PDA

Ver Versão Completa : Econômia de combustível, giro baixo ou não?



diego_fernandes05
20-09-10, 08:34
E aí galera, beleza?

Pois então, eu queria tirar uma dúvida de qual a forma mais econômica de se andar com a moto na estrada (ou na cidade mesmo)...

Tipo, eu pegando uma subida, a 90km/h... ou eu subo em 5 marcha e abro um pouco mais o acelerador e a moto não sobre muito o giro... ou eu subo em 4, com acelerador um pouco mais fechado e o giro mais alto.. o que consome menos??? mesmo que não seja em uma subida, andar com a moto em um giro mais baixo, porém com o acelerador um pouco mais aberto, faz com que ela gaste mais??

Talvez seja uma dúvida tonta, mas conto com a ajuda de vocês =D abraços

Hugo_Victor
20-09-10, 08:58
Entendi sua dúvida.
Eu tb, a 80~90/h, contra o vento, de 5ª, eu noto o acelerador um pouco mais aberto do que o normal.
Ja de 4ª ele fica um pouco menos acelerado, mas com o giro mais alto.

Eu acho que de 5ª ela irá consumir menos, mesmo que com o acelerador um pouco mais aberto, com giro mais baixo.

BADANHA
20-09-10, 08:59
cara, andar na marcha correte é sempre mais economico que andar na marcha mais alta, os motores tem uma coisa chamada faixa de torque, tem que tentar andar ali dentro.

de nada adianta andar a 5mil rpm com o acelerador todo aberto... sem contar que o exesso de carga no motor prejudica a durabilidade.

edumrq
20-09-10, 09:19
Tem um test feito em 2003 pelo site bestcars que eles comprovam que andando em marcha alta mesmo com o acelerador todo aberto é mais economico que andar na marcha "correta" para a velocidade

http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm

mdorigon
20-09-10, 09:22
Com o motor em ordem, e carburador corretamente acertado, o correto é andar nesse seu caso em quinta mesmo, mesmo que vc abra um pouco mais o acelerador. Qto mais giro, mais o motor a 4 tempos consome, isso porque é o giro que suga para dentro do motor a mistura que esta no carburador, e pra vc manter ele num giro maior, ele tem que entrar mais mistura. Tipo, a minha yes a 80 por hora sobe em quinta a uns 7000 giros, com mais acelerador mais aberto, não precisa colar o punho, vc vai achar um ponto que a partir dele vc nota que não tem ganho nenhum, então vc toca neste ponto, e o motor mantem a velocidade da moto, agora se eu reduzo pra quarta, pra manter 80 por hora na subida, vou mandar o giro la pra 9000 rpms ou mais, não tem milagre, pro motor girar a tudo isso ele precisa de alimentação, se não ele vai cair o giro, com certeza eu to com mais abertura no aclerador e o motor esta sugando mais mistura. Na sua moto que tem o desempenho parecido, pouco superior não vai mudar muito disso nessa condição. Tem uma publicação on line que chama isso de metodo carga... andar com menos giro e mais aberto o acelerador, porem não é andar com maxima abertura no acelerador, e logicamente, contando que o sistema de alimentação esteja em ordem. Qdo vc acelera, vc aumenta a entrada de ar no motor, e por consequencia, o motor tende a girar mais, puxando mais mistura... diferente no diesel e no dois tempos, que ai sim qdo vc acelera vc bombea mais combustivel pra dentro do motor. E funciona...ando com minha yes na cidade 90 pr cento do tempo com o giro entre 4 mil e 6 mil rpms...e melhora muito a media, qdo ando assim, faço medias acima de 36, no ultimo tnauwe 37,5....sem ser desse jeito, cai para 32, 33 km litros. É testar pra conferir.

edumrq
20-09-10, 09:32
esse metodo carga que o mdorigon falou ta no link que postei

diego_fernandes05
20-09-10, 09:50
Valew pelas respostas pessoal... realmente chega em um ponto que eu noto que preciso reduzir, pois mesmo abrindo mais o acelerador a moto nao vai...mas isso é abaixo dos 80km/h, coisa que eu não deixo acontecer... sempre fico entre 90 e 100 km/h...

Tenho essa dúvida por que antes, eu pegava estrada com ela e ia entre 100 a 120 km/h, e percebi que ela passou a beber muito, coisa de 26km/l... então dessa forma eu vejo que ela tá mais econômica, fazendo pouco mais de 30 por litro... na cidade também sempre ando com giro alto, uma vez ou outra eu dou uma esticada nas marchas pra moto nao ficar muito "xoxa"

BADANHA
20-09-10, 10:01
o motor mais fraco do teste tinha 101 cv -.-"

Thyago Mahon Barros
20-09-10, 11:12
Brother, até onde eu sei o que faz a moto consumir é o giro, quanto mais alto maior o consumo e não a posição do acelerador.

Abraço!!

blaugusto
20-09-10, 12:17
Pra economizar combustivel abra pouco o acelerador em ande em giro baixo.


Na cidade EU ando assim:
1ª Troca de marcha prox aos 4mil RPM - Acelerador nem metade aberto
2ª, 3ª, 4ª eu troco prox aos 6mil RPM


E mantenho nessa faixa de giro. 4~6 mil RPM. andando assim minha moto faz até 45km/l.


Na estrada não tem segredo. Quanto mais devagar e maior a marcha menos bebe.






Sobre a abertura do acelerador: Andando a 100km/ sem bolha a minha moto fazia aprox. 32km/l. Andando a aprox. 110km/h COM a bolha ela faz aprox. 35km/l. Aumentei a velocidade e bebeu menos por que??
Por que COM a bolha eu abro beeeemmm menos o acelerador.

Rodolfo Henrique
20-09-10, 12:24
legal esse topico...

as vezes ando de 5 marcha a moto ate dando soco HAHAUHAUHA
agora entendi que baixo giro maior a economia interessante

vlw

tom crazy
20-09-10, 12:37
Cuidado com os baixos giros e acelerador muito aberto sempre que carboniza o motor por dentro.

blaugusto
20-09-10, 12:42
legal esse topico...

as vezes ando de 5 marcha a moto ate dando soco HAHAUHAUHA
agora entendi que baixo giro maior a economia interessante

vlw


Mas cuidado!! Olha o que o Tom disse ali: Carbonização.

Andar com giro muito baixo carboniza.

Tanto que nas revisões de carro a descarbonização está incluida na lista, pq é muito normal andar com giro excessivamente baixo.

Anty_Play
20-09-10, 12:46
kkkkkkkkkkkkkkkkk...
mete o kct na moto po..
tem dessa de economia nao.
mete uma quarta e sobe!

Rodolfo Henrique
20-09-10, 12:46
desculpem a ignorancia mas oque é

Carbonização.

blaugusto
20-09-10, 12:52
desculpem a ignorancia mas oque é

Carbonização.

A explosão não é completa e acumula "sujeira" na cabeça do pistão e até nas válvulas.

BADANHA
20-09-10, 13:01
o maior problema é a carga, tem mais combustivel do que o giro permite, ocorre a explosao mais forte do que o normal, isso caisa exesso de desgaste na biela e pino.

uma coisa é andar com o giro baixo, outra e a moto pedir para vc baixar a marcha e vc ao inves disso acelerar.

minha moto em 6 a 100 por hora ta a 4500rpm sendo que se eu engasgar a essa velocidade ela nao desenvolve como deveria, ocorre desperdicio de torque, a mistura enrriquece, polui mais. nao custa nada reduzir 1 marcha quando o motor exigir, coloque um vacuometro na motoca e veja que ela sera mais economica em certas faixa de giro.
nos teste os veiculos eram 4 cilindros, nas motos ha uma perda muito mais consideravel

diego_fernandes05
20-09-10, 13:57
Um exemplo... eu não estico muito as marchas, não gosto de forçar... faço isso 1 vez ou outra, apenas quando sinto que a moto tá meio "presa"....

Isso seria um exemplo de carbonização certo?

Bom, eu acredito que como eu pego estrada 1 vez por semana... e durante +ou- 40km eu mantenho a moto em 5 marcha a 100km/h... acho que isso ajuda a evitar... pois pelo que eu ví em outro tópico, pegar estrada era bom pra evitar a carbonização por causa disto..estou certo???

Caique
20-09-10, 14:00
Deu uma preguiça de ler td......................
em giro baixo econo miza se vc souber andar,não aianta estar em giro baixo em uma marcha muito fraca pra uma determinada velocidade pq ai vai forçar mais o motor alem de q o cara vai tem q abrir mais o acelerador pra manter a velocidade..............

edumrq
20-09-10, 14:06
acho que deve haver um bom senso tambem, se a moto ta engasgando quase morrendo reduz uma marcha

Caique
20-09-10, 14:13
acho que deve haver um bom senso tambem, se a moto ta engasgando quase morrendo reduz uma marcha
isso q eu disse..........

Fog
20-09-10, 14:20
Eu acredito que se você está em 5ª marcha numa subida, a 90km/h e a moto começa a perder velocidade lentamente está na hora de diminuir pra 4ª.
Se você consegue manter a velocidade a marcha está correta e você está economizando combustível sem forçar o motor.

persona
20-09-10, 14:24
V
Tenho essa dúvida por que antes, eu pegava estrada com ela e ia entre 100 a 120 km/h, e percebi que ela passou a beber muito, coisa de 26km/l... então dessa forma eu vejo que ela tá mais econômica, fazendo pouco mais de 30 por litro... na cidade também sempre ando com giro alto, uma vez ou outra eu dou uma esticada nas marchas pra moto nao ficar muito "xoxa"

:d :d :d :d :d :d e a minha 19 km/l :d :d :s :s

diego_fernandes05
20-09-10, 14:43
acho que deve haver um bom senso tambem, se a moto ta engasgando quase morrendo reduz uma marcha


Com certeza... mas essa questão que eu coloquei é justamente em uma situação que isso não ocorre... a moto não perde velocidade, apenas preciso abrir um pouco mais do acelerador pra que a moto se mantenha, ou reduzir e subir o giro

Mas como falaram, acho que é isso mesmo, melhor manter o giro baixo do que levar ela no limite das rpm's :OK:

mdorigon
20-09-10, 15:12
Com certeza tem que usar de bom senso... realmente tem horas que não vai dar, mas no caso da pergunta do topico, se ele achar uma abertura do acelerador em que a moto mantenha a velocidade, esta certissimo fazer isso. Não da pra querer ganhar velocidade assim, tem limite tudo. E tb não é usar o acelrador totalmente aberto. Se a moto ta dando soquinhos ou trepidando, é o sinal que tem que baixar uma marcha. No teste do bestcars realmente foi feito só com carros, mas eu ja fiz esse experimento na moto e realmente houve um ganho. E ando mais ou menos na mesma tocada que o blau falou nas trocas de marcha dentro da cidade, e como ele tenho um bom rendimento.
Ja fiz tb essa experiencia no palio economy, aquele que tem akel ponteiro que mostra se vc ta abusando ou não... joguei ele em quarta marcha e tentei manter ele em uma determinada velocidade num trecho, se não me engano eu estava a 100 por hora... vi aonde o ponteiro ficou e não era nem perto da fiaxa verde, depois fiz o mesmo teste em quinta, na mesma velocidade, e achei o ponto no acelerador em que o carro mantinha os 100 por hora...se eu enfiasse mais o pé ele não aumentava mesmo a velocidade, e o ponteiro do econometro ficou mais perto da faixa verde do que em quarta. Não sei se aquilo la é confiavel, mas vai de encontro com o metodo. Injetado tem mais chance de dar certo mesmo tb, ja que a injeção usa diversos parametros para liberar o combustivel, inclusive giro do motor e o qto de ar esta sendo admitido no coletor, tendo esses dois parametros ela busca na programação dela o qto de combustivel tem que injetar...não vai injetar a toa. Agora no carburador é mais complicado...se não tiver afinado ai sim é bucha...

junior_itj
20-09-10, 19:33
Com certeza... mas essa questão que eu coloquei é justamente em uma situação que isso não ocorre... a moto não perde velocidade, apenas preciso abrir um pouco mais do acelerador pra que a moto se mantenha, ou reduzir e subir o giro

Mas como falaram, acho que é isso mesmo, melhor manter o giro baixo do que levar ela no limite das rpm's :OK:


o motor é mais econômico na rotação de torque máximo, esse é o abc do economia, por exemplo a titan que tem 1,35kgfm de torque a 6500 rpm, quer dizer que a rotação de menor consumo é essa, 6500 rpm. Então na titan 150 2008 a velocidade mais econômica de cada marcha é
1° 30km/h
2º 47km/h
3º 62 km/h
4º 77 km/h
5º 90 km/h

nessas velocidades o motor esta a exatos 6500 rpm, rotação de seu torque máximo, e de maior economia.

mdorigon
20-09-10, 19:47
Nem sempre... minha yes fica mais economica andando sempre abaixo dos 7000 rpms, que é o torque maximo dela. Alias, aquela curva de potencia e torque que vemos em grafico, com os valores, é conseguida com abertura total da aceleração se não me engano. Não quer dizer que se vc estiver a 6500 rpms, ou a 7000 no meu caso, ela va estar com todo o torque. Pelo menos eu entendi isso numa publicação que li...se alguem tiver mais detalhes por favor me corrijam se eu estiver errado.

Banduleiro
20-09-10, 19:52
Fica meio chato pra motos sem conta giro....

blaugusto
20-09-10, 20:07
Fica meio chato pra motos sem conta giro....

Conta giros tem suas utilidades. É nessas horas que agente percebe que não é apenas por frescura.

junior_itj
20-09-10, 20:52
Nem sempre... minha yes fica mais economica andando sempre abaixo dos 7000 rpms, que é o torque maximo dela. Alias, aquela curva de potencia e torque que vemos em grafico, com os valores, é conseguida com abertura total da aceleração se não me engano. Não quer dizer que se vc estiver a 6500 rpms, ou a 7000 no meu caso, ela va estar com todo o torque. Pelo menos eu entendi isso numa publicação que li...se alguem tiver mais detalhes por favor me corrijam se eu estiver errado.


uhm, é o que eu sempre li, que o motor é mais econômico na faixa de torque máximo, não necessáriamente acelerando ao máximo, é que nessa faixa com o acelerador na mesma posição que outras rotaçãos o motor tem mais força. Aqui é uma matéria de leitura interessante http://www2.uol.com.br/bestcars/marchas.htm

pistão
20-09-10, 20:57
sem querer ser mas chato do que já sou mas a economia de combustível é tanta assim???
tipo dá diferença de quantos km por litro??
se dirigir normal a moto comparando com sempre tentar estar na melhor faixa de aceleração!

chapolinrt8
20-09-10, 21:07
acho q algumas coisas ditas ai não prcedem nas 2t né?quanto mais alto o giro mais ela vai gastar!!1pelo menos a minha é assim!!!

blaugusto
20-09-10, 21:15
sem querer ser mas chato do que já sou mas a economia de combustível é tanta assim???
tipo dá diferença de quantos km por litro??
se dirigir normal a moto comparando com sempre tentar estar na melhor faixa de aceleração!


Na minha o consumo sobe de 45km/l pra 38km/l na cidade dependendo da maneira como uso o acelerador e troco as marchas.

pistão
20-09-10, 21:36
Na minha o consumo sobe de 45km/l pra 38km/l na cidade dependendo da maneira como uso o acelerador e troco as marchas.


aminha muda sim se eu sair que nem um doido tipo "muleque-piranha" tipo so cara do CAbo Estourado, mas num faço isto mas não tanto nossa a minha nunca passou dos 32 e a 125 nunca passou dos 28/30 igual a yes do trabalho a sua cidade dever ser bem plaina, além de eu andar em media 5- 10 minutos e parar

magrao tk
21-09-10, 12:01
Eu não sou muito fã de andar longos tempos com o acelerador carregado com o motor em baixa. Dá pra sentir pelo barulho do motor que ele tá forçando, e lógico que vai ter desgaste principalmente da parte de baixo. Eu levo sempre o motor mais pra solto do que forçando, claro que sem exageros, trocando de marcha conforme ele pede dependendo da situação. Não sei se assim to gastando mais mas acredito que o gasto deve ser menor do que prejudicar o motor. É como disseram o que vale é tentar usar sempre a melhor faixa de torque.

PoWeReD69
21-09-10, 12:09
quer economia ? compra uma pop :D

magrao tk
21-09-10, 12:15
acho q algumas coisas ditas ai não prcedem nas 2t né?quanto mais alto o giro mais ela vai gastar!!1pelo menos a minha é assim!!!

Eu ando a anos com moto 2 tempos e uma coisa que aprendi é que não adianta absolutamente nada andar numa moto 2 tempos com o acelerador carregado, abrindo muito de vez em baixas rotações. É uma das razões que muita gente anda nessas motos e não acha tudo aquilo, é porque acostumaram com a jeito de acelerar as 4 tempos.
Se acelerar carregando o motor de uma 2t ele vai murchar, não vai desenvolver. Nessa situação pra ela render ao invés de acelerar tem de fazer o contrário, desacelerar um pouquinho até sentir que o motor começou a girar mais solto e aí sim começar a acelerar, mas bem devagar, é impressionante a puxada que o motor tem fazendo isso, mas é claro que quanto mais girar mais vai gastar, e como elas giram bem mais rpm é só não exagerar.

Rodolfo Henrique
21-09-10, 12:17
quer economia ? compra uma pop :D


ou aquela cinquentinha

HUAHUAHUA

chapolinrt8
21-09-10, 18:50
Eu ando a anos com moto 2 tempos e uma coisa que aprendi é que não adianta absolutamente nada andar numa moto 2 tempos com o acelerador carregado, abrindo muito de vez em baixas rotações. É uma das razões que muita gente anda nessas motos e não acha tudo aquilo, é porque acostumaram com a jeito de acelerar as 4 tempos.
Se acelerar carregando o motor de uma 2t ele vai murchar, não vai desenvolver. Nessa situação pra ela render ao invés de acelerar tem de fazer o contrário, desacelerar um pouquinho até sentir que o motor começou a girar mais solto e aí sim começar a acelerar, mas bem devagar, é impressionante a puxada que o motor tem fazendo isso, mas é claro que quanto mais girar mais vai gastar, e como elas giram bem mais rpm é só não exagerar.
pior q a minha ta com gicle da alta maior o q piora ainda mais a situação em baixas rotações !!!

higoff
21-09-10, 19:08
Brother, até onde eu sei o que faz a moto consumir é o giro, quanto mais alto maior o consumo e não a posição do acelerador.

Abraço!!


Não, não, não...

A posição do acelerador influencia sim.
A grosso modo, podemos comparar com uma bicicleta. Quando mais vc abre o acelerador, mais gasolina vc injeta e mais força o motor ganha. É como se vc estivesse pedalando com mais força. Se vc estiver numa marcha muito baixa, vc vai fazer MUITA força para fazer a moto andar. É como pedalar na marcha "pesada" da bicicleta quando vc está numa velocidade baixa. Vai te cansar e forçar demais sua perna (gasta gasolina e força o motor). Vc pode notar que QUALQUER motor, nessa situação, faz um barulho mais grave no escapamento, pq ali estão saindo mais gases (mais gasolina queimada).

No extremo oposto, imagine q vc está descendo uma serra. O giro está alto, mas se vc não abrir ou abrir pouco o acelerador, perceba que o barulho no escape fica bem suave. Menos gasolina queimada.

Andar na marcha correta, mesmo que com um giro mais alto, gera economia sim. O que gasta muito gasolina é acelerar demais para ganhar velocidade mais rápido, o que podemos comparar com pedalar muito forte a bicicleta para chegar mais rápido à velocidade desejada. Isso te cansaria bem mais do que ir pegando velocidade no embalo, aos poucos.

magrao tk
21-09-10, 19:28
Não, não, não...

A posição do acelerador influencia sim.
A grosso modo, podemos comparar com uma bicicleta. Quando mais vc abre o acelerador, mais gasolina vc injeta e mais força o motor ganha. É como se vc estivesse pedalando com mais força. Se vc estiver numa marcha muito baixa, vc vai fazer MUITA força para fazer a moto andar. É como pedalar na marcha "pesada" da bicicleta quando vc está numa velocidade baixa. Vai te cansar e forçar demais sua perna (gasta gasolina e força o motor). Vc pode notar que QUALQUER motor, nessa situação, faz um barulho mais grave no escapamento, pq ali estão saindo mais gases (mais gasolina queimada).

No extremo oposto, imagine q vc está descendo uma serra. O giro está alto, mas se vc não abrir ou abrir pouco o acelerador, perceba que o barulho no escape fica bem suave. Menos gasolina queimada.

Andar na marcha correta, mesmo que com um giro mais alto, gera economia sim. O que gasta muito gasolina é acelerar demais para ganhar velocidade mais rápido, o que podemos comparar com pedalar muito forte a bicicleta para chegar mais rápido à velocidade desejada. Isso te cansaria bem mais do que ir pegando velocidade no embalo, aos poucos.


Boa! :yes:
Era mais ou menos isso que eu quis dizer antes, mas não sabia expressar bem. Mas a comparação da bicicleta disse tudo. Eu levo o motor só na maciota. Acelerando quase que só no embalo mesmo, usando na melhor faixa de torque.

mdorigon
21-09-10, 23:36
Não, não, não...

A posição do acelerador influencia sim.
A grosso modo, podemos comparar com uma bicicleta. Quando mais vc abre o acelerador, mais gasolina vc injeta e mais força o motor ganha. É como se vc estivesse pedalando com mais força. Se vc estiver numa marcha muito baixa, vc vai fazer MUITA força para fazer a moto andar. É como pedalar na marcha "pesada" da bicicleta quando vc está numa velocidade baixa. Vai te cansar e forçar demais sua perna (gasta gasolina e força o motor). Vc pode notar que QUALQUER motor, nessa situação, faz um barulho mais grave no escapamento, pq ali estão saindo mais gases (mais gasolina queimada).

No extremo oposto, imagine q vc está descendo uma serra. O giro está alto, mas se vc não abrir ou abrir pouco o acelerador, perceba que o barulho no escape fica bem suave. Menos gasolina queimada.

Andar na marcha correta, mesmo que com um giro mais alto, gera economia sim. O que gasta muito gasolina é acelerar demais para ganhar velocidade mais rápido, o que podemos comparar com pedalar muito forte a bicicleta para chegar mais rápido à velocidade desejada. Isso te cansaria bem mais do que ir pegando velocidade no embalo, aos poucos.


Eu não concordo com sua teoria, principalmente nesse exemplo de descer a serra. Vc ta em alto giro descendo na casca, mas se esquece que tem outra força ajudando ali...a lei da gravidade. Vc economiza combustivel, na descida, pq vc praticamente mantem a entrada de ar pro motor fechada, logo ele consome menos mistura de ar e combustivel. Ele mantem o giro alto mais pela ação da gravidade, que comprova a lei da inercia. E vc com acelração minima, percebe isso sim, com o efeito do freio motor segurando o giro e o veiculo. Agora tenta manter um motor em alto giro na casquinha nessa mesma serra subindo. Com a resistencia que o veiculo encontra pra subir...
É polemico, pq a gente acha que é cabo enrolado em marcha longa toda hora, tem um limite, eu achei o da minha moto, ando bem entre 4000 e 6000 rpms, com mais abertura de acelrador, porem não com o punho cravado, é o suficiente pra moto ir ganhando velocidade com suavidade. Abaixo de 4000 giros, não tem jeito, ai eu vou estar jogando combustivel fora...vou afogar a moto na hora. Vc acha que um motor a 7000 rpms em quinta subindo uma serra, mantendo esse giro, com mais abertura do acelerador ta sugando mais combustivel do que um a 9000 rpms em quarta, porem na mesma velocidade ? Veja bem, estou falando em manter a velocidade. Pra vc manter um motor a 9000 rpms e vencendo uma subida, vc vai estar com o aclerador mais aberto do que ele em uma marcha mais longa, porem a 7000 rpms. Não tem como ele estar a 9000 rpms aplicando força nas rodas na casca. E a 9000 rpms o motor vai estar gerando mais potencia do que a 7000 rpms...o que consome mais mistura !! Se o veiculo vence uma situação dessa a 7000 rpms em quinta, e nesse giro ele ta gerando 30 cv´s de potencia por exemplo, a 9000 rpms em quarta ele vai estar limitado pela marcha curta e pode estar tendo que gerar mais de 30 cv´s com certeza, suponhamos 40 cv´s. O que consome mais energia : 30 cv´s ou 40 cv´s ? Motor ciclo otto aumenta o giro qdo vc deixa entrar mais ar pra dentro dele, devidamente alimentado com o combustivel pra queimar...o carburador devidamente afinado não injeta combustivel, ele suga o mesmo conforme o vacuo que o motor vai fazendo tendo menos resitencia da borboleta que deixa entrar mais ar... Isso para motores 4 tempos (ciclo otto). Motores diesel e 2 tempos realmente é outra história.
Agora, realmente, se vc naum tiver com o sistema de alimentação afinado, seja carburador ou injeção, vc pode causar um belo consumo de combustivel a toa, carbonização, oleo lubrificante contaminado e afogar o pobre motor.

Wilian k.
21-09-10, 23:42
andando na manha nas faixas entre 80 e 90 ...

mdorigon
22-09-10, 00:06
É tudo questão de experimentar o que tem em mãos mesmo... :OK:

Wilian k.
22-09-10, 00:10
é como disse ele ali É tudo questão de experimentar o que tem em mãos
o cara conheçendo o acelerador e a moto nao tem erro

higoff
22-09-10, 09:53
Eu não concordo com sua teoria, principalmente nesse exemplo de descer a serra. Vc ta em alto giro descendo na casca, mas se esquece que tem outra força ajudando ali...a lei da gravidade. Vc economiza combustivel, na descida, pq vc praticamente mantem a entrada de ar pro motor fechada, logo ele consome menos mistura de ar e combustivel. Ele mantem o giro alto mais pela ação da gravidade, que comprova a lei da inercia. E vc com acelração minima, percebe isso sim, com o efeito do freio motor segurando o giro e o veiculo. Agora tenta manter um motor em alto giro na casquinha nessa mesma serra subindo. Com a resistencia que o veiculo encontra pra subir...
É polemico, pq a gente acha que é cabo enrolado em marcha longa toda hora, tem um limite, eu achei o da minha moto, ando bem entre 4000 e 6000 rpms, com mais abertura de acelrador, porem não com o punho cravado, é o suficiente pra moto ir ganhando velocidade com suavidade. Abaixo de 4000 giros, não tem jeito, ai eu vou estar jogando combustivel fora...vou afogar a moto na hora. Vc acha que um motor a 7000 rpms em quinta subindo uma serra, mantendo esse giro, com mais abertura do acelerador ta sugando mais combustivel do que um a 9000 rpms em quarta, porem na mesma velocidade ? Veja bem, estou falando em manter a velocidade. Pra vc manter um motor a 9000 rpms e vencendo uma subida, vc vai estar com o aclerador mais aberto do que ele em uma marcha mais longa, porem a 7000 rpms. Não tem como ele estar a 9000 rpms aplicando força nas rodas na casca. E a 9000 rpms o motor vai estar gerando mais potencia do que a 7000 rpms...o que consome mais mistura !! Se o veiculo vence uma situação dessa a 7000 rpms em quinta, e nesse giro ele ta gerando 30 cv´s de potencia por exemplo, a 9000 rpms em quarta ele vai estar limitado pela marcha curta e pode estar tendo que gerar mais de 30 cv´s com certeza, suponhamos 40 cv´s. O que consome mais energia : 30 cv´s ou 40 cv´s ? Motor ciclo otto aumenta o giro qdo vc deixa entrar mais ar pra dentro dele, devidamente alimentado com o combustivel pra queimar...o carburador devidamente afinado não injeta combustivel, ele suga o mesmo conforme o vacuo que o motor vai fazendo tendo menos resitencia da borboleta que deixa entrar mais ar... Isso para motores 4 tempos (ciclo otto). Motores diesel e 2 tempos realmente é outra história.
Agora, realmente, se vc naum tiver com o sistema de alimentação afinado, seja carburador ou injeção, vc pode causar um belo consumo de combustivel a toa, carbonização, oleo lubrificante contaminado e afogar o pobre motor.


Acho q vc falou o mesmo q eu. Talvez eu não tenha explicado bem. Mas identifiquei tudo q vc falou com o que eu penso.

Zack
22-09-10, 10:10
E pq na minha se eu anda que nem gente e que nem cgzero eu gasto mesma coisa ? 30km/l ???

:s :s :s

diego_fernandes05
22-09-10, 10:55
quer economia ? compra uma pop :D


Se eu quiser andar de modo econômico na moto que eu quis comprar, eu não posso??

jearfan125
22-09-10, 11:18
Pessoal, desculpe a ignorância (sou iniciante).

Onde eu vejo o tal rpm? Há um marcador no painel de algumas motos? (a minha é a fan 125 não tem). Sabe-se pelo "ronco" do motor, pela velocidade... ??? Enfim, como eu sei a quantos rpm está o motor da minha Fan 125????? :G

diego_fernandes05
22-09-10, 11:24
Pessoal, desculpe a ignorância (sou iniciante).

Onde eu vejo o tal rpm? Há um marcador no painel de algumas motos? (a minha é a fan 125 não tem). Sabe-se pelo "ronco" do motor, pela velocidade... ??? Enfim, como eu sei a quantos rpm está o motor da minha Fan 125????? :G



Infelizmente a sua moto (nem a minha) tem o mostrador de RPM's... :s

jearfan125
22-09-10, 12:17
Pois é Diego, admira a Fan 125 ter vindo com pneus! Eu so optei pela fan do que pela YBR, porque o emplacamento vinha grátis. Agora sempre q falta alguma coisa na moto como: lampejador de farol, MARCADOR DE COMBUSTÍVEL (esse foi demais), Suporte (macaco) central, e outros vários ítens de série q vem na da yamaha, ai eu olho a placa da moto q foi grátis, e fico imaginando q ela (placa) marca gazolina, e faz um monte de coisas mais... Mas, ta bom! Pelo menos não estou à pé |:(

navegador.porto
22-09-10, 12:52
É tudo questão de experimentar o que tem em mãos mesmo... :OK:

Aí, falou tudo. Basta experimentar, pois isso varia em cada moto. A sensibilidade do piloto em relação ao acelerador é que vai determinar o consumo. Por exemplo, na minha Strada, se eu troco as marchas em 4k rpm e em quinta não passo de 5k, consigo fazer tranquilamente 32/33 km/l (o que pra cidade tá mais que bom). Se troco as marchas com 6k e em quinta mantenho 6k, faz uns 26km/l. E em subidas, no meu caso é simples: quando a moto começa a trepidar, sinal de baixar uma marcha. :OK:

magrao tk
22-09-10, 13:04
Infelizmente marcador de RPM virou artigo de luxo pras motos populares das grandes montadoras. A Yamaha parou lá nas RD, RDZ e DT200. E a Honda nem sei acho que foi lá na CG bolinha ainda. Depois disso só as maiores ou as versões sport que incluem no pacote o conta giros. Nós de motinhos populares se quisermos ficar entre as Honda e Yamaha temos que se contentar em ouvir o som do motor pra saber a quantos RPM estamos :s

Kleyton
22-09-10, 16:19
Eu ando com a minha sempre em giro alto, se eu reduzo é como seu ja procurasse o giro, tipo acho eu a 7000rpm eu ja reduzo com o acelerador aberton tanto que quando eu estou a 100km/h eu deço para 80 ~85 já reduzo para a 4 macha, faço e muito isso quando eu estou entrando nas curvas, eu reduzo de 80km/h na 4 macha para 60 ~65 3ª macha e entro sem freiar freio antes quando eu saio da curva a potencia ja tha la em cima e ai pronto. Andando assim eu faço cerca de 30 km/l.

junior_itj
22-09-10, 18:55
Pessoal, desculpe a ignorância (sou iniciante).

Onde eu vejo o tal rpm? Há um marcador no painel de algumas motos? (a minha é a fan 125 não tem). Sabe-se pelo "ronco" do motor, pela velocidade... ??? Enfim, como eu sei a quantos rpm está o motor da minha Fan 125????? :G


voce tem o manual?
olha na parte das especificações em transmissão, e coloque aqui a redução primária, a final, e a de cada marcha, quero todos aqueles números.
e coloque aqui as medidas do seu pneu traseiro, que vem no manual também em especificações - chassi/ suspensão (exemplo 90/90 - 18MC 57P),

com os números da relação da transmissão, e a medida do seu pneu eu posso te dizer a rotação de cada marcha em cada velocidade, faço uma tabela pra vc. abraço

pistão
22-09-10, 19:04
Pois é Diego, admira a Fan 125 ter vindo com pneus! Eu so optei pela fan do que pela YBR, porque o emplacamento vinha grátis. Agora sempre q falta alguma coisa na moto como: lampejador de farol, MARCADOR DE COMBUSTÍVEL (esse foi demais), Suporte (macaco) central, e outros vários ítens de série q vem na da yamaha, ai eu olho a placa da moto q foi grátis, e fico imaginando q ela (placa) marca gazolina, e faz um monte de coisas mais... Mas, ta bom! Pelo menos não estou à pé |:(
srrsrs, olhar na placa, rachei de rir aqui, rsrs é osso mano, mas fazer o que a gente tem que procurar o mais em conta eu sou assim também....

junior_itj
22-09-10, 20:04
voce tem o manual?
olha na parte das especificações em transmissão, e coloque aqui a redução primária, a final, e a de cada marcha, quero todos aqueles números.
e coloque aqui as medidas do seu pneu traseiro, que vem no manual também em especificações - chassi/ suspensão (exemplo 90/90 - 18MC 57P),

com os números da relação da transmissão, e a medida do seu pneu eu posso te dizer a rotação de cada marcha em cada velocidade, faço uma tabela pra vc. abraço


vou dar a minha titan 150 como exemplo, eu preciso que vc me de essas informações:

redução primária 3,350
redução final 2,687
1º 2,785
2° 1,789
3° 1,350
4° 1,090
5° 0,937

pneu traseiro 90/90 - 18M/C 57P

com estes dados posso elaborar essa tabela:

velocidade 1º 2º 3º 4 º 5º
(km/h) (rpm) (rpm) (rpm) (rpm) (rpm)
5 1074 690 521 420 361
10 2148 1380 1041 841 723
15 3222 2070 1562 1261 1084
20 4296 2759 2082 1681 1445
25 5370 3449 2603 2102 1807
30 6444 4139 3123 2522 2168
35 7518 4829 3644 2942 2529
40 8591 5519 4165 3363 2891
45 9665 6209 4685 3783 3252
50 6899 5206 4203 3613
55 7588 5726 4623 3975
60 8278 6247 5044 4336
65 8968 6767 5464 4697
70 9658 7288 5884 5058
75 7809 6305 5420
80 8329 6725 5781
85 8850 7145 6142
90 9370 7566 6504
95 9891 7986 6865
100 8406 7226
105 8827 7588
110 9247 7949
115 9667 8310
120 8672
125 9033
130 9394
135 9756

com esses dados você pode saber por exemplo que a 65 km/h na quarta marcha, a titan 150 esta a aproximadamente 5464rpm, ou que a 120 na quinta esta a aproximadamente 8672. Quem quiser saber sobre sua moto é só me enviar a relação das marchas como no manual e como eu fiz em cima, e me enviar as medidas dos pneus como fiz ali também, que faço uma tabela dessas abraços

junior_itj
23-09-10, 23:23
Pessoal, desculpe a ignorância (sou iniciante).

Onde eu vejo o tal rpm? Há um marcador no painel de algumas motos? (a minha é a fan 125 não tem). Sabe-se pelo "ronco" do motor, pela velocidade... ??? Enfim, como eu sei a quantos rpm está o motor da minha Fan 125????? :G


nada amigo? se quiser saber só postar as informações que eu citei abraços

junior_itj
29-09-10, 23:45
consegui a relação das marchas da fan 2008 do trabalho, tava no manual, as marchas são nitidamente mais curtas, segue a tabela de velocidade x rotação.

redução primária 3,333
redução final 3,142
1º 2,769
2° 1,882
3° 1,400
4° 1,130
5° 0,960

pneu traseiro 90/90 - 18M/C 57P


velocidade 1º 2º 3º 4 º 5º
(km/h) (rpm) (rpm) (rpm) (rpm) (rpm)
5 1242 844 628 507 431
10 2484 1687 1256 1014 861
15 3727 2533 1884 1521 1292
20 4969 3377 2512 2028 1723
25 6211 4222 3140 2535 2153
30 7453 5066 3768 3042 2584
35 8696 5910 4396 3549 3015
40 9938 6754 5025 4056 3445
45 7599 5653 4562 3876
50 8443 6281 5069 4307
55 9287 6909 5576 4737
60 7537 6083 5168
65 8165 6590 5599
70 8793 7097 6029
75 9421 7604 6460
80 8111 6891
85 8618 7321
90 9125 7752
95 9632 8183
100 8614
105 9044
110 9475
115 9906
120 10336

com isso da pra concluir que a fan 2008 a 65 na quarta marcha esta a 6590 rpm, e a 120 na quinta a 10336, um tanto esguelada

Tarcisio Discipulo
15-12-10, 22:56
Ressucitando o topico

cara tava vendo essa tabela e fiquei curioso para saber a RPM da biz 125
a minha ta com pneu 80/110 - 14
se Vc puder fazer essa tabela fico agradecido ...

Dungamaster
17-12-10, 09:36
Queria passar uma dica de economia que aprendi nas estradas, quando estamos subindo uma ladeira, estamos a uns 80 km/h e mais ou menos com a metade do acelerador puxado, então vc puxa o acelerador todo, e a moto continua nos 80 km/h, então percebe-se que assim vc esta jogando combustivel fora, pq puxando mais o acelerador a velocidade não se altera pois a moto não tem potencia pra aumentar a velocidade na ladeira, então o melhor é vc soltar o acelerador até o ponto onde estava mesmo pq acelerar mais não vai adiantar nada, sei que é meio besta a dica, mas ta ai. vlw galera!!

fabianoaspro
17-12-10, 09:36
Essa história da subida, na moto e faço o mesmo que meu Pai me ensinou aos 16 anos quando estava aprendendo a dirigir carreta. Antes do morro eu aumento bastante a velocidade para chegar no morro embalado e sair da situação mais rapidamente, assim o motor trabalha menos forçado e ganho economia de combustivel.


Em um morro, a melhor forma de economizar combustível em um motor de ciclo otto 4T é MANTER a velocidade e quando chegar no morro acelerar mais SEM diminuir a marcha! Com o acelerador aberto e baixo giro se consegue mais economia! A máxima economia em um morro se consegue diminuindo a velocidade ao subir - por exemplo: Entra em um morro a 70Km/h e termina a 30Km/h - mas não é algo prático.

BADANHA
17-12-10, 09:42
o exesso de carga no motor causado por giro baixo e acelerador aberto causa uma redução significativa da vida util de qualquer motor.

fabianoaspro
17-12-10, 09:52
o exesso de carga no motor causado por giro baixo e acelerador aberto causa uma redução significativa da vida util de qualquer motor.


Cara não acredito muito nisso. Eu tenho um Voyage 1992 comprei com o motor tendo 125.000Km rodados e hoje ele tem 238.000Km e SEMPRE ando em giro baixo e acelerador aberto. O meu normal é não ultrapassar 2000Rpm na cidade! Tenho o carro a 9 anos..

mdorigon
17-12-10, 14:29
o exesso de carga no motor causado por giro baixo e acelerador aberto causa uma redução significativa da vida util de qualquer motor.


Tb naum acredito, sempre tento andar na minha yes com o giro mais baixo possiveol, entre 4000 e 6000 rpms dentro da cidade, dando uma abrida a mais no acelerador e ela ja tem quase 40 mil km sem problemas. E mesmo que se abra todo o acelerador, mesmo nos carburados, tenho minha duvidas se existe desperdicio de combustivel, até pq o combustivel e sgugado conforme o motor suga a mistura...e se ele mantem giro baixo, ele não vai sugar o que ele não consome...mas vale o carburador estar nas devidas regulagens corretas, com a giclagem certa pra isso. Na injeção tb creio que de certo, pq o motor considera varios sensores, inclusive o de rotação do motor e de massas de ar admitida, e se baseando nisso ele ve o mapa automaticamente, não tem como ele jogar uma quantidade de combustivel maior se no mapa pra determinada situação ele ta programado pra tanto. Bem, cada um cada um, tem que testar em cada veiculo e ver como cada um se comporta, essa é a minha dica.

junior_itj
17-12-10, 17:59
Ressucitando o topico

cara tava vendo essa tabela e fiquei curioso para saber a RPM da biz 125
a minha ta com pneu 80/110 - 14
se Vc puder fazer essa tabela fico agradecido ...


Eu precisava da relação das marchas e da redução primária e final, que tem no manual, se não não da pra fazer o cálculo.

abraços

BADANHA
17-12-10, 18:12
fazer o que, os engenheros disseram isso.

isso ta ta explicito em muitos manuais de motores... basta ler os tips deles.

Tarcisio Discipulo
17-12-10, 19:58
Eu precisava da relação das marchas e da redução primária e final, que tem no manual, se não não da pra fazer o cálculo.

abraços


então aki vai
redução primaria 3,350
redução final 2,428

relação de transmição 1° 2,500
2° 1,550
3° 1,150
4° 0,923

Tarcisio Discipulo
17-12-10, 19:59
a e o pneu é um 80/110 14m/c

fabianoaspro
17-12-10, 21:20
fazer o que, os engenheros disseram isso.

isso ta ta explicito em muitos manuais de motores... basta ler os tips deles.


O que eu tenho certeza que força quando anda com o acelerador aberto é um aquecimento maior do interior do motor!
Como se andasse com ponto de ignição mais agressivo!
No caso do meu carro percebe-se que ele pode aquecer e começar a grilar, daí só tirando o pé senão a grilasseira é severa! (tenho motor preparado). Já com 'pouco pé' e mais giro, isto não acontece.
Agora em um motor original - até pode diminuir um pouco a vida útil, mas acredito que nada perceptível. Mas daí falo da boca pra fora mesmo pq não tenho como provar..

fabianoaspro
18-12-10, 10:04
Ah soh como curiosidade: Dirigi o fox 1.0 da minha empresa (que tem computador de bordo) dentro da cidade de Blumenau-SC por uma distância de 35Km.
Andei devagar, em certas ocasiões passei de 1a para 3a e 3a para 5a direto, pulando 2 marchas. Quando chegava a 40Km/h já estava na 5a!
Resultado: 17,8Km/l NA CIDADE! Tá bom né?! rsrsrs
Dava para ver no computador de bordo que era mais vantajoso pisar mais na quinta do que jogar uma quarta para acelerar. Claro que tb pisei o mínimo, mas acompanhei o trânsito.

junior_itj
18-12-10, 16:44
então aki vai
redução primaria 3,350
redução final 2,428

relação de transmição 1° 2,500
2° 1,550
3° 1,150
4° 0,923





blz, ta aí!!

km/h rpm 1º rpm 2° rpm 3° rpm 4º
5 1015 629 466 375
10 2029 1258 933 749
15 3044 1887 1400 1124
20 4059 2516 1867 1498
25 5073 3145 2334 1873
30 6088 3775 2800 2248
35 7103 4404 3267 2622
40 8117 5033 3734 2997
45 9132 5662 4201 3371
50 10147 6291 4667 3746
55 6920 5134 4121
60 7549 5601 4495
65 8178 6068 4870
70 8807 6534 5245
75 9436 7001 5919
80 10065 7468 5994
85 7935 6368
90 8401 6743
95 8868 7118
100 9335 7492
105 9802 7867
110 10268 8241
115 8616
120 8991
125 9365
130 9740
135 10114

abraços

Tarcisio Discipulo
19-12-10, 01:11
valeu cara ...


blz, ta aí!!

km/h rpm 1º rpm 2° rpm 3° rpm 4º
5 1015 629 466 375
10 2029 1258 933 749
15 3044 1887 1400 1124
20 4059 2516 1867 1498
25 5073 3145 2334 1873
30 6088 3775 2800 2248
35 7103 4404 3267 2622
40 8117 5033 3734 2997
45 9132 5662 4201 3371
50 10147 6291 4667 3746
55 6920 5134 4121
60 7549 5601 4495
65 8178 6068 4870
70 8807 6534 5245
75 9436 7001 5919
80 10065 7468 5994
85 7935 6368
90 8401 6743
95 8868 7118
100 9335 7492
105 9802 7867
110 10268 8241
115 8616
120 8991
125 9365
130 9740
135 10114

abraços


o pior é q descubre q ando sempre acima dos 9000 rpm
tipo minha moto coloco 80 de 2° 110 de 3° .... e umas duas vezes já coloquei 60 de 1°

junior_itj
19-12-10, 12:39
valeu cara ...
o pior é q descubre q ando sempre acima dos 9000 rpm
tipo minha moto coloco 80 de 2° 110 de 3° .... e umas duas vezes já coloquei 60 de 1°

60 de primeira? daria pouco mais de 12000rpm, tenta não passar muito dos 7500, é a rotação de potencia máxima da biz, e acima disso já começa a ser perigoso pro motor.

junior_itj
19-12-10, 12:42
60 de primeira? daria pouco mais de 12000rpm, tenta não passar muito dos 7500, é a rotação de potencia máxima da biz, e acima disso já começa a ser perigoso pro motor.


Eu faria assim, primeira até 30km/h, segunda até 55km/h, terceira até 80km/h e quarta até 100km/h, para viajar não passaria dos 100km/h, acima disso só trajetos curtos e muito raramente.

BADANHA
19-12-10, 12:50
aos descredulos, vo da outro exemplo.

quem aqui nunca viu alguma mulher entrar com um corsa wind em 4ª e quase parar o carro e acelerar novamente sem reduzir a marcha? faz aquela barulhada do inferno, parecendo que ta vindo tudo abaixo. isso é exesso de carga no motor, pois tem MUITA explosao no cilindro para a faixa de rotação, causado pelo exesso de combustivel...

[/Modo irônico ON] mais a fisica nao é valida aqui, pois neste forum só o que vale é a lei dos mitos e dos contos dos mecanicos com anos de estudo em engenharia de ouvido e achismo gente que mede se o oleo esta bom so de olha ou de passar nos dedos. torque é bobagem, pra que usar a faixa de torque... é só um numero para vender motos [Modo Irônico OFF]

Tarcisio Discipulo
19-12-10, 14:20
Eu faria assim, primeira até 30km/h, segunda até 55km/h, terceira até 80km/h e quarta até 100km/h, para viajar não passaria dos 100km/h, acima disso só trajetos curtos e muito raramente.


mas tipo geralmente de 1° só ponho 30 ... de segunda geralmente 70 a 80 , de 3° 100 a 110 apos isso a 4° ... ela desenvolve bem mas ... em qualquer reta da 125 ate 130
mas isso só faço na cidade msm em pequenos tragetos

Ronnytrials
19-12-10, 15:24
as vezes quando a gasosa ta acabando, a marcha correta faz a moto parar, mas se vc descer a marcha ( de quinta pra quarta), moto para de engasgar por um instante....

WgtAlves
19-12-10, 16:23
o exesso de carga no motor causado por giro baixo e acelerador aberto causa uma redução significativa da vida util de qualquer motor.

o Badanha tu tá trampando na autorizada da honda?????
putz qd peguei minha titan e levei pra revisão o chefe da mecanica la... disse exatamente isso, eles tão pegando muita moto com motor abrindo o bico por esse motivo... a mulekada acha que ta economizando mas no fim tem um preju maior...
e ai malandro achamo um Hondeiro disfarçado... :lol: :lol:

BADANHA
20-12-10, 07:02
o Badanha tu tá trampando na autorizada da honda?????
putz qd peguei minha titan e levei pra revisão o chefe da mecanica la... disse exatamente isso, eles tão pegando muita moto com motor abrindo o bico por esse motivo... a mulekada acha que ta economizando mas no fim tem um preju maior...
e ai malandro achamo um Hondeiro disfarçado... :lol: :lol:


hahahaha, nao cara nao trabalho la nao hehe, isso é a lei mecanica mesmo. mais como eu disse acima o povo nao acredita nos engenheiros, acreditam no que o vizinho disse.

fabianoaspro
20-12-10, 07:13
aos descredulos, vo da outro exemplo.

quem aqui nunca viu alguma mulher entrar com um corsa wind em 4ª e quase parar o carro e acelerar novamente sem reduzir a marcha? faz aquela barulhada do inferno, parecendo que ta vindo tudo abaixo. isso é exesso de carga no motor, pois tem MUITA explosao no cilindro para a faixa de rotação, causado pelo exesso de combustivel...

[/Modo irônico ON] mais a fisica nao é valida aqui, pois neste forum só o que vale é a lei dos mitos e dos contos dos mecanicos com anos de estudo em engenharia de ouvido e achismo gente que mede se o oleo esta bom so de olha ou de passar nos dedos. torque é bobagem, pra que usar a faixa de torque... é só um numero para vender motos [Modo Irônico OFF]


Mas daí reduzir até parar em 4a marcha é outros 500 já... Isso sim é pra quebrar! O que eu me refiro é andar em giro baixo, e não apanhando (sendo surrado nesse caso!!)
Com certeza giro baixo e menos acelerador é o mais econômico em termos de combustível. Seguido a isto giro baixo e mais acelerador. Quanto a vida útil fica para cada um decidir se dá ou não problema. No meu caso tenho meu carro a 9 anos e sempre andei assim, está com 237.000 e tá beleza!

BADANHA
20-12-10, 11:43
rodar em um carro a 2000 rpm e em uma moto a 3mil subindo em quinta e diferente, torque em carros e quase sempre a baixo giro, ao contrario das motos...

mdorigon
20-12-10, 12:02
rodar em um carro a 2000 rpm e em uma moto a 3mil subindo em quinta e diferente, torque em carros e quase sempre a baixo giro, ao contrario das motos...


Depende da moto. Eu ando entre os 4000 e 6000 na minh ayes dentro da cidade, em leves aclives onde o motor reage eu deixo a marcha que ta, se não, reduzo sem o menor problema. E olha que eu sou pesadinho. Mas vai de cada moto e piloto. Acho possivel no meu caso andar entre 4000 e 6000 rpm dentro da cidade aqui. Só em quinta qdo cehgo numa avenida da vida que passo dos 6000 giros e não to vendo meu motor desmanchar. Agora realmente, abaixo dos 4000 fica dificil, pois ai ja se ve que o motor não produz torque suficiente e começa a engasgar...esse é o limite do meu equipamento, cada um tem que sentir o que tem em mãos.

jmn83
20-12-10, 12:25
Ah soh como curiosidade: Dirigi o fox 1.0 da minha empresa (que tem computador de bordo) dentro da cidade de Blumenau-SC por uma distância de 35Km.
Andei devagar, em certas ocasiões passei de 1a para 3a e 3a para 5a direto, pulando 2 marchas. Quando chegava a 40Km/h já estava na 5a!
Resultado: 17,8Km/l NA CIDADE! Tá bom né?! rsrsrs
Dava para ver no computador de bordo que era mais vantajoso pisar mais na quinta do que jogar uma quarta para acelerar. Claro que tb pisei o mínimo, mas acompanhei o trânsito.


Legal este tópico, acredito no bom senso tanto para economia quanto para durabilidade do motor.

Não tenho no que me basear mas, algo me diz por intuição que andar com giro muito baixo com certeza diminui a vida util de um motor original.

Tipo eu sei, e entendi que vc fez isso para fazer um teste, mas vcs acham que esse mesmo Fox aguentaria 9 anos e 100.000 andando em giros tão baixos? (não comparando com o seu Voyage pq esse com certeza é guerreiro, é um dos carros que meu pai teve que mais tenho saudades)

O que sai mais caro, ir pro posto uns 20 km antes, ou fazer uma retifica 50.000 km antes?? (números criados só para ilustrar sem calculo nenhum)

[Modo ironico on] Esses caras tb ficam gastando em peças a mais no motor, deveriam montar os motores com apenas 3 marchas com relações longas, economizaria no material, nos calculos e no combustivel!! [ironico off] :P

Abs a todos