PDA

Ver Versão Completa : Yamalube X Castrol



Thyago Mahon Barros
23-09-10, 20:52
Galera, qual vcs acham melhor, o óleo Yamalub ou o Castrol???

blaugusto
23-09-10, 21:08
Pô, thyago. é pescaria??

Tu é velho de casa... já deveria saber usar a busca lá em cima antes de criar um topico desses...

Zack
23-09-10, 21:33
Ow será que ele n foi hackeado??

Croko
23-09-10, 21:38
fumo?


:-/ :-/ :-/


vai inteder hen

blaugusto
23-09-10, 21:53
uhehehehe... só pode...
Pra uma pessoa com qse 2000 postagens, inclusive com postagem em topicos falando exatamente sobre esse assunto e que com certeza já viu pelo menos 3 topicos tratando desse mesmo assunto....

Ou é isso aí ou é pescaria...




Ô Croko... aparece lá no Top Flooder.

pistão
23-09-10, 21:59
as vezes acho que coisas meio iguais aki
http://2.bp.blogspot.com/_HwxB51wkeTE/S5lG6IIlrPI/AAAAAAAADz8/GKrpJ-vCWSI/s400/tudo_igual.jpg

Croko
23-09-10, 22:00
uhehehehe... só pode...
Pra uma pessoa com qse 2000 postagens, inclusive com postagem em topicos falando exatamente sobre esse assunto e que com certeza já viu pelo menos 3 topicos tratando desse mesmo assunto....

Ou é isso aí ou é pescaria...




Ô Croko... aparece lá no Top Flooder.


seis ta de brincadeira cmg neh nao? :NOOK: :NOOK:

Carleetos
23-09-10, 22:43
O melhor é o Mobil.

Háááá! :lol:

f3rn4nd0
23-09-10, 22:48
O melhor é o Mobil.

Háááá! :lol:


Ki...

Óleo de Soja, depois de 1500km joga na panela e frita umas batatinhas que ainda tá zero!

luciano streetfhather
23-09-10, 22:50
Castrol:API/SF
YamalubeAPI/SL
bom pra bom intendedor meia palavra basta :G :G :G :G :G

Eduardo Toda
23-09-10, 23:14
A norma API classifica o óleo lubrificante quanto ao serviço prestado por eles (motores que atendem). Sua classificação se dá sempre pela sigla API seguida da letra S (service) e outra que vai de A até L atualmente. Quanto mais avançado for a segundo letra, melhor é o lubrificante em termos de serviço, ou seja, atendem a todos os motores fabricados até hoje. Ex: API SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG, SH, SI, SJ e SL.

Os óleos SA não possuem aditivação e atendem apenas aos motores muito antigos, fabricados antes da década de 50. Os óleos SL são indicados a todos os motores fabricados até hoje. Lembre-se, quanto maior o avanço da segunda letra, mais caro é o óleo.

Se você tem um carro da década de 80 por exemplo, não necessita utilizar óleos SJ ou SL. Logicamente não trarão problemas, mas seria como se quisesse colocar uma tachinha com uma marreta. Veja abaixo algumas das classificações:

SF: De 1980 a 1989;
SG: De 1989 a 1994;
SH: De 1994 a 1996;
SI: De 1996 a 1998;
SJ: De 1998 a 2000;
SL: De 2000 aos dias atuais

Capiche.....

Thyago Mahon Barros
24-09-10, 00:50
A norma API classifica o óleo lubrificante quanto ao serviço prestado por eles (motores que atendem). Sua classificação se dá sempre pela sigla API seguida da letra S (service) e outra que vai de A até L atualmente. Quanto mais avançado for a segundo letra, melhor é o lubrificante em termos de serviço, ou seja, atendem a todos os motores fabricados até hoje. Ex: API SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG, SH, SI, SJ e SL.

Os óleos SA não possuem aditivação e atendem apenas aos motores muito antigos, fabricados antes da década de 50. Os óleos SL são indicados a todos os motores fabricados até hoje. Lembre-se, quanto maior o avanço da segunda letra, mais caro é o óleo.

Se você tem um carro da década de 80 por exemplo, não necessita utilizar óleos SJ ou SL. Logicamente não trarão problemas, mas seria como se quisesse colocar uma tachinha com uma marreta. Veja abaixo algumas das classificações:

SF: De 1980 a 1989;
SG: De 1989 a 1994;
SH: De 1994 a 1996;
SI: De 1996 a 1998;
SJ: De 1998 a 2000;
SL: De 2000 aos dias atuais

Capiche.....


Valeu meu caro, bem explicado, era isso que eu queria saber, mas o API do Castrol é SL tb., não??

Valeu!!

romanex
24-09-10, 06:49
Castrol GPS 4T SAE 10W-40 API SG, JASO MA

Castrol Actevo GP 4T SAE 20w - 50 API SF e JASO MA

Castrol Actevo Extra 4T é um lubrificante de tecnologia sintética

novo GTX Anti-Borra API SM. GTX Anti-Borra SAE 20w - 50 e SAE 10W-40, porém creio que seja para automoveis e não para motos. Os outros 3 são para motos.

Esse tópico já tá até meio batido (tem várias repetições em outros tópicos), mas para quem ainda não conhece do assunto vai um link interessante:
http://www.motorshow.com.br/edicoes/304/artigo96457-1.htm

:OK:

Alan Ranieri
24-09-10, 09:50
A norma API classifica o óleo lubrificante quanto ao serviço prestado por eles (motores que atendem). Sua classificação se dá sempre pela sigla API seguida da letra S (service) e outra que vai de A até L atualmente. Quanto mais avançado for a segundo letra, melhor é o lubrificante em termos de serviço, ou seja, atendem a todos os motores fabricados até hoje. Ex: API SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG, SH, SI, SJ e SL.

Os óleos SA não possuem aditivação e atendem apenas aos motores muito antigos, fabricados antes da década de 50. Os óleos SL são indicados a todos os motores fabricados até hoje. Lembre-se, quanto maior o avanço da segunda letra, mais caro é o óleo.

Se você tem um carro da década de 80 por exemplo, não necessita utilizar óleos SJ ou SL. Logicamente não trarão problemas, mas seria como se quisesse colocar uma tachinha com uma marreta. Veja abaixo algumas das classificações:

SF: De 1980 a 1989;
SG: De 1989 a 1994;
SH: De 1994 a 1996;
SI: De 1996 a 1998;
SJ: De 1998 a 2000;
SL: De 2000 aos dias atuais

Capiche.....


Cadê os SM?

juniorseben
24-09-10, 09:52
Assim quebra as pernas heim DHAIUHDSIUAIDHSUAHD :D :D :D

blaugusto
24-09-10, 12:35
Thyago, pelo menos cita qual castrol!

Castrol é marca e não modelo. Tem 50mil óleos diferentes na linha. Tem SF, SG, SH, SL....


Pô cara... tu já postou em alguns topicos sobre óleos... não leu absolutamente nada?? Sério??
É pescaria??
Não precisa responder aqui não, pode mandar por MP a resposta pra não estragar seu topico.

junior_itj
25-09-10, 12:26
aproveitando o tópico para não abrir outro a respeito de óleo. to com uma dúvida. Todo mundo inclusive na concessionária fala pra trocar o óleo de1000 em 1500km. Sempre troquei com 1500, mas dessa vez está com 1700km e to sem tempo de ir la trocar, mas olhei o nível como explica o manual, e está no nível, bem encima ainda. O manual fala em trocas de 4000 em 4000km. Mas fiquei com a seguinte dúvida, será que posso confiar no nível da fábrica? Será que eles não colocariam essa alta quilometragem, e um nível que medisse muito em baixo justamente para rodar com pouco óleo e fundir o motor mais cedo? O que vocês acham disso?

rabujinho
25-09-10, 12:44
Esses tópicos de qual óleo é o melhor nunca chga a lugar nenhum, pois cada um pensa de uma forma diferente, as vezes os caras aqui até se altera se alguém criticar o óleo que ele usa!!!!!!!!!!!!

blaugusto
25-09-10, 12:45
Thyago, pelo menos cita qual castrol!

Castrol é marca e não modelo. Tem 50mil óleos diferentes na linha. Tem SF, SG, SH, SL....

Carleetos
25-09-10, 12:56
Cadê os SM?


Já saiu algum SM específico pra moto? Não vi ninguém comentar aqui ainda..

blaugusto
25-09-10, 12:58
Já saiu algum SM específico pra moto? Não vi ninguém comentar aqui ainda..

Já comentamos nos outros tópicos sobre óleo!

Eu mesmo citei várias vezes o SM da Ipiranga.

Carleetos
25-09-10, 13:03
Já comentamos nos outros tópicos sobre óleo!

Eu mesmo citei várias vezes o SM da Ipiranga.


Pô, não vi então :Q

Tô perto do período de trocar aqui, vou ver se acho dele poraqui.

Bortolin
25-09-10, 16:24
bom....eu só uso Yamalube ou Havoline na minha YES.....indicação do Blau...

o câmbio da minha YEs é mais mole do que maria-mole...e isso depois de 2500km de óleo trocado....tá quase na hora de trocar e ainda o câmbio tá uma tetéia...

blaugusto
25-09-10, 22:40
Pô, não vi então

Tô perto do período de trocar aqui, vou ver se acho dele poraqui.

Mano... é caro o baguio.... uhehehehuheuheuhe....

mdorigon
25-09-10, 22:47
O ipiranga...muito bom. To rodando com ele. Paguei 30...mas achei em outro posto por 24...e como ja tenho outro litro aberto pra completar os 100 ml...vai ficar mais em conta agora. Bom oleo, vale a pena sim, apesar do preço :(

apu
26-09-10, 03:15
fuja do Castrol.

blaugusto
26-09-10, 09:14
Thyago, pelo menos cita qual castrol!

Castrol é marca e não modelo. Tem 50mil óleos diferentes na linha. Tem SF, SG, SH, SL....

bordax
26-09-10, 16:34
Semana que vem vou fazer o teste com o Yamalube, pelo que a galera falou é muito bom.

Carleetos
26-09-10, 17:08
Mano... é caro o baguio.... uhehehehuheuheuhe....



O ipiranga...muito bom. To rodando com ele. Paguei 30...mas achei em outro posto por 24...e como ja tenho outro litro aberto pra completar os 100 ml...vai ficar mais em conta agora. Bom oleo, vale a pena sim, apesar do preço :(


Poxa, tô pagando 10R$ no Lubrax SL aqui, do lado da minha casa :d

Se eu tiver de bom humor apanho ele pra testar.

Thyago Mahon Barros
26-09-10, 17:42
fuja do Castrol.


PQ? falam muito bem do castrol tb.

Silver wolf
12-11-16, 22:17
Qual o melhor oleo da castrol para falcon mineral ou sintetico?

Ctrl-Alt-Del
13-11-16, 18:46
.
A condição básica para um óleo de motor ser bom para um modelo de veículo é que o óleo cumpra com a especificação de viscosidade recomendada no manual do proprietário e com o a classificação de desempenho igual ou superior. Neste último caso, exemplo SG, SL ...

Anualmente eu atualizo uma avaliação sobre os mais conhecidos óleos de motor 4T. E posto em alguns fóruns. O resumo do estudo está nessa tabela:

http://oi68.tinypic.com/a46a1z.jpg

O pessoal vive muito na base do achismo e na propaganda que leem e ouvem dos produtos. Não existe almoço de graça na vida, via de regra você tem pelo o que você paga. Mas nem sempre se tem algo melhor pelo que você paga a mais.

Em outras palavras você as vezes paga a mais pelo produto somente porque algumas firmas gastam mais com propaganda e marketing do que outras e não porque o óleo é melhor. A tabela mostra isso.

Vulcan
14-11-16, 08:40
.
A condição básica para um óleo de motor ser bom para um modelo de veículo é que o óleo cumpra com a especificação de viscosidade recomendada no manual do proprietário e com o a classificação de desempenho igual ou superior. Neste último caso, exemplo SG, SL ...

Anualmente eu atualizo uma avaliação sobre os mais conhecidos óleos de motor 4T. E posto em alguns fóruns. O resumo do estudo está nessa tabela:

http://oi68.tinypic.com/a46a1z.jpg

O pessoal vive muito na base do achismo e na propaganda que leem e ouvem dos produtos. Não existe almoço de graça na vida, via de regra você tem pelo o que você paga. Mas nem sempre se tem algo melhor pelo que você paga a mais.

Em outras palavras você as vezes paga a mais pelo produto somente porque algumas firmas gastam mais com propaganda e marketing do que outras e não porque o óleo é melhor. A tabela mostra isso.

interessante esta tabela. vou usar como referência!

andersonpg
14-11-16, 11:05
Mandou bem! Eu tambem sempre comparo a viscosidade a frio, viscosidade a quente e indice de viscosidade do óleo em carros, com as informações fornecidas pelo fabricante.

Eu sempre digo, o melhor custo beneficio quase sempre é óleo da Petrobras. Isso não é só em moto, carro é a mesma coisa.

O Mobil também me parece um óleo bom, e com preço justo.

O Yamalube é fabricado pela Chevron, consta atras da embalagem, ja olhei. Logo é algum Texaco Havoline da vida. Normalmente a Texaco fabrica óleos muito bons a preço justo.

Muito boa a tabela, só não entendi muito bem a parte da homologação ali, qual a diferença dos códigos? O código de homologação do Mobil e do Lubrax por exemplo são diferentes, qual o melhor?

Me chamam de louco quando eu falo que o único óleo que não faz barulho de válvulas pela manhã é o Lubrax (no caso do carro).

E novamente, essa tabela que tu passou, e que tem muito embasamento técnico, vai de encontro com o meu conhecimento, tanto técnico com empírico.


Valeu pelas informações.

Ctrl-Alt-Del
14-11-16, 14:10
Anderson

A coluna Homologação JASO T903/11 mostra que os óleos que possuem o número do certificado em verde foram submetidos ao teste na JASO Japão que significa Japanese Automotive Standards Organization. E são oficialmente reconhecidos pela entidade atendendo o teste MA, MA2 ou ambos.

Os produtos que não tem a certificação JASO NÃO possuem o número obviamente. Uma resalva é feita para o Yamalube. Porque estranhamente, embora este seja fabricado pela Chevron do Brasil. O Yamalube tem um número como se a origem dele fosse do Japão o que me causa espécie. Tão pouco a Yamaha disponibiliza qualquer informação oficial sobre o Yamalube para que ele possa ser comparado com outros óleos de motor concorrentes.

Sugiro a leitura do estudo completo disponível neste link:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

andersonpg
14-11-16, 16:05
Ah entendi. Valeu Ctrl alt del.

Vou ler sim, ainda mais agora que virei yamahero de primeira viagem.:D

Abraço.

Zoom5201
17-11-16, 16:32
Na Twister tenho usado aquele Mobil Super Moto, famoso "mobil preto".Bom, não vejo diferença, ainda mais porque ela tá queimando óleo e a cada 500/600km tenho que trocar tudo de novo... É amigos da rede globo, se arrependimento matasse... kkkkk

Vulcan
17-11-16, 19:57
Na Twister tenho usado aquele Mobil Super Moto, famoso "mobil preto".Bom, não vejo diferença, ainda mais porque ela tá queimando óleo e a cada 500/600km tenho que trocar tudo de novo... É amigos da rede globo, se arrependimento matasse... kkkkk

ta ótemo. na minah biz to colocando óleo pra motor de carro (20W50 API SM, não tem JASO)

andersonpg
17-11-16, 20:08
Problema do óleo de motor de carro em moto é não levar em conta a embreagem, o óleo não pode ter uma redução de atrito muito acentuada.

Então creio que a embreagem pode patinar.

Uma coisa que eu não entendi bem, é a diferença entre o Jaso MA e MA 2... Pelo o que eu li, um não seria necessariamente melhor que o outro, será que o mestre ctr alt del sabe explicar essa dúvida?

Na próxima troca vou colocar o Mobil ma2 no lugar do yamalube que é ma.

Zoom5201
17-11-16, 21:56
ta ótemo. na minah biz to colocando óleo pra motor de carro (20W50 API SM, não tem JASO)Ah... o meu tá dificil sabe? kkkk minha Yes trocava com 1.000km por frescura, na Twister tem que trocar antes até, cada troca me vai 35 reais. Hoje decidi criar anuncio dela na Olx e passar pra frente, vai saber se dá certo.

Ctrl-Alt-Del
17-11-16, 22:00
Anderson

Se eu escrever três paginas explicando e falar a real irão ficar com mais dúvidas ainda, porque a história é muito longa. No frigir dos ovos, qualquer óleo que esteja nesta tabela que postei acima. E que atenda a viscosidade e classe de desempenho recomendada pelo fabricante da motocicleta. Seja oficialmente certificado pela JASO ou não, pode ser usado, seja MA ou MA2.

Os únicos óleos que realmente podem comprometer a embreagem são os óleos de motor rotulados como Energy Conserving ou Resource Conserving que tenham viscosidade 10W-30, 5W-30, 0W-30 ou menos viscosos. Isto é, e/ou mais finos que esses citados.

Repito, Energy Conserving ou Resourse Conserving, porque em fóruns os caras que vem depois (não vocês que comentaram) não leem direito e vão questionar e falar besteira.

Abraço.

Vulcan
18-11-16, 11:51
Ah... o meu tá dificil sabe? kkkk minha Yes trocava com 1.000km por frescura, na Twister tem que trocar antes até, cada troca me vai 35 reais. Hoje decidi criar anuncio dela na Olx e passar pra frente, vai saber se dá certo.

por que está trocando com tão pouco tempo? no meu caso o motor ja foi pro saco e ta gastando óleo, to até empurrando a troca com a barriga por que vou abrir inteiro, trocar as peças e fazer a troca de amaciamento com poucos kilometros pra 'lavar'.

Zoom5201
19-11-16, 00:44
por que está trocando com tão pouco tempo? no meu caso o motor ja foi pro saco e ta gastando óleo, to até empurrando a troca com a barriga por que vou abrir inteiro, trocar as peças e fazer a troca de amaciamento com poucos kilometros pra 'lavar'.

Meu excelente ex mecânico, regulou válvulas, pastilhou e tudo, mas esqueceu de trocar os retentores que estão ressecados, ai o óleo começa a baixar com o tempo. Coisa de 700km já ta zerando.

Vulcan
19-11-16, 12:22
Meu excelente ex mecânico, regulou válvulas, pastilhou e tudo, mas esqueceu de trocar os retentores que estão ressecados, ai o óleo começa a baixar com o tempo. Coisa de 700km já ta zerando.

putz, assim é praticamente trocar o óleo sem drenar voluntáriamente. minha biz tava queimando óleo assim até que coloquei o radiador e amenizou bastante. O.o

guerralander
19-11-16, 16:46
Meu excelente ex mecânico, regulou válvulas, pastilhou e tudo, mas esqueceu de trocar os retentores que estão ressecados, ai o óleo começa a baixar com o tempo. Coisa de 700km já ta zerando.
sabe dizer se essa situacao de baixar oleo por causa desses retentores é igual pros motores 125 da yamaha? a minha baixa oleo, nao fuma, nao tem nada vazando mas ol oleo fica na metade da vareta com 1000 km rodados, tá com 10500 km

Zoom5201
19-11-16, 22:06
putz, assim é praticamente trocar o óleo sem drenar voluntáriamente. minha biz tava queimando óleo assim até que coloquei o radiador e amenizou bastante. O.o

E o interessante: A moto não fuma!

Tipo, quando eu troco o óleo (acho que por ele ser novo, viscosidade e essas coisas) os dois primeiros dias, enquanto FRIA ela fumaça legal (coisa de 1 minuto) e para... depois, para de vez.

Vulcan
20-11-16, 11:42
E o interessante: A moto não fuma!

Tipo, quando eu troco o óleo (acho que por ele ser novo, viscosidade e essas coisas) os dois primeiros dias, enquanto FRIA ela fumaça legal (coisa de 1 minuto) e para... depois, para de vez.

mas ao menos tem fumaça em algum momento neh... a minha não tem fumaça alguma em momento nenhum e o óleo baixa.

Zoom5201
21-11-16, 00:16
mas ao menos tem fumaça em algum momento neh... a minha não tem fumaça alguma em momento nenhum e o óleo baixa.

Me perdoa e pergunta besta mas... pra onde vai o óleo?

joãomaller
21-11-16, 07:08
Me perdoa e pergunta besta mas... pra onde vai o óleo?
Deve ir pra NÁRNIA KKKKK

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

andersonpg
21-11-16, 11:11
Essa tabela do ctrl + alt + del é uma maravilha! Me poupou algumas horas de pesquisa.

Vejam que a viscosidade a 40°c do Havoline hoje está até pior do que o que consta na tabela. Agora está em 176 https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDSDetailPage.aspx?docDataId=476630&docFormat=PDF

Ou seja, próxima troca vou de Mobil 20w50 mineral sem duvidas.

Vulcan
21-11-16, 13:11
Me perdoa e pergunta besta mas... pra onde vai o óleo?


Deve ir pra NÁRNIA KKKKK

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

vai pra nárnia mas não fica lá, ele volta pro motor e é queimado/vaporizado. mas pelo jeito a maior parte dele gruda no miolo do escapamento. uma vez soltei o tubo do PAIR pra ver como ficava o barulho e saia fumaça por lá.

joãomaller
21-11-16, 18:37
vai pra nárnia mas não fica lá, ele volta pro motor e é queimado/vaporizado. mas pelo jeito a maior parte dele gruda no miolo do escapamento. uma vez soltei o tubo do PAIR pra ver como ficava o barulho e saia fumaça por lá.
Desse mau eu nao sofro,minha nao tem PAIR [emoji102] [emoji1] [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
21-11-16, 19:07
Essa tabela do ctrl + alt + del é uma maravilha! Me poupou algumas horas de pesquisa.

Vejam que a viscosidade a 40°c do Havoline hoje está até pior do que o que consta na tabela. Agora está em 176 https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDSDetailPage.aspx?docDataId=476630&docFormat=PDF

Ou seja, próxima troca vou de Mobil 20w50 mineral sem duvidas.

Essa folha não seria a folha de produto, é a folha de segurança. Tão pouco é da Chrevron do "Brasil". O Havoline® Premium Motorcycle - SL/ JASO MA 20W-50 é um bom óleo mineral sim. E supostamente o mesmo Yamalube SL 20W-50 mineral que custa em torno do dobro do preço do Mobil Super Moto 4T - SL / JASO MA e MA2 20W-50 que semana passada paguei 13,90 Temers. E que tem um I.V. de 133 contra 124 do Havoline® Premium Motorcycle.

andersonpg
21-11-16, 19:17
Essa folha não seria a folha de produto, é a folha de segurança. Tão pouco é da Chrevron do "Brasil". O Havoline® Premium Motorcycle - SL/ JASO MA 20W-50 é um bom óleo mineral sim. E supostamente o mesmo Yamalube SL 20W-50 mineral que custa em torno do dobro do preço do Mobil Super Moto 4T - SL / JASO MA e MA2 20W-50 que semana passada paguei 13,90 Temers. E que tem um I.V. de 133 contra 124 do Havoline® Premium Motorcycle.

Só se deu erro na hora de eu copiar o link, eu peguei nesse endereço: https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/produtos/Havoline-4T-SAE-20W-50.aspx

Eu achei o Mobil aqui por 15 reais o litro, foi o mais barato que eu achei.

Ctrl-Alt-Del
21-11-16, 19:39
Esse aí do link não é o Havoline® Premium Motorcycle. É o HAVOLINE® 4T SAE 20W-50. O Havoline® Premium Motorcycle tem no ML para vender 16,00 Temers/l fora o frete.

Mas perigas da Texaco ter tirado o Havoline® Premium Motorcycle de linha ou mudado o nome para não embaraçar a Yamaha hehe.

andersonpg
21-11-16, 19:49
Esse aí do link não é o Havoline® Premium Motorcycle. É o HAVOLINE® 4T SAE 20W-50. O Havoline® Premium Motorcycle tem no ML para vender 16,00 Temers/l fora o frete.

Mas perigas da Texaco ter tirado o Havoline® Premium Motorcycle de linha ou mudado o nome para não embaraçar a Yamaha hehe.

Ah bom, achei que fossem a mesma coisa, esse Premium Motorcycle não achei no site da Texaco Brasil. O único 4t 20w50 que tinha éra esse aí. Esse Premium deve ser uma versao melhorada, e mesmo assim ainda é inferior ao Mobil.

Ah e pelo o que eu vi, esse Mobil é o óleo recomendado pela Honda para as motos de baixa CC.

andersonpg
22-01-17, 19:41
.
A condição básica para um óleo de motor ser bom para um modelo de veículo é que o óleo cumpra com a especificação de viscosidade recomendada no manual do proprietário e com o a classificação de desempenho igual ou superior. Neste último caso, exemplo SG, SL ...

Anualmente eu atualizo uma avaliação sobre os mais conhecidos óleos de motor 4T. E posto em alguns fóruns. O resumo do estudo está nessa tabela:

http://oi68.tinypic.com/a46a1z.jpg

O pessoal vive muito na base do achismo e na propaganda que leem e ouvem dos produtos. Não existe almoço de graça na vida, via de regra você tem pelo o que você paga. Mas nem sempre se tem algo melhor pelo que você paga a mais.

Em outras palavras você as vezes paga a mais pelo produto somente porque algumas firmas gastam mais com propaganda e marketing do que outras e não porque o óleo é melhor. A tabela mostra isso.

Alguém aqui já experimentou esse Lubrax 4t 20w50?

Pelas especificações técnicas supra mencionadas e pelo custo x benefício hoje eu uso o Mobil 20w50.

Mas sempre gostei dos produtos da Lubrax, nesse caso ele é mais viscoso frio, e pouca coisa mais viscoso quente do que o Mobil 20w50.

Mas na prática alguém que usa os dois já notou alguma diferença? Barulho motor, engates, partida a frio, etc..

- - - Updated - - -

Foda também é o seguinte.... Um óleo 20w50 já é viscoso pra caramba... E trocar um viscoso por um mais viscoso ainda... Não sei se é uma boa ideia.

No mais seria pelos aditivos mesmo, esse Lubrax parece que vem com uma boa gama de aditivos.

Ctrl-Alt-Del
22-01-17, 21:02
Tenho um amigo que só usa o Lubrax Essencial 4T na B65. E também um motoboy na Cargo dele.

Eu não experimentei porque eu paguei 13,90 Temers no Mobil 4T mineral que é otimo, no Mobil 4T 15W-50 semissintetico eu pagava 28,00 mas não notei nenhuma diferença que justicasse o valor. Pelo preço que pago no Mobil mineral, não encontro o Essential. Então nem me proponho a experimentar.

joãomaller
22-01-17, 21:03
Tenho usado o lubrax essencial 20 50 na twister e me agrada bastante

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

andersonpg
23-01-17, 12:05
É, aqui eu achei por 15,00 o Mobil e 13,00 o Lubrax.

Mas nem é pelo valor, é mais por curiosidade mesmo, pois no carro ja usei varios tipos de óleo e o que mais me agradou sempre foi o Lubrax, é nítida a diferença na suavidade e barulho de funcionamento do motor.

E também sempre comparei as fichas técnicas dos lubrificantes para não ficar só no achismo e o Lubrax sempre foi o óleo com melhor tecnologia e melhor preço.

joãomaller
23-01-17, 18:36
Por aqui eu to pagando 11.90 e vou rodar os 3mil do manual da twister sem medo kkkkk.esse atende e supera o recomendado pra minha pinguça kk

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

ailton_azul
24-01-17, 14:43
Pra minha poderosa tem de ser mineral e Motul30000 �� pois não tá no gibi a dor de cabeça dó caneco quebrar.
Lógico, em viagem grande que fiz há 2 anos, na volta troquei por um Texsa semissintético, que me dá até saudade dessas trocas de óleo de correria (viagem a MG, 1160 km só de ida). Mas a puderosa, religiosamente, recebe sangue MOTUL, 20w50, nas trocas normais. É caro.


Segue uma tabela de equivalência para. Quem sabe nomudo?
http://www.texsadobrasil.com.br/tabela.php




Texsa - Linha Leve
Ipiranga
Texaco
Shell
Petrobrás
Mobil
Castrol
Total/Elf


Texsa Sintético Gold API SN/ILSAC GF-5/GM dexos SAE 5W30 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=93)
F1 Master Sintético
Havoline Sintético
Helix Ultra
Lubrax Valora





Texsa Sintético Gold API SM SAE 5W30 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=82)
F1 Master Sintético




Edge Sport
Quartz 7000 Future


Texsa Sintético API SL SAE 5W30 e 5W40 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=79)

Havoline Synthetic
Helix Ultra


Magnatec A1
Excellium LDX


Texsa Semi Sintético Master API SM SAE 10W40 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=83)




Mobil Flex




Texsa Semi Sintetico API SL SAE 10W40 e 15W40 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=49)
F1 Master Plus
Havoline Semi-Synthetic
Helix Plus


GTX Ecoflex



Texsa Super Premium API SL SAE 15W40 e 20W50 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=50)
F1 Master


Lubrax Essencial SL
Super XHP
GTX 1000
Quartz 5000 SM


Texsa Suprema API SJ SAE 30, 40, 50, 10W30, 15W40 e 20W50 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=52)


Helix HX 3
Lubrax Essencial SJ
Super
GTX 2



Texsa GP Semi Sintético API SL/JASO MA SAE 10W30 e 10W40 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=92)

Havoline 4T Motorcycle Oil

Lubrax Tecno Moto





Texsa GP 4 Tempos API SJ/JASO MA2 SAE 20W50 (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=155)









Texsa TT Náutico NMMA TC-W3 SAE 20W (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=45)
Marina 2T Plus
Outboard TC-W3
Nautilus
Lubrax Náutica





Texsa 2T Super (Vermelho) API TC/JASO FB SAE 20W (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=44)
Ipiranga 2T
2T Super

Lubrax Essencial 2T
Mobil Special 2T
Castrol 2T



Texsa 2T Super (Azul) API TC/JASO FB SAE 20W (http://www.texsadobrasil.com.br/verProduto.php?id=38)
Ipiranga 2T
2T Super

Lubrax Essencial 2T
Mobil Special 2T
Castrol 2T





Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk

JIRAYA
25-01-17, 20:48
Eu uso o ipiranga sae s/j é barato e muito bom sem essa de pagar por nome.

Ctrl-Alt-Del
26-01-17, 00:26
Eu uso o ipiranga sae s/j é barato e muito bom sem essa de pagar por nome.

Todo ano eu publico em alguns fóruns um estudo comparativo de óleos 4T. Isto é, especialmente concebidos para motocicletas 4T.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

Há óleos bons e baratos atualmente. E para todos os gostos e bolsos. Pela minha observação e informações de confrades, a maioria troca o óleo entre 1.500 e 2.100 km para motos pequenas até 200 vc
. Porque os óleos nesses motores de refrigeração natural, trabalham mais quente. Então degradam rapidamente.

Há ainda os que trocam o óleo com 1.000 km como há 30 anos. Nada contra, claro que para um motor quanto mais novo for o óleo, melhor será. Mas a gasolina S50 da Petrobras que é a base para todas as gasosas, exceto as Premium. Permitem que o óleo mantenha por mais tempo e quilometragem os aditivos dele ativos. Portanto trocar com 1.000 km é jogar dinheiro fora. A menos que o caboclo seja um cupim de ferro que vive esgoelando o motorzinho.

andersonpg
26-01-17, 06:40
Todo ano eu publico em alguns fóruns um estudo comparativo de óleos 4T. Isto é, especialmente concebidos para motocicletas 4T.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

Há óleos bons e baratos atualmente. E para todos os gostos e bolsos. Pela minha observação e informações de confrades, a maioria troca o óleo entre 1.500 e 2.100 km para motos pequenas até 200 vc
. Porque os óleos nesses motores de refrigeração natural, trabalham mais quente. Então degradam rapidamente.

Há ainda os que trocam o óleo com 1.000 km como há 30 anos. Nada contra, claro que para um motor quanto mais novo for o óleo, melhor será. Mas a gasolina S50 da Petrobras que é a base para todas as gasosas, exceto as Premium. Permitem que o óleo mantenha por mais tempo e quilometragem os aditivos dele ativos. Portanto trocar com 1.000 km é jogar dinheiro fora. A menos que o caboclo seja um cupim de ferro que vive esgoelando o motorzinho.

É, eu também acho que é desperdício, mas muita gente que conversei vai no embalo e troca o óleo de 1.000 em 1.000
Para se ter uma ideia, no manual da Fazer, usando o Yamalube 20w50 sl que sabemos não ser lá grandes coisas, a recomendação é de trocar o óleo de 5.000km em 5.000km.
A concessionária diminuiu pela metade, e grampeou uma etiqueta recomendando a troca de 2.500 em 2.500.
Eu acho que trocando de 2.000 em 2.000 ou de 3.000 em 3.000 já estaria mais do que bom, afinal é a metade do tempo do que recomenda o manual.
Não é querer ser miserável, até porque o óleo não é caro, mas não vejo necessidade de se trocar óleo toda hora.

2weels
26-01-17, 08:50
Na Midnight uso Yamalube, troco a cada 5000km porque so uso ela na estrada, condição não considerada uso severo.

Curiosidade: a Midnight 950 brasileira é a mesma moto da Vstar 950 americana. No manual da moto americana é recomendado um oleo inferior ( API SG enquanto na brasileira API SL ) e a troca é a cada 4000 milhas ( ou 6000km ). Será a qualidade da gasolina ou a ganância das cc?

andersonpg
26-01-17, 08:55
Na Midnight uso Yamalube, troco a cada 5000km porque so uso ela na estrada, condição não considerada uso severo.

Curiosidade: a Midnight 950 brasileira é a mesma moto da Vstar 950 americana. No manual da moto americana é recomendado um oleo inferior ( API SG enquanto na brasileira API SL ) e a troca é a cada 4000 milhas ( ou 6000km ). Será a qualidade da gasolina ou a ganância das cc?




Fico com a ultima.... Mas um pouco também acho que é porque eles sabem que o povo aqui em sua maioria é meio relaxado, e se mandarem trocar com 6.000km vão esticar até uns 7.000km.

2weels
26-01-17, 09:13
Concordo, mas mesmo trocando ( no nosso caso ) com 6000km ainda está dentro, pois a tolerancia é 1000km, foi prevista essa situação na engenharia do motor.

Por fim nem sabemos se Yamalube ou o proprio Motul é sempre o mesmo. Empresas com marcas fortes estão deixando de fabricar, pois muitas vezes é mais lucrativo fazer outsourcing, ou seja, pegam amostras de inumeras empresas desconhecidas ou menores, aquelas que atendem as exigencias técnicas entram num leilão, por fim a empresa original compra o oleo já pronto e só envaza, as vezes nem isso, e coloca no mercado com sua marca, que comprando devido a força da marca. Ta certo que existe um rigido controle de qualidade por tras disso. Tem empresas da china que fabricam para empresas brasileiras, chega a um ponto ( eu já vi, mas em outros mercados ) produtos no container com as embalagens impressas com o logo da empresa brasileira que comprou, escrito em português, as vezes até com selo do orgão certificador brasileiro.

Vulcan
26-01-17, 12:25
Fico com a ultima.... Mas um pouco também acho que é porque eles sabem que o povo aqui em sua maioria é meio relaxado, e se mandarem trocar com 6.000km vão esticar até uns 7.000km.

isso não seria muito otimismo? a biz troca com 4000 km no manual, considerando 'relaxamento' sei não hein com 2mil km o óleo ja fica preto (sem radiador)...

andersonpg
26-01-17, 12:38
isso não seria muito otimismo? a biz troca com 4000 km no manual, considerando 'relaxamento' sei não hein com 2mil km o óleo ja fica preto (sem radiador)...




O fato de ficar preto não quer dizer muita coisa. Amigo meu disse que usa o Ipiranga de 1.000 em 1.000 e que acha o óleo muito bom porque ele ainda sai "claro".

Mas isso também pode significar que o óleo não esta limpando nada da carbonização.

Tem óleo que só de colocar no motor e ligar o mesmo, já fica escuro.

Vulcan
26-01-17, 12:44
O fato de ficar preto não quer dizer muita coisa. Amigo meu disse que usa o Ipiranga de 1.000 em 1.000 e que acha o óleo muito bom porque ele ainda sai "claro".

Mas isso também pode significar que o óleo não esta limpando nada da carbonização.

Tem óleo que só de colocar no motor e ligar o mesmo, já fica escuro.

digo isso por que fiz o teste com o mesmo óleo antes e depois do radiador e fiquei espantado com o detalhe da cor dele... parece que com o excesso de calor que tinha antes, ele 'cozinhava' e estragava.

pode ser que a proposta de 'daqui-pra-ali' da biz não necessite de radiador, mas meu uso brutal causa superaquecimento que se refletiu no óleo (fico pensando nas CGs como fica, se motor exposto refrigera muito melhor comparado a biz).

andersonpg
26-01-17, 12:58
digo isso por que fiz o teste com o mesmo óleo antes e depois do radiador e fiquei espantado com o detalhe da cor dele... parece que com o excesso de calor que tinha antes, ele 'cozinhava' e estragava.

pode ser que a proposta de 'daqui-pra-ali' da biz não necessite de radiador, mas meu uso brutal causa superaquecimento que se refletiu no óleo (fico pensando nas CGs como fica, se motor exposto refrigera muito melhor comparado a biz).

No caso do Mobil 20w50 o ponto de Fulgor é 199°C
O lubrax essencial 4t 20w50 é de 240°C

Mas acho que esses motores de moto refrigerados a ar não chegam nem perto disso, ou estou enganado?

- - - Updated - - -


digo isso por que fiz o teste com o mesmo óleo antes e depois do radiador e fiquei espantado com o detalhe da cor dele... parece que com o excesso de calor que tinha antes, ele 'cozinhava' e estragava.

pode ser que a proposta de 'daqui-pra-ali' da biz não necessite de radiador, mas meu uso brutal causa superaquecimento que se refletiu no óleo (fico pensando nas CGs como fica, se motor exposto refrigera muito melhor comparado a biz).



Anda tirando racha com as CG's mexidas nas saidas de semáforo né? huehauehuahe

- - - Updated - - -

Havoline 4t 230°C ponto de fulgor

2weels
26-01-17, 17:16
O fato de ficar preto não quer dizer muita coisa. Amigo meu disse que usa o Ipiranga de 1.000 em 1.000 e que acha o óleo muito bom porque ele ainda sai "claro".

Mas isso também pode significar que o óleo não esta limpando nada da carbonização.

Tem óleo que só de colocar no motor e ligar o mesmo, já fica escuro.

Concordo... meu Palinho Evo Fire, com 4000km o oleo ja tá preto e ainda tem mais 11000km de estrada pela frente até a troca. Se colocar alcool chega nos 15000km limpinho. Oleo Selenia K Pure Energy, 100% sintetico, 5W30 API SM ( original ).

Ctrl-Alt-Del
26-01-17, 19:16
Em se tratando de motores 4T de motos, quanto menor for a cilindrada maior é o regime de rotações para manter um desempenho satisfatório é ter torque razoável.

Então nesses casos o motor trabalha bem quente. Então o óleo degrada e afina rapidamente. Qualquer 125cc da vida, já trabalha normal em regime severo.

Agora um motor de moto de 900cc que tem bom torque e não precisa andar esgoelado. Aí é outra realidade.

Mas essa história de ter 1000 km de tolerância isso engenheiro nenhum iria assinar em baixo, eu hein.

- - - Updated - - -

Anderson

Ponto de fulgor é um parâmetro importante mas só quando diferença é muito grande. Já usei óleos semi com ponto de fulgor mais alto e não fez diferença. O que ocorre é que nesses motorzinhos se o caboclo enrolar o cabo direto o óleo queima e baixa seja qual for o óleo. Óleo bom tem que escurecer e baixar. Se isso não acontecer aí sim ele não está cumprindo o papel dele.

Ctrl-Alt-Del
26-01-17, 19:54
Anderson

Ponto de fulgor é um parâmetro importante mas só quando diferença é muito grande. Já usei óleos semi com ponto de fulgor mais alto e não fez diferença. O que ocorre é que nesses motorzinhos se o caboclo enrolar o cabo direto o óleo queima e baixa seja qual for o óleo. Óleo bom tem que escurecer e baixar. Se isso não acontecer aí sim ele não está cumprindo o papel dele.

Zoom5201
28-01-17, 05:03
Peguei minha Next a pouco tempo, nas minhas motos anteriores trocava do seguinte modo:

Yes 125cc - Óleo Lubrax (o famoso "verdinho" na cidade) a cada 1.000km;
Twister 250cc - Óleo Mobil (famoso "mobil preto" na cidade) a cada 680km (quem acompanha o relato sabe que eu tive um "problema" com ela);
Na next estou pensando em usar o Motul 15w50 a cada 2.000km, manual dela manda trocar com 4.000km, mas sei lá, é capaz de ter que trocar com o tempo... rodo 2.000km em 6 meses kkkk.

Silver wolf
04-03-17, 12:10
Tabela muito esclarecedora.. Uma pena nao conter os dados completos do oleo castrol.

Ctrl-Alt-Del
04-03-17, 13:07
.
Todo ano publico um estudo atualizado de óleos para motores 4T. Que contempla os óleos mais conhecidos de grau de viscosidade entre 10W-40 e 20W-50. Para a próxima atualização tenciono incluir o grau 10W-30.

O estudo inclui uma tabela comparativa, comentários, observações e conclusões. O link é este:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

O estudo mostra que nem sempre um óleo vale pelo que se paga por ele.

- - - Updated - - -


Tabela muito esclarecedora.. Uma pena nao conter os dados completos do oleo castrol.

Pois é Silver Wolf. Ocorre que algumas empresas aparentemente não tencionam divulgar as informações que os consumidores têm a prerrogativa de ter acesso. Provavelmente porque se forem comparados saberíamos que estes produtos têm somente como diferencial a marca e um preço maior para levar consumidores a pensar que são especiais.

LéoYES
04-03-17, 16:37
Custo beneficio seria o lubrax SL 20w50 mesmo.

Usei durante 5 anos na minha yes sempre trocando de 3.000 em 3.000km , motor nunca apresentou nenhuma anomalia. Vendi no final do ano passado perfeita.
Na atual fazer 250 comprei o óleo errado (10w30 semissintético) e tive que trocar pelo óleo 20w50 da lubrax ... Vou trocar de 4.500 em 4.500km


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

guerralander
04-03-17, 17:07
Custo beneficio seria o lubrax SL 20w50 mesmo.

Usei durante 5 anos na minha yes sempre trocando de 3.000 em 3.000km , motor nunca apresentou nenhuma anomalia. Vendi no final do ano passado perfeita.
Na atual fazer 250 comprei o óleo errado (10w30 semissintético) e tive que trocar pelo óleo 20w50 da lubrax ... Vou trocar de 4.500 em 4.500km


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

coloquei o lubrax na xtz125 no mes passado, ficou uma merda, o cambio mudou todo, parecia que eu nao tava apertando a embreagem quando engatava a primeira.
patinando, duro nas trocas e dificil de achar o neutro.

LéoYES
04-03-17, 17:11
coloquei o lubrax na xtz125 no mes passado, ficou uma merda, o cambio mudou todo, parecia que eu nao tava apertando a embreagem quando engatava a primeira.
patinando, duro nas trocas e dificil de achar o neutro.

Cara, na yes nos primeiros 1500km ficava macia demais , depois disso ia endurecendo.

Agora na fazer 250 vc pode colocar o óleo que for , fica um lixo de duro.

Ja regulei tudo , troquei é mesmo assim não muda.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

andersonpg
18-10-17, 13:38
.
A condição básica para um óleo de motor ser bom para um modelo de veículo é que o óleo cumpra com a especificação de viscosidade recomendada no manual do proprietário e com o a classificação de desempenho igual ou superior. Neste último caso, exemplo SG, SL ...

Anualmente eu atualizo uma avaliação sobre os mais conhecidos óleos de motor 4T. E posto em alguns fóruns. O resumo do estudo está nessa tabela:

http://oi68.tinypic.com/a46a1z.jpg

O pessoal vive muito na base do achismo e na propaganda que leem e ouvem dos produtos. Não existe almoço de graça na vida, via de regra você tem pelo o que você paga. Mas nem sempre se tem algo melhor pelo que você paga a mais.

Em outras palavras você as vezes paga a mais pelo produto somente porque algumas firmas gastam mais com propaganda e marketing do que outras e não porque o óleo é melhor. A tabela mostra isso.



Eu sugiro aos admins aqui do forum fixar esse tópico com esse post na 1º pagina.
Já disse isso antes mas volto a repetir:
Essa é a melhor postagem sobre lubrificantes de motocicletas da Internet,
Sempre que me bate uma duvida venho até essa tabela fazer uma consulta.

Ctrl-Alt-Del
19-10-17, 18:18
Anderson

Fico feliz que a tabela que compilei a partir das folhas de produto e dados oficiais. Que ela tenha sido útil e esclarecedora para muitas pessoas.

Me preocupei em redigir um texto que trouxesse informações e conceitos que desconstruissem alguns mitos ou conclusões que são baseadas em puro achismo.

O texto integral está neste link:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

andersonpg
02-12-17, 13:35
Alguém sabe se esse Ipiranga 10w40 semi é bom?

Eu não gosto muito dos óleos Ipiranga, apesar que dá última vez troquei o da caixa de câmbio do carro e usei o Ipiranga e ficou muito bom. Nunca mais arranhou...

- - - Updated - - -

Procurei o folheto técnico aqui mas não achei nada a respeito. Sem saber viscosidade a frio, quente e índice de viscosidade é fróids de comprar óleo...

Ctrl-Alt-Del
02-12-17, 14:00
Não há disponível na página deles as folhas de produto. Recentemente fiz contato contato com a Ipiranga, mandaram as folhas erradas. Escrevi solicitando as pedidas, até segunda espero ter retorno.

A Ipiranga é controlada pela Petrobras.

andersonpg
02-12-17, 14:40
Não há disponível na página deles as folhas de produto. Recentemente fiz contato contato com a Ipiranga, mandaram as folhas erradas. Escrevi solicitando as pedidas, até segunda espero ter retorno.

A Ipiranga é controlada pela Petrobras.

Eu achava que eram controlados pela Braskem.
Aliás, a pouco tempo que eu fiquei sabendo que a Odebrecht é dona da Braskem. Pra tu ver como esses caras tem dinheiro.

Ctrl-Alt-Del
02-12-17, 16:42
Até onde eu saiba a Petrobrás detém 40% do controle, o restante esta com o grupo Ultra(gás) e Braskem.

andersonpg
02-12-17, 17:51
Pois é, achei por 25 temers esse Ipiranga 10w40 semi SL .

Só não tenho a ficha técnica.

Pelo preço, parece bom custo benefício.

Ctrl-Alt-Del
02-12-17, 18:28
Quanto custa aí o Lubrax Top Turbo?

andersonpg
02-12-17, 18:36
Quanto custa aí o Lubrax Top Turbo?

Ah, esse eu teria que ver no posto...
Nuncaa experimentei óleo de motor diesel na moto, mas já li bastante relatos de pessoas usando.

andersonpg
03-12-17, 08:22
Pelo o que pesquisei, a Ipiranga fez uma parceria com a Chevron ( já havia percebido pois alguns produtos Texaco estavam sendo vendidos com o nome Ipiranga)

E também são eles que fazem o óleo da Honda. Logo não deve ser ruim não, essa minha ideia de que óleo Ipiranga éra ruim já está ultrapassada.
https://m.oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/ipiranga-chevron-criam-empresa-de-producao-venda-de-lubrificantes-19850987?versao=amp

http://www.motonline.com.br/noticia/ipiranga-e-honda-comemoram-resultado-de-parceria-na-area-de-lubrificantes/

- - - Updated - - -

E o preço, ao menos aqui no Sul está bem competitivo, mais barato que o BR.

Ctrl-Alt-Del
03-12-17, 09:25
E também são eles que fazem o óleo da Honda.


Sobre esta parceria (joint Venture) eu não sabia. Rapaz, então a Ipiranga desbancou a Mobil (Cosan/Exxon) junto a Honda. A parceria deles era antiga que eu me lembre, da época daquele Mobil 4T preto SF quem com 1.000 km saia quase que uma água de fino.

No frigir dos ovos, o que eu queria ver é sangue na briga entre as petrolíferas. Quanto maior for número de concorrentes de qualidade, tanto melhor para nós consumidores.

O Top Turbo cá paguei 15 pilas em agosto. O Ipiranga 4T SL 20W-50 12 pilas, comprei porque tava barato(rs) só para usar quando preciso completar.

andersonpg
03-12-17, 09:48
Sobre esta parceria (joint Venture) eu não sabia. Rapaz, então a Ipiranga desbancou a Mobil (Cosan/Exxon) junto a Honda. A parceria deles era antiga que eu me lembre, da época daquele Mobil 4T preto SF quem com 1.000 km saia quase que uma água de fino.

No frigir dos ovos, o que eu queria ver é sangue na briga entre as petrolíferas. Quanto maior for número de concorrentes de qualidade, tanto melhor para nós consumidores.

O Top Turbo cá paguei 15 pilas em agosto. O Ipiranga 4T SL 20W-50 12 pilas, comprei porque tava barato(rs) só para usar quando preciso completar.

Pois é, eu tinha um certo preconceito com os lubrificantes da Ipiranga, mas de um tempo pra cá já tinha percebido que o produto deles tinha melhorado a qualidade, agora confirmou a minha suspeita.

"Nesta parceria, a Ipiranga conta com a colaboração de outra companhia japonesa, a Idemitsu, uma das maiores empresas de lubrificantes do mundo. Esta companhia fornece para a Ipiranga o aditivo usado na formulação do lubrificante. O produto produzido e comercializado pela distribuidora brasileira foi desenvolvido pela Idemitsu e pela área de pesquisa e desenvolvimento da Moto Honda Amazônia."

andersonpg
03-12-17, 12:48
A Texaco também faz lubrificantes e líquido de arrefecimento excelentes, dá pra comprar de olho fechado. Uma pena que estão meio sumidos do Mercado.

andersonpg
03-12-17, 21:10
Sobre esta parceria (joint Venture) eu não sabia. Rapaz, então a Ipiranga desbancou a Mobil (Cosan/Exxon) junto a Honda. A parceria deles era antiga que eu me lembre, da época daquele Mobil 4T preto SF quem com 1.000 km saia quase que uma água de fino.

No frigir dos ovos, o que eu queria ver é sangue na briga entre as petrolíferas. Quanto maior for número de concorrentes de qualidade, tanto melhor para nós consumidores.

O Top Turbo cá paguei 15 pilas em agosto. O Ipiranga 4T SL 20W-50 12 pilas, comprei porque tava barato(rs) só para usar quando preciso completar.

Falaste no óleo para motores diesel. Eu estava lendo um artigo sobre óleo e vários americanos, um deles diz que é engenheiro que desenvolve lubrificantes. E quase todo mundo dizendo que usa um mesmo óleo em todos os veículos, carros, motos, caminhonetes, cortador de grama...
(lembrando que lá eles tem muitos veículos).

Fui ver que óleo é esse tal de Rotella T6, e é um óleo para motores diesel:
http://rotella.shell.com/products/t6-full-synthetic.html

Agora olha os comentários no site, usam em motos, carros que o óleo recomendado é 0w40, etc..

- - - Updated - - -

E o pior é que esse óleo é certificado Jaso:

OEM Specifications and Approvals for Shell ROTELLA® T6 full synthetic heavy duty engine oil

API: CK-4, CJ-4, CI-4 PLUS, CI-4, CH-4
ACEA E9; JASO DH-2; Cummins CES 20086; Volvo VDS-4.5; Detroit Fluid Specification (DFS) 93K222, Caterpillar ECF-2/ECF-3, MAN M3575, JASO MA/MA2, Allison TES 439, MB-Approval 228.31

Ctrl-Alt-Del
03-12-17, 21:55
Para o Brasil como um todo há pouco sentido usar óleos multiviscosos abaixo de 10W-x para motores.

No hemisfério norte faz sentido porque algumas localidades estão em latitudes mais altas - faz mais frio - que no Brasil todo exceto nas serras gaúchas.

Os Rotella que eu saiba nem todos atendem a JASO T903/11. O que não necessariamente quer dizer que um óleo não seja bom para motocicletas de embreagem banhada. Há um Rotela 10W-40 bom pacas que dá para comprar á baciada nos Wall Mart da vida lá.

O óleo de uso misto (CI-4/SL) de melhor custo/ benefício disponível no Brasil que eu conheço é o Top Turbo. Quando o Yamaheiros terminar a manutenção, sugiro conferir as características dele. Ele é um óleo mineral com índice de viscosidade mais alto que alguns óleos ditos originais semissintéticos que são meia boca (minha opinião baseada em evidências) e custam mais caro. Em outras palavras, oleozinhos engana trouxa.

Pronto falei,

andersonpg
05-12-17, 07:16
Comprei ontem o 10w40 semi Yamalube. Está 35 reais na concessionária, detalhe que o 20w50 está 30 reais.

O filtro o vendedor me disse para usar o da 2017 se eu vou usar o óleo 10w40. Detalhe que o filtro da 2017 custa 30 reais e o da 2013 60 reais. Filtro faço questão de usar o original e trocar conforme o manual, 10.000km.

Analisando a ficha técnica do havoline 10w40. Ele é um óleo conservador, quase a mesma viscosidade do 20w50 a 100 graus.
Isso quer dizer que vai proteger a mesma coisa quando quente, ou mais pois o IV é maior, e bem mais quando frio pois é menos viscosos e flui mais fácil ao dar a partida.

Vou trocar o óleo hoje, mas antes vou anotar a temperatura de trabalho com o 20w50 e comparar com o 10w40. Quero ver se vai mudar algo.

- - - Updated - - -

Ah e sim, se eu fosse usar o 20w50 e comprar na concessionária, sairia mais caro do que o 10w40 por causa do filtro.

Liguei para outra concessionária pra confirmar e é isso mesmo, o filtro da 2017 é mais barato do que a 2013.

- - - Updated - - -

Se o Yamalube for o mesmo Havoline, então ele é este aqui:
https://www.texaco.com.br/produto/havoline-4t-semissintetico-sae-10w-40/

Ctrl-Alt-Del
05-12-17, 07:41
Anderson,

Eu entendo que o Yamalube 4T 10W-40 vale o que custa por ser um óleo original.

Porque a formulação deste óleo é especificada pela Yamaha. Inclui um pacote de aditivos adequado para a tecnologia dos motores dela e cumpre com padrões de qualidade mais altos que de outros óleos para o mercado de reposição que somente visam menor preço.

Ademais os óleos semissintéticos não são todos iguais. Um óleo pode ter somente 1% de base sintética e ser rotulado como tal. E outro óleo realmente ser semissintético pois contém 30% de base sintética.

Muitas peças eu prefiro comprar nas concessionárias Yamaha porque o preço de algumas peças originais tem uma diferença relativamente pequena com relação a peças do mercado de reposição.

A linha Y-TEQ é outro exemplo de ótimo custo/ benefício porque a qualidade justifica a pequena diferença de preço para o mercado de reposição. Porque produtos de primeira linha de reposição tem preço similar aos da linha Yamaha Y-TEQ.

andersonpg
05-12-17, 10:10
Fiz a troca.

Abri os tubos do radiador de óleo e já tirei o óleo que fica no radiador, tombando a moto para os lados pra escoar o máximo possível do óleo antigo. Troquei os orings, todos. Tanto dos tubos quando da tampa do filtro. Também comprei ontem na concessionária, isso sim é uma facada, mas é uma coisa que só se troca uma vez na vida, e como já estava lá, me sujeitei ser assaltado.

Bom, temperatura máxima do motor com o óleo 20w50 chegou a 85 graus, mas hoje está nublado e a temperatura ambiente abaixo de 20 graus, logo não é parâmetro.
(Fiz esse teste antes de trocar o óleo).

Não testei com o 10w40 porque o clima hoje não está ajudando.

O que me chamou a atenção com o novo óleo 10w40: Partida mais leve, motor parece que mais solto. Aquele tranco ao engatar a primeira marcha na primeira partida do dia desapareceu. O manete da embreagem parece que ficou mais leve também.

Agora falta fazer o teste em um dia bem quente, com calor perto dos 40 graus pra ver como a moto vai se comportar.

A frio com certeza é superior ao 20w50. Com esse nosso clima sem vergonha aqui no sul, acredito que fiz a escolha certa.

Ctrl-Alt-Del
05-12-17, 10:13
Para acima de 30° C e prefiro os 15/20W-50.

andersonpg
05-12-17, 10:46
Para acima de 30° C e prefiro os 15/20W-50.

Mas se tu comparar a viscosidade do 10w40 com o 20w50 a 100° que é a temperatura média de trabalho do motor, o 20w50 está por volta de 18cst e o 10w40 15cst.

Esses 3cst de diferença é quase nada. Se o óleo for além desta temperatura, supomos 120 ou 130 graus, é capaz de se igualarem a viscosidade em certo momento, pois o índice de viscosidade do 10w40 é maior, até chegar uma hora em que o 20w50 vai estar mais fino que o 10w40, por ter um índice de viscosidade maior e ser semi sintético.

A frio não tem nem o que discutir, ligar o motor com um 10w40 é como liga-lo com um 20w50 já meio aquecido.

- - - Updated - - -

Sem contar que um óleo mais fluido trabalha melhor para retirar calor do motor, pois ele flui mais... Faz mais troca térmica.

- - - Updated - - -

Tah, se eu morasse no Nordeste, provavelmente usaria um 20w50. Mas aqui no sul é complicado. O 10w40 atende uma faixa de variação de temperatura mais condizente com o clima de onde moro.

E outra, analisei varios manuais da Yamaha de outros países, e até no manual das Yamahas vendidas em Portugal, Argentina e etc.. tem aquela tabelinha de viscosidade x temperatura.

Ou seja, o motor foi projetado para usar tanto um tipo de óleo quanto outro muitas motos produzidas na Amazônia são exportadas para países vizinhos de clima bem mais frio que o nosso.

- - - Updated - - -

http://img202.imagevenue.com/img.php?image=73453_IMG_20171205_113652_122_127lo. jpg

- - - Updated - - -

http://img202.imagevenue.com/img.php?image=73453_IMG_20171205_113652_122_127lo. jpg

- - - Updated - - -

http://img202.imagevenue.com/img.php?image=73453_IMG_20171205_113652_122_127lo. jpg

Ctrl-Alt-Del
05-12-17, 10:47
Não sabemos, você está admitindo propriedades de um óleo para outro produto. Isto é uma suposição.

Ademais a viscosidade @ 100° C em centistokes é cinemática.

O único ensaio conclusivo seria a sequência ASTM D5481 /SAE J300 para HTHS que determina a viscosidade absoluta (viscosidade dinâmica) medida em centipoise.

andersonpg
05-12-17, 11:25
Sim claro, não tem como saber. Se eu tivesse um viscosímetro até poderia fazer uns testes com um óleo e outro e ainda assim ter apenas uma base.

Mas o que eu quero dizer é que um óleo 10w40 de qualidade protege tanto ou até mais que um 20w50 mais ou menos. Mesmo em temperaturas extremas.

Pela especificação SAE, pode se ter um óleo:

40 12.50-16.29
50 16.30-21.89

Ou seja, pode se ter um óleo 40 no limite superior e um 50 no limite inferior, e os dois serem praticamente igual a 100 graus.

- - - Updated - - -

Mas claro que, é indiscutível que um motor, principalmente refrigerado a óleo sendo usado em um clima quente, vai estar mais protegido (quando quente) com um óleo mais viscoso.
Comparando dois óleos de qualidade.

Ou até mesmo em um motor refrigerado a água em condiçao de corrida.

2weels
06-12-17, 17:05
Sim claro, não tem como saber. Se eu tivesse um viscosímetro até poderia fazer uns testes com um óleo e outro e ainda assim ter apenas uma base.

Mas o que eu quero dizer é que um óleo 10w40 de qualidade protege tanto ou até mais que um 20w50 mais ou menos. Mesmo em temperaturas extremas.

Pela especificação SAE, pode se ter um óleo:

40 12.50-16.29
50 16.30-21.89

Ou seja, pode se ter um óleo 40 no limite superior e um 50 no limite inferior, e os dois serem praticamente igual a 100 graus.

- - - Updated - - -

Mas claro que, é indiscutível que um motor, principalmente refrigerado a óleo sendo usado em um clima quente, vai estar mais protegido (quando quente) com um óleo mais viscoso.
Comparando dois óleos de qualidade.

Ou até mesmo em um motor refrigerado a água em condiçao de corrida.
Até tenho um no Depto que trabalho, um Brookfield digital. Não testo porque me matam se colocar oleo lá ( que é um veneno para contaminar o produto que se faz ensaios ali ). Da para comprar 2 XJ6 0km e ainda sobra dinheiro do preço que pagaram nele.

Realmente a escala é Cp @ x Rpm. Tem até uma camisa envolta do tubo de ensaio com água e um pequeno chiller ( banho termostático ), vc seta a temperatura que quer aferir a viscosidade e ele faz o resto. Depende da viscosidade que vc quer aferir tem instrumentos diferentes, o copo, o disco... é complicadinho de operar.

Na minha concepção, negócio é usar oleo original e pronto. Ultima ida para praia fiquei horas parado com a Midnight no transito, simplesmente porque uma moto de 1 metro de largura não trafega com segurança no corredor. Motor 950cc, refrigerado a ar sem ventilação forçada, sem radiador de oleo, ficou na lenta todo esse tempo... não deu nada - oleo original Yamalube. É projetado para funcionar assim. Isso não quer dizer que não esquenta. Quando começou a andar até o tanque de combustível tava pelando de quente.

Ctrl-Alt-Del
30-12-17, 18:50
Publiquei a tabela atualizada de óleos 4T. As maiores novidades são os óleos da Repsol que tem aumentado a participação no mercado.

Também os óleos semissintéticos 10W40 da Ipiranga e Havoline.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t18-oleos-de-motor-4t-para-motocicletas-yamaha#67

Vulcan
31-12-17, 06:52
Publiquei a tabela atualizada de óleos 4T. As maiores novidades são os óleos da Repsol que tem aumentado a participação no mercado.

Também os óleos semissintéticos 10W40 da Ipiranga e Havoline.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t18-oleos-de-motor-4t-para-motocicletas-yamaha#67

excelente! chego a sorrir quando vejo um artigo técnico útil assim!

posso copiar a tabela pra cá? (pelo link ou novo servidor)

Ctrl-Alt-Del
31-12-17, 10:12
Olá Vulcan

Você pode clicar nela e salvar quando desejar. Quando eu encontro imágens úteis eu também guardo no PC.

Aquele fórum bugou e perdeusse tudo, agora eu assumi como co-admin. Por isso precisamos de muitos acessos para formar uma nova comunidade. Temos menos de 40 participantes registrados.

Vulcan
02-01-18, 12:54
Olá Vulcan

Você pode clicar nela e salvar quando desejar. Quando eu encontro imágens úteis eu também guardo no PC.

Aquele fórum bugou e perdeusse tudo, agora eu assumi como co-admin. Por isso precisamos de muitos acessos para formar uma nova comunidade. Temos menos de 40 participantes registrados.

entendi, vou ajudar com a divulgação.
a questão da imagem, era esquentar o link aqui, adicionando no tópico a lista e resultado dos óleos. XD

Ctrl-Alt-Del
02-01-18, 22:00
entendi, vou ajudar com a divulgação.
a questão da imagem, era esquentar o link aqui, adicionando no tópico a lista e resultado dos óleos. XD

Beleza Vulcan.

robsonssa
04-01-18, 09:35
Achei esse vídeo aqui que tem algumas dicas sobre essa questão de óleo --> https://youtu.be/Mbq_IEpQd5k

andersonpg
05-11-18, 15:02
No manual da Suzuki Bandit 650 eles recomendam o Mobil 15w50 porém parece que nos últimos anos já estavam recomendando o 10w40.
Acho que agora toda a linha Suzuki usa só o 10w40

Meio confuso...
Acho que essas recomendações de óleo é mais um acerto com determinado fabricante de óleo do que requisitos técnicos....