PDA

Ver Versão Completa : Rolamentos da balança (x) Vibração - Bros 150 ESD 2008



Carleetos
04-08-10, 12:38
Aê pessoal, mais uma dúvida :Q

Tem um bom tempo (coisa de 1 ano) que a Bros do meu irmão apresenta uma vibração excessiva, principalmente na arrancada e nas retomadas em baixa velocidade.

Depois de uma 'anamnese' do mecânico onde sempre levei a moto do meu irmão e agora a minha, ele colocou a Bros sobre um macaco improvisado e forçou alternada e lateralmente a roda traseira, indicando que havia uma folga na dita cuja e atribuindo a folga ao desgaste dos rolamentos da balança.

Antes de compra-los e mandar logo trocar gostaria de saber de vocês se realmente, no caso dos rolamentos da balança ruins, a moto apresenta esse sintoma mesmo.

Obs.: Ele não vende rolamentos

:cigarro:

Caique
04-08-10, 12:52
É os rolamentos da roda ou as buxas da balança?

Guilherme Mcnasty
04-08-10, 12:59
Folga excessiva faz isso sim, mas antes disso confira se os parafusos de fixação do motor estão bem apertados.

Carleetos
04-08-10, 13:21
É os rolamentos da roda ou as buxas da balança?


Acredito que ele se referiu aos do eixo (buxas?) da balança.




Folga excessiva faz isso sim, mas antes disso confira se os parafusos de fixação do motor estão bem apertados.


Ok parceiro, vou ver isso. Você fala os que fixam o motor no chassi né?

Carleetos
04-08-10, 14:59
Alguém mais já passou por algo parecido? :D

Diego.fcs
04-08-10, 17:07
Já aconteceu isso com minha bolinha, ficou faltando uma arroela e por isso o parafuso da balança acabava afrouxando, e quando rodava na pista a motoca vibrava muito.

O ideal é sempre conferir o aberto dos parafusos, as vezes as buchas estão boas, porém como aquele parafuso está solto fica essa folga que gera a vibração.

Carleetos
04-08-10, 19:00
Pode crer.. Bom, eu não sei como identificar visivelmente se um rolamento está ruim, acho que o melhor a fazer é mandar o mecânico desmontar a balança e verificar os componentes do eixo né? Rolamentos, buxas, parafuso do eixo.. Não sei eheh. Depois verificar os parafusos de fixação do motor no chassi.

Identificando o problema, substituir o que for necessário e testar a Bros véia de guerra.

Meu irmão é relaxado demais, só faz judiar da coitada. Trocou a relação há uns 4 meses, a corrente já enferrujou toda heheh.. E ele achando que só meter graxa branca 1 vez nesse tempo todo ia prevenir o problema. Ele trabalha na praia, e sempre estaciona na rua mesmo, em qualquer lugar. A coitada tem vários pontos com oxidação, e tá com esse problema faz tempo.

Stone
04-08-10, 19:08
Coloca ela em pé e pede pra alguém segurar, aí você meche na roda e balança e vê se tem folga e aonde tem folga

Carleetos
04-08-10, 19:50
Então Stone,

O mecânico brother aqui fez assim; colocou ela em cima de um toco de madeira que ele usa como cavalete central, segurou o pneu com a mão, em cima, e forçou nesses dois sentidos:
http://img294.imageshack.us/img294/2466/piscasz.jpg

Ai deu pra perceber uma folguinha mesmo, e um 'toc toc' sutil vindo justamente dali do eixo da balança mesmo.

São dois rolamentos na balança né? E buchas, quantas são?

Digamos, se for pra comprar por exemplo 2 rolamentos, 4 buchas (não sei quantas são) + mão de obra vai ficar nuns 70~90R$ né? Pela rápida pesquisa de preços na internet achei rolamento por 30R$ e bucha por 6~7R$..

Desde já agradeço.

magrao tk
04-08-10, 22:21
A Bros usa rolamentos ou são buchas como a maioria?
Nas com susp. pro link deve de ser ruim de conferir folga. Nas comuns eu solto os amortecedores, aí se tem folga fica bem visível.

Guilherme Mcnasty
04-08-10, 22:51
Na bros são rolamentos de agulha. Em último caso dá pra por buchas.