PDA

Ver Versão Completa : Minha primeira moto - Tópico d /conselhos



Metal
19-09-10, 12:05
Opa, pessoal, tranquilos? Ultimamente eu não estou. Há várias semanas estou quebrando a minha cabeça pra me decidir qual moto (no caso, a minha primeira) pegar |:(. É por isso que peço a ajuda de cada uma de vocês pra me ajudarem nessa decisão

Sei que existem vários tópicos sobre esse assunto mas acontece que cada caso é um caso. Eu até poderia postar em um tópico assim, mas acho que não daria mta 'visibilidade' (por já ter várias) e até mesmo por eu considerar um 'desrespeito' com o membro que estava pedindo ajuda. Então, agradeço MUITO a ajuda de todos aqueles que estão dispostos a me dar dicas, orientações e relatar experiências sobre esse momento que toda pessoa aqui do forum já passou ou vai passar. Então vamos aos fatos:

- Usarei a moto para ir ao trabalho / faculdade / e claro, sair pela cidade. Como minha cidade é razoavelmente pequena, raramente devo pegar rodovias. Marginais não existem aqui, então a moto destinar-se-á a uso urbano.
- Eu estou querendo pegar uma moto usada pq devo começar em uma 125/150cc. Meu pensamento é pagar o mais rápido que conseguir (no máximo em 36x) pra dar um up assim que conseguir. Não que eu não pense em pegar uma nova, mas tô achando o preço mto salgado.
- Quanto as motos: Aqui é tenso pq a Honda DOMINA COMPLETAMENTE o mercado. Tipo, acho que uns 85% das motos são Honda. ISso é foda pq é aquele negócio, quanto maior a demanda, mais alto será o preço do item. Uma Fan 125cc pelada é quase R$2.000,00 mais cara que uma Yes completa. Isso me preocupa pq, caso pegue uma moto de uma outra marca, posso encontrar sérias dificuldades em revendê-la depois.

- Quanto aos preços que encontrei:
* FAN 150ESi (0km): tá custando R$6.800,00 já emplacada. Parece ser uma boa moto, injeção, partida elétrica, mas ainda acho caro.

* 150 Mix Power Ranger edition (0km): Moto legal de andar. Um amigo tem uma e eu já dei algumas voltas. Como sou inexperiente não vou tecer longos comentários sobre a moto, mas a impressão que me passou é de ser uma moto bem acertada. Gostei do lugar onde fica o garupa que é bem confortável, devido ao fato da traseira da moto ser alta. O foda é que a ES tá saindo uns R$7,8k e não tô mto afim de desembolsar isso tudo.

* Biz 125cc (09/09 - 7k de km). Tava pensando numa BIz por ser uma moto de facil revenda aqui e bem economica, além de ser bem tranquila e legal de andar. Chequei na Fipe e o preço tá R$100,00 mais cara (essa que eu tô citando tá custando R$4.900,00 e já vem emplacada). A partida é a pedal e por isso tá pesando (negativamente) na escolha. Eu tenho 1,78m de altura então acho que não seria tão ruim uma Biz. O foda é que o banco do carona na Biz é HORRÍVEL. A propósito: A diferença no conforto entre partida a pedal e elétrica é tão gritante assim? E com relação à mecânica? Ouvi dizer que bateria de moto com Partida Elétrica tem que ser trocada a cada 6 meses. É verdade?

* Titan 150 ESD (08/08 - 11,7k de km). Moto parece estar bem conservada. Eles estão pedindo R$5.500,00 (tb vem emplacada) o que está de acordo com o preço da Fipe. Como eu disse, Honda aqui é mto boa de mercado e eu acho que uma 150 atenderia as minhas necessidades.

* Suzuki Yes (08/09 - 0km). Nem estava cogitando a ideia de pegar uma Suzuki, mas passei na concessionária e tive uma grata surpresa. Não andei nela, mas tive uma ótima impressão da moto. Freio a disco, indicador de rpm, indicador de marchas digital, enfim, completa. O foda é que caso pegue-a, pode ser casamento e como foi mencionado, pretendo revender a moto pra dar um up. O preço tá R$4750,00 e eles me dão um capacete (ok ok, não é lá grande coisa) mas a moto nao vem emplacada. A propósito, quanto fica +/- o emplacamento?

* Yamaha Factor ED (0km). Tá saindo +/- R$7.400,00. É o mesmo caso da Suzuki, aqui comprar Yamaha de baixa cilindrada é casamento na certa. A moto é mto bonita, mas ouvi comentários de que o motor é bem fraco. Procede?

*RUMOR (não é certeza que o cara venda a moto pra mim): Fazer 07/08 com 19k de km: Tenho um amigo que me disse que tá pensando em vender a Fazer dele. Ele a comprou 0km, ou seja, é o único dono e a moto tb apresenta estar mto consevada. Ele tá pensando em vendê-la pq quer dar um up. Caso ele realmente me venda, tá pedindo R$7.000,00. Olhei no Fipe e o preço médio de uma Fazer nas mesmas condições é de R$7.800,00 mas pergunto: realmente compensa pegar uma moto mais antiga assim? E outra, tá com 17mil kms rodados: Essa km pro ano da moto tá 'boa'? O que voces acham?

Desde já agradeço a todos que me ajudarem nessa minha saga. Eu nao sei se coloquei todos os detalhes necessários, MAS FIQUEM A VONTADE PRA FAZER PERGUNTAS sobre tudo que acharem necessário numa situação dessas.

At.

FloodDesu
19-09-10, 12:26
Cara, eu geralmente preferiria uma 0km a uma usada, mas isso só se for acima das 250cc, abaixo, tem que se pensar duas vezes. Veja bem; A manutenção de uma 250 é mais cara, não que seja um roubo, porém é maior que a de uma 150 [ainda mais se for dessas Titan pé-de-boi da vida]. Outra coisa, pergunta pra ele que óleo que ele usa e que combustível também, mas não chega assim e fala: "Ei, que óleo que vc usa? E o combustível?". Chega de boa conversando, arruma um pretexto pra começar a falar de combustível e pergunta pra ele onde ele acha melhor abastecer, se é por causa do preço ou da qualidade, como não quer nada, fala pra ele que, sei lá, talvez uma 150 seja melhor por causa do consumo, enfim, dá uma disfarçada. E com o óleo também. E, com base na km do carro do meu pai [07 com uns 20 e poucos mil] tá dentro sim, eu acho. Mas uma coisa é rodar 19mil km trocando marcha à 9k rpm, outra é andar 30mil trocando à 5k. Tenta descobrir como é a tocada dele. Mas veja se a moto tá inteira, se precisa trocar coisas corriqueiras, como pastilha ou lona, vê onde ele deixa guardada a moto. Se ela tiver bem cuidada, compensa sim vc ir de Fazer, que anda bem, é econômica, bonita, completa, confortável e se vc querer viajar com garupa + bauleto + alforgues você não sofrerá tanto.

chiccoli
19-09-10, 12:29
Ow.., em qual cidade q vc mora ??
FAN 150 ESi 6.800 ja emplacada ??

aki tah 7,200 sem emplaca nem nada., tipo.., se vire...
perguntei pq no seu perfil num tem nem idade, qt mais localidade...

dfazer
19-09-10, 12:45
eu pegaria uma Yes usada, vc acha umas muito novas por um preço excelente 2~3mil

blaugusto
19-09-10, 12:57
Fazer com 40mil km rodados tá zero!!! ;)

NiveaC
19-09-10, 13:17
125: Yes usada com poucos km, pq? ótima moto e encontra semi nova por 3k fácil, como é 125 e muito provavelmente vc irá querer pegar uma de maior potência depois é melhor comprar usada pra não perder tanto dinheiro na hora da revenda
150: titan, nova ou usada, depende de vc a escolha, só por causa da injeção, fora isso não tem nada demais pra uma moto dessa cc, se for pegar usada prefira com baixa km por teoricamente não ter dado tempo do cara estragar rs
250: Fazer, nova ou usada, normalmente os donos de fazer cuidam muito bem da motinha portanto uma usada não dará dor de cabeça tbm, a injeção funciona muito bem e é melhor que twister, a nova tem disco traseiro tbm proporcionando melhores frenagens e é melhor que a cb300r que apesar de bonita é ordinária, vazando muito óleo e rendendo como uma 250. Se estiver com fogo pra comprar uma zero opte pela nova fazer, vai poder andar muito com ela sem preocupações. Essa do seu amigo ta bom km boa ainda, é moto pra durar 100k fácil, se ele cuidou bem não tem com o que se preocupar e não é antiga, só tem 3 anos pô rs, usada eu só evitaria pegar de 5 anos pra cima, mas depende de várias vertentes essa decisão

XING LING
19-09-10, 13:34
Se eu tivesse a grana iria na Fazer, esta nova ainda com 20.000km, vc conheçe o dono e vc não precisaria se preocupar em um up, mesmo porque vc ja ta com uma 250cc logo de cara!!!

junior1rodrigues
19-09-10, 21:34
Concordo com o Xing-Ling em voce pegar a Fazer.Se pagar 6.800 numa Fan depois voce vai perder dinheiro na hora de passar pra 250 cc .Pega logo a Fazer e seja feliz.

marcelo xl 250
19-09-10, 22:31
que vc tem contra motos sem partida eletrica? eu ligo uma xl 250 sem descompressor e nunca tive problema, eu iria de fazer, tem mais motor, maior e pelo que vi vc se preocupa com garupa, vai de 250 que com garupa vai perder menos velocidade, e não vai mudar muito o consumo

Thyago Mahon Barros
20-09-10, 11:34
O que falaram do motor da Factor não procede.

flp_87
20-09-10, 12:07
noss Fan ESI por 6800,00 a minha NF de fabrica ta por 7200,00 ! háa eu ia de Fazer facil hein !

Metal
22-09-10, 00:12
eu pegaria uma Yes usada, vc acha umas muito novas por um preço excelente 2~3mil


Hm.. vou dar uma checada. O que me deixa 'cabreiro' de hipoteticamente pegar uma Yes é a dificuldade que pode aparecer pra vendê-la, visto que aqui a Honda monopoliza o mercado de <150CC



que vc tem contra motos sem partida eletrica? eu ligo uma xl 250 sem descompressor e nunca tive problema, eu iria de fazer, tem mais motor, maior e pelo que vi vc se preocupa com garupa, vai de 250 que com garupa vai perder menos velocidade, e não vai mudar muito o consumo


Rsrs nada contra cara. Perguntei só pra saber o que a galera acha do custo x benefício de uma partida, pq o preço de uma modo com partida para uma sem tem uma grande diferença.



Ow.., em qual cidade q vc mora ??
FAN 150 ESi 6.800 ja emplacada ??

aki tah 7,200 sem emplaca nem nada., tipo.., se vire...
perguntei pq no seu perfil num tem nem idade, qt mais localidade...


Hehehe, eu moro no interior de GO. Não me leve a mau, mas nao vou citar o nome da minha cidade pra (tentar) permanecer anônimo na internet, ainda mais que uso esse nick em vários foruns. Nunca se sabe se uma pessoa está querendo te prejudicar... Mas posso te dizer que é esse preço mesmo. E outra: Esse preço eu consigo naquelas lojas que vendem motos novas/usadas. Na concessionária da Honda mesmo o preço é de 7k (nao perguntei se era emplacada, mas acho que sim).



125: Yes usada com poucos km, pq? ótima moto e encontra semi nova por 3k fácil, como é 125 e muito provavelmente vc irá querer pegar uma de maior potência depois é melhor comprar usada pra não perder tanto dinheiro na hora da revenda
150: titan, nova ou usada, depende de vc a escolha, só por causa da injeção, fora isso não tem nada demais pra uma moto dessa cc, se for pegar usada prefira com baixa km por teoricamente não ter dado tempo do cara estragar rs
250: Fazer, nova ou usada, normalmente os donos de fazer cuidam muito bem da motinha portanto uma usada não dará dor de cabeça tbm, a injeção funciona muito bem e é melhor que twister, a nova tem disco traseiro tbm proporcionando melhores frenagens e é melhor que a cb300r que apesar de bonita é ordinária, vazando muito óleo e rendendo como uma 250. Se estiver com fogo pra comprar uma zero opte pela nova fazer, vai poder andar muito com ela sem preocupações. Essa do seu amigo ta bom km boa ainda, é moto pra durar 100k fácil, se ele cuidou bem não tem com o que se preocupar e não é antiga, só tem 3 anos pô rs, usada eu só evitaria pegar de 5 anos pra cima, mas depende de várias vertentes essa decisão


Post muito esclarecedor, obrigado pela ajuda.

Galera, primeiramente quero agradecer a todos que me ajudaram / estão me ajudando, nessa saga. Não dá pra quotar todos os posts senão esse aqui ficaria gigantesco. Ah, e me desculpem pela demora na resposta, acontece que trabalho e estudo então fica complicado de responder no mesmo tempo. A minha carta ainda não chegou :s mas sexta-feira vem outro lote de carteiras da capital e verei se a bendita estará lá. Mas vamos a algumas novidades. Tenho duas notícias, uma boa e uma ruim:

A ruim é que tô achando que a Fazer desse cara que eu falei não vai rolar. O cara tem mto carinho pela moto, acho que mesmo se eu chegar com a grana lá pra ele, ele não me vende. Mas vamos ver, vou terminar de sondar e postarei mais detalhes.

A segunda é que eu liguei em uma dessas garagens e o cara me disse que tem um cara querendo vender uma outra Fazer (se nao me engano, 07/07) por R$7800,00 com 10k de kms rodados, documento vencendo pra 2011 (não chequei o mês). Eu não tava querendo gastar mais de R$7.000,00 em uma moto, mas dependendo posso abrir uma excessão. No caso eu iria dar uns R$800,00 de entrada, mas tô pensando em dar uns R$1200,00 e pegar uma moto acima desses R$7.000,00.

Caso a compra de uma Fazer não dê certo, tô pensando em pegar uma 150cc usada mesmo pra paga-la mais rapidamente e upar logo de uma vez. Olhei uma CG Titan 150cc 08/09 ES (esqueci de checar a km |:() que tá saindo por R$6.100,00.

E aí, o que vocês podem me indicar/aconselhar. Perguntas são bem vindas.

Desde já agradeço a ajuda de todos, que tá sendo sensacional. MUITO OBRIGADO MESMO!

http://www.akosaakpom.com/images/allone.jpg

Abs.

FloodDesu
23-09-10, 12:57
Cara, calcula bem os juros pra não pagar uma Fazer 250 0km e ficar com uma usada, pois juros pra veículos usados são maiores. Dependendo do valor da parcela, compensa pegar uma 0km, mas hoje, nas 150 eu iria de Apache fácil fácil, e nas 125 eu iria ou de Yes [mais completa, e ainda não foi limitada pra entrar no Promot 3] ou Factor [dizem ser a 125 mais confortável de todas, é a mais bonita tbm na minha opinião, pena ser meio manca, pois já está de acordo com o Promot 3].

prexedes moto boy
24-09-10, 18:44
de novo, bilhete unico com rodas e não inventa de compra uma dafra pelo amor
de DEUS....

Furious VIPER
24-09-10, 19:05
Favor não usar a palavra "ajuda" ou termos semelhantes no título do tópico. Leia as regras do fórum para sanar quaisquer dúvidas!
Grato!

Metal
23-10-10, 20:40
Galera, mais um mês de procura e até agora nada de moto :s Eu tava disposto a pegar uma titan 2009 esd (sem ser mix) zerada (4mil km) por 6.300, mas quando fui na loja já tinha a vendido. Mas tenho uma novidade. Novamente apareceu uma fazer pra comprar, mas essa o cara tá querendo vender mesmo. Não vi o estado da moto nem nada, mas parece que ela tá bem conservada. É de 2007 e tá com 25mil km rodados. O cara tá pedindo R$7000,00 (olhei no FIPE e o preço tabela tá esse mesmo) mas será que compensa pegar uma moto com essa km. acredito que, geralmente, motos 250cc ou acima são bem mais conservadas do que as 150cc da vida. Perguntei a algumas pessoas e eles disseram que a km tá boa. Queria saber a opinião de vocês. Se tiver tudo ok, acho que vou ficar com ela mesmo.

Cara, peguei a fazer de um amigo pra dar uma volta e fiquei apaixonado kkkkkkkkkkkkkk. Putz, que moto é aquela cara, tá virando quase uma obsessão ahsuhsaiuasuhs.

Enfim, tô meio sem tempo pra descrever minha experiência (pq até então eu só tinha andado de titanzinha 125 e 150 kkkk) mas tô querendo mto pegar uma danada daquelas. Vamo ver o que que dá, manterei vocês informados.

Desde já obrigado pela ajuda.

Abs.

Fabrício Skala
23-10-10, 20:54
Off: Cara, desculpa ae, mas sua sign ficou mt massa, Manowar, é nois ! :OK:

Maalz ae hauhauha

FloodDesu
23-10-10, 21:02
Well, se tá apaixonado pela Fazer, só tenho umas perguntas: Tem cacife pra pagar ela? Tem cacife pra manter ela? Se você conseguir pagar ela e reservar uns 150 todos mês [não sei se é muito ou o suficiente] pra despesas de itens de consumo [incluindo gasolina e óleo], pode pegar uma Fazer de boa. Esse motor aí é pra mais de 100 mil km, pois tem pistão forjado [mais resistente] e cilindro revestido de cerâmica [dispersa melhor o calor, esquentando menos, durando mais] além de que, uma moto injetada vc dá partida no frio e poucos segundos depois ela tá redondinha :OK: :OK: Dá uma analisada nela, parece que a quilometragem tá boa, dá uma volta, se vc tiver cacife pra pagar e manter, pode pegar ela sem medo de ser feliz. E essa, se for um casamento, será com uma bela esposa, boa na cidade e estrada, econômica, confortável, confiável. Tudibom.

Metal
23-10-10, 21:05
Off: Cara, desculpa ae, mas sua sign ficou mt massa, Manowar, é nois ! :OK:

Maalz ae hauhauha


auhsiuhsaiauhs tranquilo cara. MAnowar é foda!

Até mais.

pistão
23-10-10, 23:00
fazer é mais moto mais vou te lembrar uma coisa manutenção de 250 é maior que de 125/150

lucasfagundes
23-10-10, 23:04
eu ia de fazer

luladss
23-10-10, 23:29
deu preguiça de ler ...

kavalospeed
24-10-10, 02:39
eu ia de fazer

2

svikt
24-10-10, 03:41
deu preguiça de ler ...


2

Metal
24-10-10, 20:01
fazer é mais moto mais vou te lembrar uma coisa manutenção de 250 é maior que de 125/150




Well, se tá apaixonado pela Fazer, só tenho umas perguntas: Tem cacife pra pagar ela? Tem cacife pra manter ela? Se você conseguir pagar ela e reservar uns 150 todos mês [não sei se é muito ou o suficiente] pra despesas de itens de consumo [incluindo gasolina e óleo], pode pegar uma Fazer de boa. Esse motor aí é pra mais de 100 mil km, pois tem pistão forjado [mais resistente] e cilindro revestido de cerâmica [dispersa melhor o calor, esquentando menos, durando mais] além de que, uma moto injetada vc dá partida no frio e poucos segundos depois ela tá redondinha :OK: :OK: Dá uma analisada nela, parece que a quilometragem tá boa, dá uma volta, se vc tiver cacife pra pagar e manter, pode pegar ela sem medo de ser feliz. E essa, se for um casamento, será com uma bela esposa, boa na cidade e estrada, econômica, confortável, confiável. Tudibom.


POis é, tô analisando essa questão da manutenção. O preço das peças com certeza é maior, e pelo que eu li, parece que a moto só anda 'alinhada' com peças originais e se isso for verdade, com certeza pode pesar no bolso. Agora, eu precisava saber quanto +/- é gasto numa fazer nesse estado por mês. Você disse R$150,00 mas acho que isso é muito, né não? Eu perguntei em outro tópico, mas mais uma vez peço pra galera me ajudar a sanar essa dúvida. Outra coisa: A fazer faz +/- 30km por litro de gasolina? Quanto faz uma dessas 150cc sem ser mix mas com injeção?

Mais uma vez agradeço.

Abs.