PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre liquido "pingando" no escapamento de uma fan 2010



Bruno Barcellos
12-07-10, 11:32
Olá pessoal
Comprei minha primeira moto, uma fan 125 ano 2010. Não tenho nenhuma experiencia com moto... Notei que quando ligo ela, vaza um liquido do escapamento, bem acima de onde fica o pedal do freio. O pessoal da loja onde comprei falou que isso é normal por causa do frio (aqui pela manha esta fazendo uns 6 graus). Isso realmente é normal?
Mais uma duvida, com a moto fria é normal ela so pegar com a ajuda do afogador? isso danifica a moto? no manual dela fala que nao se deve usar o afogador muitas vezes.
E para finalizar minha ultima duvida rsrsrsrs. Verifiquei o nivel do oleo da maneira que fala la no tal manual e vi que estava baixo. Bah a moto tem 3 dias e ja estaria com o oleo baixo???

É complicado nao ter experiencia rsrsrsrs
Obrigado desde ja!

roschneider
12-07-10, 11:36
Olá pessoal
Comprei minha primeira moto, uma fan 125 ano 2010. Não tenho nenhuma experiencia com moto... Notei que quando ligo ela, vaza um liquido do escapamento, bem acima de onde fica o pedal do freio. O pessoal da loja onde comprei falou que isso é normal por causa do frio (aqui pela manha esta fazendo uns 6 graus). Isso realmente é normal?
Mais uma duvida, com a moto fria é normal ela so pegar com a ajuda do afogador? isso danifica a moto? no manual dela fala que nao se deve usar o afogador muitas vezes.
E para finalizar minha ultima duvida rsrsrsrs. Verifiquei o nivel do oleo da maneira que fala la no tal manual e vi que estava baixo. Bah a moto tem 3 dias e ja estaria com o oleo baixo???

É complicado nao ter experiencia rsrsrsrs
Obrigado desde ja!


facil cara primeiro sobre o liquido provavelmente eh condensaçao, verifica se eh branco tipo agua se for eh isso mesmo senao garantia
segundo dia frio eh normal mesmo soh pegar com afogador, o que diz no manual de usar muito eh deixar ele puxado muito tempo pois o afogador diminui a entrada de ar no bura pra mistura ficar rica e pegar melhor com a minha eu uso da seguinte forma, ligo ela com o afogador puxado, viro o motor eu baixo ele....
sobre o nivel do oleo leva na cc que se realmente ta baixo foi falha na ativaçao da moto eles completam sem grilo.....

no mais
prudencia no uso da moto e aproveite pq como diz a assinatura de um colega nosso
"moto eh uma droga que vicia no primeiro uso"

Bruno Barcellos
12-07-10, 11:41
Realmente o liquido que esta pingando é transparente, tipo agua mesmo (mas nao é agua).
Sobre o oleo, vou pedir para alguem verificar para mim novamente, se realmente estiver baixo levo para eles olharem.
Obrigado pela resposta!

leonardoeng1
12-07-10, 19:08
Da minha tambem sai, sempre sai pouco e liquido igual agua nao tem cheiro e nem cor .

o afogador aqui em minas a temperatura numca e abixo dos 10 graus e sempre uso para ligar, mais o manual fala para ficar 30s com ele puxado para esquentar.

Roberval3000
12-07-10, 19:10
troca d eposto tem muita agua no combustivel

essa agua vai corroer o escape

chuckzin
12-07-10, 19:25
troca d eposto tem muita agua no combustivel

essa agua vai corroer o escape


Pode ser isso mesmo!

Embaixo do escape, se conseguir ver, há um furo o qual serve exatamente pra isso, eliminar todo e qualquer liquido que venha a se acumular por ali! ;)

Afogador? Uso só na hora da partida, 2~3s já baixo!

Óleo, pode ser que tenha vindo com o oléo baixo mesmo, tente fazer a troca, mesmo que não esteja nos 1mil km ainda.. custa pouco e ira confirmar essa duvida :OK:

tiagosuki
12-07-10, 19:29
será que não é agua da bateria q deve está vazando? :(

blaugusto
12-07-10, 19:53
Sobre o óleo: pode ser que ela já veio com nivel baixo.

Afogador: existe para ser usado. Problema é deixar ele ligado muito tempo. Usar só pra ligar não é problema! ;)

Sobre o liquido: ele escorre quando a moto está desligada? Ou surge quando vc liga?

Stone
12-07-10, 20:06
Esse líquido aí é agua mesmo que sai do catalizador enquanto a moto está fria

Bruno Barcellos
13-07-10, 10:08
Sobre o óleo: pode ser que ela já veio com nivel baixo.

Afogador: existe para ser usado. Problema é deixar ele ligado muito tempo. Usar só pra ligar não é problema! ;)

Sobre o liquido: ele escorre quando a moto está desligada? Ou surge quando vc liga?


Não, somente quando eu ligo ela. quando ela esta desligada nao pinga esse liquido

romanex
13-07-10, 16:03
Antigamente você sabia que um carro tava com junta queimada por que saia agua pelo escapamento.....
só não valia para carro a alcool, pois no final da queima, há um residuo de agua....
nossa gasolina leva aproximadamente 20% de alcool....
hoje, todo carro libera um pouco de vapor de agua pelo escapamento, sendo que dependendo se leva catalisador ou não, pode chegar a borrifar gotas de agua quando frio.....
nas maioria das motos você não percebe esse residuo porque o escapamento tem inclinação, ai o residuo de agua acaba sumindo dentro do escapamento, com o funcionamento e o aquecimento, transformando-se em vapor....
como sua moto tem catalisador, só pode ser agua....se fosse combustivel, o catalisador iria ficar impregnado e acabaria por estourar, tal como nos carros...
é por isso que tem de se tomar cuidado ao colocar alarmes em veiculos com catalisador....
o sistema nunca pode cortar a ignição, pois senão poderá causar a explosão do catalisador e até danos no motor se o mesmo ficar impregnado de combustivel e ocorrer uma faisca.....
ele deve cortar o combustivel ou a partida (sendo que na partida ele perde a funcionabilidade, pois basta dar um tranco) .

Alan Ranieri
13-07-10, 16:29
Toda a reação de combustão seja álcool ou gasolina tem como subproduto vapor de água, entretanto nunca observei isso na minha moto. Como minha moto não tem catalisador acho que não deve ocorrer.

Thyago Mahon Barros
13-07-10, 20:41
facil cara primeiro sobre o liquido provavelmente eh condensaçao, verifica se eh branco tipo agua se for eh isso mesmo senao garantia
segundo dia frio eh normal mesmo soh pegar com afogador, o que diz no manual de usar muito eh deixar ele puxado muito tempo pois o afogador diminui a entrada de ar no bura pra mistura ficar rica e pegar melhor com a minha eu uso da seguinte forma, ligo ela com o afogador puxado, viro o motor eu baixo ele....
sobre o nivel do oleo leva na cc que se realmente ta baixo foi falha na ativaçao da moto eles completam sem grilo.....

no mais
prudencia no uso da moto e aproveite pq como diz a assinatura de um colega nosso
"moto eh uma droga que vicia no primeiro uso"


Correto. :OK:

omesmojairo
14-07-10, 17:13
reparei isso aqui outro dia, liguei a moto de manhã e começou a escorrer naquele furo q tem debaixo do escapamento.
mas escorreu bastante!

pensei duas coisas:
1. a gasolina nao tem álcool na composição, entao nao é;
2. um pivete colocou água no escape durante a noite pra me sacanear (fiquei com essa).

hj de manhã vi uma coisa interessante: uma moto na minha frente soltando um vapor no escape como os carros a álcool, nao vi o modelo da moto, mas tinha dois escapes, entao nao era titan mix. :lol:

romanex
14-07-10, 19:05
Por força de lei, a nossa gasolina é acrescida de 18 a 25% de alcool antes da distribuição....
http://www.planetaoffroad.com/p12l71.htm
http://www2.fc.unesp.br/lvq/exp02.htm
Como foi observado pelo Alan Ranieri, as dois combustiveis tem como subproduto o vapor de agua....
porém no alcool, essa produção é maior.....
por isso que hoje em dia é perceptivel, em alguns casos, a saída de vapor de agua pelo escapamento, mesmo em veiculos a gasolina.... (afinal estamos com quase 1/4 de tanque de alcool, e o pior: pagando por gasolina)....
normalmente isso é mais visivel em dias frios....

Rogerio Diniz
14-07-10, 19:17
É agua mesmo, aqui deu 0° ontem e sai agua da minha quando ta frio assim ;)

omesmojairo
14-07-10, 19:18
Por força de lei, a nossa gasolina é acrescida de 18 a 25% de alcool antes da distribuição....
http://www.planetaoffroad.com/p12l71.htm
http://www2.fc.unesp.br/lvq/exp02.htm
Como foi observado pelo Alan Ranieri, as dois combustiveis tem como subproduto o vapor de agua....
porém no alcool, essa produção é maior.....
por isso que hoje em dia é perceptivel, em alguns casos, a saída de vapor de agua pelo escapamento, mesmo em veiculos a gasolina.... (afinal estamos com quase 1/4 de tanque de alcool, e o pior: pagando por gasolina)....
normalmente isso é mais visivel em dias frios....


a gasolina q eu uso nao tem álcool, é da Argentina. q eu saiba nao tem alcool, ou se tem é muito pouco, agora fiquei com dúvidas. :0_0:

romanex
14-07-10, 21:13
se for o combustivel distribuido normalmente no Brasil, leva alcool....
na Argentina não creio que seja adicionado o alcool, pois é lei Brasileira......
como você abastece com gasolina Argentina?
você mora na Argentina ou na divisa?

omesmojairo
14-07-10, 21:16
se for o combustivel distribuido normalmente no Brasil, leva alcool....
na Argentina não creio que seja adicionado o alcool, pois é lei Brasileira......
como você abastece com gasolina Argentina?
você mora na Argentina ou na divisa?


na divisa, 7km de distancia :G
estou abastecendo lá, gasolina pura por R$ 1,85 :OK:

Rogerio Diniz
14-07-10, 22:53
na divisa, 7km de distancia :G
estou abastecendo lá, gasolina pura por R$ 1,85 :OK:



manda uns gloes de gasolina pra ca,

é aquela azul?


aki no aeroporto os caras nao querem mais me vender :s

omesmojairo
14-07-10, 23:00
manda uns gloes de gasolina pra ca,

é aquela azul?


aki no aeroporto os caras nao querem mais me vender :s


é azul sim, octanagem 95, marca super XXI dos postos YPF ]:)
do posto Shell eu nao gostei, a moto ficou falhando :NOOK:

mas com essa aí ela roda liso :D

Rogerio Diniz
14-07-10, 23:08
cara eu andei 1 mes com essa gasolina azul,a desgraçada chegava a fica branco na saida do cano

coisa mais linda de a moto com o cabo enrolado

kkkkk

nao falhava nada

só q os caras descobrirao q eu tava comprando gasolina no aeroporto e forao la pedi em bando

dai o cara paro d vende

(sacanagem :-/

Diego.fcs
14-07-10, 23:14
Isso ocorria algumas vezes em minha antiga XTZ, que tem um "dreno" no escape bem na parte de baixo da curva dele, a balança ficava com marcas de água, deve ser algum excesso, ou umidade ou proveniente de gasolina meio ruim.

Quanto a sua gasolina, deve ser alguma diferente, e não a azul de aviação (AVGAS), a de aviação a octanagem passa dos 100 eu acho.

Rogerio Diniz
14-07-10, 23:17
realmente,essa gasolina azul é forte,o preço tb,me cobravao 5 real o litro

junior_itj
14-07-10, 23:21
quando peguei minha titan 2008 zerada isso aconteceu umas duas semanas, achei que era óleo, mas na concessionária o cara falou que era água no cano e que era normal em moto nova, saia onde o cano faz a curva, embaixo da pedaleira! e era normal mesmo, porque nunca mais aconteceu, nem no inverno de 2009, só quando era nova mesmo, esse inverno ainda não vi isso tmb