PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas simples de iniciante, mas importantes em viagem. Ajudem!!!



jearfan125
21-09-10, 11:38
Olá companheiros. Primeiramente, peço desculpa caso este não seja o local adequado para tirar dúvidas sobre pilotagem. Caso não seja, favor mover o tópico para o local correto.

Tenho duas dúvidas que me atormentam diariamente nas minhas viagens de uma cidade a outra (ida e volta do trabalho):

1 - Na BR, durante o DIA, devo andar com o farol alto, ou baixo??? O farol alto é proibido, cajo encontre alguma viatura da polícia rodiviária federal?

2 - Troquei os retrovisores originais da minha Honda Fan 125, por mini-retrovisores cromados (não são MICRO). Eles são proibidos também? Fico sujeito a multa???

Segue a fotos dos retrovisores que tem 11 cm x 7cm (o espelho).
http://www.gerencianet.com.br/imgprod/120/48c85d7578661.jpg

Caros, por favor me tires essas dúvidas, pois comprei minha primeira motroquinha há dois meses, e sou iniciante no asfalto. Já li e reli varias dicas de pilotagem, sobre pneus, curvas, chuva, terrenos, etc, mas não encontrei ainda nada CONCRETO sobre o farol alto ou baixo durante o dia na br.

Grato pela colaboração de vocês mais experientes!!

Roberval3000
21-09-10, 11:42
1. proibido é mas só uso farol alto de dia, moto pequena costuma usar lampada 35W de dia parece q ta apagado entao uso alto mesmo

2. qualquer alteração pode levar multa

Stone
21-09-10, 11:54
Também uso sempre farol alto, de dia não atrapalha nada, e teoricamente o que fica mais tempo ligado queima antes, se queimar o farol baixo de noite fica meio complicado...
Para multar com esses espelinhos só se o policial for muito do casca-grossa ignorante....

jpedro91
21-09-10, 11:58
Uso o farol baixo de dia.. não muda nada mesmo.. e de noite e em ruas mais escuras uso o alto mesmo..

e o retrovisor só que o cqara for muito chato mesmo igual o stone falou :lol:

Abraço

BADANHA
21-09-10, 11:59
1. proibido é mas só uso farol alto de dia, moto pequena costuma usar lampada 35W de dia parece q ta apagado entao uso alto mesmo

2. qualquer alteração pode levar multa


alteração de carcteristicas, isso nao se aplica a espelhos.

flp_87
21-09-10, 12:08
tenho akeles retrovisores q dobram, + sempre q vou pega estrada coloco os originais !
vai sabe um guarda pe pega e não vai c/ minha cara !

BADANHA
21-09-10, 12:14
tenho akeles retrovisores q dobram, + sempre q vou pega estrada coloco os originais !
vai sabe um guarda pe pega e não vai c/ minha cara !


pra que diabos vcs usam aquela merda...

Rodolfo Henrique
21-09-10, 12:20
devem usar por estetica o meu é aquele tipo flecha
ate hoje ja fui parado em blitz e tudo mais

tava bem vestido e nunca tive dor de cabeça com isso
lembrem de ser educados

Marlon de Lima
21-09-10, 13:12
ae fera de dia é o farol baixo e os retrovisores não tem poblema nenhum
vc só não pode ficar sem eles

luladss
21-09-10, 13:39
jear - bem vindo a comunidade PN :OK:
ART 40 DO CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO
(ja vi em outro lugar nao lembro onde :G que é recomendado usar farol alto durante o dia e baixo a noite se achar de novo posto aqui)

Art. 40 - O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

f3rn4nd0
21-09-10, 16:20
Depois de tomar duas multas, uma por andar com retrovisor abaixado e outra por andar de robocop aberto, tô mais atento a estes detalhes!
Esses daí são válidos sim... pode andar de boa...

PS: Antes que venham aqui falar "Bem Feito", "Fez por Onde", e "Mimimis diversos", que fique bem claro que não tô chorando a respeito de estar certo ou errado. Fiz, levei a multa e paguei, Ponto.

Abraços!

viniSM
21-09-10, 17:01
Julgo estar com a PPD( leia-se CNH provisória), se a moto estiver no teu nome eu não alteraria nem os espelhos, se o agente for filho da P*** ele vai multar e quem se ferra é o cara, eu como inexperiente em motos preferi deixar os espelhos de "patrola" com que a bros vem, tem ampla visão e eu não preciso perder muito tempo olhando pra eles pra ver se vem alguém numa conversão ou pra reduzir mesmo !
Quanto a luz alta nas pequenas o farol é 35w muito fraco e dificil de ser visto, mas porém a luz alta mesmo de dia pode ofuscar quem vem em sentido contrário então eu sugiro que quando for ultrapassar por exemplo troque para o alto e volte para o baixo irá ajudar já e não ofuscará os demais !
abraço

F3rn4nd0 me tira uma dúvida, essa multa que tomou por andar com o capacete levantado se baseou em qual artigo do CTB e qual o valor e os pontos na carteira que você levou ?
se não for muita indiscrição é claro :)

Alan Ranieri
21-09-10, 18:56
Uso alto durante o dia, sempre a minha luz alta queima primeiro, se fosse a baixa ia ser um problema...

JEFFS_09
21-09-10, 19:06
Eu ando sempre com a luz baixa, tanto de dia como de noite (minha lampada é uma Narva 55/60W)!!!
Qnto a retrovisor gostava mto desses modelos ai, mas hj em dia prefiro o original, a visibilidade é mto melhor!!!

f3rn4nd0
21-09-10, 22:38
F3rn4nd0 me tira uma dúvida, essa multa que tomou por andar com o capacete levantado se baseou em qual artigo do CTB e qual o valor e os pontos na carteira que você levou ?
se não for muita indiscrição é claro :)


Vamos lá, a descrição da multa: Conduzir motocicleta/motoneta/ciclomotor com capacete sem viseira/óculos de proteção.

Artigo 244, Inciso I do CTB.

Bom, o que acontece: Estava sim com o rocobop levantado na hora da autuação, maaaaass....

Eu andei pesquisando, e, se eu recorrer da sentença, é 100% de certeza que eu ganho, e explico o porque!


Claro que eu fui verificar o Artigo 244 e a resolução que determina o uso de capacetes com selinho do inmetro, coisa e tal... e lá , num determinado trecho da resolução, eles colocam as imagens de todos os capacetes, e os que fazem uso Obrigatório do óculos de proteção (Aqueles modelos tipo Snow Board)


Porém... na imagem 04 do anexo, consta a foto do meu rocobop, que é chamado de "capacete modular".... e não consta na imagem do mesmo a colocação dos outros, que é "uso obrigatório do óculos".

Logo, a lei se contradiz nesse argumento, onde em escrito diz uma coisa, e na própria imagem do anexo da própria lei menciona outra....

Para quem interessar ler a resolução, fica o link aqui... olhem a página 04 e verifiquem vocês mesmo!

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf


Eu poderia recorrer também alegando que os trocentos ROCAMs aqui andam assim, inclusive até os ROCAM da TRÃNSITO, nova divisão da PM, e que se a lei é válida para todos, eles não estão dando o exemplo... inclusive com fotos e tudo mais!

Hoje em dia só não ganha multa quem nao quer....


Abraços!


AHH sim, foram 07 pontos na carteira, e multa de 191, 53 !

apu
21-09-10, 22:59
adesivos refletores no capacete. obrigatórios, certo?

"A punição para que utilizar capacete sem adesivo refletor ou selo do Inmetro é multa de R$ 127,69 além de cinco pontos na carteira de habilitação.Quem for flagrado sem capacete terá a habilitação suspensa e pagará multa de R$ 191,54."

lembre disto.

Thyago Mahon Barros
22-09-10, 02:27
Brother, durante o dia tanto faz farol alto ou baixo e em relação aos retrovisores se for igual ao da foto não tem bronca não.

leonardo.zanella
22-09-10, 02:51
Boa sorte com seu recurso irmão!

Infelizmente é BRAZIU isso aqui.

Recorri duas multas que foram aplicadas incorretamente com o recibo do estacionamento onde a minha moto estava, e mesmo assim indeferiram as duas instancias...

Ou seja, eles só querem dinheiro mesmo, cidadão de bem não tem vez nesse circo não.

Da pra ver pelas eleições =x

E quanto aos retrovisores, a lei não especifica tamanho, desde que estejam operantes para o condutor.

jearfan125
22-09-10, 09:11
Pessoal, agradeço pelos comentários e pelas respostas do fundo do peito. É difícil no início, nem tanto quanto a pilotar, MAS a se adequar ao "sistema". Ando de moto desde 2001, mas viajar, somente há dois meses, depois da compra da "Fanzinha" como havia falado.

Com relação aos retrovisores, pesquisei durante dias: qualidade, tamanho, normas, etc. Principalmente tamanho, pois não queria retrovisores pequenos, e sim CROMADOS pra combinar com a customização que estou fazendo aos poucos na "nequinha". Os espelhos são de boa visibilidade, com 11 x 7cm da pra ver bem, com pouca diferença dos originais que são LIGEIRAMENTE maior. Só não sabia se rolava multa ou não por não serem de série.

AGORA, QUANDO AO FAROL ALTO OU BAIXO, CONTINUA NA MESMA, JÁ QUE ALGUNS DIZEM QUE É PRA USAR ALTO, E OUTROS DIZEM Q USAM BAIXO, OUTROS QUE TANTO FAZ.... :-/. :s

Enfim, o que fico a me perguntar é se estou ofuscando quem vem de frente a fim com o farol alto, ou se não estou sendo enxergado por quem vem de frente, estando com farol baixo. (ISSO DE DIA!)

Por muitas vezes passo por alguns caminhões e carros pequenos tb que dão sinal de luz pra mim, ai eu fico cheio de dúvida: Me cumprimentou eu mandou eu ir pra P... que pariu??? Estou andando com farol errado ou o q????

FICO NA QUELA DE "MARIA VAI COM AS OUTRAS". QUANDO PASSO POR UMA MOTO COM FAROL ALTO, LIGO O MEU. QUANDO PASSO POR UMA COM FAROL BAIXO, BAIXO O MEU TB.

MAS A DÚÚÚÚÚVIDA É DEMAIS! ESTOU ANDANDO REALMENTE INSEGURO QUANTO AO FAROL. AFINAL DE CONTAS...

GALERA!!! FAROU ALTO OU BAIXO NO PERÍODO DIURNO?????? :o :#

f3rn4nd0
22-09-10, 09:16
Ande no alto então, e ajuste o bloco ótico da sua moto!

Coloque-o um pouco mais para baixo, de forma que ilumine bem o chão e não incomode quem vem de frente.... basta inclinar o mesmo!

RCBox
22-09-10, 09:43
Com certeza o pessoal que dá LUZ ALTA pra você estão tentando te avisar que você está ofuscando eles
Normal... mas eu acho melhor para você e para quem vem no sentido contrário
ANDAR COM LUZ BAIXA E USAR A ALTA QUANDO HOUVER NECESSIDADE
aumente para a alta ou só pisque mesmo para alertar

viniSM
22-09-10, 13:00
valeu F3rn4n0 por responder minha dúvida ! :OK:

estive olhando a resolução que tu citaste e realmente existe um conflito entre as imagens e o texto visto que uma nota na página 7 da Resolução diz o seguinte:

NOTA: Quando o motociclista estiver transitando nas vias públicas, o capacete deverá estar com a
viseira totalmente abaixada, e no caso dos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá
estar totalmente abaixada e travada.

Porém nas imagens, que demonstram como o capacete deve ser usado mostra-se o capacete modular em duas formas aberto e fechado, dando a possibilidade de interpretação que aquela é uma forma correta de se usar o capacete também, como tu mesmo falou, recorrer dessa multa e ganhar não vai ser tão difícil !

Estava olhando também o art. 244 e me surgiu outra dúvida, ele prevê suspensão do Direito de Dirigir e recolhimento da CNH, não aconteceu isso contigo né?

tá certo eu desvirtuei o tópico mas o assunto é revelante né galera, não me crussifiquem :)

quanto a dúvida do farol alto ou baixo, usa o alto e dá uma baixada no bloco pra não ofuscar, porque pelo que tu disse tu tá ofuscando eles mesmo, e uma cegueira momentânea não é nada boa, ele pode perder o controle e te acertar o carro ou o caminhão né !

abraços