PDA

Ver Versão Completa : existe alguma maneira de proteger parafuso da troca de oleo do motor?



Rafael Silveira
18-08-10, 18:28
:#

Rogerio Diniz
18-08-10, 18:33
não

se vc ralou a cabeça dele

ta fu...

chiccoli
18-08-10, 19:40
é clarooo
q ñ..

solta com alicate de pressão, ou fais uma fenda nele pra encaixar uma chave..

tenta faze uma chapa entre o q segura o motor, e a parte a balancha, ou só estende até o parafuso..

Rafael Silveira
18-08-10, 20:31
é clarooo
q ñ..

solta com alicate de pressão, ou fais uma fenda nele pra encaixar uma chave..

tenta faze uma chapa entre o q segura o motor, e a parte a balancha, ou só estende até o parafuso..
Não quebrou nda, so queria saber exister algo que proteger esse parafuso ou ideia.

blaugusto
18-08-10, 22:14
Existe sim!!!

Se chama torquimetro.

Vc regula o torquimetro com o torque indicado no manual e vc nunca mais vai se preocupar com o aperto. ;)

XING LING
18-08-10, 22:28
Galera aproveitando o tópico tenho uma dúvida, vale a pena trocar o óleo naquelas máquinas de troca a vácuo? O cara coloca a mangueira pela tampa do óleo e não precisa tirar o parafuso embaixo, será que aquela máquina tira todo o óleo e toda sujeira? Tem um monte de motoboys que trocam assim, acho que por ter que trocar direto trocando a vácuo não estraga a rosca do parafuso do óleo né!!O que vcs acham?

Stone
18-08-10, 22:35
Para proteger o parafuso basta apetar com moderação e sempre que preciso trocar a arruela de alumínio, assim nunca terá problemas!

blaugusto
18-08-10, 23:12
Galera aproveitando o tópico tenho uma dúvida, vale a pena trocar o óleo naquelas máquinas de troca a vácuo? O cara coloca a mangueira pela tampa do óleo e não precisa tirar o parafuso embaixo, será que aquela máquina tira todo o óleo e toda sujeira? Tem um monte de motoboys que trocam assim, acho que por ter que trocar direto trocando a vácuo não estraga a rosca do parafuso do óleo né!!O que vcs acham?

Jamais faço isso na minha moto.
Sempre vai ficar óleo velho lá dentro.

Sem contar a sujeira, que vai se acumulando no fundo...

f3rn4nd0
19-08-10, 08:33
Jamais faço isso na minha moto.
Sempre vai ficar óleo velho lá dentro.

Sem contar a sujeira, que vai se acumulando no fundo...



Fora que pode sugar junto com o óleo algum retentor, sei lá... Eu tbm não faço não...

XING LING
19-08-10, 12:41
Jamais faço isso na minha moto.
Sempre vai ficar óleo velho lá dentro.

Sem contar a sujeira, que vai se acumulando no fundo...

Era isso que eu estava pensando tb, nunca troquei assim não, enquanto eu estava trocando um pneu para minha STX apareceu pelo menos uns 7 motoboys para fazer a troca, a moto não ficava 5 minutos lá, muito rapido, mas pela sujeira que deve deixar não vale a pena mesmo!!!!

Caique
19-08-10, 12:45
Pra proteger a rosca é só tem bom senso e trocar sempre a arruela!

blaugusto
19-08-10, 12:46
Fora que pode sugar junto com o óleo algum retentor, sei lá... Eu tbm não faço não...

Já pensou se suga a biela junto???


uheuheheuehheuheueheuhhee....

XING LING
19-08-10, 12:47
Já troquei o óleo da minha moto umas 6 ou 7 vezes já e nunca troquei essa arruela, acho que vou trocar a próxima vez!!!

edumrq
19-08-10, 12:50
Uma vez troquei a pastilha de freio da minha moto e pinça tava muito quente, apertei os parafusos normalmente sem exagero, só deixei firme, pouco tempo depois começõu a fazer barulho e eu fui trocar de novo com a pinça fria, quem disse que o parafuso saiu, era um parafuso alen, espanou e tive que tirar com o extrator, fez até barulho na hora de sair.

Existe isso com o motor quente a rosca expande e depois com o motor frio retrai e trava o parafuso?

XING LING
19-08-10, 12:53
Acho que sim, sempre espero esfriar um pouco o motor quando vou trocar o óleo ou se ele estiver frio deixo ele uns 2 minutos só em marcha lenta e depois troco, tenho medo de espanar algum parafuso tb!!!

blaugusto
19-08-10, 12:53
Uma vez troquei a pastilha de freio da minha moto e pinça tava muito quente, apertei os parafusos normalmente sem exagero, só deixei firme, pouco tempo depois começõu a fazer barulho e eu fui trocar de novo com a pinça fria, quem disse que o parafuso saiu, era um parafuso alen, espanou e tive que tirar com o extrator, fez até barulho na hora de sair.

Existe isso como motor quente a rosca expande e depois com o motor frio retrai e trava o parafuso?


Existe sim. Mas dá problema quando são de materiais diferentes!!
Pq daí um dilata mais que o outro e pode dar merd@.


Ahhhhh... outra coisa sobre o parafuso:
Use chave estrela!!! Não aquela de boca...

Ivan RJ
19-08-10, 18:51
No caso da Yes ninguém precisa ter medo, se espanar basta trocar a peça onde o parafuso é colocado. Nas outras motos, usem o bom senso, basta encontar o parafuso e dar um leve aperto. É simples.
Um grande abraço a todos os irmãos.

rabujinho
19-08-10, 19:01
No caso da Yes ninguém precisa ter medo, se espanar basta trocar a peça onde o parafuso é colocado. Nas outras motos, usem o bom senso, basta encontar o parafuso e dar um leve aperto. É simples.
Um grande abraço a todos os irmãos.
Concordo contigo irmão, falou pouco mais disse tudo!!!!!!

Caique
19-08-10, 19:08
Existe sim. Mas dá problema quando são de materiais diferentes!!
Pq daí um dilata mais que o outro e pode dar merd@.


Ahhhhh... outra coisa sobre o parafuso:
Use chave estrela!!! Não aquela de boca...

bem lembrado!
usem sempre dessas chaves pra não estragar a cabeça do parafuso :G
http://www.silverferramentas.com.br/loja/images/2.jpg
se a arruela ainda tiver lizinha ta bom mas se já estiver esmagada troca ela.
e pra apertar é só encostar e apetar um pouquinho!

Rafael Silveira
19-08-10, 19:47
[quote=Caique;531941]
bem lembrado!

prexedes moto boy
19-08-10, 19:53
fala ai loko como vai ?
bom eu nunca vi isso nao mas he bom vc ,
lavar bm , e tambem tem as numeraçoes ne!

neguinho prata
19-08-10, 20:16
só esperar o motor esfriar, e uma ferramenta decente pois as ferramentas oiginais, são uma "maravilha"...

gregoryzl
19-08-10, 20:19
sempre trocar o oleo com motor frio
nunca apertar demais o parafuso e usar chave de boca

Caique
19-08-10, 20:22
Para facilitar o escoamento realizar a troca com o motor aquecido :G

fan2007
19-08-10, 20:24
ai amigão motor bem frio, uma chave boa para não espanar o parafuso e só....

Stone
19-08-10, 21:33
Pode tocar com o motor quente sem medo, faço assim há anos e nunca tive problemas, desde que a arruela sempre esteja boa e como o Ivan falou, encosta o parafuso e dá uma apertadinha e deu. E não precisam ter medo de queimar a mão com o óleo quente, para o óleo queimar a mão tem que ser num verãozão de 40º, a moto ter levado muita lenha, parar ela e já tocar... E a melhor chave a ser usada é a chave "L", chaves de boca e estrela querendo ou não vão espanando a cabeça do parafuso, a "L" tem um encaixe perfeito com o parafuso, mesmo a cabeça já estando meio ruim

http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=68570518_2604.jpg&v=O

chiccoli
20-08-10, 00:24
talvez seja conhecidencia vc tirar o parafuso do motor quente e a rosca sair junto.., vai saber...

tom crazy
20-08-10, 00:39
Pessoal oleo se troca com o motor aquecido e não frio, pra não espanar é seguir os cuidados que o pessoal citou.



No caso da Yes ninguém precisa ter medo, se espanar basta trocar a peça onde o parafuso é colocado. Nas outras motos, usem o bom senso, basta encontar o parafuso e dar um leve aperto. É simples.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Fato, já precisei disso na primeira vez que troquei oleo em casa, detalhe que não fui eu que espanei, já veio do ultimo mecanico que mexeu com a rosca espanada.

Bortolin
20-08-10, 09:33
aproveitando o tópico....

e se eu contar pra vocês que domingo passado trocando o óleo da minha Suzy eu consegui quebrar essa tampa aí da foto ? :d

Eu sou uma anta mesmo...fui tentar tirar com um alicate normal. Pronto a caca já tava feita. DEpois tive que tirar com o maior cuidado pra não quebrar o resto.

http://img153.imageshack.us/img153/4517/tampayes.jpg

Croko
20-08-10, 09:39
aproveitando o tópico....

e se eu contar pra vocês que domingo passado trocando o óleo da minha Suzy eu consegui quebrar essa tampa aí da foto ? :d

Eu sou uma anta mesmo...fui tentar tirar com um alicate normal. Pronto a caca já tava feita. DEpois tive que tirar com o maior cuidado pra não quebrar o resto.

http://img153.imageshack.us/img153/4517/tampayes.jpg


uai mas isso ai se aperta com a mão.. um simples apertao.. nao precisava de alicate..

a nao ser que a ultima vez q vc trocou o oleo se tenha apertado demais...
otro detalhe eu fikei imaginando nao sei como esse plastico derrete.. fica dentro do motor quente pa krai.. e nada! pq será? plastico especial?

blaugusto
20-08-10, 09:48
Pô Bartolin, qq acontece??
Tá tentando destruir a Yes?? heehhehe...

Nunca vi ninguem quebrar isso daí...

Tava tão duro assim? Vc havia apertado com o alicate quando fechou?


Croko, na Yes essa tampa é de metal.
Mas essa região aí não esquenta muito não.

A unica peça da moto que esquenta a ponto de derreter alguma coisa é o cano do escape.

Croko
20-08-10, 09:57
Pô Bartolin, qq acontece??
Tá tentando destruir a Yes?? heehhehe...

Nunca vi ninguem quebrar isso daí...

Tava tão duro assim? Vc havia apertado com o alicate quando fechou?


Croko, na Yes essa tampa é de metal.
Mas essa região aí não esquenta muito não.

A unica peça da moto que esquenta a ponto de derreter alguma coisa é o cano do escape.


e de metal? lol so a honda mesmo osadkaodkasdokas :G :G :G :G

a da Yes da na Fan?

e Vlw Bleno pelaa explicação :OK:

blaugusto
20-08-10, 10:01
A tampa da Yes não tem a vareta pra medir o óleo.
Pra ver o nivel do óleo na Yes é só olhar pelo visor lá embaixo!!! ;)

hehehehe...

Croko
20-08-10, 10:03
A tampa da Yes não tem a vareta pra medir o óleo.
Pra ver o nivel do óleo na Yes é só olhar pelo visor lá embaixo!!! ;)

hehehehe...



:G :G :G :G

Tá bom ta bom nao humilha tbm nhe oaksdoasdkasodkasokda :0_0:

essa suzi q nao faz uma YEs 150 :G

Bortolin
20-08-10, 10:05
é de metal Croko...

Blau...o corno do meu amigo que apertou da última vez apertou com o alicate, e pra trocar dessa vez ficou duro pra caramba.

Tô indo pra Ribeirão agora, tô levando meu menino no médico e vou aproveitar a passar lá na Rua José Bonifácio. Lá tem de tudo um pouco.

Croko
20-08-10, 10:10
é de metal Croko...

Blau...o corno do meu amigo que apertou da última vez apertou com o alicate, e pra trocar dessa vez ficou duro pra caramba.

Tô indo pra Ribeirão agora, tô levando meu menino no médico e vou aproveitar a passar lá na Rua José Bonifácio. Lá tem de tudo um pouco.



a táa bortolin..

boa viagem.. ow ja que se vai la ve quanto sai um burrinho de TW parte de baixo fazeno favor ;)

Caique
20-08-10, 10:38
A tampa da Yes não tem a vareta pra medir o óleo.
Pra ver o nivel do óleo na Yes é só olhar pelo visor lá embaixo!!! ;)

hehehehe...

Mas tem q esperar dois dias até limpar o vizor :G

Croko
20-08-10, 10:45
Mas tem q esperar dois dias até limpar o vizor :G


soadkaodksadosa os cara nao perdoa uma pqp aksdosakdsaodksa!! :G

blaugusto
20-08-10, 10:47
Bortolin, espero que seja apenas rotina! :/



Mas tem q esperar dois dias até limpar o vizor :G


Se usar Mobil precisa mesmo!!! uheeuheuheuheuh....

Croko
20-08-10, 10:49
Bortolin, espero que seja apenas rotina! :/

Se usar Mobil precisa mesmo!!! uheeuheuheuheuh....



to falano nao perdoam umaa.... da pra acreditaa! :G :G

blaugusto
20-08-10, 10:54
to falano nao perdoam umaa.... da pra acreditaa! :G :G


Num tem jeito!! :D

f3rn4nd0
20-08-10, 11:13
:G :G :G :G

Tá bom ta bom nao humilha tbm nhe oaksdoasdkasodkasokda :0_0:

essa suzi q nao faz uma YEs 150 :G


Sinceramente, não vejo graça nesse vidrinho...

Me sentia muito mais confiante no nível de óleo da Crypton vendo o óleo pela varetinha... isso é absurdamente supérfluo...

Croko
20-08-10, 11:19
Sinceramente, não vejo graça nesse vidrinho...

Me sentia muito mais confiante no nível de óleo da Crypton vendo o óleo pela varetinha... isso é absurdamente supérfluo...


eu nao sei como e esse vidrinho alguem tem uma foto pra melhor mostrar..?

f3rn4nd0
20-08-10, 11:25
eu nao sei como e esse vidrinho alguem tem uma foto pra melhor mostrar..?




ó ele aê:
(aquela bolinha perto do pedal do freio!)
http://img821.imageshack.us/img821/3811/yes002.jpg

Alan Ranieri
20-08-10, 12:17
É parecido com esse

http://0.tqn.com/d/motorcycles/1/0/D/-/-/-/12OilLevelIMG_8487.jpg