PDA

Ver Versão Completa : Setas, setas e mais setas.



jobarte
21-07-10, 17:44
Não sei se é tópico repitido, mas vale a pena discutir.

Aonde, quando, como e porque devemos conseguimos usar setas? Pois no cotidiano do motoqueiro, as vezes (muitas para ser mais exatos) fazemos muitas manobras para mudar de faixas, costurar, desviar de carros que mudam de faixa sem dar seta e por ai vai. É ai que mora o perigo, então, hora do debate :clap:

Eu mesmo não consigo dar tanta seta quanto curvas que faço e por ai vai ....

Rogerio Diniz
21-07-10, 17:47
agora eu ando com seta :OK:

mas antes eu nao andava,nem tinha os pisca pisca :)

juniorseben
21-07-10, 17:49
eu so uso quando olho pelo retrovisor e vejo se tem alguem a traz se não não :D :D :D :D

blaugusto
21-07-10, 17:49
Seta pra trocar de faixa.
Seta pra sair da via.
Seta pra estacionar (junto com sinal de mão pra avisar que vc vai parar)

É simples assim.
Costurar É errado e a seta não vai ajudar.


Eu consigo dar seta para todas as manobras que faço!

Dayron89
21-07-10, 17:58
Eu também uso seta para todas as manobras,já virou costume,essa é uma mania que deveríamos adotar..

Roberval3000
21-07-10, 18:42
tento usar maximo possivel

mas as vezes não dá mesmo, é um zigue zague grande andar de moto

Kacas
21-07-10, 21:08
eu uso o máximo possível. principalmente qndo tem cachorro loko atrás de mim. indico o lado q vou, deixo o kra passar e volto pra linha

Huss3f3lt
21-07-10, 21:44
Eu uso sempre e as vezes bem antecipado de uma curva, nem troquei as setas originais da Tornado porque é uma característica da moto e são bem visíveis....

Dayron89
21-07-10, 21:49
Eu uso sempre e as vezes bem antecipado de uma curva, nem troquei as setas originais da Tornado porque é uma característica da moto e são bem visíveis....


Eu troquei as setas por mini e redobrei a atenção aos retrovisores antes das conversões,tbem procuro sinalizar com os braços,mas ja tô quase trocando os piscas de novo,aki em Ribeirão é loucura,pra um retardado vir e dar na traseira da moto não custa.. esse é meu medo..

Elfo®
21-07-10, 22:03
Eu troquei seta por mini seta de LED, chamam mais a atenção

e Seta sempre, eu pense e oa seta liga automaticamente ( com minha ajuda claro )

blaugusto
21-07-10, 22:43
Eu troquei seta por mini seta de LED, chamam mais a atenção

e Seta sempre, eu pense e oa seta liga automaticamente ( com minha ajuda claro )


Vc que pensa!!!


kkkkkkkkkkkk....

jfsapow
21-07-10, 23:19
Setas sempre, pra tudo, estacionar, sair do estacionamento(pro lado certo) e todo tipo de coisa, mudar de faixa, mesmo na rodovia sozinho faço isso (costume) pra ter uma ideia esses dias, eu tava indo numa fez de peão aqui na cidade, e me peguei dando seta dentro do estacionamento, dei umas gargalhadas... e continuei dando seta!

danielpaiva
21-07-10, 23:41
eu uso o máximo possível. principalmente qndo tem cachorro loko atrás de mim. indico o lado q vou, deixo o kra passar e volto pra linha


x2

gd
22-07-10, 00:40
Seta é pra ser usada. Minha moto parece uma árvore de natal, toda vez que mudo de faixa uso a seta.

jobarte
23-07-10, 08:21
Seta é pra ser usada. Minha moto parece uma árvore de natal, toda vez que mudo de faixa uso a seta.

Realmente, eu concordo, seta é para ser usada, o problema é a velocidade com que você faz as manobras.

Ontem eu resolvi fazer o teste, consegui contar 48 vezes que usei a seta em uma faixa de 2 minutos, isso fora as que não consegui dar, principalmente nas curvas e contra-curvas.

Guilherme Rabelo
23-07-10, 08:27
eu sempre procuro usar a seta e retrovisor ambos juntos antes de uma freiada pra mudar de faixa ou trocar de via, se vejo que nao da, acelero entro na proxima nao arrisco nao, ja bateram na traseira a minha moto, aprendi a liçao.....

BADANHA
23-07-10, 09:00
acho que mais de 50% dos acidentes nos grandes centros urbanos poderiam ser evitados com o simples apertar de um botao.

andey_arcanjo
23-07-10, 09:13
mas antes eu nao andava,nem tinha os pisca pisca :)
[/quote]

hehe era moto ou arvora de natal? kkkkkk

brincadeiras a parte eu tbm tento usar o maximo mas as vezes nao da mesmo eu esqueço ou nao da tempo........

BADANHA
23-07-10, 09:29
mas antes eu nao andava,nem tinha os pisca pisca :)


hehe era moto ou arvora de natal? kkkkkk

brincadeiras a parte eu tbm tento usar o maximo mas as vezes nao da mesmo eu esqueço ou nao da tempo........


se esquece é pq é imperito, e se nao da tempo é porque anda rapido demais ( irresponsavel ao meu ver) falhar ao ligar o pisca uma ves ou outra pode acontecer, o problema e se em uma dessas vezes uma 1519 passa por cima de voce...

jpedro91
23-07-10, 09:41
uso sempre pra virar esquinas, cruamentos e coisas do tipo.. na pista, pra trocar de faixa eu uso tbm..
mais dentro da cidade eu tento tbm usar o maximo possivel, mas realmente tem hora que não da tempo nem de ligar a seta...

diego_fernandes05
23-07-10, 09:42
Eu uso seta sempre!!!

Curvas, mudança de faixa, ultrapassagens e até mesmo quando vou entrar no corredor!!

Uma das coisas que mais me irrita é ver o pessoal não usar a seta, seja de carro ou de moto... Já vi atropelamentos, batidas, acidentes em geral por que a bendita pessoa não usou a seta

Certa vez eu até briguei com meu pai, ele estava de carro e eu no carona, ele fez uma curva e eu falei: "Seta é opcional de fábrica né??", ele veio retrucar dizendo que não tinha ninguém por perto e talz... aí eu peguei pesado e falei: "Se fosse eu de moto em um ponto cego do seu retrovisor eu queria ver como seria...". Depois disso ele deu seta o percurso todo :OK: :OK:

chuckzin
23-07-10, 09:45
Eu uso muito o retrovisor nas conversões e ae eu vejo a necessidade do uso da seta!

Mas para entrar em uma lateral, estacionar ou coisa do genero, seta sempre!

Para costurar, trocar de faixa ou coisa assim, só se eu ver se é realmente necessário! :G

Rodolfo Henrique
23-07-10, 09:49
EU uso sempre seta

mas o povo sao muito LEIGOS parecem que nao veem a seta de moto
creio ate achar que ele nem veem a moto ¬¬

dou seta 10 KM longe da curva mesmo assim pouco adianta...

jpedro91
23-07-10, 09:51
meus retrosivores são uma bosta.. são aqueles mini da titan, eles ficam muito baixos, não da pra ve nada!
eles só ficam bons mesmo em moto que tem o guidão mais alto ( cg e etc )

edumrq
23-07-10, 10:26
eu dou seta pra tudo, as vezes nem chego a mudar de faixa, to no corredor mas vou invadir um pouco o espaço da faixa da direita ja dou seta, ajuda pra caramba mesmo no corredor, pedro coloca os retrovisores da xtz x aqueles redondos ele combinam com trail e são bons pra cacete não vibram de da pra ver bem e esse negocio de mini seta to fora com seta grande tem gente que não ve

Manoel Araujo dos Passos
23-07-10, 10:54
Dar setas é primordial.
Isso chama-se Direção Defensiva.
Por causa de não dar uma seta nego se estrepa legal.

Grande Abraço.

jpedro91
23-07-10, 11:16
eu dou seta pra tudo, as vezes nem chego a mudar de faixa, to no corredor mas vou invadir um pouco o espaço da faixa da direita ja dou seta, ajuda pra caramba mesmo no corredor, pedro coloca os retrovisores da xtz x aqueles redondos ele combinam com trail e são bons pra cacete não vibram de da pra ver bem e esse negocio de mini seta to fora com seta grande tem gente que não ve


é igual o da DT né...
eu tinha os minis da dt, eram melhores que esses, muito melhores por sinal, eram mais altos, enxerga mil vezes melhor...

Beto
23-07-10, 11:25
Equipamento de segurança , ñ se brinca . Sem essa para de usar mini ou ate msm "Fumê". Qto maios visivel melhor. Beto

pedroabni
23-07-10, 11:34
com certeza tento dar seta o máximo possivel .... e com as setas originais da titan q eu particularmente acho mto boas ... piscam bem forte .... mas nao sei o q tem no punho da minha moto q as vezes tenho q empurrar o botao mais de uma vez pra começar a piscar ....

luladss
23-07-10, 19:42
de tanto dar seta as vezes me pego dando seta em ruas com sentido obrigatorio e fico rindo sozinho, e quando vou sair de uma avenida e tem carro atras , ligo a seta deixo piscar 4 vezes desligo ligo de novo deixo piscar +4 e depois ligo e deixo ligada até a conversão ,do mesmo jeito é o freio fico dando uns toques antes de entrar.

Thyago Mahon Barros
24-07-10, 02:25
eu so uso quando olho pelo retrovisor e vejo se tem alguem a traz se não não :D :D :D :D


Eu tb. :OK:

Furious VIPER
24-07-10, 17:21
LIgar a seta é importantíssimo.... mas tb necessitamos de MAIS RESPEITO por aí... não adianta dar seta pra tudo se os outros q vêem as setas ligadas não as respeitam!
Outra coisa.... terminou a manobra... desliga a bosta da seta senão fica pior ainda!!!
E não adianta andar com miniminiminimini-setas e reclamar em caso de acidente!!
Setas pequenas, ok... mas q sejam visíveis e pisquem no tempo original... e não akelas loucas tb!
Temos q ser visualizados sempre... e da maneira mais clara possível!

Bio
24-07-10, 18:35
Uso mas nem sempre. Eu esqueço às vezes, mas acho que uns 90% das conversões eu uso.

rangelkennedy
24-07-10, 18:47
eu so uso quando vejo q tem gente vindo atras de mim senão, nao uso..
mais além de ligar vc tem q ligar na hora certa, não adianta ligar so na hora q vc for entrar..
uns dois dias atrás eu tava indo pro curso a noite e tinha um carro na minha frente e um cara de moto do meu lado, o carro tava muito devagar e do lado esquerdo da pista eu tava esperando ele abrir pra q eu passasse o outro cara num teve a mesma paciência e quando chego em frente a honda( que fica numa esquina aki) o cara resolveu ultrapassar pela direita na hora q ele colocou de lado com o carro já estava bem no meio da entrada pra pista q fica do lado da honda, o cara do carro resolveu entrar pra o lado da honda, ligo a seta e entro, o cara da moto mesmo estando devagar num conseguiu para e bateu na lateral do carro, sorte dele q ele tava devagar e so pulou da moto e ficou de pé, fiquei com pena da moto uma fan 150 novinha..
então o cara do carro ligo o pisca em cima atravessou a pista e entro logo nem olhou, o cara da moto foi ultrapassar pela direita..
os dois estavam errados, deu em acidente, pelo menos ninguém se machucou...