PDA

Ver Versão Completa : Regular carburador do zero!



William_Melo
31-07-10, 19:26
Opa pessoal, eu queria que alguém mim dissesse como se faz para regular um carburador do zero, digo, só por fora mesmo, o parafuso da marcha lenta e o parafuso do ar, tipo: se eu devo fechar tudo e ir abrindo aos poucos, como devo fechar, se devo apertar até não haver mais rosca, tenho muitas duvidas sobre isso. vlw :s

chiccoli
31-07-10, 20:14
só tem um probleminha...

num achei nenhum artigo estilo o q ele quer ñ..

acho q nós somos "meio q obrigados" a explicar, vcs não acham ?

pra quem nunca deve ter abrido um carbura e nem imagina como fexar depois ele vai se perder legal lah...

Caique
31-07-10, 20:15
Calma ai vo procur, aprendi num de cb 400 hasushuahsa

chiccoli
31-07-10, 20:16
cb 400 ?

quando eu abri o meu de CG, fui fexa colokei a bóia ao contrario..,

num fikava ligada mais do q 1 minuto..

blaugusto
31-07-10, 20:18
Tá bom vai... eu não achei nada falando "como regular carburador da titan"


Achei só no tópico da Ybr e da Yes...


Então vamos lá:


Esquenta a moto (15 min andando tá bão)


Desliga a moto e vamos lá:
- Feche todo o parafuso da mistura
- Abra uma volta
- Ligue a moto
(Se estiver dificil ligar feche um pouco o parafuso da lenta (sentido horário) e tenta denovo)
- Desligue os faróis se possivel.


- Regule a lenta em 1500rpm
- Ligue o farol alto
- Abra o parafuso da mistura meia volta
Ao abrir o parafuso da mistura o giro vai subir.
Vá abrindo o parafuso de meia em meia volta e espero um pouco entre cada passo para vc ouvir o giro subir.


Quando vc abrir meia volta o parafuso e o giro não subir mais volte meia volta o parafuso.


- Regule novamente a lenta em 1500rpm




Pronto!! Tá regulada!!

Caique
31-07-10, 20:22
Se souber limpar limpa ele logo e troca o filtro de ar primeiro se já estiver na hora,depois vc regula igual o mini tutorial ai em cima.

chiccoli
31-07-10, 20:24
"Vá abrindo o parafuso de meia em meia volta e espero um pouco entre cada passo para vc ouvir o giro subir."

1 sexto de volta no meu da uma diferença da peste...

blaugusto
31-07-10, 20:27
"Vá abrindo o parafuso de meia em meia volta e espero um pouco entre cada passo para vc ouvir o giro subir."

1 sexto de volta no meu da uma diferença da peste...


Esse povo não tem paciencia nem pra regular de 1/2 volta...

Se eu falo pra ir de 1/8 nego pergunta logo em seguida se não tem uma "regulagem padrão"
uhehuehehehe..

Na minha vai de 1/4.

Caique
31-07-10, 20:30
Quando eu faço eu regulo a cada 1/4 de volta e dou uma acelerada pra "acostumar" mais rapido :lol: :lol: :lol: :lol:

William_Melo
31-07-10, 20:34
pessoal, obrigado pela resposta, amanhã de dia vou fazer como no tutorial do blaugusto depois posto os resultados, vou dar uma limpada antes, o filtro é até novo. vlw

blaugusto
31-07-10, 21:19
Não importa tanto o número de voltas em cada etapa, o importante é esperar um pouco entre cada ajuste. A aceleração demora um tempo pra se alterar.


Importa sim!!!

Se der 1 volta vc passa do ponto e na hora de voltar 1 volta sai do ponto de novo.

Na Yes dá pra dar 2 voltas e depois ir de 1/4 de volta.
Mas tem moto que pede até menos de 2 voltas.

Esse é um ttutorial genérico que serve pra qqr um.
Daí com um pouco de pesquisa cada um pode aprimorar do seu jeito.

magrao tk
31-07-10, 21:28
Importa sim!!!

Se der 1 volta vc passa do ponto e na hora de voltar 1 volta sai do ponto de novo.

Na Yes dá pra dar 2 voltas e depois ir de 1/4 de volta.
Mas tem moto que pede até menos de 2 voltas.

Esse é um ttutorial genérico que serve pra qqr um.
Daí com um pouco de pesquisa cada um pode aprimorar do seu jeito.


Eu sei.
Só quis dizer que não adianta ir girando e girando aos poquinhos sem esperar o motor responder ao ajuste primeiro.
Tem que ter paciencia e ouvido. E se a moto tiver conta giros facilita um bocado!!!

Diego_torbal
31-07-10, 21:30
Ei galera, essa regrinha se aplica quando se coloca um filtro esportivo??????
ou tem algo mais que devemos fazer????? :OK: :OK: :OK:

magrao tk
31-07-10, 21:36
Dependendo do filtro pode se descer 1 posição na travinha da agulha do pistonete, vai mandar mais gasolina na mistura.
O parafuso regula do mesmo jeito descrito aqui.

Diego_torbal
31-07-10, 21:39
Dependendo do filtro pode se descer 1 posição na travinha da agulha do pistonete, vai mandar mais gasolina na mistura.
O parafuso regula do mesmo jeito descrito aqui.


uma outra duvida: no carburados da Fan ohv n tem regulagem, é uma só, e agora (so uma curiosidade)????

magrao tk
31-07-10, 21:54
Nesse caso só ajuste o parafuso mesmo ou consiga uma agulha de Titan 2000 se o diametro delas for igual.
Brincadeira, até nisso economizaram na Fan?

Diego_torbal
31-07-10, 21:59
Nesse caso só ajuste o parafuso mesmo ou consiga uma agulha de Titan 2000 se o diametro delas for igual.
Brincadeira, até nisso economizaram na Fan?


ahhhhhh, vai dizer que tu num sabia!!!!!!! Eles foram "FANaticos" pra gastar pouco dinheiro no projeto dela.
realmente a agulha n tem regulagem. :NOOK: :NOOK:

blaugusto
31-07-10, 22:12
Eu sei.
Só quis dizer que não adianta ir girando e girando aos poquinhos sem esperar o motor responder ao ajuste primeiro.
Tem que ter paciencia e ouvido. E se a moto tiver conta giros facilita um bocado!!!



Pô magrão, lê direito.
Eu escrevi lá...

Agora até marquei em vermelho e negrito pra ajudar os proximos a não deixar passar batido essa informação, que realmente é muito importante.

Falar pra ir abrindo de 1 volta vai embaralhar a cabeça de quem nunca mexeu com um carburador e acaba atrapalhando.

blaugusto
31-07-10, 22:17
Ei galera, essa regrinha se aplica quando se coloca um filtro esportivo??????
ou tem algo mais que devemos fazer????? :OK: :OK: :OK:


Essa regulagem deve ser feita ao colocar novo filtro, no escape ao mudar o tipo de gasolina, ao descer pro litoral, ao subir devolta pra terra alta, quando for pra lugar muito frio, quando for pra lugar muito quente...

Caique
01-08-10, 08:11
uma outra duvida: no carburados da Fan ohv n tem regulagem, é uma só, e agora (so uma curiosidade)????

O da fan do meu pai tem! 07/08

William_Melo
03-08-10, 14:50
Ae pessoal, fiz do seguinte modo, achei mais fácil e deu certinho, quem achar conveniente seguir... : fechei o parafuso da mistura até o fim, abri bem o da lenta, abri duas voltas e meia o da mistura novamente, liguei a moto e esquentei por 5 minutos e fui abaixando a lenta até ficar redondo do jeito que eu queria. Obrigado pelas ajudas de todos, adiantou-me muito! :)

Caique
03-08-10, 14:57
Ae pessoal, fiz do seguinte modo, achei mais fácil e deu certinho, quem achar conveniente seguir... : fechei o parafuso da mistura até o fim, abri bem o da lenta, abri duas voltas e meia o da mistura novamente, liguei a moto e esquentei por 5 minutos e fui abaixando a lenta até ficar redondo do jeito que eu queria. Obrigado pelas ajudas de todos, adiantou-me muito! :)

Fico decepcionado com esse menino :d :d :d

William_Melo
03-08-10, 15:04
Ae Caique, decepcionado porque?

blaugusto
03-08-10, 15:32
Num falei magrao??!!

Magina se no meio do tutorial eu falo pra abrir de 1/4 pra motoca ficar redondinha??

Depois a moto começa a dar falta ou queimar vela, bater pino e vem o caboclo pedir ajuda e enche a boca pra falar que já regulou o carburador e que tá certinho!!

Ou então abre topico pra reclamar pq é que a dele não anda!!

William_Melo
03-08-10, 15:44
blaugusto deixa de ser encrequinha cara, pra começar o tutorial que vc mim passou é de outra moto. Se vc sabe usar o google, procura ai que vc vai achar procedimentos da cg, que é como eu fiz. Eu apenas usei o seu tuto para complementar meu interesse. O procedimento da fan pra cg é diferente ok. Quem enche a BOCA pra caçar encrenca é vc, um cara barbado desse meu irmão,parecendo mulherzinha quando encrenca, fica na tua.

blaugusto
03-08-10, 15:53
Relaxa William!

Carburador é tudo igual.
Esse procedimento serve pra qqr moto carburada monocilindrica.

Pra veiculos com mais de um carburador entra a questão da equalização então não afirmo que seja igual.


Esse procedimento q vc fez (e que é adotado por um mundo de mexânicos despreparados) é gambiarra!
Veja os comentários do pessoal, complementando o meu passo a passo, para regular de 1/6 de volta, de 1/4, de 1/8.

É gente de 4t e 2t te dando dica e vc ignorou tudo isso que fizemos por você.

Você veio aqui pedir ajuda.
Nós lhe demos tudo de mão beijada, pq somos companheiros pacas aqui no PN.
Veja na logo do PN: Moto Comunidade!!

magrao tk
03-08-10, 16:41
Calma William e Caique!

Em primeiro lugar fico feliz que consegui regular sua moto por si só.
Mas do jeito que o Blaugusto falou é do jeito mais teórico, vamos dizer assim. E serve se o cara não souber acertar no chute como tu fez.
Mesmo que o Blaugusto tenha me retrucado, eu admito quando não to certo. Lendo tudo denovo vi que não consegui me expressar bem. Não falei que o meu jeito é o certo e o dele era errado, só quis acrescentar esse detalhe de esperar um tempo entre cada novo ajuste, mas não queria dizer que nao interessa a quantia de voltas, ficou mesmo parecendo que eu falei isso, desculpe Blaugusto.

Aqui estamos pra um ajudar o outro e não pra mostra que um sabe mais que o outro, nem muito menos sermos ofensivos.
Eu to numa boa e se o teu problema tá resolvido bola pra frente e vamos nos respeitar.

yokota
04-08-10, 00:56
Tá bom vai... eu não achei nada falando "como regular carburador da titan"


Achei só no tópico da Ybr e da Yes...


Então vamos lá:


Esquenta a moto (15 min andando tá bão)


Desliga a moto e vamos lá:
- Feche todo o parafuso da mistura
- Abra uma volta
- Ligue a moto
(Se estiver dificil ligar feche um pouco o parafuso da lenta (sentido horário) e tenta denovo)
- Desligue os faróis se possivel.


- Regule a lenta em 1500rpm
- Ligue o farol alto
- Abra o parafuso da mistura meia volta
Ao abrir o parafuso da mistura o giro vai subir.
Vá abrindo o parafuso de meia em meia volta e espero um pouco entre cada passo para vc ouvir o giro subir.


Quando vc abrir meia volta o parafuso e o giro não subir mais volte meia volta o parafuso.


- Regule novamente a lenta em 1500rpm




Pronto!! Tá regulada!!


Vou usar na minha Web, pode? ehehe
Ae blaugusto, tudo bom?

Não sei se voce se lembra mas eu criei um topico ja faz umas semanas pq minha web tava morrendo. Levei minha moto la na autorizada ele regulo a lenta creio eu e a moto tava segurando firme e forte. Só que depois de regulado eu so fui usar a moto uns 4 dias depois, e ta um frio desgraçado, a moto nao segura nem em ponto morto mais asudhauhd.

Ai eu vou ter que regular ai, aprender um pouco né? Se nao mexer nao aprende.
O duro é regular a lenta em 1500rpm, é meio no desconfiometro?

Abraços.

blaugusto
04-08-10, 08:01
Yokota, lembro sim cara.

Esse tuto aí vc pode seguir pra qqr moto!
Eu não cheguei a fazer na minha Web pq o meu mecanicoo deixou ela reguladinha desde sempre.

Unica coisa que fiz foi regular a lenta. Mas é no ouvido mesmo.
Sabe o pópópópópó que a moto faz?? Dá uns 12 pó por segundo. hehehehehe...

No meu caso foi mais fácil, pq eu liguei a Yes e tentei deixar o som parecido.


Outra coisa que ajuda na Web é vc engatar a 1ª marcha. Vai abrindo a lenta até a hora que a web começa a querer andar.
Volta um tiquinho e tá pronto. :D
(tenha alguem perto de você. Vai que abre demais sem querer e a motoca sai correndo :)



putz,agora que eu fui ler tudo, uma briga,logo apos um falando pra cheirar o fiofo do outro, outro falando de bilau, que po**ra é essa? :lol: :lol:

uhahahahuauhuhaha... vai se acostumando.
Aqui a galera se morde e logo logo tá comendo no mesmo pote!

yokota
04-08-10, 10:41
Yokota, lembro sim cara.

Esse tuto aí vc pode seguir pra qqr moto!
Eu não cheguei a fazer na minha Web pq o meu mecanicoo deixou ela reguladinha desde sempre.

Unica coisa que fiz foi regular a lenta. Mas é no ouvido mesmo.
Sabe o pópópópópó que a moto faz?? Dá uns 12 pó por segundo. hehehehehe...

No meu caso foi mais fácil, pq eu liguei a Yes e tentei deixar o som parecido.


Outra coisa que ajuda na Web é vc engatar a 1ª marcha. Vai abrindo a lenta até a hora que a web começa a querer andar.
Volta um tiquinho e tá pronto. :D
(tenha alguem perto de você. Vai que abre demais sem querer e a motoca sai correndo :)
uhahahahuauhuhaha... vai se acostumando.
Aqui a galera se morde e logo logo tá comendo no mesmo pote!


opa,beleza,agora so pra confirmar, do lado direito da moto naquela abertura da carenagem tem um parafuso "grande" e ta reto que é o da lenta creio eu, e o do carburador seria o pequeno que ta meio deitado?

blaugusto
04-08-10, 12:05
opa,beleza,agora so pra confirmar, do lado direito da moto naquela abertura da carenagem tem um parafuso "grande" e ta reto que é o da lenta creio eu, e o do carburador seria o pequeno que ta meio deitado?


Yokota, não sei te dizer.
Confirmo pra você, mas só a noite, a hora que minha mulher chegar do serviço.
É ela quem fica com a Web.

yokota
04-08-10, 15:33
Yokota, não sei te dizer.
Confirmo pra você, mas só a noite, a hora que minha mulher chegar do serviço.
É ela quem fica com a Web.


beleza, to no aguardo :)

Caique
04-08-10, 15:35
Vc tem o manual dela?

Stone
20-02-11, 23:14
Tópico bom, mas vamos ver oque sobra depois de uma faxina....

Edit.

Tádoido galerinha, sei que o tópico é meio antigo, mas assim vocês arrebentam a tarrafa, de 88 postagens sobraram 38, e olha que poderia ter apagado mais alguns.

Vamos maneirar um pouco, pensem um pouco antes de postar, é só oque eu peço a vocês!

Abração do Stone!

Edit 2.0
Minha contribuição para o tópico, mais explicado que isso impossível, fala que é de 2T mas serve para qualquer moto
http://www.pequenasnotaveis.com.br/manuais-e-tutoriais/guia-regulagem-de-carburacao-2-tempos-p-vela-babada!/msg321170/#msg321170

magrao tk
21-02-11, 07:47
Tens razão. Inclusive apaguei uns comentários meus que geraram confusão.

Nickneo
14-05-11, 18:36
Pessoal, fico entre a cruz e a espada sem saber se crio um novo tópico ou se subo um antigo. é bom esclarecer, né.... (se bem que esse nem é tão antigo assim.)


Tem como alguém por uma fotinha do parafuso da mistura do carburador da bros? Eu não sei onde fica o maldito :-/ :G e tava querendo mexer nisso ai.

valeu :OK:

blaugusto
15-05-11, 21:34
Pelas fotos parece ser na parte de baixo do carburador, proximo ao coletor do motor.

Stone
15-05-11, 23:58
É um parafuse debaixo do bura, do lado do motor