PDA

Ver Versão Completa : Desligar a moto em semaforos - Prós e contras



Suicidal
06-08-10, 15:35
aki em campinas, tem alguns semaforos q ficam mais de 5 minutos fechados...nestas situações (aproveitando que a moto tem partida elétrica), tenho o costume de desliga-la...

como vantagem vejo a economia de combustivel e o silencio q fica...hehhehehe

como desvantagem, tem o desgaste do motor de partida...e

esse procedimento tem algum outro inconveniente?? causa algum outro problema??

juniorseben
06-08-10, 15:40
na minha opinião eu acho que não desligaria a moto não :s

Rodolfo Henrique
06-08-10, 15:42
na minha opinião eu acho que não desligaria a moto não :s


2

Suicidal
06-08-10, 15:43
na minha opinião eu acho que não desligaria a moto não :s


qual o motivo??
vc acha melhor deixar a moto consumindo combustivel, fazendo barulho e poluindo os masi de 5 minutos??

Caique
06-08-10, 15:44
2

[3]

Rodolfo Henrique
06-08-10, 15:46
qual o motivo??
vc acha melhor deixar a moto consumindo combustivel, fazendo barulho e poluindo os masi de 5 minutos??


ate mesmo por questao de segurança
chega o amigo do alheio passa a moto

nao tem nem como vc sair correndo...( nunca reaja )
ou mesmo ter que faze uma manobra

e outra consumindo oque
vai ta no neutro mesmo moto já economica

Suicidal
06-08-10, 15:49
pois é...se o cara enquadrar pra levar a moto, nao importa se estiver ligada ou desligada...e outra, mesmo se tiver ligada, maior parte das vezes nao teria pra onde correr....eheheheh...

jobarte
06-08-10, 15:56
Eu só fiz isso uma vez na vida, e por um acaso foi hoje, porque a moto ja tava na reserva, ela é injetada, fiquei com medo da bomba que gasosa queimar e como não sabia se meus biscoitos ja tinha saido, então decidi não arriscar
nota: biscoitos = grana

juniorseben
06-08-10, 15:59
qual o motivo??
vc acha melhor deixar a moto consumindo combustivel, fazendo barulho e poluindo os masi de 5 minutos??


não deve consumir UM HORRO de combustivel se tu não ficar que nem os moto boys na sinaleira acelerando toda hora, fazendo barulho pode fazer se estiver com um espamento esportivo, e em questão de poluir vale também se tu tiver com o espamento esportivo pois deve saber bla bla bla bla :D

edumrq
06-08-10, 16:01
eu desligava, 5 minutos é muito tempo

mdorigon
06-08-10, 16:07
Tem pesquisas nesse sentido que dizem que se a parada for maior que 2 minutos vale a pena desligar, e isso falando de injeção eletronica...com um carburador deve ser maior o consumo da lenta. Estão desenvolvendo carros com essa capacidade, de qdo o carro para por mais de um determinado tempo, ele automaticamente desliga, logico, tem sua complexidade toda pra detectar a situação...e qdo o motorista acelera automaticamente o carro da partida e vai embora. Pra isso todo o sistema de bateria e partida foi redimensionado, pq vc tem mais uso dele. Agora pra veiculos que não é preparado para isso acho as vezes uma desvantagem pois vc ta diminuindo a vida util da bateria ou do motor de partida...seria interessante numa motoca com partida no pedal com certeza. Ainda mais 5 minutos...vc pedala e vai embora. Puxa, mas 5 minutos é osso hein... mas sou a favor olhando por este lado tecnico para diminuir o consumo. Agora olhando a situação como um todo, com o perigo de ser assaltado, sei la...a principio ninguem deve reagir mesmo, mas cada situação é uma situação... tenho um amigo que os cara chegaram nele num farol...ele tava numa xt600 e vieram dois caras de twister...ele viu os cara enquadrando ele por de tras naum teve duvida...acelerou tudo avançando o sinal...era de noite e naum tinha transito pesado na hora, naum deu nem pro cheiro a twister...mais dois dias depois olhando pro capacete dele qdo foi limpar, ele achou um buraco atras e dentro do forro uma bala, a policia falou que era de 32. O capacete salvou ele, um pouko mais pra baixo e ja era, mas como acredito que cada um tem sua hora, a dele e a da motoca não era naquele instante... :G

blaugusto
06-08-10, 16:12
Nossa!!!

5 minutos na marcha lenta???


Nem a pau. Eu desligava. Jamais que ia deixar a minha moto ligada 5 minutos consumindo horrores de combustivel.
Gasolina é muito cara e eu preciso economizar!

Sem contar o meio ambiente né??
Magina o tanto que minha moto vai poluir??? Imaginou??

Pois é...

Baita hipocrisia não?? Qq isso...
Usar escape esportivo e ficar se preocupando com a moto 5 minutos na marcha lenta??

E ainda querer dar lição em cima dos outros???

XxUNOxX
06-08-10, 16:16
Deixar ligada + de 5 min é complicado mesmo...
Mais caramba que sinal lento ein...
o máximo que eu tinha visto eram 3 min se não me engano, mais que seja 5 minutos eu não deligaria.

1º Minha moto vai economizar desligada, mais vai gastar mais pra dar a partida e girar o motor (acredito eu)
2º Até dar partida, engatar e sair..la se foi tempo, então acredito que não seja uma boa escolha

ASR
06-08-10, 16:19
hehehehe, aqui no RJ acho que nenhum motociclista fica parado mais que 3 minutos num sinal. Eu nunca vi. Sempre damos uma escapadinha pelo cantinho da rua.
Mas aqui é Rio de Janeiro, terra sem lei.

Rodolfo Henrique
06-08-10, 16:39
a questao é hauhauh

5 min LIGADA moto CARBURADA gasto muito no caso????

a minha é pedal ¬_¬

entao nao gastaria tanta bateria certo????

mdorigon
06-08-10, 16:43
a questao é hauhauh

5 min LIGADA moto CARBURADA gasto muito no caso????

a minha é pedal ¬_¬

entao nao gastaria tanta bateria certo????


Tecnicamente vc não vai ter o esforço do motor de partida descarregando a bateria em uma partida, que no meu ponto de vista é um problema no caso das motos de partida eletrica. Esse seria uns dos pontos mais graves com o passar do tempo, dimuindo a vida util deles.

juniorseben
06-08-10, 16:43
Nossa!!!

5 minutos na marcha lenta???


Nem a pau. Eu desligava. Jamais que ia deixar a minha moto ligada 5 minutos consumindo horrores de combustivel.
Gasolina é muito cara e eu preciso economizar!

Sem contar o meio ambiente né??
Magina o tanto que minha moto vai poluir??? Imaginou??

Pois é...

Baita hipocrisia não?? Qq isso...
Usar escape esportivo e ficar se preocupando com a moto 5 minutos na marcha lenta??

E ainda querer dar lição em cima dos outros???


isso foi pra min? Não me respondeu.

blaugusto
06-08-10, 16:45
O gasto de combustivel é pifio! Ridiculo demais pra ser considerado!

O maior problema seria ao dar a partida que é o momento de maior desgaste do motor, pq o óleo escorreu pro carter e a camisa não tá lubrificada mais.

Principalmente pra quem usa óleo meia boca.

pedroabni
06-08-10, 16:51
em relacao ao consumo de bateria .... veja se tem fundamento o meu pensamento


a moto soh carrega a bateria a partir de um determinado giro do motor certo ?
na lenta a moto fica mais ou menos em 1500 certo ?
nao esta carregando certo ?
entao nesse momento (5 minutos) a minha bateria ta la sustentando tudo sozinha certo ?
aki tem um sinal q pego todo dia qdo vou pra casa da minha namorada . eh um sinal duma ponte chamada "ponte pensil" ela eh mao dupla mas soh tem uma faixa Entao enqto os carros vem de um lado para o outro fica fechado e vice-versa .. esse sinal as vezes dura de 5 a 10 minutos ..... se for tempo de férias ate 15 minutos.... daí eu desligo a minha moto mas não eh por opção ... eh pq ela apaga mesmo kkkkkkkkk

jpedro91
06-08-10, 16:52
Eu desligaria tbm..

5 minutos é muito tempo gente...

bateria a minha é original e tem 3 anos.. nunca deu nada.. ja o motor de partida ja foi uma vez pro saco e troquei as escovas..

Gustavo Cordeiro
06-08-10, 17:02
Eu não desligaria, coloca na neutra e buenas, aqui tem um semafaro de 2 min, o fera
desligou uma twister e veio um caminhão, não conseguiu freiar, só deu tempo de ele sair da frente,
o cara passou em cima, e nd de pagar o preju viu!!!

edumrq
06-08-10, 17:11
5 minutos todo dia pra ir e voltar do trabalho, da 10 minutos por dia, trabalhando de segunda a sexta, da 50 minutos por semana, em um mes 200 minutos, em um ano indo trabalhar 40 horas, 40 horas de moto ligada poluindo, acho que faz diferença sim

juniorseben
06-08-10, 17:15
5 minutos todo dia pra ir e voltar do trabalho, da 10 minutos por dia, trabalhando de segunda a sexta, da 50 minutos por semana, em um mes 200 minutos, em um ano indo trabalhar 40 horas, 40 horas de moto ligada poluindo, acho que faz diferença sim


vai pegar todo o santo dia essa sinaleira fechada? :k

edumrq
06-08-10, 17:18
ah sei la se pegar, se pegar dia sim dia não da 20 horas, mesmo assim acho que faz diferença, quanto tempo dura um tanque cheio com a moto ligada só na lenta?

blaugusto
06-08-10, 17:20
Pra diminuir a poluição eu deixo o motor sempre bem regulado, só uso gasollina boa, troco óleo de 3mil km, ando de mansinho.

Pra cuidar da moto eu dou o menor numero de partidas possivel, uso óleo de qualidade, uso gasolina boa, deixo o motor sempre bem regulado.


Falar de meio ambiente, usando escape esportivo, trocando óleo antes do necessário, descuidando do motor e andando acelerado sem necessidade é no minimo hipocrisia.
Por favor, me perdoem pela palavra, mas não tem outro significado!

edumrq
06-08-10, 17:22
e se fizer tudo isso que você faz blau e ainda desligar a moto em semaforos demorados é melhor ainda, pedroabni é a ponte pensil de são vicente?

juniorseben
06-08-10, 17:23
ah sei la se pegar, se pegar dia sim dia não da 20 horas, mesmo assim acho que faz diferença, quanto tempo dura um tanque cheio com a moto ligada só na lenta?


é é que tipo uma sinaleira que fica 5 minutos fechada deve ser difícil de pegar fechada eu acho .

Rodolfo Henrique
06-08-10, 17:25
5 minutos todo dia pra ir e voltar do trabalho, da 10 minutos por dia, trabalhando de segunda a sexta, da 50 minutos por semana, em um mes 200 minutos, em um ano indo trabalhar 40 horas, 40 horas de moto ligada poluindo, acho que faz diferença sim



eu nao veria tanto pela poluição e sim pela gasto de GAS

huahuahau

juniorseben
06-08-10, 17:26
eu nao veria tanto pela poluição e sim pela gasto de GAS

huahuahau


vai ver isso com os anos passando. :)

Diego.fcs
06-08-10, 17:26
5min acho que é exagero, vc deve ter marcado errado. EU não desligaria, deixaria numa lenta bem redondinha e sentindo o cheiro da Podium.

O que EU faria? Procuraria outro caminho.

blaugusto
06-08-10, 17:28
ah sei la se pegar, se pegar dia sim dia não da 20 horas, mesmo assim acho que faz diferença, quanto tempo dura um tanque cheio com a moto ligada só na lenta?

ahhh... deve dar uns 40ml??

juniorseben
06-08-10, 17:30
5 minutos em um semáforo é muito tempo acho que deve ter contado errado, pois o Maximo que vi foi 3 minutos. Onde seria esse de 5 minutos?

edumrq
06-08-10, 17:30
o diego falou uma coisa legau, não tem outro caminho?

blaugusto
06-08-10, 17:31
e se fizer tudo isso que você faz blau e ainda desligar a moto em semaforos demorados é melhor ainda, pedroabni é a ponte pensil de são vicente?

Não faço não!

A partida é o momento de maior desgaste do motor!!

(Há quem diga que cada partida diminui aprox. 1mil km da durabilidade do motor. Acho que é muito!
)

saintclair
06-08-10, 17:33
Eu deixaria ligada.
3 centavos de gasolina por dia não faz diferença...

Nossa 5 minutos cara?!
Na minha cidade deve ser no máximo 2 minutos...

Acho que se eu tivesse desavisado por aí e pegasse um semáforo desses, ia ficar sem entender nada...

Deeck
06-08-10, 17:38
Eu num desligava não...

Vai que um meteoro cai sobre a terra... :0_0: num da nem tempo de apertar o ES.
rsrssrr


Mas, vai que vc está parado e vem uma doida com uma Pik-up Strada vermelha, olhando sabe lá pra onde...
Se vc ver no retrovisor, da tempo de sair correndo. (não faça isso em um cruzamento, pois vai precisar de um anjo da guarda, e neste momento ele pode estar tentando ajudar a mulher da Strada vermelha. :o.)

Ah. F$%@, tô drogado mesmo! :drool: \0/...

blaugusto
06-08-10, 17:38
Suicidal, onde que é esse semaforo???

edumrq
06-08-10, 17:39
esse negócio de reduzir a vida util do motor no momento da partida não é com o motor frio? depois de quente acho que as peças ficam protegidas pois o oleo fixa nas partes metalicas, nas propagandas de tv falava isso

Yuri_RN
06-08-10, 17:42
Eu Não Desligo! esse liga e desliga e ferrar minha CB eu rodo 100km todo dia parando de semáforo em semáforo ia torra o juizo da Cbzinha :(

Diego.fcs
06-08-10, 17:45
o diego falou uma coisa legau, não tem outro caminho?


Eu sempre faço isso, sempre pego caminhos secundários, aqueles que ninguém quer passar por ele, nem que seja mais longo, mas pelo menos to sempre andando, sem semáforos, radares, quebra-molas, blitz...

Zack
06-08-10, 19:20
Eu sempre faço isso, sempre pego caminhos secundários, aqueles que ninguém quer passar por ele, nem que seja mais longo, mas pelo menos to sempre andando, sem semáforos, radares, quebra-molas, blitz...


Boa eu tbm fasso isso!!!

A galera aqui me axa estranho por causa disso, mas a diferença de tempo por esse caminhos alternativos se for de 5 minutos é muito! Prefiro eles!!!

tom crazy
06-08-10, 22:12
Eu não desligaria, se bobear a gasolina que fica na cuba do carburador mantém quase esses 5 minutos ai em marcha lenta. Fora o desgaste de bateria, motor de arranque e etc de ficar dando mais partidas por dia. Vai economizar centavos na gasolina pra gastar mais com bateria, escovas do motor de arranque.

blaugusto
06-08-10, 22:34
Eu não desligaria, se bobear a gasolina que fica na cuba do carburador mantém quase esses 5 minutos ai em marcha lenta. Fora o desgaste de bateria, motor de arranque e etc de ficar dando mais partidas por dia. Vai economizar centavos na gasolina pra gastar mais com bateria, escovas do motor de arranque.

A Yes roda uns 10km só na cuba. :D

Thyago Mahon Barros
06-08-10, 22:39
5 minutos?? acho que não existe esse semáforo não, mas eu não desligo não.

neto_pe
06-08-10, 22:55
pra que desligar? gastar gasosa??? poluir??? economia??? acho que vc quer d+ vc nao acha?
em quanto vc desliga sua moto tem outros milhoes se nao zilhoes de carros e motos fazendo fumaça por ai... e bem pior sem catalizador...
economia.... vc que fazer quantos km,s com sua moto? 50??? sem contar o motor de partida e bateria ne... é melhor andar de bike entao... nao gasta gasosa... vc economiza e é super natural nao polui e ainda vc se exercita... nao faço nao... a minha e no coice ainda... e boa sorte ai nas suas ligadas e desligadas...

XING LING
07-08-10, 15:59
Para quem está na dúvida faz um teste, tire a mangueira do combustível e drene a cuba pelo ladrão para ter a quantidade de combustível, depois deixe a moto em marcha lenta até acabar esse combustível e vc irá saber quanto vc gasta de gasosa por minuto em marcha lenta entendeu?

Concordo com o Blaugusto, desligar a moto em semáforo para preservar o meio ambiente é tolice!!!

Te garanto que vc não gasta R$0,05 por semáforo, economiza um pouco no acelerador que irá economizar 20 vezes mais, tem gente que da 100km/h depois que sai de um semáforo para parar em outro 30 segundos depois, gastando mais combustível, relação, pneu e freios!!!

XING LING
07-08-10, 16:16
Uma cuba de 125cc deve ter uns 50 ml na cuba, se a moto faz 30km com 1.000ml ela vai rodar 1,5km com 50 ml certo, se a moto fica 20 minutos com a gasosa da cuba vc está economizando 350 metros por farol certo!!

Se vc pegar 5 faróis de 5 minutos por dia vc estará economizando 1,7 km que irá dar uns 45,50 ml certo!

Então vc economizará R$0,12 por dia se desligar a moto nos 25 minutos de farol fechado, vc fica 25 minutos parado no farol por dia?

Desligando a moto e ligando 5,6 vezes por dia vc irá diminuir a vida útil do seu motor de arranque uns 60% penso eu!!

Agora se for de pedal fica a seu critério se vale a pena ficar pedalando no farol para economizar uns R$0,05 ou 0,10 centavos por dia!!!

luladss
07-08-10, 16:27
comer um prato de feijoada e sair de moto vai influenciar + no consumo do que deixa-la ligada

Naldo
07-08-10, 16:32
comer um prato de feijoada e sair de moto vai influenciar + no consumo do que deixa-la ligada
:clap: resumindo isso é negocio de liso !!!!!!

f3rn4nd0
07-08-10, 16:35
Economizo tempo deixando ligada do que ter que ficar dando diversas partidas por semáforo...

Aliás, eu considero que isso nem deve ser discutido, uma economia tão porca, economizar 25 centavos por dia... pelo amor de Deus...

XING LING
07-08-10, 16:46
Vejo vários fazendo isso, teve um que desligou e quando abriu o farol foi pedalar (Honda pé de boi) e a moto não pegou, ficou pedalando igual um doido e os carros saindo tudo pelo lado dele, tinha que ver a cara de desesperado do cara, isso para economizar uns R$0,03 centavos hehehe!!! Quando ela pegou e ele saiu eu já tava quase de 3 marcha já lá na frente!!

mdorigon
07-08-10, 16:51
Acho que todas as opiniões são validas, não precisa falar que o camarada é liso e tal...e outra ele falou de um semaforo de 5 min...não esta falando de parar em qq semaforo e desligar a motoca gente... calma ai.
Vou pesquisar aonde vi o texto sobre o carro que desliga e liga o motor a cada parada e tentar postar aqui.

Alan Ranieri
07-08-10, 17:43
Bom mesmo vão ser os motores elétricos, andou ligou, parou desligou, simples assim. :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:

Bortolin
07-08-10, 17:55
1º - Semáforo de 5 minutos ? Só acredito vendo...
2º - Se realmente ele existisse, com certeza tomaria um outro caminho


Blau....faz um favor pra gente, tenta descobrir onde é esse semáforo, dá uma confirmada pra ver se fica realmente 5 minutos no vermelho. Daí posta aqui pra gente saber.

Perder 5 minutos no semáforo.....é ruim heim...não fico mesmo.

tom crazy
07-08-10, 18:01
A Yes roda uns 10km só na cuba. :D

Se eu falar pra vc que eu fiquei curioso de quanta andava com a gasolina na cuba vc acredita? Fiz o teste primeiro dando volta no quarteirão, deu pra andar uns 500 metros +/-. Depois peguei um pedaço de pista e mantive 90km/h, era uma leve subida, fechei a torneira e deu pra andar 1,1km mantendo a velocidade dai a moto apagou e abri a torneira denovo ueahuehuaheuaheua.

XING LING
07-08-10, 19:48
Se eu falar pra vc que eu fiquei curioso de quanta andava com a gasolina na cuba vc acredita? Fiz o teste primeiro dando volta no quarteirão, deu pra andar uns 500 metros +/-. Depois peguei um pedaço de pista e mantive 90km/h, era uma leve subida, fechei a torneira e deu pra andar 1,1km mantendo a velocidade dai a moto apagou e abri a torneira denovo ueahuehuaheuaheua.


Mas aí acumula a gasolina que estava no filtro ( se houver ) e a gasolina que estava na mangueira da torneira até o carbura né!!

mdorigon
07-08-10, 20:06
Achei...ta certo que é um carro, motor que realmente consome mais do que moto, mas os dados ja dão pra ter uma idéia... e outra coisa o processo todo foi pensado, tem recursos pra desligar e ligar o carro...
http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2010/08/3675-novo+smart+tem+motor+que+liga+e+desliga+sozinho+no +tr+acirc+nsito.html
E mais dois link´s para uma reportagem de um sistema da bosch com a mesma idéia...
http://www.noticiasautomotivas.com.br/sistema-bosch-start-stop/

http://carplace.virgula.uol.com.br/analise-de-fernando-calmon-sistema-startstop-garante-boa-economia-de-combustivel/

Como eu disse...são pra carros. E tem toda uma engenharia envolvida, com estudos e medições de consumo. Talvez em moto de pequena cilindrada não vale a pena um sistema de parar 1 minutos e desligar o motor... mas ficar 5 minutos com o motor ligado parado é osso, se não tiver outro caminho pra evitar um semaforo do baralho desse, eu desligava sim.

Croko
07-08-10, 20:18
1º - Semáforo de 5 minutos ? Só acredito vendo...
2º - Se realmente ele existisse, com certeza tomaria um outro caminho


Blau....faz um favor pra gente, tenta descobrir onde é esse semáforo, dá uma confirmada pra ver se fica realmente 5 minutos no vermelho. Daí posta aqui pra gente saber.

Perder 5 minutos no semáforo.....é ruim heim...não fico mesmo.


Opá Opá Opáaa um semáforo de 5 Minutos aki nao tem mas q tem uns q bate 3 minutos bate e impressionante o povo do interior e comedia mesmo.. vo grava e posta pra geral ae !.. :G

pedroabni
07-08-10, 20:27
e se fizer tudo isso que você faz blau e ainda desligar a moto em semaforos demorados é melhor ainda, pedroabni é a ponte pensil de são vicente?


isso sao vicente ..

jotappe
07-08-10, 22:34
5 minutos ?
mas n deixo nunca ela ligada e parada esse tempo td!

FloodDesu
07-08-10, 22:44
Acho que, mais importante que consumo de combustível, o motor refrigerado a ar, quando já tá quente, então vc para porém mantem ele ligado por 5 min, num tem perigo de sobreaquecimento?

tom crazy
07-08-10, 23:31
Mas aí acumula a gasolina que estava no filtro ( se houver ) e a gasolina que estava na mangueira da torneira até o carbura né!!


É verdade não tinha pensado nisso, no meu caso não tem filtro abaixo da torneira, mais tem a mangueira até o carbura.

junior1rodrigues
08-08-10, 21:37
Acho que, mais importante que consumo de combustível, o motor refrigerado a ar, quando já tá quente, então vc para porém mantem ele ligado por 5 min, num tem perigo de sobreaquecimento?

O mais importantye é que o amigo acima falou, o super aquecimento em motores refrigerados a ar pois são motores que dependem qua a moto esteja em movimento para que sejam bem refrigerados,o que se gasta com a moto ligada no neutro é mixaria em compensação se o motor superaquecer o prejuízo é grande.
Só por exemplo ligue sua moto de manha e apos 1 min tente por a mão no cabeçote... imagina ela andando já com o motor quente e voce fica 5 min parada . :k
Eu sempre que paro em algum lugar por mais de 1 min sempre desligo a moto.

Caique
08-08-10, 21:39
Deve servir de terapia pra moto não fumar :lol:

apu
08-08-10, 21:45
só vejos contras em desligar a moto no semaforo.. nunca fiz nem vou fazer.

Caique
08-08-10, 21:46
só vejos contras em desligar a moto no semaforo.. nunca fiz nem vou fazer.

[2]

XING LING
08-08-10, 21:49
O mais importantye é que o amigo acima falou, o super aquecimento em motores refrigerados a ar pois são motores que dependem qua a moto esteja em movimento para que sejam bem refrigerados,o que se gasta com a moto ligada no neutro é mixaria em compensação se o motor superaquecer o prejuízo é grande.
Só por exemplo ligue sua moto de manha e apos 1 min tente por a mão no cabeçote... imagina ela andando já com o motor quente e voce fica 5 min parada . :k
Eu sempre que paro em algum lugar por mais de 1 min sempre desligo a moto.


Verdade, no caso enquanto a moto está parada só o óleo que circula que refrigera um pouco o motor, além de o óleo estar quente tb né, 5 minutos não sei se influencia em um superaquecimento, só medindo a temperatura mesmo para saber!!!

Bem que a moto parada não tem vento para refrigerá-la mais tb está só a 1.500RPM né, não sei se esquenta mais que o motor girando a 7.000RPm,8.000RPM recebendo vento, é uma diferença de 6.000 rotações por minuto né!!

Dizem que carro que tem refrigeração líquida esquenta mais rápido andando que deixando ele em marcha lenta na garagem, se seguir a esse critério acho que a moto andando irá esquentar mais que na marcha lenta, ainda que algumas não tem refrigeração líquida para ajudar!!

Só fazendo o teste mesmo!!!

FloodDesu
08-08-10, 21:57
Verdade, no caso enquanto a moto está parada só o óleo que circula que refrigera um pouco o motor, além de o óleo estar quente tb né, 5 minutos não sei se influencia em um superaquecimento, só medindo a temperatura mesmo para saber!!!

Bem que a moto parada não tem vento para refrigerá-la mais tb está só a 1.500RPM né, não sei se esquenta mais que o motor girando a 7.000RPm,8.000RPM recebendo vento, é uma diferença de 6.000 rotações por minuto né!!

Dizem que carro que tem refrigeração líquida esquenta mais rápido andando que deixando ele em marcha lenta na garagem, se seguir a esse critério acho que a moto andando irá esquentar mais que na marcha lenta, ainda que algumas não tem refrigeração líquida para ajudar!!

Só fazendo o teste mesmo!!!


O certo é isso mesmo, algum irão do PN que tenha um daqueles multímetros, poderia usar o termômetro dele e fazer umas medidas, tipo:

- 1 min após ligada, só na lenta
- 5 min ligada, andando
- 5 min na lenta depois do motor estar aquecido

Aí dava pra ter uma ideia de super aquecimento

junior1rodrigues
08-08-10, 21:58
Xing Ling nos carros a maioria dos problemas de superaquecimento são nos congestionamento ou quando o trafego está lento.Falo isso porque fui mecanico automotivo por um bom tempo.No caso dos motores refrigerados a ar mesmo na lenta se ele já estiver quente não vai conseguir dissipar a caloria se estiver parado.

blaugusto
08-08-10, 22:05
Se eu falar pra vc que eu fiquei curioso de quanta andava com a gasolina na cuba vc acredita? Fiz o teste primeiro dando volta no quarteirão, deu pra andar uns 500 metros +/-. Depois peguei um pedaço de pista e mantive 90km/h, era uma leve subida, fechei a torneira e deu pra andar 1,1km mantendo a velocidade dai a moto apagou e abri a torneira denovo ueahuehuaheuaheua.


Cara, eu falei qse 10km pq eu passei por isso já.
Eu comentei num outro tópico.

Tava indo buscar a muiler no serviço e a lenta tava beeeem baixa, qse morrendo.
Num semaforo ela engasgou e morreu.
Liguei, andei mais um bocado e ela morreu denovo.
Xinguei, liguei denovo ela morreu na frente do serviço da mulher.
Balançei a moto e ouvi barulho de gasolina.
Andei mais um bocado mas não podia acelerar muito.
Morreu mais duas vezes até que uma hora ela morreu e não pegava mais.
Chacoalhei e ouvi barulho de gas. e nada de pegar.

Até que me toquei.
Tava pedindo reserva desde o começo. Já tinha dado uns 10km! hehehehe...


Bartola, tem um semaforo no centro que dá uns 4 min! O.o

tom crazy
08-08-10, 22:22
O mais importantye é que o amigo acima falou, o super aquecimento em motores refrigerados a ar pois são motores que dependem qua a moto esteja em movimento para que sejam bem refrigerados,o que se gasta com a moto ligada no neutro é mixaria em compensação se o motor superaquecer o prejuízo é grande.
Só por exemplo ligue sua moto de manha e apos 1 min tente por a mão no cabeçote... imagina ela andando já com o motor quente e voce fica 5 min parada . :k
Eu sempre que paro em algum lugar por mais de 1 min sempre desligo a moto.


Se for assim as motos de auto escola fundem toda semana, creio que em marcha lenta o motor consiga funcionar sem superaquecer por esse tempo tranquilo, agora se a pessoa ficar acelerando parado ai deve dar problema mesmo.



Cara, eu falei qse 10km pq eu passei por isso já.
Eu comentei num outro tópico.

Tava indo buscar a muiler no serviço e a lenta tava beeeem baixa, qse morrendo.
Num semaforo ela engasgou e morreu.
Liguei, andei mais um bocado e ela morreu denovo.
Xinguei, liguei denovo ela morreu na frente do serviço da mulher.
Balançei a moto e ouvi barulho de gasolina.
Andei mais um bocado mas não podia acelerar muito.
Morreu mais duas vezes até que uma hora ela morreu e não pegava mais.
Chacoalhei e ouvi barulho de gas. e nada de pegar.

Até que me toquei.
Tava pedindo reserva desde o começo. Já tinha dado uns 10km! hehehehe...


Mais ai que tá blau, tava pedindo reserva mais não tava com a torneira fechada, creio que com o movimento da moto ia caindo gasolina mesmo que pouco pro carbura, até pelo sintoma que vc disse que quando acelerava mais dava problema. Ou é isso ou a cuba do meu carbura tem 1/10 da sua euaheuhauehauheuah.

jnmac
08-08-10, 22:39
Não compensa vc desligar..
Até pq hj em dia temos q estar esperto com qualquer movimento suspeito...

Abs!

NiveaC
08-08-10, 22:43
ñ li o tópico todo mas lendo o começo digo que em 5 minutos vai sair mais barato a gasosa do que o desgaste do motor de partida e da bateria, PORÉM, não sei se alguém comentou depois mas um fator importante nisso é: o desgaste do motor, afinal a maioria das motos é refrigerada a AR, se está parada não está sendo refrigerada logo aquece demais ou até super aquece o motor provovando danos no mesmo, pensando por este lado talvez valha a pena mas só se vc para frequentemente nesses semáforos, tipo, todos os dias e mais de uma vez ao dia pq se for só de vez em quando é frescura

junior1rodrigues
08-08-10, 22:49
Se for assim as motos de auto escola fundem toda semana, creio que em marcha lenta o motor consiga funcionar sem superaquecer por esse tempo tranquilo, agora se a pessoa ficar acelerando parado ai deve dar problema mesmo.

Mais ai que tá blau, tava pedindo reserva mais não tava com a torneira fechada, creio que com o movimento da moto ia caindo gasolina mesmo que pouco pro carbura, até pelo sintoma que vc disse que quando acelerava mais dava problema. Ou é isso ou a cuba do meu carbura tem 1/10 da sua euaheuhauehauheuah.


Mais as motos e carros de auto escola tem a sua manutençao periodica maior pois são considerados de veiculos com uso severo . ;)

XING LING
09-08-10, 00:51
Só fazendo o teste mesmo, aqui na esquina de casa tem um farol que demora uns 3 minutos, mas sempre quando pego ele estou saindo com o motor frio, então nem ligo, nunca desliguei em farol não!!!

XING LING
09-08-10, 00:53
Xing Ling nos carros a maioria dos problemas de superaquecimento são nos congestionamento ou quando o trafego está lento.Falo isso porque fui mecanico automotivo por um bom tempo.No caso dos motores refrigerados a ar mesmo na lenta se ele já estiver quente não vai conseguir dissipar a caloria se estiver parado.


Verdade, não tinha pensado nisso, em congestionamento sempre tem um que ferve!!!

tom crazy
09-08-10, 01:12
Mais as motos e carros de auto escola tem a sua manutençao periodica maior pois são considerados de veiculos com uso severo . ;)

Sim, do mesmo modo que veiculos que andam percursos curtos e no anda e para da cidade, também entram na lista de uso severo.

blaugusto
09-08-10, 09:28
Como muitos aqui sabem, eu não sou de ficar andando no corredor. Ande de moto pq gosto e pra chegar mais rápido eu saio mais cedo de casa.

Então eu ando junto com os carros nos congestionamentos. Ou seja: muito mais de 10 minutos funcionando motor em marcha lenta e acelerando um pouco pra andar.

Minha moto está hoje com 43mil km sem fumar, segura lenta, liga normalmente de manhã, bebe pouco, anda bem...

Então com relação ao desgaste do motor dá pra resumir assim:

- Você tem uma Suzuki??
Não precisa desligar não.

- Você outra moto??
Se confia nela não desliga, se fica na duvida desliga.

Diego.fcs
09-08-10, 11:33
Sim, do mesmo modo que veiculos que andam percursos curtos e no anda e para da cidade, também entram na lista de uso severo.


Principalmente nossas motos que tem refrigeração a ar, que se ficar o tempo todo parada ou andando em congestionamentos em uma velocidade bem baixa, creio que esse motor terá uma vida útil menor, mas não creio que se deixá-la parada por 5min funcionando todos os dias irá prejudicar o motor.

Hugo_Victor
10-08-10, 15:58
Eu não desligo, mas não hesitaria em desligar...

Um dos novos sistemas "ecologicamente correto" é o start-stop, nova tecnologia usada em carros, para ao manter o pé no freio por mais de "X" segundos, o motor desliga, e ao soltar o freio o motor religa em fração de segundos. segundo especialistas, essa simples pratica economiza até 15% de combustível.

Na moto talvez a porcentagem seja a mesma, mas prefiro economizar gasolina, que abasteço quase todo dia do que bateria, que troco a cada 1 ou 2 anos.

Apoio, mas não faço... hehe

Thyago Mahon Barros
11-08-10, 04:16
só vejos contras em desligar a moto no semaforo.. nunca fiz nem vou fazer.


Isso, não é uns minutinhos em um semáforo que vai super aquecer a moto não. :-/

DeDeBoY
11-08-10, 12:14
5 min é tempo pakas de semaforo fechado em... mas, desligar a moto eu nao desligaria não, mas concerteza ia puxar o cavalete e dar uma coxiladaaa.......kkkkkkkkkkkkkkk

Abraçooo!

mdorigon
11-08-10, 17:26
Bem...5 minutos é foda, imagine que vc vem do seu serviço a tarde e para todo dia para comprar algo na padaria do bairro, vc demora uns 5 minutos pra fazer isso e subir na moto e ir embora. Tirando o risco dos gatunos levarem sua moto...vc desliga a moto ou deixa ela ligada ? Eu desligo...e 5 minutos é 5 minutos, nessa condição de tempo, eu com certeza desligaria, se fosse um dois minutos no semaforo, ai não desligaria...moto partida eletrica, ficar toda hora ligando e desligando não da muito certo mesmo, conforme as reportagens que eu coloquei o link, esses sitemas em carros são todos dimensionados para isso. Como eu disse no começo, talvez se a minha motoca fosse partida no pedal e medir se vale a pena...pelas pedaladas de dois em dois minutos acho que não :G