PDA

Ver Versão Completa : Será escova do motor de arranque?



XING LING
22-09-10, 22:40
Galera estou com um problema em minha STX200, quando vou dar partida o motor de arranque da uma giradinha e logo para e o relê de partida fica fazendo um tsiiiiiii tipo de choque sabe, aí espero um pouco e acontece a mesma coisa, se eu fizer isso umas 10 vezes ele faz a mesma coisa, o farol alto está forte, a buzina e a luz do painel estão forte tudo ok!!

Troquei a bateria por via das dúvidas e coloquei uma de 7ah em vez da de 6ah original, acontece a mesma coisa, dei partida com o farol alto ligado e o motor de arranque faz o mesmo jeito, por aí eu ja acho que não tem a ver com bateria!!!

Tenho relatos de bastante STX200 e algumas Suzuki Yes acontecerem isso e o defeito é a escova do motor de arranque( da YES e da STX200 são iguais), será que está acontecendo isto com a minha tb, coloquei um multímetro e depois de várias tentativas de partida a bateria está com 13Volts, a moto no tranco pega normal e está carregando normal tb, fiz o teste!!!

Outro dia fiz uma ponte na bateria de meu carro(60ah) e mesmo assim só na 3º tentativa pegou, faz o tsiii no relê, o carbura esta ok, se não fizer este tsiiiiii do rele pega na 2º girada do arranque!!

Preciso de uma luz!!!!

navegador.porto
22-09-10, 22:48
Certa vez postei um problema aqui no fórum e acabei resolvendo trocando as escovas do motor de partida. O caso era bem parecido, no tranco a moto pegava beleza, mas com o motor frio, não tinha jeito. O motor de arranque fazia um ueueueueue :drool: e não pegava de jeito nenhum. Aí numa certa noite desmontei tudo, troquei as escovas e no outro dia pela manhã bati arranque e pegou de primeira. Fui eliminando os "menore$" problemas e deu tudo certo.

f3rn4nd0
22-09-10, 22:50
na minha deu isso, troquei as escovas e não vingou...

troquei a bateria, não vingou...

apelei para trocar o motorzinho de arranque completo, daí vingou!

foi 120 reais acho...

navegador.porto
22-09-10, 22:56
na minha deu isso, troquei as escovas e não vingou...

troquei a bateria, não vingou...

apelei para trocar o motorzinho de arranque completo, daí vingou!

foi 120 reais acho...

É bem isso aí, eliminando os possíveis problemas mais simples.

XING LING
22-09-10, 23:18
Blz, valeu cara, acho que vou tentar, o que eu acho estranho é que mesmo fazendo chupeta na bateria do carro ela faz o barulhinho de tsiiii no rele mais depois de umas tentativas ela pega, depois andando com a moto se desligar ela pega na primeira tentativa, se for para a 2º tentativa só no tranco mesmo volta a fazer o barulho no rele, aí troquei a bateria e ficou na mesma!!

Fernado quanto vc pagou na escova? Ví na net a da YES marca Magnetron por R$17,00 e serve na STX, alguem conhece esta marca?

navegador.porto
22-09-10, 23:23
Blz, valeu cara, acho que vou tentar, o que eu acho estranho é que mesmo fazendo chupeta na bateria do carro ela faz o barulhinho de tsiiii no rele mais depois de umas tentativas ela pega, depois andando com a moto se desligar ela pega na primeira tentativa, se for para a 2º tentativa só no tranco mesmo volta a fazer o barulho no rele, aí troquei a bateria e ficou na mesma!!

Fernado quanto vc pagou na escova? Ví na net a da YES marca Magnetron por R$17,00 e serve na STX, alguem conhece esta marca?

O regulador de tensão e as escovas que troquei foram da Magnetron. Até agora tudo blz. Pra Strada paguei 15 conto as escovas.

tom crazy
22-09-10, 23:24
Outra coisa bem simples que as vezes pode ser, o proprio rele, não custa checar ele também. Sobre magnetron sempre ouvi pessoal falando bem dos produtos deles.

XING LING
23-09-10, 00:23
O regulador de tensão e as escovas que troquei foram da Magnetron. Até agora tudo blz. Pra Strada paguei 15 conto as escovas.


Vou comprar deles mesmo, vou ver se troco eu mesmo essas escovas, tem um tutorial aqui no forum!! Valeu!!!!


Outra coisa bem simples que as vezes pode ser, o proprio rele, não custa checar ele também. Sobre magnetron sempre ouvi pessoal falando bem dos produtos deles.


É verdade pode ser tb, estou vendo que a escova do M.A é barata, vou trocar a escova e ver, se não resolver vou mandar testar meu rele para ver, dizem que o da Tenere 600 serve na STX, teve gente que ja trocou!!!

Guilherme Rabelo
23-09-10, 09:28
o bom era se vc arrumasse um rele antes de comprar qualquer peça ai vc testava ele antes, pra ir eliminando as possiveis causas sem gastar dinheiro......

f3rn4nd0
23-09-10, 10:46
Blz, valeu cara, acho que vou tentar, o que eu acho estranho é que mesmo fazendo chupeta na bateria do carro ela faz o barulhinho de tsiiii no rele mais depois de umas tentativas ela pega, depois andando com a moto se desligar ela pega na primeira tentativa, se for para a 2º tentativa só no tranco mesmo volta a fazer o barulho no rele, aí troquei a bateria e ficou na mesma!!

Fernado quanto vc pagou na escova? Ví na net a da YES marca Magnetron por R$17,00 e serve na STX, alguem conhece esta marca?


Paguei 25 reais da Magnetron...

Fora que se o cara não manjar, dá um trabalho desgraçado colocar essas escovinhas...

XING LING
23-09-10, 11:01
o bom era se vc arrumasse um rele antes de comprar qualquer peça ai vc testava ele antes, pra ir eliminando as possiveis causas sem gastar dinheiro......


Verdade cara, alguem aí sabe se tem como testar o relê sem trocar? Com multímetro?

Hoje vou lá comprar a escova e testar, se não for vou arrumar outro relê para testar!!!

XING LING
23-09-10, 12:38
Fala galera, peguei o manual de serviço da STX e conferi o rele, está OK, fui agora lá comprar a escova do arranque da Yes, paguei R$16,50 da Magnetron, mas as escovas da Magnetron vem sem as molinhas do carvão, terei que utilizar as da minha mesmo, agora de tarde vou em um brodher meu para a gente trocar essa escova, depois passo para vcs se resolveu!!!

Valeu galera!!!

f3rn4nd0
23-09-10, 12:48
Fala galera, peguei o manual de serviço da STX e conferi o rele, está OK, fui agora lá comprar a escova do arranque da Yes, paguei R$16,50 da Magnetron, mas as escovas da Magnetron vem sem as molinhas do carvão, terei que utilizar as da minha mesmo, agora de tarde vou em um brodher meu para a gente trocar essa escova, depois passo para vcs se resolveu!!!

Valeu galera!!!


Boa sorte, dá um trabalhinho!

Falow!

Thyago Mahon Barros
23-09-10, 20:51
Deve ser as escovas sim, se fosse o fulsivel não dava nada. :OK:

Caique
23-09-10, 20:54
Deve ser as escovas sim, se fosse o fulsivel não dava nada. :OK:

E o automático?????????????

XING LING
23-09-10, 23:10
Galera, comprei a escova mais ainda não troquei, andei uns 30km com a moto hoje e depois deu umas 3 partidas tranquilas, estou utilizando uma bateria de nobreak depois que a minha foi pro brejo, mas conversei com um colega meu que trabalha com essas baterias e ele disse que eu tinha que deixar 12horas na carga antes de utilizar a bateria, eu comprei ela e já coloquei na motoca sem carregar!!

Segundo ele eu não andei suficiente para carregá-la e levou para dar uma carga em um carregador que ele utiliza para essas baterias, amanhã irei colocar na motoca para ver, se não resolver vou trocar a escova mesmo!!

Vamos ver!!!

XING LING
31-01-11, 19:21
Galera, eu ia abrir ouro tópico mais vou continuar este mesmo!!!

É o seguinte, mexi no motor de arranque mais estava tudo novinho, escova tudo ok, acabei largando a moto desde setembro parada :( :(, hoje como ficou parada liguei na bateria de meu carro e deixei meu carro uns 10 minutos carregando a bateria, foi para 13,08 Volts, dei partida tudo ok!!

Andei na moto e depois de um tempo fui dar partida e percebi que a bateria continua descarregada, foi quando eu coloquei o multímetro e media a tensão na marcha-lenta deu 13.80 Volts com a moto ligada!!!

Só que quando eu acelero em vez de aumentar um pouco acaba abaixando a tensão, vai para uns 13.20 volts por aí, o que acontece é que acaba não carregando direito minha bateria em alta rotação!!! :NOOK: :NOOK:

Porque como ela é de nobreak ela fica em uns 13.80Volts, e a tensão que a moto em alta rotação fica mandando é 13.20 Volts, só carrega um pouco em marcha-lenta!!!

Será que é o Retificador/regulador de voltagem??? Minha bateria antiga deveria estar boa, mas como a moto não carregava ela em alta e eu ficava uns 15 dias com a moto parada, ela descarregava e acabei trocando!!!!

Que vcs acham?? Meu mecanico não mexe em parte elétrica e terei que ir atrás de outro, porque não conheço ninguem aqui perto!!!

Abraço!!!

Caique
31-01-11, 19:33
cara msm com 13.20v acho q era pra carregar o farol e a lanterna é da bateria ou gera individualmente farol+lanterrna,e bateria?

XING LING
31-01-11, 19:49
Individual, eu consigo ligar o farol com a moto desligada e andar com o farol apagado, ando de dia tudo desligado, só freio mesmo, mas então Caique, minha bateria quando totalmente carregada fica com 13.80Volts, dizem que para carregar a bateria a moto tem que estar com uma voltagem um pouco maior que a bateria né, como na marcha-lenta ela mantém 13.80Volts ela carrega, mais em alta só manda 13.20 Volts ou menos e conforme eu vou andando a moto consome a bateria em vez de carregar!!

O que eu acho estranho é minha moto carregar mais em marcha lenta em vez de alta rotação, era para aumentar a voltagem conforme eu acelero em vez de abaixar né?

Valeu!!!

XING LING
31-01-11, 19:52
Alguém sabe como testar o Estator ou o Retificador/Regulador de voltagem? Se fosse o Estator que estivesse ruim não mandaria os 13.80Volts em marcha lenta né?

Caique
31-01-11, 19:59
cara num sei.
talvez pq sua moto é da china e ela é ao contrario.............. :lol: :lol:sem graça.....

XING LING
31-01-11, 20:23
cara num sei.
talvez pq sua moto é da china e ela é ao contrario.............. :lol: :lol:sem graça.....


hehe, esta ao contrário mesmo, to achando que é o Retificador/regulador de voltagem :0_0: :0_0: