PDA

Ver Versão Completa : Terminal da bateria com zinabre.



ASR
27-09-10, 07:49
Olá pessoal.
Comprei uma bateria nova, depois de 3 semanas de uso vi que o terminal negativo tava com um zinabre, parece ácido da bateria que quase desintegrou o parafuso. Pra soltar ele da porca tive que usar um desengripante, mesmo assim saiu com dificuldade.

Pq se dá isso é como evitar?

Bom dia galera.

magrao tk
27-09-10, 08:17
A causa desse zinabre exatamente porque eu não sei. Ou é por causa da corrente elétrica que circula, ou pela própria ação do tempo ou até pelo ácido da bateria. Mas isso sempre acontece entre o terminal da bateria e o conector que são feitos de metais diferentes. Se não me engano os terminais são de chumbo e os conectores de cobre ou latão, que tem essa tendencia de reação química entre eles.

Pra limpar e evitar a oxidação passa uma escova de aço nos terminais e nos conectores depois aplique graxa misturada com pó de grafite. Fica muito bom. :OK:

ShimAdA
27-09-10, 08:36
Esse zinabre que cria é pelos vapores do ácido mesmo, para evitar eu passo vaselina em pasta e sempre tive bons resultados.

romanex
27-09-10, 10:45
Na verdade, o problema de criar zinabre é porque na fundição do borne da bateria que é de chumbo, ele ficou "poroso", deixando assim subir a umidade da solução da bateria pelos poros do borne, que faz uma reação química com o cobre e com o chumbo, criando o zinabre...
é por isso que algumas baterias criam zinabre e outras não (se a fundição foi feita adequadamente, ela não irá criar zinabre)
Quanto ao procedimento, é o que passaram, pode ser graxa, mas o ideal é aquelas vaselinas brancas...
lembre de limpar bem o terminal primeiro.....
para retirar todo o resíduo de zinabre, você pode fazer uma solução de bicarbonato (água com um pouco de bicarbonato), só que tenha cuidado para não cair dentro da bateria, pois o bicarbonato reage com o acido e neutraliza ele....
depois você faz como o magrão TK falou...
Antigamente, o pessoal cortava uma arruela de feltro, banhava em solução de bicarbonato e colocava na base do terminal....
assim o bicarbonato neutralizava o acido que subia pelos poros do polo da bateria, evitando a criação de zinabre....
se você usar desse método junto com o uso de graxa ou vaselina, nunca mais terá esse problema...

:OK: :OK:

blaugusto
27-09-10, 12:20
Na bateria da Yes tem um encaixe pra colocar um tubinho, pros gases não irem pros contatos.
Veja se nessa bateria não tem isso...

pistão
27-09-10, 12:40
para limpar o zinabre agua quente é ótima, a ideia da arruela com solução de bicarbonato não ruim , mas é bom passar uma graxinha nos terminais!

blaugusto
27-09-10, 12:43
Pra limpar o zinabre pode usar limão tb!

Diego.fcs
27-09-10, 12:49
Pra limpar o zinabre pode usar limão tb!


Limão limpa que é uma beleza! Utilizo para limpar a grelha antes de fazer um churrasco.

Procure sempre dar uma conferida, compre um spray de Limpa Contatos e dá umas espirradas.

ASR
27-09-10, 13:42
Na hora borrifei um óleo spray, vou fazer o que vcs orientaram, interessante que foi só no borne negativo o + ficou limpinho

magrao tk
27-09-10, 13:53
Na hora borrifei um óleo spray, vou fazer o que vcs orientaram, interessante que foi só no borne negativo o + ficou limpinho

Não sei porque geralmente é o negativo que oxida mais. Será que o sentido da corrente influencia isso? Pois ao contrário do que muita gente pensa a corrente elétrica sai pelo pólo negativo e entra pelo positivo.

chuckzin
27-09-10, 14:07
Não sei porque geralmente é o negativo que oxida mais. Será que o sentido da corrente influencia isso? Pois ao contrário do que muita gente pensa a corrente elétrica sai pelo pólo negativo e entra pelo positivo.


Pode ser, ainda mais que o polo negativo é utilizado por todo sistema elétrico, ja o positivo nem tanto assim, (como?) os farois usam o negativo da bateria, porém positivo do estator :)

Manoel Araujo dos Passos
27-09-10, 16:21
Pra limpar o zinabre pode usar limão tb!

Coca- Cola tbm limpa !!!

Stone
27-09-10, 20:01
Zinabre é nada mais que sulfato de cobre, ou seja, ácido sulfúrico da batera + cobre do terminal do cabo
Para limpar é só jogar água corrente que sai tudo

Marcelinpp
30-09-10, 02:14
Olá pessoal.
Comprei uma bateria nova, depois de 3 semanas de uso vi que o terminal negativo tava com um zinabre, parece ácido da bateria que quase desintegrou o parafuso. Pra soltar ele da porca tive que usar um desengripante, mesmo assim saiu com dificuldade.

Pq se dá isso é como evitar?

Bom dia galera.






eu cortei dois pedacinhos daquela esponja scot britte furei no meio pra passar o suporte do parafuso dos terminais....coloquei um pouco de oleo diesel ................e naunca mais zinabre..........essa merda d zinabre.....atrapalha at a carregar a bateria...

Bortolin
30-09-10, 07:22
vixe...o da minha YES tá desse jeito....final de semana se der vou limpar...

amiltonscj
30-09-10, 12:14
Na bateria da Yes tem um encaixe pra colocar um tubinho, pros gases não irem pros contatos.
Veja se nessa bateria não tem isso...

Blaugusto esse tubinho não é pra isso esso tubo é o respiro da bateria, caso a agua da bateria ferva e vaze ela sai por esse tudo ao inves de corroer o quadro da moto.


Abraços

blaugusto
30-09-10, 12:21
Blaugusto esse tubinho não é pra isso esso tubo é o respiro da bateria, caso a agua da bateria ferva e vaze ela sai por esse tudo ao inves de corroer o quadro da moto.


Os vapores tb saem por alí. Vapor sobe, liquido desce.

Vapor sobe pro terminal, liquido desce e escorre no quadro.

Com o tupbinho o vapor não sobe pro terminal e o liquido não escorre no quadro.