PDA

Ver Versão Completa : Pra quem tem scooter / dúvida



bravo18br
22-09-10, 08:29
Pessoal, só contando um causo de ontem....
Na hora do almoço, peguei a burgman125 da namo pra ir levar umas peças para meu mecânico, que tá fazendo revisão na XT.
Meio dia em Curitiba, chovendo, e atropelei uma velhinha.... eu tava parado no semáforo, e ela veio andando de costas, não entendi o motivo (mas agora fazendo um esqueminha no paint, entendi melhor). Enfim, não é por causa do acidente que postei.

A questão é, percebi que o scooter não freia como deveria com a roda dianteira. Mesmo estando tudo em ordem pastilhas discos. Pilotando você percebe claramente que os freios estão ok, mas em uma emergência o freio dianteiro deixou a desejar, mesmo sendo a disco, enquanto o traseiro a tambor (que não usei na hora) segura bem mais.
Fiquei a noite pensando e cheguei na seguinte conclusão.
Como a suspensão é bastante curta e o motor fica praticamente na roda traseira, no momento da frenagem não ocorre um deslocamento de peso tão grande para a roda dianteira, mantendo-se atrás..... chutando números, diria que na burg, a divisão de peso normal ficaria 20% na frente e 80% atras, e no momento da frenagem o peso desloca e fica 30% na frente e 70% atrás. Na XT com certeza num momento de frenagem o peso deslocaria uns 60% na frente e só uns 40%, talvez menos.
A pergunta é, alguém que tenha scooters, já percebeu (numa emergência) que o freio traseiro funciona melhor? (Ou eu que fui bração mesmo, por não conhecer direito a motinho??)

Segue esqueminha no paint do acidente....

http://img811.imageshack.us/img811/6290/acidente210910.th.jpg (http://img811.imageshack.us/img811/6290/acidente210910.jpg)
http://img811.imageshack.us/img811/6290/acidente210910.jpg

joao fernando
22-09-10, 12:40
Defeito, ou a outra hipotese

Dificil de entender como o dianteiro não freie mais que o traseiro

Alias, facil sim: tava chovendo né? Pastilha molhada não freia nada...Tambor nesse caso é melhor por ser fechado e conservar o calor lá dentro

O conselho é com chuva, usar o freio mais vezes, para deixar seco (se der...claro) e em emergencia, estar 100% (com o disco quente, a agua bate e evapora - com o disco frio, fica uma lamina lubrificante entre o disco e a pastilha...dai, coitada da velhinha...)

blaugusto
22-09-10, 12:46
Defeito, ou a outra hipotese

Dificil de entender como o dianteiro não freie mais que o traseiro

Alias, facil sim: tava chovendo né? Pastilha molhada não freia nada...Tambor nesse caso é melhor por ser fechado e conservar o calor lá dentro

O conselho é com chuva, usar o freio mais vezes, para deixar seco (se der...claro) e em emergencia, estar 100% (com o disco quente, a agua bate e evapora - com o disco frio, fica uma lamina lubrificante entre o disco e a pastilha...dai, coitada da velhinha...)

Na teoria é assim mesmo. Mas é incrivel como entra agua por qqr coisinha no tambor traseiro. O dianteiro é bem mais dificil de entrar água...

E o disco seco ou molhado é beeeeemmmm melhor que o tambor.

bravo18br
22-09-10, 13:58
Pois é.... disco molhado, tinha acabado de sair do serviço (tinha usado muito pouco).
Enfim, peguei a XT hoje no almoço e estou melhor adaptado.... e não atropelei nenhuma velhinha no caminho (graças a Deus ela não machucou nada....)
Em 15 dias mando a burg fazer uma revisão completa, por precaução.

Obrigado a todos!

gd
22-09-10, 15:42
Lembrando que o estilo de pilotagem de uma scooter é totalmente diferente de uma moto normal. O mesmo vale para a frenagem.

*lelo
22-09-10, 16:42
Freio à disco é melhor que tambor em qualquer situação, nevando, chovendo granizo, no sol, etc...

bravo18br
22-09-10, 17:13
Lembrando que o estilo de pilotagem de uma scooter é totalmente diferente de uma moto normal. O mesmo vale para a frenagem.


Justamente.... por isso achei que a distribuição de peso na scooter no momento de frenagem ficasse mais na roda de trás....

andren
23-09-10, 07:17
tenho scooter (Eagle 150cc) e numa situação de frenagem em scooter pelo que já percebi é sempre melhor utilizar os dois freios ao mesmo tempo principalmente o traseiro , eu diria que deve segurar o freio traseiro e o dianteiro juntos e que numa situação de chuva se vc só usar o dianteiro, a scooter escorrega um pouco (em linha reta) e não segura como precisaria .

cabra de brasilia
23-09-10, 08:05
M.e.r.d.a.s acontecem....tem hora que conseguimos sair delas e tem horas que a única coisa que resta é trancar o fi o fó e esperar a lapada.

Não é porque o disco de freio estava 1,026º graus abaixo da temperatuira correta de trabalho o o vento vindo da massa polar La Ninã fez entrar água no tambor o que acabou acarretando em uma perda de 0.97654% da eficiência do freio.


Esses dias na faixa de pedestre eu dei sorte e consegui freiar a Lead a tempo...senão iria atropelar uma pedestre........já outra vez de carro foi só a lapada na traseira de outro que parou na faixa.

bravo18br
23-09-10, 09:05
tenho scooter (Eagle 150cc) e numa situação de frenagem em scooter pelo que já percebi é sempre melhor utilizar os dois freios ao mesmo tempo principalmente o traseiro , eu diria que deve segurar o freio traseiro e o dianteiro juntos e que numa situação de chuva se vc só usar o dianteiro, a scooter escorrega um pouco (em linha reta) e não segura como precisaria .


Foi o que aconteceu.... freei o dianteiro e a roda escorregou, mas foi em linha reta normal, e eu coloquei os pés no chão e fui equilibrando.... mas quando a roda passou na faixa de pedestres (lisa pacas) daí não teve jeito, a frente virou e foi pro meio-fio, torci o pé e cai.... e nisso a mulher que tava vindo de costas caiu por cima...
Não usei o freio traseiro pois geralmente só uso em velocidade mais alta, só pra estabilizar na frenagem...

Guilherme Rabelo
23-09-10, 09:13
esse problema ai da faixa branca acontece com qualquer moto choveu elas ficam um sabao mesmo.....