PDA

Ver Versão Completa : Bengalas entortarem ao usar o freio, isso é normal???



jobarte
17-08-10, 17:05
Boa tarde a todos,

Depois da moto tombar pela quarta vez (a guria ta querendo aprender a andar sozinha, só pode XD) notei algo na minha moto

Quando uso o freio da frente com muita força, ela tende a puxar para a direita, passei a olhar para as bengalas e para a minha surpresa elas dão uma ligeira entortada. Fui a loucura
Procurei um mecânico, mais loucura ainda, ele diz que isso é normal!!!!!

O que vocês acham, é algo normal ou tem algo de errado nisso?

lordbrill
17-08-10, 17:18
Eu acho que dar uma ligeira entortada pela força aplicada deve ser normal... mas puxar pro lado acho que tem coisa errada.

mmoura
17-08-10, 17:23
Entortar com freio eu nunca vi falar, pode ser que
ela tenha entortado de outro jeito e puxa quando aciona o freio!

XxUNOxX
17-08-10, 17:27
Ou ela entortou, ou o nivel de óleo deve estar baixo em algum dos lados...normal não é...
Mas, acho que na concessionária eles devem te explicar melhor e avaliar bem!

Stone
17-08-10, 17:29
O que deve ter acontecido foi ter torcido as bengalas, é só afrouxa-las na mesa, prender a roda e girar o guidão até alinhar, mas solta primeiro a mesa superior, dá uma puxada, se não ficar 100% aperta, afrouxa a inferior e puxa novamente, creio que isso deve resolver, entortar uma bengala não é tão fácil assim não...

Kleyton
17-08-10, 17:33
Cara não pode ser que os parafusos que predem o cilindro pode estra folgado, sei lá, nunca ouvi dizer que ao freiar a danada dá uma empenada, talvez pode até empenar mais chegar a puxar pro lado... sei não, se não acontecia antes, porque agora tem que acontecer isso. Na duvida alguem do forum aqui diz se as deles empenão, eu uma vez por semana treino freiada de emergencia na minha magrela e não acontece isso. Velho se esse é seu mexânico, troca urgente. Valew

edumrq
17-08-10, 17:34
booooa stone, qualquer mexanico cobra 60 pila pra fazer isso

jobarte
17-08-10, 17:35
Outra coisa que acontece também é que qualquer imperfeição na pista faz a parte da frente vibrar um pouco acima do normal
Imagino que deve ter alguma relação com a suspensão ou a própria mesa, pois para alinhar ela, o mecanico teve que afrouxar a parte de cima dela e alinhou, porém apareceu isso.

Um outro mecânico falou da necessidade de desmontar a suspensão dianteira toda para ver se quebrou alguma coisa ou se alguma peça esta fora do lugar.

lordbrill
17-08-10, 17:37
booooa stone, qualquer mexanico cobra 60 pila pra fazer isso

Nuss!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
O mexânico daqui cobra 10 pila...kkkkk
No dia que eu cai com minha ex-fan, eu mesmo alinhei as bengalas. :G :G

Caique
17-08-10, 17:40
Outra coisa que acontece também é que qualquer imperfeição na pista faz a parte da frente vibrar um pouco acima do normal
Imagino que deve ter alguma relação com a suspensão ou a própria mesa, pois para alinhar ela, o mecanico teve que afrouxar a parte de cima dela e alinhou, porém apareceu isso.

Um outro mecânico falou da necessidade de desmontar a suspensão dianteira toda para ver se quebrou alguma coisa ou se alguma peça esta fora do lugar.

:0_0: :0_0: :0_0:

Guilherme Rabelo
17-08-10, 17:56
essa trepidaçao pode ser a caixa direçao, tb tem como da uma ajustada nela, antes da troca mas nao é caro tb nao

chuckzin
17-08-10, 17:57
É freio a disco?

Se for freio a disco, surpreendam-se mas é normal sim entorta pouca coisa para o lado, isso porque a pinça fica presa apenas a uma canela das bengalas e a força da frenagem pode sim puxar para o lado! :NOOK:

Não é atoa em que motos de maiores cilindradas, o disco de freio é presente nos dois lados da roda dianteira.. :OK:

Agora se ta puxando muito pro lado, pode ser alinhamento ou até mesmo retentores estourados.. onde na frenagem um segura mais pressão que o outro, dae puxa pro lado.. :s

Caique
17-08-10, 18:12
A cb do meu pai é duplo :G :lol: :lol: :lol:

blaugusto
17-08-10, 18:36
É normal sim.
Mas não muito!

Cuidado pessoal... Se está entortando a ponto de ficar muito visivel e puxa muito para o lado é porque tem alguma coisa errada.

Ainda mais nas nossas motos que não correm tanto e pesam apenas 120kg.

magrao tk
17-08-10, 19:07
É uma das importancias de se trocar o óleo da suspensão periódicamente.

Óleo das bengalas perde o efeito assim como o óleo do motor, e pode aumentar o desgaste das peças causando folga entre a bengala e a canela que é de alumínio.

A suspensão faz o mesmo movimento do pistão do motor dentro do cilindro. E mesmo que o movimento seja pequeno é o tempo todo enquanto a moto está andando, e se a gente parar pra pensar isso é bastante coisa!

Essa folga que cria pode causar instabilidade na suspensão.
Por isso confiram esse detalhe sempre! Conheço muita gente que tem moto há anos e deixa pra troca o óleo só quando estoura o retentor.

Caique
17-08-10, 19:12
Meu pai judia va da minha cg :( me falo agora q ele nunca trocou o oleo nem qd estourava o retentor :0_0:

magrao tk
17-08-10, 19:19
Meu pai judia va da minha cg :( me falo agora q ele nunca trocou o oleo nem qd estourava o retentor :0_0:

Aposto que perto do retentor a bengala deve tá toda riscada :-/

Rogerio Diniz
18-08-10, 00:43
nosa,

pelo menos é boa de freio!

kkkk

impossivel intortar,quando vc freia a bengala desce e quase encosta na mesa,isso faz com q ela tenha menos possibilidades dela intortar

Thyago Mahon Barros
18-08-10, 10:18
nosa,

pelo menos é boa de freio!

kkkk

impossivel intortar,quando vc freia a bengala desce e quase encosta na mesa,isso faz com q ela tenha menos possibilidades dela intortar


Também acho.

Caique
18-08-10, 10:34
Aposto que perto do retentor a bengala deve tá toda riscada :-/

quando fi tirar o oleo saiu uma gosma preta umas 20ml :0_0: ai o parafuso não quis sair coloquei a mola denovo aperteio o bujão e nada
desmontei td e fis uma ponta e um vergalhao e prendi em cima da flauta tive q segurar com o alicate de pressão e colocar um tubo na chave pra soltar :drool:

Léo Borges
18-08-10, 10:53
O que deve ter acontecido foi ter torcido as bengalas, é só afrouxa-las na mesa, prender a roda e girar o guidão até alinhar, mas solta primeiro a mesa superior, dá uma puxada, se não ficar 100% aperta, afrouxa a inferior e puxa novamente, creio que isso deve resolver, entortar uma bengala não é tão fácil assim não...


Quando tinha bros uma vez após uma queda ela ficou assim "desconjuntada" fiz exatamente assim, ficou perfeita! :OK: :OK: :OK:

f3rn4nd0
18-08-10, 11:01
Acho que é retentor estourado... manda ver isso ae cumpadi !!

prexedes moto boy
19-08-10, 09:41
fala ai mano , nao he normal .
qual he sua motok?
bom tenho uma fan 125 e coloquei frentede 150 e freios de moto grande como ,disco de cbr 900
burrinhu hornet 600f e nao acontece isso nao , vc tem q verificar suas mesas se nao estao tortas certo !

claret_mps
27-10-10, 18:58
amigo é praticamente impossivel isso acontecer, o que pode vir a acontecer é a variação entre a mesa inferior e a superior, ou variação na caneca,entre uma e outra,os tubos são projetados para que não enverguem pois vc deve saber o que acontece quando um material desse tipo de dureza faz quando é forçado a envergar e voltar tantas vezes por minuto. essa resposta é acreditando que seu mecanico não deixou nada soto em sua moto,seu pneu naum esta ruim naum né ?

corsani
27-10-10, 19:23
o nome ja diz tudo, cilindro da suspenção, a partir do momento que ele fosse feito para torcer e retornar ao normal seria chamado de mola de torção, mas isso não existe só tem as molas internas de pressão. esse de problema só pode ser como o stone escreveu , pode ter desalinhado a frente, como tambem tem outros fatores.
mais oleo numa bengala que na outra
quebra o danificação de uma mola , que é muito raro
empinadas com decidas muito bruscas e saltos sim podem entortar um pouco. meu amigo tinha a tornado de pista e nunca bateu, mas trocou os retentores das bengalas e na hora de montar quem diz que entrava a roda direitinho, ai tirou e foi ver. estavam quase um centimetro tortas ,so que não percebia porque estavam tortas para frente devido aos saltos.como ele não tinha marcado elas não consegui montar . ai ele fez o certo, levou numa prensa e indereitou.

FelipeLiposo
27-10-10, 19:27
Minha ex-CG ficou com o mesmo problema depois de uma queda, levei ao mecanico e ela estava com os parafusos da mesa inferior quebrados e sem uma gota de oleo nas canelas, vasou tudo quando ela caiu.

*lelo
27-10-10, 20:21
Não existe nenhuma possibilidade da bengala entortar com o freio, algum dos 4 tombos desalinhou elas, é só mandar alinhar, e ve se anda em pé com essa moto! kkkk

JEFFS_09
27-10-10, 20:30
Um amigo tinha uma XTZ 2003 e a dele fazia a mesma coisa, pena a gente naum ter descobrido o problema a tempo, ela foi roubada e até hj naum sabe aonde foi parar!!!

CESAR JAU
27-10-10, 20:36
Não existe nenhuma possibilidade da bengala entortar com o freio, algum dos 4 tombos desalinhou elas, é só mandar alinhar, e ve se anda em pé com essa moto! kkkk

2 kkkkkkkkkkkkk

Nickneo
27-10-10, 22:13
booooa stone, qualquer mexanico cobra 60 pila pra fazer isso


me cobraram 20, quando vi o "trabalhão" que o cara teve fiquei indignado, mas paguei sem reclamar.... Se eu acho fácil ou pouca coisa devia ter feito sozinho então não posso reclamar.