PDA

Ver Versão Completa : dicas para encarar o frio, de moto



omesmojairo
12-07-10, 23:48
salve galera,


como todos sabem esta semana será uma das mais frias para alguns estados :

"O ar frio irá trazer temperaturas baixas desde o extremo sul da Argentina até o Acre, passando por Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Estados brasileiros como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo"

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2967562.htm

entao vai a pergunta: o q fazer/vestir para encarar o frio de -4ºC das 7h da manhã? (de moto). :G

ficar em casa nao é uma opção, afinal, alguém precisa trabalhar :lol:

Ivan RJ
13-07-10, 00:48
Na falta de uma segunda pele e se não quiserem usar uma tonelada de roupa eu sugiro o seguinte:
Comprem sacos de LIXO no super mercado de cor preta, de preferência. Cortem o buraco da cabeça e braços, vistam em cima da pele e só depois vistam a roupa.
Para não congelar as mãos:
Luvas de Lã por baixo das de couro e por cima das de couro uma de borracha usada em cozinha, ou uma luva cirúrgica.
Para as pernas a única saída são meiões de lã ou enrola o saco de lixo e prende com fita crepe, fica estranho mas é quente.
Galera essas sugestões eu já usei uma vez que não tinha agasalhos suficientes para uma viagem inesperada de Santos a Campos do Jordão, no inverno. Os amigos resolveram assistir uma corrida de motocross e arrumaram uma moto emprestada para mim. Eu só tinha um casaco de couro e um par de luvas, fui plastificado e deu certo, os amigos que me convidaram quase tiveram hipotermia, na volta todos compraram sacos de lixo e fizeram a mesma coisa que eu.
Um grande abraço a todos os irmãos.

omesmojairo
13-07-10, 01:00
bela dica essa aí com sacos plasticos, o problema é quando se chega ao destino: para tirar isso depois. :lol:

Ivan RJ
13-07-10, 01:17
Olha nessa viagem estava fazendo tanto frio, aliás em Santos já estava frio, eu só tirei depois de chegar no hotel na volta, foi um BV. O grande problema não é a temperatura ambiente e sim a sensação térmica. Supondo 10º C a 100km/h, nem quero fazer a conta!!!!!
Eu gosto muito de frio, de preferência neve, só viajo à noite, salvo raras excessões, mas o perigo da hipotermia é real, eu já vi amigos com motos custom quase congelarem a mão nos punhos de metal porque não usaram luvas de lã por baixo das de couro. Couro não protege contra o frio e sem forração não adianta nada, só protege do tombo. Outra dica é usar a roupa de chuva, se for a da Alba de PVC é muito boa, por cima da última vestimenta. Evita que o ar frio passe para dentro da vestimenta e aumente a troca de calor do nosso corpo.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Stone
13-07-10, 01:24
Uma boa também em casos de não estar preparado para o frio é colocar um papelão por dentro do casaco para proteger o peito, não passa frio nenhum!

Stone
13-07-10, 01:26
Para quem anda muito, para proteger um pouco as mãos do vento é bom usar protetores de mão, tipo esses usados em trilhas, dos mais simplezinhos já ajuda bastante

TecBianco
13-07-10, 01:48
Olha, o estado em que resido, fará frio, legal, é raro isso aqui: MATO GROSSO \o/



salve galera,


como todos sabem esta semana será uma das mais frias para alguns estados :

"O ar frio irá trazer temperaturas baixas desde o extremo sul da Argentina até o Acre, passando por Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Estados brasileiros como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo"

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2967562.htm

entao vai a pergunta: o q fazer/vestir para encarar o frio de -4ºC das 7h da manhã? (de moto). :G

ficar em casa nao é uma opção, afinal, alguém precisa trabalhar :lol:

saintclair
13-07-10, 02:13
Bem, na minha cidade ando as 2 da manhã de camiseta, até agora não sofri esse tipo de experiência, Frio extremo...
:)

Abraços fraternos.

blaugusto
13-07-10, 08:06
Já andei muito de bike com jornal por debaixo das roupas. É uma maravilha.
Uma meia dentro do capcete pra enrolar a meia tb pode salvar.

Eu uso por debaixo da calça uma segunda pele roubada da mulher e uma ceroula.
Vez ou outra coloco uma tira de papelão na parte da frente da perna.

Pro tronco vai segunda pele, camiseta, moletom, jaqueta jeans e jaquetona.
No pescoço o cachecol.

Na mão vai luva de lã e luva de couro.

No pé vai sacola de mercado, meia e outra meia.


Mas no peito já não sinto mais tanto frio. A bolha quebra todo o vento. :)
A bolha praticamente acaba com a friagem no peito, então não

renanperim
13-07-10, 08:21
Acho que algo caro porém eficiente seria uma segunda pele, uma vez que com elas você poderá usar menas roupas.
Mas é beemmm caro as mais eficientes.

Aqui eu não tenho muito esse problema, se chegar a -2 graus é provavel que eu ja tenha morrido de frio, aehaehae
Se chegar as 10 aqui a rua fica um deserto e é decretado estado de calamidade publica.

Zack
13-07-10, 08:22
Bah nem me fala... amanha aqui na hora q eu tiver voltando do cerviço as 5h da manha vai estar marcando 1° :0_0:

Vou utilizar essas dicas do Ivan, mas para as mãos é muito bom por cremes hidratantes tbm, ele tapa os poros e não deixa o calor sair das mãos...
Da pra usar a dica em quase todo o corpo.. use os mais vagabundos q eles demoram bem mais pra penetrar na pele.

Lembrando q se for um caminho muito longo vai chega uma hora q naum vai adiantar, pq a pele ja segurou todo o creme, mas pra ir e voltar do trabalho ajuda.

magrao tk
13-07-10, 08:28
Hoje sai 7hr e aqui estava 4°.
Eu uso a roupa quente normal para o corpo e pra isolar o frio isso aqui por cima:
http://www.foxmotos.com.br/images/uploads/capa_Chuva_PIRAVAL.jpg
Faça chuva ou sol não passo frio algum. Nas mãos luvas de couro e no pescoço e cabeça o capuz do casaco que tiver por baixo.

Felipe Oliveira
13-07-10, 08:29
Pois é!! hehe... Hoje de manha aqui tava uns 4ºC e amanha é prevista geada... Me viro legal com uma jaqueta zebra e uns 2 moletons por baixo e umas duas calças de moleton e uma jeans por cima e mais luva de couro! Essas jaquetas com aquele colete removivel por dentro esquentam mesmo! O cara fica parecendo um robo, mas não passo frio! rs

blaugusto
13-07-10, 08:39
hoje vou comprar um conj. de 2ª pele na decathlon.
Não tenho coragem de pagar 150 mangos numa peça da solo.

omesmojairo
13-07-10, 08:52
é, h jde manha estava 1ºC, com sensação de 0ºC. :k

coisa boa é essa injeção eletronica, nao precisa esquentar o motor :OK:

mas devido ao frio, ficou gotejando alguma coisa no suspiro do escapamento, nao sei o q era, parecia água .

o pessoal nao se importa em ficar menos sexy, usando estes recursos contra o frio? papelao, fita adesiva, sacola de mercado, etc.. :G

sobre estas segundapele, vale o investimento?

blaugusto
13-07-10, 08:57
Tô nem aí com esses artificios técnicos!!! kkkkkkkkkkkkkkkk...

EU sentindo prazer em cima da motoca tá bão demais. :D
Mas faz parte!!

Eu uso segunda pele da Trifill.
Paguei 20 reais em cada peça. Valeu o investimento.

Hje vou comprar umas peças da Quechua (?), que são um pouco mais caras.

Agora, aquelas de 150 mangos cada peça eu acho um absurdo de caro, por melhor que seja.

Alan Ranieri
13-07-10, 09:09
é, h jde manha estava 1ºC, com sensação de 0ºC. :k

coisa boa é essa injeção eletronica, nao precisa esquentar o motor :OK:

mas devido ao frio, ficou gotejando alguma coisa no suspiro do escapamento, nao sei o q era, parecia água .

o pessoal nao se importa em ficar menos sexy, usando estes recursos contra o frio? papelao, fita adesiva, sacola de mercado, etc.. :G

sobre estas segundapele, vale o investimento?


OFF:
Na verdade é recomendável pré aquecer sim, essa sensação de linearidade realmente é devido a IE realmente, mas o óleo da sua moto nesse frio que está fazendo está muito viscoso e leva alguns segundos para atingir a parte de cima do motor, é nesse momento que dizem e eu concordo que ocorre o maior desgaste do motor.

ON: Aqui onde moro não faz esse frio.

Manoel Araujo dos Passos
13-07-10, 10:00
Teve um cara aki cascudão de moto, ele tinha uma virago 750 (Eu acho) que me recomendou colocar jornal por dentro da roupa porque não passa frio.
Será que idéia é boa?
Quando eu for viajar vou fazer isso.

Grande Abraço.

blaugusto
13-07-10, 10:07
Teve um cara aki cascudão de moto, ele tinha uma virago 750 (Eu acho) que me recomendou colocar jornal por dentro da roupa porque não passa frio.
Será que idéia é boa?
Quando eu for viajar vou fazer isso.


Dentro do meu bau sempre tem jornal!! hehehe
Fazia muito quando pedalava e hje ainda faço vez ou outra.

Funciona que é uma maravilha!!

Pode ser papelão também...

jair
13-07-10, 10:13
Gostei desta debate.
Eu tambem uso algo como vces.
mas a minha mae e costureira e esta fazendo um colete pra o vento e se der certo
vai fazer uma calca tambem, parece qe e neoprem.
depois eu digo se deu certo
bah hoje foi frio 2º .
abraco

Manoel Araujo dos Passos
13-07-10, 10:16
São idéias boas e baratas.
Muito legal o tópico, vivendo e aprendendo com vocês.
:clap: :clap: :clap: :clap:

edumrq
13-07-10, 10:22
o que me mata é a calça social, tenho que trabalhar desfaçado de gente então uso roupa social a semana inteira, final de semana pode nevar que to de bermuda, as vezes to com 03 jaquetas, luva, mas to de bermuda a calça social parece que esfria mais as pernas do que se eu tivesse só de samba canção na moto

omesmojairo
13-07-10, 10:42
jornal é o mais votado :lol:

mas é meio complicado ficar tirando e colocando ele quando se precisa sair de moto durante o dia, se for pra colocar e fazer uma viagem, tudo bem. ou a galera do jornal sugere usar o jornal o tempo todo? acho q deve fazer barulho quando nos movimentamos. imagina a cena: o cara chega no trabalho, vai sentar em sua mesa e fica aparecendo um pedaço de jornal nas costas q ele nao viu :lol:

vou pesquisar mais sobre tecidos sintéticos ;)

Croko
13-07-10, 10:48
áa nao pode deixar de falta akela adaptação com um belo litro de leite quente com uma mangueirinha por dentro do capacete... :G :G :G ou cháa etc e talz kkk..

nada de quentao e bebidas alcoolicas em negada!

DOUGLAS 00
13-07-10, 11:26
Pra não gelar o corpo, proteja bem as extremidades: Pés, mãos, pescoço e cabeça. Se usas luva de couro, coloque uma de lã por baixo;

para os pés, meias grossa e jornal

Para a cabeça, uma boa baraclava (touca ninja) resolve.

Stone
13-07-10, 12:01
Pra esquentar o pescoço e não deixar entrar vento a melhor coisa é um protetor de pescoço desses da ASW, tenho um, é muito confortável e não passa nadaa

magrao tk
13-07-10, 12:17
Esse negócio de frio pra mim é osso! To pra ver cara que sente mais frio que eu.
Os pés são 2 pares de meia dentro dum sapatenis bem grosso e tá sempre geladão. E o pior nem é isso: No inverno a extremidade do pé cria um suor gelado. No fim vão 4 pares de meia por dia, e 2 palmilhas reserva pois sou obrigado a trocar tambem. Calça é 1 de moleton por baixo de uma calça jeans. Em cima é uma camiseta, um colete de lã, 3 blusas e um casaco com capuz. Simplismente odeio inverno!
Isso tudo é no dia a dia. E pra andar de moto a capa de chuva por cima de tudo. Isola o frio externo que parece que to andando de carro. E é mais prático. Basta chegar, tirar o casaco e a calça e guardar na mochila. Capa de chuva virou minha companheira inseparável na moto.

apu
13-07-10, 12:47
aqui onde moro é tenso.. muito tenso. novo hamburgo - rio grande do sul...

negócio de manha é F*DA. começando pela moto, que sofre pra pegar.

Thyago Mahon Barros
13-07-10, 13:00
Na falta de uma segunda pele e se não quiserem usar uma tonelada de roupa eu sugiro o seguinte:
Comprem sacos de LIXO no super mercado de cor preta, de preferência. Cortem o buraco da cabeça e braços, vistam em cima da pele e só depois vistam a roupa.
Para não congelar as mãos:
Luvas de Lã por baixo das de couro e por cima das de couro uma de borracha usada em cozinha, ou uma luva cirúrgica.
Para as pernas a única saída são meiões de lã ou enrola o saco de lixo e prende com fita crepe, fica estranho mas é quente.
Galera essas sugestões eu já usei uma vez que não tinha agasalhos suficientes para uma viagem inesperada de Santos a Campos do Jordão, no inverno. Os amigos resolveram assistir uma corrida de motocross e arrumaram uma moto emprestada para mim. Eu só tinha um casaco de couro e um par de luvas, fui plastificado e deu certo, os amigos que me convidaram quase tiveram hipotermia, na volta todos compraram sacos de lixo e fizeram a mesma coisa que eu.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Essa do saco de lixo realmente funciona, já recebi essa dica de um viajante. :OK:

mantabodyboarder
13-07-10, 15:00
Pra quem quer praticidade, na Decathlon vende a roupa chamada segunda pele, e custa metade do valor das lojas de acessórios para moto.

Lá tem uma "perneira" do material da segunda pele, que é um par de "pernas" desse materia, ou seja, só tem a parte da perna, vai do tornozelo até a coxa.
Pode colocar e tirar sem ter que ficar sem calça, então é bem prático (principalmente se trabalhar de calça social)

Se for muito friorento, é só comprar uma bermuda térmica (dessas de jogar futebol) que fica um conjunto completo

apu
13-07-10, 17:30
negócio é ter moto e carro =(

Caique
13-07-10, 17:32
Faz igual o pessoal aquecia a cama no sec XVIII.

Rogerio Diniz
13-07-10, 23:25
cara,

eu costumo pegar 3 ou 4 folhas de jornal e colocar no peito e na barriga e uma jaqueta quente

nas mãos, usa luva d couro (mas tem q ser daquelas estofadinhas com lã dentro, aquelas outras porcarias com TNT dentro nao pestao)

e boa,pode pega estrada

blaugusto
15-07-10, 23:36
Manta, comprei hje a tarde uma calça da linha underwear da Quechua.
Cheguei em casa botei e estou usando pra testar. Mas devo ter sérios problemas... ela não está chegando nem perto do que eu imaginava. :(

omesmojairo
16-07-10, 11:02
hj enfrentei problemas com as maos, usando uma luva de couro por cima de uma de lã;

nao sentia os dedos :d


temperatura real: -1ºC
sensação térmica: -11ºC

|:(

Furious VIPER
16-07-10, 13:27
Não fiquem brabos comigo... mas eu sou da política de q "ser motociclist NÃO é barato"!!!
Se não é possível a conição de andar em uma moto com manutenção em dia, com equipamentos de segurança e nesse caso conforto... q ande de ônibus enqto isso! Não é feio e mto menos contra a lei! Agora andar com tudo "pendente" complica!!!
Claro q dá pra ter alguns acessórios mto bons ENQUANTO economizamos uma grana pra comprar os próprios para moto (com proteções e tal)!!!!
Jaquetas de NYLON, aquele q corta o vento (não sei o nº do nylon), couro de elefante, luvas q tenham thinsulate (isolante térmico), botas de couro, touca ninja para usar embaixo do capacete... e obrigatóriamente.... MUITA CORAGEM!!! Qdo o frio aperta, congela afuzel mesmo!!!

jow
19-07-10, 15:18
Olá a todos!
Aqui por Floripa não costuma fazer tanto frio quanto nos pampas ou na serra, mas no inverno chega aos seus bons 5 a 10º. Pra essa temperatura, o conjunto de chuva mais pesado da Alba por cima das roupas de frio normais já dá conta do recado pro corpo. Nos pés, uma meia grossa e uma boa bota (uso uma cano longo estofada da Bull Terrier) funcionam pra mantes o calor. Pras mãos, o pessoal aqui costuma usar uma luva cirúrgica sob as luvas, pra "cortar" melhor o vento. E um cachecol, se o capacete for bem vedado ou uma balaclava (touca ninja), se o capacete for mais aberto, pra não gelar o queixo e o rosto.
Gostei da dica do jornal/papelão pros joelhos, porque pra mim, os joelhos são os que mais sofrem com o vento frio. Testo ainda hoje \o/

Estou pensando em comprar aquelas luvas de guidão pra enfrentar o frio da serra:
http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=6&subcategoria=93&produto=5806
Valem a pena?

Abraço a todos!

Rodolfo Henrique
19-07-10, 16:17
é as dicas funcional mesmo

tamem sou a favor da política de q "ser motociclist NÃO é barato"!!!

principalmente a da luva de la por baixa da de couro

testei funciona XD
os jornais tamem :D

chuckzin
19-07-10, 16:34
Bem, aqui além do frio, chove muito nessa temporada!

Eu recomendo a capa de chuva, mesmo sem chuva, protege bastante do vento!
Luvas "ipermiaveis" também ajudam
E botas de borracha cano alto..

Isso ae, somado a um traje como calça jeans "grossa", camisa, moleton e jaqueta chega até dar suador :OK: