PDA

Ver Versão Completa : Pergunta: Relação entre durabilidade do óleo e rotação do motor/temperatura



fabianoaspro
18-07-10, 21:05
Eu tenho uma dúvida:
Um óleo de motor QUALQUER dura O MESMO que um óleo que é usado sempre com motor 'no talo'?

Digo isto porque comprei minha Apache e tenho andando BEM de leve nela. Aqui no sul em SC a temperatura média tem ficado em torno de 12 graus quando eu ando com ela. E eu SEMPRE mantenho entre 3000 e 5000rpm na minha - é raro eu passar de 60Km/l no trajeto casa-trabalho. Quando vou estudar atingo 70Km/l (acho que 5500rpm ou menos).

Eu não sei agora qual óleo colocaram na revisão dos 1000Km (vou perguntar). Mas eu preciso me preocupar será? O manual diz que este óleo deve ser um 20W50 (Não diz se mineral ou sintético nem marca) e deve ser trocado a cada 1500Km. Acho que eu não preciso me preocupar com isto né? Fazendo trocas a cada 1500Km está OK independente do óleo né?

Minha idéia é fazer todas as trocas de óleo e filtro na concessionária para garantir que eu continue com a garantia de 1 ano. Só que o danado do filtro de óleo custa R$15 e o óleo trocado R$15 então fica meio pesado trocar de 1000 em 1000. E trocando de 1500 em 1500 eu boto um carimbozinho lá no manual heheheheheheh

Diego.fcs
18-07-10, 21:12
Durante a garantia, faça sempre as revisões na concessionária mesmo, para não perder a garantia. Em relação a km rodada, isso varia sim entre os óleos, tem esses tipo o Mobil que é para 1000km e tem o Yamalube que é para 3.000km, mas por enquanto preocupe-se em não perder a garantia, faça tudo como o manual manda, depois disso use o Yamalube e seja feliz.

blaugusto
18-07-10, 21:14
Fabiano, essa indicação do manual é para motores utilizados nas piores condições possiveis.

As condições em que vc usa são muito boas.
Então acho que dá até pra estender um pouco a troca de óleo pros 2mil km.

Mas deve se preocupar sim com que oleo botaram aí.
Pois o momento de maior desgaste do motor é durante a partida e um bom óleo mantem boa lubrificação no sistema para garantir que os danos sejam minimizados nesse momento.

blaugusto
18-07-10, 21:16
Durante a garantia, faça sempre as revisões na concessionária mesmo, para não perder a garantia. Em relação a km rodada, isso varia sim entre os óleos, tem esses tipo o Mobil que é para 1000km e tem o Yamalube que é para 3.000km, mas por enquanto preocupe-se em não perder a garantia, faça tudo como o manual manda, depois disso use o Yamalube e seja feliz.


Na verdade não existe óleo pra 3mil ou óleo pra 1mil km.

O que acontece é que o Mobil é tão ruim que não aguenta mais que 1mil km!! uhehuhehueuheuheuheuh....

magrao tk
18-07-10, 21:30
Eu uso o Mobil desde que tenho a Titan, porque segui o manual.
Mas como só vejo gente falar mal do óleo vou procurar outras alternativas.
Infelizente notei que ela já está com leve tendencia de querer pegar o vício do fumo (entenderam)?
Tá com pouco mais de 54mil km sempre andando nas mesmas condições que o amigo falou. E só 2 vezes que deixei passar do prazo de troca, mas foi pouco e nunca enrolava o cabo.
Pelo jeito se tivesse usado óleo melhor meu motor iria bem mais longe sem fumar né? :d

Alan Ranieri
18-07-10, 21:33
Usei na minha moto, Yamalube 20W50 por bastante tempo, depois testei o Motul 300v 15W50 (100% Éster, sintético), agora estou usando o Motul 5100 15W50 (semi-sintético) e acredito que irei estacionar a partir de agora usarei apenas o Motul 5100.

Furious VIPER
18-07-10, 21:57
O q determina a troca de óleo é o projeto do motor... e não o tipo de óleo q tu usa!!!
No projeto (manual) deve ter indicado o prazo de troca de óleo em condições normais de uso... e outro prazo de troca para uso intenso!

domzito
18-07-10, 22:09
Faca tudo de acordo com o manual, para não perder a garantia...

e voce ta reclamando de gastar R$30,00 com troca de oleo e filtro. Isso é quase o preco só do meu Filtro de oleo original. |:( |:(


Minha dica....


Depois que terminar a garantia, qualquer um desses 3 oleos voce estara servido..

Lubrax GP
Yamalube
Havoline Premium

e pode trocar sussa a cada 1500 ~2000km, sempre trocando oleo e filtro.

Alias de que adianta tomar banho , se não trocar a cueca, como ja disseram por ai..


e outra, qto a andar o sussa ou no talo, isso não importa muito, pois os oleos ja sao projetados para uma certa rotacao e temepratura do motor, portanto quanto melhor o oleo, melhor ele se sai em situacoes extremas.

corsani
18-07-10, 22:32
tambem uso yamalube na factor e acho muito bom, mas te dou um conselho. como tambem sou aqui de sc e faz frio aqui, talvez nem tanto quanto ai na sua região, tomo uns cuidados.
como todo oleo mesmo bom ou ruim, tem uma temperatura ideal para suas propriedades funcionarem 100%, não lembro qual é , mas não é frio. minha moto mesmo em dias frios pega sem uso do afogador, mas dou uma puxadinha nele e deixo ela dar uma aquecidinha parada antes de sair, isso faz o oleo circular legal no motor antes de forçar ele. tipo 1 minutinho ou 2. faço assim,ligo ela , ai boto jaqueta , luvas, capacete e tal. ai ja deu uma aquecidinha. ja vi relatos de que motores de taxistas duram até mais de 400mil pelo fato de eles andarem muito e o motor sempre estar na temperatura ideal, porque o desgalte na partida a frio é tão grande quanto em situações severas, só que é por bem pouco tempo, mas ha um desgaste.

fabianoaspro
18-07-10, 23:05
Durante a garantia, faça sempre as revisões na concessionária mesmo, para não perder a garantia. Em relação a km rodada, isso varia sim entre os óleos, tem esses tipo o Mobil que é para 1000km e tem o Yamalube que é para 3.000km, mas por enquanto preocupe-se em não perder a garantia, faça tudo como o manual manda, depois disso use o Yamalube e seja feliz.


ESSA é a idéia! Passar esse começo com todos os carimbos no manual para depois não dizerem "ah vc não seguiu o manual"... Daí usar um bom óleo para maior KM.


O que acontece é que o Mobil é tão ruim que não aguenta mais que 1mil km!! uhehuhehueuheuheuheuh....


Isso que me preocupa! estar usando mobil e forçar por estes 500Km a mais...

Henrique151
18-07-10, 23:13
o zack me falo q na dafra os cara iam bota mobil e ele encheu o saco pra bota outro acho q era havoline.
sim essa porcaria de mobil uso a quase 10 mil na hunter e eu ia manda troca as juntas pq eu achava q tava vazando quando vo troca tah quase seco e nao faz nem 500km q troquei mas vo troca amanha mesmo pelo yamalube...
e valeu pelas dicas ae

marball
18-07-10, 23:43
o zack me falo q na dafra os cara iam bota mobil e ele encheu o saco pra bota outro acho q era havoline.
sim essa porcaria de mobil uso a quase 10 mil na hunter e eu ia manda troca as juntas pq eu achava q tava vazando quando vo troca tah quase seco e nao faz nem 500km q troquei mas vo troca amanha mesmo pelo yamalube...
e valeu pelas dicas ae


Eu iria responder no outro tópico sobre oleo mais já que estou por aqui,pois um user tinha dito sobre esse problema que vem acontecendo com o mobil pois quando chegava aos 600 km rodados com esse oleo ja estava abaixo da metade,está acontecendo comigo tambem,na minha ultima troca com 1000 redondos quase já não tinha mais oleo nunhum,ai fiquei pensando minha moto não está fumando e nem vazando nada,depois destes relatos só tem um jeito YAMALUBE na cabeça abraçoss....