu sei que o a disco é melhor, nenhum momento to defendendo o outro, eu só queria entender mesmo as diferenças em questão de segunça, pq pra mim a diferença maior estaria no conforto

lukinhasb
11-07-10, 22:03
pois é, um amigo caiu com a minha moto um tempo atras, pq um cachorro atravessou a rua e ele no pânico freiou, ainda reclamou que meu freio é muito forte e travou a roda, ai que eu pergunto, se fosse a disco travaria tmb não é?

a questão de não precisar ajustar de acordo com o desgaste é uma boa, pelo menos de duas em duas semanas eu tenho q dar uma apertada pra ele não ficar frouxo


Tipo, depende da habilidade do piloto numa hora dessas

Me lembro quando andava de bicicleta, sempre ficava tentando mandar manual com o freio da frente, não conseguia ir muito longe, dai uma vez fui descer uma ladeira e um carro surgiu do nada de uma garagem, não tinha visto ele porque tinha muito carro estacionado em 90º, apertei os dois freios e a roda de trás subiu, fui controlando o manual por uns 15 metros e parei antes de bater no carro, só apertando e soltando o freio pra não capotar hauhau, outro amigo meu não deu muita sorte, rolou isso com ele só que ele travou o freio da frente, capotou e quebrou os dois braços

É mais prática do que freio, mas com certeza absoluta o freio à disco é mais eficiente, mas quanto a travar a roda, os dois irão, quanto a frenagem o disco é melhor.

cattani
11-07-10, 22:05
Tipo, depende da habilidade do piloto numa hora dessas

Me lembro quando andava de bicicleta, sempre ficava tentando mandar manual com o freio da frente, não conseguia ir muito longe, dai uma vez fui descer uma ladeira e um carro surgiu do nada de uma garagem, não tinha visto ele porque tinha muito carro estacionado em 90º, apertei os dois freios e a roda de trás subiu, fui controlando o manual por uns 15 metros e parei antes de bater no carro, só apertando e soltando o freio pra não capotar hauhau, outro amigo meu não deu muita sorte, rolou isso com ele só que ele travou o freio da frente, capotou e quebrou os dois braços

É mais prática do que freio, mas com certeza absoluta o freio à disco é mais eficiente, mas quanto a travar a roda, os dois irão, quanto a frenagem o disco é melhor.


O disco é mais eficiente
não que o tambor não seja
mas o disco é superior

Stone
11-07-10, 22:08
è sem comparação
quando eu estava só acostumado com tambor e peguei motos com freio a disco não notei taanta diferença, mas quando peguei a bros e voltei pro tambor a diferença foi gigante, freio a disco é muito superior

e só para constar, freio bom não é aquele que trava a roda, freio bom é aquele que freia mais mas sem travar a roda

junior_itj
11-07-10, 22:11
uma coisa que eu percebi é que no a disco eu sentia melhor, parecia que eu sentia a frenagem dele.
No tambor o feeling não é o mesmo, no tambor eu só sinto o tanto que ele ta freiando pela força que aplico no manete.
Como se o a disco de alguma forme se comunicasse comigo, não consigo explicar melhor

luciano streetfhather
11-07-10, 22:12
è sem comparação
quando eu estava só acostumado com tambor e peguei motos com freio a disco não notei taanta diferença, mas quando peguei a bros e voltei pro tambor a diferença foi gigante, freio a disco é muito superior

e só para constar, freio bom não é aquele que trava a roda, freio bom é aquele que freia mais mas sem travar a roda
corretic :OK:imo

Diego Sport
11-07-10, 22:13
è sem comparação
quando eu estava só acostumado com tambor e peguei motos com freio a disco não notei taanta diferença, mas quando peguei a bros e voltei pro tambor a diferença foi gigante, freio a disco é muito superior

e só para constar, freio bom não é aquele que trava a roda, freio bom é aquele que freia mais mas sem travar a roda


Assim como a CB300 com ABS ? :G :G

O ABS em motos da muito mais segurança ou pouca coisa?

cattani
11-07-10, 22:17
Assim como a CB300 com ABS ? :G :G

O ABS em motos da muito mais segurança ou pouca coisa?


ABS é muito bom tbm

não trava as rodas :P

Diego Sport
11-07-10, 22:21
ABS é muito bom tbm

não trava as rodas :P


É...nao trava.

Mas o que eu acho é que se o cara souber freiar bem, até com uma moto sem ABS nunca vai travar as rodas.


Ai nao valeria a pagar a mais pra ter ABS na moto.

luciano streetfhather
11-07-10, 22:27
ABS é muito bom tbm

não trava as rodas :P
É mano nao trva mais tenta freia um abs em terreno acidentado pra oce ver o aperrei que oce vai passar :lol:

Zack
11-07-10, 22:29
É...nao trava.

Mas o que eu acho é que se o cara souber freiar bem, até com uma moto sem ABS nunca vai travar as rodas.


Ai nao valeria a pagar a mais pra ter ABS na moto.


Problema eh q quando tu se apavora, as vezes não consegue agir como deveria e o abs pensa por ti nessa hora!!!

Abs é muito mais seguro... pena ainda ser muito caro!

cattani
11-07-10, 22:30
É mano nao trva mais tenta freia um abs em terreno acidentado pra oce ver o aperrei que oce vai passar :lol:


hehehe

cattani
11-07-10, 22:31
hehehe


mas mesmo nos terrenos acidentados ele pensa e para por vc ;D

Alan Ranieri
11-07-10, 22:31
Posso dizer uma coisa o meu freio a tambor é bem ruim, e acho que o tambor está gasto parece que tem um calo no freio. Bom isso provavelmente será o motivo para eu migrar para o disco, sem falar que na queda que eu tive tenho convicção que o freio a disco me salvaria.

cattani
11-07-10, 22:33
Posso dizer uma coisa o meu freio a tambor é bem ruim, e acho que o tambor está gasto parece que tem um calo no freio. Bom isso provavelmente será o motivo para eu migrar para o disco, sem falar que na queda que eu tive tenho convicção que o freio a disco me salvaria.


Na minha RDzinha tive que ponhar freio a disco
que alias ja me salvou de algum apuro :D

XxUNOxX
11-07-10, 22:55
o Freio a disco, deveria ser 1 dos vários itens que as motos ja poderiam sair de fábrica com ele.
Uma coisa essencial que deveria ser LEI.
Abraços!

Ivan RJ
12-07-10, 01:43
Concordo UNO, assassino aonde?
Só não entendi qual o problema de frear em cascalho, óleo, areia, sabão em pó, com ABS. As rodas nunca irão travar, penso que seria obrigatório esse item. Iria salvar a vida de muito piloto que além de pensar que é piloto, pensa que sabe frear.
" FREIO QUE TRAVA A RODA, NÃO PARA A MOTO "
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Nem carro!!!

Zack
12-07-10, 01:52
Concordo UNO, assassino aonde?
Só não entendi qual o problema de frear em cascalho, óleo, areia, sabão em pó, com ABS. As rodas nunca irão travar, penso que seria obrigatório esse item. Iria salvar a vida de muito piloto que além de pensar que é piloto, pensa que sabe frear.
" FREIO QUE TRAVA A RODA, NÃO PARA A MOTO "
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Nem carro!!!


Isso é a pura verdade, ja ouvi falar que isso acontece pq a borracha do pneu tem uma temperatura minima e maxima pra ter aderencia eficaz, no caso não irá freiar com a sua total aderencia abaixo dessa temperatura e nem acima da maxima, e quando a roda trava a temperatura da borracha se eleve muito rapido perdendo então a aderencia...

Creio q seja + ou - isso

Thyago Mahon Barros
12-07-10, 02:04
O freio a disco é muito mais eficiente que o a tambos, isso nem se compara. :OK:

Firestorm
12-07-10, 02:10
meu fusca tem freio a tambor nas 4 rodas e posso dizer q é muito ruim se precisar freiar forte, ja peguei até mania de vim reduzindo marcha pra ajudar a parar

Zack
12-07-10, 02:13
meu fusca tem freio a tambor nas 4 rodas e posso dizer q é muito ruim se precisar freiar forte, ja peguei até mania de vim reduzindo marcha pra ajudar a parar


Sabe que esse é a maneira correta de dirigir né???

Nos cambios automaticos ele vai descendo a marcha conforme diminui a velocidade. O correto é agente fazer tbm, mas creio que em carro quase ninguem faz, ja na moto é normal ir descendo marcha...

Croko
12-07-10, 07:54
Sabe que esse é a maneira correta de dirigir né???

Nos cambios automaticos ele vai descendo a marcha conforme diminui a velocidade. O correto é agente fazer tbm, mas creio que em carro quase ninguem faz, ja na moto é normal ir descendo marcha...



Eu so um desses ae entao.. eu meto marcha na motka... vejo cruzamento eskina chegando... meto reduzida na criançaa....! boa!

agora eu usava o tambor.. colokei disco na minha agora.. diferenca? enorme.. disco desliza.. frena com qualidade.. tambor trava... ¬¬" qse capotei com o tambor.. numa frenagem brusca q eu deii.. foi sorte q nao fui po chao... DEUS tava do lado e me seguro ! :OK:

DOUGLAS 00
12-07-10, 09:10
Freio a disco é melhor que o tambor? Sim. Muito melhor.

Toda moto precisa ter freio a disco então? Não. Por exemplo, uma Honda Biz é muito bem servida pelo freio tambor grande que ela tem ( A Dream com o tambor pequeno era muito ruim...)

Tenho notado uma bela evolução dos tambores Honda, como o da CG 150 e das Biz. Se manter em ordem, ele fica devendo pouco a disco, NO USO URBANO e em VELOCIDADE BAIXA.

O melhor freio ainda é antever a jogada antes de ela acontecer!

domzito
14-07-10, 13:42
Aconteceu algo comigo a umas duas semana atras,

Saindo de um semafaro eu com minha twister e um outro rapaz do lado com um CG 150 (com freio a tambor), andamos 1 quarteirao e uma menina (nova de carta, com o carinho zero da mamae, não que seja preconceito, mas era a situacao), entra da nada de uma rua que cruzava anda 10 metro na avenida e me freia do nada, pra entrar em uma garagem, sem dar seta nem nada. e o pior, fez isso no meio da avenida.

A unica reacao tanto minha qto a do rapaz foi juntar os freios e tentar parar, minha moto parou a menos de 50 cm da traseira do carro, e a dele acertou em cheio. Estavamos nem a 40km/h no maximo

Ai eu pergunto: Qual é o mais eficiente?

Claro que a questão da eficiencia deve-se a varios fatores, Regulagem, Manutencao, Habilidade do Piloto, Estado dos Pneus, Temperatura do pneu, Velocidade e posicao do vento, posicao das constelacoes no dia :G :G , dentre outros.

Mas falando serio agora, mesmo minha moto sendo mais pesado que a do cara, e eu tbm pelo que parece eu sendo mais pesado, eu consegui parar e ele não, logo mostra que o freio a disco é superior

gd
14-07-10, 13:59
Freio a tambor é horrível.

Fiquei sem moto por muito tempo enquanto juntava grana pra comprar uma com. Me recuso a comprar uma moto sem freio a disco, pelo menos na dianteira.

bravo18br
14-07-10, 17:39
Freio a tambor é horrível.

Fiquei sem moto por muito tempo enquanto juntava grana pra comprar uma com. Me recuso a comprar uma moto sem freio a disco, pelo menos na dianteira.


2
Isso de fazer virar lei não cola. Mas se os consumidores se recusarem a comprar modelos sem freio a disco, garanto que todas as motos novas vão começar a ter.....

Aproveitando, vai uma dúvida minha.
Na minha ex-titan, eu percebia claramente que em dias de chuva, o freio a disco ficava bem mais fraco.
Porém na XT atual, isso não ocorre. A pinça morde nervoso mesmo com o disco molhado...

Alguém percebeu isso? Será que tinha algo a ver com as pastilhas da CG (cobreq)? De qualquer forma, também uso cobreq na X, sem problemas...

sei lá...

f3rn4nd0
15-07-10, 15:02
2
Isso de fazer virar lei não cola. Mas se os consumidores se recusarem a comprar modelos sem freio a disco, garanto que todas as motos novas vão começar a ter.....

Aproveitando, vai uma dúvida minha.
Na minha ex-titan, eu percebia claramente que em dias de chuva, o freio a disco ficava bem mais fraco.
Porém na XT atual, isso não ocorre. A pinça morde nervoso mesmo com o disco molhado...

Alguém percebeu isso? Será que tinha algo a ver com as pastilhas da CG (cobreq)? De qualquer forma, também uso cobreq na X, sem problemas...

sei lá...


Talvez sua pinça seja de duplo pistão ... o que dá mais aderência....

Aproveitando o tópico, resolvi hoje trocar o pedal de freio da minha YES, e a moto parece OUTRA!! por uns momentos, passei a acreditar que o freio de trás estava parando mais a moto do que o freio da frente! Realmente apenas a mudança do pedal mudou o freio de uma tal forma que parece mentira que é o mesmo freio da YES. Mudou da água pro vinho, literalmente!

Vou ver durante a semana se continua dessa forma, se continuar maravilha!

jobarte
15-07-10, 15:06
Eis a pergunta, vocês falam de freio a disco/tambor na dianteira ou na traseira?

Se for traseira, independente de ser a disco, tambor ou você enfiar um cabo de vassoura na roda, ela vai travar mesmo dependendo da velocidade e do pânico.

Agora a roda da frente travar também dependendo da freada, essa é nova para mim, desconhecia isto até então :0_0:

Caique
15-07-10, 16:02
meu fusca tem freio a tambor nas 4 rodas e posso dizer q é muito ruim se precisar freiar forte, ja peguei até mania de vim reduzindo marcha pra ajudar a parar

Fusca até com freio a disco não para pq ele funciona parecido com moto o pedal aciona o burrinho do pedal q mandao oleo com pressão para os burrinhos da roda já us mais novo é a vacuo.
EU acho q se comparando 2 motos novas uma com tambor e outra com freio a disco o a disco só ganha por causa do resfriamento ser mais rápido.

bravo18br
15-07-10, 16:09
Eis a pergunta, vocês falam de freio a disco/tambor na dianteira ou na traseira?

Se for traseira, independente de ser a disco, tambor ou você enfiar um cabo de vassoura na roda, ela vai travar mesmo dependendo da velocidade e do pânico.

Agora a roda da frente travar também dependendo da freada, essa é nova para mim, desconhecia isto até então :0_0:


Já aconteceu comigo. Cagaço total.
Foi na titan ainda.... tava rápido, na rápida santa cândida centro e um carro parou do nada, nem entendi pq..... colei no freio, ela quase levantou a traseira, e apoiei os pés no chão e a roda dianteira escorregou um bom pedaço. Mas o piso não estava muito limpo, pq se tivesse, eu acho que não teria escorregado, o mais provável teria dado um RL (e me empacotado pois não manjo NADA de manobras)....

edumrq
15-07-10, 16:19
jobarte estamos falando de freio na frente, nunca dirigi uma moto com freio a tambor só mobilete e espero continuar assim

Caique
15-07-10, 16:20
jobarte estamos falando de freio na frente, nunca dirigi uma moto com freio a tambor só mobilete e espero continuar assim

Vc é motorista de moto :drool: :drool: :lol: :lol: :lol: :lol:

Guilherme Rabelo
15-07-10, 17:43
freio abs é muito eficiente mesmo creio que nenhuma pessoa consiga parar uma moto sem travar com a mesma eficiencia do abs. ele é ruim somente em estradas de terra

jobarte
15-07-10, 17:52
Bom, comigo nunca aconteceu da roda da frente travar, o mais perto disso foi forçar o amortecedor (quando ele da aquela descida brusca) e só.

leonardoeng1
15-07-10, 23:30
Boa noite pessoa!

O freio a disco tem maior area de contato que melhorar a frenagem, alem de estar esposto o que facilita a propagação de calor para o ambiente o prorpio formato do disco já facilita dispersão do calor o tambor não tem esta vantagen pois esta fechado dentro do tambor ou cubo a medida que o freio vai aquecendo as pessas vão sofrendo dilatação no caso do disco a dilatação ajuda na freagem no caso do tambor pode até ocorrer travamento inesperado, a diferença que voçê sentiu no disco dele ser mais "leve " e por que é hidraulico na maioria são hidraulico o que deixa o manete mais sensivel ao aperto, então concluindo o disco e melhor por casusa destas caracterisitca e por isso e usado em larga escala tanto na rua como em competições o tambor é usado por causo do seu baixo custo de fabricação.

O abs freia melhor no asfalto e na terra, independe do terreno, a maior diferença é na pilotagem no abs tem que aperta e esperar para não pode ir soltando aos poucos pois o ferio perde eficiencia.

entre um piloto profissional e um freio abs fico com o abs pois nunca se sabe quando vc vai levar um susto e freiar de qualquer jeito e talvez cair.


Espero ter esclarecido suas duvidas!

abraços!

edumrq
16-07-10, 00:49
É mano nao trva mais tenta freia um abs em terreno acidentado pra oce ver o aperrei que oce vai passar :lol:


em terreno acidentado ele freia bem do mesmo geito, as rodas não travam e a traseira não sai de lado

junior_itj
18-09-10, 17:51
Essa semana, apesar de meu freio ser tambor ele me salvou de uma, um carro na minha frente tava parado sem o alerta, e eu não percebi, quando vi tava a 60km/h a uns 10 metros do carro, freiei e consegui parar antes de bater, fiquei pensando, se eu tivesse numa ESD nesse momento, eu pensaria assim "ainda bem que tenho freio a disco, se não teria batido". Mas não bati, e parei numa emergência total, apesar do disco ser realmente melhor, ainda confio no velho tambor, o problema é necessitar de um aperto as vezes, talvez esteja aí a má fama, o pessoal não aperta o freio, ai vai ficando cada vez mais solto e menos eficiente, eu sempre deixo ele bem apertado.

mdorigon
18-09-10, 19:39
Ja andei em moto com freio a tambor, nunca tive. Pode ser que vc não tenha notado tanta diferença no pouco que usou... e o nosso amigo do ultimo post, graças a Deus que vc parou, mas se vc tivesse vindo com ele muito quente, de um trajeto que normalmente vc usa mais freio, ou estivesse com um garupa tb, ou as duas situações, iria entender a diferença do freio a disco pro tambor. Como ja disseram, o acionamento é mais leve pq é hidraulico. Não sei se os tambores costumam quebrar o cabo de aço de acionamento...mas numa desse tb o motorista gruda com força o manete e pode acabar tendo uma surpresa desagradavel.
Freio a disco, pneu sem camara e partida eletrica deviam ser itens obrigatórios... qto vezes vc ve motociclistas tendo que pedalar no meio da rua pq a moto morre e aquele transito atras ? Pneu sem camara não preciso nem falar, freio a disco idem.

Caique
18-09-10, 19:42
vc sabe q os primeiros freios a disco eram a cabo né................

Alan Ranieri
18-09-10, 20:27
Ja andei em moto com freio a tambor, nunca tive. Pode ser que vc não tenha notado tanta diferença no pouco que usou... e o nosso amigo do ultimo post, graças a Deus que vc parou, mas se vc tivesse vindo com ele muito quente, de um trajeto que normalmente vc usa mais freio, ou estivesse com um garupa tb, ou as duas situações, iria entender a diferença do freio a disco pro tambor. Como ja disseram, o acionamento é mais leve pq é hidraulico. Não sei se os tambores costumam quebrar o cabo de aço de acionamento...mas numa desse tb o motorista gruda com força o manete e pode acabar tendo uma surpresa desagradavel.
Freio a disco, pneu sem camara e partida eletrica deviam ser itens obrigatórios... qto vezes vc ve motociclistas tendo que pedalar no meio da rua pq a moto morre e aquele transito atras ? Pneu sem camara não preciso nem falar, freio a disco idem.


Concordo com tudo que disse, apenas partida elétrica que em motos pequena para mim é supérfluo... Ou se viesse como na EUROPA e algumas motos comercializadas no Brasil, com elétrica e pedal. No resto endosso novamente o que você disse.

FloodDesu
18-09-10, 20:30
Além da capacidade maior de frenagem e não ter que ficar regulando nada, acho que a principal diferença é a temperatura: no final de uma serra, o disco está bem mais frio que o tambor e acho que aí ele mostra toda sua vantagem, qualquer freada mais forte no tambor e a roda trava, por causa da dilatação, já no disco isso não deve ocorrer.

junior_itj
18-09-10, 21:00
Além da capacidade maior de frenagem e não ter que ficar regulando nada, acho que a principal diferença é a temperatura: no final de uma serra, o disco está bem mais frio que o tambor e acho que aí ele mostra toda sua vantagem, qualquer freada mais forte no tambor e a roda trava, por causa da dilatação, já no disco isso não deve ocorrer.


com certeza, faz todo o sentido, apesar de nunca ter passado susto com o tambor, sei que o disco é mil vezes mais confiável que o tambor, só não comprei a esd mesmo porque eram mil reais a mais, e não tinha condições na época. abraços

FloodDesu
18-09-10, 21:09
com certeza, faz todo o sentido, apesar de nunca ter passado susto com o tambor, sei que o disco é mil vezes mais confiável que o tambor, só não comprei a esd mesmo porque eram mil reais a mais, e não tinha condições na época. abraços


Você poderia tentar adaptar o freio a disco na sua, ficaria bacana. Porém em relação ao preço eu não tenho ideia. Mas se eu fosse pegar uma 150/125 hoje, eu me apertaria mais, cortaria até os custos com refrigerante se necessário pra pegar uma com disco, pago mil a mais hj no sacrifício, amanhã o freio me paga de volta, e com juros, quando salvar minha vida. :OK: :OK:

Dayron89
18-09-10, 21:14
Você poderia tentar adaptar o freio a disco na sua, ficaria bacana. Porém em relação ao preço eu não tenho ideia. Mas se eu fosse pegar uma 150/125 hoje, eu me apertaria mais, cortaria até os custos com refrigerante se necessário pra pegar uma com disco, pago mil a mais hj no sacrifício, amanhã o freio me paga de volta, e com juros, quando salvar minha vida. :OK: :OK:


Belas palavras Flood..

Junior a minha moto é a versão K,a tambor,instalei o freio a disco a um mês e ele já me pagou como disse o Flood,já evitei colisões que não seriam possíveis com o tambor,a frenagem e precisão de um sistema de freio a disco bem montado só te trarão prazer e segurança..
Se precisar de dicas onde comprar o Kit de freio a disco me dá um toque que te ajudo,o meu é da marca SCUD e está mais que aprovado.. :OK:

Abraço

charlespicol
18-09-10, 22:18
pra mim ..o freio a disco trava a roda e o tamor nao ...acredito nessa diferença ....se tiver que freia em pouca distancia o disco trava ....mas o tambor nao ..ele apenas da uma segurada ..mas voce acaba passando da freiada que pretendia

mdorigon
19-09-10, 11:36
pra mim ..o freio a disco trava a roda e o tamor nao ...acredito nessa diferença ....se tiver que freia em pouca distancia o disco trava ....mas o tambor nao ..ele apenas da uma segurada ..mas voce acaba passando da freiada que pretendia


Bem, juro que em 4 anos...e nos primeiros meses que comprei minha intruder, eu nunca tinha andado de moto e nem carta tinha...e não consegui travar a roda. Até hj, agora com a yes tb não aconteceu isso. Não sei como que realmente acontece isso...vc´s travam roda assim com tanta facilidade aonde ? Na terra ? Ruas esburacadas ? Sera que eu sou tão pesado assim que minha moto não trava :( (ja tive com 104 kg...hj 95)



vc sabe q os primeiros freios a disco eram a cabo né................

Sim, não me recordo o modelo...era a turuna ou a ml ?

Caique
19-09-10, 11:44
pra mim ..o freio a disco trava a roda e o tamor nao ...acredito nessa diferença ....se tiver que freia em pouca distancia o disco trava ....mas o tambor nao ..ele apenas da uma segurada ..mas voce acaba passando da freiada que pretendia

A fan aqui de casa tem freio a tambor e trava a roda no asfalto ,se quer travar trava se não quiser não trava e é mais macio q a disco,unica diferença é q no disco tem um pouquinho mais de precisa~,já no tambor não parece q o cabo estica sei lá,hshauhsahushuahu

chiccoli
19-09-10, 13:01
até na cg 99, q a faixa era mais fina..., ñ travava..

atualmente.., coma faixas mais largas..

tah quase a msm coisa..
mas se vc andar encima de pedra, ou areia no asfalto.., pode ser qualquer uma.., se grudar do freio.;., é chão...

faça o q eu faço.., use 2 dedos pra freiar...

mania de bicicleta.., usava pneu 1.00, qualquer coisinha.., é chão.., escorrega até no asfalto..

Marlon de Lima
19-09-10, 13:51
ele é tão bom que é preciso ate tomar cuidado na hora de freiar
se não é chão na certa!

cabra de brasilia
19-09-10, 14:38
Pilotei a XRE 300 C-ABS é massa demais passar em um trecho cheio de areia na pista encher com gosto a mão e pé no freio e ver a moto parar retinha e de imediato.....parece mágica!

Diego Sport
19-09-10, 14:44
Pilotei a XRE 300 C-ABS é massa demais passar em um trecho cheio de areia na pista encher com gosto a mão e pé no freio e ver a moto parar retinha e de imediato.....parece mágica!


Deve ser muito bom mesmo.

Garanto que daqui a alguns anos, vai ser mais um item de série obrigatório em motos médias-grandes, assim como todo carro tambem deveria ter.

chiccoli
19-09-10, 16:52
Deve ser muito bom mesmo.

Garanto que daqui a alguns anos, vai ser mais um item de série obrigatório em motos médias-grandes, assim como todo carro tambem deveria ter.


no dia q for obrigatório freio abs acabou a esportividade, acabou o real controle do piloto..

o abs é igual a injeção.., demora quase um segundo pra pensar...
para os q curtem manobras ele ñ presta.., justamente pela demora...

e se é no piso seco, o freio a disco comum, para mais rapido

é uma coisa a ser pensada...

Caique
19-09-10, 16:55
igual F1 acabou o encato...........

cabra de brasilia
19-09-10, 17:01
E cada idiotice que eu ouço que meu Deus....seguir o caminho dos antigão.......vazar do PN também. :d

saintclair
19-09-10, 17:13
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


:lol:

tom crazy
19-09-10, 17:15
no dia q for obrigatório freio abs acabou a esportividade, acabou o real controle do piloto..

o abs é igual a injeção.., demora quase um segundo pra pensar...
para os q curtem manobras ele ñ presta.., justamente pela demora...

e se é no piso seco, o freio a disco comum, para mais rapido

é uma coisa a ser pensada...


Pode botar piso seco, molhado, com areia ou não, o ABS sempre vai parar antes. Resposta da injeção varia da calibragem dela, esportivas respondem melhor injetadas que carburadas, é mera questão de prioridade na programação da injeção.

fabianoaspro
19-09-10, 18:13
no dia q for obrigatório freio abs acabou a esportividade, acabou o real controle do piloto..

o abs é igual a injeção.., demora quase um segundo pra pensar...
para os q curtem manobras ele ñ presta.., justamente pela demora...

e se é no piso seco, o freio a disco comum, para mais rapido

é uma coisa a ser pensada...


Realmente! Todo dia de manhã cedo quando saio de casa eu pego meu capacete e dou uma de piloto pra ir no trabalho! Saio costurando, torço o cabo, e acelero no corredor com segurança a mais de 100Km/h!
Para né! Piloto? Acho que a palavra seria 'motociclista' certo? Queria eu ter ABS para andar cada dia mais seguro. Se o 'piloto' quiser daí ele tem que pilotar na pista e não na rua!

pistão
19-09-10, 18:19
Realmente! Todo dia de manhã cedo quando saio de casa eu pego meu capacete e dou uma de piloto pra ir no trabalho! Saio costurando, torço o cabo, e acelero no corredor com segurança a mais de 100Km/h!
Para né! Piloto? Acho que a palavra seria 'motociclista' certo? Queria eu ter ABS para andar cada dia mais seguro. Se o 'piloto' quiser daí ele tem que pilotar na pista e não na rua!

http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/s/smiley_gargalhada-3212.gif
racehi o bico de rir aki !!! cruel!!!
rsrsr

tom crazy
19-09-10, 18:21
O pessoal as vezes confunde uma coisa, ter controle eletronico não significa andar menos, mesmo em competição, o que acontece é que vc deixa uma margem maior pra erros, pois o sistema permite isso, nesse ponto realmente pode atrapalhar a competitividade, pois a diferença entre um piloto e outro pode ficar minimizada pela eletronica. Agora da uma mesma moto, pra um mesmo piloto, no mesmo circuito, uma "a moda antiga" e outra com ABS e injeção, tenho certeza que a moto com ABS e injeção vai fazer tempo de volta melhor que a outra. O que acontece as vezes é o caso igual da twister e da cb 300, onde o pessoal tem dito que a twister anda mais que a cb, que as 50 cilindradas não fazem diferença e etc, só que esqueceram de um simples detalhe, uma é feita pra cumprir uma norma de poluição e a outra é feita pra cumprir uma norma mais rigida ainda, ou seja, acabou sacrificando o desempenho em prol de menos poluição. Foi igual aconteceu na era dos primeiros carros com catalizador e etc.

Bruno Boo
19-09-10, 18:39
Freio à disco um bilhão de vezes melhor que freio à tambor !

Quando se está a uns 60kms/h até vai, o tambor vai bem, mas tenta parar a moto à 100km/h com o tambor e com o disco e me fala qual se sai melhor !

Sem comparação, se não trocar de moto logo vou colocar disco na minha Factor...

Nickneo
20-09-10, 10:26
Pessoal, concordo que o disco é infinitamente melhor, mas tem um caso específico que não sei...

Na areia ou asfalto com areia, acho que os dois freios têm um limite, passando desse limite a roda trava e é chão, indepentendemente do freio.. Nesse caso nao vejo vantagem no disco, da no memso.


Quanto ao ABS, o carro aqui de casa tem e freio a disco nas quatro rodas, é BRUTAL a diferença pra outro carro do mesmo modelo que tem freio a disco só na frente e sem ABS, isso no asfalto, pq na estrada de chão o abs caga o pau. Se tacar o pé no freio o carro não para não, ai o motorista tem que dosar o pé pq se ele quiser usar o ABS não tá´se ajudando não. Nas motos com ABS nao é do mesmo jeito???

Outra coisa, ngm sabe quanto se gasta pra colocar disco na bros não?

D.Lima
20-09-10, 15:46
Ontem passei por uma situação um tanto quanto complicada.

Estava chegando em um cruzamento com semáforo, o sinal estava verde pra mim, mas ele passou muito rápido para o vermelho (quase não deu pra ver a luz amarela) e como não estava no meio da travessia do cruzamento, tive que freiar. Primeiro soltei o acelerador e reduzi marcha, depois usei os dois freios. Consegui parar a moto a tempo, porém ela ainda derrapou alguns poucos centímetros (coisa insignificante). Detalhe: tava levando um amigo na garupa. Se tivesse usado apenas o freio traseiro, como muitos fazem, a moto não pararia a tempo e, dependendo da força usada na frenagem, a roda travaria. A eficiência do freio a tambor depende muito do piloto. Agora, claro que o freio a disco é muito mais eficiente.

Rodolfo Henrique
20-09-10, 16:27
Pessoal, concordo que o disco é infinitamente melhor, mas tem um caso específico que não sei...

Na areia ou asfalto com areia, acho que os dois freios têm um limite, passando desse limite a roda trava e é chão, indepentendemente do freio.. Nesse caso nao vejo vantagem no disco, da no memso.


desenterraram o topico ne rsrs


mas nao entendi oque o amigo disse
um tanto quanto confuso

vc elogiu ou nao o DISCO e o ABS
:/?


Quanto ao ABS, o carro aqui de casa tem e freio a disco nas quatro rodas, é BRUTAL a diferença pra outro carro do mesmo modelo que tem freio a disco só na frente e sem ABS, isso no asfalto, pq na estrada de chão o abs caga o pau. Se tacar o pé no freio o carro não para não, ai o motorista tem que dosar o pé pq se ele quiser usar o ABS não tá´se ajudando não. Nas motos com ABS nao é do mesmo jeito???

Outra coisa, ngm sabe quanto se gasta pra colocar disco na bros não?

*lelo
20-09-10, 16:38
O ABS é um item muito importante, eu tenho vontade de comprar a CB 300 com ABS, o problema é o preço hehe

Principalmente nos momentos de pânico, se a tua moto não tiver ABS é praticamente certeza que vai travar a roda...

Imagina essa situação: Vc andando de boa com a motoca na avenida, do nada um carro entra na tua frente e freia com tudo, algo que vc não esperava, a tua reação será alicatar com vontade os freios, não importa se é experiente ou não, no momento de panico vc vai apertar aquele manete com tanta força que vc nem imagina hehe

Se a moto tiver ABS ela vai dar aquela freada brusca, mas não vai travar, vai reduzir bastante a velocidade, se não tiver ABS a roda simplesmente desliza, igual sabão no gelo...

VINICIUSMIRANDA.W
23-09-10, 13:00
Sem duvida o freio a disco é melhor em TODOS os sentidos que o a tambor!
Mas vamos comparar freio a tambor antigo com freio a tambor novo. comparar freio a disco antigo com tambor novo é regredir...
Sobre o ABS temos que pensar da mesma forma pois os novos ABS não demoram nem perto de um milesimo de segundo ao contrario dos antigos ABS, hoje uma XRE ou CB 300 com ABS freiam melhor que uma BMW F 650 GS com ABS porque não importa o nome e o porte da moto/marca mas sim a idade/capacidade da tecnologia.

Joao XTZ
23-09-10, 13:16
Sem duvida o freio a disco é melhor em TODOS os sentidos que o a tambor!
Mas vamos comparar freio a tambor antigo com freio a tambor novo. comparar freio a disco antigo com tambor novo é regredir...
Sobre o ABS temos que pensar da mesma forma pois os novos ABS não demoram nem perto de um milesimo de segundo ao contrario dos antigos ABS, hoje uma XRE ou CB 300 com ABS freiam melhor que uma BMW F 650 GS com ABS porque não importa o nome e o porte da moto/marca mas sim a idade/capacidade da tecnologia.


eta , e o melhor , o ABS das XRE é feito pra andar na Terra , e isso não é visto nem nas motos bem maiores , como as R 1200 GS Adventure da BMW ... que até pedem pra desligar o ABS na Terra ;;;

valeu ...

Bruno Boo
23-09-10, 15:06
Outra coisa, ngm sabe quanto se gasta pra colocar disco na bros não?

Cara, o mais barato que achei foi um sistema Honda/Yamaha nesse preço:

Kit Freio com Burrinho, Flexível, Pinça, Manete e Disco - R$160,00
Canelas de freio à disco - R$60 a unidade.
Raios Cromados - R$30,90
Cubo - R$83,00

Somando tudo sai por R$393,90 ! Eu ainda estou comprando junto um aro de aluminio da three heads para colocar junto com esse sistema, o aro é R$73,00 e a medida é 18.5 ! Sai tudo por R$466,90. Isso em SP capital.

BADANHA
23-09-10, 15:10
só vale lembrar que o ABS nao diminui o espaço nescessario para a FRENAGEM, a unica função do ABS é evitar o travamento da Roda e a perda de estabilidade causada por isso.

Esse negocio de ABS para antes nao existe.

tom crazy
23-09-10, 22:08
só vale lembrar que o ABS nao diminui o espaço nescessario para a FRENAGEM, a unica função do ABS é evitar o travamento da Roda e a perda de estabilidade causada por isso.

Esse negocio de ABS para antes nao existe.


Justamente por não travar a roda que ele para antes.

Croko
23-09-10, 22:17
só vale lembrar que o ABS nao diminui o espaço nescessario para a FRENAGEM, a unica função do ABS é evitar o travamento da Roda e a perda de estabilidade causada por isso.

Esse negocio de ABS para antes nao existe.



Uéee na reportagem do Auto Esporte os mano la que testa o ABS disse que o ABS freia antes que os freios normais sim.. :G :G

_CABELO_
26-09-10, 14:54
ABS sempre para antes simplesmente por não deixar as rodas travarem.


A unica desvantagem do ABS é na terra. Na terra quando voce freia e a roda trava a terra acumula na frente dos pneus criando uma barreira que te ajuda a frear, já o ABS comum não deixa isso acontecer. Mas é logico que já existe o ABS que identifica que o carro esta em um trecho de terra e deixa o pneu travar, o que pode ser o caso dos ABS da Honda.

rabujinho
26-09-10, 15:05
Bom, como ABS pra mim é só um sonho, deixa eu aqui com meus freios a disco mesmo!!!!!!

BADANHA
26-09-10, 17:08
Uéee na reportagem do Auto Esporte os mano la que testa o ABS disse que o ABS freia antes que os freios normais sim.. :G :G


ele diz que nao altera, a unica diferença ´que que as rodas nao travam e se pode contornar uma curva com os freios acionados

tom crazy
26-09-10, 19:13
Justamente, se as rodas não travam vc para antes.

Tem uma materia no best car web site no lançamento da CB300 e fizeram o teste de frenagem com a versão com ABS e depois com a sem ABS.

http://www2.uol.com.br/bestcars/motos/honda-cb-300r-xre-300-abs-1.htm

A parte que importa é essa:
"....Impressiona o aumento substancial no espaço de frenagem sem ABS, na ordem de 20%, mas também a dificuldade em frear sem travar a roda traseira."

Castrovox
28-09-10, 16:52
Frear sem travar as rodas é essencial. Já evitei muito acidente usando essa prática que venho treinando a anos.
Frear o máximo possível sem travar as rodas.

Alan Ranieri
28-09-10, 17:36
Gostaria que minha moto tivesse disco pelo menos na dianteira, freio a tambor pelo menos o meu é deficiente, ainda mais quando ando com garupa eu fico até com receio, um dia pretendo “upar” o sistema de freio da minha motinha.